Scielo RSS <![CDATA[Educação UNISINOS]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=2177-621020120001&lang=es vol. 16 num. 01 lang. es <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <link>http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-62102012000100001&lng=es&nrm=iso&tlng=es</link> <description/> </item> <item> <title><![CDATA[Mediações epistemológicas nas relações humanas com o meio ambiente: consequências da modernidade]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-62102012000100002&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este artigo se propõe analisar as relações entre o epistêmico e o pragmático, ou seja, entre a(s) teoria(s) do conhecimento que se adota(m) e as práticas que dela(s) decorrem, com vistas a contribuir para a reeducação, face aos graves problemas produzidos por uma relação devastadora na/contra a natureza no mais amplo sentido. Não sendo possível estudar todas as principais rupturas paradigmático-epistêmicas que postulam relações mais produtivas com o meio ambiente, em nosso tempo, o artigo centra-se nas principais consequências produzidas pela fenomenologia e seus desdobramentos, na contemporaneidade, com as decorrentes possibilidades educacionais que redirecionam as práticas e atitudes na relação entre os seres humanos e o meio ambiente. Nessa direção, a passagem da filosofia da consciência para a filosofia da linguagem é tida, aqui, como a abertura de amplo leque de formas dialógicas que se firmam na comunicação. Essa passagem determina sentidos para as práticas individuais e coletivas, em que o espaço e o tempo da educação são decisivos na mediação epistemológica das relações humanas com o meio ambiente.<hr/>The article analyzes the relations between the epistemic and the pragmatic, that is, between the knowledge theory(ies) that one assumes and the practices that originate from it(them), with a view to contributing to reeducation vis-à-vis the serious problems that arise from a devastating relation in/against nature in the most general sense. As it is not possible to discuss all major paradigmatic-epistemological ruptures that postulate more productive relations with the environment in our times, the article focuses on the main consequences brought by phenomenology and its developments, in contemporary times, with the resulting educational possibilities that redirect practices and attitudes in the relation between human beings and the environment. The passage from the philosophy of consciousness to the philosophy of language is considered here as an opening of a wide spectrum of dialogical forms founded on communication ascribing meanings to individual and collective practices, where the space and time of education are decisive for the epistemological mediation in human relations with the environment. <![CDATA[Entre a instituição do consumo e a destituição docente: considerações em torno da crise do saber escolar no contemporâneo]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-62102012000100003&lng=es&nrm=iso&tlng=es O presente artigo tem por objetivo analisar as atuais vicissitudes que uma sociedade de consumidores faz incidir sobre a cultura escolar. Em particular, busca compreender de que modo uma sociedade organizada em torno da compra e descarte de mercadorias - e na qual vigora uma obsolescência intencional tanto dos objetos industriais como dos próprios estilos de vida divulgados pelos meios de comunicação de massa - pode afetar significativamente a relação dos sujeitos jovens e adolescentes com os saberes escolares. A partir de referenciais sociológicos e educacionais, dentre os quais se destacam as teorizações de Zygmunt Bauman acerca da sociedade contemporânea e suas intempéries, são aprofundadas reflexões que denotam a destituição do saber docente frente a adolescentes e jovens, em uma cultura na qual o passado perdeu sua autoridade e onde as informações assumem um status de conhecimento. O artigo apresenta como conclusão que no contexto societário vigente se tornam relevantes as iniciativas docentes que possam, junto com os alunos, debater e relativizar os marcos valorativos da sociedade de consumo, ao mesmo tempo em que coadunam seus saberes com os dilemas de uma cultura na qual todos nos encontramos imersos.<hr/>The article analyzes the current vicissitudes that a consumer society brings to school culture. Particularly, it seeks to understand how a society organized around the buying and discarding of goods - and in which there is a deliberate obsolescence both of the industrial objects and the lifestyles disseminated by the mass media - can significantly affect the relation between students and the school knowledge. On the basis of educational and sociological frames of reference, particularly Zygmunt Bauman’s theorizing about contemporary society, it elaborates on reflections that reveal the destitution of the teacher’s knowledge vis-à-vis youths and adolescents within a culture in which the past has lost its authority and information takes on a status of knowledge. The author concludes that in the prevailing societal context the teachers’ initiatives designed to debate and relativize, together with the students, the value frameworks of the consumer society become relevant. At the same time they may relate their knowledge to the dilemmas of a culture in which we are all immersed. <![CDATA[Um estudo sobre funções docentes nas universidades privadas brasileiras e indicadores de qualidade]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-62102012000100004&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa que teve como propósito analisar o perfil institucional/docente de professores do ensino superior em universidades privadas brasileiras, a partir dos indicadores