Scielo RSS <![CDATA[Roteiro]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=2177-605920190003&lang=pt vol. 44 num. 3 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[Para começo de conversa...]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-60592019000300100&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <![CDATA[ORGANIZAÇÕES MULTILATERAIS, REDES DE GOVERNANÇA E POLÍTICAS EDUCACIONAIS]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-60592019000300200&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <![CDATA[Avaliação externa na rede municipal de Florianópolis: amestramento do trabalho docente pelo capital]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-60592019000300201&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: Este artigo analisa as implicações para o trabalho docente advindas da política de avaliação externa na Rede Municipal de Ensino de Florianópolis (RME) em razão de seu financiamento pelo Banco Interamericano De Desenvolvimento (BID), a partir de 2012. Demostra-se uma rede de relações a partir da contratação do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF) para formulação, análise e devolutivas dos resultados da avaliação e a participação ativa de seus formuladores junto ao aparelho do Estado. Suas atuações em organizações privadas articulam-se com frações do capital, esclarecendo-se o caráter da classe burguesa dessa política. Evidencia-se, como desdobramento e consequência dessa lógica, que as recomendações expressas ao trabalho do professor da rede apresentam-se como uma pretensa forma humanizada de responsabilizar, intensificar e controlar o trabalho docente em consonância com o movimento atual do capitalismo.<hr/>Resumen: Este artículo analiza las implicaciones para el trabajo docente derivadas de la política de evaluación externa en la Red Municipal de Enseñanza de Florianópolis (RME) en razón de su financiamiento por el Banco Interamericano de Desarrollo (BID), a partir de 2012. Se demuestra una red de relaciones a a partir de la contratación del Centro de Políticas Públicas y Evaluación de la Educación de la Universidad Federal de Juiz de Fora (CAEd / UFJF) para formulación, análisis y devolutivos de los resultados de la evaluación; la participación activa de sus formuladores ante el aparato de Estado; sus actuaciones en organizaciones privadas se articulan con fracciones del capital, esclareciendo el carácter de clase burgués de esa política. Se evidencia, como desdoblamiento y consecuencia de esa lógica, que las recomendaciones expresadas al trabajo del profesor de la red se presentan como una pretendida forma humanizada de responsabilizar, intensificar y controlar el trabajo docente en consonancia con el movimiento actual del capitalismo.<hr/>Abstract: This article analyzes the implications for the teaching work coming from the policy of external evaluation in the Municipal Network of Education of Florianópolis (RME) due to its financing by the Inter-American Development Bank (BID), from 2012. A network of relations is presented to from the contracting of the Center for Public Policies and Education Evaluation of the Federal University of Juiz de Fora (CAEd / UFJF) to formulate, analyze and devolve the results of the evaluation; the active participation of its formulators in the State apparatus; his performances in private organizations are articulated with fractions of capital, clarifying the bourgeois class character of this policy. As a consequence of this logic, it is evident that the recommendations expressed to the work of the teacher of the network are presented as a pretended humanized way to hold, intensify and control the teaching work in line with the current movement of capitalism. <![CDATA[O projeto de educação do Banco Interamericano de Desenvolvimento]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-60592019000300202&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: O presente artigo aborda o projeto de Educação sustentado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento, alguns aspectos da sua história, organização interna e contratos no Brasil. A análise desenvolveu-se a partir de um amplo corpus documental, composto pelas diretrizes gerais do Banco, marcos setoriais e projetos para o setor Educação. Constatamos que, sob o pretexto de combater a pobreza, em essência as políticas do Banco visam estreitar a formação docente; exercer forte controle sobre seu trabalho por meio das reformas curriculares, avaliações em larga escala e coaching; flexibilizar a gestão; destruir a carreira do magistério a partir da sua substituição por políticas meritocráticas; implementar políticas de accountability; estabelecer a política de vouchers; além das diversas outras formas de privatização, que atingem desde a escolha dos materiais didáticos até a terceirização da gestão de escolas públicas.<hr/>Resumen: El presente artículo aborda el proyecto de Educación sostenido por el Banco Interamericano de Desarrollo, algunos aspectos de su historia, organización interna y contratos en Brasil. El análisis se desarrolló a partir de un amplio corpus documental compuesto por las directrices generales del Banco, marcos sectoriales y proyectos para el sector Educación. Constatamos que, bajo el pretexto de combatir la pobreza, en esencia las políticas del Banco pretenden estrechar la formación docente; ejercer un fuerte control sobre su trabajo a través de las reformas curriculares, evaluaciones a gran escala y coaching; flexibilizar la gestión; destruir la carrera del magisterio a partir de su sustitución por políticas meritocráticas; implementar políticas de accountability; establecer la política de vouchers; además de las diversas otras formas de privatización, que alcanzan desde la elección de los materiales didácticos hasta la tercerización de la gestión de escuelas públicas.<hr/>Abstract: This paper discusses the project of Education developed by the, some aspects of the Inter-American Development Bank, its history, its internal organization and contracts addressed to Brazil. We analyzed a huge documental corpus about the general guidelines of IADB, its milestone and projects for the sector of Education. The findings evidence that, under the pretext of poverty alleviation, the IADB’s policies aim at narrow the teacher training; strength control over teaching work through the curriculum reform, implement large scales assessment, coaching; adopt flexible management; destroy the teaching career by its replacement by meritocratic; introduce measures of accountability; adopt vouchers besides other forms of privatization of education, which affect since the material choice until the management outsourcing of the public schools. <![CDATA[Educação na lógica do Banco Mundial: formação para a Sociabilidade Capitalista]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-60592019000300203&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: Este artigo discute o projeto de formação humana presente em publicações do Banco Mundial para a Educação, de modo geral, e para o Brasil, com recorte temporal entre 2000 e 2014. Tais publicações objetivavam produzir consenso acerca de suas propostas político-educacionais e construir uma compreensão falaciosa da realidade objetiva por meio de ampla desqualificação do professor e da escola pública. A narrativa de desqualificação precede recomendações para projetos de Educação que alinham a formação da classe trabalhadora aos moldes flexíveis da sociabilidade capitalista. Na lógica do Banco Mundial a Educação é responsável pelo alívio da pobreza e pelo desenvolvimento econômico, devendo ser pautada pela noção de competências e pela Teoria do Capital Humano revisitada. Desse modo, promoveria uma educação de “classe mundial” para as demandas (do capital) do século XXI. Ademais, elide o real movimento econômico no século XXI, compreendido no conceito de capital-imperialismo, em que a dominação interna do capital necessita e se complementa por sua expansão externa, incidindo diretamente na relação capital-trabalho. Com a intenção de legitimar a barbárie do projeto educativo do capital, uma grande ofensiva ideológica foi colocada em curso a fim de sustentar o modo de organização política e econômica e sua necessária sociabilidade.