Scielo RSS <![CDATA[Roteiro]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=2177-605920110002&lang=es vol. 36 num. 02 lang. es <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <link>http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-60592011000200001&lng=es&nrm=iso&tlng=es</link> <description/> </item> <item> <title/> <link>http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-60592011000200002&lng=es&nrm=iso&tlng=es</link> <description/> </item> <item> <title><![CDATA[O lugar do Sistema Mineiro de Avaliação da Educação Pública (Simave) na busca pela qualidade da educação no Brasil]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-60592011000200003&lng=es&nrm=iso&tlng=es O Sistema Mineiro de Avaliação da Educação Pública (Simave), responsável pelo desenvolvimento de programas integrados de avaliação da educação no estado de Minas Gerais, emerge no bojo da implantação da política de regulação da educação no Brasil. Essa política, por sua vez, insere-se no movimento de reformas das políticas educacionais no contexto da reestruturação produtiva capitalista. O propósito deste artigo é questionar o lugar que ocupa esse sistema de avaliação na política regulatória brasileira. Com esse objetivo, tecem-se considerações sobre seus princípios, objetivos e formas de operacionalização. Ao analisar histórica e politicamente o Simave, questionam-se suas orientações, partindo da discussão das reformas político-administrativas na América Latina. Vinculam-se essas reformas à entrada dos organismos internacionais no financiamento de projetos educacionais nacionais e locais. O texto aponta contradições no interior do sistema e aspectos da política do Simave passíveis de discussão mais aprofundada, como a relação entre os princípios que fundamentam o sistema de avaliação e as estratégias priorizadas para a melhoria da qualidade da educação em Minas Gerais.<hr/>The Mining System for Evaluation of Public Education (Simave), responsible for the development of integrated assessment of education in the state of Minas Gerais, emerges in the wake of implementation of regulatory policy of education in Brazil. This policy, in turn, is part of the reform movement of educational policies in the context of capitalist restructuring process. The purpose of this paper is to question its place in this system of evaluation in brazilian regulatory policy. With this objective, to weave accounts of its principles, goals and ways of operation. By analyzing historical and politically Simave, one may question its guidelines, based on the discussion of political and administrative reforms in Latin America. These reforms are linked to the entry of international organizations in the financing of national and local educational projects. The text points out the contradictions within the system and aspects of policy Simave subject to further discussion, such as the relationship between the principles underlying the system of assessment and prioritized strategies to improve the quality of education in Minas Gerais. <![CDATA[A excelência escolar na escola pública portuguesa: actores, experiências e transições]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-60592011000200004&lng=es&nrm=iso&tlng=es Integrada em um trabalho de investigação mais vasto sobre as dimensões culturais e simbólicas das organizações educativas, este artigo pretende explorar algumas vertentes da excelência escolar, tomando o sucesso académico como um indicador de partida. A partir de um estudo de caso em curso em uma escola secundária do norte de Portugal, caracteriza-se, num primeiro momento, o universo dos estudantes que nos últimos sete anos têm figurado no quadro de excelência desta escola, cuja média dos resultados escolares se tem situado em valores iguais ou superiores a 18 valores, em uma escala de 0 a 20 valores. Após a caracterização do perfil sociográfico de cerca de 350 “alunos excelentes”, a abordagem evolui para a análise das trajectórias escolares por via da localização destes estudantes no par instituição/curso do ensino superior. Por fim, dá-se conta dos resultados obtidos pela administração de um inquérito por questionário ao universo dos alunos laureados desde o ano lectivo de 2003-2004, com o propósito de explorar o percurso e a experiência de excelência escolar, construída na escola e para além dela, mobilizando para o efeito o capital teórico da sociologia da educação e os contributos das abordagens culturais da escola.