Scielo RSS <![CDATA[Roteiro]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=2177-605920130003&lang=pt vol. 38 num. 02 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <link>http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-60592013000300001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt</link> <description/> </item> <item> <title><![CDATA[Proletarização do magistério e lutas pela educação no estado do Paraná: do regime militar à ascensão do neoliberalismo (1960-1990)]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-60592013000300002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O texto tem por objetivo discutir sobre a conjuntura política, histórica e social, na qual as lutas pela educação estiveram inseridas desde a instalação do regime militar no Brasil até meados da década de 1990. Aborda algumas especificidades das lutas dos trabalhadores pela educação no Estado do Paraná e alguns fatores que contribuíram com a proletarização do magistério. Os procedimentos metodológicos utilizados foram a pesquisa bibliográfica e a análise documental. Conclui que com o findar da ditadura, ao mesmo tempo que os trabalhadores comemoravam os avanços democráticos, o neoliberalismo se alastrou pela sociedade e influenciou na educação, acirrando o processo de proletarização do magistério.<hr/>The text aims to discuss the historical and social polictical conjuncture, in which the struggle for education have been inserted since the installation of the military regime in Brazil until the mid-1990s. Discusses some specifics of workers’ struggles for education in the State of Paraná and some factors that contributed to the proletarianization of teaching. The methodological procedures used were a literature review and document analysis. Concludes that with the ending of the dictatorship, while workers celebrated democratic advances, neoliberalism spread by the society and influenced in education, contributing to the proletarization of the magisterium. <![CDATA[As novas diretrizes para o ensino médio e os “antigos” desafios escolares]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-60592013000300003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Esse texto tem como objetivo analisar as novas diretrizes curriculares para o ensino médio. Para tanto, utiliza discussão bibliográfica e análise de normativas para a educação básica e questiona que alterações as diretrizes trazem ao ensino médio e que desafios significam ao trabalho escolar. Desenvolve um estudo sobre as mudanças econômicas e políticas que, a partir de 1990, redefinem a educação. Aponta que a educação média brasileira se insere nas definições de uma política educacional mais ampla, requerendo a promoção da educação para todos e reforçando a ênfase na inclusão social. Finaliza a discussão, destacando que as novas diretrizes exigem da escola a compreensão das políticas educacionais para o desenvolvimento da aprendizagem, considerado, um “antigo” desafio.<hr/>This text has the objective of analyzing the new curricular guidelines for high school. For this purpose, it carries out a bibliographical discussion as well as an analysis of regulations for basic education, and it questions which alterations the guiding principles bring for high school and what challenges this implies for school work. It develops a study regarding economical and political changes which, from 1990 onwards, have redefined education. It states that the average Brazilian education is inserted within the definitions of a broader educational policy, both requiring the promotion of education for all and reinforcing the emphasis on social exclusion. It ends the discussion by pointing out that the new guidelines require from school the understanding of educational policies for learning development, which is considered an “old” challenge. <![CDATA[Disciplina pesquisa em educação: métodos e técnicas como ações teóricas]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-60592013000300004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este texto traz uma discussão sobre o conteúdo da disciplina Pesquisa em Educação - disciplina que tem por objetivo ensinar a atividade investigativa no campo do conhecimento em educação. Com a preocupação em discutir o significado desta disciplina e sua importância na formação do pesquisador, o argumento central deste trabalho é que a escolha metodológica e a construção dos instrumentos de pesquisa são ações orientadas pela perspectiva epistemológica. Considerando o pressuposto de que a opção por um determinado método de pesquisa e a definição dos procedimentos para o trabalho empírico são ações sustentadas por determinada forma de entendimento epistemológico, serão apresentados os argumentos que destacam a importância da orientação epistemológica sobre o processo investigativo.