Scielo RSS <![CDATA[Roteiro]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=2177-605920150001&lang=pt vol. 40 num. 1 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[School management and education in Latin America: an analysis of reality from politics]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-60592015000100011&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt En el contexto del mundo del trabajo, podemos decir que la característica principal es la producción de fuerza capitalista, que han tomado la forma de mercancía, por lo que el trabajador es un simple objeto de la producción y la escuela posee un modelo de gestión en condiciones de producción. Este artículo tiene la intención de pensar la escuela como un lugar de tolerancia y de respeto que propicie el desarrollo de una cultura democrática, por lo que su funcionamiento alienta la participación de todos en la toma de decisiones. El trabajo de la escuela, desde la gestión, en muchas ocasiones, pierde el sentido de espacio de intercambio, construcción y relación social y se asume en las condiciones del mercado y de la producción. <hr/>In the context of the world of work is the main feature that capitalist production force has taken the form of market workers and thus become a mere object of production. Thus, the school plays a management model in terms of production. This paper proposes think the school as a place of tolerance and respect encouraging the development of a democratic culture, so that it does encourage the participation of all in decision-making. The schoolwork done in management, most of the times, lost sense of swap space, construction, and social relationship and is taken in terms of market and production. <![CDATA[Rankings acadêmicos na educação superior brasileira: a emergência de um campo de estudo (1995-2013)]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-60592015000100031&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Diante do fenômeno da expansão dos rankings acadêmicos no âmbito global, aborda-se o estado da questão sobre rankings na educação superior brasileira. A tímida produção científica localizada foi agrupada em três momentos: iniciativas pioneiras na construção de rankings (1995-1997); rankings e avaliação da educação superior (2003-2011); e, rankings no contexto da universidade de classe mundial (2008-2013). Constatou-se que, embora seja um campo de estudos emergente, o aprofundamento dos rankings acadêmicos não tem despertado o interesse dos pesquisadores das Ciências da Educação, fato que se revela na reduzida literatura acadêmica, nas lacunas existentes em termos de assuntos inexplorados, na inexistência de grupos de pesquisa sobre o tema em questão.<hr/>Given the expansion of the academic rankings' phenomenon, on the global range, we discuss the state of the question about the rankings in brazilian higher education. The timid scientific production located was divided into three phases: pioneering initiatives in the construction of rankings (1995-1997); rankings and evaluation of the higher education (2003-2011); rankings in the context of the world-class university (2008-2013). It was found that although this is an emerging field of study, the deepening of the academic rankings has not attracted the interest of the researchers of Educational Sciences, a fact that we can see in the reduced academic literature, in the existing gaps on unexplored issues, in the lack of research groups on the topic in question. <![CDATA[O parfor e sua operacionalização em Mato Grosso do Sul (2009-2011)]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-60592015000100051&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo teve como objeto a operacionalização do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor), entre 2009 e 2011, em Mato Grosso do Sul. Para tanto, analisou o Parfor no contexto das políticas de formação de professores dos governos Lula da Silva e Dilma Rousseff, e sua operacionalização em Mato Grosso do Sul, com base em documentos e entrevistas realizadas com seus dirigentes. A análise revela as dificuldades dos cursistas para frequentar os cursos, em razão das precárias condições oferecidas pelo Governo estadual para a adesão de seu quadro docente ao Programa. Nesse sentido, tornou-se responsabilidade dos cursistas a criação de condições para a sua permanência no Programa, descaracterizando-se, portanto, a responsabilidade do Estado com a sua formação.<hr/>This article is about the implementation of the National Plan for Training of Basic Education Teachers (Parfor), between 2009 and 2011, in Mato Grosso do Sul. Therefore, it analyzes the Parfor inside the context of the teacher training politics from Governments Lula da Silva and Dilma Rousseff, and its implementation in Mato Grosso do Sul, based on documents and interviews made with its leaders. The analysis shows the difficulties of the course participants to attend courses on account of to the precarious conditions offered by the state Government for the accession of its faculty to the Program. In this sense, become the responsibility of the course participants to create conditions for their stay in the Program, mischaracterizing, therefore, the State's responsibility with their training. <![CDATA[Formação na licenciatura: representações sociais de estudantes]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-60592015000100079&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt As representações sociais de formação na licenciatura construídas por estudantes de uma instituição pública federal são o objeto de discussão deste artigo, resulta de uma pesquisa qualitativa desenvolvida com estudantes de cursos de licenciatura da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), em Recife. Realizamos dois grupos focais, dos quais participaram estudantes das áreas de Ciências Humanas, Exatas e Saúde. Os resultados apontaram representações sociais centradas em alguns pontos, a saber: descoberta do aluno como sujeito de saber e lugar da aprendizagem técnica ou transposição do conteúdo específico, instrumentalização do docente. Admitimos que as representações sociais evidenciadas neste artigo