Scielo RSS <![CDATA[Educação UNISINOS]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=2177-621020090001&lang=pt vol. 13 num. 01 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <link>http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-62102009000100001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt</link> <description/> </item> <item> <title><![CDATA[Da teoria dos campos conceituais à didática profissional para a formação de professores: contribuição da psicologia e da sociologia para a análise de práticas pedagógicas]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-62102009000100002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo apresenta uma reflexão sobre o papel e a função da psicologia e da sociologia para a formação de professores da educação infantil e das séries iniciais do ensino fundamental. Inspirando-nos na didática profissional e na teoria dos campos conceituais de Gérard Vergnaud, propomos uma análise de situações prototípicas em trajetórias iniciais de professores em formação, no momento do primeiro contato com os alunos em uma situação de estágio. Partindo do princípio de que uma situação não pode ser compreendida por um único conceito, utilizamos a interconexão de conceitos da psicologia e da sociologia para ilustrar como essa abordagem pode constituir-se como um instrumento pertinente para a compreensão de práticas pedagógicas, contribuindo, assim, para o campo de pesquisa da didática profissional e para a formação de professores.<hr/>This article presents a reflection on the role and on the function of psychology and of sociology for the formation of teachers of children education and of the initial grades of elementary education. Inspired by the professional didactics and by the theory of the conceptual fields of Gérard Vergnaud, we propose an analysis of prototypical situations in initial experiences of in-service teachers at the moment of their first contact with the pupils in a period of training situation. Departing from the principle that a situation cannot be understood by a single concept, we will use the interconnection of concepts of psychology and sociology to illustrate how this approach can be a pertinent instrument for the understanding of pedagogical practices, thus contributing for the field of research of professional didactics and for the formation of teachers. <![CDATA[Direito à universalização da educação básica]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-62102009000100003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A tese política de universalização da educação básica é analisada a partir de um panfleto político de Kant e da hermenêutica jurídica proposta por Bobbio para a doutrina dos Direitos Humanos. Desse modo, apresenta-se a tese político-pedagógica iluminista de cidadania como a condição do indivíduo ter direitos. O artigo considera, brevemente, as críticas tanto ao individualismo da concepção moderna de cidadania quanto ao papel do Estado na Educação Básica. Com essa base teórica, analisa-se a universalização da educação básica proposta na legislação educacional brasileira. O confronto entre a teoria e a legislação permite concluir com a proposta de uma definição política, teórica e prática de universalização, estabelecendo critérios a partir dos quais se examina a universalização da Educação Básica no Município de Canoas/RS, evidenciando a distância entre aquela tese política e o desempenho dos sistemas de ensino.<hr/>The political thesis of the universalization of basic education is discussed on the basis of a political pamphlet by Kant and the legal hermeneutics proposed by Bobbio for the doctrine of Human Rights. Thus, the article presents the Enlightenment’s political-educational thesis that citizenship is the condition for an individual to have rights. It briefly examines the critique of individualism in the modern view of citizenship and of the state’s role in basic education. With this theoretical basis, the article analyzes the universalization of basic education proposed in the Brazilian educational legislation. The confrontation between theory and legislation makes it possible to propose a political, theoretical and practical definition of universalization, establishing criteria to examine the universalization of basic education in the municipality of Canoas/RS and showing the distance between that political thesis and the performance of the educational systems. <![CDATA[Políticas transversais (gênero, raça/etnia e deficiência) e educação/qualificação para o trabalho]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-62102009000100004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O artigo explora potencialidades e limites da proposta de transversalização de políticas públicas (gênero, raça/etnia e deficiência), à luz da experiência brasileira recente quanto à formulação e à implementação de políticas públicas de educação/qualificação para o trabalho. Se educação e trabalho são dois tópicos importantes nas propostas dos organismos governamentais específicos que tratam das questões transversais (CORDE, SPM e SEPPIR), a relação entre esses grandes tópicos, isto é, a educação/qualificação para o trabalho, não consta entre as principais preocupações contempladas nos planos e relatórios desses organismos governamentais. Em grande medida, essa ausência relativa pode ser explicada pelos entraves na transversalização das problemáticas ao interior das políticas sociais específicas (ou setoriais, como são as políticas de educação e de trabalho).