Scielo RSS <![CDATA[Educação UNISINOS]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=2177-621020120002&lang=pt vol. 16 num. 02 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <link>http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-62102012000200001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt</link> <description/> </item> <item> <title><![CDATA[Exigencias epistemológicas y metodológicas para una docencia futura]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-62102012000200002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt En el presente ensayo se ofrecen algunas posibilidades metodológicas no tradicionales, que pueden operar como categorías de análisis para abordar la compleja trama de relaciones que nos presenta una docencia futura. Se parte de la idea de que la formación docente debería funcionar como acompañante de los problemas a estudiar y no como molde al que los problemas deberían ajustarse. Se argumenta que la docencia debe capacitarse para inventar nuevos abordajes y no para repetir fórmulas gastadas, aunque en esta propuesta no se descartan las metodologías vigentes. Se aspira a una convivencia teórico-práctica entre herencia e innovación. El ensayo discute que la formación docente debería funcionar como una caja de herramientas y no como receta universal; pues ya no se trata de moldear a los alumnos siguiendo normas preestablecidas, sino de modular las enseñanzas en función de los cambios tecnológicos, culturales, económicos y sociales. Para tal fin se elaboran procedimentos de abordajes investigativos que se modulen al ritmo de los procesos estudiados, tales como la arqueología, la genealogía, las estructuras disipativas y el concepto metodológico de rizoma.<hr/>The essay presents some nontraditional methodological possibilities, which can operate as categories of analysis to address the complex web of relationships that constitute a future teaching. It starts from the idea that teacher training should work as a companion to study problems rather than as a template to which the problems should be adjusted. It argues that teaching should become able to invent new approaches instead of repeating worn formulas, but this proposal does not rule out current methodologies. The paper aims at a theoretical and practical coexistence between inheritance and innovation. It argues that teacher education should function as a toolbox rather than as universal recipe, since the point is not to try to mold students following predetermined rules, but to modulate teaching in terms of technological, cultural, economic and social changes. To this end, it discusses procedures of research approaches that are modulated in the rhythm of the studied processes, such as archeology, genealogy, dissipative structures and the methodological concept of rhizome. <![CDATA[Estudos acadêmicos sobre o professor: um recorte na produção da Região Centro-Oeste]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-62102012000200003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo apresenta o estágio atual de uma pesquisa interinstitucional que têm como foco o professor, realizada no Programa de Mestrado em Educação da UNIUBE, período 2003- 2005. Os objetivos são: mapear, analisar e discutir o estado da arte em relação à escolha do tema nas dissertações elaboradas. Para isso, em uma abordagem quali-quantitativa, foram analisadas 20% das produções que investigaram a “formação de professores, a profissionalização e a prática docente”. Os dados foram coletados por meio de instrumentos desenvolvidos especificamente para essa pesquisa sob a forma de “ficha de análise” e de “ficha de aprofundamento”, organizados em um banco de dados. Os resultados possibilitam responder perguntas como: quais os temas e os subtemas mais recorrentes e os ainda não suficientemente explorados? Quais são os principais referenciais teóricos dos mestrandos ao tematizar os seus estudos? Identificasse que prevalece a escolha pela pesquisa sobre a formação de professores. Nesse contexto, os pesquisadores dialogam com autores contemporâneos, sobretudo os de uma linha crítica. Por outro lado, as questões sobre a profissionalização docente são as menos estudadas, o que, à primeira vista, pode parecer um paradoxo. Em diálogo com Bourdieu, considera-se que o sentido das escolhas temáticas não pertence ao sujeito que as realiza, mas ao sistema completo de relações, no campo no qual e pelo qual elas se efetivam.