Scielo RSS <![CDATA[Roteiro]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=2177-605920180001&lang=pt vol. 43 num. 1 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[Editorial]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-60592018000100001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <![CDATA[Dossiê: organismos multilaterais e políticas públicas no cenário da educação básica e superior: diretrizes, desafios e práticas]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-60592018000100002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <![CDATA[Internacionalização e a interlocução entre o ensino básico e superior: o problema da formação docente]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-60592018000100004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumen: En el escenario latinoamericano, determinado por las tendencias internaciona les del mundo globalizado - por un lado - y por las demandas de las políticas educativas nacionales -por otro- comienzan a hacerse visibles ciertas tensiones que dificultan una comprensión sistémica de la educación en el contexto Regional y dentro de los sistemas de enseñanza de cada país. Las investigaciones que sustentan estas reflexiones, tienen por objetivo instalar el tema en una inter/relación entre: políticas educativas nacionales - po siblemente determinadas por parámetros internacionales - y sus realidades institucionales locales. A través de exploración de documentos de organismos multilaterales; de entrevis tas a los actores nacionales encargados del diseño y desarrollo de las políticas educativas; así como de varios focus groups con gestores y docentes locales, el problema se analizó en términos de “relación” entre políticas internacionales y políticas educativas en territo rio. Específicamente, en este artículo se abordan las interlocuciones entre las demandas y desafíos de la Educación Básica - de cada país - con las innovaciones de la Formación Docente instalada dentro de una Educación Superior cada vez más internacionalizada. Se trata de una reflexión a partir de una serie de estudios de corte cualitativo, dentro del con texto de la hermenéutica, que concluye con algunas recomendaciones para re/articular los diálogos regionales/nacionales/sub nacionales, en sus distintos niveles. <hr/>Abstract: In the Latin American scene, determined by international trends of the globa lized world - on one hand, and the demands of national education policies on the other, certain tensions become visible whereas hinder a systemic understanding of education in the regional context and within education systems in each country. The research su pporting these reflections, it was used: documentary analysis, interviews, focus groups; and set up the theme in an inter / relationship: national education policies, which are determined by international parameters and local institutional realities. The problem arises in terms of the relationship between international policies patterned by multila teral agencies and educational policies in the territory. Specifically, in this article the interlocutions between the demands and challenges of Basic Education in each country with the innovations of Teacher Education installed within an increasingly internatio nalized higher education are addressed. This is a series of qualitative studies within the context of hermeneutics, which concludes with some recommendations for re / articulate national regional / national / sub relationships at various levels. <hr/>Resumo: No cenário latino-americano, determinado pelas tendências internacionais do mundo globalizado - por um lado - e pelas exigências das políticas nacionais de educação por outro, começam a se tornar visíveis certas tensões que dificultam a compreensão sistêmica da educação no contexto regional e dentro dos sistemas de ensino em cada país. As pesquisas que sustentam essas reflexões têm por objetivo colocar o tema nas inter/relações entre as políticas nacionais de educação - possivel mente determinadas pelos parâmetros internacionais - e as realidades institucionais locais. A partir de explorações de documentos dos organismos multilaterais, entre vistas aos atores nacionais encarregados do desenho e desenvolvimento das políticas educativas e de realização de grupos focais com gestores e professores locais, o pro blema foi analisado em termos da relação entre as políticas internacionais e as polí ticas educacionais no território. Neste artigo, serão abordadas, com mais ênfase, as interlocuções entre as demandas e desafios da educação básica, em cada país, com as inovações da formação de professores instalados dentro de um Ensino Superior cada vez mais internacionalizado. Este trabalho é parte de uma série de estudos qualitati vos no contexto da hermenêutica, que conclui com algumas recomendações para (re) articular os diálogos regionais, nacionais e subnacionais, nos seus diversos níveis. <![CDATA[A Educação para a Cidadania Mundial como aposta de construção de um novo paradigma educativo]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-60592018000100005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: O objetivo com este estudo é refletir sobre a Cidadania Mundial, por meio de uma investigação sobre o tema, considerando a evidência da sua permanência como prioridade na agenda educativa mundial, tanto para os países desenvolvidos, quanto para os em desenvolvimento. A Educação para a Cidadania Mundial tem cobrado ao longo dos últimos anos um claro protagonismo na reflexão e nas práticas educativas, tanto das organizações não governamentais quanto dos docentes mais comprometidos com um pensar e uma prática pedagógica alternativa nas suas aulas. Sua inclusão preeminente na agenda global como raíz de sua definição prioritária para o marco da Global Education First Initiative (GEFI), que impulsiona as Nações Unidas, sem dú vida, tornará muito mais visível a necessidade de aprofundar o seu desenvolvimento. Assim, uma das três prioridades da GEFI é justamente fomentar a cidadania global. A Unesco considera que a Educação para a Cidadania Mundial propõe uma mudança no papel e nos objetivos educacionais, orientados a construir sociedades mais justas, pacíficas, tolerantes e inclusivas. Essa convicção fez da Educação para a Cidadania Mundial um dos objetivos chave para a área educacional em seu projeto de estratégia a médio prazo para os próximos oito anos (2014-2021). <hr/>Abstract: The aim of this study is to reflect on Global Citizenship, through an inves tigation of the theme, considering the evidence of its permanence as a priority in the global educational agenda, both for developed and developing countries.The Educa tion for World Citizenship has, over the last years, been a protagonist in the reflection and educational practices of both Non-Governmental Organizations and teachers who are committed to reflect and a pedagogical practice alternative in their classes. Its pre-eminent inclusion on the global agenda as the root of its priority definition for the Global Education First Initiative (GEFI), which drives the United Nations, will undoubtedly make the need to deepen its development much more visible. Thus, one of GEFI’s three priorities is precisely to foster global citizenship. Unesco considers that Global Citizenship Education proposes a change in the role and educational objectives of building more just, peaceful, tolerant and inclusive societies. This con viction made Education for World Citizenship one of the key goals for education in its Medium-term Strategy Project for the next eight years (2014-2021). <hr/>Resumen: El objetivo de este estudio es reflexionar sobre la Ciudadania Mundial, a través de una investigación sobre el tema, considerando la evidencia de su permanen cia como prioridad en la agenda educativa mundial, tanto para los países desarrolla dos, cuanto para los en desarrollo. La Educación para la Ciudadanía Mundial ha ido cobrando a lo largo de los últimos años un claro protagonismo en la reflexión y las prácticas educativas tanto de las Organizaciones No Gubernamentales como de los docentes más comprometidos con un pensar y una práctica pedagógica alternativa en sus aulas. Su inclusión preeminente en la agenda global a raíz de su definición como prioritaria en el marco de la Global Education First Initiative (GEFI) que impulsa Naciones Unidas, sin duda, va a hacer mucho más visible la necesidad de ahondar en su desarrollo. Así, una de las tres prioridades de la GEFI es justamente fomentar la ciudadanía global. La Unesco considera que la Educación para la Ciudadanía Mundial plantea un cambio en el rol y en los objetivos de la educación orientado a construir sociedades más justas, pacíficas, tolerantes e inclusivas. Esa convicción ha hecho de la Educación para la Ciudadanía Mundial uno de sus objetivos clave del área educativa en su Proyecto de estrategia a plazo medio para los próximos ocho años (2014-2021). <![CDATA[A Educação para a Cidadania Mundial como aposta de construção de um novo paradigma educativo]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-60592018000100005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: O objetivo com este estudo é refletir sobre a Cidadania Mundial, por meio de uma investigação sobre o tema, considerando a evidência da sua permanência como prioridade na agenda educativa mundial, tanto para os países desenvolvidos, quanto para os em desenvolvimento. A Educação para a Cidadania Mundial tem cobrado ao longo dos últimos anos um claro protagonismo na reflexão e nas práticas educativas, tanto das organizações não governamentais quanto dos docentes mais comprometidos com um pensar e uma prática pedagógica alternativa nas suas aulas. Sua inclusão preeminente na agenda global como raíz de sua definição prioritária para o marco da Global Education First Initiative (GEFI), que impulsiona as Nações Unidas, sem dú vida, tornará muito mais visível a necessidade de aprofundar o seu desenvolvimento. Assim, uma das três prioridades da GEFI é justamente fomentar a cidadania global. A Unesco considera que a Educação para a Cidadania Mundial propõe uma mudança no papel e nos objetivos educacionais, orientados a construir sociedades mais justas, pacíficas, tolerantes e inclusivas. Essa convicção fez da Educação para a Cidadania Mundial um dos objetivos chave para a área educacional em seu projeto de estratégia a médio prazo para os próximos oito anos (2014-2021). <hr/>Abstract: The aim of this study is to reflect on Global Citizenship, through an inves tigation of the theme, considering the evidence of its permanence as a priority in the global educational agenda, both for developed and developing countries.The Educa tion for World Citizenship has, over the last years, been a protagonist in the reflection and educational practices of both Non-Governmental Organizations and teachers who are committed to reflect and a pedagogical practice alternative in their classes. Its pre-eminent inclusion on the global agenda as the root of its priority definition for the Global Education First Initiative (GEFI), which drives the United Nations, will undoubtedly make the need to deepen its development much more visible. Thus, one of GEFI’s three priorities is precisely to foster global citizenship. Unesco considers that Global Citizenship Education proposes a change in the role and educational objectives of building more just, peaceful, tolerant and inclusive societies. This con viction made Education for World Citizenship one of the key goals for education in its Medium-term Strategy Project for the next eight years (2014-2021). <hr/>Resumen: El objetivo de este estudio es reflexionar sobre la Ciudadania Mundial, a través de una investigación sobre el tema, considerando la evidencia de su permanen cia como prioridad en la agenda educativa mundial, tanto para los países desarrolla dos, cuanto para los en desarrollo. La Educación para la Ciudadanía Mundial ha ido cobrando a lo largo de los últimos años un claro protagonismo en la reflexión y las prácticas educativas tanto de las Organizaciones No Gubernamentales como de los docentes más comprometidos con un pensar y una práctica pedagógica alternativa en sus aulas. Su inclusión preeminente en la agenda global a raíz de su definición como prioritaria en el marco de la Global Education First Initiative (GEFI) que impulsa Naciones Unidas, sin duda, va a hacer mucho más visible la necesidad de ahondar en su desarrollo. Así, una de las tres prioridades de la GEFI es justamente fomentar la ciudadanía global. La Unesco considera que la Educación para la Ciudadanía Mundial plantea un cambio en el rol y en los objetivos de la educación orientado a construir sociedades más justas, pacíficas, tolerantes e inclusivas. Esa convicción ha hecho de la Educación para la Ciudadanía Mundial uno de sus objetivos clave