Scielo RSS <![CDATA[Educação UNISINOS]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=2177-621020100003&lang=en vol. 14 num. 03 lang. en <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <link>http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-62102010000300001&lng=en&nrm=iso&tlng=en</link> <description/> </item> <item> <title><![CDATA[El rigor científico y sus consecuencias biopolíticas como propedéutica para una filosofía de la educación]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-62102010000300002&lng=en&nrm=iso&tlng=en A comienzos del siglo XX se consolidó la concepción heredada en filosofía de la ciencia que se caracteriza por la reducción de la actividad científica a conocimiento científico. “Epistemología” es el nombre que se impuso para identificar esta subclase filosófica dentro de la teoría gnoseológica tradicional. En ella se destaca el carácter privilegiado del conocimiento que tematiza, pues recupera el concepto platónico de “episteme” como saber universal, necesario y verdadero. Actualmente los desafíos de la ingeniería genética y los desarrollos de las tecnologías digitales nos fuerzan a encarar nuevamente la pregunta sobre los límites de la ciencia y de la epistemología. Los poderes asociados con la tecnociencia instrumentan la administración de la vida de las poblaciones bajo el paradigma de lo biopolítico. A partir de este nuevo devenir tecnocientífico se imponen nuevas categorías de análisis para pensar una renovación de la filosofía frente a los cambios en los saberes y en las prácticas sociales. La presente reflexión pretende operar como propedéutica para la educación en general y la enseñanza de la filosofía de la ciencia en particular.<hr/>At the beginning of the 20th century an inherited conception in the philosophy of science was consolidated. This conception is characterized by the reduction of scientific activity to scientific knowledge. “Epistemology” is the name used to identify this sub-kind of philosophy within the traditional gnoseological theory. Epistemology highlights the privileged feature of the knowledge analyzed, since it retrieves the platonic concept of “episteme” as a universal, necessary and true knowledge. Nowadays the challenges of genetic engineering and the developments in digital technologies force us to face once again the question about the limits of science and epistemology. The powers associated with technoscience put the administration of people’s lives under the paradigm of biopolitics. On the basis of this technoscientific situation, new categories of analysis seem to be necessary in order to think about a renewal of philosophy vis-à-vis the changes in social knowledge and practices. This reflection attempts to operate as propaedeutics to education in general and the teaching of the philosophy of science in particular. <![CDATA[Um ensaio sobre algumas categorias do pensamento filosófico-educacional de John Locke]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-62102010000300003&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este texto tem como propósito apresentar algumas das categorias do pensamento filosófico e educacional de John Locke (1632-1704), com o escopo de ensaiar uma possível relação entre elas. Nesse sentido, tais categorias seriam, em primeira instância, os elementos que articulam o pensamento do autor, a fim de que, em última instância, possam constituirse em chaves para se pensar a importância de uma formação filosófica rigorosa, metódica e sistemática para o educador.<hr/>This text has as purpose to show some of the categories of John Locke’s (1632-1704) philosophical and educational thinking, in order to make an essay of a possible way through which they would be related. In this way, these categories would be, in fi rst instance, the elements that articulate his thought, in order to, with it, in last instance, constitute themselves to be the keys to one think about the importance of the teacher’s rigorous, methodical and systematical philosophical breeding. <![CDATA[Da ética ambiental à agroecologia: contribuições do ensino de Filosofia para a educação agrícola]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-62102010000300004&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este ensaio tem por objetivo discutir possíveis contribuições do ensino de Filosofia no contexto de Cursos Técnicos em Agropecuária, uma habilitação da Educação Profissional Agrícola de Ensino Médio. Frente aos problemas ambientais relacionados à produção de alimentos, hoje em dia considera-se relevante que um egresso do referido curso conheça o paradigma agroecológico. O artigo analisa como, nas aulas de Filosofia, a compreensão desse paradigma pode contribuir de maneira significativa na formação de um profissional comprometido com o equilíbrio socioambiental do planeta e os subsídios oferecidos pela ética ambiental para, em âmbito interdisciplinar, favorecer a formação do técnico em agropecuária. Argumenta-se que, se temos na agroecologia uma noção nova - frequentemente associada ao debate social sobre agricultura e desenvolvimento sustentáveis -, com um grande potencial de transformação social através das práticas agropecuárias, temos na ética ambiental um tema essencial para a constituição do paradigma agroecológico, na medida em que contribui para repensar o comportamento dominante em relação aos usos que se faz do meio ambiente.