<hr/>This article presents the current stage of an interinstitutional research that has the focus on the teacher, carried out in the Master Degree on Education at UNIUBE, from 2003 to 2005. The purposes are: mapping, analyzing and discussing the state of the art in relation to the choice of the theme in the essays elaborated. For that, in a quali-quantitative approach it has been analyzed 20% of the productions that investigated the “formation of the teachers, the professionalization and the teacher’s practice”. The data were collected through instruments developed specifically for this research under the format of “analysis card” and of “deepening card” organized in a data base. The results made possible to answer questions such as: themes and subthemes more recurrent and those not yet enough explored. What are the main theoretical referentials when choosing a theme for the studies? It was identifi ed that it prevails the choice for the research about the formation of the teachers. In this context, the researchers talk to contemporary authors, especially those ones of critical line of thinking. On the other hand, the issues about professionalization of the educator are the least studied, which, at fi rst sight, can be a paradox. In a dialogue with Bourdieu, it is considered that the meaning of the thematic choices does not belong to the individual who carry them out, but to the whole system of relationships, in and throughout the fi eld they happen. <![CDATA[Paulo Freire e os primeiros movimentos do conceito de liberdade]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-62102012000200004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Apresentar as primeiras formulações do conceito de liberdade em Freire é o objetivo geral deste estudo, que trata especificamente deste conceito nos textos por ele produzidos de 1967 a 1979. A metodologia utilizada é a hermenêutica da ideia de liberdade manifesta nos textos. Adota-se como referencial teórico o próprio conceito de liberdade do educador, que nesse período se movimenta entre uma origem personalista até uma proposição que dialoga com o marxismo. Observou-se como resultado que, inicialmente, sob a influência personalista, a liberdade será definida como o ligar-se ao Criador. Todavia, o exílio aproxima Freire do marxismo ocidental. Então, o credo cristão tradicional, a ligação direta indivíduo-criador é substituída pela ideia de que a ligação indivíduo-Criador tem que ser necessariamente mediatizada pelo coletivo dos homens. Assim sendo, o homem não se liberta apenas no seu retorno ao Criador. O homem se liberta em comunhão, mas não através da interação direta e tão somente com o Criador; sua libertação se dá na interação com o Criador via interação com os outros homens. Sugere-nos, dessa forma, que a verdadeira interação com o Criador não se dá numa religação individualizada, do tipo eu/divindade, mas na que se dá em comunhão, isto é, a religação do tipo nós/divindade.<hr/>The general objective of this study is to present the seminal formulations of the concept of freedom in Freire, reviewing this concept in the texts produced by him from 1967 to 1979. The methodology used is the hermeneutic of the idea of freedom which manifests itself in the texts. The theoretical reference is the concept of freedom in the educator, which in this period migrates from a personalist origin to a proposition which dialogues with Marxism. The result was that, initially, under the personalist infl uence, freedom will be defi ned as linking oneself to the Creator. Nevertheless, the state of exile brings Freire closer to Western Marxism. Thus, the traditional Christian creed, the direct link between individual and creator, is substituted by the idea that the individual-Creator link need necessarily be mediated by the collective. In being this way, man is not only liberated in his return to the Creator; his freedom comes about in interaction with the Creator via interaction with other men. This suggests to us that the true interaction with the Creator does not come about with an individual re-connection, of the I/divinity type, but in communion, that is to say, in the us/ divinity re-connection. <![CDATA[A formação de professores e o uso pedagógico da Web 2.0: a visão de estudantes de licenciatura]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-62102012000200005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O objetivo do artigo é discutir a importância da formação de professores para a utilização da Web 2.0 em sala de aula. O questionamento que motivou o trabalho foi saber se os estudantes conhecem os recursos da Web 2.0 e sabem explorar as suas potencialidades pedagógicas no desenvolvimento de atividades didáticas. Como metodologia, além da revisão bibliográfica, foi desenvolvida uma pesquisa de campo, de natureza exploratório-descritiva. O campo de pesquisa foi representado por uma universidade particular, situada no município de Bauru (SP). Foram selecionados 213 estudantes matriculados na disciplina “Estágio Supervisionado III”, por pertencer à grade curricular de todas as licenciaturas, cursada a partir do segundo ano da graduação. Entre os resultados, pôde-se concluir que o universo pesquisado tem acesso ao computador e à internet, apresenta relativa habilidade em manusear os recursos disponíveis e reconhece a importância de inseri-los no processo de ensino e aprendizagem. Os estudantes pesquisados demonstram dificuldade em usar a web de forma didática e o problema se agrava quando se trata da Web 2.0, que pressupõe o foco no usuário e a colaboração. Aponta-se a necessidade de repensar os cursos de formação de professores, inserindo espaços para o desenvolvimento de atividades práticas voltadas ao uso das tecnologias como recursos pedagógicos.