Scielo RSS <![CDATA[Roteiro]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=2177-605920120001&lang=pt vol. 37 num. 01 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <link>http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-60592012000100001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt</link> <description/> </item> <item> <title><![CDATA[Transições para a literacia dominante: perspectivas de coordenadores de centros de educação e formação de adultos]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-60592012000100002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências (RVCC) é hoje considerado o maior movimento de requalificação da educação de adultos em Portugal. Tido como um importante dispositivo para a reconversão da sociedade e da economia portuguesas, pode dizer-se que o processo de RVCC, com lugar nos Centros de Novas Oportunidades (CNOs), tem a literacia2 como eixo essencial de ação, na medida em que, por um lado, o reconhecimento e validação de competências assentam maioritariamente em tarefas de leitura e escrita (histórias de vida, portefólios, etc.) e, por outro lado, as competências a reconhecer são, em última instância, relativas à compreensão e produção de textos (em Ciências, Matemática, Linguagem e Comunicação, etc...). Neste texto, coloca-se no centro da reflexão o modo como nove coordenadores de CNOs do distrito de Braga, Portugal, perspetivam mudanças nas relações dos sujeitos com as práticas de literacia, quando estes passam pelo processo de RVCC. Toma-se, assim, em consideração não só as configurações da literacia no âmbito da educação de adultos, como as conceções de leitura e de escrita que estão subjacentes às práticas pedagógicas de cada CNO, relatadas e descritas por cada coordenador. Entre as principais conclusões, destacam-se algumas (des)continuidades entre as orientações produzidas no âmbito do discurso oficial e as práticas especializadas no processo de RVCC; entre as conceções de literacia dos coordenadores e as mudanças por eles apontadas ao nível do relacionamento dos adultos com os textos.<hr/>The process of Recognition and Accreditation of Prior Learning (RAPL) is being considered one of the most important devices for the qualification of adults in Portugal. This process, that takes place in education centres called New Opportunities Centres, institutes literacy as a nuclear axis of its development: on one hand, the recognition and validation of the competencies are made mainly through reading and writing tasks (life stories, portefolios, etc.) and, on the other hand, the competencies to be recognised regard, ultimately, text comprehension and production (in Science, Maths, Language and Communication, etc...). In this text we focus the way in which nine coordinators of these New Opportunities Centres from the district of Braga, Portugal, see the changes in the ways adults relate with literacy practices when they go through the RAPL process. For this discussion we take into consideration not only the way literacy is viewed in adult education, but also the views about reading and writing that sustain pedagogical practices in the education centres, as they are described by each coordinator. Among the main conclusions, we highlight some discontinuities between the guidelines produced at the level of the official discourse and the specialised RVCC practices; discontinuities also between the coordinators’ views of literacy and the changes they note in adult literacy practices. <![CDATA[O que dizem os pais sobre o ensino e a aprendizagem de matemática em escolas rurais]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-60592012000100003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo apresenta parte dos resultados de uma pesquisa que focou a perspectiva dos pais sobre o ensino e a aprendizagem de Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental em escolas rurais do Agreste de Pernambuco. O estudo se insere no debate sobre a reconceptualização do que se compreende como rural, cujos estereótipos que ainda persistem estão associados a um lugar atrasado, de pessoas ignorantes e com dificuldades financeiras, a despeito das mudanças que ocorreram em diversas áreas rurais do Brasil. O texto discute dados da pesquisa relacionados a entrevistas com pais e/ou responsáveis por alunos de duas escolas municipais. A apresentação das análises dos dados é permeada por extratos das falas dos participantes, os quais expressaram as compreensões que têm dos recursos vinculados à Matemática escolar e seus usos em situações cotidianas. As análises sugerem ambivalências nas falas dos participantes; por um lado, os pais consideraram as aprendizagens, a partir de uma variedade de recursos materiais, humanos e culturais, e, por outro, prevaleceram concepções tradicionais do que sejam o ensino e a aprendizagem de Matemática.