Scielo RSS <![CDATA[Educação UNISINOS]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=2177-621020110003&lang=es vol. 15 num. 03 lang. es <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <link>http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-62102011000300001&lng=es&nrm=iso&tlng=es</link> <description/> </item> <item> <title><![CDATA[Tempos e infâncias entrelaçados no cotidiano escolar]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-62102011000300002&lng=es&nrm=iso&tlng=es O artigo discute o olhar sobre o tempo de crianças de uma escola de educação infantil em tempo integral. Do ponto de vista teórico, apoia-se em reflexões sobre o tempo apresentadas por Bergson, Kohan, Prigogine e Stengers; sobre as infâncias, por Kohan e Larrosa; sobre o tempo escolar, por Barbosa e Sanches; e sobre a discussão de Gallo e Lins a respeito de outras possibilidades de experenciar os tempos na escola. A parte empírica da pesquisa foi realizada mediante um diálogo com as crianças, tendo por base a história do livro Armando e o tempo, de Mônica Guttmann, a partir da qual fizeram um desenho. Os indícios nos/dos desenhos foram discutidos, tendo como referência o Paradigma Indiciário de Carlo Ginzburg, na intenção de decifrá-los e compreendê-los através das pistas, observando seus significados. Ao decifrar tais pistas, o estudo mostrou que os dois tempos - cronológico e aiónico - estavam presentes em seus cotidianos: o tempo cronológico representado pelo relógio, e o aiónico pela imaginação. Essa constatação possibilita que se pense nas/com as escolas outras infâncias e outros tempos, para além da cronologia, que abranjam a dimensão da experiência do tempo Aión, que expressa a intensidade do tempo da vida humana.<hr/>This article focuses on time for children in a full time preschool. Theoretically, this paper drawns on the reflections about time in Bergson, Kohan, Prigogine, and Stengers; about childhood in Kohan and Larrosa; about school time in Barbosa and Sanches;; and about other possibilities to experience times in school as seen in Gallo and Lins. In order to find out how the children involved in our research read the time, we talked to them using the book “Armando e o Tempo” (Armando and the Time) by Mônica Guttmann, from which they made a drawing. We then used the clues in and from the drawings referring to the Evidential Paradigm by Carlo Ginzburg. We were able to decipher that the two times - chronological and aeonic - were present in their everyday life: the chronological time was represented by the clock, and the aeonic one, by the imagination. Thus, we can think of schools as having other childhoods and other times, and conceive of childhoodbeyond chronology and also recognize it in the dimension of the experience, in the intensity of its duration, including the possibility to experience the Aeon time. <![CDATA[Quem está olhando as crianças na escola?]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-62102011000300003&lng=es&nrm=iso&tlng=es O artigo apresenta resultados de uma pesquisa que teve como foco o tema da vigilância como forma de controle de sujeitos sociais. Com base em material empírico composto por trechos transcritos de entrevistas informais realizadas com pais, professoras e diretoras de escolas da rede particular de ensino de educação infantil de Porto Alegre (RS), o estudo analisou as diferentes opiniões de atores sociais envolvidos na discussão desse procedimento: o controle sobre a individualidade de cada um. O suporte teórico da pesquisa encontra-se principalmente nos estudos de Zygmunt Bauman e Manuel Castells, assim como nas contribuições de Jurandir Freire Costa sobre ética e valores. Seu objetivo geral consistiu em compreender o avanço das mudanças tecnológicas no atual cenário de múltiplos desordenamentos em nossa sociedade neste início de século, o qual abre espaço para que se recorra à utilização desse tipo de sensor nas escolas, particularmente naquelas direcionadas ao público infantil. O estudo mostrou que o referido procedimento é fonte de grandes controvérsias.<hr/>The article presents the results of a research project which had as its focus the question of surveillance as a way of controlling social subjects. Based on empirical data from excerpts of transcriptions of informal interviews performed with parents, teachers and principals from private infant schools of Porto Alegre, it is intended to present different opinions from some of the social actors involved in the discussion of this procedure: the control upon each one’s individuality. The studies of Zygmunt Bauman and Manuel Castells have been the principal theoretical support; we also draw on the contributions from Jurandir Freire da Costa about ethics and values. The main goal is to understand the advance of technological changes in the contemporary scenery of multiple disorders in our society in the beginning of this century, which allows room to resort