Scielo RSS <![CDATA[Roteiro]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=2177-605920150002&lang=pt vol. 40 num. 2 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[Editorial]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-60592015000200241&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <![CDATA[Formação universitária e prática comunitária: o currículo das práticas comunitárias em universidades Argentinas]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-60592015000200245&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt En este trabajo se compara la curricularización de las prácticas comunitárias desarrolladas, en estos últimos años, en 7 (siete) universidades argentinas. Desde lo teórico, las producciones sobre instituciones educativas y sobre reformas curriculares que incluyen el trabajo comunitario, permitieron comprender la complejidad que suponía estos procesos. Desde lo metodológico, el empleo de fuentes documentales digitalizadas (normativas de creación y documentos de apoyo) disponibles en páginas web, posibilitó un primer acercamiento a estas reformas. Como resultado de este estúdio se pudo comprobar que los procesos de curricularización generaron cambios en la universidad, en lo relativo a la forma de relacionarse con la comunidad, en el formato curricular y en la estructura organizacional.<hr/>This article compares communitarian work as part of degree curriculum, developed in the latest years in 7 (seven) Argentinian universities. From a theoretical point of view, productions about educational institutions and curriculum`s reforms that include communitarian work, allows understanding the complexity that these processes suppose. From a methodological perspective, available documentary sources in web pages (creation rules and projects `supporting documents) make possible to know these reforms. To sum up this study verifies that communitarian work as part of curriculum generates changes in the way universities connect with community, the curriculum format and the organizational structure. <![CDATA[Da educação escolar à educação para o desenvolvimento: fundamentos filosófico-culturais]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-60592015000200273&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Nos nossos dias, não obstante as reformulações a que constantemente é sujeito, o sistema educativo, enquanto demasiado centrado na razão e nos conhecimentos teórico-científicos, continua a ser criticado pelo seu desajustamento à atual conceção holista do homem, da vida e do conhecimento. O exercício a que nos propomos neste ensaio procura evidenciar que o facto de alguns dos pressupostos da narrativa cultural e filosófica da modernidade continuarem a estar subjacentes ao sistema educativo atual explica, em grande medida, a manutenção do dito desajustamento. O texto sugere, ainda, a necessidade de uma recontextualização dessa narrativa como condição a uma nova conceção e ação educativas.<hr/>In spite of all the transformations it has gone under, the educational system continues being criticized for its maladjustment to the current holistic conception of man, life and knowledge, the reasons for criticism lying in its overly centering on reason, theoretical and scientific knowledge. This essay suggests that such maladjustment is maintained due to the fact that some of the assumptions of the cultural and philosophical narrative of modernity continue to underlie the current education system. The text further highlights the need for a re-contextualization of this narrative in order to promote a renewed conception of education and of educational action. <![CDATA[Para uma genealogia da escola primária rural: entre o espaço e a configuração pedagógica (São Paulo, 1889-1947)]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-60592015000200293&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Neste artigo problematiza-se a configuração da escola primária rural no Estado de São Paulo, no período de 1889 a 1947. Partindo do exame dos princípios de classificação adotados pelos órgãos da administração do ensino - nível de formação de professores, duração do curso primário, abrangência dos programas de ensino, localização das escolas e propostas pedagógicas -, discute-se no estudo sobre a produção da diferença entre a escola primária urbana e rural e a definição de propostas pedagógicas específicas que consolidaram uma identidade para as escolas rurais, muito além da localização espacial.<hr/>In this article it is discussed the configuration of the rural primary school in the State of São Paulo, in the period from 1889 to 1947. Based on the examination of the classification principles adopted by the management bodies of the school - teacher training level, duration of primary education, coverage of educational programs, location of schools and educational proposals - it is discussed in the study about the production of the difference between the urban and the rural primary schools and the definition of specific educational proposals that consolidated an identity for rural schools beyond the spatial location. <![CDATA[Formação docente na perspectiva da pedagogia das competências]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-60592015000200311&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O artigo aborda a formação docente na perspectiva da filosofia da educação, a fim de reconhecer o caráter instrumental presente na Pedagogia das Competências. Desse modo, o objetivo foi analisar quais as possibilidades e os limites das competências para a formação docente na perspectiva da teoria da ação comunicativa, de Jürgen Habermas. O referencial teórico é embasado na abordagem hermenêutico-reconstrutiva habermasiana, considerando a necessidade do restabelecimento de uma postura dialógica e crítico-emancipatória na formação docente. As discussões são centralizadas criticamente na teia que amarra a educação aos interesses do sistema, especialmente na tarefa de adaptar a sociedade e os cidadãos à ordem econômica vigente.