Scielo RSS <![CDATA[Educação UNISINOS]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=2177-621020090002&lang=pt vol. 13 num. 02 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <link>http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-62102009000200001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt</link> <description/> </item> <item> <title><![CDATA[Identidades-en-acción: sobre la fragilidad del discurso y la identidad en el aula de matemáticas]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-62102009000200002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt La noción de identidad ha sido recientemente usada en la investigación internacional en educación matemática en un intento de vincular las comprensiones individual y social del aprendizaje. En este artículo revisamos la literatura existente que hace uso del concepto de identidad, y señalamos algunas de las fortalezas y de las debilidades en las maneras como ha sido construida la noción de identidad en relación con la enseñanza y el aprendizaje de las matemáticas. Proponemos una conceptualización de la noción que apunta a la fragilidad y la inestabilidad de los procesos de identifi cación que están inmersos en el discurso. Sostenemos que una noción de identidad formulada desde una perspectiva postestructuralista y que enfatiza la relación dialéctica entre la identifi cación y el discurso ofrece posibilidades interesantes para interpretaciones del aprendizaje matemático como un proceso frágil que se caracteriza más por discontinuidades e interrupciones que por su continuidad. La noción postestructuralista de identidades frágiles-en-acción nos permite llamar la atención hacia lo que normalmente se considera como “ruido” o “imposibilidades” en nuestras comprensiones de la educación matemática y la interacción en la clase de matemáticas.<hr/>The notion of identity is often used in mathematics education research in an attempt to link individual and social understandings of mathematical learning. In this paper we review existing research making use of the notion of identity, and we point to some of the strengths and weaknesses in the ways the notion of identity is being constructed. We propose a conceptualization of the notion which points to the fragility and instability of identifi cation processes as embedded into discourse. We contend that a notion of identity formulated from a poststructuralist perspective and emphasising the dialectic relationship between identifi cation and discourse offers interesting possibilities for interpretations of mathematical learning as a fragile process characterised more by discontinuities and disruptions than by continuity and stability. We further argue that a poststructuralist notion of fragile identities in action allows us to bring attention to what is normally considered as “noise” or “impossibilities” in our understandings of mathematics education and classroom interaction. <![CDATA[Indisciplina e violência na escola: reflexões no (do) cotidiano]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-62102009000200003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A sociedade moderna funda o poder disciplinar que organiza o funcionamento social em prol da produção de um sujeito homogeneizado e adaptado. O chamado sujeito da moral emerge desse contexto como o cidadão idealizado pelos padrões sociais. A escola é um importante difusor dessa lógica e produz, na sua interioridade, uma classificação dos sujeitos quanto à aptidão para desempenharem sua função na sociedade. Comportamentos indisciplinados e violentos são considerados disruptores e são punidos com o rebaixamento daqueles que dele se servirem, usando- se, nesse sentido, não mais a violência, mas a exclusão. A indisciplina precisa ser vista como um movimento de crítica e questionamento à ordem estabelecida, fato que deve gerar reflexão, em vez de provocar, na escola, o silenciamento. Dessa experiência, a escola pode construir caminhos de diálogos e de participação coletiva e ampliar as leituras possíveis, de modo a favorecer o agenciamento de desejos.<hr/>Modern society establishes a disciplinary power that organizes social practices in an hierarchical structure. The so called “moral individual” emerges in this context as an “ideal citizen” according to social standards. The school represents an important mechanism to legitimize these practices by creating a model to classify and determine whether a person will be able to “function” in society accordingly or no. Lack of discipline and violence are types of behavior that put this model into question and usually those who apply them will be punished not with violence but with exclusion. Lack of discipline can be understood as a form of questioning the traditional and the established social order. The school instead of silencing these individuals can use these experiences to promote dialogue and participation searching for alternative forms to integrate different ideas and perceptions. <![CDATA[Contextos da formação do educador social no Brasil]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-62102009000200004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A educação é um processo que ocorre em diversos espaços da sociedade. Um desses espaços, em ampla expansão na atualidade, é o da educação social, fato que justifica a necessidade de uma reflexão sobre o assunto. Neste artigo, elaboramos alguns apontamentos sobre os contextos de formação do educador social no Brasil. Para isso, abordamos a atuação do educador social em dois espaços educativos específicos: nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) e nas Instituições de Contra turno Social. Compreendemos como fatores fundamentais para a práxis pedagógica do educador social: a dialogicidade, a reflexão e o permanente processo de estudo e de formação, todos aliados ao compromisso político com a infância e a adolescência.