to the use of this kind of sensor in schools, particularly in those directed to the infantile public. It has been concluded that the referred procedure is a source of great controversy. <![CDATA[Quando o educador quer saber o que é aprendizagem: um olhar sobre a tarefa da escola]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-62102011000300004&lng=es&nrm=iso&tlng=es O artigo apresenta resultados de um estudo empírico, de caráter descritivo, que teve como objetivo investigar o julgamento de alunos sobre o significado de “aprendizagem” e as condições necessárias para que se possa aprender no ambiente escolar. Tem como apoio teórico obras de autores que se debruçaram sobre o fenômeno da aprendizagem - especialmente Jean Piaget e aqueles que o seguiram no tema da “construção” do conhecimento. A partir dos resultados obtidos em pontuais investigações realizadas com alunos da rede pública e particular de ensino da região metropolitana de Campinas, discute-se as seguintes questões: do que depende a aprendizagem? Quando o aluno aprende? Quando o aluno não aprende? Como resultado das discussões teóricas e das interlocuções junto à realidade escolar, foi possível reconhecer a contribuição significativamente positiva que a criação de um ambiente cooperativo pode trazer para o processo de aprendizagem. Tais discussões ainda puderam ressaltar a importância de que o educador seja capaz de ouvir a voz do estudante para que o processo de ensino-aprendizagem lhes seja significativo.<hr/>This article presents a descriptive empirical study aimed at investigating the judgment of students about the meaning of “learning” and the necessary conditions for learning in school. In trying to understand this topic, the article uses the works of those who have looked into the phenomenon of learning - especially Jean Piaget and those who followed him in the task of understanding the “construction” of knowledge. Based on the results of occasionall investigations with students of public and private schools in the metropolitan region of Campinas, there are discussed the following issues: On what does learning depend? When do students learn? When do students not learn? As a result of theoretical discussions, and dialogues in the context of the school reality it was possible to recognize the significant positive contribution that the creation of a cooperative environment can make to the learning process. Such discussions also highlighted the importance of the educator’s ability to listen to the student’s voice so that the teaching-learning process can become meaningful to them. <![CDATA[Práticas de escolarização: história e memória do ensino rural na região nordeste do Rio Grande do Sul (1910-1940)]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-62102011000300005&lng=es&nrm=iso&tlng=es O presente trabalho discute práticas diferenciadas da educação rural em duas regiões no nordeste do Rio Grande do Sul: a Região Colonial Italiana (RCI) e a Região dos Campos de Cima da Serra (RCCS), ambas localizadas no nordeste do Estado, mas que, no mesmo período, apresentaram diferenças marcantes em suas práticas de ensino. Com o objetivo de reconstruir um fragmento da História da Educação Rural no Rio Grande do Sul entre as décadas de 1910 a 1940, a pesquisa utiliza a História Oral como metodologia e de dois acervos de memória, onde os depoimentos de diferentes sujeitos, alunos e professores da zona rural, narram estratégias adotadas no meio rural para dar conta dos processos de escolarização. Quando se comparam as duas regiões, na RCCS as práticas observadas, durante a pesquisa, dizem respeito, em grande medida, à forma de escolarização que se denominou “Aulas com professores em casa”. No caso da RCI, mesmo sendo o ensino público precário e deficiente, é através da implantação das chamadas escolas comunitárias que a escolarização acontece.<hr/>This present paper discusses different practices of rural education in two regions of Rio Grande do Sul, the Region of Italian Colonization (RIC) and the Region of Campos de Cima da Serra (RCCS). Both are located in the Northeast of Rio Grande do Sul, but in the same period revealed striking differences in their teaching practices. With the objective of reconstructing a fragment of the History of Rural Education in Rio Grande do Sul from 1910 to 1940, the investigation uses the methodology of Oral History as well as two collections of memories, where testimonials by students and teachers from rural areas describe the strategies adopted in the rural environment to perform the schooling process. When comparing the two regions, the practices in the RCCS refer mostly to the form of schooling that I have called “Classes with teachers at home.” In the case of the RIC, although public education was poor, it was through the implementation of socalled community schools that education took place. <![CDATA[O papel da interdisciplinaridade e a formação do professor: aspectos histórico-filosóficos]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-62102011000300006&lng=es&nrm=iso&tlng=es O artigo apresenta reflexões sobre o conceito de interdisciplinaridade desde uma perspectiva histórico-filosófica, relacionando-a com a formação de professores. Tais reflexões foram construídas mediante uma pesquisa bibliográfica sobre o tema, através da qual houve o entendimento de que a interdisciplinaridade pode ser compreendida como princípio epistemológico e como atitude metodológica, influenciando significativamente a formação do professor por meio de ações formativas interdisciplinares. A análise mostrou a importância da construção, em sala de aula, de um ambiente que potencialize práticas interdisciplinares e a necessidade de criação de um espaço escolar que institucionalize essas ações, ao possibilitarem novas formas de se pensar e criar conhecimentos. Com base nos resultados do estudo, pode-se afirmar a relevância de que os professores universitários formadores possam redimensionar o entendimento acerca do papel da interdisciplinaridade e que não busquem integrar conteúdos de forma alienada e justaposta, abrindo possibilidades para a criação de novos encaminhamentos teórico-práticos.<hr/>In this paper we review the concept of interdisciplinarity from a historic-philosophical perspective, and relate it to teacher education and training. The methodological approach developed here was that interdisciplinarity may be exercised both as an epistemological principle and as a methodological attitude , thus significantly influencing teacher education through interdisciplinary formative actions. We highlighted the importance of creating and maintaining, in the classroom, an environment that not only allows but also evokes interdisciplinary practices. It is equally important that such practices have an institutional place and support where they may develop, allowing the emergence of new forms of thinking and knowing. It is possible to concle that it is relevant that professors at universities (formative professors) re-evaluate the role of interdisciplinarity by not misunderstanding it as simple juxtaposition of subject matter, but, instead, that they open possibilities for the development of new theoretical and practical path to knowing. <![CDATA[Identidades em desalinho: um estudo de campo na formação em educação física]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-62102011000300007&lng=es&nrm=iso&tlng=es O presente trabalho tem por finalidade problematizar a questão das identidades profissionais na Educação Física (EF). Por meio de entrevistas semiestruturadas, buscou-se verificar quais elementos exercem influência mais significativa sobre a identidade profissional neste campo e como isto acontece na formação em licenciatura da área. As seguintes questões orientaram o estudo: Que aspectos caracterizam o trabalho do professor de EF? Que aspectos são marcantes? Em termos teóricos, o estudo recorre a autores associados aos Estudos Culturais e à Sociologia contemporânea. Quanto à EF, são consideradas as teorizações de Valter Bracht em sua perspectiva crítica. Os procedimentos metodológicos envolveram pesquisa bibliográfica e entrevistas com sete (07) professores de cursos de licenciatura de diferentes instituições privadas - incluindo os coordenadores, buscando-se conhecer sua história profissional, suas atividades e práticas, e como pensam a profissão que exercem. Três foram os principais resultados da pesquisa: (1) o gosto pelo esporte competitivo, na juventude do professor, parece exercer grande influência na construção de sua identidade profissional; (2) os profissionais parecem não ter um consenso sobre a identidade da profissão e; (3) os profissionais divergem significativamente a respeito do que é ser um bom professor de EF.<hr/>This paper aims at discussing Physical Education (PE) professional identities. Through semi-structured interviews, the study attempts to verify the most significant influences on professional identies in this field of knowledge, and how they are constructed during the bachelor’s degree studies. The following issues are discussed: What aspects characterize the PE teacher work? Which ones are more evident? Theoretically, the study draws on authors associated with Cultural Studies and with contemporary sociology. As to PE, it draws on Valter Bracht’s critical theorizing. In relation to methodological procedures, teachers of training courses in PE were interviewed, so that their professional histories, activities and practices, as well as the way they understand and conceive their profession could be identified. The procedures involved bibliographical research and interviews with seven (07) teachers of undergraduate courses in PE of different private institutions - including their coordinators. As a result of the study, it is possible to mention some relevant points: (1) a taste for competitive