<hr/>Resumen: Este artículo analiza el proyecto de formación humana presente en las publicaciones del Banco Mundial para la Educación, en general, y para Brasil, con un período de tiempo entre 2000 y 2014. Estas publicaciones tenían como objetivo generar consenso sobre sus propuestas político-educativas y construir un comprensión falaz de la realidad objetiva a través de la descalificación general del maestro y la escuela pública. La narrativa de descalificación precede a las recomendaciones para proyectos educativos que alinean la formación de la clase trabajadora con los moldes flexibles de la sociabilidad capitalista. En la lógica del Banco, la Educación es responsable del alivio de la pobreza y el desarrollo económico, y debe guiarse por la noción de competencias y la Teoría revisada del Capital Humano. De esta manera, promovería una educación de "clase mundial" para las demandas del siglo XXI. Además, elude el movimiento económico real en el siglo XXI, entendido en el concepto de capital-imperialismo, en el que la dominación interna del capital necesita y se complementa con su expansión externa, centrándose directamente en la relación capital-trabajo. Con la intención de legitimar la barbarie del proyecto educativo del capital, se lanzó una gran ofensiva ideológica para sostener el modo de organización política y económica y su sociabilidad necesaria.<hr/>Abstract: This article discusses the human training project present in World Bank publications for Education, in general, and for Brazil, with a temporal cut between 2000 and 2014. These publications aim to produce consensus about their political-educational proposals and build a fallacious understanding of objective reality through the widespread disqualification of the teacher and the public school. The disqualification narrative precedes recommendations for education projects that align the formation of the working class to the flexible molds of capitalist sociability. In the World Banck’s logic, Education is responsible for alleviating poverty and economic development, and should be guided by the notion of competencies and the revised Human Capital Theory. In this way, it should promote a "world-class" education for the demands (of capital) of the XXI century. In addition, they elide the real economic movement in the 21st century, understood in the concept of capital-imperialism, in which the internal domination of capital needs and is complemented by its external expansion, directly affecting capital and labor relations. With the intention of legitimizing the barbarism of the educational project of capital, a great ideological offensive was put in place to sustain the social, political and economic mode of organization and its necessary sociability. <![CDATA[Proposições da OCDE e sua materialização na política educacional brasileira]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-60592019000300204&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: Este artigo tem como objetivo apresentar as proposições da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), com base nos resultados Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa), para a política educacional brasileira e como parte delas se materializam, sobretudo, nas dimensões da gestão e avaliação do sistema educacional. Para tanto, analisou-se documentos produzidos pela Organização que fazem recomendações à Educação Básica pública brasileira, tendo como referência o período de 2000 a 2015. No contexto nacional, estudou-se documentos do Governo Federal - Plano de Desenvolvimento da Educação (2007); Decreto n. 6.094/2007; Plano Nacional de Educação (2014-2024) - evidenciando-se as articulações entre as duas esferas, Estado e OCDE. Assinala-se o aprofundamento das relações políticas e educacionais entre Brasil e OCDE que resultam na materialização das proposições daquele Organismo nas políticas nacionais para Educação Básica. Conclui-se que esse processo vem redefinindo os pressupostos da gestão democrática e intensificando as avaliações externas como mecanismo de controle e incentivo a um tipo de qualidade educacional que atenda aos interesses do capital.<hr/>Resumen: Este artículo tiene como objetivo presentar las propuestas de la Organización para la Cooperación y el Desarrollo Económico (OCDE), basadas en los resultados del Programa Internacional de Evaluación de Estudiantes (Pisa), para la política educativa brasileña y como parte de ellas se materializan principalmente en las dimensiones gestión y evaluación del sistema educativo. Con este fin, analizamos documentos producidos por la Organización que hacen recomendaciones a la educación básica pública brasileña, con referencia al período de 2000 a 2015. En el contexto nacional, estudiamos documentos del gobierno federal: Plan de Desarrollo Educativo (2007); Decreto 6.094 / 2007; Plan Nacional de Educación (2014-2024): destaca las articulaciones entre las dos esferas, el Estado y la OCDE. Vale la pena señalar la profundización de las relaciones políticas y educativas entre Brasil y la OCDE que resultan en la materialización de las propuestas de esa Organización en las políticas nacionales de Educación Básica. En conclusión, este proceso ha redefinido los supuestos de la gestión democrática e intensificado las evaluaciones externas como mecanismo para controlar y fomentar un tipo de calidad educativa que satisfaga los intereses del capital.<hr/>Abstract: This article aims to present the propositions of the Organization for Economic Cooperation and Development (OECD), based on the results Program International Student Assessment (Pisa), for the Brazilian educational policy and as part of them materialize mainly in the dimensions management and evaluation of the educational system. To this end, we analyzed documents produced by the Organization that make recommendations to Brazilian public basic education, with reference to the period from 2000 to 2015. In the national context, we studied federal government documents - Education Development Plan (2007); Decree 6,094 / 2007; National Education Plan (2014-2024) - highlighting the articulations between the two spheres, State and OECD. It is worth noting the deepening of the political and educational relations between Brazil and OECD that result in the materialization of the propositions of that Organization in the national policies for Basic Education. In conclusion, this process has redefined the assumptions of democratic management and intensified external evaluations as a mechanism for controlling and encouraging a type of educational quality that meets the interests of capital. <![CDATA[Futuro antecipado na Educação: OCDE e controle do Conhecimento Global]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-60592019000300205&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: Este artigo analisa como a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) conquistou o controle do conhecimento no campo educativo por meio do discurso do futuro antecipado. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica e documental. Nas últimas décadas a OCDE destaca-se por ter inventado instrumentos poderosos de avaliação no campo educacional, a exemplo do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa). Esse exame funciona para além de um programa de avaliação em larga escala. Trata-se de uma vitrine da OCDE que controla, política e economicamente, o conhecimento global no espaço educativo por meio do discurso do futuro antecipado. Concluímos que esse discurso representa um movimento em direção à criação de novas cadeias de produção de valor, cujos vaticinadores são representados pelos novos “profetas” da educação neoliberal.<hr/>Abstract: This article analyzes how the Organization for Economic Cooperation and Development-OECD gained control of the knowledge in the educational field through the speech of the anticipated future. It is a bibliographic and documentary research. In the last decades the OECD has been outstanding for having invented powerful instruments of evaluation in the educational field, for example, Programme for International Student Assessment (Pisa). We believe this exam works in addition to a large-scale evaluation program. It is an OECD showcase that is able to, politically and economically, control global knowledge in the educational space through the discourse of the anticipated future. We conclude that this discourse represents a movement toward the creation of new chains of value production whose predictors are represented by the new “prophets” of neoliberal education.