Scielo RSS <![CDATA[Educação UNISINOS]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=2177-621020110002&lang=es vol. 15 num. 02 lang. es <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <link>http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-62102011000200001&lng=es&nrm=iso&tlng=es</link> <description/> </item> <item> <title><![CDATA[Lugar da história da educação na formação do professor/pedagogo]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-62102011000200002&lng=es&nrm=iso&tlng=es O presente artigo objetiva discutir o papel da História da Educação na formação do professor/pedagogo, enfatizando o lugar dessa área no campo de pesquisa da Educação, a sua identidade no corpo disciplinar do curso de Pedagogia e delineamentos de alguns elementos para o seu ensino nessa graduação. No plano metodológico, apoia-se na Historiografia e Historiografia da Educação, bem como no Projeto Pedagógico do curso de Pedagogia (PPCP) e nos Planos de Ensino (PE) das disciplinas de História da Educação e História da Educação Brasileira da Universidade Estadual de Ponta Grossa, Paraná (UEPG). No plano teórico, dialoga com o conceito de campo de Bourdieu, o que permite indicar algumas características gerais do campo de pesquisa da História da Educação e do seu escopo disciplinar nos cursos de formação do professor/pedagogo no Brasil, bem como algumas tendências do ensino de História da Educação no curso de Pedagogia da UEPG, sem esquecer o processo de constituição dessa área disciplinar e desse campo de pesquisa nos espaços acadêmicos da sociedade brasileira.<hr/>This article discusses the role of Education History in teacher education, stressing the importance of this fi eld in the research on education, highlighting its identity among the disciplines of the School of Pedagogy and outlining some elements of its teaching at the undergraduate level. At the methodological level, it is based on Historiography and Education Historiography as well as the pedagogical project of the Teacher Training Program and the teaching plans of the courses on Education History and History of Brazilian Education at the State University of Ponta Grossa (UEPG). At the theoretical level, it establishes a dialogue with Bourdieu’s concept of fi eld, which makes it possible to point out some general characteristics of the research on Education History and the scope of this discipline in teacher training courses in Brazil. It also makes it possible to point out some trends in the teaching of Education History at the School of Pedagogy of the UEPG as well as the process of constitution of this subject and fi eld of research in Brazilian higher education institutions. <![CDATA[Prometeu acorrentado: uma proposta esquiliana de formação para o homem clássico]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-62102011000200003&lng=es&nrm=iso&tlng=es O artigo tem por objetivo propor uma reflexão sobre como se deu o processo educativo do cidadão grego no período clássico, ampliando o conhecimento histórico-educativo e, a partir disso, promovendo uma análise, para a Educação, na contemporaneidade. A reflexão está orientada, inicialmente, pela discussão da tragédia grega, entendida como uma arte da cidade, utilizada pelos setores dominantes da cidade- Estado como um instrumento de grande força didática para formar e educar o homem-cidadão. Evidencia-se o papel fundamental do poeta trágico nesse processo educativo, pela habilidade técnica em desenvolver sua arte, utilizando-se do seu caráter didático e se analisa a força educativa da obra de Ésquilo, um dos poetas trágicos do período Clássico, cuja obra serviu como instrumento formativo. Em especial, mostra-se como o conflito social daquele contexto foi ilustrado na peça Prometeu acorrentado, e o modo com que o poeta representou suas personagens de maneira a tornar o mito de Prometeu pano de fundo para dar visibilidade ao processo de formação de um novo homem, que exigia uma sociedade democrática.<hr/>The aim of this work is to present a discussion on how the educational process evolved in the Classic context, broadening historical-educational knowledge. Based on that, we also aim to promote an analysis on Education in contemporaneity. Initially, there is a discussion on Greek tragedy (conceived as a city art) which was used by City-state dominant sectors as a way to form and educate the Citizen-Man. Thus the role of the poet arises within this educational process, given his technical ability to create his art as well as the use he makes of art’s didactic aspect. Furthermore, we analyze the educational strength of Aeschylus, one of the poets of the Classic era, whose works served as a formative instrument. In this