Scielo RSS <![CDATA[Roteiro]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=2177-605920180004&lang=pt vol. 43 num. 3 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[EDITORIAL]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-60592018000400857&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <![CDATA[Do tradicional ao contemporâneo: representações sociais do professor construídas por alunos]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-60592018000400861&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: Esta pesquisa teve por objetivo caracterizar as representações sociais construídas pelos alunos do ensino fundamental acerca do professor. Participaram do estudo 75 alunos do ensino fundamental da rede pública municipal de ensino de Mossoró, RN, de ambos os sexos e faixa etária entre 9 e 15 anos. Utilizou-se como suporte teórico a teoria das representações sociais de Serge Moscovici. Na coleta utilizou-se a técnica desenho-estória com tema. Inicialmente, fez-se uma análise detalhada dos desenhos e temas. Em seguida, as produções escritas foram analisadas por meio da análise de conteúdo. Os resultados indicam que a imagem do professor foi associada a três diferentes categorias: um professor tradicional ancorado em posturas firmes, como detentor de saber, que exige uma turma obediente e silenciosa; uma segunda que representa o professor como um profissional atualizado, desejado, que utiliza diferentes estratégias de aprendizagens que ultrapassam o espaço da sala de aula; e a terceira expressa os desafios enfrentados pelos docentes, mostrando um professor que luta por melhores condições de trabalho. Essas associações são resultados tanto das vivências dos alunos quanto das informações e representações veiculadas no seu grupo de pertença.<hr/>Abstract: This research aimed to characterize the social representations that primary education students build and develop about the teachers. 75 students od public schools of Mossoró (RN, Brazil) of both sexes, with ages between 9 and 15 years-old were part of this study. The theoretical support used was Serge Moscovicci’s social representation theory. The Drawing-Story with a Theme Technique was used to collect the data. Initially a detailed analysis of the drawings and themes was carried out. Afterwards, the written productions were analyzed through content analysis. The findings indicate that the image of the teacher was associated to three different categories: a traditional teacher, rooted in firm stands, as the owner of knowledge who demands an obedient and silent classroom; a second one that represents the teacher as professionals who are up-to-date, who use different learning strategies that go beyond the classroom; and the third expresses the challenges faced by the teachers, showing a teacher who fights for better working conditions. These associations are the result of both the students’ experiences and the information and representations disseminated in the groups they belong to.<hr/>Resumen: Esta investigación tuvo por objetivo caracterizar las representaciones sociales construidas por los alumnos de la enseñanza fundamental acerca del profesor. En el estudio participaron 75 alumnos de la enseñanza primaria de la red pública municipal de enseñanza de Mossoró, RN, de ambos sexos y grupo de edad entre 9 y 15 años. Se utilizó como soporte teórico la teoría de las representaciones sociales de Serge Moscovici. En la recolección se utilizó la técnica dibujo-historia con tema. Inicialmente hizo un análisis detallado de los dibujos temas. A continuación, las producciones escritas fueron analizadas por medio del análisis de contenido. Los resultados indican que la imagen del profesor fue asociada a tres categorías diferentes: un profesor tradicional anclado en posturas firmes, como poseedor del saber, que exige una clase obediente y silenciosa, una segunda que representa al profesor como un profesional actualizado, deseado, que utiliza diferentes estrategias de aprendizaje que superan el espacio del aula; y la tercera expresa los desafíos enfrentados por los docentes, mostrando un profesor que lucha por mejores condiciones de trabajo. Esas asociaciones son resultados tanto de las vivencias de los alumnos como de las informaciones y representación vehiculadas en su grupo de pertenencia. <![CDATA[Estado da arte sobre a formação de professores entre 2001 e 2016: um olhar sobre a produção brasileira a partir do Portal de periódicos CAPES/MEC]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-60592018000400891&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: Neste artigo coloca-se em tela o estado da arte das pesquisas brasileiras sobre a formação de professores dos primeiros 15 anos do século XXI. Tem-se por objetivo questionar a quantidade, a frequência, a autoria, as origens das pesquisas e as suas correlações. Neste trabalho aponta-se a progressão do estudo desse tema, caracterizam-se e organizam-se informações para servir de base investigativa para outras pesquisas. Para isso, foram coletados os dados do Portal de periódicos da CAPES/MEC, utilizando o método estatístico para mapear as produções desse período. A pesquisa é de natureza quantitativa e descreve a categorização dos dados a fim de apontar o desencadeamento do tema no primeiro quindênio do presente século. Os resultados apontam lacunas de assuntos e decréscimo da frequência e quantidade de pesquisas sobre a formação de professores nesse período. Esta pesquisa teve como principais interlocutores: Romanowski e Ens (2006), André (2002), Brzezinski (2006, 2014), Gil (2008) e Ferreira (2002).