de função docente disponibilizados pelo INEP/MEC. O foco do estudo consiste em estabelecer relações com a questão da qualidade da educação superior proposta pela bibliografia existente (Bertolin, 2007; Davok, 2007; Giolo, 2006). A abordagem metodológica utilizada para a realização do estudo foi quanti/qualitativa, considerando que a utilização dessa metodologia em diferentes etapas do estudo indica a possibilidade de desenvolvimento de diferentes estratégias para a análise dos dados, sejam elas assentadas em princípios de análise documental, seja em procedimentos estatísticos. A investigação concluiu que os indicadores de função docente, ao se restringirem apenas ao regime de trabalho, ao grau de formação e ao sexo desconsideram os demais elementos constitutivos da própria definição de funções docentes apresentada pelo INEP. Portanto, os indicadores apresentados na base de dados fornecem uma contribuição que é parcial para a avaliação da qualidade do trabalho do professor. Desse modo, constata-se que esses indicadores, quando interpretados sob a óptica qualitativa, deixam lacunas na compreensão sobre o que é válido em termos de avaliação da educação superior.<hr/>The article’s purpose is to analyze the teaching/institutional profile of professors of Brazilian private universities on the basis of the indicators provided by Brazilian government agencies (INEP/MEC). It discusses the related issue of the quality of higher education as proposed by the existing literature (Bertolin, 2007; Davok, 2007; Giolo, 2006). It is a result of a Master’s dissertation developed in accordance with the Education Observatory Project. The approach used to conduct the study was quanti-/qualitative, as the use of this methodology at different stages indicates the possibility of developing different strategies for data analysis, either based on principles of documental analysis or on statistical procedures. As the indicators of the teaching roles are restricted to the labor regime, level of education and gender, they omit the other constitutive elements of the definition of teaching roles provided by INEP. Therefore, the indicators presented in the database offer a partial contribution to the evaluation of the quality of the work done by professors. The authors conclude that these indicators have gaps in the understanding of what is valid in terms of the evaluation of higher education interpreted from a qualitative point of view. <![CDATA[Os compêndios didáticos nos relatórios de província da Paraíba: fontes para a leitura escolar no Império]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-62102012000100005&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este artigo tem o propósito de analisar os compêndios didáticos e sua indicação, a partir de sua significação no contexto do discurso oficial do Império, através de leis, regulamentos e relatórios. Abrange também a discussão sobre a circulação, a indicação e o conteúdo de alguns compêndios escolares, cuja existência foi registrada nesses documentos legais. O material empírico analisado compreende o período de 1837, ano do primeiro discurso publicado, até 1886, da Lei nº 20, de 6 de maio de 1837, e da resolução nº 36, de 26 de junho de 1886. A pesquisa, de caráter bibliográfico e documental, está inscrita na abordagem teórico-metodológica de Michel Foucault. Os resultados do estudo mostraram que os livros analisados tinham seu uso regulado pelo Estado, imprimindo neles a imagem da Igreja e do Império e divulgando o que devia ser lido e como devia ser lida a proposta política do Império. A partir do discurso oficial do Estado Imperial, verificamos que o ensino das crianças na escola de Primeiras Letras desenvolvia-se através do conteúdo pedagógico e das representações de leitura, de leitor e de alunos.<hr/>This article aims to analyze the educational textbooks and its indication, from its significance in the context of the official discourse of the empire, through laws, regulations and reports. We also discuss the circulation, indication and content of some textbooks, whose existence was recorded in these legal documents. We used the reports from the provincial presidents of Paraíba, for the period 1837, the year of the first speech published until 1886, Law nº 20, dated May 6, 1837, and Resolution nº 36, June 26, 1886. This survey of bibliographical and documentary is included on theoretical and methodological approach of Michel Foucault, in view of the order of discourse. Thus, the books mentioned and analyzed in this work reveal their use regulated by the state, printing them the image of the Church and the Empire, releasing what was to be read and should be read as a policy proposal of the Empire. From the official discourse of the Imperial State, we find that the school of First Letters should teach the children through the educational content and representations of reading, readers and students. <![CDATA[A comunicação alternativa e os efeitos do trabalho em redes na constituição da linguagem e nas práticas educativas inclusivas]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-62102012000100006&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este trabalho objetiva discutir a implementação da Comunicação Alternativa e Ampliada (CAA) em um grupo de seis crianças com dificuldades significativas de comunicação. Os pressupostos epistemológicos do trabalho se encontram nos estudos de Vygotsky e De Lemos, associados à literatura específica da CAA. A pesquisa, realizada durante um ano e meio, no curso de Fonoaudiologia da Universidade Federal de Sergipe, analisa as práticas clínico-terapêuticas, o trabalho com a família, o trabalho com a escola e os efeitos desse trabalho em rede no processo de constituição da linguagem e de inclusão social. Seu desenho metodológico conjuga a pesquisa-ação e o método clínico-qualitativo. Os resultados obtidos com o estudo trouxeram evidências sobre o uso do sistema de CAA pelas crianças pesquisadas; o novo olhar das famílias sobre seus filhos; a inclusão de crianças na escola regular; e a necessidade de a escola instituir espaços-tempos para que seus segmentos possam vivenciar processos de ação-reflexão-ação. A partir desses resultados, conclui-se que a CAA pode efetivar-se como recurso para a constituição da linguagem e da aprendizagem e que o trabalho com as diferentes redes promove a construção de um novo dispositivo que mobiliza o sujeito e possibilita a constituição de novas formulações.