Scielo RSS <![CDATA[Roteiro]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=2177-605920160002&lang=es vol. 41 num. 2 lang. es <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[Editorial]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-60592016000200307&lng=es&nrm=iso&tlng=es <![CDATA[La intencionalidad del proyecto para si mismo y de la formación de las profesoras formadoras del curso de magisterio en Catalán/ Goiás]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-60592016000200311&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo: Este texto situa-se no campo das histórias de formação de professores. Busca- se a formação a partir do que os formadores entendem ser a formação para si e para o outro. Este veio analítico insere-se no campo de pesquisa (auto)biográfico crescente no país, que busca dar voz ao professor e às suas histórias formativas. Reflete sobre a concepção do projeto de si e a formação docente a partir das biografias narrativas de cinco professoras formadoras do Curso Técnico em Magistério do Colégio Estadual João Netto de Campos, estabelecido em Catalão - GO, nos anos 1970. A metodologia utilizada foi a das Histórias de Vida, por meio das biografias educativas. Fizemos coleta de dados por meio de entrevistas semiestruturadas e escritas de memoriais. Observamos que apesar do fato de se tornar professor, em alguns casos, apareça como fruto do acaso, motivado por forças externas, há sim uma intencionalidade, um caráter de consciência sobre a profissão, quando o professor lhe confere um sentido para si e para a vida.<hr/>Resumen: Este texto se encuentra en el campo de las historias de la formación de los profesores. Buscase la formación a partir do que los entrenadores entienden que es la capacitación para usted y a otro. Esta parcialidad analítica en el campo de la búsqueda (auto) biográfica creciente en el pais, que busca dar voz a las profesoras y sus historias de formación. Refleja sobre la concepción del proyecto para si y la formación de profesoras a partir de las biografías narrativas de cinco profesoras formadoras en la carrera técnica de la enseñanza del Colegio Estadual João Netto de Campos, establecida en Catalán - GO, en los años de 1970. La metodologia utilizada fue la historia de la vida, a través de biografías educativas. Recopilamos los datos a través de las entrevistas semiestructuradas y las memorias escritas. Observamos que a pesar del hecho de convertirse en un profesor, en algunos casos, aparecen como resultado de la casualidad, motivado por fuerzas externas, pero hay si una intencio nalidad, un carácter de la consciência sobre la profesión, cuando el profesor le da un sentido para ellos mismos y para la vida. <hr/>Abstract: This article fits in the field of teacher's formation history. Search the forma tion from what formers consider being the best training to themselves and for each other. This came analytical is part of the (auto) biographical search field, now gro wing in Brazil, and seeks to give voice to the teacher and their formative stories. This article also reflects about the itself project and teacher's formation from five teachers forming narrative biographies of the Technical Course in State College Magisterium of João Netto de Campos, established in Catalão - GO, in 1970. We used the Life Sto ries methodology, through educacional biographies. The data collection was through semi-structured interviews and written memorials. We note that despite the fact of be coming a teacher, in some case; appear as a haphazard result, motivated by external forces, there is an intentionality, a character of awareness about the profession, when the teacher gives a sense for himself and for life. <![CDATA[Educación infantil: el consenso en representación social de padres y madres de niños]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-60592016000200337&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo: O artigo identifica o consenso das representações sociais de Educação In fantil entre pais e mães de crianças matriculadas nessa etapa da educação. Adotou -se a Teoria das Representações Sociais, particularmente, a abordagem societal, de W. Doise. Participaram da pesquisa 108 sujeitos. Para coletar dados utilizou-se um questionário com escala. Na análise do material foram consideradas as frequências das escolhas por item. O campo comum das representações sociais dos participan tes ancorou-se em aspectos acadêmicos, normativos e atualizados sobre Educação Infantil, representada como espaço de desenvolvimento e aprendizagem da criança. Infere-se que esse consenso decorre do acesso a diferentes formas de comunicação a que estão expostas essas famílias.