Scielo RSS <![CDATA[Educação UNISINOS]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=2177-621020090003&lang=pt vol. 13 num. 03 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <link>http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-62102009000300001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt</link> <description/> </item> <item> <title><![CDATA[O conhecimento informal dos trabalhadores no chão de fábrica]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-62102009000300002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo retoma resultados de pesquisa realizada por Franzoi (1991), que se inscreve na forte tendência da década de 1980, que unia teóricos em torno do mundo do trabalho, em especial na educação. Nesta perspectiva, o estudo aborda o saber dos trabalhadores - entendido como aquele que se desenvolve no chão de fábrica, no ato da produção - a partir de uma pesquisa feita em uma empresa do ramo metal- mecânico, do Rio Grande do Sul, que introduzia o Modelo Japonês de gestão do trabalho. O objetivo da referida pesquisa foi investigar como tal Modelo lidava com o saber dos trabalhadores, enfatizando que é impossível uma separação total entre concepção e execução e que os trabalhadores, por estarem em contato com o processo produtivo, detêm um conhecimento que é só seu.<hr/>This article discusses some of the findngs of Franzoi (1991) that followed a strong tendency that, in the 1980s, joined theorists around the work world, especially in the education field. With this in mind, the research was made in a metal-mechanic factory in Rio Grande do Sul State, which has adopted the labor management Japanese Model. This Model involves the nature of the workers’ knowledge in both shop floor and at the production line. The purpose of this work was to investigate how that Model deals with the workers’ knowledge, emphasizing that a complete separation between conception and execution is impossible, and pointing out that as the workers get involved in the process of production, they acquire knowledge which belongs only to themselves. <![CDATA[De olho no conhecimento “encarnado” sobre trabalho associado e autogestão]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-62102009000300003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Compreendemos que, ao focalizar as múltiplas dimensões do diversificado mundo do trabalho, o campo de estudos e pesquisas sobre Trabalho e Educação contribui para tornar mais transparente a unidade do real. Nesse horizonte, trazemos à superfície situações em que, premidos pela ameaça de desemprego, os trabalhadores e trabalhadoras - como sujeitos coletivos e singulares - buscam assegurar, de forma associada e autogestionária, o seu estar no mundo. Problematizamos o conceito de saberes do trabalho associado, indicando a necessidade de identificar com maior precisão os atributos desse trabalho que chamamos de “trabalho associado”. Considerando que, historicamente, essas experiências de trabalho se configuram no contexto de determinadas relações sociais de produção, indicamos algumas contribuições teórico-práticas da Ergologia quanto à análise do trabalho como atividade humana permeada de “dramáticas de uso de si”. Para finalizar, reivindicamos um “movimento reflexivo encarnado” sobre os saberes do trabalho associado, tecidos na atividade viva do trabalho, nos fóruns de trabalhadores e nos debates políticos e teórico-conceituais.<hr/>We consider that, when focusing the multiple dimensions of the diverse world of work, the field of studies and research about Work and Education contribute to turn more transparent the unit of the Real. In that horizon, we bring to the surface situations in that, pressed by the unemployment threat, the workers - as collective and singular subjects - look for to reassure, in an associated and self-management ways, forms to be in the world. We problematize the knowledge of associated work, indicating the need to identify with larger precision the attributes of such work. Taking into account that, historically, those work experiences are configurated in certain social relations of production, we indicate some theoretical contributions of Ergology particularly regarding its understanding that human activity is permeated by a “dramatic of use of the self”. To conclude, we demand an “incarnated reflexive movement” on the knowledge about the associated work, woven in the live work activity, in the workers' forums, as well as in the political and theoretical-conceptual debates. (The incarnate carries a double sense: of “meat” and of color “red”). <![CDATA[De artesanos a trabajadores: dos estudios sobre la regulación de los saberes del trabajo]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-62102009000300004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artículo ensaya una aproximación al estudio de la regulación de los saberes del trabajo abordados desde una perspectiva histórico-educativa. A partir del análisis de dos experiencias históricamente situadas - la enseñanza de los ofi cios mecánicos en el Virreinato del Río de la Plata y la formación de los maquinistas ferroviarios durante el período de organización del Estado Nación -, se presentan las acciones desplegadas por artesanos y ferroviarios para regular los saberes de sus respectivos ofi cios. En diálogo con los problemas de la historia cultural, el texto explora la articulación entre los ordenamientos discursivos y la red de prácticas que se producen en torno a la regulación de los saberes. En particular, las formas en que se enraízan los saberes en un determinado momento histórico, los mecanismos de acceso a los espacios de formación/trabajo, la relación entre el saber y las formas de acreditación y promoción, la relación entre los sujetos portadores de estos saberes y su inscripción en la estructura social de su época.