<hr/>The education is a process that happens in several spaces of the society. One of these spaces, that is in wide expansion, is the social education. Therefore, it becomes necessary a reflection on this subject. In this paper some notes are elaborated about the contexts of the social educator’s formation in Brazil. In order to do that, we analyze the performance of the social educator in two different educational spaces: in the Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) and the Instituições de Contra-Turno Social. The understanding of these facts is necessary for the social educator’s pedagogic praxis: the dialogue, the reflection and the permanent study process and formation allied to the political commitment with the childhood and adolescence. <![CDATA[Educação não escolar, universidades e educação popular: horizonte de novos desafios]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-62102009000200005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo aborda as práticas de educação não escolar que se desenvolveram à margem de espaços formais de produção do conhecimento e por meio de uma formação em serviço que, em geral, desprovida de um processo de reflexão coletivamente sistematizado, incorpora um sentido ligado ao plano mecânico da tarefa. Contudo, a educação não escolar vem ganhando visibilidade e, de forma crescente, nos últimos anos, temos visto movimentos de aproximação entre as universidades e as experiências que extrapolam a educação escolar e que se ocupam de um amplo espectro de práticas - as intervenções socioeducativas - que acontecem no interior dos movimentos sociais, nas organizações não governamentais, nos grupos de produção associada, entre outros. Entre essas práticas e o ensino superior, a formação em serviço ainda se constitui no modelo privilegiado de formação de educadores, com seus limites e possibilidades. Neste artigo, nos aproximamos desse cenário, contando com a mediação da pesquisa, a fim de contribuir para uma discussão que tensiona as aproximações entre Educação Não Escolar e Educação Popular.<hr/>This article discusses the practices of non-scholastic education that have developed on the sidelines of formal production spaces of knowledge and through an on-the-job training that, in general, devoids of a systematic process of reflection, and it collectively, incorporates a sense linked to mechanical task plan. However, the non-scholastic education is gaining visibility and in recent years we have seen approximation movements between universities and the experiences that extrapolate he scholastic education - the socio educational interventions - that takes place within social movements in non-governmental organizations, in groups of production associated, etc. Among these practices and higher education the on-the-job training is still the preferred model of training for educators, with its limits and possibilities. In this article, we approach this scenario, considering the mediation of research to contribute to a discussion that pressures the approximation between non-scholastic education and popular education. <![CDATA[Educação popular: uma história, um que- fazer]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-62102009000200006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O presente artigo tem como objetivo apresentar o histórico da Educação Popular na América Latina (décadas de 60 à 90 do século XX), por meio de seus principais marcos, e de seu processo de conformação no panorama brasileiro. Visa também apresentar um que- fazer dessa Educação, permeado pelo diálogo e pela construção conjunta de saberes. Abordam-se alguns pontos relevantes na construção de conhecimentos e nas práticas de Educação Popular, buscando colaborar para sua precisão conceitual e delineamento metodológico. Para tanto, são discutidos temas como: a transformação social, a autonomia e o compartilhamento de saberes, a formação de educadores, desde os processos metodológicos e a tematização dos problemas, o papel do educador, assim como as estratégias de ação, reflexão e avaliação. Pretendemos, com este estudo, contribuir para o aprofundamento de estudos na área de educação em geral, atentando principalmente para a urgência de iniciativas, escolares ou não, que visem a fortalecer os mais diferentes processos de humanização.<hr/>The aim of this article is to introduce Popular Education in Latin America, its most important achievements and how it has been constructed in the Brazilian context. It also aims to present a “what-to-make” of this Education, based on dialogue and collective knowledge construction. In order to do that, this paper presents a synthesis of the literature and a general historical and thematic scenario on the Popular Education from 1960 to 1990. This article treats some of the points to be considered on knowledge construction and Popular Education practices, trying to contribute to its conceptual accuracy and methodological delineation. The following items were discussed: social transformation; autonomy and knowledge exchange; educator’s formation - its methodological processes and thematization problems; the educator’s role, as well as action, reflection and evaluation strategies when considering this knowledge theory’s limits and possibilities. This work intends to contribute to the development studies in the area of education, concerning mostly the urgent need for initiatives, academic or not, which focuses on strengthening the different processes of humanization. <![CDATA[Anotações sobre o pensamento educacional de Manoel Bomfim a partir da obra América Latina: males de origem (1905)]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-62102009000200007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo focaliza o pensamento educacional de Manoel Bomfim a partir da apreciação de sua clássica obra América Latina: males de origem (1993 ‘1905’), e do levantamento sobre suas contribuições para o pensamento social brasileiro. O autor foi considerado um intelectual dissidente, devido ao seu contradiscurso que recusa o racismo científico como explicação para o atraso econômico, social, político e moral existente no início do século XX, nas repúblicas latino- americanas. Manoel Bomfim, à luz de sua teoria do parasitismo social, reescreve o debate sobre o atraso latino-americano em outro campo, o da análise histórica da colonização ibérica, considerando a defesa da educação como meio para a emancipação dos povos e para a construção de uma sociedade mais democrática.