<hr/>The aim of this paper is to discuss the importance of training teachers to use Web 2.0 in the classroom. Its intention was to fi nd out whether students are familiar with the main Web 2.0 resources and know how to exploit their potential in the development of teaching activities. In addition to the literature review, we developed a fi eld exploratory-descriptive research. The research was held in a private university located in the city of Bauru (São Paulo State, Brazil). We selected 213 students enrolled in “Supervised Training III” course, which is part of the teacher training curriculum available for students in the second year of undergraduate course. Results concluded that the students surveyed have access to computers and the Internet, are relatively skilled in handling the available tools and recognize the importance of including them in the teaching and learning process. The students demonstrate difficulty using the web in a didactic manner, particularly the Web 2.0, which involves a focus on users and collaboration. Therefore, the article points to the need to rethink teacher training courses in order to include practical activities aimed at the use of technology as a teaching resource. <![CDATA[Projeto político-pedagógico: limites, contradições e desafios no processo de democratização da escola]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-62102012000200006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este trabalho é resultado de estudos realizados pelo Grupo de Pesquisa em Políticas Públicas e Gestão Educacional - GEPPGE - com enfoque na temática da participação. Consiste em uma pesquisa qualitativa que se utiliza da análise documental, tendo como campo de pesquisa uma escola da rede pública municipal de Santa Maria. Neste enfoque objetiva verificar como a escola retrata em seus documentos as formas de participação em seus diferentes níveis de manifestações. A análise realizada indica que existem contradições em relação ao entendimento de participação, considerando que a proposta da escola revela que as decisões serão coletivas, desde que sejam respeitadas as especificidades de cada função, em todos os níveis. Isto evidencia a forte setorização e hierarquização na organização da escola. Este quadro pode ser revertido através do estimulo à autonomia e à participação popular efetiva de modo a romper com o centralismo de poder ainda muito presente na escola em pauta.<hr/>This work results from studies done by the Research Group on Public Policies and Educational Management (GEPPGE) focused on the topic of participation. It consists of a qualitative research based on documental analysis, having a municipal public school from Santa Maria as the research fi eld. This study aims to verify how the school describes in its documents the forms of participation at its different levels of manifestation. The analysis done shows that there are contradictions in the understanding of participation, considering that the school proposal reveals that the decisions will be collective, provided that the specifi cities of each function, at all levels, are respected. This shows a strong division into sectors and hierarchical structuring in the school. This board can be reverted through the stimulus to autonomy and effective popular participation in a way to break the power centralism yet very present at the school. <![CDATA[A eleição de diretores nas políticas de democratização da educação na região metropolitana do Recife]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-62102012000200007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O trabalho analisa o papel da eleição de dirigentes escolares nas políticas municipais de democratização/descentralização da educação, em municípios da Região Metropolitana do Recife. Para tal, discute como a democracia se constituiu como objeto de discurso na educação brasileira. A pesquisa empírica foi realizada através de entrevistas com os/as secretários/as municipais de Educação, e elas foram analisadas a partir dos aportes da teoria do discurso, de corte Laclauniano, que busca explicar o social a partir do discurso. Os dados indicaram que, para os/as secretários/as, a eleição de diretores é um importante elemento de construção da democracia na escola. Todavia, a eleição não garante a democracia nas Unidades Escolares para os/as entrevistados/as. O sentido hegemônico presente em seus discursos é o de que é importante a construção de práticas democráticas no cotidiano da escola, principalmente através do Conselho Escolar. Percebe-se, ainda, que a democratização é um elemento constitutivo do discurso de todos/as os/as gestores da educação municipal. No entanto, seu sentido é diferente, tendo em vista a perspectiva política com a qual estes/estas gestores se coadunam.