<hr/>This article explores potentialities and limits of cross-sectionalizing public policies (gender, race/ethnicity, disability) in the light of the recent Brazilian experience in defining and implementing public policies designed to train people for the labor market. Although education and labor are two important topics in the proposals of government agencies (CORDE, SPM, SEPPIR) that specifically deal with cross-sectional issues, the relation between those major topics, i.e. professional training, is not included in the main concerns contained in the plans and reports of those agencies. This absence is due, to a great extent, to hindrances to the cross-sectionalizing of those issues within the scope of specific public policies (or sectorial policies, such as education and labor policy). <![CDATA[Mulher e educação na República Velha: transitando entre o discurso histórico e o literário]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-62102009000100005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este trabalho, vinculado ao grupo de pesquisa HISTEDBR/GT-PB e ao projeto de pesquisa “Educação e educadoras na Paraíba do século XX: práticas, leituras e representações”, tem por objetivo compreender os significados do magistério e da educação feminina na República Velha a partir das representações de mulher correntes na sociedade brasileira nesse período. A metodologia adotada foi a pesquisa bibliográfica, com análise de duas obras, A educação nacional, de José Veríssimo Dias de Matos, publicado em 1890 e reeditado em 1906 com o acréscimo do capítulo A educação da mulher brasileira, e o romance O quinze, de Raquel de Queiroz, publicado em 1930, que tem como personagem principal a professora Conceição. A pesquisa se inscreve nos Estudos de Gênero e nos pressupostos teórico-metodológicos da Nova História Cultural. Embora no período em estudo o incentivo ao magistério feminino e à educação da mulher fosse justificado pela associação desta à representação de mãe, esposa e dona-de-casa, primeira e principal educadora dos futuros cidadãos, as obras analisadas também desvelaram a incipiente inserção feminina num processo social mais amplo, com as mudanças no comportamento da mulher e a paulatina conquista do espaço público, avanços ligados ao acesso das moças à continuidade da educação escolar e ao mercado de trabalho por meio do magistério.<hr/>This paper, which is linked to the HISTEDBR/GT-PB research group and to the research project “Education and educators in the state of Paraíba in the 20th century: practices, readings and representations”, aims to understand the meanings of teaching and female education in the Old Republic on the Basis of the representations of women that were common in this period of Brazilian society. Its methodology is a bibliographic research, with the analysis of two literary works, A educação nacional, by José Veríssimo Dias de Matos, published in 1890 and again in 1906 with the addition of a chapter titled A educação da mulher brasileira, and the novel O quinze, by Raquel de Queiroz, published in 1930, which has as its main character the teacher Conceição. This research project is situated in the area of Gender Studies and adopts the theoretical and methodological assumptions of the New Cultural History. Although in that period the encouragement of female teaching and women’s education was justified by their association to the representations of women as mothers, wives and housewives, as first and primary educators of the future citizens, both literary works also show the incipient insertion of women in a wider social process, with changes in women’s behavior and the gradual occupation of the public space. These are advances connected to women’s access to continued school education and the labor market through teaching. <![CDATA[Limites e possibilidades de apropriação da pedagogia histórico-crítica na prática escolar]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-62102009000100006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O objetivo desse artigo é refletir sobre os limites e as possibilidades de realizar uma prática escolar com base na pedagogia histórico-crítica sob a égide do capital. Embora alguns obstáculos para a objetivação da pedagogia histórico-crítica já tenham sido destacados pelo seu precursor (Saviani, 1994, 2003), cremos que uma análise ontológica das possibilidades de apropriação da pedagogia histórico-crítica faz-se necessária para identificarmos no ser social, professor, a sua capacidade de pensar contra o seu pensamento e com isso elaborar uma teleologia educacional condizente com uma prática educativa emancipatória. Isso significa objetivar uma prática escolar que tenha como teleologia uma educação contra o capital.