<hr/>The present work is focused on the implementation of Augmented and Alternative Communication (AAC) in a group of six children with significant communication difficulties. The epistemological assumptions adopted for the study were the possible relationships between Vygotsky and De Lemos, associated with the specific AAC literature. The research project discusses the clinical-therapeutic practices, the work with the family, the work with the school and the effects of this work on the process of language constitution and social inclusion. It was implemented at the Speech Therapy Department of Universidade Federal de Sergipe and lasted a year and a half. The methodological design combines the clinical-qualitative study with the action research approach. We emphasize the use of the AAC system by the children involved in the project; the new perspective developed by the families on their children; the inclusion of children in regular schools; the need for schools to create several space-times so that their segments may experience processes of action-reflection-action. We conclude that AAC can be an effective resource for the constitution of language and learning and that the work with the different networks promotes the construction of a new device that mobilizes the subject and makes new formulations possible. <![CDATA[“O que a gente fala passa, mas o que escreve permanece para sempre” práticas de escrita de professores: entre usos e mitos]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-62102012000100007&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este artigo analisa uma investigação que se propôs discutir as práticas de escrita desenvolvidas por um grupo de professoras alfabetizadoras. Buscamos compreender como as professoras se relacionam com a escrita em sua vida pessoal e em suas atividades profissionais. Tomamos por base teórica os estudos de Bernard Charlot e seus colaboradores acerca da relação com o saber, bem como as discussões produzidas sobre a história da leitura e da escrita. Utilizamos como fonte de coleta de dados entrevistas semiestruturadas com um grupo de 13 professoras alfabetizadoras de três cidades do interior do estado de Mato Grosso do Sul e material escrito produzido por elas. Os sujeitos da pesquisa eram também alunas de um curso de Pedagogia na modalidade à distância oferecido pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Os resultados da pesquisa indicam que as professoras fazem uso de uma diversidade de práticas de escrita em seu cotidiano, mas, ao mesmo tempo, mitificam tal prática.<hr/>In this investigation we guided ourselves in arguing and analyzing the practice of spelling developed by a group of training teachers. We looked for comprehending how they relate to the spelling in their personal life and their professional activities. Our theoretical basis was the studies of Bernard Charlot and his team about the relation with the knowledge as well as the discussion about the history of spelling and reading. As data source, we used semi structured interviews among 13 training teachers of three inner cities in the state of Mato Grosso do Sul and the material produced by them. The investigated teachers were also students from an online pedagogy course offered by the Federal University of Mato Grosso do Sul. The data showed the training teachers use several practices in their spelling every day, but at the same time they change into a myth this practice giving to it powers they do not have. <![CDATA[Um estudo sobre o trabalho com a linguagem oral e escrita na pré-escola]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-62102012000100008&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este texto tem como finalidade apresentar o resultado de uma pesquisa realizada em escolas de Educação Infantil, que teve por objetivo avaliar se a prática pedagógica das professoras contribui para o desenvolvimento da linguagem oral e escrita no que tange à apropriação da forma culta da língua e à construção de leitores. Procuramos constatar se há intencionalidade por parte das professoras em proporem atividades relacionadas à linguagem oral e escrita, a fim de proporcionar o desenvolvimento das crianças com relação a essa área do conhecimento. A pesquisa tem como aportes teóricos, além de documentos e leis, autores como: Abramovich (1995), Sampaio (2000), Arce e Martins (2007), Faria e Salles Dias (2007) Placco e Silva (2008). Como técnica de coleta de dados foi utilizada a observação sistemática da prática pedagógica de três professoras que atuavam em pré-escolas municipais. Em suma, os resultados indicam que a prática dessas professoras, de modo geral, não atende ao que é preconizado pelos documentos oficiais sobre a Educação Infantil e pela literatura da área. Assim, nossos resultados nos remeteram a outras inquietações e investigações.