del área educativa en su Proyecto de estrategia a plazo medio para los próximos ocho años (2014-2021). <![CDATA[Políticas de formação de professores no Brasil: desdobramentos e interlocução com diretrizes dos organismos internacionais]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-60592018000100006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: No texto analisam-se as políticas de formação dos professores no Bra sil em seus desdobramentos e recomendações de organismos internacionais. O artigo é fruto de pesquisa bibliográfica e documental, à luz de marcos teóricos e legais que subsidiam reflexões acerca das prioridades, orientações e programas de governo subjacentes à formação de professores. Entre os principais resultados, destacam-se: as reformas educacionais observam as recomendações dos organis mos internacionais; as políticas educativas atuais reafirmam a centralidade da for mação para o/no exercício da docência; os programas de formação estão relacio nados à natureza das funções docentes; e as instituições formadoras atuam como mecanismos para atender às demandas de processos produtivos e performativos oriundos da lógica global. <hr/>Abstract: The text analyzes the policies of teacher training in Brazil in its develop ments and recommendations from international organizations. It is the result of bi bliographical and documentary research, in the light of theoretical and legal fra meworks that subsidize reflections about the priorities, orientations and government programs that underlie teacher training. Among the main results, it is worth noting: educational reforms follow the recommendations of international organizations; The current educational policies reaffirm the centrality of the training for the / in the teaching practice; The training programs are related to the nature of the teaching functions and the training institutions act as mechanisms to meet the demands of pro ductive and performative processes from the global logic. <hr/>Resumen: El texto analiza las políticas de formación de los profesores en Brasil en sus desdoblamientos y recomendaciones de los organismos internacionales. Es fruto de investigación bibliográfica y documental, a la luz de los marcos teóricos y legales que subsidian reflexiones acerca de prioridades, orientaciones y programas de go bierno subyacentes a la formación de los profesores. Entre los resultados principales, destacase: reformas educacionales que observan recomendaciones de los organismos internacionales; políticas educativas actuales reafirman la centralidad de la forma ción para el/en ejercicio de la docencia; programas de formación están relacionados a la naturaleza de las funciones docentes y las instituciones formadoras actúan como mecanismos para atender las demandas de los procesos productivos y performativos oriundos de la lógica global. <![CDATA[Políticas de formação de professores no Brasil: desdobramentos e interlocução com diretrizes dos organismos internacionais]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-60592018000100006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: No texto analisam-se as políticas de formação dos professores no Bra sil em seus desdobramentos e recomendações de organismos internacionais. O artigo é fruto de pesquisa bibliográfica e documental, à luz de marcos teóricos e legais que subsidiam reflexões acerca das prioridades, orientações e programas de governo subjacentes à formação de professores. Entre os principais resultados, destacam-se: as reformas educacionais observam as recomendações dos organis mos internacionais; as políticas educativas atuais reafirmam a centralidade da for mação para o/no exercício da docência; os programas de formação estão relacio nados à natureza das funções docentes; e as instituições formadoras atuam como mecanismos para atender às demandas de processos produtivos e performativos oriundos da lógica global. <hr/>Abstract: The text analyzes the policies of teacher training in Brazil in its develop ments and recommendations from international organizations. It is the result of bi bliographical and documentary research, in the light of theoretical and legal fra meworks that subsidize reflections about the priorities, orientations and government programs that underlie teacher training. Among the main results, it is worth noting: educational reforms follow the recommendations of international organizations; The current educational policies reaffirm the centrality of the training for the / in the teaching practice; The training programs are related to the nature of the teaching functions and the training institutions act as mechanisms to meet the demands of pro ductive and performative processes from the global logic. <hr/>Resumen: El texto analiza las políticas de formación de los profesores en Brasil en sus desdoblamientos y recomendaciones de los organismos internacionales. Es fruto de investigación bibliográfica y documental, a la luz de los marcos teóricos y legales que subsidian reflexiones acerca de prioridades, orientaciones y programas de go bierno subyacentes a la formación de los profesores. Entre los resultados principales, destacase: reformas educacionales que observan recomendaciones de los organismos internacionales; políticas educativas actuales reafirman la centralidad de la forma ción para el/en ejercicio de la docencia; programas de formación están relacionados a la naturaleza de las funciones docentes y las instituciones formadoras actúan como mecanismos para atender las demandas de los procesos productivos y performativos oriundos de la lógica global. <![CDATA[Internacionalização do currículo: produção em organismos multilaterais]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-60592018000100007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: A internacionalização da educação superior vem se expandindo no contexto da globalização e da Sociedade do Conhecimento. Recentemente, organismos mul tilaterais, capitaneados pela OCDE, passam a propor outras formas para a interna cionalização, como a do currículo. O artigo tem como foco a Internacionalização do Currículo (IoC) e a interferência de organismos multilaterais, via produção de textos, nesse processo. É apontada a complexidade dessa concepção que se estende desde a formação profissional para o mercado globalizado até a formação do cidadão glo bal pela Unesco. Para fundamentar as análises são utilizados princípios de estado de conhecimento tendo como fonte a bibliografia internacional oriunda de organismos multilaterais e/ou decorrentes. <hr/>Abstract: The internationalization of higher education has been expanding in the context of globalization and the Knowledge Society. Recently, multilateral organiza tions, led by the OECD, are proposing other forms of internationalization such as the curriculum. The article focuses on Internationalization of the Curriculum - IoC and the interference of multilateral organizations through the production of texts in this process. It is pointed out the complexity of conception that extends from professional training to the globalized market to the formation of the global citizen (UNESCO). To base the analyzes are used principles of knowledge state having as source interna tional bibliography from multilateral organizations and / or derived. <hr/>Resumen: La internacionalización de la educación superior se ha ido expandiendo en el contexto de la globalización y la sociedad del conocimiento. Las organizaciones multilaterales, encabezados por la OCDE, van a proponer otras formas de interna cionalización, como el plan de estudios. El artículo se centra en la internacionaliza ción del Plan de estudios - IoC y la interferencia de las organizaciones multilaterales, a través de la producción de textos en el proceso. Se pone de relieve la complejidad del concepto que se extiende desde la formación profesional para el mercado global hasta la formación del ciudadano global (UNESCO). El apoyo de análisis son los principios del estado de conocimiento tiendo como recurso la literatura internacional provenientes de organismos multilaterales y / o decurrentes. <![CDATA[Internacionalização do currículo: produção em organismos multilaterais]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-60592018000100007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: A internacionalização da educação superior vem se expandindo no contexto da globalização e da Sociedade do Conhecimento. Recentemente, organismos mul tilaterais, capitaneados pela OCDE, passam a propor outras formas para a interna cionalização, como a do currículo. O artigo tem como foco a Internacionalização do Currículo (IoC) e a interferência de organismos multilaterais, via produção de textos, nesse processo. É apontada a complexidade dessa concepção que se estende desde a formação profissional para o mercado globalizado até a formação do cidadão glo bal pela Unesco. Para fundamentar as análises são utilizados princípios de estado de conhecimento tendo como fonte a bibliografia internacional oriunda de organismos multilaterais e/ou decorrentes. <hr/>Abstract: The internationalization of higher education has been expanding in the context of globalization and the Knowledge Society. Recently, multilateral organiza tions, led by the OECD, are proposing other forms of internationalization such as the curriculum. The article focuses on Internationalization of the Curriculum - IoC and the interference of multilateral organizations through the production of texts in this process. It is pointed out the complexity of conception that extends from professional training to the globalized market to the formation of the global citizen (UNESCO). To base the analyzes are used principles of knowledge state having as source interna tional bibliography from multilateral organizations and / or derived. <hr/>Resumen: La internacionalización de la educación superior se ha ido expandiendo en el contexto de la globalización y la sociedad del conocimiento. Las organizaciones multilaterales, encabezados por la OCDE, van a proponer otras formas de interna cionalización, como el plan de estudios. El artículo se centra en la internacionaliza ción del Plan de estudios - IoC y la interferencia de las organizaciones multilaterales, a través de la producción de textos en el proceso. Se pone de relieve la complejidad del concepto que se extiende desde la formación profesional para el mercado global hasta la formación del ciudadano global (UNESCO). El apoyo de análisis son los principios del estado de conocimiento tiendo como recurso la literatura internacional provenientes de organismos multilaterales y / o decurrentes. <![CDATA[Políticas públicas para a educação infantil no Brasil: desafios à consolidação do direito no contexto emergente da nova filantropia]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-60592018000100008&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: No texto analisam-se avanços e tensões no campo das políticas públicas educacionais no sentido da efetivação do direito à educação infantil no Brasil. A ava liação da trajetória dessa etapa educacional de 1996 até os dias atuais evidencia a consolidação de um conjunto normativo regulador que não garantiu acesso e quali dade para todos. Argumentamos que a concepção de educação infantil presente nos dispositivos legais ainda não se materializou plenamente em políticas públicas garan tidoras desse direito educacional, estando, de fato, fortemente ameaçada por modelos privatistas caracterizados como uma nova filantropia, constituída de investidores so ciais privados organizados em institutos e fundações que defendem investimentos na primeira infância com argumentos economicistas. <hr/>Abstract: The article analyzes the advances and tensions in the field of educational policies towards the consolidation of the right to early childhood education in Brazil. The evaluation of the history of this educational stage from 1996 to the present shows the consolidation of a regulatory body of norms that did not guarantee access and quality. Such evidence supports an argument that the concept of early childhood education that guidance the law are not materialized in public policies that should guarantee this educational right. These conception is, in fact, strongly threatened by privatist models characterized as a new philanthropy, made up of private social in vestors organized in institutes and foundations that argue about investments in early childhood based on econometric reasons. <hr/>Resumen: Este artículo analiza los avances y las tensiones en el campo de las po líticas públicas en el sentido del cumplimiento del derecho a la educación infantil en Brasil. La evaluación de la trayectoria de esta etapa educativa de 1996 hasta la actualidad demuestra la consolidación de un conjunto de reglas que no ha asegurado el acceso