Scielo RSS <![CDATA[Educação UNISINOS]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=2177-621020190004&lang=en vol. 23 num. 4 lang. en <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[Youth Cultures and Virtual Ethnocenology of Learning in Spaces and Multimodal Interaction Environments]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-62102019000400609&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo O presente trabalho tem como objetivo refletir sobre o conceito de aprendizagem à luz dos processos culturais que fazem emergir novos estilos de aprendizagens, situados no âmbito das culturas juvenis, com destaque para o uso, apropriação, criação e disseminação de conteúdos com auxílio das Tecnologias Digitais da Informação da Comunicação - TDIC. Destaca de forma exploratória o conceito de etnocenologia virtual da aprendizagem, tomada aqui como elemento explicativo para compreender as relações de interação, colaboração e criatividade dos jovens em espaços de imersão híbridos e multimodais. A metodologia utilizada nesse trabalho é qualitativa, a partir de uma revisão bibliográfica em torno de conceitos e construções heurísticas que subsidiam pesquisas e estudos desenvolvidos no Grupo de Pesquisa em Informática na Educação - GEPIED (UFS/CNPq), nos últimos dez anos. Portanto, o fenômeno da aprendizagem se alarga pela multiplicação de espaços, formas e relações, mais que nunca, intercambiadas pela presença da virtualidade, da interconexão e interatividade, redesenhando cartografias cognitivas que apontam novas modelagens, cenários e formas de entender/vivenciar a experiência educativa.<hr/>Abstract The present work aims to reflect on the concept of learning in the light of cultural processes that bring new learning styles emerging within the scope of youth cultures, with emphasis on the use, appropriation, creation and dissemination of contents with the aid of Digital Technologies of Communication Information - TDIC. It highlights in an exploratory way the concept of virtual ethnocenology of learning, taken here as an explanatory element to understand the relationships of interaction, collaboration and creativity of young people in hybrid and multimodal immersion spaces. The methodology used in this work is qualitative, based on a bibliographic review around concepts and heuristic constructions that subsidize researches and studies developed in Educational Informatics Research Group - GEPIED (UFS/CNPq), in the last ten years. Therefore, the phenomenon of learning is amplified by the multiplication of spaces, forms and relationships, more than ever, exchanged for the presence of virtuality, interconnection and interactivity, redesigning cognitive cartographies that point to new modeling, scenarios and ways of understanding / experiencing the educational experience. <![CDATA[Language and interculture: digital-hybrid perspectives for languages teaching]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-62102019000400626&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo A cultura híbrida-digital é uma realidade, contexto no qual a geração Y está crescendo, e pelo qual os assim ditos Millenials, estão saindo, para chegar a vivenciar uma cultura completamente digital. O que é realidade, ao mesmo tempo, é uma multiculturalidade difusa, um relacionamento com outras culturas que começa desde os primeiros anos da escola, e paralelamente, um pedido de conhecimento de diferentes línguas para se comunicar, viver, trabalhar, vivenciar lugares diferentes, sem mais a certeza de ter um lugar de vida e trabalho fixo e sem mudança. Por um lado, tudo isso é a evolução natural do sistema socio-economico mundial, por outro, representa uma necessidade de um lugar de vida globalizado e complexo. De qualquer forma, precisamos tecnologias integradas e híbridas, de acordo com a natureza da evolução do cenário socio-economico, para que as diferentes gerações possam ser acompanhadas no âmbito da aprendizagem continuada, especialmente no que se refere à aprendizagem das línguas. Ambientes e processos híbridos-digitais podem não apenas ajudar no desenvolvimento das competências linguisticas, mas possibilitar diferentes caminhos de aprendizagem e ensino das línguas em vários níveis. Neste artigo evidenciamos alguns exemplos de processos de educação, ensino e aprendizagem das línguas, por meio de tecnologias híbridas e digitais.