<hr/>This essay aims to discuss possible contributions of the teaching of Philosophy in the context of Technical Courses in Farming, a qualification of Agricultural Vocational Education in High School. Faced with environmental problems related to food production, a student of this course must be aware of the agroecological paradigm. The article examines how - in Philosophy classes - the understanding of this paradigm can contribute in forming a professional committed to the social and environmental balance of the planet. It also studies the subsidies offered by environmental ethics in order to encourage the formation of a technical agriculturalist. It is discussed that if we have a new concept in agroecology - often linked to the social debate on sustainable agriculture and development - with a great potential for social transformation through agricultural practices, we have in environmental ethics a key issue for the establishment of the agro-ecological paradigm insofar as it contributes for rethinking the dominant behavior in relation to the uses we make of the environment. <![CDATA[Entrevistando professoras: o que elas falam sobre o ensino da argumentação?]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-62102010000300005&lng=en&nrm=iso&tlng=en Com base na abordagem sociointeracionista de ensino de Língua, este artigo enfoca o trabalho didático com textos da ordem do argumentar em turmas do 5º ano do Ensino Fundamental. Foram realizadas inicialmente 15 observações de aula de cada docente, para verificar se a argumentação era contemplada nas atividades realizadas em sala de aula. Observou-se que havia pouco trabalho didático voltado para o desenvolvimento de habilidades argumentativas. Foram, então, realizadas entrevistas para entender quais concepções sobre ensino da argumentação guiavam as práticas das docentes. A análise dos dados apontou que as professoras tinham dificuldades para: identificar que gêneros textuais seriam indicados para o desenvolvimento de habilidades argumentativas; reconhecer que habilidades argumentativas poderiam ser desenvolvidas no trabalho pedagógico; e planejar aulas diversificadas com esse foco. Apesar disso, reconheciam a importância do ensino da argumentação e tinham clareza de que os estudantes seriam capazes de desenvolver tais habilidades, se as condições didáticas fossem mais favoráveis.<hr/>Based on a socio-interacionistic approach of language teaching, we have focused in this article on how argumentative skills have been taught in Year 5 classrooms. Initially, 15 lessons from each teacher were observed in order to identify if any argumentative work took place in classroom activities. In this instance, a low investment in the development of argumentative skills was found. We have then interviewed those teachers in order to understand the conceptions which have guided their practices. Data indicated that teachers had difficulties to: identify text genders which were more suitable to improve argumentative skills; recognize specific argumentative skills which could be developed by students and plan diversified lessons towards this topic. Despite this result, they recognized that argumentation teaching is important and clearly understood that students would be capable of developing argumentative skills if more favorable teaching conditions were applied. <![CDATA[As máscaras nas artes visuais: produzindo o saber de si em práticas pedagógicas]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-62102010000300006&lng=en&nrm=iso&tlng=en O artigo apresenta um recorte de um estudo resultante de uma pesquisa-ação realizada com uma turma de 7ª série de uma escola municipal da Zona Sul (RS). Embasado em aportes teóricos das áreas da Antropologia, Psicologia e História da Arte o estudo ressalta a importância das máscaras nas manifestações artísticas e culturais e seu caráter ancestral e contemporâneo, que favorecem sua utilização como formas propulsoras de aprendizagem artística. Através de uma prática de ensino com pesquisa, o estudo buscou verificar os elementos de identificação do aluno com a sua produção artística, e o que esses elementos revelavam e ocultavam através da criação de máscaras e de textos produzidos a partir destes trabalhos. Os resultados do estudo apontam que, transcendendo limites de espaço/tempo e inserindo-se em processos expressivos das subjetividades, o uso pedagógico da máscara possibilitou aos aprendizes a emergência de espaços de produção e vivências artísticas que, ampliando suas formas de expressão, produziram conhecimentos sobre si e sobre os colegas.