y la calidad. Nuestro argumento es que la concepción de educación infantil presente en los dispositivos legales no se ha materializado en las políticas públicas, y es, de hecho, fuertemente amenazada por modelos privatizadores caracterizados como una nueva filantropía, constituida por inversores sociales privados organizados en los institutos y fundaciones que apoyan las inversiones en la primera infancia con argumentos economicistas. <![CDATA[Políticas públicas para a educação infantil no Brasil: desafios à consolidação do direito no contexto emergente da nova filantropia]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-60592018000100008&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: No texto analisam-se avanços e tensões no campo das políticas públicas educacionais no sentido da efetivação do direito à educação infantil no Brasil. A ava liação da trajetória dessa etapa educacional de 1996 até os dias atuais evidencia a consolidação de um conjunto normativo regulador que não garantiu acesso e quali dade para todos. Argumentamos que a concepção de educação infantil presente nos dispositivos legais ainda não se materializou plenamente em políticas públicas garan tidoras desse direito educacional, estando, de fato, fortemente ameaçada por modelos privatistas caracterizados como uma nova filantropia, constituída de investidores so ciais privados organizados em institutos e fundações que defendem investimentos na primeira infância com argumentos economicistas. <hr/>Abstract: The article analyzes the advances and tensions in the field of educational policies towards the consolidation of the right to early childhood education in Brazil. The evaluation of the history of this educational stage from 1996 to the present shows the consolidation of a regulatory body of norms that did not guarantee access and quality. Such evidence supports an argument that the concept of early childhood education that guidance the law are not materialized in public policies that should guarantee this educational right. These conception is, in fact, strongly threatened by privatist models characterized as a new philanthropy, made up of private social in vestors organized in institutes and foundations that argue about investments in early childhood based on econometric reasons. <hr/>Resumen: Este artículo analiza los avances y las tensiones en el campo de las po líticas públicas en el sentido del cumplimiento del derecho a la educación infantil en Brasil. La evaluación de la trayectoria de esta etapa educativa de 1996 hasta la actualidad demuestra la consolidación de un conjunto de reglas que no ha asegurado el acceso y la calidad. Nuestro argumento es que la concepción de educación infantil presente en los dispositivos legales no se ha materializado en las políticas públicas, y es, de hecho, fuertemente amenazada por modelos privatizadores caracterizados como una nueva filantropía, constituida por inversores sociales privados organizados en los institutos y fundaciones que apoyan las inversiones en la primera infancia con argumentos economicistas. <![CDATA[Efeitos das políticas internacionais e a emergência do PNAIC - PACTO no Brasil]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-60592018000100009&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: No artigo busca-se mostrar alguns fios que tramam o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). Não apresentamos nem dizemos uma ver dade sobre ele, buscamos identificá-lo como efeito. Metodologicamente este estudo se utiliza da análise do discurso foucaultiano como meio de produzir argumentações a partir do procedimento de apropriação dos enunciados, que são tomados em suas condições de funcionamento, produzindo um sistema para os rituais da palavra e para os planos de apropriação social do discurso. Apresentamos, a partir da análise, uma síntese argumentativa: o PNAIC como um programa-efeito das políticas neoliberais em educação, movimentadas para desenvolvimento econômico e social do neolibera lismo projetado pelos organismos internacionais na educação. <hr/>Abstract: The intention of this paper is to show some threads that plot of the National Pact for Literacy in the Right Age (PNAIC). It is not in our intention to present or tell the truth about it, but to stress its effects. Methodologically the text consists of an essay of thought that uses the analysis of discourses as a mean of arguing. With the foucaultino appropriation procedure, we analyze the conditions in which discourse occurs in the production of a system, as they appear in the rituals of the word and in the plans of social appropriation of the discourse. The synthesis of argumentation: the PNAIC is a program-effect of neoliberal policies in education, which are the exten sion of the economic and social development of neoliberalism designed by interna tional organizations in education. <hr/>Resumen: La intención del texto es mostrar algunas líneas con las cuales se cosen el Pacto Nacional para la Educación en la Edad Cierta (PNAIC). No es nuestra inten sión presentar o decir la verdad sobre ello, más entenderlo como efecto. Metodológi camente este ensayo pone en uso el análisis de los discursos foucaultianos para la construcción argumentativa. Con el procedimiento de apropiación hacemos las an alices de las condiciones del discurso en la producción de un sistema en los rituales de la palabra y en los planes de apropiación social. La síntesis de la argumentación: el PNAIC es un programa-efecto de las políticas neoliberales en la educación, que son la extensión de lo desarrollo económico y social del neoliberalismo diseñado por organizaciones internacionales en la educación. <![CDATA[Efeitos das políticas internacionais e a emergência do PNAIC - PACTO no Brasil]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-60592018000100009&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: No artigo busca-se mostrar alguns fios que tramam o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). Não apresentamos nem dizemos uma ver dade sobre ele, buscamos identificá-lo como efeito. Metodologicamente este estudo se utiliza da análise do discurso foucaultiano como meio de produzir argumentações a partir do procedimento de apropriação dos enunciados, que são tomados em suas condições de funcionamento, produzindo um sistema para os rituais da palavra e para os planos de apropriação social do discurso. Apresentamos, a partir da análise, uma síntese argumentativa: o PNAIC como um programa-efeito das políticas neoliberais em educação, movimentadas para desenvolvimento econômico e social do neolibera lismo projetado pelos organismos internacionais na educação. <hr/>Abstract: The intention of this paper is to show some threads that plot of the National Pact for Literacy in the Right Age (PNAIC). It is not in our intention to present or tell the truth about it, but to stress its effects. Methodologically the text consists of an essay of thought that uses the analysis of discourses as a mean of arguing. With the foucaultino appropriation procedure, we analyze the conditions in which discourse occurs in the production of a system, as they appear in the rituals of the word and in the plans of social appropriation of the discourse. The synthesis of argumentation: the PNAIC is a program-effect of neoliberal policies in education, which are the exten sion of the economic and social development of neoliberalism designed by interna tional organizations in education. <hr/>Resumen: La intención del texto es mostrar algunas líneas con las cuales se cosen el Pacto Nacional para la Educación en la Edad Cierta (PNAIC). No es nuestra inten sión presentar o decir la verdad sobre ello, más entenderlo como efecto. Metodológi camente este ensayo pone en uso el análisis de los discursos foucaultianos para la construcción argumentativa. Con el procedimiento de apropiación hacemos las an alices de las condiciones del discurso en la producción de un sistema en los rituales de la palabra y en los planes de apropiación social. La síntesis de la argumentación: el PNAIC es un programa-efecto de las políticas neoliberales en la educación, que son la extensión de lo desarrollo económico y social del neoliberalismo diseñado por organizaciones internacionales en la educación. <![CDATA[A pedagogia do herói sob as performances das políticas públicas contemporâneas]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-60592018000100011&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: O artigo propõe uma atualização da pedagogia do herói, que é acionada nas escolas e nas instituições de ensino voltadas à formação de professores por meio de políticas públicas e movimentada pela racionalidade neoliberal no contexto global/ local. O exercício analítico utiliza-se de dados de uma pesquisa de doutoramento de senvolvida com filmes hollywoodianos e de um conjunto de pesquisas desenvolvidas sobre formação de professores com aportes teóricos das políticas educacionais e do referencial sobre docência e formação de professores em uma perspectiva hipercrítica. O estudo evidencia que a pedagogia do herói produz regras para o processo de avalia ção e estimula performances cada vez mais altas dos professores e das instituições de formação docente no cenário brasileiro. Nessa pedagogia, o professor é colocado na posição de herói, e a docência, mediante uma lógica concorrencial, torna-se uma ati vidade qualificada, atingida por meio de premiações e bons resultados de avaliações em larga escala. Como desdobramentos deste estudo, apresentam-se alguns desafios para que se possam subverter os efeitos da tal pedagogia. Os resultados apontam para a necessidade de uma constante suspeita da visão de pedagogia do herói e das políticas públicas contemporâneas neoliberais, que precisam passar sob o escrutínio permanen te da crítica radical. <hr/>Abstract: This paper proposes the updating of the pedagogy of the hero, which is both triggered in schools and educational institutions intended for teacher education by means of public policies, and driven by the neoliberal rationality in the global/ local context. The analysis has used data from a doctoral research on Hollywood movies and as well as a group of researches on teacher education using theoretical contributions of educational policies and references about teaching and teacher edu cation from a hypercritical perspective. The study has evidenced that the pedagogy of the hero produces rules for the evaluation process and requires increasingly higher performances from both the teachers and the teacher education institutions in the Brazilian scenario. In this pedagogy, teachers are positioned as heroes, and teaching, through a competitive logic, becomes a qualified activity, which is achieved by means of rewards and good results in large-scale evaluations. As a derivation of this study, some challenges have been presented in an attempt to subvert the effects of that peda gogy. The results have pointed out the need for a constant suspicion of the view of the pedagogy of the hero and contemporary neoliberal public policies, which should be permanently scrutinized by radical criticism. <hr/>Resumen: El artículo propone una actualización de la pedagogía del héroe, que es accionada en las escuelas e instituciones de enseño, volcadas a la formación de pro fesores por medio de políticas públicas y movida por la racionalidad neoliberal, en el contexto global/local. El ejercicio analítico se vale de datos de una investigación de doctorado desarrollada con películas hollywoodenses y de un conjunto de investigacio nes desarrolladas sobre formación de profesores con aportes teóricos de las políticas educacionales y del referencial sobre la docencia y formación de profesores en una perspectiva hipercrítica. El estudio evidencia que esa pedagogía produce reglas para el proceso de evaluación y estimula performances cada vez más altas para el desempeño docente y para las instituciones de formación docente en el escenario brasilero. En esta pedagogía, el profesor es colocado en la posición del héroe y la docencia se torna una actividad calificada mediante una lógica competitiva, alcanzada por medio de pre miaciones y resultados de evaluaciones a gran escala. Como desdoblamientos de este estudio, se presentan algunos desafíos para que puedan profundizar los efectos de tal pedagogía. Los resultados apuntan a la necesidad de una constante sospecha sobre la visión de pedagogía del héroe y de las políticas públicas contemporáneas neoliberales, que necesitan pasar por el escrutinio permanente de la crítica radical. <![CDATA[A pedagogia do herói sob as performances das políticas públicas contemporâneas]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-60592018000100011&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: O artigo propõe uma atualização da pedagogia do