<hr/>Abstract Hybrid-digital culture is a reality, it is the place where generation Y is growing up and from where “millenials” are going out. At the same time, multiculturalism is now a reality in the contemporaneous age, as a relation with other cultures that starts from the first years in school, joint with a request of even more languages to be spoken and used in day by day life; new generations think and know they will not have a fixed work, or place to live in the world, they are comfortable with ethnic mixture and with an extreme flexibility of their life. On one side, this is the normal evolution of society; on the other side, it represents a strong need for generations: a complex and global place where to live. We need integrated and hybrid tools and processes to deal with this system, and different generations have to be supported in their continuous learning, especially about the languages learning. Hybrid - digital processes and environments can help in developing language competences, more than that, they can make possible different educational paths also for languages. In this brief work, we are going to explore some possible processes of language education and learning, using hybrid-digital tools. <![CDATA[Hybrid and multimodal space configuration: literaturalization of sciences in College Education]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-62102019000400639&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo As tecnologias potencializam de maneira mais intensa e rápida as transformações em diferentes segmentos. Na Educação identificamos a configuração do espaço por meio do hibridismo entre elementos distintos, separáveis e contraditórios e da multimodalidade na tessitura entre educação presencial e on-line. Assim, destacamos tendências em compreender as Ciências de forma literaturada e metafórica. Logo, emerge a questão: De que forma a literaturalização das ciências participa da configuração do espaço híbrido e multimodal na Educação Superior? Articulamos as pesquisas desenvolvidas no COTEDIC UNILASALLE/CNPq e no LERSEM IRSA-CRI, de natureza exploratória e qualitativa. Evidenciamos que a configuração a partir da literaturalização das ciências ocorre na tensão entre paradigmas dominantes e emergentes; nas redes de conhecimentos e no hibridismo das linguagens; em práticas pedagógicas dialógicas contemplando espaços geográficos e digitais virtuais e com tecnologias analógicas e digitais.<hr/>Abstract The technologies potentialize and intensify transformations in different segments. In Education, we identify the configuration of space through hybridism between distinct, separable and contradictory elements and of multimodality in the context of presential and online education. Thus, we highlight tendencies in understanding the sciences in a literary and metaphorical way. Therefore, the question arises: How does the literaturalization of sciences participate in the configuration of the hybrid and multimodal space in College Education? We articulate the research developed in COTEDIC UNILASALLE/CNPq and LERSEM IRSA-CRI, of an exploratory and qualitative nature. We show that the configuration from the literaturalization of the sciences occurs in the tension between dominant and emerging paradigms; networks of knowledge and the hybridism of languages; in pedagogical dialogical practices contemplating geographical spaces as digital virtual spaces and with analog and digital technologies. <![CDATA[APP-DIARY in the training of researchers in a Postgraduate Program in Education]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-62102019000400658&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Na contemporaneidade, com a disseminação do digital em rede, que saberes os pesquisadores em formação mobilizam ao produzirem seus diários de pesquisa online utilizando as tecnologias digitais móveis? Para responder esta questão realizamos uma etnopesquisa com alguns pesquisadores em formação (mestrandos e doutorandos) que, imersos na cibercultura, produzem app-diários com diferentes interfaces. O referencial teórico da pesquisa teve como base os estudos da cibercultura e multirreferencialidade. Como achados da pesquisa observamos que na atual sociedade em que as tecnologias digitais móveis, principalmente os smartphones, encontram-se disseminadas entre pesquisadores/praticantes culturais imersos na cibercultura, não é mais possível produzir diários de pesquisa distanciados do espaçotempo da investigação, pois estas tecnologias possibilitam a produção de narrativas multimodais que (re)mixam textos, áudios, vídeos, fotografias, e geolocalização em tempo real.