Scielo RSS <![CDATA[Roteiro]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=2177-605920130001&lang=pt vol. 38 num. 01 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <link>http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-60592013000100001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt</link> <description/> </item> <item> <title><![CDATA[Digital storytelling, educação superior e literacia digital]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-60592013000100002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O texto revisa e dialoga com autores de artigos e livros em Língua Inglesa e Língua Portuguesa sobre fundamentos técnicos da produção audiovisual, como o Digital Storytelling, a ser utilizada na educação superior e produzida pelos próprios interlocutores do processo de aprendizagem. O intuito é refletir sobre algumas características necessárias para se desenvolver uma experiência contextualizada com curtas histórias audiovisuais pessoais na aprendizagem de adultos. A metodologia de investigação é pautada em pesquisa bibliográfica nas bases de dados da Nottingham Trent University (Inglaterra) e da Universidade Federal de Santa Catarina (Brasil). Os resultados do estudo apontam que certas habilidades, como a capacidade de construir uma narrativa e editar imagem, vídeo e som são requeridas dos envolvidos em educação superior em razão da inserção de múltiplas tecnologias digitais no cotidiano. Assim, a experiência prática de produção audiovisual educativa pode trazer a possibilidade de literacia digital pela realização de peças audiovisuais no processo de aprendizagem colaborativa de adultos.<hr/>This paper offers a critical review of the relevant literature in English and Portuguese on the production of audiovisual material such as Digital Storytelling to be used in higher education and produced by those involved in the teaching and learning process. The aim is to reflect on some characteristics needed to develop a contextualized experience through short audiovisual stories. The research methodology used in this study is based on vast literature search in several databases at Nottingham Trent University (England) and the Universidade Federal de Santa Catarina (Brazil). The study results indicate that certain skills, for example, ability to construct a coherent narrative, and image, video and sound editing are required of those involved in higher education due to the insertion of multiple digital technologies in peoples’ everyday life. Thus, it is argued that the practical experience of audiovisual education might enhance the digital literacy of students by the production of audiovisual pieces for the collaborative learning process of adults. <![CDATA[Os letramentos escolares nos documentos oficiais da modalidade de ensino PROEJA]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-60592013000100003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O objetivo deste artigo é analisar os indicativos da teoria sociocultural dos letramentos em dois documentos oficiais do Curso Técnico em Informática do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (Proeja), sendo eles o Documento Base e o Projeto Pedagógico de um Curso Técnico em Informática. A finalidade é discutir os sentidos e as questões ideológicas que perpassam a organização curricular deste curso. A pesquisa tem como suporte a teoria sociocultural dos letramentos e a base linguística se vincula à perspectiva dialógica bakhtiniana. Os resultados indicam que os documentos abrem possibilidades para o planejamento de um trabalho que favoreça a constituição crítica de sujeitos letrados.<hr/>This article aims to analyze aspects of the sociocultural approach to literacy found in two official documents of a technical course in Information Technology taught under Brazil’s Program for the Integration between Professional and Basic Education within the Youth and Adult Education Program (Proeja): the Base Document and the Pedagogical Project. The aim of such analysis is to discuss the meanings and ideological issues that underpin the Program’ curriculum design. This study draws upon the sociocultural approach to literacy and the Bakhtinian dialogism. The results demonstrate that the analyzed documents open possibilities for planning educational practices which may foster students’ critical thinking. <![CDATA[História da educação: a publicidade como fonte do centenário Colégio Imaculada Conceição]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-60592013000100004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A Historiografia da Educação tem se interessado por aprofundar a percepção que hoje se tem acerca da presença e dos efeitos da instituição escolar no Brasil. Com efeito, tem apontado várias formas de organização escolar, formais ou informais. Caracterizando-se como uma dessas iniciativas, o Collegio Imaculada Conceição foi fundado em 1854. Portanto, propomos como objetivo a reflexão acerca da história dessa centenária Instituição, que permite pensar o papel da Igreja Católica na educação no século XIX. Para ser possível a tarefa, procuramos privilegiar a propaganda como fonte consultando dois impressos: o Almanaque Laemmert (1844-1889) e o jornal O Apóstolo (1866-1893).