<hr/>Resumen: Este artículo analiza cómo la Organización para la Cooperación y el Desarrollo Económico (OCDE) conquistó el control del conocimiento en el campo educativo a través del discurso del futuro anticipado. Es una investigación bibliográfica y documental. En las últimas décadas la OCDE se destaca por haber inventado instrumentos poderosos de evaluación en el campo educativo, a ejemplo del Programa Internacional de Evaluación de Estudiantes (Pisa). Este examen funciona además de un programa de evaluación a gran escala. Se trata de una vitrina de la OCDE que controla, política y económicamente, el conocimiento global en el espacio educativo a través del discurso del futuro anticipado. Concluimos que ese discurso representa un movimiento hacia la creación de nuevas cadenas de producción de valor, cuyos vaticinadores son representados por los nuevos "profetas" de la educación neoliberal. <![CDATA[Governando para além do PISA: conhecimento, redes e narrativas]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-60592019000300206&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Abstract: OECD’s search for a new set of prescriptions for governing education is expressed in their Governing Complex Education Systems project (GCES), which seeks to combine identification of best practices in system organisation, with specific narratives of equity and quality supported by metrics that create a “robust evidence base” for policy. This paper analyses the content and direction of GCES, considers its take up in policy in Scotland, especially as reflected in the aftermath of the 2015 OECD report on improving education there, and of the 2016 PISA results. The paper discusses the content of the recommendations, especially as they relate to the key concepts of knowledge, networks and narratives, and their attempted translation into policy, and concludes by identifying tensions within OECD’s governing project.<hr/>Resumo: A busca da OCDE por um novo conjunto de prescrições para governança da educação está expresso em seu projeto de Governança de Sistemas Educacionais Complexos (GSEC) que procura combinar a identificação de melhores práticas de organização de sistemas com narrativas especificas de equidade e qualidade baseadas em mensurações que criam uma “robusta base de evidencias” para a política. Este artigo analisa o conteúdo e a direção do GSEC, considera sua retomada na política na Escócia, especialmente como refletido no rescaldo do relatório da OECD 2015 sobre melhoramentos da educação naquele país e dos resultados do PISA 2016. O texto discute o conteúdo das recomendações, especialmente como relacionam com os conceitos chave de conhecimento, redes e narrativas, e suas tentativas de tradução para a política, e conclui identificando tensões no interior do projeto de governança da própria OCDE.<hr/>Resumen: La búsqueda de la OCDE por un nuevo conjunto de prescripciones para gobernanza de la educación está expresado en su proyecto de Gobernanza de Sistemas Educacionales Complejos (GSEC) que busca combinar la identificación de mejores prácticas de organización de sistemas con narrativas específicas de equidad y calidad basadas en las mediciones que crean una "robusta base de evidencias" para la política. Este artículo analiza el contenido y la dirección del GSEC, considera su reanudación en la política en Escocia, especialmente como reflejado a raíz del informe de la OCDE 2015 sobre mejoras de la educación en ese país y de los resultados del PISA 2016. El texto discute el contenido de las recomendaciones, especialmente en relación con los conceptos clave de conocimiento, redes y narrativas, y sus intentos de traducción a la política, y concluye identificando tensiones en el marco del proyecto de gobernanza de la propia OCDE. <![CDATA[A ação conjunta de Organizações Internacionais (UE e OCDE) em Educação: Metamorfoses? Observações em torno de Políticas Educativas em Portugal]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-60592019000300207&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: Desde 2013 a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) desenvolve uma intervenção em educação em Portugal, com o objetivo de elaborar uma Estratégia Nacional de Competências, com particular incidência no campo da educação de adultos e, posteriormente (2017), no contexto de uma política nacional para o ensino básico e secundário, Projeto Autonomia e Flexibilidade Curricular. Em um e outro casos, trata-se de políticas nacionais enquadradas pelo Programa Educação e Formação 2020, no âmbito das políticas europeias de educação, e de dinâmicas que mobilizam o trabalho direto dos técnicos da OCDE com os atores no terreno das escolas e outros contextos educativos. A europeização da educação e das políticas públicas neste domínio, e genericamente a ação de organizações supranacionais, constitui a expressão de uma nova ordem educacional associada a processos e projetos políticos de globalização e da economia do conhecimento. Neste texto, analisa-se o percurso de europeização da educação para, à luz dos casos referidos, discutir se a centralidade da mediação nacional - concretizada pelas opções e apropriações pelos governos nacionais das políticas, orientações e modelos educativos disseminados por organizações supranacionais como a OCDE e a União Europeia (UE) - pode estar a assumir formas diferentes, derivadas desta mais recente conexão na ação em educação entre atores e contextos globais e locais. Estas metamorfoses podem passar, por exemplo, por articulações antes desconhecidas na constituição dos espaços global e local, com novos papéis e protagonismos para as autoridades nacionais, bem como para as organizações internacionais e outros perfis para atores e contextos locais.<hr/>Abstract: Since 2013, the Organization for Economic Co-operation and Development (OECD) has been developing an intervention in education in Portugal, with the objective of building a National Skills Strategy, with a particular focus on adult education and, later on (2017), in the context of a national policy for primary and secondary education, the Project Autonomy and Curriculum Flexibility. In both cases, these are policies under the Education e Training 2020 Program, within the framework of European education policies, and constitute dynamics that mobilize the direct work of OECD technicians with actors in the field of schools and other educational contexts. The Europeanisation of education and public policies in this field, and generally the action of supranational organizations, is the expression of a new educational order associated with political processes and projects of globalization and the knowledge based economy. In this paper, the pathway of the Europeanization of education is analyzed in order to discuss, taking in account the above mentioned education policies, whether the centrality of national mediation may be taking different forms derived from this more recent connection in action in education between global and local actors and contexts. These metamorphoses can, for example, take place through previously unknown articulations in the constitution of global and local spaces, with new roles and protagonisms for national authorities, as well as for international organizations and other profiles for actors and local contexts.