<hr/>Intégrée dans un travail de recherche plus vaste sur les dimensions culturelles et symboliques des organisations éducatives, cet article prétend exploiter certains aspects de l’excellence scolaire, en prenand le succès scolaire comme indicateur de départ. À partir d’une étude de cas en cours dans une école secondaire du nord du Portugal, nous caractériserons, dans un premier moment, l’univers des étudiants qui, pendant ces sept dernières années, ont été inscrits dans le Cadre d’Excellence de cette école. La moyenne des résultats scolaires de ces élèves s’est située entre les 18 et les 20 points, dans une échelle de 0 à 20 points. Après avoir tracé le profil sociographique d’environ 350 ‘‘élèves excellents’’, la recherche se concentre dans l’analyse des trajectoires scolaires par la localisation de ces élèves dans l’institution paire/cours de l’enseignement supérieur. Enfin, le texte analyse les résultats obtenus par l’administration d’un questionnaire à l’univers des élèves distingués depuis l’année scolaire 2003-2004, dans le but d’exploiter le parcours et l’expérience d’excellence scolaire construite à l’école et en dehors de l’école, mobilisant à cet effet le capital théorique de la sociologie de l’éducation et les contributions des approches culturelle de l’école. <![CDATA[Educação de qualidade: um “bem” a ser definido]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-60592011000200005&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este artigo buscou problematizar a educação brasileira em relação aos conceitos de educação de qualidade. O recorte de análise incidiu com maior ênfase a partir dos anos 1980, para a contextualização da evolução histórica e para alargar o debate proposto. O enfoque recaiu sobre alguns condicionantes estipulados pelo Ministério de Educação e Cultura (MEC) para medir a educação básica, assim como a interpretação do termo “qualidade” descrita na Lei de Diretrizes e Bases (LDB) n. 9.394/96 no corpo de seu texto. Foram trazidas para o centro dessa reflexão, as ideologias que permeiam os vários espaços educativos, assim como os embates políticos, econômicos, pedagógicos e sociais que circundam a educação pública no país. Foi mostrada a lógica da terceira via na cogestão educacional com parceria público-privada, mercantilizando a educação como solução para a obtenção de ensino de excelência. A metodologia desenvolvida foi a análise exploratória documental e bibliográfica pertinente ao assunto. Foram problematizados os vários conceitos sobre qualidade praticados nas empresas, trazidos à educação e comparados entre bem tangível e intangível para que se pudesse, a partir de uma categoria de análise concreta, compreender este conceito polissêmico, que é qualidade aplicada à educação.<hr/>This article seeks to examine the Brazilian education regarding the concepts of quality. The outline of analysis starts from the year 1980, to contextualize the historical evolution and broadening the proposed debate. The focus is on conditions stipulated by Ministério de Educação e Cultura (MEC) for measuring education quality as well as the interpretation of “quality” as described in the Lei de Diretrises e Bases (LDB) n. 9.394/96. The ideologies that pervade the various educational spaces were brought to the center of this reflection, as well as the political clashes economic, educational and social surrounding public education in the country. It was shown the logic of the third way in co-management education with public-private partnership, commercializing education as a solution to obtain quality education. The methodology was an exploratory analysis of document and literature pertaining to the subject. It was brought to review, the various concepts of quality used as a starting point when trying to define this word. A comparation beween tangible and intangible asset is exposed to as it can be a category of concrete analysis and understanding of the polysemy of the quality concept when appliedto education. <![CDATA[Ser professor na educação básica: letramentos em construção em um curso de letras]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-60592011000200006&lng=es&nrm=iso&tlng=es O objetivo deste trabalho é caracterizar como ocorre a constituição letrada de alunos de Letras quando assumem a posição de professores da Educação Básica. Para responder a este objetivo, são analisados movimentos dialógicos desses alunos em eventos de letramento acadêmico nomeados como identitários. Nestes, os alunos universitários são posicionados como professores em práticas que envolvem leitura e a produção escrita. Para melhor situar os sentidos desses movimentos, são analisados os motivos pelos quais eles optaram pelo Curso de Letras. A perspectiva sociocultural dos letramentos orienta as discussões dos dados coletados mediante o acompanhamento longitudinal dos sujeitos da pesquisa em duas disciplinas do primeiro ano do curso. Os resultados indicam que as escolhas no projeto didático do professor universitário dessas disciplinas, bem como a possibilidade de os alunos se posicionarem como corresponsáveis em eventos destinados ao ensino-aprendizagem da língua, são fatores determinantes na constituição letrada deles quando na posição de professores da Educação Básica.