<hr/>Abstract: The article identifies the consensus of the social representations of early childhood education between fathers and mothers of children enrolled in this educa tional stage. He adopted the theory of social representations, particularly the societal approach of W. Doise. The participants were 108 subjects. To collect data we used a questionnaire with scale. In the material analysis we considered the frequency of choices per item. The common ground of social representations of the participants was anchored in academic aspects, regulatory and updated on Early Childhood Edu cation, represented as a child's development and learning space. It is inferred that this consensus arises from access to different forms of communication they are exposed to these families. <hr/>Resumen: El artículo identifica el consenso de las representaciones sociales de la educación infantil entre los padres de los niños inscritos en esta etapa educativa. Adoptó la teoría de las representaciones sociales, en particular el enfoque social de W. Doise. Los participantes fueron 108 sujetos. Para recoger los datos se uti lizó un cuestionario con escala. En el análisis de materiales que consideramos la frecuencia de las elecciones por artículo. La base común de las representaciones sociales de los participantes estaba anclado en aspectos académicos, reguladores y actualizados sobre la Educación de la Primera Infancia, representado como el de sarrollo de un niño y el espacio de aprendizaje. Se infiere que este consenso surge de acceso a las diferentes formas de comunicación que están expuestos a estas familias. <![CDATA[La producción del conocimiento sobre la relación escuela y familia en treze años de ANPED]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-60592016000200355&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo: Neste artigo se objetivou analisar a produção do conhecimento acerca da relação escola e família a partir dos trabalhos comunicados nas reuniões anuais da ANPEd entre o período de 2000 e 2013. A coleta dos trabalhos aconteceu por meio da homepage do evento, em todos os Grupos de Trabalho (GT). Com um corpus de 44 trabalhos, a análise estabeleceu-se em dois momentos. O primeiro, agrupando os trabalhos por GT, o que possibilitou observar a área da Sociologia da Educação com quase metade dos trabalhos. O segundo momento desenvolveu-se a partir da leitu ra dos trabalhos e reconhecimento da questão central de cada um, levando a quatro categorias definidas a posteriori: interação, representações, políticas educacionais e práticas e perfis familiares. <hr/>Abstract: In this paper aimed to analyze the production of knowledge about school and family relationship from the reported work at the annual meetings of ANPED in the 2000-2013 period. The collection of works took place through the homepage of the event, in all Working Groups (GT). With a corpus of 44 works, the analysis was established in two moments. The first, by grouping works by GT, which enabled us to observe the area of Sociology of Education with almost half of the work. The second moment was developed from the reading of the works and recognition of the central question of each one, leading to four ex post facto categories: interaction, representa tions, educational policies and practices and family profiles. <hr/>Resumen: Este artículo tiene como objetivo analizar la producción de conocimiento sobre la relación de la escuela y la familia desde presentaciones de artículos en las reuniones anuales de ANPED entre los años 2000 y 2013. La colecta de los datos, se dio a través de la homepage del evento, en todos los Grupos de trabajo (GT). Con un corpus de 44 artículos, el análisis se estableció en dos etapas. La primera, desde la agrupación de las obras por GT, que nos permitió observar el área de la sociología de la educación, con casi la mitad de los artículos. La segunda etapa se desarrolló a partir de la lectura de los artículos y del reconocimiento de la cuestión central de cada uno, lo que lleva a cuatro categorías así definidas: interacción, las representa ciones, las políticas educativas y prácticas y perfiles de la familia. <![CDATA[La formación del compromiso en la evaluación del aprendizaje en química]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-60592016000200379&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo: O objetivo com esta pesquisa qualitativa foi mapear e analisar práticas ava liativas marcadas pelo compromisso formativo, detendo-se nas relações possíveis de serem estabelecidas entre elas e na maneira de abordar o erro, por parte dos professo res de Química. Participaram três professoras de diferentes instituições da Rede Públi ca Estadual do Município de Londrina, PR. Os dados, recolhidos por meio de obser vação e entrevista semiestruturada, foram submetidos à análise de conteúdo temática. Os resultados revelaram que as professoras realizam práticas avaliativas formativas, intentando conhecer a estratégia empreendida pelo aluno para, pela