Scielo RSS <![CDATA[Roteiro]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=2177-605920140002&lang=es vol. 39 num. 02 lang. es <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <link>http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-60592014000200001&lng=es&nrm=iso&tlng=es</link> <description/> </item> <item> <title><![CDATA[Os impactos da avaliação externa sobre o trabalho de professores na rede estadual paulista]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-60592014000200002&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este artigo teve por objetivo discutir a percepção de professoras dos anos iniciais do ensino fundamental da rede estadual paulista acerca da avaliação externa no âmbito do Plano de Qualidade da Escola, apresentado pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (SEE/SP). Investigou, por meio de entrevistas semiestruturadas e análise documental, como as professoras se referem às políticas de avaliação em larga escala e aos impactos desse tipo de avaliação sobre o trabalho docente. Concluiu que o discurso das professoras a respeito da avaliação em larga escala está profundamente impactado pela política de bonificação por resultados empreendida pela SEE/SP, o que afeta o exercício profissional e forja novas subjetividades e modos de se relacionarem com a profissão.<hr/>This article aimed to discuss the teachers perception of the early years of elementary teaching of state public about the external evaluation in the context of the Quality Plan of the School, presented by the Secretary of Education of the State of São Paulo (SEE/SP). It investigated, through semi-structured interviews and documentary analysis, how teachers relate to assessment policies on a large scale and the impacts of this type of assessment on the teaching work. It concluded that the discourse of the teachers about the evaluation on a large scale is deeply impacted by the bonus policy per results ndertaken by SEE/SP, which affects the professional exercise and produces new subjectivities and modes of relating to the profession. <![CDATA[Os profissionais da educação e as avaliações externas de aprendizagem: uma comparação entre Rio de Janeiro e Duque de Caxias]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-60592014000200003&lng=es&nrm=iso&tlng=es Os sistemas externos de avaliação da aprendizagem são parte das políticas educacionais dos anos 1990 e não são consenso no campo educacional. Ao mesmo tempo em que recebem análises valorativas, são criticados como instrumentos de controle da autonomia docente. Essas contradições colocam a escola em posição liminar: precisa responder às iniciativas governamentais e equacionar os processos de aceitação e resistência. Este trabalho, com base em oito grupos focais, discute essas questões no Rio de Janeiro e em Duque de Caxias. É possível afirmar que as avaliações externas são eventos extraordinários, mas têm influenciado as interações na escola. Há mudanças na distribuição do conhecimento e na orientação para as provas; também existe desconhecimento sobre as avaliações e a política educacional.<hr/>The public systems of educational evaluation are part of the educational policies of the 1990’s and are not consensus in the education. At the same time they are positively viewed, are criticized as instruments of control of teaching autonomy. These contradictions place the school in a complex position: they must respond to government initiatives and manage the processes of acceptance and resistance. This work, based on eight focus groups, discusses these changes in Rio de Janeiro and Duque de Caxias. It is possible to affirm that the external evaluations are extraordinary events to the school, paradoxically, have influenced the interactions in the school. There are changes in the distribution of knowledge and teaching to the test, there is also incomprehension about evaluations and educational policy. <![CDATA[“Avaliação: te olhei por um monóculo e enxerguei a prova”]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-60592014000200004&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este trabalho desdobrou-se de uma dissertação de mestrado, que tem como desenho de pesquisa a investigação dos movimentos da política de avaliação a partir da mudança curricular na Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro (SME/RJ). Apoiada nas discussões de Ball (1992), utilizo o Ciclo de Políticas como modelo analítico para entender o processo de articulação entre esferas políticas. Assim, concebo a relação entre currículo e avaliação como lugar de negociação, embates e disputas, no qual analiso os sentidos de uma prática avaliativa padronizada e sua relação com a produção curricular. Portanto, argumento que essa política criou um consenso hegemônico quanto à avaliação como competência técnica, partir da inversão do sentido de qualidade traduzido no discurso do texto político.