sense, special attention is given to the social conflict depicted in Prometheus Bound and the way the poet represented his characters to make Prometheus’ myth the background to highlight a new Man formation requiring a democratic society. <![CDATA[Um pensador do Brasil na primeira república: uma análise das interfaces entre Estado, raça e educação em Oliveira Vianna]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-62102011000200004&lng=es&nrm=iso&tlng=es O objetivo deste ensaio é argumentar em torno da importância que, nos dias de hoje, é atribuída à “redescoberta” do nacional no pensamento social contemporâneo. Esse processo de atribuição de importância ao nacional tem ocorrido em esfera mundial e tem afetado a produção local. Na esteira desse processo de busca de “auto entendimento” é possível identificar como “alvo” autores relevantes em sua época, marginalizados a posteriori e hoje centrais para entender o processo de construção do nacional e do papel da educação nessa configuração. Na esfera local, um dos principais intelectuais é Oliveira Vianna. A orientação central do artigo é compreender a natureza de alguns dos elementos constituintes da compreensão do nacional e da educação nesse autor, que, por vezes, é associado ao pensamento autoritário brasileiro. A partir de categorias analíticas por ele introduzidas, “cl㔠e “insolidarismo”, argumenta-se em torno da contemporaneidade de sua crítica ao Estado e o papel derivado daí relativo à educação.<hr/>The article discusses the importance that is currently ascribed to the “rediscovery” of national identity in contemporary social thought. This process of attributing importance to the national identity has taken place throughout the world and has affected the local production. In the wake of its search for “self-understanding”, this process focuses on authors who were central in their time and were later marginalized, but today are key to understanding the process of construction of the national identity and the role played by education in it. At the local level, one of such leading intellectuals is Oliveira Vianna. This paper tries to understand the nature of some of the elements of the understanding of the national identity and education by this author, who is sometimes associated with Brazilian authoritarian thought, due to analytical categories introduced by him, such as “clan” and “lack of solidarity”. It deals with the contemporariness of his critique of the state and the role of education derived from it. <![CDATA[Um “novo humanismo” na educação: significados e implicações]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-62102011000200005&lng=es&nrm=iso&tlng=es O artigo desenvolve uma reflexão sobre as características e referenciais do “novo humanismo” anunciado como imperativo para o modelo de educação a desenvolver-se no século XXI. Discute o sentido, as apropriações e ressignificações do humanismo no bojo de influentes publicações internacionais na área da Educação, vinculadas especialmente à Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura. Conclui que o apelo ao “novo humanismo” vincula-se a dois elementos convergentes, à necessidade de reelaboração dos sistemas educativos e à construção de um “novo homem”, tomados como estratégias de enfrentamento às ameaças de “desequilíbrio do corpo social” e adaptação a um destino histórico decretado como inexorável.<hr/>This article reflects on the characteristics and references of the “new humanism” announced as imperative for the model of education to be developed in the 21st century. It discusses the meaning, appropriation and resignifying of humanism in the light of influential international publications in the area of Education, especially those related to the United Nations’ Educational, Scientific and Cultural Organization. It concludes that the appeal to a “new humanism” is connected to two converging factors, viz. the need to redevelop educational systems and the construction of a “new man”, taken as strategies to cope with the threats of “imbalance of the social body” and adaptation to a historical destiny declared as inexorable. <![CDATA[Reprodução social e resistência política na escola capitalista: um retorno às teorias reprodutivistas]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-62102011000200006&lng=es&nrm=iso&tlng=es O presente artigo tem por escopo discutir o conceito de reprodução social e cultural via escolarização, analisando suas reais potencialidades e contribuições para a construção de um discurso de resistência em educação. Almeja-se, a partir de um método comparativo, verificar a existência de conexões entre os paradigmas da reprodução e da resistência. Para isso, são apresentadas as principais características de ambos os conjuntos teóricos, algumas vezes confrontando-os, com o intuito de encontrar elementos teóricos comuns.