<hr/>This text provides a discussion on the content of discipline Research in Education - discipline that is intended to teach the research activity in the field of knowledge in education. With concern in discussing the meaning of discipline and its importance in the formation of the researcher, the central argument of this text is that the methodological choice and construction of research instruments actionsare guided by epistemological perspective. Considering, the assumption that the choice of a specific research method and the definition of procedures for the empirical work actions are supported by a certain form of epistemological understanding, will present the arguments that highlight the importance of epistemological orientation on the investigative process. <![CDATA[A concentração da pós-graduação nos grandes centros: um estudo a partir das mesorregiões do estado de Santa Catarina]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-60592013000300005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O presente artigo discute a problemática da concentração da Pós-graduação (PG) na Costa Litorânea do Estado de Santa Catarina. Partiu-se da hipótese de que as políticas públicas formuladas pela Capes são apropriadas aos grandes centros de excelência, em prejuízo às instituições localizadas em regiões interioranas do país. O estudo contrapõe dados disponibilizados pela Capes com a realidade de universidades localizadas na mesorregião Oeste Catarinense. Para contribuir com a análise, organizou-se um instrumento de pesquisa no intuito de ouvir o que pensam e propõem professores e dirigentes destas universidades. Essa dinâmica possibilitou chegar à proposição de novas políticas públicas para a PG que, uma vez adotadas pela Capes, poderão minimizar o problema da concentração da PG.<hr/>This article discusses the problematic of the concentration of Post-graduation (PG) on the coastline of the State of Santa Catarina. We started from the hypothesis that public policies formulated by Capes are appropriate to large centers of excellence, in prejudice for institutions located in the interior regions of the country. The study contrasts data provided by Capes with the reality of the universities located in the middle west region of Santa Catarina. To contribute to the analysis, was organized a research instrument in order to hear what teachers and leaders think and propose of these universities. This dynamic allowed getting up the proposition of new policies for PG that once adopted by Capes, may minimize the problem of the concentration of PG. <![CDATA[O “bom” professor universitário nas representações sociais de estudantes de pedagogia]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-60592013000300006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo aborda as representações sociais do “bom” professor universitário entre estudantes do Curso de Pedagogia. Trata-se de um estudo orientado pela teoria das representações sociais. A pesquisa, de natureza qualitativa, envolveu 220 estudantes. O instrumento de coleta foi um questionário, contendo um teste de associação livre de palavras. As palavras foram processadas pelo software EVOC. Os resultados apontaram para uma representação social de “bom” professor centrada em elementos práticos que constituem as condutas desse profissional. Nesse sentido, o “bom” professor seria um profissional dedicado, responsável, assíduo, competente, experiente, ético, compreensivo, com sabedoria, didático, com conhecimento e que respeita os alunos.<hr/>This article discusses the social representations of “good” university professor among students of Pedagogy. This is a study guided by the theory of social repre­sentations. The research was qualitative involving 220 students. The data collection instrument was a questionnaire containing a test of free association of words. The words were processed by EVOC. The results pointed to a social representation of “good” teacher-centered practical elements that constitute the conduct of a trader. In this sense, the “good” teacher would be a dedicated professional, responsible, diligent, competent, experienced, ethical, empathetic, wisely, teaching, knowledge and respect students. <![CDATA[Professores e tecnologias digitais no ensino superior: tendências de uso e implicações para a subjetividade de professores]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-60592013000300007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo trata do trabalho de professores universitários no contexto da vida digital. O objetivo é compreender como as tecnologias digitais são entendidas e apropriadas pelos docentes em seu trabalho e o que disso decorre para o delineamento de sua subjetividade. De abordagem qualitativa, a investigação se baseou em entrevistas com professores do Ensino Superior em Uberaba, MG. O material foi analisado segundo orientações da Análise Temática de Conteúdo. As tecnologias digitais são utilizadas como ferramenta e não se mostram indispensáveis para o desenvolvimento das atividades docentes. Em razão do uso delas, a secundarização do professor no processo ensino-aprendizagem é temida por alguns. Os docentes demonstraram ter compreensões próprias sobre a influência das tecnologias digitais em suas vidas. Mas, apesar de a internet e o computador estarem presentes no cotidiano da maioria dos professores, sua apropriação pedagógica ainda é insuficiente.