<hr/>The Historiography of Education has been interested in deepening the perception that today has about the presence and effects of educational institution in Brazil. Indeed, it has pointed to various forms of school organization, formal or informal. Characterized as one of these initiatives, the Collegio Immaculate Conception was founded in 1854. Therefore, we propose the objective reflection on the history of this centuries-old institution, which suggests the role of the Catholic Church in education in the nineteenth century. To be able to work, we focus on advertising as a source referring two forms: the Laemmert Almanac (1844-1889) and the newspaper The Apostle (1866 to 1893). <![CDATA[Socialização e socialização profissional: interface entre forjar e negociar outro ser]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-60592013000100005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Objetivamos, neste artigo, compreender algumas abordagens sobre os conceitos de socialização e socialização profissional. Estes se desdobraram com a necessidade do trato com profissão e a profissionalização, por se fundirem e serem fundamentos para o entendimento do que seja socialização profissional. É sob o aspecto subjetivo que se constitui a efetiva identificação e adesão aos grupos e às profissões. É o processo de passagem de uma condição para outra, de construção das distintas nuances que compõem o ser, com todas as implicações deste processo. Como ocorre o processo de socialização? E o processo de socialização profissional? Quais os principais fatores que neles interferem? Que relações podem ser estabelecidas entre os campos da formação e da prática? O que assegura a mobilidade e a distribuição no interior dos processos de socialização e de socialização profissional? É sobre tais indagações que este escrito se propõe a refletir, considerando que é dos resultados das negociações que emergem as identidades daqueles que se comprometem ou são por elas comprometidos.<hr/>In this paper we aim at understanding some approaches to socialization and professional socialization concepts. These have unfolded due to the need of dealing with profession and professionalization, by fusing and being the understanding foundation of what is professional socialization. It is under the subjective aspect which constitutes effective identification and adhesion to membership groups and professions. The transition process from one condition to another, construction of the different nuances that make being with all the process implications. How does socialization process develop? And professional socialization process? What are the main interfering factors? What relationships can be established between training fields and practice? What ensures mobility and distribution within socialization and professional socialization processes? These questions are debated on this writing since from negotiations emerge the identities of those who undertake or are committed by them. <![CDATA[Uma leitura das representações de identidades negras por docentes de história da escolarização básica]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-60592013000100006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O texto traz uma leitura das representações de identidades negras por docentes de História da escolarização básica. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com oito professores que atuam em diferentes fases da escolarização (Ensino Fundamental e Ensino Médio) em escolas públicas e privadas de Campo Grande, MS. As entrevistas foram interpretadas com base em um conjunto de autores que argumentam que as identidades são construções culturais e históricas, portanto, não são fixas e essenciais. Pela análise, foi possível ver, nas representações dos professores, tensões entre a perspectiva fixa, essencialista, a-histórica e a não essencialista, histórica, cultural e dinâmica da identidade negra.<hr/>This paper presents a reading of representations of black identities by basic education History teachers. It is grounded on semi-structured interviews with eight teachers that teach at different education levels (Both Elementary School and High School) in public and private schools in the city of Campo Grande, MS. The interviews have been interpreted according to a group of authors that have argued that identities are cultural, historical constructions; therefore, they are neither fixed nor essential. From the analysis of teachers’ representations of black identity, it has been possible to notice some tensions between the fixed, essentialist, a-historical perspective, and the non-essentialist, historical, cultural and dynamic approach. <![CDATA[A docência no ensino médio no centro da bioeconomia: elementos para uma analítica de