<hr/>The aim of this paper is to characterize how does it take place the literate construction of Letras students when they assume the position of teachers for Fundamental Education. To reply to this objective the analysis focuses on the occurrence and the trends of the diverse dialogic shifts of the participants in academic literacy events called as identitarian. In these events students are positioned as teachers in literacy practices, involving reading and writing. For better positioning of these events it should be analysed the purposes for which the students have chosen Letras degree programme. The sociocultural perspective of literacies guides the discussions of data collected by the longitudinal follow up of the subjects of the research in two courses of the first year of Letras. Results show that the choices in the didactic project of the professor, as well as the possibility of the students position themselves as co-responsible in the events focused as teaching apprentice of the language, they are determinant factors in the literate construction of these students in their positioning of teachers of Fundamental Education. <![CDATA[O Plano de Ações Articuladas (PAR) e sua implementação no contexto federativo brasileiro]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-60592011000200007&lng=es&nrm=iso&tlng=es O artigo analisa o Plano de Ações Articuladas (PAR) na perspectiva de avaliar se este Plano pode vir a proporcionar elementos de construção e efetivação do regime de colaboração entre os entes federados, da forma como preconiza a legislação brasileira. Utilizou-se a metodologia qualitativa na análise dos documentos que regulamentam o Plano. Concluiu-se que o PAR, como foi formulado e vem sendo implementado, não apresenta elementos que possam vir a proporcionar a colaboração intergovernamental na forma da Lei. Para isso, entende-se que são necessárias mais que ações focalizadas no investimento de recursos técnicos e financeiros da União nos governos estaduais e municipais, como o PAR sugere. O que ocorre com o PAR sinaliza para a mera coordenação de ações por parte da União com estados e municípios, e não para o regime de colaboração.<hr/>This paper analyzes the Joint Action Plan (PAR) with a view to assess whether this provides details of construction and realization of the system of collaboration among federal agencies as recommended by the Brazilian legislation. We used qualitative methodology to analyze the documents governing the Plan. It was concluded that PAR, as has been formulated and is being implemented, does not act as a factor that facilitates the collaboration, what it requires is that most actions focused on investment of financial and technical resources of the Union in subnational governments. What happens to the PAR is the mere coordination of actions by the Union of states and municipalities and non-cooperation regime. <![CDATA[A entrevista com a professora doutora Sandra Zákia Sousa: avaliações em larga escala e os desafios à qualidade educacional]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-60592011000200008&lng=es&nrm=iso&tlng=es O artigo analisa o Plano de Ações Articuladas (PAR) na perspectiva de avaliar se este Plano pode vir a proporcionar elementos de construção e efetivação do regime de colaboração entre os entes federados, da forma como preconiza a legislação brasileira. Utilizou-se a metodologia qualitativa na análise dos documentos que regulamentam o Plano. Concluiu-se que o PAR, como foi formulado e vem sendo implementado, não apresenta elementos que possam vir a proporcionar a colaboração intergovernamental na forma da Lei. Para isso, entende-se que são necessárias mais que ações focalizadas no investimento de recursos técnicos e financeiros da União nos governos estaduais e municipais, como o PAR sugere. O que ocorre com o PAR sinaliza para a mera coordenação de ações por parte da União com estados e municípios, e não para o regime de colaboração.