<hr/>This work unfolded in a dissertation, whose research design investigating the movements of an evaluation policy from the curriculum change at the Municipal Secretariat of Education of Rio de Janeiro (SME/RJ). Funded in discussions of Ball (1992), I use the Cycle Policy as an analytical model to understand the process of articulating political spheres. Thus, I conceive the relationship between curriculum and assessment as a place of trading, conflicts and disputes, in which I analyze the meanings of a standardized assessment practice and its relation to curriculum production. Therefore, I argue that this policy has created an hegemonic consensus on the evaluation and technical competence from the reversal of quality of political discourse in translated text. <![CDATA[Avaliação em larga escala no Brasil: potencial indutor de qualidade?]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-60592014000200005&lng=es&nrm=iso&tlng=es O propósito deste ensaio foi trazer à baila a avaliação em larga escala em uma perspectiva analítica que situe seu potencial indutor de qualificação educacional. Procuramos evidenciar e problematizar a avaliação demandada pelo projeto social vigente. Em seguida, trouxemos aproximações conceituais das avaliações em larga escala, bem como seus objetivos enquanto política pública. Evidenciamos, também, as características das avaliações em larga escala na educação básica pós-década de 1990 e problematizamos que a imposição dos valores da competência e do desempenho forjam um pensamento único, traduzido como legítimo.<hr/>The goal of this essay was to bring into discussion the large scale evaluation in an analytical perspective that situates its inductive potential of educational qualification. We aimed to attest and problematize the evaluation demanded by the current social project. Next, we brought out conceptual approaches of the large scale evaluation, as well as, its objectives as a public policy. We also attested the characteristics of the large scale evaluations in the basic education after the decade of 1990, and we problematized that the imposition of values from the qualification and the performance compose a single idea, translated as legitimate. <![CDATA[Currículo e avaliação externa na rede municipal de ensino de São Paulo: reducionismo ou imbricações?]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-60592014000200006&lng=es&nrm=iso&tlng=es O presente artigo teve como objetivo problematizar a disseminação das avaliações externas nas redes de ensino, particularmente no que se refere aos seus potenciais impactos sobre o currículo, a partir da investigação da política curricular para o ensino fundamental na Rede Municipal de Ensino de São Paulo, a partir da metodologia da análise documental, observando a política de avaliação dessa rede. Utilizou-se como base teórica os aportes de Lukács (2010) e Madaus (1988). Os resultados mostraram não ser possível afirmar uma relação de redução curricular quanto à elaboração das políticas, mas uma imbricação entre ambas.<hr/>This paper disentangled how external tests have been used as public school assessment. Notably, analysis focuses on potential changes on curriculum. This was made observing policy adopted by Secretary of Education in Sao Paulo City, through Secreatary documents related with evaluation policy. The approach follows theory present by Lukács (2010) and Madaus (1988). Results indicate that in one hand there was no compression of curriculum favoring subjects on tests. On the other hand, it can be rejected that tests are considered in other elements of curriculum policy. <![CDATA[Balanço de pesquisas sobre o ENEM: considerações sobre a constituição política das avaliações externas]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-60592014000200007&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este artigo objetivou analisar a produção de dissertações e teses sobre o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), com o intuito de discutir as tendências e as abordagens desse tema no campo acadêmico, de acordo com trabalhos que são referência para os balanços bibliográficos, como Barreto e Pinto (2001). A escolha do tema se justifica pela centralidade que essa avaliação vem assumindo na formulação e implementação das políticas públicas relacionadas à educação. A partir da análise dos trabalhos encontrados, foi possível perceber a ausência de autores que discutem o ENEM como política educacional. Tal abordagem pode considerar alguns aspectos políticos constitutivos do ENEM, como a introdução da lógica mercadológica na educação e de noções de eficiência e qualidade.<hr/>This article’s main objective was to analyze the production of dissertations and theses regarding the High School’s National Exam - Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), in order to discuss trends and approaches on this subject in the academic field, using as a base papers that are reference on bibliographic balances, such as, for example, the work of Barreto e Pinto (2001). The choice of subject is justified by the centrality that this evaluation has assumed in the formulation and implementation of public policies related to education. From the analysis of the studies found, it was possible to detect a certain lack of studies that discuss the ENEM as an educational policy per se. Such an approach can lead to a disregard of some political aspects constituting the ENEM such as the introduction of market logic in education and notions of efficiency and quality. <![CDATA[A percepção