currículo]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-60592013000100007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O presente texto propõe-se a examinar a constituição contemporânea da docência no ensino médio no Brasil, tomando como condição de possibilidade a emergência do capitalismo cognitivo, modo de organização econômica marcado por estratégias bioeconômicas. Toma-se como materialidade investigativa um conjunto de documentos curriculares publicados pela Unesco e pelo Estado brasileiro, ao longo da última década, que toma como alvo a referida etapa da educação básica. Objetiva-se, então, problematizar os modos pelos quais se intensificam, contemporaneamente, os investimentos políticos sobre a docência no ensino médio no Brasil. Como conclusões a esse estudo, apresenta-se um conjunto de três racionalidades bioeconômicas que atribuem produtividade aos investimentos nesta etapa da educação básica, a saber: o aumento do potencial de empregabilidade dos sujeitos escolares; a ampliação da competitividade do país; e a promoção de práticas de cidadania e seguridade social.<hr/>The paper to examine the constitution of contemporary teaching in high school in Brazil, taking as a condition of possibility of the emergence of cognitive capitalism, mode of economic organization marked by bioeconomic strategies. Take as an investigative materiality set of curriculum documents published by UNESCO and the Brazilian government over the last decade. Objective is then to question the ways in which intensify, contemporaneously, the investment policy on teaching in high school in Brazil. As findings in this study presents a set of three rationales bioeconomic productivity attributed to investments in this stage of basic education, namely: a) increasing the employability potential of school subjects, b) expansion of the country’s competitiveness c ) the promotion of citizenship practices and social security. <![CDATA[O papel do estado em documentos de política educacional: a visão de agências multilaterais]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-60592013000100008&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo visou analisar o papel do Estado em documentos orientadores de políticas educacionais elaborados por agências multilaterais do Sistema ONU. Investigou-se que papel é atribuído ao Estado nestes documentos no que compete à definição da agenda de reforma da educação para os países “em desenvolvimento” a partir de 1990. Parte-se do pressuposto de que as agências multilaterais atuam como força supranacional, que repercutem sobre os sistemas educativos nacionais e assumem importante papel na definição de agenda globalmente estruturada para a educação. As fontes analisadas foram os documentos do Banco Mundial (BM) e a Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal), respectivamente Prioridades y estrategias para la educación: examen del Banco Mundial (1996) e Educação e conhecimento: Eixo da transformação produtiva com equidade (1995). Pela análise realizada constatou-se que o papel atribuído ao Estado nos documentos orientadores visou à legitimação de processos de privatização, reorientações dos gastos públicos e desregulamentação da economia, em prol de adequar a educação ao programa político de liberalização da economia mundial para garantir a rentabilidade do setor privado, bem como aparece como promotor da equidade na educação, com foco nas classes marginalizadas da sociedade, configurando-se em fator de coesão social, regulador para o capital e mínimo para as políticas sociais.<hr/>This article aimed to analyze the role of State’s in educational policy guidance documents prepared by multilateral agencies of the UN System. We investigated what role is assigned to these documents State that competes in the definition of the education reform agenda for countries to “developing” since 1990. It starts from the assumption that multilateral agencies act as a supranational force, which impact on national education system and play an important role in the definition of globally structured agenda for education. The sources were analyzed documents from the World Bank (WB) and the Economic Commission for Latin America and the Caribbean (ECLAC),respectively, “Priorities and strategies for education: review World Bank” (1996) and “Education and Knowledge: Axis of productive transformation with equity” (1995). For the analysis found that the role of the State in guiding documents sought legitimization of privatization processes, reorientation of public spending and deregulation of the economy to ensure the profitability of the sector private. As well, appears as promoter equity in education, with a focus on marginalized classes of society, being a factor of cohesion, the regulator for minimum capital and social policies. <![CDATA[Opções político-institucionais de sistemas municipais de ensino: para onde caminha a gestão democrática do ensino público?]