<hr/>Abstract: This paper presents the developments of Brazilian research on the education of teachers during the first 15 years of the twenty-first century. It inquires and correlates the output, frequency, authorship and origins of such researches. This work points to a continuous development on the field, and organizes data for future research. To this end, it collects the bibliographical data from Portal of periodicals of CAPES/MEC, using statistical methods to analyze the information. A quantitative approach is used to describe the data and its categories, to show the developments on the field over the period. Results show a lack of research on some subjects and a diminishing in both frequency and total output of research on teacher's education. This research had as main interlocutors: Romanowski and Ens (2006), André (2002), Brzezinski (2006, 2014), Gil (2008) and Ferreira (2002).<hr/>Resumen: El artículo pone en pantalla el estado del arte de las investigaciones brasileñas sobre la formación de profesores de los primeros 15 años del siglo XXI. Tiene por objetivo cuestionar la cantidad, la frecuencia, la autoría, los orígenes de las investigaciones y sus correlaciones. Este trabajo apunta a la progresión del estudio de este tema, caracteriza y organiza informaciones para servir de base investigativa para otras investigaciones. Para ello, recoge los datos bibliográficamente, oriundos del Portal de periódicos CAPES/MEC, utilizando el método estadístico para mapear las producciones de este período. La investigación es de naturaleza cuantitativa y describe la categorización de los datos a fin de apuntar el desencadenamiento del tema en el primer quindio del siglo. Los resultados apuntan lagunas de asuntos y decrecimiento de la frecuencia y cantidad en la investigación de la formación de profesores en este período. Esta investigación tuvo como principales interlocutores: Romanowski y Ens (2006), André (2002), Brzezinski (2006, 2014), Gil (2008) y Ferreira (2002). <![CDATA[Desenvolvimento da Teoria Histórico-Cultural da Atividade em três gerações: Vygotsky, Leontiev e Engeström]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-60592018000400919&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: A Teoria Histórico-Cultural da Atividade é uma teoria viva, que vem sendo desenvolvida desde os anos 1920 e 1930, a qual busca entender a formação do humano na atividade social. A Teoria vem se transformando pari passu com as mudanças nos contextos culturais das investigações teóricas e práticas que a utilizam, apresentando, assim, mudanças e continuidade das ideias ao longo de seu desenvolvimento. Nesse sentido, alguns estudiosos definem três gerações da Teoria, cada uma representada por um expoente na área da pesquisa: a primeira por Vygotsky (fundador), a segunda por Leontiev e a terceira por Engeström. O objetivo neste artigo é apresentar as propostas teóricas dos três autores, delineando as relações entre elas e oferecendo um panorama da Teoria Histórico-Cultural da Atividade. O conceito de atividade, que em Vygotsky aparece como atividade mediada (mediada por signos e ferramentas), em Leontiev aparece como atividade coletiva, base da consciência humana, e em Engeström aparece como sistema de atividade em transformação. A produção e a expansão da Teoria podem ser entendidas como atividades históricas e coletivas.<hr/>Abstract: The Cultural-Historical Activity Theory is a living theory, which has been developed since the 1920s and 1930s, seeking to understand the formation of the human in social activity. The Theory has been transformed pari passu with the changes in the cultural contexts of the theoretical and practical investigations that use it, thus presenting changes and continuity of ideas throughout its development. In this sense, three generations of the Theory have been defined by some scholars, each represented by an exponent in the research area: the first by Vygotsky (founder), the second by Leontiev and the third by Engeström. The purpose of this article is to present the theoretical proposals of the three authors, outlining the relationships between them and offering an overview of the Cultural-Historical Activity Theory. The concept of activity, which in Vygotsky appears as mediated activity (mediated by signs and tools), in Leontiev appears as collective activity, the basis of human consciousness, and in Engeström appears as a system of activity in transformation. The production and expansion of the Theory can be understood as historical and collective activities.