<hr/>This article presents some results of a study that focused on the parents’ perspective on teaching and learning of mathematics in the early years of Primary Education in rural of Pernambuco, Brazil. The study is related to the debate on the reconceptualization of what is understood as rural, whose stereotypes that still persist are associated with a backward place where live ignorant people with financial difficulties, despite the changes that have occurred in several rural areas of Brazil. The paper discusses research data relating to interviews with parents and/or guardians of students from two municipal state schools. Analyses of the data are illustrated by extracts from interviews with participants, which expressed the understandings that have the resources linked to school mathematics and its uses in everyday situations. The analysis suggests ambivalence in participants’ speeches. On the one hand, parents consider learning from a variety of material, human and cultural resources, on the other hand, the prevailing traditional views that are teaching and learning of mathematics. <![CDATA[Arquivar a vida: uma possibilidade para o ensino de história]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-60592012000100004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O artigo aborda a possibilidade do uso escolar de documentos históricos encontrados em arquivos familiares. Tais arquivos são formados por fotografias, certidões de nascimento, notas fiscais, carteiras de trabalho, entre outras fontes históricas guardadas em gavetas e armários de qualquer residência. A partir dessa temática, a investigação busca compreender as possibilidades e limites da utilização de arquivos familiares em aulas de História, dos anos iniciais do ensino fundamental. Para tanto, realizou-se uma pesquisa de campo com duas professoras da rede municipal de ensino do Município de Pinhais, PR. A metodologia de investigação foi referenciada na pesquisa qualitativa/ interpretativa aplicada à educação, a qual orientou a coleta de dados, desenvolvida por meio de observações, no momento do planejamento das aulas e entrevistas com as professoras. Ao usarem as fontes históricas de arquivos familiares, as professoras expressaram ideias a respeito das seguintes dificuldades de natureza didático-metodológica: trabalhar a participação dos sujeitos na História; relacionar a História local com a História geral; desenvolver a noção de temporalidade histórica; desenvolver trabalhos coletivos.<hr/>The current article looks into the problem of using historical documents found in family files. Such files are composed by photographs, birth certificates, invoices, working papers among other historical sources kept in drawers and in house cabinets or cuddies. Using that theme as starting point, the research sought to understand the possibilities and limitations offered by the use of family files in the history-teaching of primary-school-first-grade classes. In order to achieve that goal, a field-research was carried out with two primary-school teachers from Pinhais (a city in the surrounding area of Curitiba, the capital city of the State of Paraná Brazil.) The research methodology was based on the interpretive/qualitative research applied to education, which served as guide for the collection of data, which, in turn was done by means of proceeding with observations made during the class-preparation time and through interviews with the teachers. The results enabled to set up indicators in order to create a methodology of history-teaching for the first grades of primary-school focused on historical documents obtained from family files. <![CDATA[Notas sobre estética pedagógica e corpo masculino docente marginal]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-60592012000100005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Esta escritura configura-se como desdobramento de um estudo ao nível de mestrado em que buscamos cartografar os modos como professores do ensino médio da rede estadual de ensino da grande Florianópolis, que não estão integrados aos domínios do corpo e da masculinidade culturalmente hegemônicos, constroem para si uma corporeidade masculina híbrida: fora do lugar comum. Enfatizamos o processo de fabricação da corporeidade-masculinidade-marginal e sua íntima vinculação com as vicissitudes da atuação docente. Utilizamos excertos de narrativas de alguns professores, obtidas por meio de entrevistas, para discutir o complexo imbricamento entre as relações afetivas da/na docência e a criação de linhas de fuga que delineiam corpos e masculinidades provisórios, irregulares, profanos e em perpétuo vir-a-ser: “artistagem de si”. A relação pedagógica e seus desdobramentos é aqui pensada como um espaço potencializador da produção de heterotopias, jogos de forças criadoras, que reunem combinações aleatórias e instaura modos de ser-estar no mundo, isto é, novas estéticas da existência.