<hr/>The paper analyzes the role of election of school managers in the educational policy of democratization/decentralization in Recife. It considers how democracy is constituted as an object of discourse in Brazilian education. Data were collected via interviews with municipal managers of education. The Discourse Theory was used as a reference for analysis, based on Laclau. We seek to explain the social aspects from the discourse. The results indicated that the election of managers is an important element in building democracy in school, but it does not mean that democracy is guaranteed. The hegemonic sense present in the manager’s speeches is that it is important to build democratic practices in the school routine, especially through the School Council. It is also noticed that democratization is a constituent of the manager’s discourse. However, its effect is different in view of the prospect policy managers with which they are in line. <![CDATA[Bullying aleatório]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-62102012000200008&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O objetivo deste artigo é discutir a problemática do fenômeno bullying, aspectos sobre sua conceituação e a determinação de uma nova modalidade de intimidação, aqui denominada bullying aleatório. O fenômeno bullying compreende todas as formas de atitudes agressivas intencionais e persistentes que ocorrem sem motivação aparente numa relação desigual de poder entre pares. Sua modalidade aleatória, no entanto, é caracterizada por ações quase sempre anônimas e não direcionadas a uma vítima em especial, ocorrendo, muitas das vezes, sob forma de armadilhas ou emboscadas. Este artigo estuda, entre outras coisas, a definição e caracterização deste fenômeno. Para tanto, foi realizada uma pesquisa de natureza qualitativa, caracterizada metodologicamente como descritiva segundo seus objetivos intrínsecos, e de campo segundo a coleta dos dados. A partir da aplicação de um questionário aberto direcionado a 120 estudantes universitários, foram obtidos relatos de crueldade explícita, que foram, então, discutidos à luz do fenômeno pesquisado. Os relatos obtidos permitem estabelecer três principais características que diferenciam o bullying aleatório do convencional: ações violentas persistentes, porém não direcionadas; ausência de desequilíbrio de poder entre os envolvidos; vitimização aleatória.<hr/>The objective of this paper is to discuss the issue of bullying, aspects of its concept and the defi nition of a new kind of intimidation, known as random bullying. Bullying covers all forms of intentional, persistent, aggressive behavior, occurring without apparent motivation in a relationship between peers in which there is an imbalance of power. Its random mode, however, is characterized by anonymous and non-directed actions to one specifi c victim, occurring, very often, in the form of traps or ambushes. This article studies, among other things, the definition and characterization of this phenomenon. For this purpose, we conducted a qualitative research, methodologically characterized as descriptive according to its intrinsic goals, and as a fi eld research according to the data collection. From the application of an open questionnaire to 120 college students, we obtained reports of explicit cruelty, which were then discussed according to the phenomenon studied. These reports allow us to establish three main characteristics that differentiate the random bullying from the conventional one: persistent and violent, but not directed, actions; lack of power imbalance; random victimization. <![CDATA[Desafios para a educação em contexto bilíngue (alemão/português) de língua minoritária]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-62102012000200009&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Neste texto, pretende-se apresentar e discutir o cenário sociolinguisticamente complexo do Vale do Itajaí, SC, antiga zona de imigração alemã, e os desafios que se impõem para a educação considerando a pluralidade linguística e cultural da região. Os recortes dos dados aqui analisados foram gerados em um estudo de cunho etnográfico interpretativista (Erickson, 1984) mais abrangente, realizado em uma escola rural de Ensino Fundamental. Com apoio teórico vindo prioritariamente do campo de estudos do bilinguismo como fenômeno social, o objetivo do trabalho é (a) descrever e analisar o cenário sociolinguístico