<hr/>This article deals with university teachers’ work, in the context of digital life. The purpose is to perceive how digital technologies are understood andappropriated by teachers in their work and what results from that for the designing of their subjectivity. Of a qualitative approach, the investigation is based on interviews with teachers of, Higher Education in Uberaba, MG. The material was analyzed according to the guidance given by Content Thematic Analysis. Digital technologies are used as a tool and are not indispensable for the development of teaching activities. Due to their use, the secondarization of the teacher in the teaching- learning process is feared by some. The teachers showed that they had their own understanding concerning the influence of digital technologies in their lives. However, in spite of Internet and the computer being present in the daily lives of most of the teachers, its pedagogic appropriation is still insufficient. <![CDATA[Saberes docentes no ensino da estatística: a interdisciplinaridade como eixo mobilizador no ensino médio]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-60592013000300008&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Os saberes docentes, mobilizados pelos professores de Matemática do Ensino Médio em suas práticas de ensino da Estatística, constituíram o objeto desta pesquisa. Ao instaurar um campo analítico, a pesquisa pretendeu diagnosticar e compreender os saberes colocados em ação no ensino de conteúdos estatísticos. O procedimento analítico privilegiou a Análise Textual Discursiva, que se caracteriza como uma abordagem qualitativa, analítica e compreensiva. A partir das respostas de um questionário aplicado a professores do Ensino Médio, percebeu-se que os saberes das ciências da educação estão presentes em suas práticas docentes, sendo a interdisciplinaridade um dos eixos organizadores relacionados ao ensino da Estatística.<hr/>The knowledge teachers mobilized by high school math teachers in their teaching practices of Statistics were the object of this research. When you open an analytical field, the research sought to diagnose and understand the knowledge put into action in teaching statistical content. The analysis focused on the Discursive and Textual analysis is characterized as a qualitative approach, analytical and comprehensive. From the replies to a questionnaire applied to high school teachers, it was realized that the knowledge of educational sciences are present in teaching practices and interdisciplinarity, one of the organizers of the education-related statistics. <![CDATA[Avaliando a formação inicial: a percepção de acadêmicos de um curso de licenciatura em educação física]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-60592013000300009&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Esta investigação objetivou analisar pontos positivos e negativos da formação inicial oferecida por um Curso de Licenciatura em Educação Física de uma universidade pública da região Sul do Brasil, na percepção de acadêmicos. A investigação caracterizou-se pelo enfoque fenomenológico sob a forma de estudo de caso com abordagem qualitativa. O instrumento para a coleta de informações foi um questionário com perguntas abertas. A interpretação das informações foi a análise de conteúdo. Os participantes foram 20 acadêmicos do 8º semestre de um Curso de Licenciatura em Educação Física. Foi possível identificar vários pontos positivos (15) e negativos (13) da formação inicial na percepção dos acadêmicos estudados.<hr/>This research aimed to analyze the positives and negatives points of initial formation offered by a degree Course in Physical Education of a public university in Southern Brazil in the perception of academics. The investigation was characterized by the phenomenological approach in the form of a case study with a qualitative approach. The instrument for information collection was a questionnaire with open questions. The interpretation of information was content analysis. Participants were 20 academics of 8th semester of a degree in Physical Education from. It was concluded that it was possible to identify several positive points (15) and negative (13) of initial formation in perceptions of academic studied. <![CDATA[Saberes da vida: os camponeses fora da escola]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-60592013000300010&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo discute e problematiza sobre saberes camponeses que, por sua vez, implicam conhecimentos e experiências, considerando que as populações do campo, das florestas e das águas permaneceram à margem de políticas educacionais e agrícolas ao longo dos tempos no Brasil e, assim, foram dando “um jeito na vida”. O ocultamento dessa categoria mostra também a pobreza da teoria e a dupla face da ciência que pouco os considera enquanto conhecedores e inventores de tecnologias utilizadas em vista da sobrevivência. Diante disso, na atualidade, persistem dois antagonismos: o agronegócio versus o campesinato; e o fechamento de escolas do/no campo em oposição à política nacional de educação do campo, proposta e forjada por movimentos populares do campo, com enormes desafios postos.