<hr/>The article presents an outline of a study resulting from an action research conducted with a group of 7th graders of an Elementary School located at south of Rio Grande do Sul State, Brazil. Based on theoretical areas of Anthropology, Psychology and Art History, the study underscores the importance of masks in cultural and artistic manifestations and their ancestral and contemporary character, which favor its use as propulsion forms of artistic learning. Through teaching practice including research, the study analyzed the elements of student identification with its artistic production, and what these elements revealed and concealed based on the creation of masks and texts produced. The study results indicate that, transcending boundaries of space/time and entering into meaningful processes of subjectivities, the educational use of masks made it possible for learners to emerge from spaces for production and artistic experiences that by enhancing their means of expression, they could produce knowledge about themselves and their classmates. <![CDATA[Formação de professores e consumo: um debate necessário]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-62102010000300007&lng=en&nrm=iso&tlng=en O artigo tem por objetivo discutir a produção de identidades sociais das crianças e jovens contemporâneos em conexão com os processos de formação de professores atuais, sobremaneira os atuantes na educação fundamental. Tomando como base teórica analistas da cultura contemporânea, sobretudo Zygmunt Bauman, o texto parte de uma discussão mais genérica sobre a cultura contemporânea marcada pela redefinição de nossos modos de vida, por conta da centralidade que diferentes artefatos tecnológicos de base microeletrônica têm ocupado em nosso cotidiano, localiza a questão do consumo nesse contexto e segue com uma brevíssima descrição etnográfica, orientada pela máxima antropológica de fazer exótico o familiar e familiar o exótico. Tal descrição etnográfica funciona como mote para levar adiante a discussão que argumenta a favor de uma revisão urgente nos currículos dos nossos cursos de formação de professores para a educação fundamental e o exercício analítico demonstra a operação de um currículo sem fronteiras, do currículo da publicidade empenhado em produzir crianças e jovens atuais, independentemente dos marcadores de classe, etnia, gênero e nacionalidade.<hr/>The paper aims to discuss the production of social identities of contemporary children and young people in connection with the processes of teacher education nowadays, mainly those working in elementary education. Based on theoretical analysts of contemporary culture, especially Zygmunt Bauman, the text begins with a more general discussion about contemporary culture which is marked by redefining our lifestyles, due to the centrality that the different technological artifacts with microelectronics basis have in our daily life, it treats about the issue of consumption in this context and follows with a very brief ethnographic description, guided by the anthropological maxim of doing exotic the familiar and familiar the exotic. Such an ethnographic description works as a theme to carry forward the discussion that argues for an urgent review in the curricula of our teacher education courses for elementary education. The analytical exercise demonstrates the operation of a borderless curriculum, the publicity curriculum, committed to produce contemporary children and young people, regardless of the markers of class, ethnicity, gender and nationality. <![CDATA[A produção acadêmica sobre práticas pedagógicas em espaços hospitalares: análise de teses e dissertações]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-62102010000300008&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este artigo tem como objetivo apresentar refl exões sobre teses e dissertações defendidas entre os anos de 2000 a 2008 no Brasil a respeito de práticas pedagógicas desenvolvidas em contextos hospitalares. O trabalho está fundamentado principalmente em autores que discutem sobre a Pedagogia Hospitalar, tais como: Fontes (2003), Matos e Mugiatti (2008), Paula (2005, 2006). Os procedimentos metodológicos utilizados foram: levantamento de teses e