herói, que é acionada nas escolas e nas instituições de ensino voltadas à formação de professores por meio de políticas públicas e movimentada pela racionalidade neoliberal no contexto global/ local. O exercício analítico utiliza-se de dados de uma pesquisa de doutoramento de senvolvida com filmes hollywoodianos e de um conjunto de pesquisas desenvolvidas sobre formação de professores com aportes teóricos das políticas educacionais e do referencial sobre docência e formação de professores em uma perspectiva hipercrítica. O estudo evidencia que a pedagogia do herói produz regras para o processo de avalia ção e estimula performances cada vez mais altas dos professores e das instituições de formação docente no cenário brasileiro. Nessa pedagogia, o professor é colocado na posição de herói, e a docência, mediante uma lógica concorrencial, torna-se uma ati vidade qualificada, atingida por meio de premiações e bons resultados de avaliações em larga escala. Como desdobramentos deste estudo, apresentam-se alguns desafios para que se possam subverter os efeitos da tal pedagogia. Os resultados apontam para a necessidade de uma constante suspeita da visão de pedagogia do herói e das políticas públicas contemporâneas neoliberais, que precisam passar sob o escrutínio permanen te da crítica radical. <hr/>Abstract: This paper proposes the updating of the pedagogy of the hero, which is both triggered in schools and educational institutions intended for teacher education by means of public policies, and driven by the neoliberal rationality in the global/ local context. The analysis has used data from a doctoral research on Hollywood movies and as well as a group of researches on teacher education using theoretical contributions of educational policies and references about teaching and teacher edu cation from a hypercritical perspective. The study has evidenced that the pedagogy of the hero produces rules for the evaluation process and requires increasingly higher performances from both the teachers and the teacher education institutions in the Brazilian scenario. In this pedagogy, teachers are positioned as heroes, and teaching, through a competitive logic, becomes a qualified activity, which is achieved by means of rewards and good results in large-scale evaluations. As a derivation of this study, some challenges have been presented in an attempt to subvert the effects of that peda gogy. The results have pointed out the need for a constant suspicion of the view of the pedagogy of the hero and contemporary neoliberal public policies, which should be permanently scrutinized by radical criticism. <hr/>Resumen: El artículo propone una actualización de la pedagogía del héroe, que es accionada en las escuelas e instituciones de enseño, volcadas a la formación de pro fesores por medio de políticas públicas y movida por la racionalidad neoliberal, en el contexto global/local. El ejercicio analítico se vale de datos de una investigación de doctorado desarrollada con películas hollywoodenses y de un conjunto de investigacio nes desarrolladas sobre formación de profesores con aportes teóricos de las políticas educacionales y del referencial sobre la docencia y formación de profesores en una perspectiva hipercrítica. El estudio evidencia que esa pedagogía produce reglas para el proceso de evaluación y estimula performances cada vez más altas para el desempeño docente y para las instituciones de formación docente en el escenario brasilero. En esta pedagogía, el profesor es colocado en la posición del héroe y la docencia se torna una actividad calificada mediante una lógica competitiva, alcanzada por medio de pre miaciones y resultados de evaluaciones a gran escala. Como desdoblamientos de este estudio, se presentan algunos desafíos para que puedan profundizar los efectos de tal pedagogía. Los resultados apuntan a la necesidad de una constante sospecha sobre la visión de pedagogía del héroe y de las políticas públicas contemporáneas neoliberales, que necesitan pasar por el escrutinio permanente de la crítica radical. <![CDATA[O processo de Bolonha e a globalização da educação superior: antecedentes, implementação e repercussões no que fazer dos trabalhadores da educação]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-60592018000100013&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: O artigo propõe uma atualização da pedagogia do herói, que é acionada nas escolas e nas instituições de ensino voltadas à formação de professores por meio de políticas públicas e movimentada pela racionalidade neoliberal no contexto global/ local. O exercício analítico utiliza-se de dados de uma pesquisa de doutoramento de senvolvida com filmes hollywoodianos e de um conjunto de pesquisas desenvolvidas sobre formação de professores com aportes teóricos das políticas educacionais e do referencial sobre docência e formação de professores em uma perspectiva hipercrítica. O estudo evidencia que a pedagogia do herói produz regras para o processo de avalia ção e estimula performances cada vez mais altas dos professores e das instituições de formação docente no cenário brasileiro. Nessa pedagogia, o professor é colocado na posição de herói, e a docência, mediante uma lógica concorrencial, torna-se uma ati vidade qualificada, atingida por meio de premiações e bons resultados de avaliações em larga escala. Como desdobramentos deste estudo, apresentam-se alguns desafios para que se possam subverter os efeitos da tal pedagogia. Os resultados apontam para a necessidade de uma constante suspeita da visão de pedagogia do herói e das políticas públicas contemporâneas neoliberais, que precisam passar sob o escrutínio permanen te da crítica radical. <hr/>Abstract: This paper proposes the updating of the pedagogy of the hero, which is both triggered in schools and educational institutions intended for teacher education by means of public policies, and driven by the neoliberal rationality in the global/ local context. The analysis has used data from a doctoral research on Hollywood movies and as well as a group of researches on teacher education using theoretical contributions of educational policies and references about teaching and teacher edu cation from a hypercritical perspective. The study has evidenced that the pedagogy of the hero produces rules for the evaluation process and requires increasingly higher performances from both the teachers and the teacher education institutions in the Brazilian scenario. In this pedagogy, teachers are positioned as heroes, and teaching, through a competitive logic, becomes a qualified activity, which is achieved by means of rewards and good results in large-scale evaluations. As a derivation of this study, some challenges have been presented in an attempt to subvert the effects of that peda gogy. The results have pointed out the need for a constant suspicion of the view of the pedagogy of the hero and contemporary neoliberal public policies, which should be permanently scrutinized by radical criticism. <hr/>Resumen: El artículo propone una actualización de la pedagogía del héroe, que es accionada en las escuelas e instituciones de enseño, volcadas a la formación de pro fesores por medio de políticas públicas y movida por la racionalidad neoliberal, en el contexto global/local. El ejercicio analítico se vale de datos de una investigación de doctorado desarrollada con películas hollywoodenses y de un conjunto de investigacio nes desarrolladas sobre formación de profesores con aportes teóricos de las políticas educacionales y del referencial sobre la docencia y formación de profesores en una perspectiva hipercrítica. El estudio evidencia que esa pedagogía produce reglas para el proceso de evaluación y estimula performances cada vez más altas para el desempeño docente y para las instituciones de formación docente en el escenario brasilero. En esta pedagogía, el profesor es colocado en la posición del héroe y la docencia se torna una actividad calificada mediante una lógica competitiva, alcanzada por medio de pre miaciones y resultados de evaluaciones a gran escala. Como desdoblamientos de este estudio, se presentan algunos desafíos para que puedan profundizar los efectos de tal pedagogía. Los resultados apuntan a la necesidad de una constante sospecha sobre la visión de pedagogía del héroe y de las políticas públicas contemporáneas neoliberales, que necesitan pasar por el escrutinio permanente de la crítica radical. <![CDATA[O processo de Bolonha e a globalização da educação superior: antecedentes, implementação e repercussões no que fazer dos trabalhadores da educação]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-60592018000100013&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: O artigo propõe uma atualização da pedagogia do herói, que é acionada nas escolas e nas instituições de ensino voltadas à formação de professores por meio de políticas públicas e movimentada pela racionalidade neoliberal no contexto global/ local. O exercício analítico utiliza-se de dados de uma pesquisa de doutoramento de senvolvida com filmes hollywoodianos e de um conjunto de pesquisas desenvolvidas sobre formação de professores com aportes teóricos das políticas educacionais e do referencial sobre docência e formação de professores em uma perspectiva hipercrítica. O estudo evidencia que a pedagogia do herói produz regras para o processo de avalia ção e estimula performances cada vez mais altas dos professores e das instituições de formação docente no cenário brasileiro. Nessa pedagogia, o professor é colocado na posição de herói, e a docência, mediante uma lógica concorrencial, torna-se uma ati vidade qualificada, atingida por meio de premiações e bons resultados de avaliações em larga escala. Como desdobramentos deste estudo, apresentam-se alguns desafios para que se possam subverter os efeitos da tal pedagogia. Os resultados apontam para a necessidade de uma constante suspeita da visão de pedagogia do herói e das políticas públicas contemporâneas neoliberais, que precisam passar sob o escrutínio permanen te da crítica radical. <hr/>Abstract: This paper proposes the updating of the pedagogy of the hero, which is both triggered in schools and educational institutions intended for teacher education by means of public policies, and driven by the neoliberal rationality in the global/ local context. The analysis has used data from a doctoral research on Hollywood movies and as well as a group of researches on teacher education using theoretical contributions of educational policies and references about teaching and teacher edu cation from a hypercritical perspective. The study has evidenced that the pedagogy of the hero produces rules for the evaluation process and requires increasingly higher performances from both the teachers and the teacher education institutions in the Brazilian scenario. In this pedagogy, teachers are positioned as heroes, and teaching, through a competitive logic, becomes a qualified activity, which is achieved by means of rewards and good results in large-scale evaluations. As a derivation of this study, some challenges have been presented in an attempt to subvert the effects of that peda gogy. The results have pointed out the need for a constant suspicion of the view of the pedagogy of the hero and contemporary neoliberal public policies, which should be permanently scrutinized by radical criticism. <hr/>Resumen: El artículo propone una actualización de la pedagogía del héroe, que es accionada en las escuelas e instituciones de enseño, volcadas a la formación de pro fesores por medio de políticas públicas y movida por la racionalidad neoliberal, en el contexto global/local. El ejercicio analítico se vale de datos de una investigación de doctorado desarrollada con películas hollywoodenses y de un conjunto de investigacio nes desarrolladas sobre formación de profesores con aportes teóricos de las políticas educacionales y del referencial sobre la docencia y formación de profesores en una perspectiva hipercrítica. El estudio evidencia que esa pedagogía produce reglas para el proceso de evaluación y estimula performances cada vez más altas para el desempeño docente y para las instituciones de formación docente en el escenario brasilero. En esta pedagogía, el profesor es colocado en la posición del héroe y la docencia se torna una actividad calificada mediante una lógica competitiva, alcanzada por medio de pre miaciones y resultados de evaluaciones a gran escala. Como desdoblamientos de este estudio, se presentan algunos desafíos para que puedan profundizar los efectos de tal pedagogía. Los resultados apuntan a la necesidad de una constante sospecha sobre la visión de pedagogía del héroe y de las políticas públicas contemporáneas neoliberales, que necesitan pasar por el escrutinio permanente de la crítica radical. <![CDATA[Perceções dos docentes sobre a avaliação