<hr/>Résumé: Depuis 2013, l'Organisation pour la Coopération et le Développement Économique (OCDE) développe une intervention dans le secteur de l'éducation au Portugal, dans le but de construire une Stratégie Nationale pour les Compétences, en mettant l'accent sur l'éducation des adultes et, plus tard (2017), dans le contexte d’une politique nationale pour l’enseignement primaire et secondaire, le Project Autonomie et Flexibilité au Curriculum. Dans les deux cas, il s’agit de politiques relevant du Programme Éducation e Formation 2020, dans le cadre de politiques européennes en matière d’éducation, et de dynamiques mobilisant le travail direct des techniciens de l’OCDE avec des acteurs du terrain de l’école et d’autres contextes éducatifs. L’européanisation de l’éducation et des politiques publiques dans ce domaine, et en général l’action des organisations supranationales, est l’expression d’un nouvel ordre éducatif associé à des processus et projets politiques de la mondialisation et de l’économie de la connaissance. Dans cet article, nous analysons le parcours de l'européanisation de l'éducation afin de discuter, à la lumière des deux politiques éducatifs mentionnés, si la centralité de la médiation nationale pourrait prendre formes différentes après cette connexion plus récente dans l'action en matière d'éducation entre les acteurs et les contextes locaux et globaux. <![CDATA[Governança da educação na União Europeia: redes, dados e standards]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-60592019000300208&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Abstract: The broad area of education in the European Union was generally seen as a national question and responsibility, an area of subsidiarity, but over time there is a convergence of policy across the nations. The EU does not command convergence; indeed, it is unable to, but it does govern the area of education of education at all stages more and more. The problem of governing, how it can operate and what tools to use, is an interesting case of an ambiguous area within the EU and about calling an area into creation so that it can be managed effectively and quietly. In doing so, the governing technologies that are used are of as much interest as the actual policies proposed and so are the range of actors who participate in the construction and regulation of European education. Complex networks of public and private experts, using new data technologies and producing analyses and new benchmarks and standards, are brought together through various funding schemes into a system of attraction and persuasion, soft governance. Significant numbers of professionals have been willingly producing new political technologies, including data systems and standards, and the complex material production of new systems of education, and incorporate political technology, data production, experts and labour processes. The system has worked well but is it more than just coping with the ordinary present?<hr/>Resumo: A área da educação na União Europeia (UE) geralmente é vista como uma questão e responsabilidade nacional, uma área subsidiária, mas ao longo do tempo foi ocorrendo uma convergência de políticas das nações. A UE não comanda esta convergência; nem é capaz de fazê-lo, mas, cada vez mais, governa a área da educação em todos os estágios. O problema da governança, como opera e que ferramentas utiliza, é um caso interessante de uma área ambígua dentro da UE e de chamar uma área à criação para que possa ser gerida de modo eficaz e silencioso. Ao fazê-lo, as tecnologias governamentais usadas são de interesse como as políticas propostas bem como a gama de atores que participam da construção e regulação da educação Europeia. Redes complexas de experts públicos e privados, usando novas tecnologias de dados e produzindo análises e novos benchmarks e standards são reunidos por meio de vários esquemas de financiamento de um sistema de atração e persuasão, soft governance [governança suave]. Um número significante de professionais tem voluntariamente produzido novas tecnologias políticas, incluindo sistemas de dados e standards, a complexa produção material de novos sistemas de educação, incorporam tecnologia, produção de dados, experts e processos de trabalho. O sistema tem funcionado, mas oferece algo mais do que apenas lidar com o ordinário presente?<hr/>Resumen: El ámbito de la educación en la Unión Europea (UE) generalmente se considera como una cuestión de responsabilidad nacional, un ámbito subsidiario, pero a lo largo del tiempo se ha producido una convergencia de políticas de las naciones. La UE no comanda esta convergencia; ni es capaz de hacerlo, pero, cada vez más, gobierna el área de la educación en todas las etapas. El problema de la gobernanza, cómo funciona y qué herramientas utiliza, es un caso interesante de un área ambigua dentro de la UE y de llamar un área a la creación para que pueda ser gestionada de manera eficaz y silenciosa. Al hacerlo, las tecnologías gubernamentales utilizadas son de interés como las políticas propuestas, así como la gama de actores que participan en la construcción y regulación de la educación europea. Las redes complejas de expertos públicos y privados, utilizando nuevas tecnologías de datos y produciendo análisis y nuevos benchmarks y estándares se reúnen a través de varios esquemas de financiamiento de un sistema de atracción y persuasión, soft governance (gobernanza suave). Un número significativo de profesionales han generado voluntariamente nuevas tecnologías políticas, incluyendo sistemas de datos y estándares, la compleja producción material de nuevos sistemas de educación, incorporan tecnología, producción de datos, expertos y procesos de trabajo. El sistema ha funcionado, pero ofrece algo más que sólo tratar con el ordinario presente? <![CDATA[As teias de interesses e influências nas redes de políticas educativas na América Latina e Caribe]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-60592019000300209&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: Neste artigo procura-se compreender as múltiplas determinações em relação ao compromisso com a privatização da educação pública latino-americana. Observa-se a constituição de uma rede política de grupo de empresários, grupos econômicos, instituições financeiras e organismos multilaterais que se organizaram e se articularam para incidir nas tomadas de decisões nas políticas educativas dos países latino-americanos, notadamente o Movimento Todos pela Educação, no Brasil, e a Rede Latino-americana de Organizações da Sociedade Civil para a Educação. No desenvolvimento metodológico, procedemos ao levantamento e análise de fontes primárias (documentos oficiais, institucionais e relatórios) e secundárias (pesquisas e produções sobre o tema). Além disso, utilizamos a metodologia de análise de redes sociais. Como resultado, observamos que as redes influenciam nas estratégias e alianças que nos permitem compreender de forma mais complexa a interdependência e o contexto da política públicas em educação.<hr/>Abstract: This article seeks to understand the multiple determinations regarding the commitment to the privatization of public education in Latin American. It is observed the constitution of a network political of group of businessmen, economic groups, financial institutions and multilateral organizations that were organized and articulated to focus in the decision making in the educational politics in the Latin American countries, notably the Movement Education for All, in Brazil, and the Latin American Network of Civil Society Organizations for Education. In the methodological development, we proceeded to the survey and analysis of primary sources (official documents, institutional and reports) and secondary sources (researches and productions on the subject). In addition, we use the social network analysis methodology. As a result, we observe that networks influence strategies and alliances that allow us to understand more interdependently and the context of public policy in education.<hr/>Resumen: En este artículo se busca comprender las múltiples determinaciones en relación al compromiso con la privatización de la educación pública latinoamericana. Se observa la constitución de una red política de grupo de empresarios, grupos económicos, instituciones financieras y organismos multilaterales que se organizaron y se articular para incidir en las tomas de decisiones en las políticas educativas en los países latinoamericanos, especialmente el Movimiento Todos por la Educación, en Brasil, y la Red Latinoamericana de Organizaciones de la Sociedad Civil para la Educación. En el desarrollo metodológico, procedemos al levantamiento y análisis de fuentes primarias (documentos oficiales, institucionales e informes) y secundarias (investigaciones y producciones sobre el tema). Además, utilizamos la metodología de análisis de redes sociales. Como resultado, observamos que las redes influyen en las estrategias y alianzas que nos permiten comprender de manera más interdependiente y el contexto de las políticas públicas en educación. <![CDATA[Educação e organismos multilaterais: o atual estágio da luta de classes]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-60592019000300300&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: Neste artigo procura-se compreender as múltiplas determinações em relação ao compromisso com a privatização da educação pública latino-americana. Observa-se a constituição de uma rede política de grupo de empresários, grupos econômicos, instituições financeiras e organismos multilaterais que se organizaram e se articularam para incidir nas tomadas de decisões nas políticas educativas dos países latino-americanos, notadamente o Movimento Todos pela Educação, no Brasil, e a Rede Latino-americana de Organizações da Sociedade Civil para a Educação. No desenvolvimento metodológico, procedemos ao levantamento e análise de fontes primárias (documentos oficiais, institucionais e relatórios) e secundárias (pesquisas e produções sobre o tema). Além disso, utilizamos a metodologia de análise de redes sociais. Como resultado, observamos que as redes influenciam nas estratégias e alianças que nos permitem compreender de forma mais complexa a interdependência e o contexto da política públicas em educação.