<hr/>The article deals with the teacher's education on filosophy of education perspective, in order to meet the instrumental character present in the Pedagogy of Competences. This way, the goal was to analyze what are the possibilities and the limits of the competences for the teacher's education and the perspective of the theory of communicative action of Jürgen Habermas. The theoretical framework is based on Haberma's hermeneutic-reconstructive approach, considering need to restore a dialogic and critical-emancipatory approach in teacher's education. The discussions are centered critically on the ell that ties education to system interests, especially in the task of adapting society and citizens to the existing economic order. <![CDATA[Ciência(s) no contexto "pós": aspectos transicionais na produção do conhecimento científico]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-60592015000200333&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O artigo apresenta um estudo sobre os aspectos transicionais entre a Ciência Acadêmica e Pós-Acadêmica, a Ciência Normal e Pós-Normal, a Ciência Moderna e Pós-Moderna, e a Ciência Modo 1 e Modo 2. Das perspectivas que intencionam descrever as mudanças produzidas a partir da segunda metade do século XX, nas pesquisas científicas e tecnológicas, foram identificadas as noções de ciência que situam como elemento central desses processos uma complexa configuração das relações entre universidade, indústrias, governo e sociedade e nos modos de se fazer ciência em contextos nomeados "novos" e de prefixo "pós". A Ciência, do mesmo modo que a sociedade, pela sua dinâmica e movimento contínuo, apresenta-se em transição, e, portanto, há mudanças na produção do conhecimento científico.<hr/>This article presents a study on the transitional aspects of the Academic and Postgraduate Academic Science, Normal and Post-Normal science; Modern and Postmodern science and Science Mode 1 and Mode 2. Of the prospects that intend to describe the changes produced from the second half of the twentieth century, the scientific and technological research, in the the science notions that place as a central element of these processes a complex configuration of relations have been identified between universities, industries, government and society and in the ways of doing science in contexts named "new" and the prefix "post". Science, in the same way that society, by its dynamic and continuous movement, comes in transition and, therefore, there are no changes in the scientific knowledge production. <![CDATA[Os fundamentos da educação moderna sob suspeita: a crítica pós-estruturalista e a produção de identidades e diferenças]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-60592015000200357&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt No texto analisam-se os fundamentos da educação moderna e as implicações na produção das identidades e diferenças dos sujeitos. Toma-se como referência o campo teórico pós-estruturalista e se entende que a educação na modernidade incorpora o conceito de sujeito epistêmico e a pedagogia do método e das técnicas de ensino. Reporta-se aos estudos de Nietzsche e Foucault em uma tentativa de pensar a educação, considerando a natureza produtiva do poder, sua relação com o saber e a produção de identidades e diferenças. Esses autores possibilitam contestar as identidades hegemônicas produzidas pela racionalidade moderna mostrando sua constituição no mundo cultural e social e abrindo espaços para a constituição de outras subjetividades, outras identidades, outras diferenças.<hr/>The paper analyzes the foundations of modern education and the implications in the production of the identities and differences of the subjects. Has referred to the post-structuralist theoretical field and understands that education in modernity incorporates the concept of epistemic subject and pedagogy method and teaching techniques. It refers to studies of Nietzsche and Foucault in an attempt to think of education as the productive nature of power, their relationship to knowledge and the production of identities and differences. These authors make it possible to challenge the hegemonic identities produced by modern rationality showing its constitution in the cultural and social world and opening spaces for the creation of other subjectivities, other identities, other differences. <![CDATA[Educação e democracia: formação política para a convivência em uma sociedade plural]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-60592015000200377&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Com o presente artigo, objetivou-se refletir sobre os desafios de uma educação para a democracia no contexto das sociedades complexas, nas quais a diversidade e a pluralidade se evidenciam com muita intensidade. Buscando alcançar conta esse objetivo, no artigo, contextualizam-se algumas críticas à democracia, analisam-se alguns pressupostos de uma educação para a democracia e se conclui apontando alguns desafios postos às instituições sociais, particularmente à escola, no sentido de cumprir sua função de formadora intelectual e política dos cidadãos. Defende-se, aqui, a tese de que a democracia, concebida como organização política e como modo de vida, constitui-se em uma perspectiva fecunda para o enfrentamento e a superação de conflitos e para uma convivência social fundamentada no diálogo.