Scielo RSS <![CDATA[Roteiro]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=2177-605920110001&lang=pt vol. 36 num. 01 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <link>http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-60592011000100001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt</link> <description/> </item> <item> <title><![CDATA[Aprendizagens e novas tecnologias]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-60592011000100002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Pretendo aqui, muito preliminarmente, reunir alguns argumentos favoráveis à multiplicidade de oportunidades de aprender que o aluno pode encontrar hoje em ambientes de aprendizagem mediados por novas tecnologias. Centro-me principalmente na desconstrução de algumas resistências pedagógicas (EVANS, 2001) ainda persistentes entre nós como “transmissão de conteúdos”; agarramento a uma única teoria; fixação na aula instrucionista; extirpação/endeusamento de processos avaliativos, etc. Procuro ver, em um vasto âmbito de ofertas teóricas, componentes atualmente ressaltados na discussão tecnológica em vigor, com o objetivo de indicar oportunidades de reconstrução muito aproveitável de autores e clássicos, uma vez que aprender bem não foi algo inventado pelas novas tecnologias; sempre existiu e os grandes pedagogos tiveram consciência disso, insinuando infinitas maneiras de aprender bem (DEMO, 2008). As novas tecnologias proporcionam oportunidades ainda mais ampliadas, em meio também a enormes riscos e desacertos. O que menos interessa aqui é incidir em panaceias tecnológicas, bem a gosto do consumismo neoliberal. Interessa, porém, explorar novas oportunidades de aprendizagem, bem mais centradas na atividade dos alunos, flexíveis, motivadoras e capazes de sustentar processos de autoria e autonomia. <![CDATA[Histórias de vida ou método (auto)biográfico: uma experiência na formação de educadores de adultos]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-60592011000100003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este ensaio tem como objectivo descrever uma dinâmica educativa realizada no âmbito do Mestrado em Educação, área de Especialização em Educação de Adultos e Intervenção Comunitária, da Universidade do Minho, ao nível da formação de formadores (educadores de adultos), por meio da implementação, em contexto de sala de aula, de uma metodologia de trabalho inspirada na metodologia das histórias de vida ou método (auto)biográfico.<hr/>This essay has as aim to describe an educative dynamic performed in the ambit of the Course of Master in Education, Specialisation in Adults’ Education and Community Intervention of the Universidade do Minho, on the level of training educators (adult educators) through the implementation, in classroom context, of a working methodology inspired in life stories or autobiographical method. <![CDATA[Leitura e compreensão do mundo na educação básica: o ensino de história e a utilização de diferentes linguagens em sala de aula]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-60592011000100004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este estudo dedica-se à reflexão acerca da incorporação de diferentes linguagens para o ensino de História. Essa ação na educação básica parte do pressuposto da viabilidade da promoção de um ensino de História baseado em práticas de pesquisa. Para o desenvolvimento deste estudo, foi realizada uma pesquisa historiográfica sobre o ensino de História no Brasil e acerca da produção histórica, sociológica e filosófica relativa às especificidades de diferentes linguagens (música, filme, fotografia, televisão, literatura, entre outras). O exercício de conhecer, a partir de um processo de ensino articulado, com iniciação à investigação em decorrência da exigência de conhecimentos acerca das linguagens utilizadas em sala de aula, contribui para uma aprendizagem significativa do aluno, pois faculta a este saberes à leitura e à compreensão do mundo que o cerca. As mudanças operadas no campo historiográfico mundial, abriram caminho na história para o trabalho com novos objetos, novas fontes e a partir de novos problemas. Contudo, é preciso domínio sobre as novas linguagens e fontes levadas à sala de aula, para que o ensino de História não ocorra à custa da perda da especificidade e da solidez, que deve marcar o conhecimento histórico.<hr/>This study is devoted to reflection on the incorporation of different languages for the teaching of history. This meeting of shares in the basic education assumes the feasibility of promoting a history teaching based on research practices. To develop this study was conducted historical research on the teaching of history in Brazil and about the production historical, sociological and philosophical on the specificities of different languages (music, film, photography, television, literature, etc.). The pursuit of knowledge from a learning process linked to the initiation of research due to the requirement of knowledge about the languages used in the classroom, contributes to a significant learning of the student, because this provides the knowledge to read and understand the world around him. The changes of the historiography world, pioneered in history to work with new objects, new sources and from new problems. However, it takes the field on new languages and sources brought to the classroom for the teaching of history does not come at the expense of loss of specificity and solidity that should mark the historical knowledge. <![CDATA[Avaliação do capital social no ambiente universitário: uma experiência no extremo-oeste catarinense]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-60592011000100005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O conceito de capital social relacionado com o desenvolvimento econômico de regiões e países começou a ganhar importância na década de 1990. Apesar disso, sua mensuração ainda enfrenta algumas dificuldades por necessitar de uma combinação de medidas estatísticas para encontrar resultados fidedignos com a realidade da comunidade analisada. Este estudo teve como objetivo avaliar o nível de capital social em estudantes universitários de uma Instituição de Ensino Superior, com os cursos superiores de Administração e Agronomia em três municípios do Extremo-Oeste catarinense: Maravilha, São José do Cedro e São Miguel do Oeste. Foi utilizada como base a pesquisa bibliográfica fundamentada nos estudos de Macke (2006), Sarate e Macke (2007), no modelo desenvolvido por Onyx e Bullen (2000) e no método descritivo. Foram utilizadas as ferramentas estatísticas de análise descritiva, fatorial, de regressão e de variância, com o auxílio do software Statistical Package for the Social Science (SPSS). A análise das descobertas da pesquisa considerou os aspectos socioculturais da região em estudo e procurou, assim, construir relações alinhadas às especificidades e às forças endógenas do local.