<hr/>Abstract: This article seeks to understand the multiple determinations regarding the commitment to the privatization of public education in Latin American. It is observed the constitution of a network political of group of businessmen, economic groups, financial institutions and multilateral organizations that were organized and articulated to focus in the decision making in the educational politics in the Latin American countries, notably the Movement Education for All, in Brazil, and the Latin American Network of Civil Society Organizations for Education. In the methodological development, we proceeded to the survey and analysis of primary sources (official documents, institutional and reports) and secondary sources (researches and productions on the subject). In addition, we use the social network analysis methodology. As a result, we observe that networks influence strategies and alliances that allow us to understand more interdependently and the context of public policy in education.<hr/>Resumen: En este artículo se busca comprender las múltiples determinaciones en relación al compromiso con la privatización de la educación pública latinoamericana. Se observa la constitución de una red política de grupo de empresarios, grupos económicos, instituciones financieras y organismos multilaterales que se organizaron y se articular para incidir en las tomas de decisiones en las políticas educativas en los países latinoamericanos, especialmente el Movimiento Todos por la Educación, en Brasil, y la Red Latinoamericana de Organizaciones de la Sociedad Civil para la Educación. En el desarrollo metodológico, procedemos al levantamiento y análisis de fuentes primarias (documentos oficiales, institucionales e informes) y secundarias (investigaciones y producciones sobre el tema). Además, utilizamos la metodología de análisis de redes sociales. Como resultado, observamos que las redes influyen en las estrategias y alianzas que nos permiten comprender de manera más interdependiente y el contexto de las políticas públicas en educación. <![CDATA[Da zona rural à escola urbana: problematizando relações pedagógicas entre professoras e crianças]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-60592019000300400&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: O presente estudo focaliza as práticas pedagógicas de duas professoras - pedagoga e educadora física - na relação com um grupo de crianças residente em zona rural, inserido em uma escola municipal situada em perímetro urbano de uma cidade do interior do Estado de São Paulo. Nessa direção, objetivou compreender como ocorre a relação entre as professoras e as crianças no cotidiano das práticas pedagógicas. Os participantes foram 11 crianças estudantes do terceiro ano do ensino fundamental e duas professoras responsáveis pela turma (uma pedagoga e uma educadora física). Com base na abordagem qualitativa de pesquisa foi realizada observação participante em dois espaços escolares em que crianças e professoras convivem: na sala de aula e na quadra poliesportiva. Para sistematização das informações foram realizados registros em diário de campo. Todo o material coletado foi interpretado e categorizado via análise de conteúdo. Os resultados revelam relações positivas entre professoras e crianças. Por outro lado, revelam as dificuldades enfrentadas nas práticas pedagógicas com a população rural inserida na escola urbana, sobretudo no que concerne às diferenciações dos contextos de vida que perpassam o espaço rural onde vivem as crianças. Assim, há uma implicação nos saberes experienciais construídos nos intramuros da escola, os quais remetem à reflexão sobre como se realiza a formação inicial e continuada de professores que atuam com crianças moradoras da zona rural.<hr/>Abstract: This study focuses on the pedagogical practices of two teachers - pedagogue and physical educator - in relation with a group of children who live in the countryside, inserted in a municipal school located in the urban area of a city in the state of São Paulo. In this direction, the study aimed to understand how is the interaction between teachers and children in the context of pedagogical practices. The participants were eleven children students of the third year of elementary school and two teachers responsible for the class (an pedagogue and a physical educator). Based on qualitative research was conducted participant observation in two school spaces where children and teachers live together: in the classroom and on the sports field. For systematization of information were done records out in a field diary. All the collected material was interpreted and categorized through content analysis. The results reveal positive relationships between teachers and children. On the other hand, it shows the difficulties faced in pedagogical practices with the rural population inserted in the urban school, especially as concern the differentiations of life contexts that pervade the countryside where children live. Thus, there is an implication in the experiential knowledge built in school intramural, which lead to the reflection on how is the initial and ongoing training of teachers who work with children living in the countryside.<hr/>Resumen: El presente estudio se centra en las prácticas pedagógicas de dos profesoras - pedagoga y educadora física - en la relación con un grupo de niños residente en zona rural, insertado en una escuela municipal situada en perímetro urbano de una ciudad del interior del Estado de São Paulo. En esa dirección, objetivó comprender cómo se da la relación entre las profesoras y los niños en el cotidiano de las prácticas pedagógicas. Los participantes fueron once niños estudiantes del tercer año de la enseñanza primaria y dos profesoras responsables de la clase (una pedagogía y una educadora física). Con base en el abordaje cualitativo de investigación se realizó observación participante en dos espacios escolares en que niños y profesoras conviven: en el aula y en la cancha polideportiva. Para sistematización de las informaciones se realizaron registros en diario de campo. Todo el material recolectado fue interpretado y categorizado a través del análisis de contenido. Los resultados revelan relaciones positivas entre profesoras y niños. Por otro lado, revelan las dificultades enfrentadas en las prácticas pedagógicas con la población rural insertada en la escuela urbana, sobre todo en lo que se refiere a las diferenciaciones de los contextos de vida que atravesan el espacio rural donde viven los niños. Así, hay una implicación en los saberes experienciales construidos en los intramuros de la escuela, los cuales remiten a la reflexión sobre cómo se da la formación inicial y continuada de profesores que actúan con niños moradores de la zona rural. <![CDATA[Seria possível uma epistemologia freireana decolonial? Da “Cultura do silêncio” ao “Dizer a sua palavra”]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-60592019000300401&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: A colonialidade está presente na construção da mente e do imaginário latino-americano. Por meio da análise bibliográfica dos estudos pós-coloniais, subalternos e decoloniais, abordam-se as diferentes formas de representação da colonialidade, tendo a “Cultura do silêncio” proposta por Paulo Freire como expressão possível dessa relação de opressão. Dessa forma, objetiva-se pensar o conceito de “Cultura do silêncio” como uma representação da colonialidade do ser, na qual os sujeitos são subjugados e retirados do direito de pronunciamento crítico do (seu) mundo, propondo o conceito “Dizer a sua palavra” como uma forma de práxis decolonial. Consideramos que a ação de “Dizer a sua palavra” passa a ser um ato de desobediência epistêmica e de humanização dos corpos e mentes dos(das) subalternizados(as)/colonizados(as)/oprimidos(as).