<hr/>Resumen: La Teoría Histórico-Cultural de la Actividad es una teoría viva, que se ha desarrollado desde los años de 1920 y 1930, buscando comprender la formación del humano en la actividad social. La Teoría se está convirtiendo pari passu con los cambios en los contextos culturales de las investigaciones teóricas y prácticas que la utilizan, exhibiendo, de esta manera, cambios y continuidad de las ideas a lo largo de su desarrollo. En este sentido, algunos estudiosos definen tres generaciones de la Teoría, cada una representada por un exponente en el área de investigación: la primera por Vygotsky (fundador), la segunda por Leontiev y la tercera por Engeström. El objetivo de este trabajo es presentar las propuestas teóricas de los tres autores, delineando las relaciones entre ellas y ofreciendo un panorama de la Teoría Histórico-Cultural de la Actividad. El concepto de actividad, que en Vygotsky aparece como actividad de mediación (mediada por signos y herramientas), en Leontiev aparece como actividad colectiva, base de la conciencia humana, y en Engeström aparece como sistema de actividad en transformación. La producción y expansión de la Teoría pueden entenderse como actividades históricas y colectivas. <![CDATA[Estratégias de diálogo e negociação de mães jovens para terminar seus estudos profissionais]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-60592018000400949&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumen: El objetivo de esta investigación fue recuperar las estrategias de diálogo y negociación que usaron nueve madres adolescentes y jóvenes para continuar formándose profesionalmente, criar a sus hijos y reconfigurar sus estructuras familiares. Se hicieron dos grupos de discusión al respecto y los resultados revelan que las jóvenes que se embarazaron entre los 16 y 21 años, finalizaron su carrera porque aprendieron estrategias de diálogo, de análisis de sus circunstancias y del cálculo económico y cultural que les traería su preparación profesional. Estas estrategias se podrían sistematizar para discutirlas abiertamente en las aulas y saber qué les está pasando en estos procesos. Además, con éstas se podría apoyar y beneficiar a estudiantes que viven situaciones retadoras semejantes.<hr/>Abstract: The objective of this research was to recover the strategies of dialogue and negotiation that nine adolescent and young mothers used to continue to train professionally, raise their children and reconfigure their family structures. There were two discussion groups about the strategies that young women used to combine their role as moms and students. The results reveal that young women who became pregnant between the ages of 16 and 21 ended their careers because they learned strategies of dialogue, of analysis of their circumstances and of the economic and cultural calculation that their professional training would bring them. These strategies could be systematized to discuss them openly in the classroom, to know what is happening to them in these processes. In addition to these, students who experience similar challenging situations could be supported and benefited.<hr/>Resumo: O objetivo da pesquisa foi recuperar as estratégias de diálogo e negociação utilizadas por nove mães jovens e adolescentes em quanto elas eram formadas como pedagogas, criaram seus filhos e modificaram suas estruturas familiares. Dois grupos de discussão foram feitos em torno ao papel das mulheres jovens como mães e estudantes. Os resultados revelam que as estudantes que ficaram gravidas entre os 16 e os 21 anos, aprendem estratégias de análise de suas circunstâncias e da inversão econômica e cultural referidas a sua formação, e também estratégias de diálogo mais eficazes. Essas estratégias podem ser sistematizadas para ser analisadas e discutidas na sala de aula, com o proposito de conhecer mais sobre o que acontece com estudantes como elas. Além disso, a sistematização e discussão poderiam apoiar melhor às estudantes em situações desafiadores semelhantes. <![CDATA[O diálogo crítico nas relações educativas imbricado aos movimentos de ação-reflexão]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-60592018000400979&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: A partir de um estudo descritivo crítico, fundamentado em uma pesquisa qualitativa, bibliográfica, adensada pelo pensamento educacional de Paulo Freire, teve-se como intenção refletir sobre os pressupostos que demonstravam premente o exercício do diálogo crítico nas relações educativas, bem como estudar a sua relação com os movimentos de ação-reflexão diante dos desafios que enfrenta a escola contemporânea. Na primeira parte do texto, resgatam-se nas obras freirianas, as quais abordam o assunto, a importância do exercício do diálogo, cuja raiz está na educação popular, como relação em que os seres humanos pronunciam e modificam o mundo. A partir dessa compreensão, esse mesmo mundo pronunciado volta-se problematizado aos sujeitos, gerando novas ações no contexto histórico. Na segunda parte, aproxima-se a discussão dos