Scielo RSS <![CDATA[Educação UNISINOS]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=2177-621020110001&lang=en vol. 15 num. 01 lang. en <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <link>http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-62102011000100001&lng=en&nrm=iso&tlng=en</link> <description/> </item> <item> <title><![CDATA[A noção de infância na Didática Magna de Comenius]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-62102011000100002&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este artigo discute as implicações do conceito de infância contido na Didática de Comenius. Ele não partilha de uma perspectiva histórica, mas de uma inspiração genealógica fundamentada na filosofia de Friedrich Nietzsche. Dessa forma, acompanha os princípios didáticos do pastor Morávio, com o intuito de analisar o peso valorativo que tal proposta exerceu sobre os infantis. Verifica, assim, o caráter místico-teológico desse conceito, bem como sua universalização a partir da padronização dos métodos de ensino. Procura enfatizar, ainda, o uso de imagens no processo de interiorização de uma consciência eternamente dependente e inacabada, como a do sujeito na modernidade. Por fim, constitui-se em uma tentativa de desvelar o caráter simbólico dos princípios educativos de uma obra ímpar no cenário da História da Educação e, sobretudo, da infância.<hr/>This article discusses the implications of the concept of childhood inside the Great Didactic. It doesn’t share an historical perspective, but a genealogic inspiration motivated in Friedrich Nietzsche’s philosophy. In this way, it accompanies the didactic principles of the Moravy clergyman with the intention of analyze the evaluative weight that such proposal exercised on the childish. It checks the mystical-theological character of that concept, as well as its worldwide through the standardization of the teaching methods. It also tries to emphasize the use of images in the internalization process of a conscience, eternal dependent and unfinished, such as of the subject in modernity. Finally, it is constituted in the tentative of unveiling the symbolic character of the education principles of an odd work in the scenery of Education History and, above all, of the childhood. <![CDATA[Escola unitária e hegemonia: a indissociabilidade entre educação e política no pensamento de Antonio Gramsci]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-62102011000100003&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este artigo tem o objetivo de analisar as dimensões político-educacionais da proposta de escola unitária de Antonio Gramsci, ou seja, compreendê-la a partir da totalidade política na qual se insere: a luta de classes e a construção da hegemonia do proletariado. Polemizando com as análises que, de algum modo, despolitizam a proposta educacional de Gramsci, desvinculando-a do propósito revolucionário a que responde, acreditamos que Gramsci observa na edificação de uma escola única, de cultural geral e organicamente vinculada ao trabalho, importante instrumento para a tarefa de romper com a divisão do conhecimento imposta pela sociedade de classes. Com isso, a partir de revisão bibliográfica e análise do caderno 12, denominado “Apontamentos e notas dispersas para um grupo de ensaios sobre a história dos intelectuais”, o presente artigo identifica na escola de Gramsci elementos que indicam que a adoção do princípio unitário liga-se necessariamente à supressão da dicotomia entre trabalho manual e trabalho intelectual e da cisão entre dirigidos e dirigentes.<hr/>This article analyzes the political and educational dimensions of Antonio Gramsci’s proposal of a unitary school, understanding it from the totality in which it occurs: the class struggle and the construction of the hegemony of the proletariat. It challenges the analyses that somehow depoliticize Gramsci’s educational proposal by divesting it of its revolutionary purpose. The author believes that Gramsci saw in the construction of a unitary school linked to work an important tool for the task of breaking with the division of knowledge imposed by class society. Thus, based on a review and analysis of notebook # 12, “Notes and Loose Jottings for a Group of Essays on the History of Intellectuals”, this article identifies in the unitary school evidence that the adoption of the unitary principle is necessarily connected to the abolition of the dichotomy between manual and intellectual work and the division between leaders and led. <![CDATA[O processo de reestruturação produtiva e a reforma do ensino médio: implicações para os trabalhadores]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-62102011000100004&lng=en&nrm=iso&tlng=en No presente artigo, apresentamos resultados de um projeto de pesquisa realizado a partir de análise bibliográfica e documental que teve como um dos seus objetivos a discussão acerca das implicações do processo de reestruturação produtiva para a formação dos trabalhadores no âmbito da reforma do Ensino Médio. A análise aqui realizada considera a articulação entre o denominado processo de reestruturação produtiva ocorrido em âmbito mundial e nacional e a reforma do Estado e da educação realizada de modo mais efetivo a partir da década de 1990 no Brasil. Para tanto, apresentamos considerações a respeito das mudanças que ocorreram no paradigma de produção implementado a partir das peculiaridades que caracterizam o país e tratamos das novas funções requeridas da Educação Básica, de modo particular, a adequação do Ensino Médio às mudanças do paradigma de produção. Com base na análise bibliográfica e documental realizada, pudemos apreender a ênfase atribuída a partir da década de 1990 à reforma do Ensino Médio e da educação profissional, que, embora estejam pautadas no pilar da associação entre educação geral e profissional, ainda reproduzem uma histórica dualidade.