<hr/>This text presents the development of a study at master’s level in which we seek to map the ways in which secondary school teachers, who do not form part of the culturally hegemonic domains of the body and of masculinity, build a hybrid masculinity for themselves, outside the commonplace. We emphasize the process of the construction of a marginal-masculinity-corporality, and its intimate connection with the vicissitudes difficulties of teaching practice. We use excerpts from teachers’ testimonies, obtained through interviews, to discuss the complex imbrication of affective relationships in/ of teaching practice and the creation of vanishing points which delineate bodies and masculinities that are provisional, irregular, profane and perpetually coming-into- being: “artisty in itself”. The pedagogical relationship and its development is thought of as a potentializing space for the production of heterotopias, the interplay of creative forces which brings together random combinations and renews modes being in the world, or in other words, new aesthetics of existence. <![CDATA[Educação bioética: no processo do conhecer o conhecimento proibido]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-60592012000100006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Essa reflexão discorre a respeito do conhecer do conhecimento proibido no mundo ocidental. Trata-se de uma reflexão literária a partir da seleção de alguns textos míticos, bíblicos e, um moderno, no que se refere as punições divinas, atribuídas aos mortais no processo do desvelar do conhecimento proibido. Também discorre sobre consequências oriundas do processo desse conhecer, na história do desenvolvimento técnico-científico do século XX. Seu objetivo é trazer relatos sobre conhecimento proibido, apresentar consequências para a humanidade e propor a bioética como alternativa para efetivação da prudência. O estudo tem caráter bibliográfico e explicativo, com busca em textos de relatos históricos afirmando a existência desse conhecimento proibido. Os resultados indicam a existência de conhecimentos proibidos que, quando desvelados, implicam graves consequências para a humanidade. Nem sempre o desvelamento de conhecimentos científicos se faz acompanhar dos critérios da prudência e da responsabilidade. Concluímos apresentando a bioética como um dos suportes educativos capazes de fortalecer o caminho da prudência, tanto nos momentos de construção de conhecimentos científicos quanto na utilização dos mesmos. A educação bioética pode constituir-se em uma fonte criadora de sensibilidade para resgatar a prudência e a responsabilidade nos caminhos da investigação científica e na aplicação dos resultados.<hr/>Esta reflexión discurre a respecto del conocer del conocimiento prohibido en el mundo occidental. Se trata de una reflexión literaria a partir de la selección de algunos textos míticos, bíblicos y uno moderno, en lo que dice respecto a las puniciones divinas, atribuidas a los mortales en el proceso del desvelar del conocimiento prohibido. También discurre sobre las consecuencias oriundas del proceso de este conocer, en la historia del desarrollo técnico-científico en el siglo XX. Su objetivo es traer relatos sobre el conocimiento prohibido, presentar consecuencias para la humanidad y proponer la bioética cómo alternativa para efectuación de la prudencia. El estudio tiene carácter bibliográfico y explicativo, con busca en textos de relatos históricos afirmando la existencia del conocimiento prohibido. Los resultados indican la existencia de conocimientos prohibidos que, cuando desvelados, implican graves consecuencias para la humanidad. No es siempre que el desvelamiento de conocimientos científicos se hace acompañar de los criterios de la prudencia y de la responsabilidad. Concluimos presentando la bioética cómo uno de los soportes educativos capaces de fortalecer el camino de la prudencia, tanto en los momentos de construcción de conocimientos científicos cuanto en la utilización de los mismos. La educación bioética puede constituirse en una fuente creadora de sensibilidad para rescatar la prudencia y la responsabilidad en los caminos de la investigación científica y en la aplicación de los resultados. <![CDATA[Ambiente e espaço na educação infantil: concepção nos documentos oficiais]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-60592012000100007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O trabalho apresenta estudo sobre a questão do espaço pedagógico na educação infantil. A análise incide sobre os Subsídios para Credenciamento e Funcionamento de Instituições de Educação Infantil - volume II de 1998, os Referenciais Curriculares para a Educação Infantil de 1998 e os Parâmetros Básicos de Infraestrutura para Instituições de Educação Infantil de 2006 que compõe o corpus documental da investigação. Busca compreender, por meio da análise de conteúdo, a concepção de espaço e ambiente nessas publicações oficiais dedicadas à educação infantil. Os resultados da pesquisa evidenciam que nos documentos oficiais os conceitos de espaço e ambiente são tratados como sinônimos, contrariando as produções teóricas sobre a temática e dificultando o entendimento por parte do professor sobre as especificidades de cada um deles e suas implicações no trabalho pedagógico desenvolvido nas instituições de educação infantil.