<hr/>This article evaluates the ideas of Manoel Bomfim on education, from the analysis of his classical work América Latina: males de origem (1993 ‘1905’), and highlights his contributions to Brazilian social thought. Considered as an intellectual dissident, Bomfim strongly rejected racism as a scientific explanation for economic, social, political and moral backwardness in Latin American republics, in the beginning of the 20th century. Manoel Bomfim, in the light of his theory of social parasitism, redirects the debate on Latin American backwardness to the field of historical analysis of Iberian colonization, proposing the development of education as the way for the emancipation of peoples and for the construction of a more democratic society. <![CDATA[Política educacional e representações de justiça, êxito e fracasso na escola: o exame do periódico Ideias (l988-2004)]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-62102009000200008&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O texto analisa o ciclo de vida, as práticas discursivas e os conteúdos da Série Ideias, periódico educacional publicado pela Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE). A maioria dos números foi publicada entre 1988 (Nova Constituição) e 1996 (aprovação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional). Entendemos que as medidas tomadas pelo Estado Brasileiro, assegurando a universalização do acesso e a ampliação da escolarização obrigatória, produziram, além de um corpo de leis e instruções oficiais, processos de socialização e construção de identidades, os quais viabilizaram modos de gestão e controle de mudanças das políticas educacionais. Nesse sentido, buscamos uma fonte histórica capaz de indicar as tensões, acomodações e resistências dos atores sociais e de reconstruir as questões educacionais no momento mesmo em que estavam se formando e sendo discutidas. Adotamos os termos discursos pedagógicos intermediários, espécie de literatura cinzenta, indeterminada, os quais são postos em circulação por meio de apostilas e cadernos de formação continuada, coleções de leituras para professores, textos técnicos e uma gama de publicações de origem oficial, mas distintos do texto legal, para apreender representações sobre a profissão, a escola, a teoria e a prática pedagógica modeladas pelas ideias de justiça, êxito e fracasso na escola, tomadas como ideias móveis e sensíveis ao movimento dos campos político, científico e educacional.<hr/>The text analyses the life cycle, discursive practices and content of Série Ideias, which is an educational journal published by Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE), São Paulo Department of education; it is compound by 31 issues, that have been published between 1998 and 2004. Most issues were published between 1998 (New Constitution) and 1996 (when Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional was approved). We understand actions taken by Brazilian State, which secure universalization of access and enlargement of compulsory education have produced - beyond laws and official instruction corps -, socialization and identities building process, which made educational politics manners feasible by being administrated and their changes controlled. We have searched historic sources capable to indicate social actor´s tension, arranges and resistance and capable to rebuild educational questions at same time it was being formed and discussed. We have used the concept intermediary educational speeches, kind of grey literature, indeterminate - it is put on circulation through revision aid and continuing education books, reading collections for teachers, technical texts and a lot of non-official publications, but distinct legal text for grasp representations about profession teaching, school, theory and teaching practice model on ideas of fairness, success and failure in school, which is taken as mobile ideas and sensitive to political, scientific and educational fields’ movement. <![CDATA[Contribuições do ensino de ciências para o desenvolvimento moral]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-62102009000200009&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Neste trabalho, destacamos algumas contribuições do ensino de ciências para o desenvolvimento moral dos estudantes. Adotamos a perspectiva cognitivista de Piaget (1994) e Kohlberg (1984), com ênfase na resolução de dilemas sociocientíficos.<hr/>This paper presents the contributions of science education to student’s moral development. The cognitive approach of Piaget (1994) and Kohlberg (1984) is adopted with emphasis to the resolution of socioscientific dilemmas. <![CDATA[La idea de América Latina. La herida colonial y la opción decolononial]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-62102009000200010&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Neste trabalho, destacamos algumas contribuições do ensino de ciências para o desenvolvimento moral dos estudantes. Adotamos a perspectiva cognitivista de Piaget (1994) e Kohlberg (1984), com ênfase na resolução de dilemas sociocientíficos.<hr/>This paper presents the contributions of science education to student’s moral development. The cognitive approach of Piaget (1994) and Kohlberg (1984) is adopted with emphasis to the resolution of socioscientific dilemmas. <![CDATA[Resumos de dissertações e teses PPGEDU/UNISINOS]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-62102009000200011&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Neste trabalho, destacamos algumas contribuições do ensino de ciências para o desenvolvimento moral dos estudantes. Adotamos a perspectiva cognitivista de Piaget (1994) e Kohlberg (1984), com ênfase na resolução de dilemas sociocientíficos.<hr/>This paper presents the contributions of science education to student’s moral development. The cognitive approach of Piaget (1994) and Kohlberg (1984) is adopted with emphasis to the resolution of socioscientific dilemmas.