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-60592013000100009&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O trabalho tem por objetivo analisar as condições estabelecidas pelos governos municipais enquanto opções político-institucionais, em vista da promoção da gestão democrática do ensino público nos sistemas municipais de ensino de uma região do Estado de Santa Catarina. Por meio do exame das leis municipais que institucionalizaram os sistemas, foram levantados os princípios e os espaços e mecanismos de participação. Os resultados levam a problematizar a ação governamental em face das opções político-institucionais que traduzem a regulamentação, especialmente por não interferirem decisivamente no exercício do poder político. Conclui que as opções dos municípios pesquisados não sinalizam para posições políticas que denotem alargamento das condições de democratização da gestão educacional.<hr/>The aim of this paper is to analyze the conditions set by the municipal government as institutional and political options according to the democratic management of the public education in the municipal education system of a region in the state of Santa Catarina. Through analyses of municipal laws that institutionalized the systems, we raised the principles, the spaces and mechanisms of participation. The results lead to question the government actions because of the institutional and political options that reflect the rules, especially because they do not interfere decisively in the political power. We conclude that the options of the cities where the survey was taken do not point to political positions that show condition enlargement of the democratization of the educational management. <![CDATA[Altas habilidades/superdotação e dificuldades de aprendizagem: um estudo relacional]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-60592013000100010&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Abordar características como Altas Habilidades/Superdotação e Dificuldades de Aprendizagem impõe o desafio, ao pesquisador, de refletir de forma relacional sobre as implicâncias pedagógicas destas para os alunos que as apresentam. Este artigo abordou a referida relação, a partir de um estudo de caso de um menino de 12 anos, que apresentava ambas as características, partindo-se de uma abordagem qualitativa da pesquisa e por instrumento a entrevista semiestruturada realizada com o aluno e sua professora no segundo semestre de 2010. Os resultados mais significativos da pesquisa se relacionam à percepção sobre as diferentes expressões que a inteligência dos alunos com Altas Habilidades/Superdotação podem assumir e que se estimuladas na sala de aula podem ser qualificadoras das suas aprendizagens.<hr/>Addressing characteristics as High Skills/Giftedness and Learning Disabilities requires the researcher to reflect the challenge of relational form on the implications for teaching these students that show. This article addressed the relationship that, from a case study of a 12 year old boy who had both features, starting with a qualitative research tool and a structured interview conducted with the student and their teacher in second half of 2010. The most significant results of the research are related to the perception of the different expressions that intelligence of students with High Skills/Giftedness can take that and encouraged in the classroom can be qualifying their learning. <![CDATA[Desobediência epistêmica: retórica de la modernidad, lógica de la colonialidad y gramática de la descolonidad]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-60592013000100011&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Abordar características como Altas Habilidades/Superdotação e Dificuldades de Aprendizagem impõe o desafio, ao pesquisador, de refletir de forma relacional sobre as implicâncias pedagógicas destas para os alunos que as apresentam. Este artigo abordou a referida relação, a partir de um estudo de caso de um menino de 12 anos, que apresentava ambas as características, partindo-se de uma abordagem qualitativa da pesquisa e por instrumento a entrevista semiestruturada realizada com o aluno e sua professora no segundo semestre de 2010. Os resultados mais significativos da pesquisa se relacionam à percepção sobre as diferentes expressões que a inteligência dos alunos com Altas Habilidades/Superdotação podem assumir e que se estimuladas na sala de aula podem ser qualificadoras das suas aprendizagens.<hr/>Addressing characteristics as High Skills/Giftedness and Learning Disabilities requires the researcher to reflect the challenge of relational form on the implications for teaching these students that show. This article addressed the relationship that, from a case study of a 12 year old boy who had both features, starting with a qualitative research tool and a structured interview conducted with the student and their teacher in second half of 2010. The most significant results of the research are related to the perception of the different expressions that intelligence of students with High Skills/Giftedness can take that and encouraged in the classroom can be qualifying their learning.