Scielo RSS <![CDATA[Educação UNISINOS]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=2177-621020100002&lang=pt vol. 14 num. 02 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <link>http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-62102010000200001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt</link> <description/> </item> <item> <title><![CDATA[O pensamento educacional de Santo Tomás de Aquino como consequência de sua teologia e de sua filosofia]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-62102010000200002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Santo Tomás de Aquino (1224/5-1274) é considerado o mais elevado pensador escolástico. Sua filosofia e sua teologia influenciaram pensadores tanto de orientação cristã como de orientação não cristã. Refletindo sobre as convergências e as divergências entre a razão e a fé, ele considera que a Filosofia e a Teologia têm, portanto, semelhanças e diferenças, uma vez que tomam, respectivamente, tais objetos como matérias fundamentais de estudo. Ao estabelecer os campos comuns e particulares da Filosofia e da Teologia, promove não só a conciliação entre elas, mas, também, uma simbiose, já que tanto a razão quanto a fé procedem da mesma fonte (Deus) e não podem contradizer-se. Orientado por tais considerações, tece uma reflexão de caráter educacional que se consigna em sua obra intitulada Sobre o ensino ou De Magistro (Sobre o mestre).<hr/>Saint Thomas (1124/5-1274) is considered the highest scholastic thinker. His philosophy and theology have influenced as Christian as non-Christian orientation thinkers. Reflecting on convergences and divergences between reason and faith, he considers that philosophy and theology have, therefore, similarities and differences since they have, respectively, those objects as fundamental matters of study. Establishing the philosophy and theology common and particular fields, he promotes not only conciliation between them but also, and mainly, a symbiosis, because both reason and faith come from the same fountain (God), and they cannot, therefore, contradict each other. Orientated from those considerations, he weaves a reflection of educational character that is recorded in his work entitled On the teaching or De Magistro (On the master). <![CDATA[Consentimento e uso em Tomás de Aquino: dois preceitos educativos no século XIII]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-62102010000200003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O objetivo deste artigo é expor algumas reflexões sobre a Escolástica e o método de ensino desenvolvido na Universidade de Paris do século XIII, destacando as Questões 15 e 16 da parte I-II da Suma Teológica de São Tomás de Aquino (2003). De uma perspectiva que situa o homem, a sociedade e a educação em uma totalidade e apoiando-nos em textos de autores contemporâneos que estudaram a Idade Média e o pensamento tomasiano, procuramos abordar os aspectos essenciais de suas formulações, de forma a contribuir para os estudos em História da Educação.<hr/>This paper aims to expose some reflections regarding both scholastic and the teaching methodology that was developed in the University of Paris in XIII Century, emphasizing the questions 15 and 16 from Part I-II of Summa Theologiae, by Saint Thomas Aquinas. Based on a perspective that places man, society and education into a whole - a totality - and also having as basis texts written by contemporary authors who studied Medium Age and Thomasian thought, there was an attempt to approach the essential aspects of their formulations, thus contributing for studies covering the field of History of Education <![CDATA[Trabalho docente: buscando novos sentidos a partir de Habermas e Marcuse]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-62102010000200004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este estudo objetiva refletir sobre o trabalho docente, a partir da teoria da ação comunicativa de Habermas e da arte de Marcuse, como processo emancipatório. Busca-se, assim, vislumbrar os potenciais emancipatórios na razão comunicativa, tendo como cenário principal o trabalho docente, em que os professores, ao se colocarem como falantes, ouvintes e participantes, possam chegar a um consenso acerca de algo do mundo da vida. Do mesmo modo, o intuito é também pensar a forma estética como um meio de emersão de processos emancipatórios, possibilitando o surgimento da subjetividade, uma vez que pode vir à tona a história dos encontros, das paixões, alegrias e tristezas do cotidiano do trabalho docente<hr/>This study aims to reflect on teaching from the theory of communicative action from Habermas and the art from Marcuse, as emancipatory processes. This study seeks to discern the emancipatory potential in communicative reason, having as main scenario the teachers’ work in which position they put themselves as speakers, listeners and participants to reach consensus about anything in the world of life. Similarly, it thinks of aesthetic form as a means of emergence of emancipatory processes, enabling the emergence of subjectivity, as it may come to light the daily teaching story of encounters, passions, joys, and sorrows. <![CDATA[Gestão democrática na escola pública: Escola Construindo o Caminho]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-62102010000200005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O objetivo deste trabalho é discutir a pedagogia do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), por meio da análise dos principais elementos pedagógicos presentes na Escola Municipal de Ensino Fundamental Construindo o Caminho. A investigação revelou que a Escola sobre a qual o Movimento detém a posse tem funcionamento e organização diferentes dos usualmente encontrados nas escolas oficiais, colocando em epígrafe categorias educacionais como a união do ensino com o trabalho e a gestão democrática compartilhada entre alunos, professores, funcionários e comunidade.