<hr/>Abstract In contemporaneity with the dissemination of digital network, what knowledge do the researchers in training mobilize when producing their online research diaries using mobile digital technologies? To answer this question we conducted an ethnoresearch with some researchers in training (masters and doctoral students) immersed in cyberculture that produce app-diaries with different interfaces. The theoretical reference of the research was based on cyberculture studies and multireferentiality. As research findings, we observed that in today's society in which mobile digital technologies, especially smartphones, are disseminated among cultural researchers / practitioners immersed in cyberculture, it is no longer possible to produce research journals that are far from the research space production of multimodal narratives that (re) mix texts, audios, videos, photographs, and geolocation in real time. <![CDATA[Research Ages in the Context of Collaborative Networks in Higher Education]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-62102019000400672&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Este estudo tem como objetivo discutir acerca das eras da pesquisa na perspectiva das redes colaborativas na educação superior, com enfoque nos programas de mobilidade acadêmica. Trata-se de uma investigação teórica, de cunho bibliográfico, que considera os diferentes discursos da sociedade para produzir e difundir conhecimento em ambientes de cultura glocalocal. Os resultados sinalizaram que as constantes mudanças sociais, o ritmo acelerado das tecnologias e o mercado de trabalho demandam a oferta de projetos que avancem para além dos processos de produção do conhecimento pautados na disciplinaridade e na descontextualização dos currículos da pós-graduação. Os programas de mobilidade acadêmica são ações imprescindíveis para elevar os mestrados e doutorados, bem como fortalecer as redes nas eras da pesquisa nacional e internacional. O poder público contemplaria o interesse da sociedade, ajustando resultados, valores e ações para a promoção da inclusão, da equidade e da cultura em redes colaborativas de investigação.<hr/>Abstract This study aims to discuss the ages of research in the perspective of collaborative networks in in higher education, focusing on academic mobility programs. It is a theoretical research, of bibliographic character, that considers the different discourses of the society to produce and to diffuse knowledge in environments from global to local culture. The results signaled that the constant social changes, the accelerated pace of technologies and the labor market demand the supply of projects that go beyond the processes of production of knowledge based on the disciplinarity and decontextualization of the curriculums of the postgraduate. Academic mobility programs are essential actions to raise masters and doctorates, as well as strengthen networks in national and international research ages. The public power would contemplate the interest of society, adjusting results, values and actions for the promotion of inclusion, equity and culture in investigation collaborative networks. <![CDATA[Stricto Sensu Post-Graduate modality in discussion: from distance learning models to innovation ecosystems in a hybrid and multimodal context]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-62102019000400689&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo O artigo, discute os modelos de EaD e, a partir da portaria MEC/CAPES No 275/2018, problematiza a modalidade da pós-graduação stricto sensu, na relação com o contexto híbrido e multimodal. O objetivo é compreender como a cultura híbrida e multimodal contribui para pensar a modalidade da pós-graduação stricto sensu, enquanto ecossistemas de inovação, tendo como pressuposto a epistemologia reticular, conectiva e atópica, fundamentada em Di Felice. A pesquisa qualitativa, exploratória e descritiva, faz uso do método cartográfico de pesquisa-intervenção, proposto por Kastrup para produção e análise de dados. Como resultado principal, apresenta-se a o Ecossistema de Inovação na Educação no contexto híbrido e multimodal, como forma de repensar a modalidade da pós-graduação stricto sensu e sua sustentabilidade. Propõe-se ainda a ressignificação/ampliação da compreensão do lugar dos polos, que passam a ser entendidos enquanto espaços de aprendizagem e articulação com a comunidade/sociedade.<hr/>Abstract The paper discusses the distance learning models and, from the ordinance MEC/CAPES No 275/2018, problematizes the modality of the stricto sensu post-graduation, in the relation with the hybrid and multimodal context. The objective is to understand how the hybrid and multimodal culture contributes to thinking about the modality of the stricto sensu post-graduate, as innovation ecosystems, based on the reticular, connective and atopic, epistemology, proposed by Di Felice. The qualitative, exploratory and descriptive research makes use of the research-intervention cartographic method, proposed by Kastrup for production and data analysis. As a main result, the Ecosystem of Innovation in Education in the hybrid and multimodal context is presented as a way to rethink the modality of the stricto sensu post-graduate course