sports, in the teacher’s youth time, seems to have exerted great influence on professional identity, (2) professionals, in general, do not share a consensus about their professional identity and, (3) professionals differ significantly in relation to the attributes of a good PE teacher. <![CDATA[A concepção de ética na educação popular e o pensamento de Paulo Freire]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-62102011000300008&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este estudo tem como foco uma revisão teórica sobre o tema da ética da Educação Popular, com ênfase nas elaborações de Paulo Freire. Seu objetivo consiste em discutir a concepção freiriana de ética a partir de quatro temas inter-relacionados: a ética universal do ser humano, a ética da conscientização e da libertação, a ética do diálogo e da autonomia e a ética no ensino e na formação docente. O desenvolvimento do trabalho demonstrou o compromisso ético e político-pedagógico de Freire com a humanidade, por meio de seu trabalho de educador, escritor e, sobretudo, de ser humano comprometido com a conquista de um mundo melhor, isto é, mais justo e mais solidário.<hr/>This article is focused ona theoretical review about ethics in Popular Education, with emphasis on Paulo Freire’s work. The purpose is to discuss the Freirean conception of ethics based on four inter-related themes: the universal ethics of the human being, the ethis of conscientização and of liberation, the ethics of dialogue and autonomy, and the ethics of teaching and teacher training. The development of this study demonstrated Freire’s ethical, political and pedagogical commitment with humanity through his work as an educator, writer, and, above all, as a human being committed with the dream of creating a better world, i.e, a world with more justice and solidarity. <![CDATA[La relación con el Otro en una investigación educativa con jóvenes]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-62102011000300009&lng=es&nrm=iso&tlng=es El artículo discute las narrativas dominantes sobre el fracaso escolar, con base en dos estudios empíricos. A partir de la posición de Charlot (2000), que considera la noción de “saber” como alternativa a la de “fracaso” escolar, en el primer estudio se analizó historias biográfi cas sobre jóvenes que no habían cumplido con las expectativas de la escuela secundaria. En el segundo proyecto, fueron exploradas las relaciones de los jóvenes con el saber, mediante narrativas biográfi cas escritas con jóvenes que habían cumplido con estas expectativas junto a otros que no las habían cubierto. Con base en eses estudios, este artículo da cuenta de lo que ha significado para los investigadores este tránsito a la hora de situar nuestra posición en la relación con el Otro, en la investigación en torno a la relación de los jóvenes con el saber de sí mismo, del mundo y de los otros.<hr/>The article discusses the dominant narratives about school failure based on two empirical studies. Our position drew from Charlot’s (2000) notion of savoir in order to use it as an alternative for rethinking the discourse surrounding school “failure”. This inquiry led us to undertake a study based on the life stories of young people who did not complete the requirements of secondary school. In the second project, we explored the relationship young people have with savior, producing (collaboratively with the youth participants) biographical narratives of young people who either did or did not succeed in meeting the expectations of their secondary school. In light of these results, this paper discusses what this research experience has meant for the investigators who were involved. We consider what it has meant to position ourselves in relation to the Other in an investigation where we looked at how young people position themselves in relation to savior, the world, and to others. <![CDATA[Essas coisas do imaginário: diferentes abordagens sobre narrativas (auto)formadoras]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-62102011000300010&lng=es&nrm=iso&tlng=es El artículo discute las narrativas dominantes sobre el fracaso escolar, con base en dos estudios empíricos. A partir de la posición de Charlot (2000), que considera la noción de “saber” como alternativa a la de “fracaso” escolar, en el primer estudio se analizó historias biográfi cas sobre jóvenes que no habían cumplido con las expectativas de la escuela secundaria. En el segundo proyecto, fueron exploradas las relaciones de los jóvenes con el saber, mediante narrativas biográfi cas escritas con jóvenes que habían cumplido con estas expectativas junto a otros que no las habían cubierto. Con base en eses estudios, este artículo da cuenta de lo que ha significado para los investigadores este tránsito a la hora de situar nuestra posición en la relación con el Otro, en la investigación en torno a la relación de los jóvenes con el saber de sí mismo, del mundo y de los otros.