<hr/>In this article we present the results of a research project conducted on the basis of a bibliographic and documental analysis aiming at discussing the implications of the process of production restructuring for the education of workers in the context of the high school reform. The analysis considers the connection between the so-called process of production restructuring occurred in the global and national contexts and the reforms of the State and education, carried out in a more effective way from the decade of 1990 onwards in Brazil. For this purpose, we present some considerations concerning the changes in the production paradigm implemented in accordance with the peculiarities that characterize the country. We also discuss the new functions required from Basic Education, particularly the adaptation of high school to the changes of the production paradigm. Based on the bibliographic and documental analysis, we identify the emphasis put since the ’1990s on the reform of high school and professional education, which, although guided by the association between general and professional education, still reproduce a historical duality. <![CDATA[In/exclusão no currículo escolar: o que fazemos com os “incluídos”?]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-62102011000100005&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este artigo tem como foco analítico narrativas de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental de uma escola do município de São Leopoldo (RS), mostrando como o grupo de docentes se posicionava frente às experiências de in/exclusão escolar. Para esse exercício usaram-se como ferramentas analíticas os conceitos de inclusão e diferença a partir de autores da perspectiva pós-estruturalista. Na análise do material selecionado - questionários respondidos pelos professores - foi possível a leitura de alguns significados atribuídos às experiências de in/exclusão vividas pela escola, como: a queixa recorrente da falta de preparação dos professores para atuar com práticas consideradas de inclusão, o deslocamento das funções dos especialistas, a dificuldade de identificar as situações de inclusão. Foi possível mostrar como os conceitos de inclusão e de diferença que circulam na escola tomam diferentes e complexos contornos, produzindo tanto a inclusão quanto a exclusão e o apagamento das diferenças. Na parte final do texto foi possível explicitar diferentes situações consideradas de inclusão por essa escola, analisando a pergunta que sempre nos têm assombrado frente aos considerados indesejados (os “incluídos”): que fazemos com eles?<hr/>The article analyzes narratives of teachers of the initial classes of elementary education, showing how this group sees experiences of in-/exclusion in school. For this purpose I use concepts of inclusion and difference in tune with post-structuralist authors. When analyzing the selected material - questionnaires answered by teachers -, I identify some meanings ascribed to experiences of in-/exclusion in this school, such as the recurrent complaint that teachers had not been properly prepared for inclusion, that experts were displaced from their roles and that it was difficult to identify situations of inclusion. I show how the concepts of inclusion and difference in the school take on different and complex contours, producing both inclusion and exclusion and the obliteration of differences. In the final part I discuss different situations considered as situations of inclusion in this school, analyzing the answer that keeps astonishing us when we speak of those we regard as undesirable: What will we do with them? <![CDATA[O “bom aluno”: conteúdo e estrutura das representações sociais de professoras]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-62102011000100006&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este artigo tem como objetivo analisar e comparar o conteúdo geral e a estrutura interna das representações sociais do “bom aluno” entre professoras da rede municipal de ensino do Recife-PE. Partimos do pressuposto de que novas práticas educacionais estariam interferindo nessas representações. Participaram duzentas (200) docentes que lecionavam nos anos iniciais do Ensino Fundamental. A amostra foi dividida em dois subgrupos, observando a variável faixa etária. A Teoria do Núcleo Central constituiu-se como o referencial de base para o estudo. Aplicamos a Técnica de Associação Livre de Palavras. Realizamos a análise através do quadro de quatro casas com apoio do software EVOC. Os resultados apontaram como hipóteses do sistema central de ambos os subgrupos os termos “curioso”, “questionador” e “participativo”. Tal dado reforçou nosso pressuposto inicial, já que tais elementos estão estreitamente relacionados com os discursos da literatura pedagógica e das políticas educacionais atuais. Não constatamos diferenças nas representações dos dois subgrupos.