<hr/>This paper tries to approach the study of the regulation of work-knowledge from a historical-educational perspective. Starting from the analysis of two historically situated experiences - the teaching of mechanical trades in the Río de la Plata Viceroyalty and the formation of railroad engine drivers during the period of organization of the National State -, the actions deployed by artisans and railroad workers to regulate the knowledge of their respective trades will be presented. In dialog with the problematic of cultural history, the text explores the articulation between discursive orderings and the network of practices that are produced around the regulation of knowledge. And particularly, the ways in which knowledge is rooted in a specific historical moment, the mechanisms of access to spaces of formation/work, the relation between knowledge and forms of accreditation and promotion, the relation between the subjects possessing this knowledge and their inscription in the social structure of their time. <![CDATA[Experiência e formação experiencial: a especificidade dos adquiridos experienciais]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-62102009000300005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo tem por objetivo sistematizar e analisar possíveis respostas a indagações relacionadas à experiência e à formação experiencial. A síntese e a análise desenvolvidas são orientadas por quatro questões. O que é a experiência? A experiência é formativa? Como se processa a formação experiencial? Que dificuldades estão inerentes ao estudo dos adquiridos experienciais? A emergência de políticas e práticas fundamentadas na valorização da experiência e no reconhecimento dos adquiridos experienciais contribuíram para que a questão da experiência surgisse no domínio público, registando-se uma tendência de naturalização que, progressivamente, dificulta a análise crítica destas novas práticas sociais. A investigação neste domínio revela-se imprescindível para a compreensão dos processos de formação experiencial e para consolidação de práticas de reconhecimento de adquiridos, mas também é marcada pela complexidade e especificidade do objeto de estudo.<hr/>The aim of the article is to systematize and to analyse some elements related to the problematics of experience and learning experience. Four questions orient the systematization and analysis: What is experience? Does experience promote learning? If so, how does it happen? What are the inherent difficulties of studying acquired experiential learning? The emergency of policies and practices based on valorization and recognition of acquired experiential learning has contributed to a public domain of “experience” and this has resulted in a tendency for its naturalization and, consequently, difficulties for critical analysis of such social practices. Therefore, it becomes fundamental to investigate such theme in order to understand the processes of experiential learning and to consolidate practices of recognition of the acquired experiential learning. However, investigating this theme is complex and is marked by the complexity and specificity of it. <![CDATA[Lições de pedra: das minas de saberes e valores]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-62102009000300006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O artigo discute a produção de saberes sobre trabalho no contexto de uma experiência de Dispositivo Dinâmico a Três Polos (abordagem ergologica do trabalho) desenvolvida por pesquisadores e trabalhadores do setor mineral.<hr/>Based on the Ergology perspective of human activities, this paper aims to discuss the theoretical production on work in the context of an experience of “Dynamic and Amplified Scientific Community of Three Poles” developed by researchers and mining sector workers. <![CDATA[Linguística da enunciação e ergologia: um diálogo possível]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-62102009000300007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este texto propõe que a perspectiva enunciativa de estudo da linguagem de Émile Benveniste apresenta pontos de contato com a ergologia (Schwartz, 2000), podendo com ela dialogar em investigações sobre a atividade de trabalho. A ergologia interessa-se pelo trabalho como atividade efetivamente realizada por sujeitos, entendendo o termo “atividade” como uma dialética entre duas dimensões da atividade humana que estão ligadas no trabalho: o dizer e o fazer. A linguística da enunciação interessa-se pelo ato de tomada da palavra, entendendo que a língua fornece um sistema formal de base (um conjunto de normas) que o falante, quando a utiliza, arranja num estilo particular (renormaliza). Ambos os saberes não se detêm em observar somente regularidades, mas, particularmente, focalizam os efeitos da intervenção sempre singular do sujeito no uso da linguagem/na atividade de trabalho. Uma análise de verbalizações sobre a atividade de trabalho é trazida para ilustrar as considerações teóricas.<hr/>This article proposes that elements of the enunciative perspective of Emile Benveniste language studies can be theoretically related to Ergology (Schwartz, 2000) in researching the work activity. Ergology is interested in the work as an activity carried out effectively by individuals, understanding the term “activity” as a dialectic between two dimensions of human activities that are connected at work: saying and doing. From the enunciative perspective the talking subject uses the formal base system of the language in a particular way. The subject, therefore, re-normalizes the language norms or rules. It is argued that both theoretical fields do not focus only on regularities but they are especially concerned with the effects of the singular intervention of the individual in relation to language/work activity. An analysis of the verbalization in the work activity is presented in order to illustrate the theoretical argument developed. <![CDATA[As implicações da pesquisa como espaço formativo para compreender a prática docente]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-62102009000300008&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Desenvolvido em três fases distintas, este estudo pretende refletir sobre as implicações da pesquisa para compreender a prática docente. A primeira fase indica como os estagiários de diferentes Licenciaturas (Pedagogia, Letras, Matemática e Geografia) puderam efetivar a formação inicial por meio de projetos de pesquisa. A segunda fase, ao investigar o percurso de professoras em um Programa de Educação Continuada/PEC, assinala até que ponto os projetos de pesquisa/ação colaboraram com a formação continuada. A terceira fase, realizada com professores formadores, destaca a pesquisa como espaço efetivo para compreender a prática docente. Conhecer as necessidades dos estagiários e professores, considerando as implicações da pesquisa neste processo é o objetivo que norteia essas etapas. Do ponto de vista metodológico, foi elaborado um mapeamento dos estagiários/professores, das escolas-campo e dos projetos; foram selecionados projetos que privilegiaram a pesquisa como princípio formativo; e foram coletados depoimentos sobre estes processos. Como resultados parciais, detectaram-se efeitos de (co)formação e/ou princípios de composição: a pertinência da teoria para a revisão da prática; novo significado para o pensar relacionalmente; a escuta sensível para afirmar a coerência do pesquisador e implicá-lo epistemologicamente; a teorização para engajar o pesquisador coletivo; e o fortalecimento da utonomia em relação às tomadas de posição, possibilitando ampliar as formas de poder, participação e ação na comunidade escolar.