recomposição do ensino, auxiliá-lo a avançar no processo de construção do conhecimento, bem como, que o erro passou a ser compreendido como um elemento essencial no processo de ensino e aprendizagem, sendo fonte de reflexões e descobertas. <hr/>Abstract: With this qualitative research it was aimed to map and analyze formative assessment practices marked by commitment, stopping at the potential relations to be established between them and the in way to approach the error, by Chemistry teachers. Three teachers from different institutions that make up the State Public Network in Londrina, PR participated. The data, collected through observation and semistructured interviews, were subjected to thematic content analysis. The results revealed that teachers perform formative assessment practices, attempting to know the strategy undertaken by the student to, by, the rebuilding of the school, help him advance in the knowledge construction process, as that well as the error came to be understood as an essential element to the teaching and learning process, being the source of reflections and discoveries. <hr/>Resumen: El objetivo de la investigación cualitativa fue mapear y analizar las prác ticas de evaluación marcaron el compromiso formativo, parando las posibles relacio nes que se establezcan entre ellos y la manera de abordar el error, por los profesores de la química. Participaron tres profesores de diferentes instituciones de la Red Pú blica del Estado en Londrina-PR. Los datos recogidos a través de la observación y entrevistas semiestructuradas fueron sometidos a análisis de contenido temático. Los resultados mostraron que los profesores llevan a cabo las prácticas de evaluación formativa, con la intención de conocer la estrategia emprendida por el estudiante a la reconstrucción de la educación, ayudan a avanzar en el proceso de construcción del conocimiento, así, el error llegó a ser entendido como un elemento esencial en el proceso de enseñanza y aprendizaje, una fuente de reflexiones y descubrimientos. <![CDATA[Manuales didácticos como patrimonio histórico-educativo: artefactos de la cultura material escolar]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-60592016000200407&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo: Neste artigo objetivou-se cogitar o potencial do estudo histórico da cultura material escolar. Entre os artefatos escolares, tomaram-se os manuais didáticos - objetos indiciários que materializam concepções pedagógicas, saberes e práticas - como exemplares de uma cultura escolar. Na primeira parte aborda-se a cultura material es colar como um conjunto de documentos/fontes que contribuem para o desnudamento da "caixa preta" da escola e a necessidade de salvaguardá-los como exemplares do pa trimônio histórico-educativo; na segunda parte tratam-se dos manuais didáticos como objetos-huella que, entrecruzados com outras fontes, podem trazer indícios sobre o funcionamento interno da escola. Por fim, apresentam-se dois manuais didáticos e as alternativas de pesquisa histórica que deles advêm. <hr/>Abstract: In this article one aimed to discuss the potential of historical studies of school material culture. Among the school artefacts, the didactic manuals - eviden tiary objects that matter pedagogical conceptions, knowledge and practices - were taken as models of a school culture. In the first part of this article it is discussed the school material culture as a group of documents/sources that contributes to show the school's "black box" and the need of keeping it safe as a model of the historical-edu cational patrimony. The second part deals with the didactic manuals as huella-objects that, intercrossed with other sources, can provide clues about the school's inner work ings. Finally, two didactic manuals and their historical research options are shown.<hr/>Resumen: El artículo pretende contemplar el potencial del estudio histórico de la cultura material de la escuela. Entre los artefactos escolares, se toman los manuales didácticos -objetos indiciarios que materializan concepciones pedagógicas, saberes y prácticas - como ejemplares de una cultura escolar. La primera parte abarca la cultura material escolar como un conjunto de documentos/fuentes que contribuyen para desnudar la "caja negra" de la escuela, y la necesidad de salvaguardarla como ejemplar del patrimonio histórico y educativo; la segunda parte se ocupa de los ma nuales didácticos como objetos-huella que, entrelazados con otras fuentes, pueden proporcionar pistas sobre el funcionamiento interno de la escuela. Por último, se presentan dos manuales didácticos y las alternativas de investigación histórica que vienen de ellos. <![CDATA[Enseñanza de la historia y manual educativo de autoría de Joaquim Manoel de Macedo en la república de brasil (1889-1940)]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-60592016000200431&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo: Buscamos, neste trabalho, compreender as origens das práticas escolares contidas no Ensino de História, por intermédio da análise do livro Lições de História do Brasil, de Joaquim Manoel de Macedo. Realizamos um estudo acerca do postula do histórico do Ensino de História, partindo do pressuposto de que a constituição da História como disciplina é de extrema importância para entendermos a persistência de certas práticas de ensino que se tornaram tradição nessa disciplina e promovem o fracasso dos alunos, que a rotulam como matéria "decorativa". É possível afirmar que a tendência tradicional ainda é uma das abordagens do ensino contemporâneo. A perspectiva tradicional, originária da concepção positivista da história, está na prática de visualizar o passado como uma verdade absoluta e inquestionável. <hr/>Abstract: In this paper, we seek to understand the origins of school practices con tained in the History Teaching with the analysis of the book Lições de História do Brasil [Lessons of History from Brazil] by Joaquim Manoel de Macedo. We conduct ed a study about the historical postulate of History teaching, assuming that the con stitution of history as a discipline is utmost important to understand the persistence of certain teaching practices that have become tradition in this discipline and promote the failure of students, who label it as "decorative" themes. It is possible to affirm that the traditional trend is still one of the approaches of contemporary education. The traditional view, original from the positivist history conception, is in the practice of viewing the past as an absolute and unquestionable truth.<hr/>Resumen: Buscamos, en este trabajo, entender los orígenes de las prácticas escolares contenidos en la Enseñanza de la Historia, mediante el análisis del libro Lecciones de la Historia de Brasil, perteneciente al autor Joaquim Manoel de Macedo. Hicimos un estudio de la asunción histórica de la Enseñanza de la Historia, a historia de la historia es muy importante para la reflexión sobre las prácticas que se han convertido en tradición. Esta práctica ayuda a promover el fracaso escolar y la idea de que la historia es una disciplina decorativa. Es posible encontrar en las escuelas prácticas de enseñanza de la historia tradicional vinculados al método positivista, en esta vista el pasado es incuestionable y reconocida como verdad absoluta. <![CDATA[Gestión escolar democratica: desafíos y perspectivas]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-60592016000200451&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo: A gestão escolar democrática é vislumbrada como modelo ideal de gestão para as escolas públicas brasileiras. Essa idealização fomentou a elaboração deste estudo, com o qual se objetivou analisar, a partir de uma abordagem qualitativa, do tipo estudo de caso, os modelos de gestão utilizados nas escolas da rede estadual lo calizadas em Santa Maria, RS. Neste trabalho, abordam-se concepções sobre gestão democrática, enfatizando-se a importância de priorizar-se uma consistente participa ção da comunidade escolar nos aspectos atinentes à gestão administrativa, pedagógica e financeira das escolas, e a necessidade de expressar todos esses aspectos em um projeto político-pedagógico (re)construído coletivamente. <hr/>Abstract: The democratic school management is viewed as an ideal model management to Brazilian public schools. This idealization stimulated the elaboration of this study in which it was aimed to analyze, from a qualitative approach, study-case kind, the man agement models used in state schools localized in Santa Maria, RS. In this work, the conceptions about democratic management are approached, emphasizing the importance of prioritizing a consistent participation of school community in aspects related to the administrative, pedagogical and financial management of schools, and the need to express all these aspects in a political-pedagogical project (re)built collectively. <hr/>Resumen: La gestión escolar democrática es vislumbrada como modelo de gestión ideal para las escuelas públicas brasileñas. Esta idealización fomentó el desarrollo de este estudio, cuyo objetivo es analizar, desde un enfoque cualitativo, del tipo es tudio de caso, los modelos de gestión utilizados en las escuelas de la red provincial ubicadas en Santa Maria, RS. En este trabajo, se desarrollan conceptos de gestión democrática, enfatizando la importancia de priorizar la participación consistente de la comunidad escolar en los aspectos referentes a la gestión administrativa, pedagó gica y financiera de las escuelas; y la necesidad de expresar todos estos aspectos en un proyecto político-pedagógico (re)construido colectivamente. <![CDATA[Género y sexualidad en las políticas contemporáneas: articulaciones con el campo de la educación]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-60592016000200475&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo: A partir das contribuições dos Estudos de Gênero e dos Estudos Culturais, os propósitos principais deste trabalho são: 1) apresentar algumas políticas públicas que mencionam as questões de gênero e sexualidade; 2) discutir aspectos que têm dificultado a inserção dessas questões nas escolas. Os resultados apontaram que tem havido um incremento de documentos que dão visibilidade às questões de gênero e sexualidade. Porém, alguns deles não chegam a ser postos em prática, em virtude da resistência de setores conservadores. Apesar disso, tem ocorrido um esforço para contemplar tais questões no currículo, embora ainda sejam apontadas algumas difi culdades que se vinculam à falta de formação docente e à resistência das famílias em permitir o trabalho com tais temáticas. <hr/>Abstract: Based on the contributions of Gender Studies and Cultural Studies, the main purposes of this work are: 1) to present some public policies that mention gender and sexuality issues; 2) to discuss aspects that have hindered the inclusion of these issues in schools. The results showed that there has been an increase of documents that make gender and sexuality visible. However, some of them fail to be implemented, due to resistance of conservative groups. Nevertheless, there has been an effort to contem plate these issues in the curriculum, in spite of difficulties linked to the lack of teacher training as well as to family resistance to pedagogical work with such issues. <hr/>Resumen: A partir de las contribuciones de los Estudios de Género y de los Estudios Culturales, los principales objetivos de este trabajo son: 1) presentar algunas políti cas públicas que mencionan las cuestiones de género y la sexualidad; 2) examinar las cuestiones que han impedido la inclusión de estos temas en las escuelas. Los resultados mostraron que ha habido un aumento de documentos que dan visibilidad a las cuestiones de género y sexualidad . Pero algunos de ellos no llegan a ser usados y trabajados en las escuelas, debido a la resistencia de los sectores conservadores. Ha habido un esfuerzo por contemplar estas cuestiones en los planes de estudios. Sin embargo se identifican algunas dificultades que están vinculados a la falta de forma ción del profesorado y la resistencia de las familias para permitir el trabajo con las cuestiones de género y sexualidad. <![CDATA[Una lectura (y escritura) que nos mueve: cosiendo posibilidades entre educación y la literatura de Mia Couto]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-60592016000200491&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo: Exploramos as linhas deste artigo ao nosso modo de responder "O que é ler?", "O que é ler Mia Couto?" Aventura da leitura que dispare o desejo de escrever: movimento de encontrar na materialidade literária a promoção da ação da escrita, traçando possibilidades de pensar a formação em educação em consonância com esse movimento. A partir de contribuições de autores, como Barthes, Deleuze, Larrosa (entre outras vozes), temos produzido o que, nestes escritos, nomeamos como experi mentações: relações de escritas, de produção de pensamento, a partir e com a leitura de alguns escritos do escritor Mia Couto. Experimentar como essa literatura nos mo vimenta a mapear possibilidades de produzir experiência com a leitura e a escrita, de criar espaços e tempos de liberdade e de não embrutecimento. <hr/>Abstract: We explore the lines in this article as our way to answer "What is rea ding?", "What is to read Mia Couto?". Reading adventure that triggers the desire for writing: movement of finding in literary materiality the promotion of action in writing, tracing possibilities for thinking the formation in Education in consonance with this movement. By means of contributions from authors such as Barthes, Deleuze, Larrosa (among other voices), we have produced what is labelled in these writings as expe rimentations: relations between our writings, thought production through and with the reading of some writings from Mia Couto. To experiment this literature allows us to map possibilities for producing experience with reading and writing, for creating space and time of freedom and non-brutalization. <hr/>Resumen: Exploramos las líneas de este artículo a nuestro modo de contestar "Qué es leer?", "Qué es leer Mia Couto?" Aventura de lectura que dispare el deseo de escribir: movimiento de encontrar en la materialidad literaria la promoción de la acción de la escrita, demarcando posibilidades de pensar la formación en educación en consonan cia con ese movimiento. Con aportes de autores como Barthes, Deleuze, Larrosa (entre otras voces), hemos producido lo que, en estos escritos, nombramos