and its sustainability. It is also proposed the re-signification/enlargement of the understanding of the place of the poles, as spaces of learning and articulation with the community/society. <![CDATA[Connected Ecologies: transorganic qualities in network environments’ interaction]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-62102019000400709&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Últimas gerações de conexão construíram um tipo de ecologia conectiva e transorgânica. Os vários tipos de conexão e diferentes sensores expressam formas de um outro tipo de ecologia e de uma condição habitativa que não está mais limitada a uma rede de informações transmitidas por computadores. A Internet não é mais uma rede técnica e não é mais apenas uma rede de pessoas e cidadãos: é advento de uma nova conexão planetária, diferente daquela que uniu o conhecimento da inteligência humana ao mundo. As novas formas de conexão estão digitalizando a biosfera, nos transformando de cidadãos e habitantes de nações em habitantes de galáxias de bits. As formas de conexão entre territórios, coisas, pessoas e dados influenciam a mesma ideia de educação e as práticas de ensino, transformando a mesma prática de repasse de informações entre humanos e textos em práticas habitativas e conectivas.<hr/>Abstract Latest generations of connection have built a kind of transorganic and connective ecology. The various types of connection and different sensors express forms of another kind of ecology and a living condition that is no longer limited to a network of information transmitted by computers. The Internet is no longer a technical network and is no longer just a network of people and citizens: it is the advent of a new planetary connection, different from the one that united the human intelligence knowledge to the world. The new forms of connection are digitizing the biosphere, transforming us from nations’ citizens into bit galaxies’ habitants. The forms of connection between territories, things, people and data influence the same idea of education and teaching practices, transforming the same practice of passing information between humans and texts into habitative and connective practices. <![CDATA[Dimensions of Artificial Intelligence in the context of contemporary education]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-62102019000400725&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo O objetivo desse artigo é problematizar a Inteligência Artificial (I.A.) no contexto da educação, sobretudo nas perspectivas postas para o ensino, a aprendizagem e o trabalho docente. Para o desenvolvimento deste trabalho, de caráter bibliográfico, procuramos desenvolver argumentos e problematizações científicas de modo a dialogar com a questão. De forma mais aprofundada, procuramos compreender como as I.A. direcionam as ideias e propostas sobre a posição ou mesmo reconfiguração do trabalho docente. Analisamos os discursos presentes no desenvolvimento de I.A. voltados para formação aberta e livre, mediada por tecnologias e internet. Procuramos ainda problematizar as implicações das I.A. no trabalho docente, sobretudo no que implica na mudança em seu trabalho e na sua formação, uma vez que tal desenvolvimento tecnológico complexifica a docência por incluir a ferramenta e a linguagem de programação no cotidiano do trabalho do professor.<hr/>Abstract The purpose of this article is to problematize Artificial Intelligence (I.A.) in the context of education, especially in the perspectives placed on teaching, learning, and teaching work. For the development of this bibliographic work, we seek to develop scientific arguments and problematizations to dialogue with the issue. In more depth, we seek to understand how the I.A. directs the ideas and proposals about the position or even reconfiguration of the teaching work. We analyze the discourses present in the development of the I.A. focused on open and free training, mediated by technologies and the internet. We also sought to problematize the implications of the I.A. in the teaching work, especially in what it implies in the change in its work and its formation since such technological development complexifies the teaching by including the tool and the programming language in the daily work of the teacher. <![CDATA[Perspectives and considerations about the teacher training for children´s education, in the distance modality]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-62102019000400742&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo O presente estudo buscou responder ao seguinte questionamento: Há pesquisas que abordam a formação de professores para a educação infantil, na modalidade EaD? O levantamento, do tipo Estado da Arte (Romanowski e Ens, 2006) teve como fonte, para a seleção dos trabalhos científicos, o Portal de Periódicos da CAPES, com os critérios: período 2010-2016; que abarcassem a temática da pesquisa; e, as palavras-chave - formação de professores, educação infantil e educação a distância. Emergiu, do levantamento realizado, que a formação continuada para professores da educação infantil e anos iniciais é algo bastante presente nas discussões, de modo que, o curso de Pedagogia aparece menos nesse período investigado, o qual possui a tarefa, em nível de graduação, de atender à formação para a docência na educação infantil e, na modalidade a distância, é o curso que mais possui matrículas dentre as licenciaturas.