Scielo RSS <![CDATA[Roteiro]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=2177-605920130002&lang=pt vol. 38 num. 02 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <link>http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-60592013000200001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt</link> <description/> </item> <item> <title><![CDATA[Apresentação]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-60592013000200002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <![CDATA[Os mapas de frequência escolar e a produção dos serviços de fiscalização do ensino no estado do Rio de Janeiro (1924-1949)]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-60592013000200003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O presente artigo demonstra como os mapas de frequência de alunos e professores consubstanciavam um dos recursos das agências estaduais de regulamentação e fiscalização do ensino primário. Foi preciso restituir os processos de elaboração e permanência deste desse equipamento nas sucessivas reformas estaduais do ensino, para compreender seus significados e alcances nos processos de disseminação, criação, manutenção e expansão da rede de escolas primárias no Estado. Os resultados da pesquisa, produzida a partir dos mapas de frequência do município de Nova Iguaçu, demonstraram a construção de uma metodologia de coleta e cruzamento de dados, e os usos e resultados que emergem do trabalho com esta fonte para a compreensão do perfil de escolas e dos critérios de sua distribuição na região.<hr/>The current article is an attempt to demonstrate how the attendance charts of students and teachers constituted one of the resources of the state agencies for regulation and supervision of primary education. It was necessary to restore the processes of elaboration and permanence of this equipment along the successive state reforms of education, to comprehend its meanings and scope within the process of dissemination, creation, maintenance and expansion of the number of primary schools in the state. The research results produced from the analysis of the attendance maps of the Municipality of Nova Iguaçu show a construction of a methodology for collecting and crossing data, and the uses and results that emerge from the work with this source to comprehend the profile of the schools and the criteria to distribute them over the region. <![CDATA[A imprensa no educar-se das classes trabalhadoras do Rio de Janeiro oitocentista]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-60592013000200004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O presente artigo, derivado de pesquisa de Doutorado sobre o Educar-se das classes populares oitocentistas no Rio de Janeiro tem como objetivo apresentar algumas formas pelas quais os trabalhadores da Corte e da Província do Rio de Janeiro se educavam uns aos outros por meio da imprensa operária, frequentemente relacionada às suas associações de ofícios. Adotamos aqui uma concepção de educação mais ampla do que o sinônimo de forma escolar e procuramos questionar a oposição entre classes trabalhadoras e produção intelectual leitura e escrita.<hr/>This article derived from doctoral research on Self-education of the popular classes in nineteenth-century Rio de Janeiro aims to present some ways in which workers of the Court and the Province of Rio de Janeiro educated each other through the workers’ press, often related to their associations. We adopt here a broader conception of education than the synonym with schooling and try to question the opposition between working-class culture and intellectual production reading and writing. <![CDATA[Os manuais de catecismo como fontes para a história da educação]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-60592013000200005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo analisa os manuais de catecismo ao longo da história, enfocando as formas e os sentidos adquiridos a partir de alguns estudos em diferentes campos científicos e na coleção de catecismos do Monsenhor Álvaro Negromonte, publicada entre 1920 e 1930. O objetivo deste trabalho é estabelecer uma reflexão acerca desse tipo de impresso como uma importante fonte para a História da Educação Brasileira, indicando práticas educativas que se instituíram em torno da educação brasileira e da pedagogia católica, que buscaram aliar elementos da tradição católica e da modernidade pedagógica que aparecem, ainda, de forma muito incipiente, na historiografia educacional.