<hr/>The concept of social capital related to the economic development of regions and countries began to gain importance in the 1990s. Nevertheless, its measurement is still facing some difficulties, because it requires a combination of statistical measures to find reliable results with the reality of community analysis. This study aimed to evaluate the level of social capital on college students of an institution of higher education with university courses in Management and Agronomy in three districts of the Extremo-Oeste of Santa Catarina: Maravilha, São José do Cedro and São Miguel do Oeste. Was used as a basis for literature based on studies of Macke (2006), Sarate and Macke (2007), and the model developed by Onyx and Bullen (2000), and descriptive method. We used the statistical tools of descriptive analysis, factor analysis, regression analysis and analysis of variance, with the aid of SPSS (Statistical Package for Social Science). The analysis of research findings took into account the sociocultural aspects of the study area and is therefore seeking to build relationships that are aligned with the specific and the endogenous forces of the site. <![CDATA[“Você sabe o que é sexualidade?” - Relato de experiência de oficinas de educação sexual na escola]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-60592011000100006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo apresenta o relato de experiências de trabalhos de monitorias de acadêmicas de Psicologia e Biomedicina, os quais versavam o oferecimento de oficinas e projeto de sexualidade em duas escolas públicas de São Miguel do Oeste, SC. O objetivo desse trabalho foi verificar o conhecimento de alunos sobre sexualidade e das vivências da sexualidade na adolescência, além de promover discussão e reflexão a respeito de aspectos envolvidos na sexualidade, como o uso de métodos contraceptivos, as DSTs, as relações de gênero, os mitos sexuais e a gravidez na adolescência. Este estudo também buscou investigar a importância da inclusão de trabalhos referentes à sexualidade na escola. Foram empregados como recursos: dinâmica de grupo, jogos didáticos, vídeos educativos e palestras. Os adolescentes participavam das oficinas trazendo exemplos, discutindo e perguntando suas dúvidas. Foi possível perceber ao final desse processo um aumento no nível de informações dos adolescentes participantes, favorecendo, assim, a adoção de práticas de comportamento preventivo e a reflexão e desmistificação da sexualidade.<hr/>Este artículo relata las experiencias de trabajo académico por los monitores de la Psicología y la Biomedicina, que trata de ofrecer talleres de sexualidad y el proyecto en dos escuelas públicas de São Miguel do Oeste, SC. El propósito de estos estudios fue evaluar los conocimientos de los estudiantes sobre la experiencia de la sexualidad y la vida de la sexualidad de los adolescentes, y promover el debate y la reflexión sobre cuestiones relacionadas con la sexualidad y el uso de métodos anticonceptivos, enfermedades de transmisión sexual, las relaciones de género, los mitos sexuales y embarazo de adolescentes. Este estudio también investiga la importancia de la inclusión de los estudios relacionados con la sexualidad en la escuela. Los recursos utilizados fueron: dinámicas de grupo, juegos educativos, videos educativos y conferencias. Los adolescentes participaron en los talleres con ejemplos, discutindo y haciendo preguntas. Se pudo ver el final de este proceso un aumento en el nivel de información de los adolescentes, promoviendo la adopción de acciones preventivas y la reflexión y la desmitificación de la sexualidad. <![CDATA[O curso de pedagogia da Unoesc em tela: concepção dos docentes e dos egressos]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-60592011000100007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo apresenta a articulação de duas pesquisas realizadas em 2010, no Curso de Pedagogia da Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc). Uma delas teve como objetivo investigar as inovações curriculares do Curso com potencial para incidir na prática pedagógica dos egressos que atuam na Educação Básica e a outra buscou investigar a concepção dos alunos egressos do Curso de Pedagogia, em relação à sua formação para a prática pedagógica. Em ambas as pesquisas, optou-se pela abordagem qualitativa, sem desprezar os dados quantificáveis. Para a coleta de dados, na perspectiva de investigar as inovações curriculares, utilizou-se a análise documental, o grupo focal e o questionário misto, tendo como sujeitos participantes 13 docentes que atuam no Curso. A fim de investigar a concepção dos alunos egressos, referente à sua formação, utilizou-se o questionário misto com 150 egressos, do período de 2004 a 2008 e a entrevista semiestruturada com 10% deles. A análise dos dados coletados demonstrou que há um compromisso com a inovação curricular explicitado no Projeto Político Pedagógico do Curso de Pedagogia e declarado na voz dos docentes que expressaram a importância do trabalho coletivo, da interdisciplinaridade, da unidade entre teoria e prática e da articulação entre formação inicial e continuada para que as inovações sejam efetivadas. Quanto à pesquisa dos egressos, 61% reconhecem a contribuição do Curso no sentido teórico, contudo, apenas 17% revelam que o Curso contribuiu para a prática pedagógica e para o desenvolvimento crítico. Dos egressos pesquisados 72% sentem dificuldades que necessitam ser superadas, tendo em vista o exercício da práxis pedagógica, em prol das aprendizagens. A partir das pesquisas realizadas, constatou-se a necessidade de se repensar o currículo e as inovações educacionais no Curso de Pedagogia da Unoesc, no intuito de provocar melhorias que impliquem a formação do professor que atua na Educação Básica.