<hr/>The article discusses the dominant narratives about school failure based on two empirical studies. Our position drew from Charlot’s (2000) notion of savoir in order to use it as an alternative for rethinking the discourse surrounding school “failure”. This inquiry led us to undertake a study based on the life stories of young people who did not complete the requirements of secondary school. In the second project, we explored the relationship young people have with savior, producing (collaboratively with the youth participants) biographical narratives of young people who either did or did not succeed in meeting the expectations of their secondary school. In light of these results, this paper discusses what this research experience has meant for the investigators who were involved. We consider what it has meant to position ourselves in relation to the Other in an investigation where we looked at how young people position themselves in relation to savior, the world, and to others. <![CDATA[Inovação na prática docente: motivações e compromissos]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-62102011000300011&lng=es&nrm=iso&tlng=es A pesquisa teve por objetivo investigar os fatores que mobilizam os professores a inovarem suas práticas profissionais, tendo como campo empírico a Escola Municipal de Ensino Fundamental Senador Salgado Filho - SL/RS. A investigação, de caráter qualitativo, foi organizada sob os seguintes eixos de estudo: o contexto histórico da educação no Brasil; a inovação, entendida como ruptura paradigmática, numa perspectiva emancipatória; e os professores inovadores - formação, motivações e compromissos frente à prática docente. Os pesquisadores que deram sustentação teórica aos achados foram, entre outros, Ausubel, Canário, Carbonell, Cardoso, Contreras, Cunha, Lucarelli, Freire, Josso, Kuhn, Leite, Nóvoa, Pérez Gómez, Rios, Sousa Santos, Tardif. Foram utilizadas narrativas, análise de documentos, observações, diário de campo e entrevistas recorrentes - estas como instrumento de organização e validação dos dados. Os sujeitos da pesquisa foram quatro professoras inovadoras indicadas pela Supervisão Pedagógica e Direção da Escola e por mim. Para analisar as inovações foram empregadas as categorias: Ruptura com a forma tradicional de ensinar; Gestão participativa; Reconfiguração dos saberes; Perspectiva orgânica das experiências desenvolvidas; Mediação entre as subjetividades dos envolvidos e o conhecimento; Protagonismo dos alunos nas experiências educativas. A pesquisa revelou que vários elementos impulsionam as interlocutoras a inovarem suas práticas profissionais. São eles: relevância de valores pessoais constituídos na família; vivências positivas e impactantes no período de escolarização e o desejo consciente de tê-las como referência ao realizarem suas práticas docentes; formação acadêmica que tenha permitido a ruptura de concepções constituídas; consciência do inacabamento do ser humano; desejo consciente de realização de práticas que proponham o desenvolvimento dos alunos; comprometimento com a felicidade dos alunos; gestão escolar democrática. <![CDATA[A constituição da docência no ensino médio no Brasil contemporâneo: uma analítica de governo]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-62102011000300012&lng=es&nrm=iso&tlng=es A presente Tese apresenta um diagnóstico crítico das atuais tecnologias de governo que operam na constituição da docência no Ensino Médio no Brasil contemporâneo, servindo-se das teorizações foucaultianas como inspiração analítica. Consideraram-se como condições de possibilidade para a constituição da docência no Ensino Médio a centralidade dos saberes tecnocientíficos e o advento das condições do capitalismo cognitivo, bem como a inserção da profissão docente no interior das tramas da bioeconomia. Ao escolher-se a docência no Ensino Médio como problemática investigativa, optou-se por tomar como superfície analítica 45 edições da revista Carta na Escola, publicação da Editora Confiança, distribuídas no período entre 2005 e 2010. O olhar analítico estendido a esse material primou por reconhecê-lo como uma superfície de inscrição das pautas sociais de nosso tempo. A ferramenta analítica colocada em ação foi a governamentalidade, conceito elaborado pelo filósofo Michel Foucault em seus estudos do final da década de 1970. Considerou-se tal conceito como uma “noção metodológica”, ou seja, como um instrumento para operar sobre uma determinada problemática. Os achados da pesquisa estão organizados a partir da noção de tecnologias de governo. Pensar a partir dessa perspectiva implicou a constituição de uma “analítica de governo”. Sugere-se que tais tecnologias sejam otimizadoras, na medida em que privilegiam conduzir as ações docentes a estágios elevados de desempenho, assim como se propõem a qualificar suas performances nas tramas do contemporâneo. Enfim, nesta Tese, mostram-se três tecnologias