<hr/>This paper discusses the concept of social and cultural reproduction through schooling and analyzes its actual potential and its contributions to the construction of a discourse of resistance in education. On the basis of a comparative method, it examines the presence of connections between the paradigms of reproduction and resistance. For this purpose, it describes the main features of both sets of theories, sometimes confronting them in order to find common theoretical elements. <![CDATA[O papel do professor da educação infantil e as contribuições da psicologia histórico-cultural]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-62102011000200007&lng=es&nrm=iso&tlng=es O presente artigo tem por objetivo evidenciar a importância do papel do professor de Educação Infantil, ressaltando a necessidade de lutar por sua valorização profissional e social. Sendo de natureza bibliográfica, tem como referencial teórico a Psicologia Histórico- Cultural, por se mostrar fecunda para repensarmos esse papel de mediador do conhecimento e das condições sociais objetivas nas quais ele se torna possível. Além disso, evidencia-se a necessidade de formação específica para atuar na Educação Infantil, pois ser professor é antes de tudo uma profissão que visa à formação humana, abrangendo a necessidade de formação técnica e alicerçada em conhecimentos científicos, éticos, políticos e filosóficos. Assim, a imagem que o professor tem sobre a profissão poderá influenciar a reconstrução de sua identidade como alguém muito importante, cuja atividade profissional é de relevância na vida da sociedade. Na parte final do artigo, discute-se o papel das escolas de Educação Infantil como instituições educativas fundamentais para a mediação da cultura, dos conhecimentos científicos, das artes e da possibilidade de humanização dos sujeitos.<hr/>This article aims to emphasize the importance of the role of early childhood education teachers, highlighting the need to struggle for their professional and social recognition. Based on literature, the text uses historical-cultural psychology as its theoretical frame of reference, since the latter makes it possible to discuss the role of teachers as mediators of knowledge and the objective social conditions in which this mediation becomes possible. Furthermore, it intends to show the need for a specific training for professionals who work in this area. Being a teacher requires a human education, which comprehends technical, scientific, ethical, political and philosophical knowledge. Thus, the image teachers have of their profession may influence the construction of their identity as persons whose professional activity is relevant for life in society. Towards the end, the article discusses the role of early childhood education schools as institutions that are essential for the mediation of culture, scientific knowledge, art and the possibility of humanizing individuals. <![CDATA[Inovação e educação superior: rupturas e continuidades]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-62102011000200008&lng=es&nrm=iso&tlng=es O presente artigo refere-se à investigação em andamento intitulada “Um estudo sobre inovação na ação e na formação docente”, cujo campo empírico é uma escola da rede municipal de educação de São Leopoldo, Rio Grande do Sul, Brasil. As interlocutoras do trabalho foram quatro professoras indicadas, pela direção da escola e demais docentes, por serem consideradas inovadoras. As mesmas nos possibilitaram compreender os processos formativos que as constituíram como tal, conduzindo-nos a uma reflexão mais aprofundada sobre a Universidade e seu papel frente à formação de professores inovadores. A pesquisa é de natureza qualitativa, sendo que os instrumentos e procedimentos para a coleta de dados foram: observação, ficha de registros; análise de registros e documentos; narrativas e entrevistas recorrentes. Para a análise de dados utilizou-se como metodologia a Análise de Conteúdo. Os estudos até então realizados explicitam que a formação acadêmica universitária provocou rupturas paradigmáticas nas concepções educacionais das professoras. No entanto, parece-nos evidente, também, que a Universidade precisa formar uma nova corrente de saberes, construídos pelos professores universitários e professores em formação, considerando suas experiências docentes no cotidiano escolar. Entendemos que a Universidade é, potencialmente, um espaço de reconfiguração dos saberes enraizados nas subjetividades de cada futuro professor ou professora, constitutivos de seu modo de ser gente-professor, indissociáveis e, por isso, merecedores de especial atenção.