<hr/>The purpose of this work is to discuss the pedagogy of Landless Worker’s Movement through the analysis of the main pedagogical elements present in the Municipal Elementary School Construindo o Caminho. The school which is ruled by the movement has different functioning and organization from those usually found in official schools, highlighting educational categories as: union between teaching and work, and democratic administration shared by students, teachers, other workers and community. <![CDATA[A prática docente e a ética na escola]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-62102010000200006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Considerando o contexto em que a discussão ética surge na educação brasileira nos anos 90, o presente artigo situa o papel dos Parâmetros Curriculares Nacionais como meio de difundir a ética na educação escolar. Aborda, também, o debate filosófico entre as correntes fundacionistas e não fundacionistas no campo da ética, buscando mostrar, por meio dos trabalhos de Perelman e de Meyer, como é possível ultrapassar o pensamento dualista e contribuir para aprimorar as relações humanas no curso da existência social. Nesta perspectiva, mostra que, no âmbito da prática docente, é desejável trabalhar com respostas razoáveis e não com respostas taxativas que possam fomentar concepções dogmáticas, não problematizadoras, acerca da ética.<hr/>Considering the context in which ethical debate appears in Brazilian education in the 1990s, this paper discusses the role of the National Curricular Guidelines as a way to diffuse ethics in school education. Based on Perelman and Meyer’s works it also approaches the philosophical debate between foundationistic and non-foundationistc views in ethics, aiming to show that it is possible to overcome dualistic thought and contribute to increase human relationships in the course of social existence. It also aims to show that in the context of teaching practice it is desirable to work with reasonable answers and not with exhaustive ones that might help to dogmatic conceptions, not problem-solving, about ethics. <![CDATA[Aspectos hermenêutico-fenomenológicos do mundo da vida: releituras crítico-educativas]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-62102010000200007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O pensamento crítico é uma das características fundamentais da reflexão filosófico-educativa. No Brasil, Manoel Bomfim e Paulo Freire se consolidam como dois importantes autores que tratam do tema. Embora em períodos distintos, suas contribuições ajudam a compreender as interlocuções com outros autores. Além disso, o conceito de mundo da vida, apresentado por Bomfim e Freire, permite entender as novas dimensões, a protogênese e o caráter filosófico-educativo crítico da crítica radical contextualizada, aspecto fundamental para a transformação da sociedade.<hr/>The critical thought is one of the fundamental characteristics of philosophiceducational reflection. In this sense, there are in Brazil two important authors: Manoel Bomfim and Paulo Freire. Although in different periods, their contributions help us to understand the relationships with other thinkers. Besides, the life world concept allows to comprehend the new dimension, the protogenesis and the critical philosophic-educative character of the radical contextual critics. This is the fundamental aspect to the society transformation. <![CDATA[A atividade de tutoria no ensino on-line: estudo de caso do ensino mediatizado recorrente nos Açores, Portugal]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-62102010000200008&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt No ano letivo 2003/2004, a Escola Básica 3/S Vitorino Nemésio, da Ilha Terceira, Açores, tornou-se a primeira escola portuguesa com ensino recorrente mediatizado via internet, nível dos 2º e 3º ciclos e ensino secundário. Nesta investigação objetivamos compreender o modo como é exercida a tutoria e de que forma esta condiciona o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem. Recorremos ao estudo de caso como forma de abordar a problemática, uma vez que tratamos tal caso com profundidade, descrevendo e analisando o modo como a tutoria é exercida em múltiplas vertentes. Os resultados obtidos mostram que a falta de experiência dos professores como estudantes e tutores de e-learning, associada à incipiente formação no campo das TIC (Tecnologia da Informação e Comunicação) e do e-learning, compromete a qualidade do trabalho desenvolvido e explica a transposição de modelos do ensino presencial tradicional para um ambiente mediatizado, nomadamente nas questões metodológicas e no nível dos conteúdos.<hr/>In the school year of 2003/2004 the Elementary/High School 3/S Vitorino Nemésio, in Terceira Island, Azores, has become the fi rst Portuguese school to have adult’s teaching by e-learning in Elementary and High School levels. In this research, we tried to understand how the role of tutor is exercised and how it can determine the development of the teaching/learning process. To approach this problematic, once we want to treat the subject intensively, we used the case study to describe and analyze how the role of tutor is exercised in its multiple ways. The results show that the lack of teachers’ experience as students and e-learning tutors, associated with the low knowledge concerning ICT (Information and Communication Technologies) and e-learning, compromises the quality of the work developed and explains the transfer of traditional teaching, namely in methodological and content issues. <![CDATA[Educação a distância no cenário do ensino superior: expansão e indicadores de qualidade]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-62102010000200009&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A expansão do Ensino Superior no país culminou com a criação da Universidade Aberta do Brasil (UAB), programa que se apresenta como prioritário nas políticas governamentais de democratização das instituições de Ensino Superior para inclusão das pessoas que não tiveram acesso ao Ensino Superior. O projeto vinha sendo gestado desde a década de 1980 e foi criado, em 2006, como um sistema de consórcio do qual participam universidades públicas e instituições particulares de ensino, credenciadas pelo MEC. A ampliação crescente da oferta de cursos a distância, oferecidos pelas universidades credenciadas pelo MEC, institucionalizou a educação a distância no Brasil e as parcerias entre instituições que oferecem os cursos e os municípios, responsáveis pela manutenção dos polos presenciais, constituindo-se num modelo em implantação no país. Este artigo analisa o processo de expansão da educação a distância no Ensino Superior e, com base nas diretrizes propostas nos documentos governamentais sobre os referenciais de qualidade para educação a distância, discute as implicações do movimento expansionista no contexto brasileiro educacional.