<hr/>The article discusses the results of a survey carried out in kindergarten schools that aimed to check whether the teachers’ pedagogical practice contributes to the development of oral and written language in terms of the appropriation of cultured language and the formation of readers. We tried to see whether the educators intend to propose activities related to oral and written language in order to promote the children’s development in this area of knowledge. As theoretical support for the research, we used documents and laws, authors as: Abramovich (1995), Sampaio (2000), Arce and Martins (2007), Faria and Salles Dias (2007) Placco and Silva (2008), and others. For the data collection we used a technique of systematic observation of the teaching practice of three teachers who work in public kindergarten schools. The overall results indicated that the practice of these teachers, in general, does not comply with what is recommended by official documents on childhood education and by the literature of the area. So, such results lead us to others concerns and inquiries about this topic. <![CDATA[“Escrever explicando é mais difícil”: hipóteses de estudantes adultos sobre a produção de textos escritos]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-62102012000100009&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este artigo discute modos como pessoas jovens e adultas estudantes da Educação Básica se apropriam das práticas de letramento escolares que demandam a produção de determinados gêneros textuais. Apoia-se, do ponto de vista teórico, em investigações que têm reiterado a necessidade de se considerar a dimensão sociocultural das práticas escolares para a compreensão dos processos de ensino e de aprendizagem da leitura e da escrita. Tais investigações mostram, ademais, que estudantes da EJA constroem modos de lidar com a língua que ora se aproximam, ora se distanciam das formas escolares. No âmbito do estudo aqui apresentado, as posições assumidas pelas estudantes participantes da pesquisa, em uma situação de produção de texto, permitiram-nos confrontar seus modos de se comunicar - que ocorrem, de forma privilegiada, por gêneros textuais orais informais produzidos cotidianamente - com os modos de comunicação escrita do contexto escolar - que, frequentemente, operam com situações hipotéticas e são vistos como regidos por princípios e procedimentos diferentes e distantes das práticas orais. O trabalho investigativo mostrou que o conhecimento das práticas de letramento de estudantes e de suas relações com as práticas escolares auxilia o professor a compreender o ensino da leitura e da escrita em sua dimensão sociocultural e a dialogar melhor com os processos de aprender que os educandos vivenciam.<hr/>This article reflects on the ways in which youths and adults who are students of basic education (EJA) appropriate school literacy practices that require the production of certain genres and how they participate in those practices. Investigations in this field have reiterated the need to consider the sociocultural dimension of school practices in order to understand the teaching and learning processes of reading and writing. EJA students construct ways of dealing with language that sometimes get close to and sometimes move away from school forms. In the study presented here, the positions taken by students in a situation of text production enabled us to compare their ways of communicating - that occur mainly through informal oral texts which are produced daily - with the forms of written communication from the school context - that often operate with hypothetical situations and are seen as governed by principles and procedures that are different and distant from oral practices. The research project indicates that becoming familiar with the students’ literacy practices and their relations with school practices helps us to understand the teaching process of reading and writing in its sociocultural dimension and to have a better dialogue with the learning processes that students experience. <![CDATA[A articulação curricular como sentido orientador dos projetos curriculares]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-62102012000100010&lng=es&nrm=iso&tlng=es O artigo discute a importância atribuída à articulação curricular no que se refere à aprendizagem. Para isso, responde às seguintes perguntas: Que sentidos atribui à articulação curricular o conhecimento produzido nas Ciências da Educação? Como pode ser delineada e concretizada a articulação curricular nos projetos curriculares? Considera como ponto de partida o argumento de que a aprendizagem tem maiores probabilidades de ocorrer quando se torna significativa, isto é, quando permite que os alunos atribuam significado às situações com que convivem e quando existe uma relação entre o conhecimento “novo” (o conhecimento a adquirir) e o conhecimento que já possuíam. Neste sentido, o artigo mostra que promover a articulação curricular é importante, pois favorece aprendizagens significativas, quer por razões de melhor acesso ao conhecimento cognitivo, quer por razões de relação entre esse conhecimento e questões sociais e familiares dos alunos. A discussão realizada conduz à conclusão de que os projetos curriculares devem ter como ponto de partida o que é próximo e familiar aos alunos a quem se destinam e seguir um conjunto de procedimentos democraticamente contratualizados em contratos didáticos.