<hr/>Abstract: The coloniality is present in the construction of the mind and of the Latin American imaginary. Throught the bibliographical analysis of the postcolonial studies, subalterns and decolonials, the different forms of representation that reproduce the coloniality are addressed, having the "Silence Culture" proposed by Paulo Freire as a possible expression of this relationship of opression. In this way, the aim is to think about the “Silence Culture” concept, as a representation of the coloniality of being, in which the subjects are subdued and withdrawn of the right of critical pronouncement from (their) world, proposing the concept of "Say His Word" as a form of decolonial praxis. We consider that the action of "Saying His Word" becomes an act of epistemic disobedience and humanization of subalternized/colonized/oppressed people’s bodies and minds.<hr/>Resumen: La colonialidad está presente en la construcción de la mente y del imaginario latinoamericano. Por medio del análisis bibliográfico de los estudios postcoloniales, subalternos y decoloniales, son abordadas las diferentes formas de representación que reproducen la colonialidad, con la "Cultura del Silencio" propuesta por Paulo Freire como expresión posible de esta relación de opresión. De esta forma, se objetiva pensar el concepto de "Cultura del Silencio" como una representación de la colonialidad del ser, en la cual los sujetos son subyugados y retirados del derecho de pronunciamiento crítico del (de su) mundo, con la propuesta del concepto "Decir Su palabra" como una forma de práxis decolonial. Consideramos que la acción de "Decir Su palabra" pasa a ser un acto de desobediencia epistémica y de humanización de los cuerpos y mentes de los(las) subalternizados(as)/colonizados(as)/oprimidos(as). <![CDATA[Construindo as competências do professor do ensino superior no Brasil: uma análise de trajetórias de docentes de escola de negócios]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-60592019000300402&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: Desde o final da década de 1990, a demanda por educação superior em administração aumentou no Brasil, proporcionando benefícios às universidades particulares. Embora esse ambiente ofereça grande oportunidade para as escolas de negócios, ele também implica uma série de questões desafiadoras, que impactam a cadeia de valor do ensino. Entendendo serem as pessoas o grande diferencial das organizações bem-sucedidas, este artigo teve por objetivo refletir sobre a necessidade de as universidades particulares buscarem no corpo docente suas bases para a vantagem competitiva. Baseando-se no conceito de competências profissionais, argumenta-se que as competências dos docentes são estritamente relacionadas ao seu contexto de atuação, devendo, portanto, ser identificadas e desenvolvidas pela gestão universitária. Como aporte teórico, foram utilizados os estudos de Perrenoud (1998), Tardif (2000) e Shugurensky (2006), entre outros. Assim, o artigo explorou, por meio de um estudo de caso, quais são os fatores determinantes à construção das competências docentes na perspectiva dos professores. Os resultados revelaram que os professores atribuem à prática em sala de aula o maior diferencial na formação de suas competências, em detrimento dos fatores colaborativos e institucionais.<hr/>Abstract: Since the late 1990s, the demand for higher education in business administration has increased in Brazil, providing benefits to private universities. While this environment offers great opportunity for business schools, it also entails a number of challenging issues that impact the value chain of education. Understanding that people are the great differential of successful organizations, the objective of this article is to reflect on the need for private universities to seek in their teaching staff bases for competitive advantage. Based on the concept of professional competencies, it is argued that the competences of teachers are strictly related to their context of action and should therefore be identified and developed by university management. As a theoretical contribution the studies of Perrenoud (1998), Tardif (2000) and Shugurensky (2006) were used. Thus, the article explores, through a case study, the determining factors for the construction of teacher competencies from the perspective of teachers. The results showed that teachers attribute to classroom practice the greatest difference in the training of their competences, to the detriment of collaborative and institutional factors.<hr/>Résumé: Depuis la fin des années 90, la demande d’enseignement supérieur en administration a augmenté au Brésil, offrant des avantages aux universités privées. Bien que ce cadre offre de grandes opportunités aux écoles de commerce, il implique également une série de questions complexes impactant sur la chaîne de valeur de l'éducation. Comprenant que les gens sont le grand différentiel des organisations prospères, cet article vise à réfléchir sur la nécessité pour les universités privées de rechercher dans le corps enseignant leurs bases pour un avantage concurrentiel. En se basant sur le concept de compétences professionnelles, on estime que les compétences des enseignants sont strictement liées à leur contexte de performance et devraient donc être identifiées et promues par la gestion universitaire. En tant que contribution théorique, les études de Perrenoud (1998), Tardif (2000) et Shugurensky (2006) ont été utilisées. Ainsi, l'article a exploré, à travers une étude de cas, quels sont les facteurs déterminants pour l'élaboration des compétences d'enseignement du point de vue des professeurs. Les résultats ont révélé que les enseignants attribuent à la pratique en classe le plus grand différentiel dans le développement de leurs compétences, au détriment des facteurs collaboratifs et institutionnels. <![CDATA[Acompanhamento e ações de apoio oferecidas aos professores iniciantes no contexto escolar]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-60592019000300403&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: Este estudo visou analisar de que modo os professores iniciantes são acompanhados no cotidiano de sua prática pedagógica e quais ações de apoio lhes são oferecidas no contexto escolar por parte dos diretores e supervisores escolares. Trata-se de uma pesquisa que teve como objetivo conhecer o processo de acompanhamento e as ações de apoio oferecidas aos professores iniciantes na Rede Municipal de Ensino de um município catarinense. Caracteriza-se como uma investigação de cunho qualitativo, em que se utilizou a entrevista semiestruturada como instrumento para a coleta de dados e a análise de conteúdo para sua interpretação. Os participantes são diretores, supervisores escolares e professores experientes, ou seja, profissionais que recebem os docentes iniciantes nas escolas de Ensino Fundamental. Os principais autores que sustentam os aportes teóricos são: García (1999, 2009), Giovanni e Guarnieri (2014), Imbernón (2011), Libâneo (2008), Nono (2011) e Placco, Souza e Almeida (2012). Os resultados apontam que são oferecidas aos professores iniciantes ações pontuais, de acordo com as demandas vivenciadas no contexto escolar. Os dados revelam, ainda, que o acompanhamento desses professores é realizado preponderantemente pelos supervisores escolares, sendo que a direção se envolve mais nos aspectos administrativos concernentes a esse profissional. Porém, a sobrecarga de trabalho dos supervisores escolares não tem favorecido a realização de um acompanhamento sistemático desses docentes, o que pode fragilizar o processo de desenvolvimento profissional do professor iniciante.