<hr/>This article presents the articulation of two surveys conducted in 2010 in the Course of Pedagogy, University of West of Santa Catarina - Unoesc. One of them aimed to investigate the curricular innovations of the course with the potential to address the pedagogical practice of graduates working in the Basic School and the other investigated the conception of former students of Course of Pedagogy, according their training for teaching practice. In both surveys, we opted for a qualitative approach, without neglecting quantifiable data. To collect data with a view to investigate the curricular innovations, we used the document analysis, focus groups and a mixed questionnaire, with 13 subjects participating which working in the Course. In order to investigate the conception of the former students for their training, a mixed questionnaire was used with 150 former students from the period 2004 to 2008 and the semi-structured interview with 10% of them. The data analysis showed that there is a commitment with the curriculum innovation explained in Educational Policy Project of the Pedagogy Course and certified in the voice of teachers which expressed the importance of collective work, the interdisciplinary, the unity between theory and practice and the articulation between initial and continuing training for innovations to take effect. Regarding the survey of former students, 61% recognize the contribution of the course in the theoretical sense; however, only 17% reveal that the Course contributed to the pedagogical practice and for the critical development. Seventy-two percent of the students surveyed have difficulties that need to be overcome in order to proceed the educational praxis, for the sake of learning. From those surveys, there is a need to rethink the curriculum and the educational innovations in the Course of Pedagogy at Unoesc in order to bring about improvements involving the training of the teacher who works at Basic Education. <![CDATA[História recente da formação de professores no Brasil: algumas ações instrumentais e estratégicas da política educacional]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-60592011000100008&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O presente artigo analisa a legislação brasileira que fornece a base legal das políticas de formação de professores a partir da teoria do mundo sistêmico de Habermas. Demonstra como essa legislação é fruto de tramas, interesses e acordos normativos, e como se encontra permeada de contradições. Assim, é possível inferir como os diferentes cursos de licenciatura buscam colocar em prática tal legislação. Por outro lado, há de se ter a consciência de que, para transformar esses dispositivos legais em metas para alcançar fins concretos, faz-se necessário imbuir os currículos e programas dos diferentes cursos de formação dos próprios dispositivos legais.<hr/>The paper analyses the Brazilian legislation that provides the legal basis of the politics of formation of teachers as of the theory of the communicative acting of Habermas. He demonstrates how this legislation is the fruit of plots, interests and normative agreements, and how it is permeated of contradictions. So it is possible to interfere that the different courses of licentiateship try to put into practice such legislation. On the other hand, one has to have the conscience that in order to transform those legal devices in goals to achieve concrete aims, it is necessary to imbue the curricula and programs of the different courses of formation of the very legal devices. <![CDATA[Políticas públicas para a juventude na perspectiva neoliberal: a centralidade da educação]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-60592011000100009&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O objetivo deste texto é analisar os principais elementos de políticas para a juventude em âmbito internacional e nacional a partir de 1990 e, com base nisso, ressaltar a sua vinculação com as políticas de cunho neoliberal. O objeto em estudo é analisado em articulação com o cenário histórico da mundialização do capital, das transformações sociais decorrentes da crise estrutural do capital e das soluções encaminhadas pela ordem hegemônica à crise, que garantem a reprodução das relações sociais capitalistas e legitimam estratégias de regulação social. A partir dos anos 1990, as políticas de alinhamento neoliberal foram dirigidas para o combate à pobreza, passando a focalizar a juventude em situação de vulnerabilidade e a propalar a centralidade na educação para se alcançar o desenvolvimento juvenil.<hr/>The aim of this writing is to analyze the main elements of youth policies in national and international level since 1990, and on that basis, emphasize its connection with neoliberal policies. The analysis of the object of study is articulated with the historical background of the globalization of capital, with the social transformations resulting from the structural crisis of capital and with the solutions to the crisis forwarded by the hegemonic order, which guarantee the reproduction of capitalist social relations and legitimize strategies of social regulation. From the 1990s, policies of neoliberal alignment were directed to combat poverty, which changed the focus to youth in vulnerable situations and promulgated the centrality of education to reach youth development.