<hr/>Abstract The present study looked for answer to the following question: Is there researches that approach about the teacher training for children´s education in the distance modality? The survey had as source the CAPES Journal Portal, with the following criteria: period 2010-2016; that contained the research theme; and the key words - teacher training, child education and distance education. The results from this survey revealed that continuing education for teachers that works with child education and early education is more common, so Pedagogy course appears less during this investigation period, which has the task, at the graduation level, of attending training for teaching in children's education and in the distance modality, is the course that has the most enrollments among undergraduate degrees. <![CDATA[The acting of educator-bachelor in the perspective of the radical alterity ethics]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-62102019000400757&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Este artigo tem como objetivo refletir sobre a ação do docente-bacharel como educador na perspectiva da ética da alteridade radical, teoria proposta por Emmanuel Lévinas. Metodologicamente, foi realizada uma pesquisa qualitativa e descritiva por meio da técnica de entrevista compreensiva, com a participação de 11 professores de uma Universidade Federal do Nordeste brasileiro. Foi desenvolvida a análise compreensiva do discurso. Os principais resultados denotam que foi possível encontrar manifestações da teoria levinasiana no desempenho do educador-bacharel, identificação de conceitos levinasianos e lacunas relacionadas à teoria na prática docente. A atuação do educador-bacharel valoriza o aluno espontaneamente. Existem manifestações e lacunas dessa filosofia na prática docente que precisam ser desenvolvidas teórica e empiricamente, a fim de apontar caminhos para a constituição do educador que abrace o Outro em sua total alteridade.<hr/>Abstract This paper reflect about the acting of the professor-bachelor as an educator through the perspective of the radical alterity ethics, theory proposed by Emmanuel Lévinas. Methodologically, this was a qualitative and descriptive research employed the comprehensive survey technique applied to 11 professors of a federal university of the Brazilian northeast. The data analysis was made through the speech comprehensive analysis. The main results show that it was possible to find manifestations of the Levinasian theory in the acting of the educator-bachelor, identification of Levinasian concepts and gaps related to the theory in the teaching practicing. The acting of the educator-bachelor values the student spontaneously. Exist of manifestations and gaps of this philosophy in the teaching practicing that need to be developed theoretical and empirically, in order to point out ways to the constitution of the educator who embraces the Other in its total alterity. <![CDATA[Neoconservadorismo e Políticas Educacionais no Brasil]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-62102019000400774&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Este artigo tem como objetivo refletir sobre a ação do docente-bacharel como educador na perspectiva da ética da alteridade radical, teoria proposta por Emmanuel Lévinas. Metodologicamente, foi realizada uma pesquisa qualitativa e descritiva por meio da técnica de entrevista compreensiva, com a participação de 11 professores de uma Universidade Federal do Nordeste brasileiro. Foi desenvolvida a análise compreensiva do discurso. Os principais resultados denotam que foi possível encontrar manifestações da teoria levinasiana no desempenho do educador-bacharel, identificação de conceitos levinasianos e lacunas relacionadas à teoria na prática docente. A atuação do educador-bacharel valoriza o aluno espontaneamente. Existem manifestações e lacunas dessa filosofia na prática docente que precisam ser desenvolvidas teórica e empiricamente, a fim de apontar caminhos para a constituição do educador que abrace o Outro em sua total alteridade.