<hr/>Abstract: This estudy aimed to analyze how the beginning teachers are accompanied in the daily of their pedagogical practice and what support actions are offered to them in the school context, by the school principals and supervisors. It is a research that had as objective to know the follow-up process and the support actions offered to beginners teachers in the Municipal Teaching Network of a municipality in Santa Catarina. It is characterized as a qualitative research, in which the semi-structured interview was used as an instrument for data collection and content analysis for its interpretation. The participants are principals, school supervisors and experienced teachers, that is, professionals who receive the beginning teachers in elementary schools. The main authors who support the theoretical contributions are: García (1999, 2009), Giovanni and Guarnieri (2014), Imbernón (2011), Libâneo (2008), Nono (2011) and Placco, Souza and Almeida (2012). The results point out that beginning teachers are offered punctual actions, according to the demands experienced in the school context. The data also reveal that the monitoring of these teachers is carried out predominantly by school supervisors, and the management is more involved in the administrative aspects concerning this professional. However, the work overload of school supervisors has not favored the systematic monitoring of these teachers, which may weaken the process of professional development of the beginning teacher.<hr/>Resumen: Este estudio buscou analizar de qué modo los profesores principiantes son acompañados en el cotidiano de su práctica pedagógica y qué acciones de apoyo les son ofrecidas en el contexto escolar, por parte de los directores y supervisores escolares. Se trata de una investigación que tuvo como objetivo conocer el proceso de acompañamiento y las acciones de apoyo ofrecidas a los profesores principiantes en la Red Municipal de Enseñanza de un municipio catarinense. Se caracteriza como una investigación de cuño cualitativo, en la que se utilizó la entrevista semiestructurada como instrumento para la recolección de datos y el análisis de contenido para su interpretación. Los participantes son directores, supervisores escolares y profesores experimentados, es decir, profesionales que reciben los docentes principiantes en las escuelas de Enseñanza Fundamental. Los principales autores que sostienen los aportes teóricos son: García (1999, 2009), Giovanni y Guarnieri (2014), Imbernón (2011), Libâneo (2008), Nono (2011) y Placco, Souza y Almeida (2012). Los resultados apuntan que se ofrecen a los profesores principiantes acciones puntuales, de acuerdo con las demandas vivenciadas en el contexto escolar. Los datos revelan que el acompañamiento de estos profesores es realizado preponderantemente por los supervisores escolares, mientras que la dirección se involucra más en los aspectos administrativos concernientes a ese profesional. Sin embargo, la sobrecarga de trabajo de los supervisores escolares no ha favorecido la realización de un seguimiento sistemático de estos docentes, lo que puede debilitar el proceso de desarrollo profesional del profesor principiante. <![CDATA[O precariado professoral e as tendências de precarização que atingem os docentes do setor público]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-60592019000300404&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: O artigo indica que está em curso um novo tipo de precarização do trabalho docente na educação básica que exige distinguir suas particularidades, seu movimento e sua direção. É fruto de uma pesquisa de doutorado recém-concluída que analisa como as mudanças que perpassam o mundo do trabalho, no âmbito do movimento geral do capital e de reestruturação produtiva, atingem a classe trabalhadora brasileira e penetram no âmbito da educação escolar, sobretudo no setor público, trazendo implicações diversas nas condições de trabalho dos professores. Para a análise empreendida, em um primeiro momento fizemos uma revisão do conceito sociológico de precariado, trazendo o debate existente entre diferentes abordagens analíticas e, posteriormente, fizemos algumas reflexões de como esse conceito pode nos ajudar a pensar as formas e tendências de precarização do trabalho docente surgidas nos últimos anos que atingem o professorado brasileiro do setor público.<hr/>Abstract: The article indicates that a new kind of precariousness of the teaching work in basic education is under way that demands to distinguish its peculiarities, its movement and its direction. Is the result of a recent doctoral research that analyzes how the changes that permeate the world of work within the general movement and of productive restructuring capital reach the Brazilian working class and penetrate the scope of school education, especially in the public sector, bringing implications in teachers' working conditions. For the analysis undertaken, at first we did a review of the sociological concept of precariousness, bringing the debate between different analytical approaches, and later we made some reflections on how this concept can help us to think about the forms and tendencies of precariousness of the teaching work that have arisen in the last years that reach the Brazilian professorship of the public sector.<hr/>Resumen: El artículo indica que está en curso un nuevo tipo de precarización del trabajo docente en la educación básica que exige distinguir sus particularidades, su movimiento y su dirección. Es fruto de una investigación de doctorado recién concluida que analiza cómo los cambios que atravesan el mundo del trabajo, en el marco del movimiento general del capital y de reestructuración productiva, alcanzan a la clase trabajadora brasileña y penetran en el ámbito de la educación escolar, sobre todo en el sector público, implicaciones diversas en las condiciones de trabajo de los profesores. Para el análisis emprendido, en un primer momento hicimos una revisión del concepto sociológico de precariado, trayendo el debate existente entre diferentes abordajes analíticos y posteriormente hicimos algunas reflexiones de cómo ese concepto puede ayudarnos a pensar las formas y tendencias de precarización del trabajo docente surgidas en los últimos años que afectan al profesorado brasileño del sector público. <![CDATA[Grupos de pesquisa em alfabetização no Brasil: diálogos com redes de pesquisa]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-60592019000300405&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: Neste trabalho, buscou-se identificar e caracterizar os grupos de pesquisa brasileiros em alfabetização que tematizam o processo de ensino e aprendizagem iniciais da leitura e da escrita. Foram coletados dados da página do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a partir do termo “alfabetização”, sem recorte temporal. Em seguida, realizaram-se análise da página dos grupos, tabulação e análise dos resultados. Foram identificados 95 grupos de pesquisa que estudam a alfabetização, sendo a maior parte desses localizados no Sudeste do País. Constata-se que a alfabetização vem se constituindo em objeto de investigação por diferentes enfoques temáticos. A alfabetização encontra-se presente em diferentes campos e áreas do conhecimento, revelando o seu caráter interdisciplinar e sua apropriação para a compreensão de fenômenos de ordens distintas.<hr/>Abstract: In this work, we sought to identify and characterize the Brazilian literacy research groups that thematicalize the process of initial teaching and learning of reading and writing. Data were collected from the page of the National Council of Scientific and Technological Development (CNPq), from the term "literacy", without temporal cut. Next, group page analysis, tabulation and analysis of the results were performed. 95 research groups were identified that study literacy, most of which are located in the Southeast of the Country. Literacy has become an object of research through different thematic approaches. Literacy is present in different fields and areas of knowledge, revealing its interdisciplinary character and its appropriation to the understanding of phenomena of different orders.