<hr/>The present article refers to the ongoing investigation titled “A study about the innovation in the teaching action and formation”, which empirical field is a school of the municipal education system in São Leopoldo, Rio Grande do Sul State, Brazil. The interlocutors of this work were four teachers indicated by the board of the school and other teachers for being considered innovators. They made it possible for us to understand the formation processes that constituted them as such, conducting us to a deepest reflection about the University and its role in face of the formation of innovating teachers. It is a qualitative research, and the instruments and procedures for the collection of the data were: observation, registration cards; analysis of the registrations and documents; narratives and recurring interviews. For the analysis of the data the Content Analysis methodology was used. The studies so far accomplished make explicit that the university academic formation enabled paradigmatic ruptures in the educational conceptions of the teachers. However, it seemed evident to us, also, that the University needs to form a new set of knowledge, constructed by the university professors and the teachers in formation, considering their teaching experiences in the school daily life. So, we understand that the University is, potentially, a space for the reconfiguration of knowledge rooted in the subjectivities of each future teacher, constitutive of their way of being person-teacher, impossible to separate and, therefore, deserving special attention. <![CDATA[Blogue: tecnologia para uma aprendizagem significativa da língua inglesa]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-62102011000200009&lng=es&nrm=iso&tlng=es O trabalho estuda a construção de um blogue em contexto de sala de aula como estratégia para a aprendizagem da Língua Inglesa, como Língua Estrangeira (LE), no 3º ciclo do ensino básico. Faz-se uma descrição da ferramenta utilizada e do modelo adoptado para a criação do blogue, onde o conhecimento é construído para o desenvolvimento da competência comunicativa e das valências pessoais e sociais. Os resultados são apresentados, considerando as potencialidades da ferramenta tecnológica no domínio das quatro capacidades de uma LE: ler, ouvir, escrever e falar, assim como na integração de atitudes de autonomia, participação ativa, reflexão, responsabilidade e colaboração, o que é evidenciado na avaliação das aprendizagens.<hr/>This work studies the construction of a class blog in the classroom as a strategy for learning English as a Foreign Language (EFL) at the high school level. It describes the tool that was used and the model adopted for the creation of the blog, where knowledge is constructed for the development of the communicative competence in the foreign language and the students’ personal and social skills. The results are shown considering the blog as a technological resource that can be used for the development of the four skills in learning a foreign language: reading, listening, writing and speaking. There is also an understanding that skills such as autonomy, active participation, reflection, responsibility and collaboration are evidences to be taken into account in the evaluation of the process. <![CDATA[Contribuições de Nietzsche para a filosofia e a educação]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-62102011000200010&lng=es&nrm=iso&tlng=es O trabalho estuda a construção de um blogue em contexto de sala de aula como estratégia para a aprendizagem da Língua Inglesa, como Língua Estrangeira (LE), no 3º ciclo do ensino básico. Faz-se uma descrição da ferramenta utilizada e do modelo adoptado para a criação do blogue, onde o conhecimento é construído para o desenvolvimento da competência comunicativa e das valências pessoais e sociais. Os resultados são apresentados, considerando as potencialidades da ferramenta tecnológica no domínio das quatro capacidades de uma LE: ler, ouvir, escrever e falar, assim como na integração de atitudes de autonomia, participação ativa, reflexão, responsabilidade e colaboração, o que é evidenciado na avaliação das aprendizagens.