<hr/>This article reflects on the limits and possibilities of carrying out a school practice on the basis of the historical-critical pedagogy under the aegis of capital. Although some obstacles for the objectivation of the historical-critical pedagogy have already been stressed by its precursor (Saviani, 1994, 2003), we believe that an ontological analysis of the possibilities of appropriating the historical-critical pedagogy is necessary to identify in the social beings, the teachers, their ability to think against their thinking and thus to work out an educational teleology in accordance with an emancipating educational practice. This implies a school practice that has as its teleology an education against capital. <![CDATA[Rompendo fronteiras: a escola aberta às parcerias e à territorialização educativa]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-62102009000100007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O estudo, de âmbito teórico e no contexto português, aponta para a importância das relações entre a escola, a comunidade e a autarquia (parcerias e partenariado), como vetor do desenvolvimento e da inovação. Para isso, deve-se partir da construção real de práticas de cooperação entre as comunidades locais e as instituições sociais e educativas, numa partilha de iniciativas e de projetos comuns com a escola (projeto educativo). A constituição de comunidades territoriais de educação é uma forma de desenvolver os valores e manter as tradições, o património ambiental, cultural e artístico, a promoção dos recursos e das sinergias, com o objetivo de um desenvolvimento em rede, de uma cidadania europeia e para o intercâmbio de proximidade. O autor estruturou o estudo em quatro pontos. No primeiro aborda as parcerias entre a escola e a comunidade local, destacando o significado de parceria e o papel do partenariado na realidade educativa portuguesa. No segundo ponto explica-se a relação interativa entre parceria, participação e poder local. No terceiro ponto analisam- se as lógicas e as dinâmicas de parceria “educação - escola” e, no último ponto a parceria “escola - autarquia”, de modo a promover a participação dos atores educativos, da escola e da comunidade.<hr/>The study, which has a theoretical scope and refers to the Portuguese context, points to the importance of the relations between the school, the community and the autarchy (partnerships and consortiums) as paths for development and innovation. For this purpose, one must start from the real construction of practices of cooperation between local communities and social and educational institutions, sharing common initiatives and projects with the school (educational project). The constitution of educational territorial is a way of developing values keeping traditions, the environmental, cultural and artistic heritage, the promotion of resources and synergies. The article is structured in four points. The first one discusses the partnerships between the school and the local community, stressing the meaning of partnership and the role of consortiums in the Portuguese educational reality. The second point explains the interactive relation between partnership, participation and local power. The third point analyzes the logics and dynamics of partnership between education and school. The last point discusses the partnership between school and autarchy with a view to promoting the participation of the educational actors, the school and the community. <![CDATA[A voz dos alunos na sala de aula: a prática da oratória]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-62102009000100008&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este trabalho é uma síntese de Dissertação de Mestrado e está relacionado a uma proposta para se trabalhar com a oralidade formal em sala de aula. Tal proposta, denominada “aula de Oratória”, envolve a oportunização de um espaço nas aulas de Português onde os alunos apresentam, uma vez por semana, diante da turma, um tema (livre). A partir da minha experiência profissional durante anos desenvolvendo essas aulas com alunos do Ensino Fundamental, no decorrer do Mestrado, investiguei alunos de 5ª série, que realizaram “aulas de Oratória”. As “aulas” foram analisadas a partir da Análise da Conversação (Marcuschi, 1991). Constatou-se um desenvolvimento crescente, pois a cada exposição os alunos apresentavam maior desenvoltura e um cuidado maior com o seu discurso oral. Percebeu-se ainda que a escola utiliza e cobra dos estudantes a variante-padrão (linguística) socialmente prestigiada, embora não crie condições para que eles vivenciem a própria formalização da linguagem oral. O ato de discursar/falar em público para outros se constitui num desafio que poderá ser vencido se houver condições de possibilidade para que se operacionalize esta prática, porquanto raras são as situações reais de uso da linguagem oral formal por parte dos alunos fora do ambiente escolar.<hr/>This paper is a summary of a Master’s dissertation and is related to a proposal of working with formal orality in the classroom. This proposal, called “Orality class”, involves a space in the Portuguese classes where students present, once a week, a theme (any one) in front of the class. Through my professional experience developing for years these classes with elementary school students during the Master’s degree, I investigated 5th grade students who participated in “orality classes”. The “classes” were analyzed trough the “conversation analysis” (Marcuschi, 1991). A growing development was found, because with every presentation the students showed more ease and took better care of their oral speech. It was also perceived that the school uses and demands from students the standard (linguistic) variant that is socially sanctioned, although it doesn’t create conditions for them to experience the formalization of oral language itself. The act talking in public is a challenge that can only be overcome if there are possibilities to render this practice operational, because real situations involving