dos professores em relação ao sistema de avaliação normatizado pela academia da polícia militar, com foco na avaliação da aprendizagem]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-60592014000200008&lng=es&nrm=iso&tlng=es O estudo analisou a percepção dos professores em relação ao sistema de avaliação normatizado pela Academia da Polícia Militar (PM), centrado na avaliação da aprendizagem, visando compreender características inovadoras e entraves do processo. Trata-se de estudo de caso constituído por 8 docentes da 103ª Companhia de Ensino e Treinamento do 10º Batalhão da PM de Minas Gerais, em Montes Claros. Na coleta de dados, aplicou-se entrevista semi-estruturada. Os docentes reconhecem a avaliação da aprendizagem como essencial no processo educativo e a desenvolvem de forma tradicional, enquanto poucos discordam da supervalorização dos exames em detrimento dos aspectos formativos. A maioria diz que a flexibilidade das normas possibilitaria a autonomia na tomada das decisões para melhorar a aprendizagem.<hr/>The study analyzed the perceptions of teachers in relation to the evaluation system standardized by the Academy of Military Police (MP), centered on the assessment of learning, aiming to understand innovative features and obstacles in the process. This is a case study consisting of 8 teachers from 103rd Air Education and Training Company of the 10th Battalion of the Military Police of Minas Gerais, in Montes Claros. In the data collection was applied semi-structured interview. Teachers recognize learning assessment as essential to the educational process and develop the traditional way, while a few disagree with the overvaluation of the exams at the expense of formative aspects. Most say that the flexibility of standards would enable autonomy in decision making to enhance learning. <![CDATA[A problematização como possibilidade avaliativa em artes visuais: apontamentos a partir de uma perspectiva pós-moderna]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-60592014000200009&lng=es&nrm=iso&tlng=es Propusemo-nos a pensar, neste artigo, sobre o cenário contemporâneo e a produção de subjetividades, elencando a partir disso alguns pontos que nos incitaram a trazer a problematização como possibilidade avaliativa. A partir de Bauman (2007), Veiga Neto (2002) e Agamben (2009) traçamos as linhas que compõem o espaço e o tempo contemporâneo, e a partir de Guattari e Rolnik (2010) pensamos a produção das subjetividades nesse contexto. A avaliação de modo geral e a avaliação em artes visuais em particular são mapeadas a partir de autores como Sacristán (1998), Zabala (1998), Pimentel (2009) e Tourinho (2010). A partir de Deleuze (1988-1989, 1999), e Foucault (2004), pensamos o conceito de problematização, esboçando possibilidades para pensar a avaliação e a própria educação na contemporaneidade.<hr/>Through this paper, we discussed about the contemporary scenario and subjectivities’ production, and we also listed some points which incited to bring problematization as a possibility of evaluation. Starting on Bauman (2007), Veiga Neto (2002) and Agamben (2009), we traced the lines which compose contemporary space and time, and through Guattari and Rolnik (2010) we thought about subjectivities’ production on this context. Some points about evaluation in general terms and about evaluation on visual arts, in particular, are mapped with the help of authors such as Sacristán (1998), Zabala (1998), Pimentel (2009) and Tourinho (2010). Through Deleuze (1988-1989, 1999) and Foucault (2004) we thought about the concept of problematization, sketching some possibilities to think evaluation and education on the contemporaneity. <![CDATA[Qualidade em pauta: os periódicos jornalísticos e o monitoramento da qualidade da educação]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-60592014000200010&lng=es&nrm=iso&tlng=es Neste artigo, analisou-se a relação entre os periódicos jornalísticos e a política de monitoramento da qualidade da educação no Brasil. A partir de pesquisa bibliográfica, o texto discute que, para além das possibilidades de utilização desses periódicos como fontes na pesquisa em Educação, alguns aspectos da política de monitoramento da qualidade da educação estabelecem, de antemão, íntimas relações entre Estado, Política Educacional e atividade jornalística. Isso ocorre quando a atividade jornalística toma como objeto a divulgação de dados gerados por avaliações em larga escala. Tomam-se como bases o conceito de cotidianidade proposto por Heller (2000) e a literatura acerca da imprensa como fonte de pesquisa (MACHADO, 2007; ARAÚJO; GATTI JÚNIOR, 2002). Ao compreender os periódicos jornalísticos como veículos que inserem o tema da qualidade da Educação, na vida cotidiana, o texto evidencia as novas relações entre Estado, política educacional e atividade jornalística, bem como as lacunas no conhecimento acerca dessa relação.