<hr/>This paper analyzes the Joint Action Plan (PAR) with a view to assess whether this provides details of construction and realization of the system of collaboration among federal agencies as recommended by the Brazilian legislation. We used qualitative methodology to analyze the documents governing the Plan. It was concluded that PAR, as has been formulated and is being implemented, does not act as a factor that facilitates the collaboration, what it requires is that most actions focused on investment of financial and technical resources of the Union in subnational governments. What happens to the PAR is the mere coordination of actions by the Union of states and municipalities and non-cooperation regime. <![CDATA[Para uma educação outra: formação permanente, pistas e indícios a partir de fotografias docentes]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-60592011000200009&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este texto alinhava algumas reflexões sobre formação docente tendo como pano de fundo a noção de professora-pesquisadora (ESTEBAN; ZACCUR, 2002). Na discussão engendrada, privilegiamos as fotografias docentes (HELAL, 2011) - fotografias que os professores/as produzem da própria prática. Nesse sentido, a pesquisa aqui socializada tem como objetivos principais: i) investigar saberes e fazeres alfabetizadores mediante fotografias docentes narradas em diferentes espaços de formação; ii) identificar se o processo de fotografar a prática pedagógica/ alfabetizadora contribui para a formação do(a) professor(a) como pesquisador(a) da própria prática. A opção teórico-epistemológica e política assumida nessa investigação- formação se inscreve na perspectiva da investigação narrativa (CONNELLY; CLANDININ, 1995) e nos Estudos com o(s) cotidiano(s) (GARCIA, 2003; OLIVEIRA; ALVES, 2002). A partir da leitura de imagens, tendo como referência o paradigma indiciário (GINZBURG, 1989), discutimos perspectivas de alfabetização, enredadas e potencializadas no(s) cotidiano(s) da(s) sala(s) de aula. Em nossa ação investigativa, as fotografias docentes, socializadas pelos professores e professoras, têm contribuído para a desinvibilização de saberes e fazeres alfabetizadores, além de permitirem à professora (e professor) (re)pensar e (re)visitar a própria prática - revelam, ainda, a complexidade constitutiva do percurso da investigação, abrindo possibilidades para pensarmos modos outros de fazer pesquisa com o cotidiano; lendo imagens, conversando com elas e com seus autores, ao mesmo tempo que nos complicamos com e em espaços de formação docente.<hr/>This text aligned some reflections on teacher training having as background the notion of teacher-researcher (ZACCUR & ESTEBAN, 2002). In the discussion engendered, we favor the teachers’ photographs (HELAL, 2011) - pictures that teachers produce of their own practice. In this sense, the research socialized here has as main objectives: i) investigate literacy knowledge and practices through teachers’ photographs narrated in different areas of training, ii) identify if the process of shooting teaching / literacy practice contributes to the formation of teacher as a researcher of his own practice. The theory-epistemological and political option assumed in this research fits in the perspective of narrative investigacion (CONNELY & CLANDININ, 1995) and studies with the everyday life (GARCIA, 2003; ALVES & OLIVEIRA, 2002). From the reading of images, referenced in the evidentiary paradigm (GINZBURG, 1989), we discuss prospects of literacy potentiated in the class everyday life. In our investigative action, pictures produced by teachers and socialized by them have contributed to the desinvizibilition of knowledge and practices of literacy; it also allows the teacher think and visit his own the practice again. Moreover, these teacher pictures show the complexity that constitutes the research way, opening up possibilities for thinking of other ways to do research with the everyday life, reading files, talking to them and their authors at the same time in wich we are co-involved with training and teaching spaces. <![CDATA[Avaliação por competência no ensino médio]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-60592011000200010&lng=es&nrm=iso&tlng=es O presente estudo objetivou analisar a avaliação por competências a partir da percepção dos professores do ensino médio no processo educativo. Trata-se de uma pesquisa descritiva de caráter qualitativo. Utilizou-se como procedimento metodológico a análise documental das atividades avaliativas de dez professores de uma escola pública de ensino médio de Montes Claros, MG. Para isso, desenhou-se um roteiro definindo três eixos: cognitivo, procedimental e comportamental/ afetivo, tomando por base as matrizes do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). As análises fundamentam-se nas contribuições teóricas de Depresbiteris (1989); Hoffman (2002); Luckesi (2000); Perrenoud (1999); Rabelo (1998) e Sant’anna (1995). A discussão busca favorecer o entendimento do aluno enquanto sujeito histórico-social capaz de conduzir o seu processo de aprendizagem, desde que orientados e estimulados pelos professores. Os resultados evidenciaram que os professores, em sua maioria, utilizam instrumentos avaliativos coerentes com esse tipo de avaliação, embora haja, ainda, resquícios tradicionais em suas práticas avaliativas.