externa das escolas em Portugal]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-60592018000100014&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: O estudo apresentado neste artigo surge de uma investigação realizada no âm bito do Observatório de Autoavaliação de Escolas, tendo por objetivo principal compre ender tendências nas perceções dos docentes sobre os efeitos da Avaliação Externa das Escolas (AEE) na realidade portuguesa. Através de um estudo quantitativo, baseado num inquérito por questionário dirigido a docentes de Agrupamentos de Escolas e Escolas não Agrupadas da rede do Ministério da Educação, na região Norte de Portugal, são analisados os resultados com base no processamento de dados estatísticos, dos quais são enfatizadas duas tendências principais: a perceção dos docentes relativamente à influência da AEE na dinamização dos órgãos intermédios de gestão, na articulação curricular, nos mecanismos de qualidade que promovem a educação, na discussão sobre a organização interna da esco la, na orientação para os resultados de aprendizagem dos alunos, na Avaliação Externa de Aprendizagens, no desenvolvimento profissional dos docentes e na promoção da imagem social da escola; e a indefinição da perceção dos docentes relativamente à melhoria dos apoios pedagógicos e à contribuição para a diferenciação curricular, como efeito da AEE. <hr/>Abstract: The study presented in this article emerges from an investigation carried out within the Schools Self-evaluation Observatory, with the main purpose of understanding the trends in teachers’ perceptions regarding the effects of the External Evaluation of Schools (EES) on the Portuguese reality. Through a quantitative study based on a ques tionnaire survey applied to teachers of the School Groups and Non-Grouped Schools of the Ministry of Education network in the Northern region of Portugal, the results are analyzed through data processing from which two main tendencies are emphasized: the teachers’ perception of the influence of the EES in the intermediate management bodies’ dynamics, in the curricular articulation, in the quality mechanisms that promote educa tion, in the discussion about the internal organization of the school, in the orientation to the students learning outcomes, in the External Evaluation of Learning, in the professio nal development of the teachers and in the promotion of the social image of the school; the undefined teachers’ perception regarding the improvement of pedagogical support and the contribution to curricular differentiation as an effect of EES. <hr/>Resumen: El estudio que aquí se presenta surge de una investigación realizada en el marco del Observatorio de Autoevaluación de Escuelas, realizada con el princi pal objetivo de comprender tendencias en las percepciones de los docentes sobre los efectos de la Evaluación Externa de las Escuelas (EEE) de la realidad Portuguesa. A través de un estudio cuantitativo basado en una encuesta por cuestionario dirigido a docentes de Agrupamientos de Escuelas y Escuelas no Agrupadas de la red del Minis terio de Educación, en la región Norte de Portugal, se han analizado los resultados a través del procesamiento de datos estadísticos, de los cuales se enfatizan las dos mayores tendencias: percepción de los docentes respecto a la influencia de la EEE en la dinamización de los órganos intermedios de gestión, en la articulación curricular, en los mecanismos de calidad que promueven la educación, en la discusión sobre la organización interna de la escuela, en la orientación hacia los resultados de apren dizaje de los alumnos, en la Evaluación Externa de Aprendizajes, en el desarrollo profesional de los docentes y en la promoción de la imagen social de la escuela; la indefinición de la percepción de los docentes respecto a la mejora de los apoyos pe dagógicos ya la contribución a la diferenciación curricular, como efecto de la EEE. <![CDATA[Perceções dos docentes sobre a avaliação externa das escolas em Portugal]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-60592018000100014&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: O estudo apresentado neste artigo surge de uma investigação realizada no âm bito do Observatório de Autoavaliação de Escolas, tendo por objetivo principal compre ender tendências nas perceções dos docentes sobre os efeitos da Avaliação Externa das Escolas (AEE) na realidade portuguesa. Através de um estudo quantitativo, baseado num inquérito por questionário dirigido a docentes de Agrupamentos de Escolas e Escolas não Agrupadas da rede do Ministério da Educação, na região Norte de Portugal, são analisados os resultados com base no processamento de dados estatísticos, dos quais são enfatizadas duas tendências principais: a perceção dos docentes relativamente à influência da AEE na dinamização dos órgãos intermédios de gestão, na articulação curricular, nos mecanismos de qualidade que promovem a educação, na discussão sobre a organização interna da esco la, na orientação para os resultados de aprendizagem dos alunos, na Avaliação Externa de Aprendizagens, no desenvolvimento profissional dos docentes e na promoção da imagem social da escola; e a indefinição da perceção dos docentes relativamente à melhoria dos apoios pedagógicos e à contribuição para a diferenciação curricular, como efeito da AEE. <hr/>Abstract: The study presented in this article emerges from an investigation carried out within the Schools Self-evaluation Observatory, with the main purpose of understanding the trends in teachers’ perceptions regarding the effects of the External Evaluation of Schools (EES) on the Portuguese reality. Through a quantitative study based on a ques tionnaire survey applied to teachers of the School Groups and Non-Grouped Schools of the Ministry of Education network in the Northern region of Portugal, the results are analyzed through data processing from which two main tendencies are emphasized: the teachers’ perception of the influence of the EES in the intermediate management bodies’ dynamics, in the curricular articulation, in the quality mechanisms that promote educa tion, in the discussion about the internal organization of the school, in the orientation to the students learning outcomes, in the External Evaluation of Learning, in the professio nal development of the teachers and in the promotion of the social image of the school; the undefined teachers’ perception regarding the improvement of pedagogical support and the contribution to curricular differentiation as an effect of EES. <hr/>Resumen: El estudio que aquí se presenta surge de una investigación realizada en el marco del Observatorio de Autoevaluación de Escuelas, realizada con el princi pal objetivo de comprender tendencias en las percepciones de los docentes sobre los efectos de la Evaluación Externa de las Escuelas (EEE) de la realidad Portuguesa. A través de un estudio cuantitativo basado en una encuesta por cuestionario dirigido a docentes de Agrupamientos de Escuelas y Escuelas no Agrupadas de la red del Minis terio de Educación, en la región Norte de Portugal, se han analizado los resultados a través del procesamiento de datos estadísticos, de los cuales se enfatizan las dos mayores tendencias: percepción de los docentes respecto a la influencia de la EEE en la dinamización de los órganos intermedios de gestión, en la articulación curricular, en los mecanismos de calidad que promueven la educación, en la discusión sobre la organización interna de la escuela, en la orientación hacia los resultados de apren dizaje de los alumnos, en la Evaluación Externa de Aprendizajes, en el desarrollo profesional de los docentes y en la promoción de la imagen social de la escuela; la indefinición de la percepción de los docentes respecto a la mejora de los apoyos pe dagógicos ya la contribución a la diferenciación curricular, como efecto de la EEE. <![CDATA[Avaliação e ranqueamento de universidades sob a lógica de critérios globais]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-60592018000100015&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: O mundo globalizado tem provocado diversos impactos no contexto uni versitário, especificamente a necessidade de adequação das instituições aos novos paradigmas impostos pelas mudanças em todos os setores da sociedade. Assim, o objetivo com esta pesquisa implica compreender o processo de avaliação de universi dades, a partir de indicadores de ranqueamentos nacional e internacionais, bem como as exigências impostas a essas instituições quanto às mudanças na política de ensi no, pesquisa, extensão e gestão. A metodologia adotada foi a abordagem qualitativa, de caráter bibliográfico e descritivo, tendo como elementos os indicadores adotados pelos rankings Ruf, U-Multirank, Quacquarelli Symonds, Ranking Web, THE-TR e Center for World University Rankings no processo de avaliação de universidades. Em linhas gerais, as universidades são submetidas à competitividade; os resultados clas sificatórios impõem o redirecionamento da política universitária, de forma a remeter a produção do conhecimento para o atendimento de fins, em alta medida, mercanti listas; há uma exagerada corrida das instituições avaliadas para serem reconhecidas como sendo de alta reputação, logo, universidades de classe mundial. <hr/>Abstract: The globalized world has caused several impacts in the university context, specifically, the need to adapt institutions to the new paradigms imposed by changes in all sectors of society. Thus, the objective of this research is to understand the pro cess of evaluation of universities, based on indicators of national and international rankings, as well as the requirements imposed to these institutions regarding changes in teaching, research, extension and management policy. The methodology adopted was the qualitative approach, with a bibliographical and descriptive character, using the indicators adopted by the rankings (Ruf, U-Multirank, Quacquarelli Symonds, Web-Ranking, THE-TR, Center for World University Rankings) in the evaluation pro cess of Universities. In general terms, universities are subject to competitiveness; The classificatory results impose the redirection of the university policy, in order to refer the production of the knowledge to the service of ends, to a high degree, mercantilists; There is an exaggerated rush of assessed institutions to be recognized as being of high reputation, thus world-class universities. <hr/>Resumen: El mundo globalizado ha provocado diversos impactos en el contexto uni versitario, específicamente, la necesidad de adecuación de las instituciones a los nue vos paradigmas impuestos por los cambios en todos los sectores de la sociedad. Así, el objetivo de esta investigación implica comprender el proceso de evaluación de las universidades, a partir de indicadores de rankings nacionales e internacionales, así como las exigencias impuestas a estas instituciones en cuanto a los cambios en la polí tica de enseñanza, investigación, extensión y gestión. La metodología adoptada fue la abordaje cualitativa, de carácter bibliográfico y descriptivo, teniendo como elementos los indicadores adoptados por los rankings (Ruf, U-Multirank, Quacquarelli Symonds, Ranking Web, THE-TR, Center for World University Rankings) en el proceso de evalua ción de Universidades. En líneas generales, las universidades son sometidas a la com petitividad; Los resultados clasificatorios imponen el redireccionamiento de la política universitaria, para remitir la producción del conocimiento para la atención de fines, en alta medida, mercantilistas; Hay una exagerada carrera de las instituciones evaluadas para ser reconocidas como de alta reputación, luego, universidades de clase mundial. <![CDATA[Avaliação e ranqueamento de universidades sob a lógica de critérios globais]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-60592018000100015&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: O mundo globalizado tem provocado diversos impactos no contexto uni versitário, especificamente a necessidade de adequação das instituições aos novos paradigmas impostos pelas mudanças em todos os setores da sociedade. Assim, o objetivo com esta pesquisa implica compreender o processo de avaliação de universi dades, a partir de indicadores de ranqueamentos nacional e internacionais, bem como as exigências impostas a essas instituições quanto às mudanças na política de ensi no, pesquisa, extensão e gestão. A metodologia adotada foi a abordagem qualitativa, de caráter bibliográfico e descritivo, tendo como elementos os indicadores adotados pelos rankings Ruf, U-Multirank, Quacquarelli Symonds, Ranking Web, THE-TR e Center for World University Rankings no processo de avaliação de universidades. Em linhas gerais, as universidades são submetidas à competitividade; os resultados clas sificatórios impõem o