<hr/>Abstract This paper reflect about the acting of the professor-bachelor as an educator through the perspective of the radical alterity ethics, theory proposed by Emmanuel Lévinas. Methodologically, this was a qualitative and descriptive research employed the comprehensive survey technique applied to 11 professors of a federal university of the Brazilian northeast. The data analysis was made through the speech comprehensive analysis. The main results show that it was possible to find manifestations of the Levinasian theory in the acting of the educator-bachelor, identification of Levinasian concepts and gaps related to the theory in the teaching practicing. The acting of the educator-bachelor values the student spontaneously. Exist of manifestations and gaps of this philosophy in the teaching practicing that need to be developed theoretical and empirically, in order to point out ways to the constitution of the educator who embraces the Other in its total alterity. <![CDATA[25 anos do Programa de Pós-Graduação em Educação da Unisinos: a construção histórica e social de seu ethos]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-62102019000400785&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Este artigo tem como objetivo refletir sobre a ação do docente-bacharel como educador na perspectiva da ética da alteridade radical, teoria proposta por Emmanuel Lévinas. Metodologicamente, foi realizada uma pesquisa qualitativa e descritiva por meio da técnica de entrevista compreensiva, com a participação de 11 professores de uma Universidade Federal do Nordeste brasileiro. Foi desenvolvida a análise compreensiva do discurso. Os principais resultados denotam que foi possível encontrar manifestações da teoria levinasiana no desempenho do educador-bacharel, identificação de conceitos levinasianos e lacunas relacionadas à teoria na prática docente. A atuação do educador-bacharel valoriza o aluno espontaneamente. Existem manifestações e lacunas dessa filosofia na prática docente que precisam ser desenvolvidas teórica e empiricamente, a fim de apontar caminhos para a constituição do educador que abrace o Outro em sua total alteridade.<hr/>Abstract This paper reflect about the acting of the professor-bachelor as an educator through the perspective of the radical alterity ethics, theory proposed by Emmanuel Lévinas. Methodologically, this was a qualitative and descriptive research employed the comprehensive survey technique applied to 11 professors of a federal university of the Brazilian northeast. The data analysis was made through the speech comprehensive analysis. The main results show that it was possible to find manifestations of the Levinasian theory in the acting of the educator-bachelor, identification of Levinasian concepts and gaps related to the theory in the teaching practicing. The acting of the educator-bachelor values the student spontaneously. Exist of manifestations and gaps of this philosophy in the teaching practicing that need to be developed theoretical and empirically, in order to point out ways to the constitution of the educator who embraces the Other in its total alterity. <![CDATA[A construção de um ethos coletivo de trabalho: PPG em Educação UNISINOS, 1994-2019]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-62102019000400797&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Este artigo tem como objetivo refletir sobre a ação do docente-bacharel como educador na perspectiva da ética da alteridade radical, teoria proposta por Emmanuel Lévinas. Metodologicamente, foi realizada uma pesquisa qualitativa e descritiva por meio da técnica de entrevista compreensiva, com a participação de 11 professores de uma Universidade Federal do Nordeste brasileiro. Foi desenvolvida a análise compreensiva do discurso. Os principais resultados denotam que foi possível encontrar manifestações da teoria levinasiana no desempenho do educador-bacharel, identificação de conceitos levinasianos e lacunas relacionadas à teoria na prática docente. A atuação do educador-bacharel valoriza o aluno espontaneamente. Existem manifestações e lacunas dessa filosofia na prática docente que precisam ser desenvolvidas teórica e empiricamente, a fim de apontar caminhos para a constituição do educador que abrace o Outro em sua total alteridade.