the use of formal oral language by students outside of the school environment are rare. <![CDATA[Uma discussão de dez minutos entre dois grandes filósofos: atiçando nosso trabalho de pensar]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-62102009000100009&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este trabalho é uma síntese de Dissertação de Mestrado e está relacionado a uma proposta para se trabalhar com a oralidade formal em sala de aula. Tal proposta, denominada “aula de Oratória”, envolve a oportunização de um espaço nas aulas de Português onde os alunos apresentam, uma vez por semana, diante da turma, um tema (livre). A partir da minha experiência profissional durante anos desenvolvendo essas aulas com alunos do Ensino Fundamental, no decorrer do Mestrado, investiguei alunos de 5ª série, que realizaram “aulas de Oratória”. As “aulas” foram analisadas a partir da Análise da Conversação (Marcuschi, 1991). Constatou-se um desenvolvimento crescente, pois a cada exposição os alunos apresentavam maior desenvoltura e um cuidado maior com o seu discurso oral. Percebeu-se ainda que a escola utiliza e cobra dos estudantes a variante-padrão (linguística) socialmente prestigiada, embora não crie condições para que eles vivenciem a própria formalização da linguagem oral. O ato de discursar/falar em público para outros se constitui num desafio que poderá ser vencido se houver condições de possibilidade para que se operacionalize esta prática, porquanto raras são as situações reais de uso da linguagem oral formal por parte dos alunos fora do ambiente escolar.<hr/>This paper is a summary of a Master’s dissertation and is related to a proposal of working with formal orality in the classroom. This proposal, called “Orality class”, involves a space in the Portuguese classes where students present, once a week, a theme (any one) in front of the class. Through my professional experience developing for years these classes with elementary school students during the Master’s degree, I investigated 5th grade students who participated in “orality classes”. The “classes” were analyzed trough the “conversation analysis” (Marcuschi, 1991). A growing development was found, because with every presentation the students showed more ease and took better care of their oral speech. It was also perceived that the school uses and demands from students the standard (linguistic) variant that is socially sanctioned, although it doesn’t create conditions for them to experience the formalization of oral language itself. The act talking in public is a challenge that can only be overcome if there are possibilities to render this practice operational, because real situations involving the use of formal oral language by students outside of the school environment are rare. <![CDATA[Resumos de dissertações e teses PPGEDU/UNISINOS]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-62102009000100010&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este trabalho é uma síntese de Dissertação de Mestrado e está relacionado a uma proposta para se trabalhar com a oralidade formal em sala de aula. Tal proposta, denominada “aula de Oratória”, envolve a oportunização de um espaço nas aulas de Português onde os alunos apresentam, uma vez por semana, diante da turma, um tema (livre). A partir da minha experiência profissional durante anos desenvolvendo essas aulas com alunos do Ensino Fundamental, no decorrer do Mestrado, investiguei alunos de 5ª série, que realizaram “aulas de Oratória”. As “aulas” foram analisadas a partir da Análise da Conversação (Marcuschi, 1991). Constatou-se um desenvolvimento crescente, pois a cada exposição os alunos apresentavam maior desenvoltura e um cuidado maior com o seu discurso oral. Percebeu-se ainda que a escola utiliza e cobra dos estudantes a variante-padrão (linguística) socialmente prestigiada, embora não crie condições para que eles vivenciem a própria formalização da linguagem oral. O ato de discursar/falar em público para outros se constitui num desafio que poderá ser vencido se houver condições de possibilidade para que se operacionalize esta prática, porquanto raras são as situações reais de uso da linguagem oral formal por parte dos alunos fora do ambiente escolar.<hr/>This paper is a summary of a Master’s dissertation and is related to a proposal of working with formal orality in the classroom. This proposal, called “Orality class”, involves a space in the Portuguese classes where students present, once a week, a theme (any one) in front of the class. Through my professional experience developing for years these classes with elementary school students during the Master’s degree, I investigated 5th grade students who participated in “orality classes”. The “classes” were analyzed trough the “conversation analysis” (Marcuschi, 1991). A growing development was found, because with every presentation the students showed more ease and took better care of their oral speech. It was also perceived that the school uses and demands from students the standard (linguistic) variant that is socially sanctioned, although it doesn’t create conditions for them to experience the formalization of oral language itself. The act talking in public is a challenge that can only be overcome if there are possibilities to render this practice operational, because real situations involving the use of formal oral language by students outside of the school environment are rare.