em ação articulada e produtiva: a inovação como um investimento pedagógico permanente, a interatividade como modo de pensamento e a comunidade como espaço de intervenção. A conjunção dessas três tecnologias de governo - a inovação, a interatividade e as proteções - demarca a constituição da docência nessa etapa da Educação Básica no Brasil contemporâneo, uma docência politicamente útil e economicamente produtiva. <![CDATA[O PIM mudou nossas vidas? As representações sociais e o impacto do programa “Primeira Infância Melhor” nos modos de viver e de pensar das famílias atendidas]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-62102011000300013&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este estudo problematiza e analisa os impactos do Programa Primeira Infância Melhor (PIM) nos modos de viver e de pensar das famílias atendidas. Desenvolvido pela Secretaria da Saúde do Rio Grande do Sul em parceria com Prefeituras Municipais do Estado, o PIM trabalha com famílias em situação de vulnerabilidade social, que tenham gestantes e crianças de até seis anos de idade. A presente pesquisa analisa as representações sociais veiculadas nesses espaços, buscando responder às seguintes questões: Quais as representações de infância para as famílias atendidas pelo PIM no município de Santo Antônio da Patrulha? As famílias, a partir das orientações e do acompanhamento recebidos, modificam a maneira de lidar com suas crianças, de interagir com estas e de se comunicar? Quais as representações do PIM para as famílias? O caminho investigativo traçado desenvolveu-se a partir de dados coletados em entrevistas semiestruturadas com mães dessas famílias e visitadoras responsáveis por esse acompanhamento. O referencial teórico centra-se nos conceitos de representações sociais de Serge Moscovici, de habitus de Pierre Bourdieu e de mediação, de Lev Vygotsky. Os resultados revelaram que o Programa é representado, para as famílias, como apoio, informação, cuidado, estimulação, vínculo e brincadeira. <![CDATA[Gestão democrática: um estudo a partir das representações sociais de diretoras de escolas públicas municipais de São Leopoldo]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-62102011000300014&lng=es&nrm=iso&tlng=es A pesquisa investiga as representações sociais de diretoras de escolas públicas sobre gestão democrática, focando os processos geradores dessas representações: a objetivação e a ancoragem. O marco teórico está alicerçado na concepção de representações sociais de Serge Moscovici. A LDB/96, o projeto político pedagógico e a experiência na gestão da escola são os marcos privilegiados de análise. A pesquisa, de desenho qualitativo, por meio do processo analítico organiza os resultados em três categorias: as ações - direitos de todos, decisões de poucos; as competências das diretoras: um jogo de leva e trás; as orientações externas: cumprir e fazer cumprir. A pesquisa indica que as diretoras objetivam o conceito de gestão democrática na maneira de fazer reuniões e ancoram esta forma de fazer através da promoção da participação. Este mecanismo pode estar sustentado na crença de que, nas reuniões, acontece a participação. Ancoram a gestão democrática ouvindo todos, compartilhando informações, estando presentes e abrindo caminhos a fim de conciliar os objetivos da escola com os da secretaria municipal de educação na organização da dinâmica e dos processos escolares. Representações que sustentam formas de sobreviver na função. <![CDATA[O sistema de avaliação do rendimento escolar do estado do Rio Grande do Sul - SAERS: institucionalização]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-62102011000300015&lng=es&nrm=iso&tlng=es Estudo acerca da trajetória de institucionalização do Sistema de Avaliação do Estado do Rio Grande do Sul, como política pública de avaliação educacional. Descreve desde as suas primeiras edições em 1996 a 1998, como um Sistema de Avaliação das Escolas Públicas do Estado e, a partir de 2005, já como o Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Estado do Rio Grande do Sul - SAERS até as edições de 2007 a 2009. A metodologia utilizada é de cunho qualitativo com coleta e análise de documentos legais normativos, informações veiculadas em jornal do Estado e entrevista semi- estruturada. Tem como foco central a preocupação em descrever a operacionalização, os objetivos e finalidade do Sistema de Avaliação Riograndense, a elaboração e composição das provas de cada edição, número de escolas e de alunos participantes. Concluindo que, a cada mudança de governo novas concepções e práticas políticas de avaliação educacional foram empregadas no Estado do Rio Grande do Sul, com o intuito de verificar o rendimento dos estudantes. O que implica em depositar no Sistema de Avaliação a condição de diagnóstico da qualidade do ensino público estadual com o objetivo de promover alternativas que venham a melhorar a realidade da educação do Estado.