<hr/>The expansion of Higher Education in Brazil has culminated with the creation of Universidade Aberta do Brasil (UAB), a program that places itself as a priority in government policies, for the inclusion of people who had no access to higher education. This Project has been generating since the 1980s, and was created in 2006 as a consortium system, in which public universities and private teaching institutions participate, credentialed by The Ministry of Education (MEC - Ministério da Educação). The growing offer in Distance Courses, offered by the credentialed universities, institutionalized the Distance Learning in Brazil. Partnerships between institutions that offer the courses and the municipalities, responsible for the maintenance of support structures that attend the students, constitute an educational model that is being established in the country. This work analyses the Distance Learning expansion process in the Brazilian Higher Education, and discusses the implications of such expansionist movement in the Brazilian educational context, based on the guidelines proposed in government documents regarding the quality references for Distance Learning. <![CDATA[Educação, poder e sociedade no Império Brasileiro]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-62102010000200010&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A expansão do Ensino Superior no país culminou com a criação da Universidade Aberta do Brasil (UAB), programa que se apresenta como prioritário nas políticas governamentais de democratização das instituições de Ensino Superior para inclusão das pessoas que não tiveram acesso ao Ensino Superior. O projeto vinha sendo gestado desde a década de 1980 e foi criado, em 2006, como um sistema de consórcio do qual participam universidades públicas e instituições particulares de ensino, credenciadas pelo MEC. A ampliação crescente da oferta de cursos a distância, oferecidos pelas universidades credenciadas pelo MEC, institucionalizou a educação a distância no Brasil e as parcerias entre instituições que oferecem os cursos e os municípios, responsáveis pela manutenção dos polos presenciais, constituindo-se num modelo em implantação no país. Este artigo analisa o processo de expansão da educação a distância no Ensino Superior e, com base nas diretrizes propostas nos documentos governamentais sobre os referenciais de qualidade para educação a distância, discute as implicações do movimento expansionista no contexto brasileiro educacional.<hr/>The expansion of Higher Education in Brazil has culminated with the creation of Universidade Aberta do Brasil (UAB), a program that places itself as a priority in government policies, for the inclusion of people who had no access to higher education. This Project has been generating since the 1980s, and was created in 2006 as a consortium system, in which public universities and private teaching institutions participate, credentialed by The Ministry of Education (MEC - Ministério da Educação). The growing offer in Distance Courses, offered by the credentialed universities, institutionalized the Distance Learning in Brazil. Partnerships between institutions that offer the courses and the municipalities, responsible for the maintenance of support structures that attend the students, constitute an educational model that is being established in the country. This work analyses the Distance Learning expansion process in the Brazilian Higher Education, and discusses the implications of such expansionist movement in the Brazilian educational context, based on the guidelines proposed in government documents regarding the quality references for Distance Learning. <![CDATA[Cartografias da ditadura e suas moralidades: os seres que aprendemos a ser]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-62102010000200011&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A expansão do Ensino Superior no país culminou com a criação da Universidade Aberta do Brasil (UAB), programa que se apresenta como prioritário nas políticas governamentais de democratização das instituições de Ensino Superior para inclusão das pessoas que não tiveram acesso ao Ensino Superior. O projeto vinha sendo gestado desde a década de 1980 e foi criado, em 2006, como um sistema de consórcio do qual participam universidades públicas e instituições particulares de ensino, credenciadas pelo MEC. A ampliação crescente da oferta de cursos a distância, oferecidos pelas universidades credenciadas pelo MEC, institucionalizou a educação a distância no Brasil e as parcerias entre instituições que oferecem os cursos e os municípios, responsáveis pela manutenção dos polos presenciais, constituindo-se num modelo em implantação no país. Este artigo analisa o processo de expansão da educação a distância no Ensino Superior e, com base nas diretrizes propostas nos documentos governamentais sobre os referenciais de qualidade para educação a distância, discute as implicações do movimento expansionista no contexto brasileiro educacional.<hr/>The expansion of Higher Education in Brazil has culminated with the creation of Universidade Aberta do Brasil (UAB), a program that places itself as a priority in government policies, for the inclusion of people who had no access to higher education. This Project has been generating since the 1980s, and was created in 2006 as a consortium system, in which public universities and private teaching institutions participate, credentialed by The Ministry of Education (MEC - Ministério da Educação). The growing offer in Distance Courses, offered by the credentialed universities, institutionalized the Distance Learning in Brazil. Partnerships between institutions that offer the courses and the municipalities, responsible for the maintenance of support structures that attend the students, constitute an educational model that is being established in the country. This work analyses the Distance Learning expansion process in the Brazilian Higher Education, and discusses the implications of such expansionist movement in the Brazilian educational context, based on the guidelines proposed in government documents regarding the quality references for Distance Learning.