<hr/>With this study, we aimed to reflect about the challenges of an education for democracy in the context of complex societies, in which diversity and plurality are evidenced with more intensity. Seeking to achieve this goal, in this study, some criticisms to democracy are contextualized, some assumptions of an education to democracy are analyzed and the study is concluded pointing to some challenges placed to the social institutions, particularly to the school, in order to fulfill its function of intellectual and political forming of citizens. The thesis here defended is that democracy, conceived as a political organization and a way of life, constitutes a fecund perspective for facing and overcoming conflicts and for a social coexistence founded in the dialogue. <![CDATA[Autorregulação: o uso de diários de estudo por alunos do 5º ano do ensino fundamental]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-60592015000200395&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este trabalho é um recorte de uma pesquisa de mestrado em que foi analisada a utilização dos diários de estudo no âmbito dos processos da autorregulação. Trata-se de uma pesquisa descritiva com análise de dados qualitativos e quantitativos. Participaram do estudo 99 alunos do 5º ano do Ensino Fundamental. A coleta de dados foi realizada diretamente do conteúdo dos diários de estudo e do Inventário de Processos de Autorregulação da Aprendizagem (IPAA). A análise qualitativa do conteúdo dos diários revelou a importância da utilização desse instrumento, enquanto os dados do instrumento IPAA indicaram que a diferença entre o pré e o pós-teste é acentuada e estatisticamente significativa. Os resultados sugerem que o tempo para a consolidação da aprendizagem das estratégias autorreguladoras é fator preponderante.<hr/>This work is a fragment of a master's research that examined the use of the study diaries within the framework of self-regulation processes. It is a descriptive qualitative research with quantitative analysis. Study participants were 99 students of the 5th year of elementary school. Data was collected through the content of the study diary and the Inventory of Self-Regulation of Learning Processes (ISRLP). The qualitative analysis of the content of the diary revealed the importance of using this instrument, and data from ISRLP instrument indicated that the difference between the pre and post-test is sharp and statistically significant. The results suggest that the time for consolidation of learning self-regulatory strategies is a major factor <![CDATA[Dificuldades de aprendizagem no contexto das produções acadêmicas brasileiras (2001-2011)]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-60592015000200419&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Neste trabalho, descreve-se o processo de pesquisa com o qual se objetivou analisar as concepções de dificuldades de aprendizagem nas produções acadêmicas em educação (2001-2011). O estudo possibilitou formular três ênfases temáticas: dificuldade de aprendizagem diferente de distúrbio ou transtorno, dificuldade como distúrbio ou transtorno e fatores implicados (intrínsecos e extrínsecos). A primeira sobressaiu-se na maioria das produções, nas quais autores concebem as dificuldades como temporárias, mais associadas ao contexto social (fatores extrínsecos), o qual, no entanto, tende a ser tomado como justificativa para confirmar o caráter patológico da dificuldade de aprendizagem diagnosticada.<hr/>In this work, it is described the research process by which we aimed to analyze the concepts of learning difficulties in academic productions in education (2001-2011). The study made it possible to formulate three thematic emphases: learning disability different from disturbance or disorder; difficulty as disturbance or disorder, and factors involved (intrinsic and extrinsic). The first excelled in most productions, in which authors conceive the difficulties as temporary, more associated to social context (extrinsic factors), which, however, tends to be taken as justification to confirm the pathological nature of learning disability diagnosed. <![CDATA[Formação de professores da américa latina no contexto do mundo globalizado]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-60592015000200437&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Neste artigo, apresenta-se uma visão panorâmica sobre as ações propostas pela Organização das Nações Unidas (Unesco) para a Educação, a Ciência e a Cultura com a temática formação de professores. O artigo foi elaborado a partir da pesquisa bibliográfica e da análise das Declarações e Recomendações da Unesco, aprovadas nas reuniões Promedlac e Prelac entre 1981 e 2007. Assim, traçou-se um retrato do processo de globalização, formação de blocos econômicos, atuação da Unesco em relação à educação e às ações e diretrizes propostas pelo órgão quanto à formação dos professores. Como resultados, tem-se que o organismo teve papel de destaque na definição de políticas educacionais nas décadas de 1980 e 1990, mas perdeu seu poder de atuação, pois os organismos financeiros de dimensão global assumiram o protagonismo na tarefa de definir princípios e estratégias em todos os âmbitos da vida política, econômica e cultural da região da região latino-americana.