Scielo RSS <![CDATA[Roteiro]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=2177-605920170003&lang=pt vol. 42 num. 3 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[Editorial]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-60592017000300423&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <![CDATA[O trabalho de fim de curso como contributo para a formação inicial de professores: uma análise focada no Instituto Superior de Ciências da Educação (ISCED) de Cabinda, Angola]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-60592017000300427&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: No artigo expõe-se sobre a opção, no Instituto Superior de Ciências da Edu cação (ISCED) de Cabinda, por um Trabalho de Fim de Curso (TFC) como contributo para a formação inicial de professores. Recorrendo a entrevistas, no estudo analisam-se as opiniões dos responsáveis da Decania e dos chefes dos departamentos de ensino e investigação. Na opinião dos responsáveis pelo ISCED, o modelo de formação adotado proporciona conhecimentos gerais de conteúdos de ensino e de investigação, embora não forneça conhecimentos específicos relativos a práticas docentes. Considerando a opinião dos entrevistados, embora a opção curricular por um TFC em vez de um estágio com relatório não seja considerada a ideal para a formação de futuros professores, ela permite que os estudantes desenvolvam competências investigativas nos domínios dos estudos que realizam, habilitando-os a um desempenho melhor no curso. <hr/>Abstract: The article analyses the option of using “End of Course Work” to finish the training teacher course in Cabinda Instituto Superior de Ciências da Educação (ISCED). Through interviews, the study analyses opinions of decision makers and heads of the Departments of Education and Research. In the opinion of these man agers, the training model followed provides general knowledge concerning teaching and research contents. However, it doesn’t provide specific knowledge about teaching practices. The data also show that, although the curricular option of “End of Course Work”, and not an internship report, is not considered ideal for the training of future teachers, it allows students to develop research skills related with scientific domains of their studies, enabling better course performance. <hr/>Resumen: El artículo analiza la opción, en el Instituto Superior de Ciências da Edu cação (ISCED) de Cabinda, por un Trabajo de Fin de Curso (TFC) en la formación inicial de profesores. Recurriendo a entrevistas, el estudio analiza opiniones de res ponsables del Decanato y de jefes de los Departamentos de Enseñanza e Investiga ción. En opinión de los responsables de este ISCED el modelo de formación seguido proporciona conocimientos generales de contenidos de enseñanza y de investigación, aunque proporciona conocimientos específicos relativos a prácticas docentes. Tenien do en consideración la opinión de estos entrevistados, si bien la opción curricular de un TFC, y no de una pasantía con informe, no sea considerada ideal para una forma ción de futuros profesores, ella permite que los estudiantes desarrollen competencias de investigación en los dominios de los estudios que realizan, habilitándoles a un desempeño mejor en el curso. <![CDATA[A pedagogia do estético na formação docente: uma proposta de (re)(des) construção de conceitos sobre famílias]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-60592017000300449&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: Neste texto o objetivo é problematizar o conceito de família ideal e família de sestruturada de professores da educação básica da rede pública de ensino. Para atender ao objetivo proposto, traz-se o recorte de uma pesquisa de doutoramento, na qual elaborou -se, desenvolveu-se e aplicou-se uma proposta de formação para 15 docentes da educação básica. A metodologia consistiu na transmissão de obras fílmicas, em um total de oito encontros, cuja temática central era famílias não convencionais. Durante a intervenção aplicamos de forma individual um conjunto de instrumentos para coleta de dados, no en tanto, neste artigo enfatizam-se os resultados obtidos mediante aplicação do inventário com ênfase no trabalho de Associação Livre de Palavras (ALP), o qual foi proposto no primeiro e no último encontro. Os dados obtidos foram categorizados com o auxílio do software EVOC e discutidos com base na Teoria das Representações Sociais (TRS), com apoio da Teoria do Núcleo Central (TNC). Concluiu-se que o cinema associado a outras estratégias que problematizem o conceito de família possibilita mobilizar e ressignificar sentidos associados aos conceitos de família ideal e família desestruturada. <hr/>Abstract: This text aims at problematizing the concept of ideal family and unstruc tured family from Elementary school’s teachers of the public system. In