<hr/>Resumen: En este trabajo, se buscó identificar y caracterizar a los grupos de investigación brasileños en alfabetización que tematizan el proceso de enseñanza y aprendizaje iniciales de la lectura y la escritura. Se recogieron datos de la página del Consejo Nacional de Desarrollo Científico y Tecnológico (CNPq), a partir del término "alfabetización", sin recorte temporal. A continuación, se realizaron análisis de la página de los grupos, tabulación y análisis de los resultados. Se identificaron 95 grupos de investigación que estudia la alfabetización, siendo la mayor parte de aquellos ubicados en el Sudeste del País. Se constata que la alfabetización se está constituyendo en objeto de investigación por diferentes enfoques temáticos. La alfabetización se encuentra presente en diferentes campos y áreas del conocimiento, revelando su carácter interdisciplinario y su apropiación para la comprensión de fenómenos de órdenes distintas. <![CDATA[Políticas curriculares em Santa Catarina: exercício coletivo e alcances de um observatório de pesquisa]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-60592019000300406&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: O artigo resulta de pesquisa em desenvolvimento no âmbito do Observatório de Políticas Curriculares de Santa Catarina (OPCSC), vinculado à Universidade Federal de Santa Catarina. E tem por objetivo analisar aspectos relativos ao processo e ao alcance do exercício coletivo de pesquisa-formação a partir da trajetória do Observatório. Com base na abordagem qualitativa, orientou-se pela observação participante nos encontros dos pesquisadores e na análise dos documentos/textos produzidos no âmbito da pesquisa coletiva. No conjunto, as evidências em termos de resultados, demonstram o exitoso exercício da pesquisa-formação e a potência da investigação coletiva envolvendo os objetos de interesse do Observatório no campo dos estudos curriculares.<hr/>Abstract: This article is the result of a study underway in the realm of the Observatory of Curricular Policies of Santa Catarina (OPCSC), linked to the Federal University of Santa Catarina. The purpose is to analyze aspects related to the process and the scope of the collective exercise of research-education based on the trajectory of the Observatory. Using a qualitative approach, it was guided by participant observation at encounters of the researchers and on the analysis of documents and texts produced in the realm of the collective study. As a group, the evidences in terms of results, demonstrate the successful exercise of the research-education and the power of collective investigation involving the objects of interest of the observatory the field of curriculum studies.<hr/>Resumen: El artículo resulta de la investigación en desarrollo dentro del Observatorio de Política Curricular de Santa Catarina (OPCSC), vinculado a la Universidad Federal de Santa Catarina. Su objetivo es analizar aspectos relacionados con el proceso y el alcance del ejercicio colectivo de investigación- formación a partir de la trayectoria del observatorio. Basado en el enfoque cualitativo, el trabajo fue guiado por la observación participante en las reuniones de investigadores y en el análisis de documentos/textos producidos en el contexto de la investigación colectiva. En conjunto, la evidencia en términos de resultados demuestra el ejercicio exitoso de la capacitación en investigación y el poder de la investigación colectiva que involucra los objetos de interés del observatorio en el campo de los estudios curriculares. <![CDATA[Saberes e práticas do ensino de Sociologia]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-60592019000300500&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: O artigo resulta de pesquisa em desenvolvimento no âmbito do Observatório de Políticas Curriculares de Santa Catarina (OPCSC), vinculado à Universidade Federal de Santa Catarina. E tem por objetivo analisar aspectos relativos ao processo e ao alcance do exercício coletivo de pesquisa-formação a partir da trajetória do Observatório. Com base na abordagem qualitativa, orientou-se pela observação participante nos encontros dos pesquisadores e na análise dos documentos/textos produzidos no âmbito da pesquisa coletiva. No conjunto, as evidências em termos de resultados, demonstram o exitoso exercício da pesquisa-formação e a potência da investigação coletiva envolvendo os objetos de interesse do Observatório no campo dos estudos curriculares.<hr/>Abstract: This article is the result of a study underway in the realm of the Observatory of Curricular Policies of Santa Catarina (OPCSC), linked to the Federal University of Santa Catarina. The purpose is to analyze aspects related to the process and the scope of the collective exercise of research-education based on the trajectory of the Observatory. Using a qualitative approach, it was guided by participant observation at encounters of the researchers and on the analysis of documents and texts produced in the realm of the collective study. As a group, the evidences in terms of results, demonstrate the successful exercise of the research-education and the power of collective investigation involving the objects of interest of the observatory the field of curriculum studies.<hr/>Resumen: El artículo resulta de la investigación en desarrollo dentro del Observatorio de Política Curricular de Santa Catarina (OPCSC), vinculado a la Universidad Federal de Santa Catarina. Su objetivo es analizar aspectos relacionados con el proceso y el alcance del ejercicio colectivo de investigación- formación a partir de la trayectoria del observatorio. Basado en el enfoque cualitativo, el trabajo fue guiado por la observación participante en las reuniones de investigadores y en el análisis de documentos/textos producidos en el contexto de la investigación colectiva. En conjunto, la evidencia en términos de resultados demuestra el ejercicio exitoso de la capacitación en investigación y el poder de la investigación colectiva que involucra los objetos de interés del observatorio en el campo de los estudios curriculares. <![CDATA[Bourdieu y lo político]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-60592019000300501&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: O artigo resulta de pesquisa em desenvolvimento no âmbito do Observatório de Políticas Curriculares de Santa Catarina (OPCSC), vinculado à Universidade Federal de Santa Catarina. E tem por objetivo analisar aspectos relativos ao processo e ao alcance do exercício coletivo de pesquisa-formação a partir da trajetória do Observatório. Com base na abordagem qualitativa, orientou-se pela observação participante nos encontros dos pesquisadores e na análise dos documentos/textos produzidos no âmbito da pesquisa coletiva. No conjunto, as evidências em termos de resultados, demonstram o exitoso exercício da pesquisa-formação e a potência da investigação coletiva envolvendo os objetos de interesse do Observatório no campo dos estudos curriculares.<hr/>Abstract: This article is the result of a study underway in the realm of the Observatory of Curricular Policies of Santa Catarina (OPCSC), linked to the Federal University of Santa Catarina. The purpose is to analyze aspects related to the process and the scope of the collective exercise of research-education based on the trajectory of the Observatory. Using a qualitative approach, it was guided by participant observation at encounters of the researchers and on the analysis of documents and texts produced in the realm of the collective study. As a group, the evidences in terms of results, demonstrate the successful exercise of the research-education and the power of collective investigation involving the objects of interest of the observatory the field of curriculum studies.<hr/>Resumen: El artículo resulta de la investigación en desarrollo dentro del Observatorio de Política Curricular de Santa Catarina (OPCSC), vinculado a la Universidad Federal de Santa Catarina. Su objetivo es analizar aspectos relacionados con el proceso y el alcance del ejercicio colectivo de investigación- formación a partir de la trayectoria del observatorio. Basado en el enfoque cualitativo, el trabajo fue guiado por la observación participante en las reuniones de investigadores y en el análisis de documentos/textos producidos en el contexto de la investigación colectiva. En conjunto, la evidencia en términos de resultados demuestra el ejercicio exitoso de la capacitación en investigación y el poder de la investigación colectiva que involucra los objetos de interés del observatorio en el campo de los estudios curriculares.