<hr/>This study aimed to analyze the assessment of competencies from the perception of secondary school teachers in the educational process. This is a descriptive qualitative. Was used as a methodological procedure document analysis of evaluation activities of ten teachers from a public high school average of Montes Claros. For this, drew up a roadmap setting out three key areas: cognitive, procedural and behavioral / emotional, based on the headquarters of the National High School Examination - ENEM. Analyses are based on the theoretical contributions of Depresbiteris (1989), Hoffman (2002); Luckesi (2000) and Perrenoud (1999), Rabelo (1998) and Sant’anna (1995). The discussion aims to promote student understanding while socio-historical subject capable of driving the learning process, provided that guided and encouraged by teachers. The results showed that teachers mostly use evaluative tools consistent with this type of assessment, although there are still remnants in their traditional assessment practices. <![CDATA[Trabalho e educação: o ensino profissional e o desenvolvimento rural]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-60592011000200011&lng=es&nrm=iso&tlng=es Verifica-se como o trabalho como princípio educativo pode nortear o desenvolvimento sustentável do campo. Assim, discorre sobre o trabalho como princípio educativo, sobre o desenvolvimento do ensino agrícola no Brasil e sua resignificação, bem como sobre a escolarização defendida pelo movimento social do campo.<hr/>It can be seen as working as an educational principle can guide the sustainable development of the field. Thus, talks about working as an educational principle, on the development of agricultural education in Brazil and its reframing as well as on education advocated by the social movement field. <![CDATA[Justiça como reconhecimento do outro: dimensões éticas e pedagógicas das políticas de ação afirmativa]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-60592011000200012&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este breve ensaio tem por objetivo analisar as dimensões éticas das políticas de ação afirmativa (para a população negra) que tenham referência à justiça como reconhecimento do outro, seu valor central. Pretende-se, aqui, apresentar de forma limitada alguns apontamentos e questionamentos que dizem respeito à tematização das políticas de ação afirmativa na problemática da desigualdade racial no Brasil. Trata-se de um esboço inicial, já que à medida que a temática da questão racial avança, consolida-se a necessidade do debate sobre o reconhecimento ético do combate ao racismo e de todas as formas de desigualdades raciais. Em linhas gerais, a ação afirmativa deve ser entendida como todo e qualquer esforço de promoção da igualdade dos grupos que sofrem ou são vulneráveis à discriminação. No entanto, não tratamos o tema da igualdade racial como significado de justiça de forma automática, trata- se aqui da necessidade do reconhecimento do outro como uma dimensão ética fundamental. Nesse sentido, tomamos como referência o pensamento da alteridade de Emmanuel Levinas, no qual nos deparamos com a centralidade do sentido ético e da própria interpelação da alteridade na busca da justiça.<hr/>This brief essay aims to examine the ethical dimensions of affirmative action (for the black population), which has reference to justice as recognition of the other, its central value. It is intended here to present a limited way, some notes and questions that relate to the theming of affirmative action on the issue of racial inequality in Brazil. This is an initial draft, and as the issue of race progresses, consolidates the need for ethical debate on the recognition of racism and all forms of racial inequality. In general, affirmative action must be understood as any effort to promote equality of groups that suffer or are vulnerable to discrimination. However, not considering the issue of racial justice as meaning automatically, this is about the necessity of recognizing the other as a fundamental ethical dimension. Accordingly, we refer the thought of Emmanuel Levinas’s alterity, in which we encounter the centrality of the ethical sense and the proper notice of otherness in the pursuit of justice.