desafios vividos pelos seres humanos no momento contemporâneo, em que tanto educadores quanto educandos estão tomados por fragmentos impostos pelos modelos de produção e consumo vigentes. Nessas condições, fez-se objetivo neste estudo elaborar aproximações e distanciamentos entre a educação popular e a educação formal, fundamentados na razão de que o educando aprende quando, pelo conhecimento científico trabalhado, ressignifica seus saberes do cotidiano e consegue gerar ações que venham a provocar transformações no meio em que está inserido. <hr/>Abstract: Based on a qualitative, bibliographical research, based on the educational thinking of Paulo Freire, the article aims to reflect on the presuppositions that demonstrate the exercise of critical dialogue in educational relations, as well as, to study its relation with the movements of action-reflection before the challenges faced by the contemporary school. In the first part of the text, it is taken up in the Freirian works, which address the subject, the importance of the exercise of dialogue, the root of which is in popular education, as a relation in which human beings pronounce and modify the world. From this understanding, this same pronounced world becomes problematize to the subjects, generating new actions in the historical context. In the second part, the discussion approaches the challenges lived by human beings in the contemporary moment in which both educators and students are taken by fragments imposed by the current models of production and consumption. Under these conditions, the purpose of the study is to elaborate approximations and distances between popular education and formal education, based on the reason that the learner learns when, through scientific knowledge, he reorganizes his everyday knowledge and is able to generate actions that may provoke transformations in the environment in which it is inserted.<hr/>Resumen: A partir de un estudio descriptivo crítico, fundamentado en una investigación cualitativa, bibliográfica, adensada por el pensamiento educativo de Paulo Freire, se tiene como intención reflexionar sobre los presupuestos que demuestren urgentemente el ejercicio del diálogo crítico en las relaciones educativas, así como, su relación con los movimientos de acción-reflexión ante los desafíos que enfrenta la escuela contemporánea. En la primera parte del texto, se retoma en las obras freirianas, las cuales abordan el asunto, la importancia del ejercicio del diálogo, cuya raíz está en la educación popular, como relación en que los seres humanos pronuncian y modifican el mundo. A partir de esa comprensión, ese mismo mundo pronunciado se vuelve problemático a los sujetos, generando nuevas acciones en el contexto histórico. En la segunda parte, se acerca la discusión a los desafíos vividos por los seres humanos en el tiempo contemporáneo en que tanto educadores y educandos están tomados por fragmentos impuestos por los modelos de producción y consumo vigentes. En estas condiciones, se hace objetivo del estudio elaborar acercamientos y distanciamientos entre la educación popular y la educación formal, fundamentado en la razón de que el educando aprende cuando, por el conocimiento científico trabajado, re-significa sus saberes de lo cotidiano y logra generar acciones que vengan a provocar transformaciones en el medio en que está insertado. <![CDATA[Como ensinar frações? Práticas que (in)formam o professor que ensina matemática]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-60592018000401001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: Neste artigo discute-se sobre a formação do professor que ensina matemática nos anos iniciais, em especial no que se refere ao ensino de frações. O corpus de análise selecionado para este texto se constitui do caderno de matemática de um programa de formação continuada de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental, de uma entrevista com uma professora de Didática da Matemática que atuou na formação de professores na década de 1970 e de seu caderno de planejamento. Para realizar as análises, adotamos uma perspectiva teórica pós-crítica associada aos estudos de Ludwig Wittgenstein. O que defendemos é que os conceitos são produzidos a partir dos usos, em conformidade com suas regras gramaticais, e que os significados de uma palavra e os significados das proposições matemáticas são produzidos nos diferentes jogos de linguagem. Das análises empreendidas no material, foram organizados dois enunciados: a) Ensinar frações: “trazer um bolo” e “fazer um desenho” e b) “Lembrar seu significado” para ensinar o conceito de frações. A partir desses enunciados, problematizamos que os conceitos matemáticos são normas que independem do cotidiano e de aspectos empíricos, intuitivos ou indutivos. Desse modo, sugerimos que o professor tenha conhecimento da natureza das proposições matemáticas e se responsabilize pelo ensino de suas regras, não trazendo a utilidade dos conceitos, mas as convenções produzidas pela linguagem matemática.