<hr/>In this article, it is analyzed a view about actions proposed by Unesco on teacher's formation. It was designed from the literature research and analysis of Unesco Declarations and Recommendations performed in Promedlac and Prelac meetings from 1981 to 2007. Thus, it was outlined a picture of the globalization process, formation of economic blocs, Unesco's activities in relation to education and to actions and guidelines proposed by the agency in relation to the teachers' formation. It was possible to conclude that the organization had a prominent role in the definition of educational policies in the 1980s and 1990s, but it has lost its power of action, because the financial institutions of global dimension took the leading role in the task of defining principles and strategies in all areas of political, economic and cultural life of the region. <![CDATA[A experiência estética como acontecimento formativo ético]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-60592015000200461&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Partimos do entendimento de que o ensino de arte é portador de possibilidades formativas, pois seu modo de ser originário originante é, essencialmente, o modo de ser do diálogo. Por isso, pergunta-se pela compreensão da relação estética e formação dos arte-educadores que atuam na SDR de São Miguel do Oeste/SC. As argumentações teóricas estão estruturadas no horizonte da Hermenêutica Filosófica que questiona a distinção estética e compreende o ser com temporalidade, o humano como obra em obra. As respostas da pesquisa empírica indicam compreensões pouco apuradas quanto à experiência estética em si e a relação desta com a formação, ao mesmo tempo que chamam para a experiência estética como formação ética. Conclui- -se pela necessidade de uma formação de professores para além da distinção estética, no âmbito da compreensão profunda entre experiência estética e formação.<hr/>We start from the understanding that the teaching of art is a carrier of formative possibilities because its original originating way of being is essentially the dialogue way of being. This is why the formation and aesthetic relationship of art teachers working in the São Miguel do Oeste/SC SDR's coverage are is questioned. The theoretical arguments are based on Philosophical Hermeneutics which questions the aesthetic distinctions and comprehend the being with temporality, the human as a work under construction. The answers of empirical research indicate understandings bit cleared on the aesthetic experience itself and its relationship with the formation. The answers also call the aesthetic experience as ethic formation. We conclude that a formation that goes beyond the aesthetic distinction and comprehend deeply the aesthetic experience and formation is needed. <![CDATA[Algumas pontuações fundamentos da educação: recortes e discussões]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-60592015000200485&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Partimos do entendimento de que o ensino de arte é portador de possibilidades formativas, pois seu modo de ser originário originante é, essencialmente, o modo de ser do diálogo. Por isso, pergunta-se pela compreensão da relação estética e formação dos arte-educadores que atuam na SDR de São Miguel do Oeste/SC. As argumentações teóricas estão estruturadas no horizonte da Hermenêutica Filosófica que questiona a distinção estética e compreende o ser com temporalidade, o humano como obra em obra. As respostas da pesquisa empírica indicam compreensões pouco apuradas quanto à experiência estética em si e a relação desta com a formação, ao mesmo tempo que chamam para a experiência estética como formação ética. Conclui- -se pela necessidade de uma formação de professores para além da distinção estética, no âmbito da compreensão profunda entre experiência estética e formação.<hr/>We start from the understanding that the teaching of art is a carrier of formative possibilities because its original originating way of being is essentially the dialogue way of being. This is why the formation and aesthetic relationship of art teachers working in the São Miguel do Oeste/SC SDR's coverage are is questioned. The theoretical arguments are based on Philosophical Hermeneutics which questions the aesthetic distinctions and comprehend the being with temporality, the human as a work under construction. The answers of empirical research indicate understandings bit cleared on the aesthetic experience itself and its relationship with the formation. The answers also call the aesthetic experience as ethic formation. We conclude that a formation that goes beyond the aesthetic distinction and comprehend deeply the aesthetic experience and formation is needed. <![CDATA[Fazer arte, criar!]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-60592015000200491&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Partimos do entendimento de que o ensino de arte é portador de possibilidades formativas, pois seu modo de ser originário originante é, essencialmente, o modo de ser do diálogo. Por isso, pergunta-se pela compreensão da relação estética e formação dos arte-educadores que atuam na SDR de São Miguel do Oeste/SC. As argumentações teóricas estão estruturadas no horizonte da Hermenêutica Filosófica que questiona a distinção estética e compreende o ser com temporalidade, o humano como obra em obra. As respostas da pesquisa empírica indicam compreensões pouco apuradas quanto à experiência estética em si e a relação desta com a formação, ao mesmo tempo que chamam para a experiência estética como formação ética. Conclui- -se pela necessidade de uma formação de professores para além da distinção estética, no âmbito da compreensão profunda entre experiência estética e formação.<hr/>We start from the understanding that the teaching of art is a carrier of formative possibilities because its original originating way of being is essentially the dialogue way of being. This is why the formation and aesthetic relationship of art teachers working in the São Miguel do Oeste/SC SDR's coverage are is questioned. The theoretical arguments are based on Philosophical Hermeneutics which questions the aesthetic distinctions and comprehend the being with temporality, the human as a work under construction. The answers of empirical research indicate understandings bit cleared on the aesthetic experience itself and its relationship with the formation. The answers also call the aesthetic experience as ethic formation. We conclude that a formation that goes beyond the aesthetic distinction and comprehend deeply the aesthetic experience and formation is needed.