da pesquisa, caracterizado como complexo em função da coexistência de línguas hegemônicas e variedades locais, em geral estigmatizadas; (b) problematizar o uso das línguas no ambiente escolar e como são tratadas pelos atores sociais que interagem nesse espaço. Os registros da pesquisa sinalizam para o importante papel da língua de herança como símbolo da identidade étnico-linguística do grupo em estudo. Apontam ainda que as tensões e os conflitos linguísticos presentes na sociedade atingem a escola e os sujeitos que convivem nesse contexto. Os resultados também apontam para as implicações do bilinguismo social na formação de professores. Espera-se dar visibilidade ao grupo estudado, a fim de contribuir para o reconhecimento do direito das crianças bilíngues ao ensino formal da língua e da cultura do seu grupo étnico, como apregoa a Declaração Universal dos Direitos Linguísticos (1996).<hr/>In this paper we intend to present and discuss the sociolinguistically complex scenario of the Itajaí Valley, SC, a former area of German immigration, and the challenges imposed on education in the light of the linguistic and cultural diversity of the region. The excerpts of the data analyzed here were generated as part of a more comprehensive ethnographic study (Erickson, 1984) conducted in a rural elementary school. Relying primarily on the theoretical support of the studies of bilingualism as a social phenomenon, the objective of the study is (a) to describe and analyze the sociolinguistic scenario of the survey, characterized as complex due to the coexistence of hegemonic languages and local varieties, which are usually stigmatized; (b) to discuss the use of languages in the school environment and how they are treated by the social actors who interact in it. The data point to the important role of the heritage language as a symbol of the ethno-linguistic identity of the group in the study. They even point that the linguistic tensions and confl icts in the society affect the school and the subjects that live in that context. The results also point to the social implications of bilingualism in teacher education. We expect to give visibility to the group studied in order to contribute to the recognition of the right of bilingual children to the formal teaching of the language and culture of their ethnic group, as proclaimed by the Universal Declaration of Linguistic Rights (1996). <![CDATA[Por um novo paradigma científico: políticas de Estado e financiamento de pesquisas]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-62102012000200010&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O objetivo deste artigo consiste em problematizar as mudanças na instituição universitária no contexto de consolidação do Sistema Nacional de C,T&I como política de Estado. Busca-se mostrar o movimento de mercantilização da sua prática universitária e da sua produção científica, assim como o papel do CNPq no processo de indução de pesquisas aplicadas. A pesquisa bibliográfica e documental utilizou como fontes primárias a legislação competente, com destaque para as Leis 11.196/05 e 10.973/04, o Plano Diretor de Reformas do Aparelho do Estado, os editais de apoio à pesquisa do CNPq publicados entre 2003-2004, e a transcrição da abertura da 4ª Conferência Nacional de C,T&I. As análises indicam que as mudanças no desenho da economia consolidadas no Brasil a partir da reforma do Estado engendram mudanças na universidade pública, demandando a ela novos papéis. O CNPq torna-se, então, uma das principais agências indutoras de pesquisa na universidade impondo para as universidades públicas o ajuste dos seus princípios e da sua função social e econômica. Com pesquisas orientadas para o crescimento econômico, com a diminuição do seu orçamento, na estreita relação com o setor produtivo, sobretudo, na submissão de suas pautas de pesquisas.<hr/>The article’s purpose is to discuss the changes in the universities in the context of consolidating of the National System of Science, Technology and Innovation (S, T &I) as the state policy. The objective is to show the movement of the commodification of their academic practice and its scientific production, as well as the role of CNPq (National Council for Scientific and Technological Development) in the induction process of applied investigation. The research literature and documentary used as primary sources consist in relevant legislation, especially the laws 11.196/05 and 10.973/04, the Master Plan for Reform of the apparatus of the State, the tally sheets in support of CNPq research published between 2003-2004, and the transcription of the 4th National Conference of (S, T &I). The analyzes indicate that changes in the design of the economy consolidated in Brazil from state reform engender changes in public universities, demanding her new rules. The CNPq becomes then one of the