<hr/>This article reviews the catechism manuals throughout history, focusing on the forms and directions acquired from studies in different fields of science and from Monsignor Álvaro Negromonte’s catechisms collection, published between 1920 and 1930. The objective of this work is to establish a discussion about this type of printing as an important source for the Brazilian Education History, indicating that established educational practices around Brazilian education and Catholic pedagogy, which sought to combine elements of Catholic tradition and pedagogical modernity that appear, yet so very early, in educational historiography. <![CDATA[Políticas académicas en dos pensadores latinoamericanos: Darcy Ribeiro y Arturo Andrés Roig]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-60592013000200006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt El estudio comparado tiene en nuestros dos intelectuales una situacionalidad histórica concreta. La del primero, a comienzos de los años ‘60 en Brasília, y la del segundo, en la década del ‘70 en Mendoza, Argentina. Durante esos años ocuparon cargos de gestión: Darcy Ribeiro, rector-fundador de la Universidad de Brasília, y Arturo A. Roig, secretario académico de la Universidad Nacional de Cuyo. Las estructuras departamentalizadas y articuladas entre sí, la ruptura con el sistema de cátedras y el funcionamiento democrático marcan las características comunes de ambos proyectos. Sin embargo, en cada uno, de acuerdo con los distintos momentos por los que atravesaron, los procesos socio-culturales y las dinámicas propias de los sujetos intervinientes tuvieron ciertos aspectos de originalidad.<hr/>A comparative study in our analysis has two intellectuals a concrete historical situation. The first one, in the early ‘60s in Brasilia; and, the second one in the 70 in Mendoza, Argentina. During those years they occupied similar positions: Darcy Ribeiro, president-founder of the University of Brasilia, and Arturo A. Roig, academic secretary of the National University of Cuyo. Departmentalized structures and linked together, the break with the system and the democratic functioning mark the common features of both projects. However, according to the different moments that crossed each one of them, socio-cultural processes and the dynamics involved of subjects were certain aspects of originality. <![CDATA[Ideias em movimento: viagens como horizonte na historiografia da educação]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-60592013000200007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Filosóficas, literárias, míticas, científicas, compulsórias, religiosas, missionárias, migratórias, turísticas, amorosas e pedagógicas. Assim se caracterizam as viagens. Uma prática, diferentes sentidos e significados. Se, por um lado, as viagens são plurais e múltiplas, na mesma medida são os estudos que se propõem a refletir sobre essa temática. Tais trabalhos que propõem investigar o viajante podem utilizar fontes diversas, como cartas, cartões postais, bilhetes de embarque, diários, notas e relatórios de viagem. Inventariar alguns usos das escritas de viagem no âmbito da História da Educação é o horizonte do presente artigo. Para tanto, utiliza como procedimento metodológico o mapeamento de estudos produzidos na historiografia da educação nos últimos anos, a fim de tecer uma reflexão sobre os diferentes sentidos do viajar.<hr/>Philosophical, literary, mythical, scientific, compulsory, religious, missionary, migration, tourism, teaching. This way the trips are characterized. A practice with different meanings.On one hand, the trips are varied and multiple, in equal measure are the studies that purport to reflect on this issue, addressed in different areas of knowledge, highlighting the breadth and interdisciplinary nature. These works propose to investigate the traveler may use various sources, such as letters, cards, boarding passes, journals, notes, trip reports. To list some uses of written travel within the History of Education is the horizon of this article. Using as methodological procedure the mapping the studies produced in the historiography of education in recent years, in order to weave a reflection on the different senses of travel. <![CDATA[Entre o silêncio e o esquecimento: a questão das fontes e dos métodos na história da educação em Goiás]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-60592013000200008&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O artigo aborda os desafios e as dificuldades para a escrita da história da educação em sociedades regionais brasileiras, comumente representadas como sertão ou fronteira e propõe uma interrogação sobre os efeitos dessas representações para a identificação, preservação e interpretação de fontes de pesquisa. O foco privilegiado de observação é o estado de Goiás, região representada como atrasada e primitiva, e, ao mesmo tempo, lugar da unidade nacional e fonte de riquezas da nação. O texto dialoga com a historiografia da educação no Brasil e em Goiás, apontando para a riqueza dos métodos da análise do discurso, para a leitura de fontes de pesquisa e da alternância de escalas para interpretar a história da educação em regiões periféricas brasileiras.<hr/>The article discusses challenges and difficulties in writing the history of education in brazilian regional societies that are commonly represented as sertão or border and proposes a question about the effects of these representations for the identification, preservation and interpretation of research sources. The prime focus of observation is the state of Goiás, represented as backward and primitive and at the same time, place national unity and source of wealth of the nation. The text speaks to the historiography of education in Brazil and Goiás pointing to the wealth of the methods of discourse analysis for reading and research sources of alternating scales to interpret the history of education in remote areas of Brazil. <![CDATA[Entre relatórios e jornais: a presença de “culpados” no