<hr/>This article analyzes and compares the overall content and internal structure of the social representations of a “good student” among teachers of municipal schools in Recife (PE). The authors assumed that new educational practices ere influencing these representations. The survey had the participation of 200 teachers who taught in the initial years of elementary education. The sample was divided into two subgroups on the basis of the age variable. The Theory of the Central Nucleus was the main reference for the study. We applied the technique of free association of words. We performed the analysis through the framework of four houses with the support of the EVOC software. The results showed as hypotheses of the central system of both subgroups the words “curious”, “questioning” and “participatory”. This finding reinforced our initial assumption, since such elements are closely related to the discourses present in the pedagogical literature and current educational policies. We did not find differences in representations of the two subgroups. <![CDATA[Professores orientadores de Estágio Curricular: aspectos relativos à aprendizagem e à identificação com a atividade de orientação]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-62102011000100007&lng=en&nrm=iso&tlng=en O presente estudo visou compreender aspectos auxiliares na aprendizagem da atividade de orientação de Estágio Curricular (EC) em Cursos de Licenciatura (CL) bem como na identificação dos professores orientadores de EC com essa atividade. Para isso, foram realizadas entrevistas estruturadas individuais com 25 professores orientadores atuantes em CL da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM/RS), as quais foram analisadas mediante procedimentos apresentados na Análise de Conteúdo (Bardin, 1977). A partir desses procedimentos, percebeu-se que os professores orientadores apresentam trajetórias formativas e atuações profissionais bem distintas, podendo isso enriquecer a interação entre eles, desde que respeitadas e negociadas as diferenças. Em geral, a identificação com a atividade de orientação depende de uma intenção prévia de realizá-la ou da vivência de experiências tidas como preparatórias para orientar EC. Tanto a aprendizagem quanto a identificação do orientador com essa atividade são processos autônomos para o orientador, sem participação institucional. Assim, a formação identitária desses professores orientadores está condicionada à vivência de experiências prévias relacionadas com orientação de EC; à recepção por um colega orientador mais experiente; e, em outros casos, à motivação própria para buscar leituras e/ou dialogar com outros profissionais.<hr/>The article aims to understand auxiliary aspects in the learning of supervision of Curricular Training (CT) in Teacher Education Courses (TEC), as well in the supervising professors’ identification with the activity of supervision. For this purpose, individual structured interviews were made with 25 supervising professors of TEC of the Federal University of Santa Maria, Brazil. The interviews were then analyzed using procedures of Content Analysis (Bardin, 1977). On the basis of these procedures, it was perceived that the supervising professors had very different educational and professional careers, which can enrich the interaction among them if their differences are respected and negotiated. In general, the supervisors’ identification with their activity depends on a previous interest of working in it or on experiences considered as preparatory to supervise CT. Both the learning and the identification with the activity of supervision are autonomous processes for the supervisor, with no institutional participation. Thus, the identity formation of these supervising professors depends on having previous experiences related to CT supervision, on being welcomed by a more experienced supervisor colleague and, in other cases, by having motivation to look for literature and/or to dialogue with other professionals. <![CDATA[As trilhas da escrita mediando aprendizagens na formação continuada de alfabetizadoras de escola do campo]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-62102011000100008&lng=en&nrm=iso&tlng=en No Brasil, a universidade exerce importante papel na formação continuada de professores, em vista dos baixos desempenhos de estudantes, principalmente nas áreas rurais e periferias das cidades. Neste texto, discute-se o papel da escrita na formação continuada de professoras alfabetizadoras, apresentando experiência desenvolvida por pesquisa universitária com uma escola do campo do sudoeste do Paraná, Brasil. A formação foi conduzida mediante a realização de registros escritos pelas professoras e articulada à cultura dos sujeitos. Fundamentaram a experiência e sua análise a teoria enunciativa e histórico-cultural da linguagem e a concepção de escrita como atividade produtora. Tomada como instrumento e objeto de pesquisa, a escrita das professoras revelou-se mobilizadora da transformação de concepções e práticas de alfabetização, destacando-se como potencial para produzir autonomia e implicá-las na constituição de conhecimentos sobre a prática pedagógica. O estudo evidenciou a importância da escrita para a melhoria das práticas das professoras, o desenvolvimento de estratégias para superar as dificuldades do processo de ensino e para a compreensão dos aspectos sociais e políticos que enleiam as práticas escolares.