order to meet the proposed objective, we bring a doctoral research, in which we elaborated, devel oped and applied a training proposal for 15 teachers from Elementary schools. The methodology consisted in the transmission of movies, in a total of eight meetings, with a central theme on non-conventional families. During the intervention we applied an individual set of instruments for data gathering, however, at this moment we will emphasize the results obtained by applying the inventory with emphasis on the Free Word Association (ALP) work, which was proposed in the first and in the last meeting. The data obtained were categorized with the help of EVOC software and discussed based on the Theory of Social Representations (TRS), with the support of the Central Nucleus Theory (TNC). We concluded that cinema associated with other strategies that problematize the concept of family makes it possible to mobilize and resignify meanings associated to the concepts of ideal family and unstructured family. <hr/>Resumen: Este texto tiene el objetivo de problematizar el concepto de familia ideal y familia desestructurada de profesores de la educación básica de la red pública de enseñanza. Para atender al objetivo propuesto, traemos el recorte de una investiga ción de doctorado, donde elaboramos, desarrollamos y aplicamos una propuesta de formación para 15 docentes de la educación básica. La metodología consistió en la transmisión de obras fílmicas, en un total de ocho encuentros, con temática central sobre familias no convencionales. Durante la intervención aplicamos de forma in dividual un conjunto de instrumentos para colectas de datos, sin embargo, en este momento enfatizaremos los resultados obtenidos mediante aplicación del inventario con énfasis en el trabajo de Asociación Libre de Palabras (ALP), cuyo cual, fuera propuesto en el primero y en el último encuentro. Los datos obtenidos fueron cate gorizados con la ayuda del software EVOC y discutidos con base en la Teoría de las Representaciones Sociales (TRS), con apoyo de la Teoría del Núcleo Central (TNC). Concluimos que el cine asociado a otras estrategias que problematizen el concepto de familia posibilita movilizar y resignificar sentidos asociados a los conceptos de familia ideal y familia desestructurada. <![CDATA[A internacionalização do ensino superior: um desafio para as universidades]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-60592017000300477&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: O interesse em compreender como as universidades vêm se movimentando na implantação do processo da internacionalização provocou a pesquisa em que se buscou compreender as concepções e ações presentes nos movimentos de duas uni versidades do Extremo-Sul do País. Procuramos evidenciar as aproximações e os dis tanciamentos entre elas a partir dos discursos sobre a implementação desse processo. Por meio da análise dos dados oriundos de seis entrevistas com gestores, percebemos que a concepção de internacionalização passa pela perspectiva dos acordos nacionais e internacionais, incluindo a participação de alunos em programas de mobilidade estu dantil com expressivo interesse dos gestores em relação ao significado desse processo mais amplo de internacionalização no contexto do ensino superior. Houve destaque ao estabelecimento de cooperação no contexto “sulino” e ao desenvolvimento regional como resultado da internacionalização. Concluímos que a compreensão dessa complexa temática é frágil no contexto das universidades pesquisadas e que há forte in dício da necessidade de potencializar mais ações no sentido da internacionalização. <hr/>Abstract: The interest in understanding how universities are moving in the implementation of the internationalization process, led ti research that sought to understand the concep tions and actions present in the movements of two universities in the extreme south of the country. We try to show the approximations and distances between them from the discour ses on the implementation of this process. Through the analysis of data from six interviews with managers, we see that the conception of internationalization passes through the pers pective of national and international agreements, including the participation of students in student mobility programs with expressive interest of the managers in relation to the meaning of this broader process Internationalization in the context of higher education. The establishment of cooperation in the “southern” context and regional development as a result of internationalization was emphasized. We conclude that the understanding of this complex theme is fragile in the context of the researched universities and that there is strong evidence of the need to potentiate more actions towards internationalization. <hr/>Resumen: El interés en comprender cómo las universidades vienen moviéndose