possam contribuir para se (re) pensar o processo formativo dos futuros professores da educação básica. <hr/>Social representations constructed by training on undergraduate students from a public institution is the subject of this article. Results of a qualitative survey of students in undergraduate programs at the Federal University of Pernambuco (UFPE), Recife. We conducted two focus groups, the students who participated in the areas of Humanities, Exact and Health. The results showed centric social representation in some spots, namely: the discovery of the student as an individual with knowledge and technical learning or place of transposition of specific content, instrumentalization of teaching. Admit that social representations made in this article may contribute to (re) formation process for prospective teachers of basic education thinking. <![CDATA[Livros didáticos de biologia e a história da ciência]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-60592015000100101&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O presente trabalho apresenta resultados de uma pesquisa que envolveu o livro didático de Biologia e a História da Ciência (HC). A escolha do tema baseou-se na importância dos livros didáticos para professores e alunos durante o processo de ensino-aprendizagem, bem como na recomendação de documentos oficiais para um ensino contextualizado historicamente, uma vez que essa perspectiva contribui para uma compreensão mais adequada da produção do conhecimento científico. O objeto de investigação constitui-se de uma coleção composta por três livros didáticos de Biologia. A coleta de dados ocorreu por meio de uma ficha elaborada para essa finalidade. Os resultados mostraram que ainda é tímida a inserção de uma visão historicamente contextualizada na abordagem dos conteúdos veiculados pelos livros didáticos analisados.<hr/>This paper presents the results of a study of Biology textbooks and the History of Science (HS). The theme was chosen because of the importance of textbooks for teachers and students in the teaching and learning process, and because official documents call for a historically contextualized education, given that this perspective contributes to a more suitable understanding of the production of scientific knowledge. The object of the study was a collection composed of three Biology textbooks. The data collection involved the use of a form prepared for this purpose. The results of the analysis showed that in the books analyzed a historically contextualized view has only a timid insertion in the approach to the content presented. <![CDATA[Avaliação e qualidade: diferentes percursos na educação básica]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-60592015000100127&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt As questões envolvendo a avaliação e a qualidade continuam na centralidade das políticas educacionais brasileiras, e são também objeto de muitos trabalhos científicos. Este texto discute sobre as interlocuções da avaliação e da qualidade no contexto da Educação Básica (EB), demarcando as diferentes trajetórias entre as etapas que compõem esse nível de ensino. Consideram-se como aportes as produções acadêmicas e a legislação brasileira, bem como as articulações entre as temáticas na perspectiva de sua relevância para as políticas educacionais contemporâneas. Aponta-se, então, para a necessidade de um posicionamento dos diferentes atores sociais acerca dos processos de avaliação da qualidade, que precisam estar articulados às finalidades da educação.<hr/> Abstract: The questions involving the evaluation and the quality continue in the centrality of Brazilian educational policies, and they are also object of many scientific papers. This text discusses the interlocutions of the evaluation and the quality in the context of Basic Education (BE), demarcating the different routes between the stages which compose this level of teaching. The academic productions and the Brazilian legislation are considered to be contribution, as well as the articulations between the themes in the perspective of their relevance to the contemporary educative policies. Therefore, it is worth pointing out the necessity of a positioning of the different social actors about the processes of evaluation of quality, which need to be articulated to the purposes of education. <![CDATA[Institucionalização de sistemas municipais de educação: concepções e complexidade]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-60592015000100149&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este trabalho discute concepções e aspectos da complexidade histórica quanto à gestão da educação municipal brasileira, abordando o processo de institucionalização efetiva de sistemas municipais de educação. Com base em pesquisa bibliográfica e análise documental, são destacadas condições e desafios, fragilidades e potencialidades que permeiam a existência dos municípios e sua atuação na educação. Sua relevância está, então, em discutir processos, políticas e ações para que essas esferas participem do processo da garantia do direito à educação. Nesse contexto, a institucionalização de sistemas municipais passa a ser questão relacionada ao pacto federativo e ao regime de colaboração, extrapolando a política ou programas de municipalização, visando firmar a autonomia na gestão.