<hr/>This study examined the relationship between journalistic periodicals and education quality monitoring policy in Brazil. From bibliographic content research, this text analyzes that beyond the possibilities of use of newspapers as sources of research in education, some aspects of education quality monitoring policy previously establish intimate relations between State, educational Policy and journalistic activity. This happens when journalistic activity sets as its object the dissemination of data generated from large-scale assessments. We choose as basis of this study the concept of everydayness proposed by Agnes Heller (2000) and the literature about the Press as a research resource (MACHADO, 2007; ARAÚJO; GATTI JÚNIOR, 2002). Understanding journalistic periodicals as vehicles that enter the discussion about the quality of education in everyday life, this article shows the new relationships between state educational policy and journalism, as well as gaps in knowledge about this relationship. <![CDATA[O conceito de verdade e a dimensão estética na arte e no ensino de filosofia]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-60592014000200011&lng=es&nrm=iso&tlng=es Realizou-se pesquisa qualitativa bibliográfica com o intuito de discutir o conceito de verdade no ensino de Filosofia, com foco na importância da dimensão estética em contraste com a dimensão formal do conceito de verdade. Poderia o conceito de verdade ser ensinado por meio da arte? Mais do que isso, seria realmente possível, de acordo com Nietzsche, falar em verdade, mesmo na dimensão estética? De fato, para Nietzsche, a verdade não pode ser limitada a uma dimensão absoluta e derradeira. Essas questões orientaram o presente artigo, que se inicia com uma revisão de literatura e, na sequência, discute o conceito de verdade, incluindo seus impactos no ensino de Filosofia.<hr/>This essay is a qualitative bibliographic research that aimed to discuss the concept of truth in the teaching of Philosophy, with focus on the importance of the aesthetic dimension in contrast to the formal dimension of the concept of truth. Nevertheless, could truth be taught through art? Even more than that, according to Nietzsche, is it really possible to talk about truth, even in terms of aesthetics? In fact, for Nietzsche, the truth cannot be surely limited to an absolute and ultimate dimension. Those issues guided the current essay, which starts doing a literature review and, following that, it is discussed the concept of truth, including its impacts to the teaching of Philosophy. <![CDATA[O museu virtual de arte como espaço de educação estética]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-60592014000200012&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este artigo discutiu possibilidades de educação estética, tomando por amostra museus disponibilizados na Internet em domínio brasileiro (.br). O objetivo foi compreender como as experiências de alunos de Licenciatura em Artes Visuais, com museus virtuais, interferem em seus processos de formação e quais possibilidades de educação estética se apresentam nesses espaços. A investigação caracteriza-se como pesquisa-ação. Os dados foram coletados em um curso no qual participaram 11 alunos de graduação. Os encontros foram registrados em áudio dos diálogos reflexivos e registros escritos nos fóruns e e-portfólios. As análises apontaram que as concepções de museus virtuais estão permeadas pelas práticas presenciais e que há uma gama de possibilidades de educação estética em museus virtuais.<hr/>This article discussed possibilities of aesthetic education, taking for sampling museums available on the Internet at Brazilian domain (.br). The goal was to understand how the experiences of students of Graduation in Visual Arts, with virtual museums, interfere in their formation processes and possibilities of aesthetic education is present in these spaces. The research is characterized as action research. The data were collected on a course attended by 11 undergraduate students. The meetings were recorded on audio of reflexive dialogs and written records in forums and e-portfolios. The analyses pointed out that the concepts of virtual museums are permeated by presential practices and there is a range of possibilities of aesthetic education in virtual museums. <![CDATA[A interseção entre raça e pobreza na trajetória escolar de jovens negros]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-60592014000200013&lng=es&nrm=iso&tlng=es A narrativa dos caminhos percorridos por jovens no processo de escolarização fornece elementos importantes para a compreensão dos fatores intervenientes e/ou determinantes do sucesso ou fracasso escolar entre estudantes negros. Estudos indicam que, mesmo controlando as variáveis de origem social, ainda há diferenciais significativos no processo de escolarização formal entre brancos e negros. Assim, o artigo analisou quais fatores explicam trajetórias educacionais marcadas pelas desigualdades sociorraciais. Os conceitos de habitus, capital social, cultural e simbólico forneceram balizas analíticas para a investigação. Todos os agentes, de um modo geral, pertencem a famílias com baixo capital econômico, cultural e social. O estudo evidenciou similitudes e dessemelhanças nos caminhos percorridos no interior do sistema escolar pelos jovens negros das camadas populares. O texto sugere que aspectos intrafamiliares e sociocomunitários são relevantes para entender diferentes percursos trilhados pelos indivíduos no sistema educacional.