<hr/>Knowledge about learning shows that learning is more likely to occur when it becomes significant. This happens when students are allowed to assign significance to the situations they are experiencing and when there is a relation between the “new” knowledge (the knowledge to be acquired) and the knowledge they already have. Thus, it is important to promote curricular articulation since it encourages significant learning, both because of a better access to cognitive knowledge and because of the relation between that knowledge and social issues the students are familiar with. These are the aspects focused on in this text, which discuses primarily the importance of curricular articulation. For this purpose, it follows a sequence that answers these questions: What meanings does the knowledge produced in the Sciences of Education attribute to curricular articulation? How can one frame and substantiate the curricular articulation in curricular projects? The article claims that curricular projects should take as their starting point that which students are acquainted with and then adopt a set of procedures that are democratically established in pedagogical contracts. <![CDATA[Epistemologias do sul]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-62102012000100011&lng=es&nrm=iso&tlng=es O artigo discute a importância atribuída à articulação curricular no que se refere à aprendizagem. Para isso, responde às seguintes perguntas: Que sentidos atribui à articulação curricular o conhecimento produzido nas Ciências da Educação? Como pode ser delineada e concretizada a articulação curricular nos projetos curriculares? Considera como ponto de partida o argumento de que a aprendizagem tem maiores probabilidades de ocorrer quando se torna significativa, isto é, quando permite que os alunos atribuam significado às situações com que convivem e quando existe uma relação entre o conhecimento “novo” (o conhecimento a adquirir) e o conhecimento que já possuíam. Neste sentido, o artigo mostra que promover a articulação curricular é importante, pois favorece aprendizagens significativas, quer por razões de melhor acesso ao conhecimento cognitivo, quer por razões de relação entre esse conhecimento e questões sociais e familiares dos alunos. A discussão realizada conduz à conclusão de que os projetos curriculares devem ter como ponto de partida o que é próximo e familiar aos alunos a quem se destinam e seguir um conjunto de procedimentos democraticamente contratualizados em contratos didáticos.<hr/>Knowledge about learning shows that learning is more likely to occur when it becomes significant. This happens when students are allowed to assign significance to the situations they are experiencing and when there is a relation between the “new” knowledge (the knowledge to be acquired) and the knowledge they already have. Thus, it is important to promote curricular articulation since it encourages significant learning, both because of a better access to cognitive knowledge and because of the relation between that knowledge and social issues the students are familiar with. These are the aspects focused on in this text, which discuses primarily the importance of curricular articulation. For this purpose, it follows a sequence that answers these questions: What meanings does the knowledge produced in the Sciences of Education attribute to curricular articulation? How can one frame and substantiate the curricular articulation in curricular projects? The article claims that curricular projects should take as their starting point that which students are acquainted with and then adopt a set of procedures that are democratically established in pedagogical contracts. <![CDATA[Resumos de dissertações e teses PPGEDU/UNISINOS]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-62102012000100012&lng=es&nrm=iso&tlng=es O artigo discute a importância atribuída à articulação curricular no que se refere à aprendizagem. Para isso, responde às seguintes perguntas: Que sentidos atribui à articulação curricular o conhecimento produzido nas Ciências da Educação? Como pode ser delineada e concretizada a articulação curricular nos projetos curriculares? Considera como ponto de partida o argumento de que a aprendizagem tem maiores probabilidades de ocorrer quando se torna significativa, isto é, quando permite que os alunos atribuam significado às situações com que convivem e quando existe uma relação entre o conhecimento “novo” (o conhecimento a adquirir) e o conhecimento que já possuíam. Neste sentido, o artigo mostra que promover a articulação curricular é importante, pois favorece aprendizagens significativas, quer por razões de melhor acesso ao conhecimento cognitivo, quer por razões de relação entre esse conhecimento e questões sociais e familiares dos alunos. A discussão realizada conduz à conclusão de que os projetos curriculares devem ter como ponto de partida o que é próximo e familiar aos alunos a quem se destinam e seguir um conjunto de procedimentos democraticamente contratualizados em contratos didáticos.<hr/>Knowledge about learning shows that learning is more likely to occur when it becomes significant. This happens when students are allowed to assign significance to the situations they are experiencing and when there is a relation between the “new” knowledge (the knowledge to be acquired) and the knowledge they already have. Thus, it is important to promote curricular articulation since it encourages significant learning, both because of a better access to cognitive knowledge and because of the relation between that knowledge and social issues the students are familiar with. These are the aspects focused on in this text, which discuses primarily the importance of curricular articulation. For this purpose, it follows a sequence that answers these questions: What meanings does the knowledge produced in the Sciences of Education attribute to curricular articulation? How can one frame and substantiate the curricular articulation in curricular projects? The article claims that curricular projects should take as their starting point that which students are acquainted with and then adopt a set of procedures that are democratically established in pedagogical contracts.