<hr/>In Brazil, universities have an important role in developing In Service Teacher Education Programs, due to the very low rates of achievement in the school system, particularly in the countryside and in poor districts of urban areas. This text shows part of an empirical research project on continued education developed by university researchers with literacy teachers of a countryside school located in the southwest of the State of Paraná, Brazil. The training was held through written records by the teachers and it was connected to their culture. The experience and its analysis were based on the enunciative and social-historical theory of language and on the view of writing as a production activity. Taken as an instrument and object of research, the literacy teachers’ writing encouraged the transformation of conceptions and practices of literacy, showing a potential to produce autonomy and to involve them in the constitution of knowledge on pedagogical practice. The study revealed he importance of writing for the improvement of their teaching practices, the development of strategies to overcome learning difficulties in literacy education and the understanding of the social and political aspects of pedagogical practice. <![CDATA[A imprensa e Carlos Dias Fernandes: o processo de legitimação como autor de livro didático]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-62102011000100009&lng=en&nrm=iso&tlng=en O periódico paraibano A União, matutino, órgão oficial do estado da Paraíba, do ano de 1918, foi utilizado para a circulação de Escola Pitoresca, tornando este livro conhecido aos leitores do jornal, antes de sua publicação. Este estudo, de caráter histórico, tem como objetivo analisar a circulação do livro didático Escola Pitoresca, publicado em 1918, de autoria do escritor e jornalista paraibano Carlos Dias Fernandes, inserindo tal estudo na história do livro didático no Brasil. A obra foi publicada em 1918, no periódico matutino paraibano A União, órgão oficial do estado da Paraíba. Este trabalho utilizou como objeto e fonte o próprio livro - textos, prefácio e decreto - e o jornal paraibano A União, que testemunhou o processo de produção e de sua suposta circulação pelo Brasil. Para atingir o objetivo traçado, buscou-se na Nova História Cultural apoio para entender o processo de circulação de um objeto cultural na imprensa, possibilitando compreendê-lo em sua especificidade discursiva, além de situá-lo em seu contexto histórico. O artigo revela, também, a estratégia do autor para divulgar o seu livro e a si mesmo entre os leitores no estado da Paraíba.<hr/>The periodical, A União, the official organ of the state of Paraíba, of the year of 1918 was used for the dissemination of the book, Escola Pitoresca, thus making it known to the readers of A União before it was turned into an object. This historical study analyzes the dissemination of the textbook, Escola Pitoresca, by the writer and journalist Carlos Dias Fernandes, through the newspaper A União and inserts it in the history of textbooks in Brazil. It used the book itself - texts, foreword and decree - as its object and source and the periodical, A União of the year of 1918, which witnessed the book’s production process and its supposed dissemination in Brazil. For that purpose, it makes use of the New Cultural History to understand the process of circulation of a cultural object in the press, which makes it possible to understand the book in its discursive specificity and to situate it in its historical context. Thus, the article shows the author’s strategy to make his book and himself known among the readers in the state of Paraíba. <![CDATA[En la línea del cine y la educación. Una propuesta de análisis sobre el film “Un chien andalus” de Luis Buñuel]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-62102011000100010&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este artículo tiene dos ejes estructuradores. Uno teórico, que centra el análisis en las relaciones entre cine y educación. En ese sentido, lejos de establecer una dualidad entre el cine que educa y aquel que no educa, argumentase que cualquier película, para que adquiera la calidad educativa, debe contar con una mirada educada. Igualmente, se trata de una disposición del espectador, de aquel que mira y no sólo ve, y además que ha de contar con la voluntad y con el conocimiento para su disfrute y aprendizaje. La segunda parte del artículo se centra en la presentación de una propuesta de análisis de la película “Un chien andalus” (1929) de Luis Buñuel. Aquí se establece una serie de reflexiones en torno a las enseñanzas y propuestas de aprendizaje que se utilizan en este cortometraje. A través de eses dos ejes se construye un diálogo de relaciones, donde el cine es presentado no exactamente como una sucesión y sujeción de datos sino, a toda instancia, como una propuesta para la interpretación donde la búsqueda y el conocimiento van de la mano. O sea, un disfrute y un pretexto para aprender. Se quiere mostrar como esa lección magistral, con la cual el espectador ha de saber comprenderla y superar la mirada irresponsable que rechaza los apriorismos.