descumprimento da obrigatoriedade do ensino mineiro]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-60592013000200009&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O estudo analisou, por meio dos discursos, a existência de um “tripé” ao abordar a temática do ensino compulsório. Tanto no Império quanto na República, a questão aparece vinculada às políticas de fiscalização da instrução e da formação dos professores, e as duas, possivelmente, relacionadas a essa compulsoriedade. Tais assuntos aparecem associados desde a Lei mineira n. 13, de 1835, nos relatórios dos Presidentes de Minas Gerais e nos jornais examinados “Correio de Minas”, “Jornal do Commercio” e “Correio da Tarde”, tendo sido apontados no discurso do Presidente Silviano Brandão, no ano de 1899, como “culpados” pelo fracasso da frequência escolar.<hr/>The study analysed through the discourses the existence of the “tripod” when addressing the question of compulsory education. In the Empire and Republic, the question appears linked to supervision policies of education and qualification of teachers and the two measures, possibly, is linked with the compulsoriness. These issues appear associated since the Law 13 of 1835, in the reports of the presidents in Minas Gerais and the jornals examined “Correio de Minas”, “Jornal do Commercio” e “Correio da Tarde”, having been appointed in discourse of the President Silviano Brandão in the year 1899 as “guilty” for the failure of school attendance. <![CDATA[Compondo um “retrato do indivíduo”: classificação e intervenção mediante fichas de observação comportamental (1934-1939)]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-60592013000200010&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A centralidade ocupada pela escola como espaço educativo no período correspondente às décadas iniciais do século XX estimulou a criação de novos instrumentos de mensuração e classificação que, utilizados no interior do espaço da escola, tinham por objetivo conhecer e classificar a população escolar, proporcionando formas mais eficazes de propagação de certo “modelo”, considerado ideal no processo de “transformação da criança em aluno” (Ó, 2006). Neste trabalho, utiliza-se como fonte as fichas de observação comportamental, produzidas no âmbito do Serviço de Ortofrenia e Higiene Mental (1934-1939), que funcionou nas escolas experimentais do Rio de Janeiro, tendo como chefe o médico Arthur Ramos. As fichas são compreendidas como instrumento que objetivava classificar, penetrar e intervir na individualidade e nas questões privadas da vida dos alunos, devendo compor “um retrato do indivíduo” e do ambiente social e familiar no qual estava inserido.<hr/>The centrality of school as educational space in the corresponding period of the early decades of the twentieth century encouraged the creation of new instruments of measurement and classification used within the school premises were designed to meet and sort the school population, providing more ways effective propagation of certain “model” considered ideal in the process of “transformation of the child learner” (Ò, 2006). In this paper, I use the chips as a source of behavioral observation, produced under the Serviço de Ortofrenia e Higiene Mental (1934-1939), who worked in the experimental schools of Rio de Janeiro, with the chief physician Arthur Ramos. The chips are understood as an instrument that aimed to classify, enter and intervene in private matters and the individuality of the students’ lives, should compose “a portrait of the individual” and the social and family environment in which it was inserted. <![CDATA[“A voz pública”: ações e reações de professores e moradores de Juiz de Fora no início da República]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-60592013000200011&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Analisar as formas de se manifestar empreendidas pelos professores e moradores da cidade de Juiz de Fora no início da República é o objetivo deste trabalho. As ações desses sujeitos são indícios importantes da percepção, a partir da experiência de cada um e das relações existentes entre eles no espaço da cidade, de qual seria a melhor forma de agir para conquistarem o que desejavam. O uso dos requerimentos enviados à Câmara Municipal, a utilização da imprensa, assim como os abaixo-assinados dos moradores consistem em fontes do estudo proposto e constituem um conjunto de ações que representa a “voz pública” em prol de uma causa.