<hr/>Abstract This paper reflect about the acting of the professor-bachelor as an educator through the perspective of the radical alterity ethics, theory proposed by Emmanuel Lévinas. Methodologically, this was a qualitative and descriptive research employed the comprehensive survey technique applied to 11 professors of a federal university of the Brazilian northeast. The data analysis was made through the speech comprehensive analysis. The main results show that it was possible to find manifestations of the Levinasian theory in the acting of the educator-bachelor, identification of Levinasian concepts and gaps related to the theory in the teaching practicing. The acting of the educator-bachelor values the student spontaneously. Exist of manifestations and gaps of this philosophy in the teaching practicing that need to be developed theoretical and empirically, in order to point out ways to the constitution of the educator who embraces the Other in its total alterity. <![CDATA[Trabalho coletivo na pós-graduação: narrativa reflexiva de uma experiência]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-62102019000400804&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Este artigo tem como objetivo refletir sobre a ação do docente-bacharel como educador na perspectiva da ética da alteridade radical, teoria proposta por Emmanuel Lévinas. Metodologicamente, foi realizada uma pesquisa qualitativa e descritiva por meio da técnica de entrevista compreensiva, com a participação de 11 professores de uma Universidade Federal do Nordeste brasileiro. Foi desenvolvida a análise compreensiva do discurso. Os principais resultados denotam que foi possível encontrar manifestações da teoria levinasiana no desempenho do educador-bacharel, identificação de conceitos levinasianos e lacunas relacionadas à teoria na prática docente. A atuação do educador-bacharel valoriza o aluno espontaneamente. Existem manifestações e lacunas dessa filosofia na prática docente que precisam ser desenvolvidas teórica e empiricamente, a fim de apontar caminhos para a constituição do educador que abrace o Outro em sua total alteridade.<hr/>Abstract This paper reflect about the acting of the professor-bachelor as an educator through the perspective of the radical alterity ethics, theory proposed by Emmanuel Lévinas. Methodologically, this was a qualitative and descriptive research employed the comprehensive survey technique applied to 11 professors of a federal university of the Brazilian northeast. The data analysis was made through the speech comprehensive analysis. The main results show that it was possible to find manifestations of the Levinasian theory in the acting of the educator-bachelor, identification of Levinasian concepts and gaps related to the theory in the teaching practicing. The acting of the educator-bachelor values the student spontaneously. Exist of manifestations and gaps of this philosophy in the teaching practicing that need to be developed theoretical and empirically, in order to point out ways to the constitution of the educator who embraces the Other in its total alterity. <![CDATA[The 25th Anniversary of Programa de Pós-Graduação em Educação Unisinos]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-62102019000400818&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Este artigo tem como objetivo refletir sobre a ação do docente-bacharel como educador na perspectiva da ética da alteridade radical, teoria proposta por Emmanuel Lévinas. Metodologicamente, foi realizada uma pesquisa qualitativa e descritiva por meio da técnica de entrevista compreensiva, com a participação de 11 professores de uma Universidade Federal do Nordeste brasileiro. Foi desenvolvida a análise compreensiva do discurso. Os principais resultados denotam que foi possível encontrar manifestações da teoria levinasiana no desempenho do educador-bacharel, identificação de conceitos levinasianos e lacunas relacionadas à teoria na prática docente. A atuação do educador-bacharel valoriza o aluno espontaneamente. Existem manifestações e lacunas dessa filosofia na prática docente que precisam ser desenvolvidas teórica e empiricamente, a fim de apontar caminhos para a constituição do educador que abrace o Outro em sua total alteridade.<hr/>Abstract This paper reflect about the acting of the professor-bachelor as an educator through the perspective of the radical alterity ethics, theory proposed by Emmanuel Lévinas. Methodologically, this was a qualitative and descriptive research employed the comprehensive survey technique applied to 11 professors of a federal university of the Brazilian northeast. The data analysis was made through the speech comprehensive analysis. The main results show that it was possible to find manifestations of the Levinasian theory in the acting of the educator-bachelor, identification of Levinasian concepts and gaps related to the theory in the teaching practicing. The acting of the educator-bachelor values the student spontaneously. Exist of manifestations and gaps of this philosophy in the teaching practicing that need to be developed theoretical and empirically, in order to point out ways to the constitution of the educator who embraces the Other in its total alterity.