<hr/>This work studies the construction of a class blog in the classroom as a strategy for learning English as a Foreign Language (EFL) at the high school level. It describes the tool that was used and the model adopted for the creation of the blog, where knowledge is constructed for the development of the communicative competence in the foreign language and the students’ personal and social skills. The results are shown considering the blog as a technological resource that can be used for the development of the four skills in learning a foreign language: reading, listening, writing and speaking. There is also an understanding that skills such as autonomy, active participation, reflection, responsibility and collaboration are evidences to be taken into account in the evaluation of the process. <![CDATA[A escola em cena: jogos dramáticos nas aulas de teatro]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-62102011000200011&lng=es&nrm=iso&tlng=es A dissertação tem por objetivo analisar os jogos de linguagem praticados por alunos das séries finais do Ensino Fundamental, ao criarem jogos dramáticos nas aulas de teatro. A pesquisa serviu-se de ferramentas teóricas provenientes do pensamento de Ludwig Wittgenstein, mormente de sua obra Investigações Filosóficas, tais como jogos de linguagem, semelhanças de família e formas de vida; também das teorizações de Michel Foucault, como discurso e jogos de verdade, serviu-se das formulações de Jean-Pierre Ryngaert sobre jogos dramáticos. Do ponto de vista teórico, a dissertação mostrou ser possível articular consistentemente as noções de jogos de linguagem, jogos de verdade e jogos dramáticos, vinculadas a esses três pensadores. O material de pesquisa analisado consiste em quatro jogos dramáticos que foram videografados e posteriormente editados assim como anotações a partir de observações feitas em diário de campo. O exercício analítico realizado mostrou que o teatro produzido na escola está submetido à racionalidade da maquinaria escolar, isto é, o teatro que é praticado na escola é, efetivamente, o teatro da escola. <![CDATA[Singularidade na atividade de trabalho e na relação com o saber: desafios para a educação do trabalhador]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-62102011000200012&lng=es&nrm=iso&tlng=es O trabalho teve como objetivo analisar e compreender a singularidade do trabalhador em atividade de trabalho. A coleta de dados foi realizada em uma indústria do segmento automotivo, junto a trabalhadores que ocupam o cargo de montador de produção. O referencial teórico foi sustentado por dois pilares: por Yves Schwartz e Bernard Charlot. A partir do aporte teórico, juntamente com os dados coletados, foi possível compreender que o trabalho representa um objeto duplo para os trabalhadores. Por um lado, há o objetivo de atender às necessidades de independência financeira e de estar inserido socialmente. Por outro, o trabalho atendeu estes trabalhadores como objeto de desejo. Nas situações de trabalho, foi possível identificá-los investindo emocionalmente, se movimentando, se mobilizando para atender além do que havia sido prescrito pela empresa. Pode-se inferir que tal mobilização tenha ocorrido a partir da relação que constituíram com seus familiares, e com a sociedade, como também pela noção de classe: ser metalúrgico. Ao se colocar uma lupa na singularidade do trabalhador, emerge um grande desafio que é considerar as consequências para a formação do trabalhador da singularidade presente na sua atividade de trabalho e na sua relação com o saber. <![CDATA[Pontes que se estabelecem em educação sexual: um diálogo sobre formação continuada e práticas pedagógicas de professores e professoras no Brasil e em Portugal]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-62102011000200013&lng=es&nrm=iso&tlng=es O objeto de estudo desta investigação foi a formação continuada de professoras educadoras sexuais e teve como objetivos: compreender o percurso formativo de professoras brasileiras e portuguesas no envolvimento com as temáticas sexualidade e educação sexual, analisando concepções e saberes docentes destas professoras acerca das manifestações sexuais nos segmentos educacionais em que atuam. A pesquisa de ancorou-se nos pressupostos da pesquisa qualitativa, realizada com quatorze professoras. Foram utilizados três instrumentos para a coleta de dados: Grupo Dialogal e entrevistas semi-estruturadas com as professoras formadoras, cujos textos serviram de apoio teórico para as reflexões suscitadas. Partiu-se da tese de que os saberes que tem referenciado as práticas pedagógicas de professores e professoras tem sido a sua própria sensibilidade e intuição e muito pouco tem vindo das instituições formadoras, embora a formação continuada apresente-se como uma potente alternativa possibilitadora da qualificação da prática docente. Entre as referências teóricas encontram-se Nóvoa (1995, 2000, 2002, 2005), Freire (1974, 1978, 1980, 1982, 1985, 1987, 1992, 1996, 1997, 2001, 2006, 2006b, 2009), Pimenta (1999, 2002), Tardif (2007), Garcia (2000), Figueiró (1996, 2006, 2007, 2009, 2009b), Streck; Redin e Zitkoski (2008), Arroyo (2002; 2004; 2008), Melo e