en la implantación del proceso de la internacionalización, provocó la investigación que buscó comprender las concepciones y acciones presentes en los movimientos de dos Universidades del extremo sur del país. Se trata de evidenciar las aproximaciones y distanciamientos entre ellas a partir de los discursos sobre la implementación de ese proceso. A través del análisis de los datos provenientes de seis entrevistas con gesto res, percibimos que la concepción de internacionalización pasa por la perspectiva de los acuerdos nacionales e internacionales, incluyendo la participación de alumnos en programas de movilidad estudiantil con expresivo interés de los gestores en relación al significado de ese proceso más amplio De internacionalización en el contexto de la enseñanza superior. Se ha destacado el establecimiento de cooperación en el contexto “sureño” y el desarrollo regional como resultado de la internacionalización. Con cluimos que la comprensión de esta compleja temática es frágil en el contexto de las Universidades investigadas y que hay un fuerte indicio de la necesidad de potenciar más acciones en el sentido de la internacionalización. <![CDATA[Aprendizado de fronteiras em uma transformação curricular sensível ao gênero no Zimbábue: uma abordagem baseada na teoria da atividade]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-60592017000300497&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Abstract: This paper aims to share insights of a boundary learning process in a cur riculum transformation in Zimbabwe. It is based on the dialectical lenses of Cultural-Historical Activity Theory (CHAT). The boundary learning epistemic actions were designed/interpreted using CHAT tools of double stimulation, activity system and ex pansive learning. The main findings are two types of boundary learning: individual and institutional. Individual focused on questioning and confronting tensions in cur rent individual curriculum practice. Institutional refers to collaborative relationships between hierarchical levels of the teacher education system in Zimbabwe. We point to the need for theoretical and conceptual rigor in studies on curriculum transformation, arguing for careful attention to empirical evidence of transformation/transgressing current practices in any expansive learning process. There is also need to think throu gh the policy-practice gap, especially in curriculum development. <hr/>Resumo: Neste artigo tem-se como objetivo compartilhar informações sobre o processo de aprendizagem de fronteiras, em uma iniciativa de transformação curricular no Zimbábue. Baseia-se nas lentes dialéticas da Teoria Histórico-Cultural da Atividade (CHAT). As ações epistêmicas de aprendizagem de fronteiras foram projetadas/interpretadas usando pressu postos da CHAT de dupla estimulação, sistema de atividade e aprendizado expansivo. Os principais achados são dois tipos de aprendizagem de fronteiras: individual e institucional. A individual está concentrada em questionar e enfrentar as tensões em práticas atuais em termos de currículo individual. A institucional refere-se a relações colaborativas entre os níveis hierárquicos do sistema de ensino de professores no Zimbábue. Aponta-se para a necessidade de maior rigor teórico e conceitual em estudos de transformação curricular, ar gumentando a atenção cuidadosa em evidências empíricas de transformação/transgressão de práticas atuais em qualquer processo de aprendizado expansivo. Também é necessário pensar em lacunas nas políticas públicas, especialmente no desenvolvimento curricular. <hr/>Resumen: Este artículo tiene como objetivo compartir las ideas de un proceso de apren dizaje fronterizo en una transformación curricular en Zimbabue. Se basa en las lentes di alécticas de la Teoría Histórico-Cultural de La Actividad (CHAT). Las acciones epistémi cas de aprendizaje fronterizo fueron diseñadas/interpretadas utilizando herramientas de CHAT, doble estimulación, sistema de actividad y aprendizaje expansivo. Los principales hallazgos son dos tipos de aprendizaje fronterizo: individual e institucional. La individual se centró en cuestionar y confrontar las tensiones en la práctica curricular individual ac tual. La institucional se refiere a las relaciones de colaboración entre los niveles jerárqui cos del sistema de educación de maestros en Zimbabue. Señalamos la necesidad de rigor teórico y conceptual en los estudios sobre transformación, argumentando que se debe prestar atención a la evidencia empírica de transformación/transgresión de las prácticas actuales en cualquier proceso expansivo de aprendizaje. También es necesario pensar en la brecha política-práctica, especialmente en el desarrollo curricular. <![CDATA[Gestão da educação: das políticas federais à gestão municipal]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-60592017000300523&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: No texto tem-se o objetivo de identificar as principais políticas para a gestão da educação implementadas pelo Governo federal entre os anos 2003 e 2011 e ana lisar como essas políticas impactaram a gestão das escolas municipais. Utilizam-se como procedimentos metodológicos a pesquisa bibliográfica, a análise documental e as entrevistas. Conclui-se que essas políticas interferem na gestão municipal, por possibilitarem a aquisição de obras e equipamentos, mas intervêm de forma tênue nas escolas, visto que as diretoras demonstraram pouco conhecimento sobre elas e uma preocupação maior com questões administrativas e pedagógicas do cotidiano escolar. <hr/>Abstract: The text aims to identify the main policies for the management of educa tion implemented by the federal government between the years 2003 and 2011 and to analyze how these policies had an impact on the management of municipal schools. It uses bibliographic research, documentary analysis and interviews as methodological procedures. It concludes that these policies interfere in the municipal management, because it allows the acquisition of works and equipment, but it acts in a tenuous way in the schools, since the directors have demonstrated little knowledge about them and a greater concern with administrative and pedagogical issues of the school routine. <hr/>Resumen: El texto tiene como objetivo identificar las políticas clave para la gestión de la educación implementada por el gobierno federal entre 2003 y 2011 y analizar cómo estas políticas han tenido un impacto en la gestión de las escuelas públicas. Se utiliza como instrumentos a la literatura, análisis de documentos y entrevistas. Se llega a la conclusión de que estas políticas interfieren en la gestión municipal, al permitir la compra de edificios y equipos, sino que interviene tenuemente en las escuelas, porque los directores mostraron poco conocimiento acerca de ellos y una mayor preocupación por los problemas administrativos y pedagógicos de la escuela de la vida cotidiana. <![CDATA[Gestão democrática e participação na composição de conselhos municipais de educação no Paraná]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-60592017000300543&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: A partir de pesquisa bibliográfica e análise documental, no presente texto tem-se como objetivo discutir o entendimento e a efetivação da gestão democrática em Conselhos Municipais de Educação no Paraná. Para tanto, apresentam-se discus sões a respeito da democracia e as possibilidades de sua efetivação na educação, a forma como a composição e o funcionamento de Conselhos Municipais de Educação colaboram (ou não) para a efetivação do princípio constitucional, e como esta ocorre em um dos municípios pesquisados. Ao final, considera-se que tanto a composição quanto a atuação dos órgãos colegiados são contraditórias, pois, ao mesmo tempo que possibilitam a participação de diferentes segmentos sociais, sofrem interferências políticas locais, as quais limitam a atuação coletiva. <hr/>Abstract: Based on the bibliographic research and the documental analysis, this text discusses the understanding and effectiveness in organize the municipal education councils in Paraná. For that present discussions about democracy end the possibility of effective it educational and works (or not) in the municipal educational councils for help the base of constitutional and how it occurs in one of the municipalities surveyed. In the end, shows that the compose and performance of collegiate bodies are contra dictory, because in the sometime enables the different social segments participates and they suffer intervention in political, act that limit the collective performance. <hr/>Resumen: A partir de investigación bibliográfica y análisis documental, el presente texto tiene por objetivo discutir el entendimiento y la efectividad de la gestión demo crática en Consejos Municipales de Educación en Paraná. Para ello presenta discu siones acerca de la democracia y las posibilidades de su efectividad en la educación, la forma en que la composición y el funcionamiento de los Consejos Municipales de Educación colaboran (o no) para la efectividad del principio constitucional y como ésta ocurre en uno de los municipios investigados. Al final, considera que tanto la composición como la actuación de los órganos colegiados son contradictorias, pues al mismo tiempo en que posibilitan la participación de diferentes segmentos sociales sufren interferencias políticas locales, las cuales limitan la actuación colectiva. <![CDATA[Indícios do civismo na cultura do Grupo Escolar Costa Carneiro: o Jornal o Estudante Orleanense (1949-1973)]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-60592017000300563&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: Este artigo é resultado de uma pesquisa