como experimenta ciones: relaciones de escrituras, de producción de pensamiento, a partir y con la lectura de algunos de los textos del escritor Mia Couto. Experimentar como esa literatura nos mueve a demarcar posibilidades de producir experiencia con la lectura y la escritura, de crear espacios y tiempos de libertad y de no embrutecimiento. <![CDATA[Los jóvenes del siglo XXI en la cultura analógica del cineclube]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-60592016000200509&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo: A pesquisa tem como lócus dois cineclubes universitários que desde 2005 mantêm sessões contínuas para estudantes universitários. O artigo apresenta a his tória dos participantes desses cineclubes com o cinema, observando sua relação de consumo de filmes, desvendando como acontece a escolha pela cultura analógica do cineclube, uma vez que os jovens do século XXI fazem parte de uma cultura digital e virtual. Analisa, ainda, o que os estudantes destacam de relevante dessa experiência cineclubista em sua formação. Para tanto, foram entrevistados participantes desses cineclubes que consideram essa atuação relevante para sua formação. <hr/>Abstract: The research takes place in two universities film clubs that is in operation since 2005 and maintain continuous sessions to an audience consisting in mostly by college students. The paper presents the history of these film clubs participants with cinema, observing their films consumption, revealing how the choice of analogue film club culture is given, since the young generation of the XXI century are a part of a digi tal culture. The article also analyses what these students portrait as relevant from these film clubs experiences in their education. To this end, were interviewed participants of these film clubs that considered their participation as relevant to their education. <hr/>Resumen: La investigación tiene como locus dos cineclubes universitarios que des de 2005 mantienen sesiones continuadas a los estudiantes universitarios. El artículo presenta la historia de los participantes de esos cineclubes con el cine, observando su relación de consumo de películas, revelando como ocurre la elección por la cultura analógica del cineclube, puesto que los jóvenes del siglo XXI forman parte de una cultura digital y virtual. Además, se analisa qué los estudiantes destacan de relevante en esa experiencia con el cineclub en su formación. Para ello, fueron entrevistados participantes de esos cineclubes los cuales consideran esa actuación relevante a su formación. <![CDATA[Educación superior iberoamericana: un análisis más allá de las perspectivas mercadológicas de la producción de conocimiento]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-60592016000200529&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo: A pesquisa tem como lócus dois cineclubes universitários que desde 2005 mantêm sessões contínuas para estudantes universitários. O artigo apresenta a his tória dos participantes desses cineclubes com o cinema, observando sua relação de consumo de filmes, desvendando como acontece a escolha pela cultura analógica do cineclube, uma vez que os jovens do século XXI fazem parte de uma cultura digital e virtual. Analisa, ainda, o que os estudantes destacam de relevante dessa experiência cineclubista em sua formação. Para tanto, foram entrevistados participantes desses cineclubes que consideram essa atuação relevante para sua formação. <hr/>Abstract: The research takes place in two universities film clubs that is in operation since 2005 and maintain continuous sessions to an audience consisting in mostly by college students. The paper presents the history of these film clubs participants with cinema, observing their films consumption, revealing how the choice of analogue film club culture is given, since the young generation of the XXI century are a part of a digi tal culture. The article also analyses what these students portrait as relevant from these film clubs experiences in their education. To this end, were interviewed participants of these film clubs that considered their participation as relevant to their education. <hr/>Resumen: La investigación tiene como locus dos cineclubes universitarios que des de 2005 mantienen sesiones continuadas a los estudiantes universitarios. El artículo presenta la historia de los participantes de esos cineclubes con el cine, observando su relación de consumo de películas, revelando como ocurre la elección por la cultura analógica del cineclube, puesto que los jóvenes del siglo XXI forman parte de una cultura digital y virtual. Además, se analisa qué los estudiantes destacan de relevante en esa experiencia con el cineclub en su formación. Para ello, fueron entrevistados participantes de esos cineclubes los cuales consideran esa actuación relevante a su formación.