<hr/>This paper discusses concepts and aspects of historical complexity regarding the management of Brazilian municipal education, focusing on the process of effective institutionalization of municipal education systems. Based on a literature review and document analysis, conditions and challenges, and potentialilies and weaknesses that permeate the existence of municipalities and their role in education are highlighted. Its relevance is, then, to discuss processes, policies and actions for these spheres participate in the process of ensuring the right to education. In this context, the institutionalization of municipal systems becomes a question related to the federal agreement and collaboration system by extrapolating policy or municipalization programs aiming to establish autonomy in management. <![CDATA[Institucionalização de sistemas municipais de educação: concepções e complexidade]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-60592015000100169&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este trabalho discute concepções e aspectos da complexidade histórica quanto à gestão da educação municipal brasileira, abordando o processo de institucionalização efetiva de sistemas municipais de educação. Com base em pesquisa bibliográfica e análise documental, são destacadas condições e desafios, fragilidades e potencialidades que permeiam a existência dos municípios e sua atuação na educação. Sua relevância está, então, em discutir processos, políticas e ações para que essas esferas participem do processo da garantia do direito à educação. Nesse contexto, a institucionalização de sistemas municipais passa a ser questão relacionada ao pacto federativo e ao regime de colaboração, extrapolando a política ou programas de municipalização, visando firmar a autonomia na gestão. <![CDATA[Os desafios do cotidiano educacional: o caso da educação física]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-60592015000100187&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este estudo teve como objetivo identificar e analisar os desafios percebidos pelos professores de Educação Física no cotidiano de suas práticas pedagógicas na escola. O caminho metodológico adotado seguiu os pressupostos da abordagem qualitativa do tipo estudo de caso. O campo de estudo foi uma escola pública de Santa Maria, RS, tendo as informações coletadas por meio de uma entrevista semiestruturada, realizada com três professores de Educação Física do ensino fundamental. Para analisar as informações coletadas, foi utilizada a análise de conteúdo. Concluímos que os principais desafios encontrados são a falta de espaço físico e material, a desvalorização da Educação Física, a falta de união e companheirismo entre os professores, os baixos salários, as limitações quanto à maneira de o professor desenvolver suas aulas, a indisciplina e violência entre os alunos e as dificuldades de não disporem de tempo para refletir e trocar experiências.<hr/>This study aimed to analyze the challenges perceived by Physical Education teachers in their everyday teaching practices in the school. The methodological tramp adopted followed the assumptions of a qualitative approach case study. The field study was a public school in Santa Maria, RS with the information collected through semistructured interviews held with three physical education teachers in elementary school. To analyze the information collected was used to content analysis. It was concluded that the main challenges encountered are lack of physical space and equipment, depreciation of physical education, lack of unity and fellowship among teachers, low wages, limitations on the way the teacher developing lessons, indiscipline and violence among students and difficulties they have no time to reflect and share experiences. <![CDATA[Políticas de avaliação de investigadores no México]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-60592015000100207&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Doutor Jaime Moreles Vázquez é Professor da Faculdade de Pedagogia da Universidade de Colima, México. Pertence ao Sistema Nacional Investigadores, nível 1, do Conselho Nacional de Ciência e Tecnología (Conacyt). Seus estudos oferecem importantes recursos teóricos e conceituais para compreender o uso da investigação, as políticas educativas e as práticas científicas. Sobre esses tópicos, publicou artigos em revistas especializadas, livros e capítulos de livros, destacando-se, entre eles: Productivismo: ¿Publish or Perish o Publish and Prosper?, la distorsión de las prácticas académicas y científicas; Sinéctica, publicado em 2015 pela Sinectica; El campo teórico de la política educativa y su objeto de estudio. Reflexiones a partir de la revisión de algunos estudios publicados en México, capítulo de livro, no prelo, pela Mercado de Letras. A entrevista que segue foi motivada pela participação do Professor Jaime no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade do Oeste de Santa Catarina, como Professor visitante do PPGEd, no período de 21 a 29 de março de 2015 e por sua participação no Seminário Internacional de Políticas e Processos Educativos: Avaliação e regulação da educação em contextos ibero e latino-americanos, promovido pelo PPGEd entre 30 e 31 de março de 2015, no qual proferiu palestra na sessão temática Políticas para qualidade e práticas educativas na educação superior. <![CDATA[Balanço da política educacional brasileira (1999-2009): ações e programas]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-60592015000100213&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Doutor Jaime Moreles Vázquez é Professor da Faculdade de Pedagogia da Universidade de Colima, México. Pertence ao Sistema Nacional Investigadores, nível 1, do Conselho Nacional de Ciência e Tecnología (Conacyt). Seus estudos oferecem importantes recursos teóricos e conceituais para compreender o uso da investigação, as políticas educativas e as práticas científicas. Sobre esses tópicos, publicou artigos em revistas especializadas, livros e capítulos de livros, destacando-se, entre eles: Productivismo: ¿Publish or Perish o Publish and Prosper?, la distorsión de las prácticas académicas y científicas; Sinéctica, publicado em 2015 pela Sinectica; El campo teórico de la política educativa y su objeto de estudio. Reflexiones a partir de la revisión de algunos estudios publicados en México, capítulo de livro, no prelo, pela Mercado de Letras. A entrevista que segue foi motivada pela participação do Professor Jaime no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade do Oeste de Santa Catarina, como Professor visitante do PPGEd, no período de 21 a 29 de março de 2015 e por sua participação no Seminário Internacional de Políticas e Processos Educativos: Avaliação e regulação da educação em contextos ibero e latino-americanos, promovido pelo PPGEd entre 30 e 31 de março de 2015, no qual proferiu palestra na sessão temática Políticas para qualidade e práticas educativas na educação superior.