<hr/>Abstract: This article discusses the formation of the teacher who teaches mathematics in the initial years, especially in what concerns the teaching of fractions. The corpus of analysis selected for this text consists of the mathematics notebook of the continuing education program for teachers of the early years of Elementary School, an interview and a planning notebook of a Mathematics Didactics teacher who acted in the formation of teachers during the 1970s. In order to carry out the analyzes, we adopted a post-critical theoretical perspective associated with the studies of Ludwig Wittgenstein. What we defend is that concepts are produced from the uses, in accordance with their grammatical rules, and that the meanings of a word and the meanings of the mathematical propositions are produced in the different language games. From the analyzes undertaken in the material, two statements were organized: a) Teach fractions: "bring a cake" and "make a drawing" and b) "Remember its meaning" to teach the concept of fractions. From these statements, we problematize that the mathematical concepts are norms that are independent of the quotidian and of empirical, intuitive or inductive aspects. In this way, we suggest that the teacher be aware of the nature of mathematical propositions and be responsible for the teaching of their rules, not bringing the usefulness of the concepts, but the conventions produced by the mathematical language.<hr/>Resumen: Este artículo discute la formación del profesor que enseña matemáticas en los años iniciales, en especial, en lo que se refiere a la enseñanza de fracciones. El corpus de análisis seleccionado para este texto se constituye del cuaderno de matemáticas del programa de formación continuada de profesores de los años iniciales de la Enseñanza Fundamental, de una entrevista y de un cuaderno de planificación de una profesora de Didáctica de la Matemática, que actuó en la formación de profesores en la década de 1970. Para realizar los análisis, adoptamos una perspectiva teórica post-crítica asociada a los estudios de Ludwig Wittgenstein. Lo que defendemos es que los conceptos son producidos a partir de los usos, de acuerdo con sus reglas gramaticales, y que los significados de una palabra y los significados de las proposiciones matemáticas son producidos en los diferentes juegos de lenguaje. De los análisis emprendidos en el material se organizaron dos enunciados: a) Enseñar fracciones: "traer un pastel" y "hacer un dibujo" y b) "Recordar su significado" para enseñar el concepto de fracciones. A partir de estos enunciados, problematizamos que los conceptos matemáticos son normas que independen de lo cotidiano y de aspectos empíricos, intuitivos o inductivos. De este modo, sugerimos que el profesor tenga conocimiento de la naturaleza de las proposiciones matemáticas y se responsabilice por la enseñanza de sus reglas, no trayendo la utilidad de los conceptos, sino las convenciones producidas por el lenguaje matemático. <![CDATA[Política pública e educação integral no Brasil: do nacional-desenvolvimentismo ao neodesenvolvimentismo]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-60592018000401027&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: Evidenciar as contradições das principais políticas de educação integral na escola pública de Educação Básica e problematizar suas relações com o desenvolvimento do capitalismo no Brasil foram os objetivos centrais neste estudo. Para tanto, realizamos a análise sobre as intencionalidades das políticas de educação integral dos últimos anos, respaldada por pesquisa bibliográfica sobre a história da educação integral nas políticas educacionais brasileiras, em diálogo com autores como Falleiros, Pronko e Oliveira (2010), Shiroma, Moraes e Evangelista (2000), Frigotto (2000) e Cavaliere (2010). Com a intencionalidade de analisar as concepções de educação integral no chamado modelo neodesenvolvimentista, recorremos à primeira versão do Programa Mais Educação que, lançada em 2007, vigorou até 2016. Os estudos efetivados permitem analisar a política de educação integral no Brasil como um instrumento que cumpre papéis distintos em cada período histórico, mas que tem se efetivado na relação com os objetivos apresentados pelas diferentes formas de sociabilidade capitalista, distanciando-se radicalmente dos referenciais históricos, teóricos e práticos que sustentam a educação integral na perspectiva anticapitalista e da emancipação humana.