<hr/>The narrative of the paths taken by young people in the schooling process provides important elements for understanding the factors involved and/or determinants of school success or failure among black students. Studies indicate that even controlling the variables of social origin, there are still significant differences in process of formal schooling between blacks and whites. Thus, the article analyzed which factors explain educational trajectories marked by socio-racial inequalities. The concepts of habitus, social, cultural and symbolic capital provide beacons for analytical research. All agents, generally belong to families with low economic, cultural and social capital. The study showed similarities and dissimilarities on the paths taken inside the school system by black young classes. The text suggests that family and socio-community aspects links are relevant to the understanding of different paths trodden by the individuals in the education system. <![CDATA[Criação de sensibilidade para se reconhecer e cuidar como corporeidade]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-60592014000200014&lng=es&nrm=iso&tlng=es A tradicional concepção dualista de ser humano é ainda recorrente nas prá­ticas educativas escolares. Esse déficit nas experiências formativas, quanto à sensi­bilização para cuidar/respeitar o corpo e a corporeidade, faz crescer a concepção de gestão da vida como circunscrita ao âmbito individual. O estudo teve como base a buscagem em referenciais teóricos e como objetivo investigar se estratégias educacio­nais, no contexto da complexidade e da atitude transdisciplinar, possibilitam a criação de sensibilidade para que crianças aceitem, respeitem e cuidem de sua corporeidade. Concluímos que é possível controlar e ajustar o corpo às aspirações de reconheci­mento via intervenção e reconstrução; como alternativa, sugerimos a atitude trans­disciplinar que, ao convidar para reflexões e envolvimentos, pode redimensionar as experiências formativas; a sensibilidade do cuidado requer a construção de saberes e uma compreensão aprofundada da complexidade da realidade humana.<hr/>The traditional dualistic conception of human being is still recurrent in educational practices in schools. This deficit in formative experiences, about the sen­sitization to care/respect the body and the corporeality, increases the management of life conception as limited to the individual. The study was based on the search for theoretical references and as objective to investigate whether educational strategies, in the context of complexity and transdisciplinary attitude, allow the creation of sensitivity to children accept, respect and care for their corporeality. We conclude that it is possible to control and adjust the body to the aspirations of recognition by intervention and reconstruction; as an alternative, we suggest the transdisciplinary attitude that, inviting to reflection and involvement, can resize the formative experiences; the sensitivity of care requires the construction of knowledge and a thorough understanding of the complexity of human reality. <![CDATA[O poder da educação e o lugar da aprendizagem na sociedade do conhecimento: uma síntese]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-60592014000200015&lng=es&nrm=iso&tlng=es A tradicional concepção dualista de ser humano é ainda recorrente nas prá­ticas educativas escolares. Esse déficit nas experiências formativas, quanto à sensi­bilização para cuidar/respeitar o corpo e a corporeidade, faz crescer a concepção de gestão da vida como circunscrita ao âmbito individual. O estudo teve como base a buscagem em referenciais teóricos e como objetivo investigar se estratégias educacio­nais, no contexto da complexidade e da atitude transdisciplinar, possibilitam a criação de sensibilidade para que crianças aceitem, respeitem e cuidem de sua corporeidade. Concluímos que é possível controlar e ajustar o corpo às aspirações de reconheci­mento via intervenção e reconstrução; como alternativa, sugerimos a atitude trans­disciplinar que, ao convidar para reflexões e envolvimentos, pode redimensionar as experiências formativas; a sensibilidade do cuidado requer a construção de saberes e uma compreensão aprofundada da complexidade da realidade humana.<hr/>The traditional dualistic conception of human being is still recurrent in educational practices in schools. This deficit in formative experiences, about the sen­sitization to care/respect the body and the corporeality, increases the management of life conception as limited to the individual. The study was based on the search for theoretical references and as objective to investigate whether educational strategies, in the context of complexity and transdisciplinary attitude, allow the creation of sensitivity to children accept, respect and care for their corporeality. We conclude that it is possible to control and adjust the body to the aspirations of recognition by intervention and reconstruction; as an alternative, we suggest the transdisciplinary attitude that, inviting to reflection and involvement, can resize the formative experiences; the sensitivity of care requires the construction of knowledge and a thorough understanding of the complexity of human reality.