<hr/>Developed in three different phases, this study aims at reflecting on what the implications research has to offer on the understanding of the teaching practice. The first phase indicates how interns from different undergraduate courses (Education, Letters, Mathematics and Geography) were able to achieve solid educational backgrounds through research projects. The second phase, which investigated the course followed by teachers in a Continued Education Program, points out to what extent research/action projects contribute to the continued education process. The third phase, which included professors, focuses the research as an effective space to understand the teaching practice. To get to know the needs of interns/teachers and regarding the implications of research in this process is the main intention of these phases. From the methodological viewpoint: interns and teachers were mapped to identify the field schools and the projects; projects that emphasize research as a formative principle were selected; statements were gathered in these processes. As partial results, a few co-formation effects were detected as the principles of composition: the pertinence of theory for practical reviews; new meaning to thinking relationally; a sensitive listening to claim researcher coherence and to imply the researchers epistemologically; the theorization to engage the collective researcher; strengthening autonomy for position-taking; allowing the forms of power, participation, and action to be enhanced in the school community. <![CDATA[Os limites da democracia: quando a política (des)educa e a educação (des)politiza]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-62102009000300009&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O papel do cidadão na arena política da América Latina é um dos temas que mais atenção tem recebido nos últimos anos. No entanto, o resultado dessas reflexões tem sido inversamente proporcional à real eficácia política das pessoas. Neste contexto, este artigo tem por objetivo examinar os dilemas da democracia contemporânea na América Latina, a partir de uma reflexão de natureza interdisciplinar que problematiza as relações entre educação e política e o papel que as mesmas assumem na equação da construção democrática nesta Região. A reflexão se apóia em autores da área da cultura política e da vertente crítica em educação. O artigo destaca a assimetria entre a democracia formal procedimental e a democracia na sua dimensão social e propõe o conceito de democracia inercial como uma alternativa para a compreensão do paradoxo democrático desta Região. Neste contexto, sinaliza para a importância de uma educação emancipatória como instrumento de fortalecimento democrático.<hr/>The role of the citizen in the political arena in Latin America is one of the topics that more attention has received in the last years. However, the results of these analyses have been inversely proportional to the real political efficacy of the citizens. Under those circumstances the main objective of this paper is to examine the dilemmas of contemporary democracy in Latin America based upon a reflection of interdisciplinary nature that questions the relationship between education and politics and their role in the democratic construction process of this Region. The analysis is supported by authors of political culture and the critical approach in education. The article emphasizes the asymmetry between formal representative democracy and democracy in a social dimension and proposes the concept of inertial democracy as an alternative to understand the democratic paradox of this Region. It signals, therefore, to the significance of an emancipatory education as an instrument of democratic strengthening. <![CDATA[Produzir saberes entre aderência e desaderência]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-62102009000300010&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo problematiza o conceito de desenvolvimento a partir de uma concepção da vida como negociação permanente entre a obrigação de viver as solicitações e coerções do presente local-espacial e normas antecedentes de diversos tipos instituídas a distância dessas aderências locais. Nesse sentido, propõe uma postura ético-epistemológica que propicie um novo regime de produção de saberes, considerando os saberes e valores produzidos no local pelos atores sociais.<hr/>This article discusses the concept of development. This is done assuming that life is a permanent negotiation between obligation of living according to demands and cohertions from the present local-spatial, and different kinds of antecedent rules instituted from a distance of these local adherences. In this sense, it is proposed an ethical and epistemological posture that creates a new regime of knowledge production taking into consideration the knowledge and values developed by the local social authors. <![CDATA[Resumos de dissertações e teses PPGEDU/UNISINOS]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-62102009000300011&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo problematiza o conceito de desenvolvimento a partir de uma concepção da vida como negociação permanente entre a obrigação de viver as solicitações e coerções do presente local-espacial e normas antecedentes de diversos tipos instituídas a distância dessas aderências locais. Nesse sentido, propõe uma postura ético-epistemológica que propicie um novo regime de produção de saberes, considerando os saberes e valores produzidos no local pelos atores sociais.<hr/>This article discusses the concept of development. This is done assuming that life is a permanent negotiation between obligation of living according to demands and cohertions from the present local-spatial, and different kinds of antecedent rules instituted from a distance of these local adherences. In this sense, it is proposed an ethical and epistemological posture that creates a new regime of knowledge production taking into consideration the knowledge and values developed by the local social authors.