<hr/>Abstract: To demonstrate the contradictions of the main policies of integral education in the public school of Basic Education and to problematize their relations with the development of capitalism in Brazil they were the central objectives of this study. In order to do so, we analyze the intentionalities of the policies of integral education of the last years, supported by bibliographical research on the history of integral education in Brazilian educational policies, in dialogue with authors such as Falleiros, Pronko and Oliveira (2010), Shiroma, Moraes and Evangelista (2000), Frigotto (2000) and Cavaliere (2010). According to the intention of analyzing the conceptions of integral education in the so-called neodevelopmental model, we resorted to the first version of the Program: Mais Educação, which launched in 2007, lasted until 2016. The studies carried out allow us to analyze the politics of integral education in Brazil as an instrument that plays different roles in each historical period. However, it has become effective in relation to the objectives presented by the different forms of capitalist sociability and radically distancing itself from the historical, theoretical and practical that support integral education in the anti-capitalist perspective and human emancipation.<hr/>Resumen: Evidenciar las contradicciones de las principales políticas de educación integral en la escuela pública de Educación Básica y problematizar sus relaciones con el desarrollo del capitalismo en Brasil fueron los objetivos centrales del estudio. Para estos fines, realizamos el análisis sobre las intencionalidades de las políticas de educación integral de los últimos años, respaldada por una investigación bibliográfica sobre la historia de la educación integral en las políticas educacionales brasileñas, en diálogo con autores como Falleiros, Pronko y Oliveira (2010), Shiroma, Moraes y Evangelista (2000), Frigotto (2000) y Cavaliere (2010). Con la intencionalidad en de analizar las concepciones de educación integral en el llamado modelo neodesarrollista, recurrimos a la primera versión del “Programa Mais Educação” que, lanzada en 2007, vigoró hacia 2016. Los estudios realizados permiten analizar la política de educación integral en Brasil como un instrumento que cumple papeles distintos en cada periodo histórico, pero que tiene se concretado en la relación con los objetivos planteados por las diferentes formas de sociabilidad capitalista, distanciándose radicalmente de los referenciales históricos, teóricos y prácticos que sostienen la educación integral en la perspectiva anticapitalista y de la emancipación humana. <![CDATA[Arte, estética e diálogo na Educação Infantil: registros invisibilizados e sentidos (des)sensibilizados]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-60592018000401051&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: A Educação Infantil tem participação relevante na história dos 40 anos da educação pública do Rio de Janeiro. Neste estudo teve-se como objetivo geral refletir sobre práticas recorrentes nas instituições de ensino que atendem a esse segmento e que acabam por gerar tensões entre os profissionais que lá atuam. A proposta é apontar e discutir as discrepâncias existentes entre os documentos oficiais e o que é praticado no cotidiano das escolas de educação infantil na perspectiva da formação docente, dos registros utilizados como instrumentos de avaliação e do diálogo estabelecido com a arte, num movimento de pesquisa formação-ação em que o docente é protagonista da pesquisa, refletindo sobre o que acontece em sua prática e questionando a realidade na qual está inserido.<hr/>Abstract: The Early Childhood Education has a relevant participation in the history of the 40 years of public education in Rio de Janeiro. This article has as general objective to reflect on recurring practices in the educational institutions that serve this segment and that end up generating tensions among the professionals who work there. The proposal is to point out and discuss the discrepancies between the official documents and what is practiced in the daily life of the nursery schools in the perspective of teacher education, the records used as evaluation tools and the dialogue established with art, in a research movement action-training in which the teacher is the protagonist of the research, reflecting on what happens in his practice and questioning the reality in which he is inserted.<hr/>Resumen: La Educación Infantil tiene participación relevante en la historia de los 40 años de la educación pública de Río de Janeiro. Este artículo tiene como objetivo general reflexionar sobre prácticas recurrentes en las instituciones de enseñanza que atienden ese segmento y que acaban por generar tensiones entre los profesionales que allí actúan. La propuesta es apuntar y discutir las discrepancias existentes entre los documentos oficiales y lo que es practicado en el cotidiano de las escuelas de educación infantil en la perspectiva de la formación docente, de los registros utilizados como instrumentos de evaluación y del diálogo establecido con el arte, en un movimiento de investigación formación-acción en que el docente es protagonista de la investigación, reflexionando sobre lo que sucede en su práctica y cuestionando la realidad en la que está inserto. <![CDATA[Escritores, relação com a escrita e experiência: um campo em educação artística]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-60592018000401071&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: O objetivo neste ensaio é apresentar parte de um trabalho de interpretação resultante de uma investigação narrativa e biográfica realizada com escritores portugueses, cujo objeto incidiu na “relação com a escrita” (2006-2012). Tal trabalho constituiu-se numa exploração biográfica das narrativas de vida de Manuel António Pina, Mário Cláudio, Ana Luísa Amaral, Luísa Dacosta e Jorge Velhote, no âmbito da qual procurou se aceder ao cosmos vivencial que foi e é a atividade de escrita daqueles escritores e, no contexto mais vasto, dos seus itinerários de vida literária e educativa. A abordagem em torno dessa questão, mesmo se já alguns anos passados desde que a construímos, continua a permitir-nos refletir a respeito dos movimentos singulares que tecem os modos de viver a experiência da escrita. Tendo por base esse quadro, com o presente texto pretendemos contribuir para alguma reflexão em educação artística.