realizada no campo da História da Educação, em que se teve como objetivo analisar os ideais de civismo disseminados por meio do jornal O Estudante Orleanense, e que fizeram parte da cultura do Grupo Escolar Costa Carneiro (Orleans, SC) entre os anos 1949 e 1973. De modo específi co, buscou-se demonstrar de que forma esse civismo foi divulgado antes e durante a Ditadura Civil-Militar. Os resultados demonstraram que a produção do jornal resistiu a diversas reformas políticas, reproduzindo em suas páginas ações e intenções que colaboravam para a formação de cidadãos patriotas, sendo um instrumento importante no processo de construção da cultura escolar do educandário. <hr/>Abstract: This article is the result of an investigation of History of Education that aimed to analyze the civism published in the newspaper O Estudante Orleanense owned by Grupo Escolar Costa Carneiro (Orleans, SC) between the years 1949 to 1973. The objectives demonstrate how civism was released before and during the Military Dictatorship. The results demonstrated that the newspaper resisted several political reforms, reproducing the actions and intentions that collaborated to form patriotic citizens. The newspaper was an important tool for the construction of school culture Grupo Escolar Costa Carneiro. <hr/>Resumen: Este artículo es el resultado de una investigación de la Historia de la Edu cación que se há tenido como objetivo analizar el civismo publicado em el diario El Estudiante Orleanense, propiedad de Grupo Escolar Costa Carneiro (Orleans, SC) entre los años 1949 a 1973. El objetivo es demostrar cómo lo civismo se publicó antes y durante la Dictadura Militar. Los resultados mostraron que el periódico resistió varias reformas políticas, la reproducción de la sacciones e intenciones que colabo raron para formar ciudadanos patriotas. El periódico es una herramienta importante para la construcción de la cultura de lo Grupo Escolar Costa Carneiro. <![CDATA[O ensino de geografia na perspectiva do modelo social da deficiência]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-60592017000300587&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: Os discursos de classificação de normalidade do sujeito com deficiência na perspectiva do Modelo médico e do Modelo social são peças centrais deste arti go. Nesse viés, buscou-se refletir sobre a deficiência visual com base na referência conceitual dos estudos de Vygotsky, nomeadamente no que diz respeito à mediação, compensação, conceitos e funções psicológicas superiores. À luz desse contexto, des taca-se uma experiência que procurou investigar quais as potencialidades da oficina pedagógica no ensino de Geografia. No perscrutar dessa abordagem, optou-se pela metodologia do estudo de caso com base na participação e colaboração de 27 estudan tes com idades entre 11 e 14 anos, de uma turma do Ensino Fundamental II do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Os resultados da investigação evidenciaram, em linhas gerais, que os estudantes com deficiência cons troem sua aprendizagem por meio de tarefas diferenciadas que promovem e valorizam seu potencial, seu modo de aprender, seu ritmo, suas habilidades e seus talentos. A partir do momento em que a escola e seus agentes proporcionam condições de aces sibilidade para o estudante com deficiência, ele consegue vivenciar e apreender os conhecimentos geográficos. <hr/>Abstract: The discourses of classification of normality of the subject with disability from the perspective of the Medical model and the Social model are central parts of this article. In this bias we sought to reflect on visual impairment based on the central conceptual reference of Vygotsky studies, namely with regard to mediation, compensation, concepts, and higher psychological functions. In light of this context, we highlight an experience that sought to investigate the potential of the pedagogical workshop in the teaching of Geography. In this approach, we chose the case study methodology based on the participation and collaboration of 27 students aged 11 to 14 years, of a class of Elementary School II from the College of Application of Uni versidade Federal de Santa Catarina (UFSC). The results of the research showed, in general terms, that students with disabilities construct their learning through differen tiated tasks that promote and value their potential, their way of learning, their rhythm, their abilities and their talents. From the moment that school and its agents provide accessibility conditions for the student with a disability, he is able to experience and apprehend geographic knowledge. <hr/>Resumen: Los discursos de clasificación de normalidad del sujeto con discapacidad en la perspectiva del Modelo médico y del Modelo social son piezas centrales de este artículo. En este sesgo se buscó reflexionar sobre la deficiencia visual con base en la