<hr/>The paper presents a study on the issue of pedagogical space in children’s education. The analysis focuses on the Subsidies for Registration and Operation of Institutions of Children’s Education - Volume II 1998, the Curricular References for Children’s Education 1998, and the Basic Parameters of Infrastructure for Children’s Education Institutions 2006 that comprise the documental corpus of research. The objective is to understand, by means of content analysis, the concept of space/physical space and environment/physical environment in these official publications related to education. The survey results show that in official documents the concepts of space and environment are treated as synonyms, contrary to theoretical treatises on the subject and complicating the understanding that the teacher should have on the specifics of each practice developed in the children’s educational institutions. <![CDATA[A dimensão colaborativa no movimento de ensinar, aprender e formar-se professor que ensina matemática]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-60592012000100008&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A preocupação com o ensino e a aprendizagem da Matemática bem como a formação de professores envolvidos nos processos educativos relativos a essa disciplina motivou a criação de um grupo que desenvolve projetos de pesquisa e extensão, entre os quais o Clube de Matemática, que se desencadeia em uma Escola de Educação Básica na dimensão colaborativa e conta com a participação de professores e futuros professores. Buscando compreender em que medida a participação dos sujeitos envolvidos neste projeto contribui com a sua formação, foi desenvolvida uma pesquisa da qual é apresentado neste artigo um recorte, que tem como principal objetivo investigar como professores e futuros professores percebem sua inserção no Clube de Matemática, em relação à sua aprendizagem da docência. Os dados foram obtidos por meio de entrevistas com a professora regente da turma na qual é desencadeado o projeto e com duas estudantes de Pedagogia que participam do seu desenvolvimento. A análise destes dados permitiu verificar que estas associam aspectos relativos à aprendizagem da docência à sua inserção no projeto, em especial no processo de planejamento e na interação entre os diversos componentes do grupo de trabalho; o que nos leva a compreender a dimensão colaborativa como uma possibilidade de encaminhamento de processos educativos os quais oportunizam a aprendizagem da docência.<hr/>Our concern about mathematics teaching and learning and the training of teachers involved in mathematics educational processes led to the creation of a group that develops research and extension projects, one of them is the Mathematics Club. It is developed in a School of Basic Education in a collaborative dimension and it counts with a teacher and ungraduated teachers participation. Trying to understand to what extent the participation of these persons contribute to their formation, we developed a research and a cut from it is presented in this paper that has as the main objective to investigate how the teachers and the ungraduated teachers perceive their insertion in the Mathematics Club, in relation to their learning of teaching. The data were obtained through interviews with the involved persons. The data analysis showed that the teacher and the ungraduated teachers associate some aspects of their learning of teaching to their inclusion in this project, especially in the planning process and the interaction among the persons involved in the working group, the result leads us to understand collaborative dimension as a possibility of educational processes that contributes to the learning of teaching. <![CDATA[Análise do eixo temático gestão educacional do plano de ações articuladas no nordeste do Brasil]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-60592012000100009&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Recorrendo a uma abordagem de cunho qualiquantitativo, este estudo teve como objetivo analisar o eixo temático da Gestão Educacional do Plano de Ações Articuladas (PAR), a fim de perceber como se configura a gestão democrática no contexto dos municípios de pequeno porte da região Nordeste do Brasil. Pautados na perspectiva da pesquisa documental, utilizamos como método para coleta de dados a análise de documentos oficiais do Governo Federal e do banco de dados do PAR dos municípios da amostra que obtiveram baixo IDEB nos anos de 2005 e 2007. Com base nos indicadores definidos a posteriori, os resultados sugerem que os dispositivos facilitadores da gestão democrática estão enfraquecidos nos municípios pesquisados. Os espaços municipais de planejamento participativo, como o Conselho Municipal de Educação e o Plano Municipal de Educação, inexistem ou estão desarticulados. Na escola, as instâncias de vivências democráticas, como o Conselho Escolar, a formulação do Projeto Pedagógico e a eleição de diretores, encontram-se inexpressivos e distantes de exprimir os anseios locais. Dessa forma, inferimos que pode haver uma relação entre a insuficiência das instâncias facilitadoras da gestão democrática e o baixo IDEB desses municípios, permitindo estabelecer uma lógica entre os elementos da gestão democrática e a qualidade da educação.