redirecionamento da política universitária, de forma a remeter a produção do conhecimento para o atendimento de fins, em alta medida, mercanti listas; há uma exagerada corrida das instituições avaliadas para serem reconhecidas como sendo de alta reputação, logo, universidades de classe mundial. <hr/>Abstract: The globalized world has caused several impacts in the university context, specifically, the need to adapt institutions to the new paradigms imposed by changes in all sectors of society. Thus, the objective of this research is to understand the pro cess of evaluation of universities, based on indicators of national and international rankings, as well as the requirements imposed to these institutions regarding changes in teaching, research, extension and management policy. The methodology adopted was the qualitative approach, with a bibliographical and descriptive character, using the indicators adopted by the rankings (Ruf, U-Multirank, Quacquarelli Symonds, Web-Ranking, THE-TR, Center for World University Rankings) in the evaluation pro cess of Universities. In general terms, universities are subject to competitiveness; The classificatory results impose the redirection of the university policy, in order to refer the production of the knowledge to the service of ends, to a high degree, mercantilists; There is an exaggerated rush of assessed institutions to be recognized as being of high reputation, thus world-class universities. <hr/>Resumen: El mundo globalizado ha provocado diversos impactos en el contexto uni versitario, específicamente, la necesidad de adecuación de las instituciones a los nue vos paradigmas impuestos por los cambios en todos los sectores de la sociedad. Así, el objetivo de esta investigación implica comprender el proceso de evaluación de las universidades, a partir de indicadores de rankings nacionales e internacionales, así como las exigencias impuestas a estas instituciones en cuanto a los cambios en la polí tica de enseñanza, investigación, extensión y gestión. La metodología adoptada fue la abordaje cualitativa, de carácter bibliográfico y descriptivo, teniendo como elementos los indicadores adoptados por los rankings (Ruf, U-Multirank, Quacquarelli Symonds, Ranking Web, THE-TR, Center for World University Rankings) en el proceso de evalua ción de Universidades. En líneas generales, las universidades son sometidas a la com petitividad; Los resultados clasificatorios imponen el redireccionamiento de la política universitaria, para remitir la producción del conocimiento para la atención de fines, en alta medida, mercantilistas; Hay una exagerada carrera de las instituciones evaluadas para ser reconocidas como de alta reputación, luego, universidades de clase mundial. <![CDATA[Capitalismo acadêmico e universidade empresarial: algumas perspectivas das Américas]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-60592018000100021&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Abstract: Since the Worldwide Financial Crisis of 2008, higher education institu tions around the world have been forced to change their financial practices to focus on the bottom line. One such approach is academic capitalism, the heart of which is the entrepreneurial university which views faculty members as producers of capital (not educators), students as consumers (not learners), and business/industry, accredi tors, and NGOs as valued business partners. This article defines academic capitalism, reviews the research literature, presents perspectives of academic capitalism in the Americas and discusses the implications of academic capitalism for Latin America. The article ends using anthropophagi to assess what is useful about academic capita lism for Brazil. <hr/>Resumo: Desde a Crise Financeira Mundial de 2008, as instituições de ensino supe rior em todo o mundo foram forçadas a mudar suas práticas financeiras para se con centrar em fatores não acadêmicos, o que foi chamado de capitalismo acadêmico. No centro do capitalismo acadêmico está a universidade empresarial, que considera os professores como produtores de capital (não educadores), estudantes como consumi dores (não aprendizes) e empresas/indústria, credenciadores e ONGs como valiosos parceiros de negócios. Neste artigo define-se capitalismo acadêmico, revisa-se a lite ratura de pesquisa, discutem-se perspectivas do capitalismo acadêmico das Américas e discutem-se as implicações do capitalismo acadêmico para a América Latina. No artigo finaliza-se com o uso da antropofagia para avaliar o que é útil sobre o capita lismo acadêmico para o Brasil. <hr/>Resumen: Desde la Crisis Financiera Mundial de 2008, las instituciones de educa ción superior de todo el mundo se han visto obligadas a cambiar sus prácticas finan cieras para centrarse en la línea de fondo no académicos, que se llama capitalismo académico. En el corazón del capitalismo académico está la universidad emprende dora, que considera a los profesores como productores de capital (no educadores), estudiantes como consumidores (no aprendices), y negocios / industria, acreditadores y ONGs como valiosos socios de negocios. Este artículo define el capitalismo acadé mico, revisa la literatura de investigación, discute perspectivas del capitalismo aca démico en las Américas y discute las implicaciones del capitalismo académico para América Latina. El artículo termina utilizando antropofagia para evaluar lo que es útil sobre el capitalismo académico para Brasil. <![CDATA[Capitalismo acadêmico e universidade empresarial: algumas perspectivas das Américas]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-60592018000100021&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Abstract: Since the Worldwide Financial Crisis of 2008, higher education institu tions around the world have been forced to change their financial practices to focus on the bottom line. One such approach is academic capitalism, the heart of which is the entrepreneurial university which views faculty members as producers of capital (not educators), students as consumers (not learners), and business/industry, accredi tors, and NGOs as valued business partners. This article defines academic capitalism, reviews the research literature, presents perspectives of academic capitalism in the Americas and discusses the implications of academic capitalism for Latin America. The article ends using anthropophagi to assess what is useful about academic capita lism for Brazil. <hr/>Resumo: Desde a Crise Financeira Mundial de 2008, as instituições de ensino supe rior em todo o mundo foram forçadas a mudar suas práticas financeiras para se con centrar em fatores não acadêmicos, o que foi chamado de capitalismo acadêmico. No centro do capitalismo acadêmico está a universidade empresarial, que considera os professores como produtores de capital (não educadores), estudantes como consumi dores (não aprendizes) e empresas/indústria, credenciadores e ONGs como valiosos parceiros de negócios. Neste artigo define-se capitalismo acadêmico, revisa-se a lite ratura de pesquisa, discutem-se perspectivas do capitalismo acadêmico das Américas e discutem-se as implicações do capitalismo acadêmico para a América Latina. No artigo finaliza-se com o uso da antropofagia para avaliar o que é útil sobre o capita lismo acadêmico para o Brasil. <hr/>Resumen: Desde la Crisis Financiera Mundial de 2008, las instituciones de educa ción superior de todo el mundo se han visto obligadas a cambiar sus prácticas finan cieras para centrarse en la línea de fondo no académicos, que se llama capitalismo académico. En el corazón del capitalismo académico está la universidad emprende dora, que considera a los profesores como productores de capital (no educadores), estudiantes como consumidores (no aprendices), y negocios / industria, acreditadores y ONGs como valiosos socios de negocios. Este artículo define el capitalismo acadé mico, revisa la literatura de investigación, discute perspectivas del capitalismo aca démico en las Américas y discute las implicaciones del capitalismo académico para América Latina. El artículo termina utilizando antropofagia para evaluar lo que es útil sobre el capitalismo académico para Brasil. <![CDATA[Grupos de investigação em educação superior: por onde anda a produção do conhecimento científico?]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-60592018000100185&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: No artigo apresenta-se, a partir de um mapeamento, o perfil dos grupos de pesquisa em educação superior cadastrados no Diretório de Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) em universidades públicas da região Sul do Brasil. A investigação é bibliográfica e documental, tendo como metodologia de análise a histórico-crítica. As discussões contribuem para iden tificar os eixos temáticos que caminham à produção do conhecimento científico via pesquisa na educação superior no Brasil, destacando como consequência a efetiva e tão discutida ideia de (re)produtivismo acadêmico em nível mundial e suas repercus sões no Brasil. <hr/>Abstract: The article presents, from a mapping, the profile of research groups in Hi gher Education registered in the Directory of Research of the National Council of Scientific and Technological Development (CNPq) in public universities of the sou thern region of Brazil. The research is bibliographical and documentary, having as historical-critical analysis methodology. The discussions contribute to identify the thematic axes that lead to the production of scientific knowledge through research in Higher Education in Brazil, highlighting as consequence the effective and much discussed idea of (re) academic productivism at a world level and its repercussions in Brazil. <hr/>Resumen: El artículo presenta, a partir de un mapeo, el perfil de los grupos de in vestigación en Educación Superior registrados en el Diretório de Pesquisa do Conse lho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) en universidades públicas de la región Sur de Brasil. La investigación es bibliográfica y documental, teniendo como metodología de análisis la histórico-crítica. Las discusiones contri buyen para identificar los ejes temáticos hacia los que caminan la producción del conocimiento científico vía investigación en la Educación Superior en Brasil, desta cando como consecuencia la efectiva y tan discutida idea de (re)productivismo aca démico en nivel mundial y sus repercusiones en Brasil. <![CDATA[Grupos de investigação em educação superior: por onde anda a produção do conhecimento científico?]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-60592018000100185&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: No artigo apresenta-se, a partir de um mapeamento, o perfil dos grupos de pesquisa em educação superior cadastrados no Diretório de Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) em universidades públicas da região Sul do Brasil. A investigação é bibliográfica e documental, tendo como metodologia de análise a histórico-crítica. As discussões contribuem para iden tificar os eixos temáticos que caminham à produção do conhecimento científico via pesquisa na educação superior no Brasil, destacando como consequência a efetiva e tão discutida ideia de (re)produtivismo acadêmico em nível mundial e suas repercus sões no Brasil. <hr/>Abstract: The article presents, from a mapping, the profile of research groups in Hi gher Education registered in the Directory of Research of the National Council of Scientific and Technological Development (CNPq) in public universities of the sou thern region of Brazil. The research is bibliographical and documentary, having as historical-critical analysis methodology. The discussions contribute to identify the thematic axes that lead to the production of scientific knowledge through research in Higher Education in Brazil, highlighting as consequence the effective and much discussed idea of (re) academic productivism at a world level and its repercussions in Brazil. <hr/>Resumen: El artículo presenta, a partir de un mapeo, el perfil de los grupos de in vestigación en Educación Superior registrados en el Diretório de Pesquisa do Conse lho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) en universidades públicas de la región Sur de Brasil. La investigación es bibliográfica y documental, teniendo como metodología de análisis la histórico-crítica. Las discusiones contri buyen para identificar los ejes temáticos hacia los que caminan la producción del conocimiento científico vía investigación en la Educación Superior en Brasil, desta cando como consecuencia la efectiva y tan discutida idea de (re)productivismo aca démico en nivel mundial y sus repercusiones en Brasil. <![CDATA[Identidade cosmopolita global na prática educativa: da utopia à realidade]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-60592018000100225&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: No artigo apresenta-se, a partir de um mapeamento, o perfil dos grupos de pesquisa em educação superior cadastrados no Diretório de Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) em universidades públicas da região Sul do Brasil. A investigação é bibliográfica e documental, tendo como metodologia de análise a histórico-crítica. As discussões contribuem para iden tificar os eixos temáticos que caminham à produção do conhecimento científico via pesquisa na educação superior no Brasil, destacando como consequência a efetiva e tão discutida ideia de (re)produtivismo acadêmico em nível mundial e suas repercus sões no Brasil. <hr/>Abstract: The article presents, from a mapping, the profile of research groups in Hi gher Education registered in the Directory of Research of the National Council of Scientific and Technological Development (CNPq) in public universities of the sou thern region of Brazil. The research is bibliographical and documentary, having as historical-critical analysis methodology. The discussions contribute to identify the thematic axes that lead to the production of scientific knowledge through research in Higher Education in Brazil, highlighting as consequence the effective and much discussed idea of (re) academic productivism at a world level and its repercussions in Brazil. <hr/>Resumen: El artículo presenta, a partir de un mapeo, el perfil de los grupos de in vestigación en Educación Superior registrados en el Diretório de Pesquisa do Conse lho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) en universidades públicas de la región Sur de Brasil. La investigación es bibliográfica y documental, teniendo como metodología de análisis la histórico-crítica. Las discusiones contri buyen para identificar los ejes temáticos hacia los que caminan la producción del conocimiento científico vía investigación en la Educación Superior en Brasil, desta cando como consecuencia la efectiva y tan discutida idea de (re)productivismo aca démico en nivel mundial y sus repercusiones en Brasil. <![CDATA[Identidade cosmopolita global na prática educativa: da utopia à realidade]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-60592018000100225&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: No artigo apresenta-se, a partir de um mapeamento, o perfil dos grupos de pesquisa em educação superior cadastrados no Diretório de Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) em universidades públicas da região Sul do Brasil. A investigação é bibliográfica e documental, tendo como metodologia de análise a histórico-crítica. As discussões contribuem para iden tificar os eixos temáticos que caminham à produção do conhecimento científico via pesquisa na educação superior no Brasil, destacando como consequência a efetiva e tão discutida ideia de (re)produtivismo acadêmico em nível mundial e suas repercus sões no Brasil. <hr/>Abstract: The article presents, from a mapping, the profile of research groups in Hi gher Education registered in the Directory of Research of the National Council of Scientific and Technological Development (CNPq) in public universities of the sou thern region of Brazil. The research is bibliographical and documentary, having as historical-critical analysis methodology. The discussions contribute to identify the thematic axes that lead to the production of scientific knowledge through research in Higher Education in Brazil, highlighting as consequence the effective and much discussed idea of (re) academic productivism at a world level and its repercussions in Brazil. <hr/>Resumen: El artículo presenta, a partir de un mapeo, el perfil de los grupos de in vestigación en Educación Superior registrados en el Diretório de Pesquisa do Conse lho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) en universidades públicas de la región Sur de Brasil. La investigación es bibliográfica y documental, teniendo como metodología de análisis la histórico-crítica. Las discusiones contri buyen para identificar los ejes temáticos hacia los que caminan la producción del conocimiento científico vía investigación en la Educación Superior en Brasil, desta cando como consecuencia la efectiva y tan discutida idea de (re)productivismo aca démico en nivel mundial y sus repercusiones en Brasil. <![CDATA[Alterações recentes da educação superior: limites e perspectivas para a universidade pública]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-60592018000100277&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: Com este texto objetivou-se discutir a educação superior frente às recentes alterações da política educacional brasileira. Questiona-se: que características são assu midas pela educação superior no contexto das atuais políticas educacionais? Que limites e perspectivas estão postos para a universidade pública? A análise é desenvolvida tendo por base a abordagem materialista histórica, utilizando-se de discussão bibliográfica e análise de documentos. Entre os resultados, destaca-se que a educação superior passou por alterações significativas desde 1990 e que, assumindo a lógica operacional, ampliou a quantidade de vagas e de instituições, mantendo-se direcionada pelo desenvolvimento econômico. Finaliza ressaltando a importância do acompanhamento e da luta política em prol da garantia de uma educação superior de qualidade. <hr/>Abstract: The objective of this text is to discuss higher education before the recent changes in the Brazilian educational policy. It asks the following questions: Which characteristics are assumed by higher education in the current educational policies context? Which limits and perspectives are posed to the public university? The analy sis is based on the historical materialism approach, using bibliographic discussion and documental analysis. Results showed that high per education has gone through significant changes since 1990, and that, assuming an operational logic, expanded the number of institutions and students, keeping the focus on economic development. It concludes by emphasizing the importance of monitoring and the political struggle for a higher education of quality. <hr/>Resúmen: El texto objetiva discutir la enseñanza superior delante a las recientes alteraciones de la política educativa brasileña. Cuestiona: ¿Qué características son asumidas por la enseñanza superior en el contexto de las actuales políticas edu cativas? ¿Qué límites y perspectivas están puestos para la universidad pública? El análisis se desarrolla tomando por base el abordaje materialista histórico, utilizando de discussión bibliográfica y el análisis de documentos. Entre los resultados, destaca que la enseñanza superior pasó por alteraciones significativas desde 1990, y que, asumiendo la lógica operacional, amplió la cantidad de vacantes y de instituciones, manteniéndose direccionada por el desarrollo económico. Finaliza, resaltando la im portancia del acompañamiento y de la lucha política en favor de la garantía de una enseñanza superior de calidad. <![CDATA[Alterações recentes da educação superior: limites e perspectivas para a universidade pública]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-60592018000100277&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: Com este texto objetivou-se discutir a educação superior frente às recentes alterações da política educacional brasileira. Questiona-se: que características são assu midas pela educação superior no contexto das atuais políticas educacionais? Que limites e perspectivas estão postos para a universidade pública? A análise é desenvolvida tendo por base a abordagem materialista histórica, utilizando-se de discussão bibliográfica e análise de documentos. Entre os resultados, destaca-se que a educação superior passou por alterações significativas desde 1990 e que, assumindo a lógica operacional, ampliou a quantidade de vagas e de instituições, mantendo-se direcionada pelo desenvolvimento econômico. Finaliza ressaltando a importância do acompanhamento e da luta política em prol da garantia de uma educação superior de qualidade. <hr/>Abstract: The objective of this text is to discuss higher education before the recent changes in the Brazilian educational policy. It asks the following questions: Which characteristics are assumed by higher education in the current educational policies context? Which limits and perspectives are posed to the public university? The analy sis is based on the historical materialism approach, using bibliographic discussion and documental analysis. Results showed that high per education has gone through significant changes since 1990, and that, assuming an operational logic, expanded the number of institutions and students, keeping the focus on economic development. It concludes by emphasizing the importance of monitoring and the political struggle for a higher education of quality. <hr/>Resúmen: El texto objetiva discutir la enseñanza superior delante a las recientes alteraciones de la política educativa brasileña. Cuestiona: ¿Qué características son asumidas por la enseñanza superior en el contexto de las actuales políticas edu cativas? ¿Qué límites y perspectivas están puestos para la universidad pública? El análisis se desarrolla tomando por base el abordaje materialista histórico, utilizando de discussión bibliográfica y el análisis de documentos. Entre los resultados, destaca que la enseñanza superior pasó por alteraciones significativas desde 1990, y que, asumiendo la lógica operacional, amplió la cantidad de vacantes y de instituciones, manteniéndose direccionada por el desarrollo económico. Finaliza, resaltando la im portancia del acompañamiento y de la lucha política en favor de la garantía de una enseñanza superior de calidad. <![CDATA[Qualidade da educação superior e a responsabilidade social]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-60592018000100297&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: As reflexões ora apresentadas são decorrentes de uma pesquisa teórica em andamento, cuja temática focaliza a educação de qualidade vista sob a perspectiva dos seus fundamentos e modos de efetivação nos contextos educacionais. Faz um recorte sobre a qualidade da Educação Superior, avaliada por meio do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), refletindo sobre a Responsabilidade So cial enquanto uma das 10 dimensões analisadas nesse Sistema. Com base na revisão de literatura, os achados do estudo sinalizam para a Responsabilidade Social como um componente essencial no processo formativo dos acadêmicos, para o cumprimento da tríplice missão universitária do ensino, da pesquisa e da extensão e para a efetivação da própria função social das Instituições de Ensino Superior. <hr/>Abstract: The reflections presented here derive from a theoretical research in prog ress, whose theme focuses on quality education seen from the perspective of its foun dations and modes of effectiveness in educational contexts. It makes a clipping about quality of Higher Education, evaluated through the National System of Evaluation of Higher Education (SINAES), reflecting about Social Responsibility as one of the ten dimensions analyzed in this System. Based on the literature review, the study findings point to Social Responsibility as an essential component in the academic training process; to fulfill the threefold university mission of teaching, research and extension; And for the realization of the social function of Higher Education Institutions. <hr/>Resumen: Las reflexiones que ahora son presentadas son derivadas de una investiga ción teórica en curso, cuya temática se enfoca en una educación de calidad mirada bajo la perspectiva de sus fundamentos y modos de hacerla efectiva en contextos edu cacionales. Hace un estudio exhaustivo sobre la calidad de la Educación Superior, evaluada por medio del Sistema Nacional de Evaluación de la Educación Superior (SINAES), reflexionando sobre la Responsabilidad Social en cuanto una de las diez dimensiones analizadas en este Sistema. Con base en la revisión de la literatura rea lizada, los descubrimientos del estudio señalan a la Responsabilidad Social como un componente esencial en el proceso formativo de los académicos; para el cumplimien to de la triple misión universitaria de enseñanza, investigación y extensión; y para ha cerla efectiva de la propia función social de las Instituciones de Enseñanza Superior. <![CDATA[Qualidade da educação superior e a responsabilidade social]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-60592018000100297&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: As reflexões ora apresentadas são decorrentes de uma pesquisa teórica em andamento, cuja temática focaliza a educação de qualidade vista sob a perspectiva dos seus fundamentos e modos de efetivação nos contextos educacionais. Faz um recorte