referencia conceptual central de los estudios de Vygotsky, especialmente en lo que se refiere a la mediación, compensación, conceptos, funciones psicológicas superiores. A la luz de este contexto, destacamos una experiencia que buscó investigar cuáles son las potencialidades del taller pedagógico en la enseñanza de Geografía. En el escrutinio de este enfoque, optamos por la metodología estudio de caso con base en la participación y colaboración de 27 estudiantes con edad entre 11 a 14 años, de una clase de Enseñanza Fundamental II del Colegio de Aplicación de la Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Los resultados de la investigación evidenciaron, en líneas generales, que los estudiantes con discapacidad construyen su aprendizaje a través de tareas diferenciadas que promueven y valoran su potencial, su modo de aprender, su ritmo, sus habilidades y sus talentos. A partir del momento en que la escuela y sus agentes proporcionan condiciones de accesibilidad para el estudiante con discapacidad, puede experimentar y aprehender los conocimientos geográficos. <![CDATA[A exploração de brinquedos por crianças em experiências lúdicas na educação infantil]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-60592017000300613&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: Neste estudo objetivou-se compreender o modo como o brinquedo foi ex plorado por crianças da educação infantil em momentos de brincadeira livre em sala, e que funções foram atribuídas para esse objeto lúdico. Por meio da abordagem quali tativa, procedeu-se observação participante com 13 diários de campo, com discussão à luz de aporte teórico. Entre os resultados, verificou-se que o brinquedo, tanto o industrializado quanto o objeto transformado em brinquedo, fez-se consideravelmen te presente nas brincadeiras, oportunizando o enriquecimento das experiências pelas crianças. Destacou-se necessária a qualificação da mediação docente no que se refere às manifestações de estereótipos de gênero em brincadeiras, a oferta de outros am bientes para brincar e a atenção pedagógica na disponibilização dos objetos lúdicos, a fim de contribuir para os processos de criação, exploração e enriquecimento das experiências das crianças. <hr/>Abstract: It aims to understand how the toy was explored by children in early child hood education, in moments of free play in the classroom and what functions were assigned to this object. From a qualitative approach, participant observation was carried out with 13 field diaries. The qualitative analysis was carried out, with dis cussion in the light of theoretical contribution. Among the results is that the toy, both industrialized and the object transformed into a toy, became considerably present in the games, allowing the enrichment of the experiences, by the children. We emphasize the necessary qualification of teacher mediation regarding the manifestations of gen der stereotypes in games. The provision of other play environments and pedagogical attention in the provision of play objects in order to contribute to the processes of creation, exploration and enrichment of children’s experiences. <hr/>Resumen: Tiene como objetivo entender cómo el juguete ha sido explorado por los niños de preescolar en los momentos de juego libre en esa habitación y los roles se han asignado a este objeto. Enfoque cualitativo, se procedió observación participante con 13 diarios de campo. Hemos llevado a cabo un análisis cualitativo, con la discu sión a la luz de apoyo teórico. Entre los resultados es que el juguete tanto industriali zados como el juguete objeto transformado, se convirtió considerablemente presentes en la obra, proporcionando oportunidades para el enriquecimiento de experiencias para los niños. No es necesaria la calificación de la mediación docente en relación con las manifestaciones de los estereotipos de género en juego; la prestación de otros entornos para jugar y la atención pedagógica en la disposición de los objetos recrea tivos con el fin de contribuir a los procesos de creación, explotación y enriquecimien to de las experiencias de los niños. <![CDATA[A literatura na seção infantil da Biblioteca Pública do Paraná: a hora do conto]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-60592017000300635&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: Este artigo é resultado de um estudo realizado na “Hora do conto” da seção infantil da Biblioteca Pública do Paraná (BPP). Com o objetivo de analisar a formação do leitor ainda na infância, partiu-se da problemática de como a “Hora do conto” pode contribuir para tal formação. Utilizaram-se como instrumentos de pesquisa a obser vação e a análise de fotos, constituindo-se como registros documentais dentro de uma abordagem de pesquisa qualitativa. As principais referências teóricas foram: Arroyo (2008), Zilberman (2003), Abramovich (1995) e Chartier (1989, 2001). Os resultados indicam que as práticas educativas ocorrem de maneira lúdica e que a “Hora do conto” tornou o espaço um polo de encontro cultural, fomentando o interesse pela leitura que, por se realizar no âmbito de uma biblioteca, coloca as crianças em contato direto com o universo literário. <hr/>Abstract: This article is the result of a study carried out in the “Tale time” of the chil dren section of Paraná Public Library (BPP). With the objective of analyzing thereader formation while in childhood, we start from the problematization on how BPP’s the “Tale time” can contribute to such formation. We used as research instruments the observation and analysis of photos as documentary records within a qualitative research approach. The main theoretical references were: Arroyo (2008), Zilberman (2003), Abramovich (1995) and Chartier (1989, 2001). The results indicate that the educational practices take place in a playful way and that the “Tale time” has become a space of cultural encounter, fomenting interest for the reading, which being realized in a library, puts the children in direct contact with the literary universe. <hr/>Resumen: Este artículo es el resultado de un estudio realizado en la “Hora del cuento” de la sección infantil de la Biblioteca Pública de Paraná (BPP). Con el objetivo de analizar la formación del lector en la infancia, partimos de la problemática de cómo la “Hora del cuento” de la BPP puede contribuir a tal formación. Utilizamos como instrumentos de investigación la observación y el análisis de fotos como regis tros documentales dentro de un enfoque de investigación cualitativa. Las principales referencias teóricas fueron: Arroyo (2008), Zilberman (2003), Abramovich (1995) y Chartier (1989, 2001). Los resultados indican que las prácticas educativas ocurren de manera lúdica y que la “Hora del cuento” se ha convertido en el espacio de en cuentro cultural, fomentando el interés por la lectura que, por realizarse en el marco de una biblioteca, coloca a los niños en contacto directo con el universo literario. <![CDATA[Babel: notas para pensar a educação contemporânea]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-60592017000300659&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: Este artigo é resultado de um estudo realizado na “Hora do conto” da seção infantil da Biblioteca Pública do Paraná (BPP). Com o objetivo de analisar a formação do leitor ainda na infância, partiu-se da problemática de como a “Hora do conto” pode contribuir para tal formação. Utilizaram-se como instrumentos de pesquisa a obser vação e a análise de fotos, constituindo-se como registros documentais dentro de uma abordagem de pesquisa qualitativa. As principais referências teóricas foram: Arroyo (2008), Zilberman (2003), Abramovich (1995) e Chartier (1989, 2001). Os resultados indicam que as práticas educativas ocorrem de maneira lúdica e que a “Hora do conto” tornou o espaço um polo de encontro cultural, fomentando o interesse pela leitura que, por se realizar no âmbito de uma biblioteca, coloca as crianças em contato direto com o universo literário. <hr/>Abstract: This article is the result of a study carried out in the “Tale time” of the chil dren section of Paraná Public Library (BPP). With the objective of analyzing thereader formation while in childhood, we start from the problematization on how BPP’s the “Tale time” can contribute to such formation. We used as research instruments the observation and analysis of photos as documentary records within a qualitative research approach. The main theoretical references were: Arroyo (2008), Zilberman (2003), Abramovich (1995) and Chartier (1989, 2001). The results indicate that the educational practices take place in a playful way and that the “Tale time” has become a space of cultural encounter, fomenting interest for the reading, which being realized in a library, puts the children in direct contact with the literary universe. <hr/>Resumen: Este artículo es el resultado de un estudio realizado en la “Hora del cuento” de la sección infantil de la Biblioteca Pública de Paraná (BPP). Con el objetivo de analizar la formación del lector en la infancia, partimos de la problemática de cómo la “Hora del cuento” de la BPP puede contribuir a tal formación. Utilizamos como instrumentos de investigación la observación y el análisis de fotos como regis tros documentales dentro de un enfoque de investigación cualitativa. Las principales referencias teóricas fueron: Arroyo (2008), Zilberman (2003), Abramovich (1995) y Chartier (1989, 2001). Los resultados indican que las prácticas educativas ocurren de manera lúdica y que la “Hora del cuento” se ha convertido en el espacio de en cuentro cultural, fomentando el interés por la lectura que, por realizarse en el marco de una biblioteca, coloca a los niños en contacto directo con el universo literario.