<hr/>Using an approach of qualitative-quantitative nature, this study aimed to analyze the main theme of the Educational Management in Plan of Articulated Actions (PAA), in order to understand how to configure the democratic management in the context of small cities located in the Northeast of Brazil. Guided by the perspective of documentary research, we used data collection method for the analysis of official documents of the Federal Government and the database of the PAA of the municipalities in the sample that had lower in the Index of Basic Education in 2005 and 2007. Based on the indicators defined later, the results suggest that the mechanisms that facilitate democratic management are weakened in the cities surveyed. Spaces municipal participatory planning, such as the Municipal Council of Education and the Municipal Education Plan, do not exist or are disjointed. At school, the instances of democratic experiences, such as the School Board, the formulation of the pedagogical project and the election of directors, are negligible and far lo express the desires locations. Thus, we infer that there may be a relationship between instances of the failure of democratic management and facilitating low Indexes of Basic Education these municipalities, establishing a logical connection between the elements of democratic management and quality of education. <link>http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-60592012000100010&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt</link> <description>Recorrendo a uma abordagem de cunho qualiquantitativo, este estudo teve como objetivo analisar o eixo temático da Gestão Educacional do Plano de Ações Articuladas (PAR), a fim de perceber como se configura a gestão democrática no contexto dos municípios de pequeno porte da região Nordeste do Brasil. Pautados na perspectiva da pesquisa documental, utilizamos como método para coleta de dados a análise de documentos oficiais do Governo Federal e do banco de dados do PAR dos municípios da amostra que obtiveram baixo IDEB nos anos de 2005 e 2007. Com base nos indicadores definidos a posteriori, os resultados sugerem que os dispositivos facilitadores da gestão democrática estão enfraquecidos nos municípios pesquisados. Os espaços municipais de planejamento participativo, como o Conselho Municipal de Educação e o Plano Municipal de Educação, inexistem ou estão desarticulados. Na escola, as instâncias de vivências democráticas, como o Conselho Escolar, a formulação do Projeto Pedagógico e a eleição de diretores, encontram-se inexpressivos e distantes de exprimir os anseios locais. Dessa forma, inferimos que pode haver uma relação entre a insuficiência das instâncias facilitadoras da gestão democrática e o baixo IDEB desses municípios, permitindo estabelecer uma lógica entre os elementos da gestão democrática e a qualidade da educação.<hr/>Using an approach of qualitative-quantitative nature, this study aimed to analyze the main theme of the Educational Management in Plan of Articulated Actions (PAA), in order to understand how to configure the democratic management in the context of small cities located in the Northeast of Brazil. Guided by the perspective of documentary research, we used data collection method for the analysis of official documents of the Federal Government and the database of the PAA of the municipalities in the sample that had lower in the Index of Basic Education in 2005 and 2007. Based on the indicators defined later, the results suggest that the mechanisms that facilitate democratic management are weakened in the cities surveyed. Spaces municipal participatory planning, such as the Municipal Council of Education and the Municipal Education Plan, do not exist or are disjointed. At school, the instances of democratic experiences, such as the School Board, the formulation of the pedagogical project and the election of directors, are negligible and far lo express the desires locations. Thus, we infer that there may be a relationship between instances of the failure of democratic management and facilitating low Indexes of Basic Education these municipalities, establishing a logical connection between the elements of democratic management and quality of education.</description> </item> </channel> </rss> <!--transformed by PHP 11:05:53 01-05-2024-->