<hr/>This article has two major axes. One is theoretical and focuses on the relationship between cinema and education. In this sense, it is far from establishing a duality between movies that educate and do not educate. Any movie, in order to get an educational quality, must have an educated eye. Likewise, its educational quality has to do with the mindset of the viewer, who looks and not just sees. Is has to do with their will and knowledge in order to be enjoyed and provide a learning opportunity. In addition, there is an invitation to consider the differences between public and audience. The second axis of the article focuses on the presentation of an analysis of the fi lm “Un chien Andalus” (1929) by Luis Buñuel. It represents a lesson that the viewer has to understand and overcome the irresponsible view that rejects a prioris. <![CDATA[Educação e cidadania: questões contemporâneas]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-62102011000100011&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este artículo tiene dos ejes estructuradores. Uno teórico, que centra el análisis en las relaciones entre cine y educación. En ese sentido, lejos de establecer una dualidad entre el cine que educa y aquel que no educa, argumentase que cualquier película, para que adquiera la calidad educativa, debe contar con una mirada educada. Igualmente, se trata de una disposición del espectador, de aquel que mira y no sólo ve, y además que ha de contar con la voluntad y con el conocimiento para su disfrute y aprendizaje. La segunda parte del artículo se centra en la presentación de una propuesta de análisis de la película “Un chien andalus” (1929) de Luis Buñuel. Aquí se establece una serie de reflexiones en torno a las enseñanzas y propuestas de aprendizaje que se utilizan en este cortometraje. A través de eses dos ejes se construye un diálogo de relaciones, donde el cine es presentado no exactamente como una sucesión y sujeción de datos sino, a toda instancia, como una propuesta para la interpretación donde la búsqueda y el conocimiento van de la mano. O sea, un disfrute y un pretexto para aprender. Se quiere mostrar como esa lección magistral, con la cual el espectador ha de saber comprenderla y superar la mirada irresponsable que rechaza los apriorismos.<hr/>This article has two major axes. One is theoretical and focuses on the relationship between cinema and education. In this sense, it is far from establishing a duality between movies that educate and do not educate. Any movie, in order to get an educational quality, must have an educated eye. Likewise, its educational quality has to do with the mindset of the viewer, who looks and not just sees. Is has to do with their will and knowledge in order to be enjoyed and provide a learning opportunity. In addition, there is an invitation to consider the differences between public and audience. The second axis of the article focuses on the presentation of an analysis of the fi lm “Un chien Andalus” (1929) by Luis Buñuel. It represents a lesson that the viewer has to understand and overcome the irresponsible view that rejects a prioris. <![CDATA[Resumos de dissertações e teses: PPGEDU/UNISINOS]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-62102011000100012&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este artículo tiene dos ejes estructuradores. Uno teórico, que centra el análisis en las relaciones entre cine y educación. En ese sentido, lejos de establecer una dualidad entre el cine que educa y aquel que no educa, argumentase que cualquier película, para que adquiera la calidad educativa, debe contar con una mirada educada. Igualmente, se trata de una disposición del espectador, de aquel que mira y no sólo ve, y además que ha de contar con la voluntad y con el conocimiento para su disfrute y aprendizaje. La segunda parte del artículo se centra en la presentación de una propuesta de análisis de la película “Un chien andalus” (1929) de Luis Buñuel. Aquí se establece una serie de reflexiones en torno a las enseñanzas y propuestas de aprendizaje que se utilizan en este cortometraje. A través de eses dos ejes se construye un diálogo de relaciones, donde el cine es presentado no exactamente como una sucesión y sujeción de datos sino, a toda instancia, como una propuesta para la interpretación donde la búsqueda y el conocimiento van de la mano. O sea, un disfrute y un pretexto para aprender. Se quiere mostrar como esa lección magistral, con la cual el espectador ha de saber comprenderla y superar la mirada irresponsable que rechaza los apriorismos.<hr/>This article has two major axes. One is theoretical and focuses on the relationship between cinema and education. In this sense, it is far from establishing a duality between movies that educate and do not educate. Any movie, in order to get an educational quality, must have an educated eye. Likewise, its educational quality has to do with the mindset of the viewer, who looks and not just sees. Is has to do with their will and knowledge in order to be enjoyed and provide a learning opportunity. In addition, there is an invitation to consider the differences between public and audience. The second axis of the article focuses on the presentation of an analysis of the fi lm “Un chien Andalus” (1929) by Luis Buñuel. It represents a lesson that the viewer has to understand and overcome the irresponsible view that rejects a prioris.