<hr/>This paper discusses and problematizes knowledge about peasants who, in turn, imply knowledge and experiences, considering that rural populations, forests and water remained in the margins of educational policies and agricultural over time in Brazil, and so were giving “a way in life.” The concealment of this category also shows the poverty of theory and double face of science that considers the bit as knowledgeable and inventors of technologies used in view of survival. Thus, at present there are two antagonisms: agribusiness versus the peasantry; and, the closing of schools of the field as opposed to national education policy field, and proposal forged by popular movements of the field, with huge challenges posed. <![CDATA[Arte na escola: espaço de construção de novas identidades?]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-60592013000300011&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este texto analisa as concepções sobre o ensino da Arte a partir das teorias de currículo no que se refere à contribuição para a formação de novas identidades. Discute, inicialmente, o ensino da Arte, suas compreensões e contribuições no processo de formação cultural. No tópico seguinte, situa o currículo como espaço de significação e produção de identidades e as possibilidades da formação de novas identidades culturais. Ao final, tece o contraponto entre o ensino da Arte e a construção de novas identidades, pontuando que as maiores possibilidades se abrem no âmbito da concepção do ensino da Arte como conhecimento, que se fundamenta na visão pós-crítica de currículo.<hr/>This text analyzes the conceptions about teaching Art from the theories of curriculum in terms of contributing to the formation of new identities. Discusses initially teaching Art, their understanding and contribution to the cultural formation process. In the next topic, situates the curriculum as an area of significance and production of identities and the possibilities of the formation of new cultural identities. At the end, describes the contrast between the teaching Art and the construction of new identities, pointing out that the greatest opportunities in this respect within the open teaching conception of Art as knowledge, which is based on the post-critical view of curriculum. <![CDATA[Formação de professores: por uma ressignificação do trabalho pedagógico na escola]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-60592013000300012&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este texto analisa as concepções sobre o ensino da Arte a partir das teorias de currículo no que se refere à contribuição para a formação de novas identidades. Discute, inicialmente, o ensino da Arte, suas compreensões e contribuições no processo de formação cultural. No tópico seguinte, situa o currículo como espaço de significação e produção de identidades e as possibilidades da formação de novas identidades culturais. Ao final, tece o contraponto entre o ensino da Arte e a construção de novas identidades, pontuando que as maiores possibilidades se abrem no âmbito da concepção do ensino da Arte como conhecimento, que se fundamenta na visão pós-crítica de currículo.<hr/>This text analyzes the conceptions about teaching Art from the theories of curriculum in terms of contributing to the formation of new identities. Discusses initially teaching Art, their understanding and contribution to the cultural formation process. In the next topic, situates the curriculum as an area of significance and production of identities and the possibilities of the formation of new cultural identities. At the end, describes the contrast between the teaching Art and the construction of new identities, pointing out that the greatest opportunities in this respect within the open teaching conception of Art as knowledge, which is based on the post-critical view of curriculum. <![CDATA[Extensão universitária: uma questão em aberto]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-60592013000300013&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este texto analisa as concepções sobre o ensino da Arte a partir das teorias de currículo no que se refere à contribuição para a formação de novas identidades. Discute, inicialmente, o ensino da Arte, suas compreensões e contribuições no processo de formação cultural. No tópico seguinte, situa o currículo como espaço de significação e produção de identidades e as possibilidades da formação de novas identidades culturais. Ao final, tece o contraponto entre o ensino da Arte e a construção de novas identidades, pontuando que as maiores possibilidades se abrem no âmbito da concepção do ensino da Arte como conhecimento, que se fundamenta na visão pós-crítica de currículo.<hr/>This text analyzes the conceptions about teaching Art from the theories of curriculum in terms of contributing to the formation of new identities. Discusses initially teaching Art, their understanding and contribution to the cultural formation process. In the next topic, situates the curriculum as an area of significance and production of identities and the possibilities of the formation of new cultural identities. At the end, describes the contrast between the teaching Art and the construction of new identities, pointing out that the greatest opportunities in this respect within the open teaching conception of Art as knowledge, which is based on the post-critical view of curriculum.