dissertações, categorização e análise crítica dos trabalhos. A sistematização das teses e dissertações resultou num total de 38 trabalhos. Optou-se pelo recorte e discussão da categoria “práticas pedagógicas em contexto hospitalar” em função de haver um maior número de produções sobre esta categoria e a necessidade de conhecimento mais aprofundado das ações pedagógicas desenvolvidas em ambientes hospitalares. A análise dos trabalhos apontou que há necessidade da construção de estratégias diferenciadas para se trabalhar com o aluno hospitalizado, que não se configurem somente como modelos escolarizantes de educação, tampouco atendam apenas aos objetivos lúdicos das crianças. Assim, o grande desafio descrito na maioria dos trabalhos é o de construir práticas pedagógicas diferenciadas das práticas das escolas regulares, mas que garantam a continuidade do processo educativo.<hr/>This article aims to present an analysis of the main theses and dissertations defended from 2000 to 2008 in Brazil regarding pedagogical practices in hospital settings. The study is based primarily on authors who discuss pedagogical practices in hospitals, such as Fontes (2003), Matos and Mugiatti (2008) and Paula (2005, 2006). The methodological procedures used were theses and dissertations, categorization and critical analysis of the work. The systematization of theses and dissertations resulted in a total of 38 works. In this research, we opted for separation and discussion of the category “pedagogical practices in hospitals” due to the higher number of productions and the need for a deeper knowledge of pedagogical actions developed in hospital environments. Contributions of studies indicated that there is a need to develop different strategies for working with the hospitalized student, that are not only configured as schooling models of education neither to meet recreational goals for children. Thus, the challenge described in most studies is to develop pedagogical practices differentiated from the practices of mainstream schools, while still ensuring the continuity of the educational process. <![CDATA[Uma análise da pesquisa escolar subsidiada na Pedagogia Histórico-Crítica]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-62102010000300009&lng=en&nrm=iso&tlng=en O artigo analisa uma das atividades de aprendizagem mais presentes na instituição escolar e mais solicitadas pelos professores, sobretudo nos anos iniciais do Ensino Fundamental: a nominada pesquisa escolar. O estudo está fundamentado nos postulados da Pedagogia Progressista, em especial na Pedagogia Histórico-Crítica. Tem como objetivo explorar o sentido tácito de pesquisa escolar para discutir as possibilidades de seu sentido escolar histórico-crítico, explicitando conteúdo e forma. Articulado a esse referencial, inicialmente são levantados os diferentes significados de pesquisa disseminados na prática social para, em seguida, apresentar-se uma proposta escolar de pesquisa subsidiada em tal pedagogia. Conclui-se sobre a necessidade de entendimento de que a pesquisa é uma atividade humana e por isso requer trabalho e esforço intelectual para que possa contribuir para o real processo de aprendizagem e desenvolvimento do aluno.<hr/>This article aims to analyze learning activities that are highly present in the school institution and greatly asked for by teachers, especially within the fi rst years of fundamental teaching. Based on the premises of Progressive Pedagogy, particularly Historical and Critical Pedagogy, it aims to explorer the tacit meaning of school research in order to discuss the possibilities of its school historical and critical meaning through contents and form. The different meanings of research within social practice are investigated, and a school research proposal foregrounded on this pedagogy is given. Current investigation concludes that research is a human activity and, consequently, requires intellectual work and effort so that it may contribute towards the real process of the students’ learning and development <![CDATA[A Escola Superior de Educação Física de Florianópolis e a ditadura militar de 1964: memórias e representações de uma história]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-62102010000300010&lng=en&nrm=iso&tlng=en As representações acerca da política educacional militar que invadiu o Brasil, no ano de 1964, são, em sua maioria, embaladas por um ideário que pretende trazer à tona os mais variados excessos cometidos por aqueles comprometidos em gestá-la e aplicá-la no país. Assim, acerca da influência das imposições do período e da construção de um saber particular, encapsulado na disciplina de Educação Física e, sobretudo, na formação de seus professores, um conhecimento tão necessário quanto