sobre a qualidade da Educação Superior, avaliada por meio do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), refletindo sobre a Responsabilidade So cial enquanto uma das 10 dimensões analisadas nesse Sistema. Com base na revisão de literatura, os achados do estudo sinalizam para a Responsabilidade Social como um componente essencial no processo formativo dos acadêmicos, para o cumprimento da tríplice missão universitária do ensino, da pesquisa e da extensão e para a efetivação da própria função social das Instituições de Ensino Superior. <hr/>Abstract: The reflections presented here derive from a theoretical research in prog ress, whose theme focuses on quality education seen from the perspective of its foun dations and modes of effectiveness in educational contexts. It makes a clipping about quality of Higher Education, evaluated through the National System of Evaluation of Higher Education (SINAES), reflecting about Social Responsibility as one of the ten dimensions analyzed in this System. Based on the literature review, the study findings point to Social Responsibility as an essential component in the academic training process; to fulfill the threefold university mission of teaching, research and extension; And for the realization of the social function of Higher Education Institutions. <hr/>Resumen: Las reflexiones que ahora son presentadas son derivadas de una investiga ción teórica en curso, cuya temática se enfoca en una educación de calidad mirada bajo la perspectiva de sus fundamentos y modos de hacerla efectiva en contextos edu cacionales. Hace un estudio exhaustivo sobre la calidad de la Educación Superior, evaluada por medio del Sistema Nacional de Evaluación de la Educación Superior (SINAES), reflexionando sobre la Responsabilidad Social en cuanto una de las diez dimensiones analizadas en este Sistema. Con base en la revisión de la literatura rea lizada, los descubrimientos del estudio señalan a la Responsabilidad Social como un componente esencial en el proceso formativo de los académicos; para el cumplimien to de la triple misión universitaria de enseñanza, investigación y extensión; y para ha cerla efectiva de la propia función social de las Instituciones de Enseñanza Superior. <![CDATA[Currículo e inclusão educacional: percepções de docentes da educação básica]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-60592018000100317&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: Neste artigo discutem-se os pressupostos da educação inclusiva e suas im plicações para pensar e analisar o currículo escolar. Isso posto, o problema que nor teou este estudo teve como questão pensar de que maneira professores da Educação Básica percebem a relação entre o currículo e a inclusão educacional? Justifica-se essa problemática por se entender que quando as intenções inclusivas estão sistematizadas no currículo, as ações docentes propiciam, por meio da organização do ensino, a me diação qualitativa para a aprendizagem dos alunos. Para tanto, teve-se como objetivos: identificar conceitos pertinentes à inclusão e sua relação com o currículo educacional e apresentar e analisar percepções de docentes da Educação Básica, que correspon dem, respectivamente, às seções deste artigo. A metodologia utilizada nesta pesquisa tem como pressuposto a abordagem qualitativa, tendo como princípio a pesquisa bi bliográfica e de campo, na modalidade descritiva, contando com a participação de 30 docentes do Município de Londrina, PR. Utilizou-se como instrumento de coleta de dados um questionário analisado em três categorias elencadas a posteriori pela análise de conteúdo. Tem-se como principais resultados e discussão que a maioria dos docen tes participantes concebe o currículo como conteúdos a serem ensinados e aprendidos, bem como que o currículo influencia na efetivação ou não da inclusão. Os professores envolvidos nesta pesquisa destacaram, como um dos aspectos a serem abordados por meio do currículo da educação inclusiva, a necessidade de fazer uma avaliação das limitações e possibilidades dos alunos. <hr/>Abstract: This article discusses the assumptions of inclusive education and their im plications to think and analyze the school curriculum. That said, the problem that guided this study was thinking about the way that teachers of basic education under stand the relationship between the curriculum and the inclusive education? The theme is justified because we believe that when the intentions of inclusive education are systematized in the curriculum, the actions teachers provide, through the organization of education, mediation qualitative research to student learning. Therefore, the study aims to: (i) identify concepts relevant to inclusion and its relationship with the school curriculum, and (ii) present and analyze the perceptions of teachers of basic educa tion, which correspond, respectively, the sections of this article. The methodology used in this study has as a prerequisite the qualitative approach, having with principle bibliographic research and fieldwork in descriptive form, with the participation of thirty (30) teachers of the county of Londrina/Paraná. It was used as an instrument of data collection a questionnaire analyzed in three (3) categories listed retrospectively by content analysis. Has as main results and discussion: that the majority of teachers participating conceives the curriculum as content to be taught and learned, as well as, that the curriculum has an influence on the realization of inclusive education. The teachers involved in this study highlighted, as one of the aspects to be dealt with by means of the curriculum of inclusive education, the need to make an assessment of the limitations and possibilities of the students. <hr/>Resumen: Este artículo analiza los supuestos de la educación inclusiva y sus impli caciones para pensar y analizar el currículo escolar. Dicho esto, el problema que guió este estudio tenía como una cuestión de pensar de esa manera los profesores de educación básica comprender la relación entre el currículo y la inclusión en la educación? Este problema está justificada porque cuando las intenciones de inclusión están sistematizados en el currículum, las acciones docentes proporcionar, a través de la organización de la educación, la mediación investigación cualitativa para el aprendizaje del alumno. Por tanto, el estudio pretende: (i) identificar conceptos rele vantes para la inclusión y su relación con el currículo de la educación y, (ii) presentar y analizar las percepciones de los profesores de educación básica, que correspon den, respectivamente, en las secciones de este artículo. La metodología utilizada en este estudio tiene como requisito el enfoque cualitativo, teniendo como principio la investigación bibliográfica y de campo, en la modalidad descriptiva, con la partici pación de treinta (30) profesores del Municipio de Londrina/Paraná. Se utilizó como instrumento de recolección de datos un cuestionario analizado en tres (3) categorías enumeradas, más tarde, por el análisis de contenido. Tiene como principales resulta dos y discusión: que la mayoría de los profesores participantes concibe el currículo como contenido a ser enseñado y aprendido, así como, que el programa de estudios tiene una influencia en la realización de la inclusión. Los profesores implicados en este estudio destaca, como uno de los aspectos a tratar por medio del curriculum de la educación inclusiva, la necesidad de realizar una evaluación de las limitaciones y posibilidades de los estudiantes. <![CDATA[Currículo e inclusão educacional: percepções de docentes da educação básica]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-60592018000100317&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: Neste artigo discutem-se os pressupostos da educação inclusiva e suas im plicações para pensar e analisar o currículo escolar. Isso posto, o problema que nor teou este estudo teve como questão pensar de que maneira professores da Educação Básica percebem a relação entre o currículo e a inclusão educacional? Justifica-se essa problemática por se entender que quando as intenções inclusivas estão sistematizadas no currículo, as ações docentes propiciam, por meio da organização do ensino, a me diação qualitativa para a aprendizagem dos alunos. Para tanto, teve-se como objetivos: identificar conceitos pertinentes à inclusão e sua relação com o currículo educacional e apresentar e analisar percepções de docentes da Educação Básica, que correspon dem, respectivamente, às seções deste artigo. A metodologia utilizada nesta pesquisa tem como pressuposto a abordagem qualitativa, tendo como princípio a pesquisa bi bliográfica e de campo, na modalidade descritiva, contando com a participação de 30 docentes do Município de Londrina, PR. Utilizou-se como instrumento de coleta de dados um questionário analisado em três categorias elencadas a posteriori pela análise de conteúdo. Tem-se como principais resultados e discussão que a maioria dos docen tes participantes concebe o currículo como conteúdos a serem ensinados e aprendidos, bem como que o currículo influencia na efetivação ou não da inclusão. Os professores envolvidos nesta pesquisa destacaram, como um dos aspectos a serem abordados por meio do currículo da educação inclusiva, a necessidade de fazer uma avaliação das limitações e possibilidades dos alunos. <hr/>Abstract: This article discusses the assumptions of inclusive education and their im plications to think and analyze the school curriculum. That said, the problem that guided this study was thinking about the way that teachers of basic education under stand the relationship between the curriculum and the inclusive education? The theme is justified because we believe that when the intentions of inclusive education are systematized in the curriculum, the actions teachers provide, through the organization of education, mediation qualitative research to student learning. Therefore, the study aims to: (i) identify concepts relevant to inclusion and its relationship with the school curriculum, and (ii) present and analyze the perceptions of teachers of basic educa tion, which correspond, respectively, the sections of this article. The methodology used in this study has as a prerequisite the qualitative approach, having with principle bibliographic research and fieldwork in descriptive form, with the participation of thirty (30) teachers of the county of Londrina/Paraná. It was used as an instrument of data collection a questionnaire analyzed in three (3) categories listed retrospectively by content analysis. Has as main results and discussion: that the majority of teachers participating conceives the curriculum as content to be taught and learned, as well as, that the curriculum has an influence on the realization of inclusive education. The teachers involved in this study highlighted, as one of the aspects to be dealt with by means of the curriculum of inclusive education, the need to make an assessment of the limitations and possibilities of the students. <hr/>Resumen: Este artículo analiza los supuestos de la educación inclusiva y sus impli caciones para pensar y analizar el currículo escolar. Dicho esto, el problema que guió este estudio tenía como una cuestión de pensar de esa manera los profesores de educación básica comprender la relación entre el currículo y la inclusión en la educación? Este problema está justificada porque cuando las intenciones de inclusión están sistematizados en el currículum, las acciones docentes proporcionar, a través de la organización de la educación, la mediación investigación cualitativa para el aprendizaje del alumno. Por tanto, el estudio pretende: (i) identificar conceptos rele vantes para la inclusión y su relación con el currículo de la educación y, (ii) presentar y analizar las percepciones de los profesores de educación básica, que correspon den, respectivamente, en las secciones de este artículo. La metodología utilizada en este estudio tiene como requisito el enfoque cualitativo, teniendo como principio la investigación bibliográfica y de campo, en la modalidad descriptiva, con la partici pación de treinta (30) profesores del Municipio de Londrina/Paraná. Se utilizó como instrumento de recolección de datos un cuestionario analizado en tres (3) categorías enumeradas, más tarde, por el análisis de contenido. Tiene como principales resulta dos y discusión: que la mayoría de los profesores participantes concibe el currículo como contenido a ser enseñado y aprendido, así como, que el programa de estudios tiene una influencia en la realización de la inclusión. Los profesores implicados en este estudio destaca, como uno de los aspectos a tratar por medio del curriculum de la educación inclusiva, la necesidad de realizar una evaluación de las limitaciones y posibilidades de los estudiantes.