<hr/>Abstract: The purpose of this essay is to present part of a narrative and biographical research held with portuguese writers, focused on the relationship with writing (2006-2012). This research consisted in a biographical exploration of the life narratives of Manuel António Pina, Mário Cláudio, Ana Luísa Amaral, Luisa Dacosta and Jorge Velhote, through witch we’ve interpreted the “experiential cosmos” of their writing activity in the wider context of his literary and educational itineraries. The approach on this issue, even if some years passed since I built it, continues to allow us to reflect on the singular movements that link the ways of living the experience of writing. From the point of view of the writers, and challenging new ideas about learning and writing, this paper aims to contribute to some of the reflection in art education.<hr/>Résumé: Le but de cet essai est de présenter une partie d’une recherche narrative et biographique avec des écrivains portugais sur le rapport à l’écriture (2006-2012). Cette recherche a consisté à l’explora tion biographique des récits de vie de Manuel Manuel António Pina, Mário Cláudio, Ana Luísa Amaral, Luísa Dacosta et Jorge Velhote, à travers lequel nous avons interprété le cosmos expérientiel de leur activité d’écriture dans le contexte plus large de ses itinéraires littéraires et pédagogiques. L’approche sur cette question, même si quelques années écoulées depuis que je l’ai construit, continue de nous permettre de réfléchir sur les mouvements uniques qui relient les façons de vivre l’expérience de l’écriture. Du point de vue des é... <![CDATA[Resenha Educação Superior como bem público: um testemunho latino-americano]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-60592018000401089&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: O objetivo neste ensaio é apresentar parte de um trabalho de interpretação resultante de uma investigação narrativa e biográfica realizada com escritores portugueses, cujo objeto incidiu na “relação com a escrita” (2006-2012). Tal trabalho constituiu-se numa exploração biográfica das narrativas de vida de Manuel António Pina, Mário Cláudio, Ana Luísa Amaral, Luísa Dacosta e Jorge Velhote, no âmbito da qual procurou se aceder ao cosmos vivencial que foi e é a atividade de escrita daqueles escritores e, no contexto mais vasto, dos seus itinerários de vida literária e educativa. A abordagem em torno dessa questão, mesmo se já alguns anos passados desde que a construímos, continua a permitir-nos refletir a respeito dos movimentos singulares que tecem os modos de viver a experiência da escrita. Tendo por base esse quadro, com o presente texto pretendemos contribuir para alguma reflexão em educação artística.<hr/>Abstract: The purpose of this essay is to present part of a narrative and biographical research held with portuguese writers, focused on the relationship with writing (2006-2012). This research consisted in a biographical exploration of the life narratives of Manuel António Pina, Mário Cláudio, Ana Luísa Amaral, Luisa Dacosta and Jorge Velhote, through witch we’ve interpreted the “experiential cosmos” of their writing activity in the wider context of his literary and educational itineraries. The approach on this issue, even if some years passed since I built it, continues to allow us to reflect on the singular movements that link the ways of living the experience of writing. From the point of view of the writers, and challenging new ideas about learning and writing, this paper aims to contribute to some of the reflection in art education.<hr/>Résumé: Le but de cet essai est de présenter une partie d’une recherche narrative et biographique avec des écrivains portugais sur le rapport à l’écriture (2006-2012). Cette recherche a consisté à l’explora tion biographique des récits de vie de Manuel Manuel António Pina, Mário Cláudio, Ana Luísa Amaral, Luísa Dacosta et Jorge Velhote, à travers lequel nous avons interprété le cosmos expérientiel de leur activité d’écriture dans le contexte plus large de ses itinéraires littéraires et pédagogiques. L’approche sur cette question, même si quelques années écoulées depuis que je l’ai construit, continue de nous permettre de réfléchir sur les mouvements uniques qui relient les façons de vivre l’expérience de l’écriture. Du point de vue des é...