imobilizador atravessou, por aproximadamente duas décadas, a vasta bibliografia do campo educacional e aquela produzida dentro do campo da Educação Física, em particular. Partindo dos lugares-comuns dessas posições presentes na História da Educação, o estudo propôs ressignificá-las, com base na perspectiva metodológica da História Oral. Procurou-se identificar o entendimento dos professores de Educação Física, formados pela Escola Superior de Educação Física de Florianópolis (ESEF), no ano de 1973, em relação à Ditadura Militar brasileira instaurada em 1964, tecendo, por meio da interpretação de sua memória e representações, uma possibilidade de ver emergir um novo entendimento da relação que se estabeleceu entre a Ditadura Militar e os referidos jovens professores de Educação Física daquela escola.<hr/>The representations of educational military policy that invaded Brazil, in 1964, are mostly conducted by an ideology that aims to bring out a wide variety of excesses committed by those responsible for managing and applying it in the country. Thus, concerning the influence of the necessity of the period and the construction of a specific knowledge, focused in Physical Education and especially the training of its teachers, a necessary and immobilized knowledge has crossed by nearly two decades, the vast bibliography of educational field and the bibliography produced within the field of Physical Education in particular. Starting from the commonplaces of these positions present in the History of Education, the study proposed resignify them, based on the methodological perspective of Oral History. We tried to identify the understanding of Physical Education teachers (graduated at the School of Physical Education in Florianópolis (ESEF) in 1973) in relation to the Brazilian military dictatorship, established in 1964. By analyzing the teachers’ memories and representations, we try to show a new understanding in relation to what has happened between the Military Dictatorship and the young teachers of Physical Education graduated at that school. <![CDATA[De libros elegantes a folletos rústicos: lecturas y conocimientos de higiene y enseñanzas domésticas para las mujeres rurales mexicanas]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-62102010000300011&lng=en&nrm=iso&tlng=en En este ensayo son abordados diferentes discursos sobre la lectura para las mujeres mexicanas, enfatizando aquéllas con contenidos de prescripciones de higiene doméstica. La selección de las publicaciones analizadas corresponde al tardío siglo XIX y las primeras décadas del siglo XX, época en que se difunden con mayor extensión las modernas ideas higienistas a través de la prensa periódica, textos escolares y libros para mujeres. La segunda parte del ensayo discute el impulso de la enseñanza e higiene domésticas en el medio rural durante los años posteriores a la Revolución Mexicana a través de diversas publicaciones oficiales.<hr/>The article deals with various discourses on reading for Mexican women, focusing on those that contain prescriptions on domestic hygiene. The selected publications are from the late 19th and early 20th century, when modern hygienistic ideas were disseminated through periodicals, textbooks and books for women. The second part of the article discusses the promotion of domestic hygiene and education in rural households in the years following the Mexican Revolution through various official publications. <![CDATA[Resumos de dissertações e teses - PPGEDU/UNISINOS]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-62102010000300012&lng=en&nrm=iso&tlng=en En este ensayo son abordados diferentes discursos sobre la lectura para las mujeres mexicanas, enfatizando aquéllas con contenidos de prescripciones de higiene doméstica. La selección de las publicaciones analizadas corresponde al tardío siglo XIX y las primeras décadas del siglo XX, época en que se difunden con mayor extensión las modernas ideas higienistas a través de la prensa periódica, textos escolares y libros para mujeres. La segunda parte del ensayo discute el impulso de la enseñanza e higiene domésticas en el medio rural durante los años posteriores a la Revolución Mexicana a través de diversas publicaciones oficiales.<hr/>The article deals with various discourses on reading for Mexican women, focusing on those that contain prescriptions on domestic hygiene. The selected publications are from the late 19th and early 20th century, when modern hygienistic ideas were disseminated through periodicals, textbooks and books for women. The second part of the article discusses the promotion of domestic hygiene and education in rural households in the years following the Mexican Revolution through various official publications.