Pocovi (2002), Nunes (1996, 1997, 2006) e Ribeiro (1990, 2004). A análise dos dados deu-se a partir da análise de conteúdo, apoiada em Laurence Bardin (2000). Concluiu-se: que a formação docente não pode ser pensada como uma tarefa isolada, desvinculada da realidade em que atuam estas professoras; que os cursos de formação precisam ser mais do que o lugar de aquisição de técnicas e de conhecimento, e ainda, que a aprendizagem profissional da docência está relacionada com as vivências e as experiências que constituem as professoras como sujeitos de sua história. <![CDATA[Inclusão escolar na região noroeste colonial do rio grande do sul]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-62102011000200014&lng=es&nrm=iso&tlng=es A presente tese apresenta um estudo sobre a Educação Inclusiva vista nos PPPs escolares (2000-2002) da região noroeste colonial do RS. O estudo tem como objetivo principal mostrar como a inclusão escolar foi sendo constituída nas políticas nacionais e nos documentos escolares, movimentando práticas, nas quais podemos verificar a governamentalidade operando sob o conceito de normalização. Para empreender tal pesquisa, tomou-se, como material de análise, o conjunto de políticas educacionais na perspectiva inclusiva, produzidas nos últimos anos no Brasil e, ainda, vinte projetos político-pedagógicos de escolas que se autodeclaram como sendo “inclusivas”. A tese utiliza como ferramentas analíticas, os conceitos de governamentalidade e normalização, pensados a partir das teorizações foucaultianas. Nas análises, ficou evidente que a inclusão escolar na Contemporaneidade, vista nas políticas de inclusão nacionais e internacionais, embora balizada por Declarações mundiais, se deu sob o domínio dos saberes que compõem a educação especial - com ênfase na normalização dos sujeitos tidos como com deficiência (ou anormais). Ainda, verifica- se que os vinte PPPs das escolas que se autodeclaram como sendo inclusivas, mesmo sob o domínio da educação especial, essas escolas, no início da década de 2000, já mostravam via pedagogia de projetos ou por projetos (arborização, horta, esportes...), um outro entendimento mais alargado de inclusão. Elas já apresentavam algumas condições de possibilidade para que a inclusão fosse tomada de forma articulada com o conjunto da população (educação inclusiva). Isso significa que já havia movimentos que mostravam uma preocupação com a formação dos alunos para o trabalho, para a permanência e atualização da vida no campo, enfim, ações da escola na formação de um tipo de capital não centrado na produção ou nas forças de trabalho, mas no humano e nas suas condições de participação dentro de uma rede de inclusão. <![CDATA[Entre o pensar ser, o pensar e o ser. Um estudo sobre a pré-disposição de professores prospectivos à subversão]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-62102011000200015&lng=es&nrm=iso&tlng=es Esta pesquisa constitui-se como uma tese de doutoramento contextualizada em um cenário de necessidade de mudanças significativas nas práticas pedagógicas em salas de aulas do Brasil. O objetivo foi colocar luz sobre a formação de professores, já que eles podem representar o lugar onde esta mudança deveria estar sendo semeada. A tese assume a perspectiva da Aprendizagem Significativa Crítica para a Humanização como a abordagem mais apropriada para desenvolver os caminhos para qualidade em educação e, consequentemente, melhorias sociais no Brasil. O estudo coletou e analisou representações sociais de alunos de cursos de formação de professores como forma de tentar identificar movimentos de conservação e de subversão que estariam regendo seus desempenhos como alunos em sala de aula. Para tal, usou mapas conceituais. A metodologia foi inovadora em si mesmo, pois envolveu um questionário que consistia de mapas conceituais pré-desenhados quanto a “O que um bom aluno faz?” de acordo com o quadro teórico da conservação e, outro, da subversão. Os sujeitos eram convidados a interpretar, responder perguntas e redesenhar os mapas como quisessem de forma que representassem suas próprias representações. Os resultados mostram que, devido a uma possível falta de hábito ou de habilidade reflexiva, os alunos tendiam a concordar com o mapa, não importando qual fosse o conteúdo. Tal foi considerado como uma atitude conservadora, a qual estaria em concordância com uma representação de “bom aluno” que carregava possivelmente o tom da experiência escolar tradicional como aluno destes professores prospectivos. Uma representação em que forças inertes de conservação ainda são fortes e não parecem afetadas pela experiência de formação, levando à potencial conservação mais tarde, em aula, como professores.