main agencies inducing university research requiring growth, with the decrease in its budget in close relations with the productive sector, strongly with the submission of their research agendas. <![CDATA[Aspectos ideológicos e relações de poder na sala de aula: a percepção de alunos do ensino médio]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-62102012000200011&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O objetivo deste trabalho é apresentar uma análise do discurso realizada a partir de entrevistas com alunos de instituições de ensino de Belo Horizonte, enfocando aspectos ideológicos e relações de poder presentes na sala de aula. Seu referencial teórico consiste nas contribuições de Fairclough oriundas do campo da Análise Crítica do Discurso. Dez alunos da primeira série do Ensino Médio de escolas públicas e privadas foram entrevistados (quatro meninos e seis meninas). Após a transcrição, foram selecionados excertos que bordavam relações de poder na sala de aula. Identificamos tendências predominantes no discurso dos alunos, elaborando as seguintes categorias: (a) papel do professor, (b) avaliação, (c) padrões de interação discursiva, (d) individualismo. Ficou evidenciada uma ambivalência no discurso dos alunos sobre as relações de poder na sala de aula. A constituição intertextual do discurso dos alunos aponta tanto para um discurso de democratização do ensino e relações de poder igualitárias, quanto para um discurso de relações de poder assimétricas.<hr/>The goal of this study is to present a discourse analysis of interviews with students of secondary schools in Belo Horizonte (Southeast Brazil). Its focus is the ideological aspects and power relations present in the classroom. The theoretical framework is the contribution of Fairclough to the fi eld of Critical Discourse Analysis. Ten students (four boys and six girls) of public and private secondary institutions have been interviewed. After transcribing the interviews, we selected quotations that address power relations in the classroom. Based on trends that we identifi ed in the students’ discourse, we propose the following categories: (a) role of the teacher; (b) assessment; (c) patterns of discursive interaction, (d) individualism. There is evidence of ambivalence in the students’ discourse about power relations in the classroom. The intertextuality of the students’ discourse points to a discourse of democratization at school and more egalitarian relations between teacher and students, as well as to a discourse of asymmetric power relations. <![CDATA[Resumos de dissertações e teses PPGEDU/UNISINOS]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-62102012000200012&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O objetivo deste trabalho é apresentar uma análise do discurso realizada a partir de entrevistas com alunos de instituições de ensino de Belo Horizonte, enfocando aspectos ideológicos e relações de poder presentes na sala de aula. Seu referencial teórico consiste nas contribuições de Fairclough oriundas do campo da Análise Crítica do Discurso. Dez alunos da primeira série do Ensino Médio de escolas públicas e privadas foram entrevistados (quatro meninos e seis meninas). Após a transcrição, foram selecionados excertos que bordavam relações de poder na sala de aula. Identificamos tendências predominantes no discurso dos alunos, elaborando as seguintes categorias: (a) papel do professor, (b) avaliação, (c) padrões de interação discursiva, (d) individualismo. Ficou evidenciada uma ambivalência no discurso dos alunos sobre as relações de poder na sala de aula. A constituição intertextual do discurso dos alunos aponta tanto para um discurso de democratização do ensino e relações de poder igualitárias, quanto para um discurso de relações de poder assimétricas.<hr/>The goal of this study is to present a discourse analysis of interviews with students of secondary schools in Belo Horizonte (Southeast Brazil). Its focus is the ideological aspects and power relations present in the classroom. The theoretical framework is the contribution of Fairclough to the fi eld of Critical Discourse Analysis. Ten students (four boys and six girls) of public and private secondary institutions have been interviewed. After transcribing the interviews, we selected quotations that address power relations in the classroom. Based on trends that we identifi ed in the students’ discourse, we propose the following categories: (a) role of the teacher; (b) assessment; (c) patterns of discursive interaction, (d) individualism. There is evidence of ambivalence in the students’ discourse about power relations in the classroom. The intertextuality of the students’ discourse points to a discourse of democratization at school and more egalitarian relations between teacher and students, as well as to a discourse of asymmetric power relations.