<hr/>Analyze the ways to manifest it undertaken by teachers and residents of the city of Juiz de Fora at the beginning of the Republic is the objective of this study. The actions of these subjects are important evidence of perception, from the experience of each and of the relationship between them in the space of the city, from the best way to act and take what they want. The use of the requirements sent to City Chamber, the use of journalistic press and the undersigned produced by residents consist of sources of proposed study and constitute a set of actions that represents the public voice in defense of a cause. <![CDATA[Corpos educados, perigos controlados: as contribuições da ginástica escolar para a remodelação urbana carioca]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-60592013000200012&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O artigo dialoga com outros estudos em História da Educação que têm procurado investigar o entrelaçamento dos saberes e práticas educacionais com as iniciativas de reforma urbana implementadas a partir da virada do século XIX para o XX. Nessa medida, tendo como fonte principal uma obra que foi redigida por Arthur Higgins, Compendio de ginástica e jogos escolares, publicada no final do século XIX, problematiza as interferências dos debates educacionais no ambiente urbano da cidade do Rio de Janeiro. O foco recaiu sobre as “contribuições” que a ginástica escolar prestaria para a organização das formas de a população interagir com a lógica almejada para a capital durante os anos Pereira Passos (1902-1906).<hr/>The article establishes dialogues with other studies in History of Education that have been trying to peer the interweaving of knowledge and educational practices with urban reform initiatives implemented since the turn of the nineteenth to the twentieth. In this sense, based on analysis of one book that was written by Arthur Higgins, Compendio de ginástica e jogos escolares, that was published in the late nineteenth century, this study problematizes the interferences of educational debates in the urban environment. The focus was directed on the “contributions” that gymnastics school would provide for the organization of the forms of the population interact with logic required by the capital during the Pereira Passos administration (1902-1906). <![CDATA[Intelectuais e projetos educacionais em disputa no Brasil dos anos 1930-1940]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-60592013000200013&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O presente texto analisa a atuação dos intelectuais educadores, em disputas por projetos para a educação no Brasil nos anos de 1930 a 1940. Discute as abordagens da história intelectual utilizadas no Brasil, especialmente nos trabalhos acadêmicos de história da educação. Trata da presença dos intelectuais na cena pública brasileira que acreditavam no poder redentor da escola e se instituíam como intérpretes do povo e da nação e acreditavam ser necessário agir de cima, como uma elite esclarecida e, assim, dar forma à sociedade e ao povo. Os intelectuais brasileiros do início do século XX partilhavam do entendimento e da perspectiva, de Mannheim (1974), que seria de sua alçada a responsabilidade pela formação das novas elites dirigentes do país, já que, de acordo com o referido pensador, o intelectual é um mediador dos conflitos sociais.<hr/>This paper analyzes the role of intellectuals educators in disputes over projects for education in Brazil in the years 1930 to 1940. Discusses the approaches used in Brazil’s intellectual history, especially in academic works of history education. It’s presence at the scene of the Brazilian public intellectuals, who believed in the redemptive power of the school and as people’s and nation’s instituted interpreters; they believed it was necessary to act upon as an enlightened elite and thus shape the society and people. Brazilian intellectuals of the early twentieth century shared understanding and perspective of Mannheim (1974), as to liability, its scope, in new elites’ formation for the country. According to the mentioned thinker, the intellectual is a mediator of social conflicts. <![CDATA[Moderno, modernidade e modernização: a educação nos projetos de Brasil- séculos XIX e XX]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-60592013000200014&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O presente texto analisa a atuação dos intelectuais educadores, em disputas por projetos para a educação no Brasil nos anos de 1930 a 1940. Discute as abordagens da história intelectual utilizadas no Brasil, especialmente nos trabalhos acadêmicos de história da educação. Trata da presença dos intelectuais na cena pública brasileira que acreditavam no poder redentor da escola e se instituíam como intérpretes do povo e da nação e acreditavam ser necessário agir de cima, como uma elite esclarecida e, assim, dar forma à sociedade e ao povo. Os intelectuais brasileiros do início do século XX partilhavam do entendimento e da perspectiva, de Mannheim (1974), que seria de sua alçada a responsabilidade pela formação das novas elites dirigentes do país, já que, de acordo com o referido pensador, o intelectual é um mediador dos conflitos sociais.<hr/>This paper analyzes the role of intellectuals educators in disputes over projects for education in Brazil in the years 1930 to 1940. Discusses the approaches used in Brazil’s intellectual history, especially in academic works of history education. It’s presence at the scene of the Brazilian public intellectuals, who believed in the redemptive power of the school and as people’s and nation’s instituted interpreters; they believed it was necessary to act upon as an enlightened elite and thus shape the society and people. Brazilian intellectuals of the early twentieth century shared understanding and perspective of Mannheim (1974), as to liability, its scope, in new elites’ formation for the country. According to the mentioned thinker, the intellectual is a mediator of social conflicts.