Scielo RSS <![CDATA[Educação UNISINOS]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=2177-621020120003&lang=en vol. 16 num. 03 lang. en <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[Apresentação]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-62102012000300001&lng=en&nrm=iso&tlng=en <![CDATA[A professora adolescente: um olhar psicanalítico sobre regressão nas profissões]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-62102012000300002&lng=en&nrm=iso&tlng=en Encontros com a adolescência e a sua busca de verdade, beleza e reflexão podem servir de arcabouço psicanalítico no estudo da formação educacional nas profissões assistenciais. Um conflito significativo reside na condição do conhecimento profissional em relação à vida psíquica, que tende a ser expresso como uma alienação entre a teoria do desenvolvimento e a pedagogia. Trato meu curso de graduação na área de formação de professores, The Adolescent and the Teacher [A Adolescente e a Professora] como um estudo de caso psicanalítico sobre o processo de formação de adultos que cresceram dentro do sistema escolar e para lá retornam a fim de atuar profissionalmente. Este artigo focaliza questões na formação de professores - uma área raramente reconhecida como algo que afeta o imaginário da psicologia educacional, do aconselhamento e do trabalho social -, bem como discussões sobre a natureza da adolescência, e apresenta uma análise das profissões impossíveis dedicadas à educação. A discussão se alicerça na ideia psicanalítica de que adultos que atuam em escolas estão sujeitos à sua adolescência, a conjuntos elementares de conflitos internos, fantasias e defesas que se reconfiguram no conhecimento profissional na forma de exigências de certeza e de uma crença na noção de que o aprendizado constitui a tônica do conflito em vez de ser apenas um representante dele. A partir da noção de “síndrome adolescente da idealidade”, proposta por Julia Kristeva (2007), o artigo especula a vida psíquica como a nossa relação mais radical entre o self e o outro. Contudo, neste encontro, um grão de alienação é introduzido nas reações a conflitos na estrutura da escolarização, nas relações self/outro e na articulação do conhecimento profissional, estendendo-se até a confusão entre as fantasias de uma profissão e os imperativos cotidianos de uma atuação dentro dos limites da certeza.<hr/>Encounters with adolescence and its quest for truth, beauty and thought can be used as a psychoanalytic framework in understanding the education of the helping professions. A significant conflict resides in the state of professional knowledge toward psychical life that tends to be expressed as alienation between developmental theory and pedagogy. I treat my undergraduate teacher education course, The Adolescent and the Teacher as a psychoanalytic case study on the developing education of adults who grew up within the school system and return to work there. The paper focuses on problems in teacher education, an area hardly considered as affecting the imaginary of school psychology, counseling, and social work, and discussions about the nature of adolescence, yet provides a commentary on the impossible professions dedicated to education. The discussion leans on the psychoanalytic idea that adults working in schools are subject to their adolescence - elemental sets of internal conflicts, phantasies, and defenses - that return in professional knowledge as demands for certainty and as a belief that learning is a tonic to conflict as opposed to conflict’s delegate. Working with Kristeva’s (2007) formulation of “the adolescent syndrome of ideality,” the paper speculates on psychical life as our most radical relation to the self and other. Yet in this meeting a kernel of alienation is carried into responses to conflicts in the structure of schooling, self/other relations, the arrangement of professional knowledge, and reaches into the confusion between phantasies of a profession and the daily imperatives to act with certainty. <![CDATA[Mídias locativas e realidade mixada: a produção de sentidos sobre o digital-virtual a partir da cartografia com suporte das tecnologias digitais]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-62102012000300003&lng=en&nrm=iso&tlng=en O presente artigo problematiza o campo de tensões que tem surgido a partir da emergência de uma cultura digital em escolas públicas que participam de projetos de inclusão digital. Com base nos pressupostos teórico-epistemológicos das ecologias cognitivas e de acoplamento estrutural, discutimos a produção de sentidos sobre o digital-virtual como caminho necessário para a abertura de novos possíveis em relação ao uso das tecnologias digitais na educação. Foi realizada uma oficina exploratória com professores de uma rede estadual de ensino público, envolvendo a cartografia local com suporte das tecnologias digitais, as mídias locativas e a realidade mixada. A oficina objetivava provocar nos participantes uma experiência estética e informacional para a produção de sentidos sobre o digital-virtual a partir de uma dupla apropriação - tecnológica e simbólica - utilizando tecnologias como marcadores QRCode, mídias digitais, geolocalização e publicação em blog. Evidenciamos por parte dos professores o sentido de digital-virtual como tecnologia para ampliação da experiência física, do tempo e do protagonismo entre professores e alunos. Finalizamos discutindo o “fazer parte” de uma cultura digital a partir da exigência de uma reconfiguração das práticas pedagógicas e seus respectivos regimes cognitivos, regimes de autoridade, e da própria noção de sociabilidade em relação ao processo educacional.<hr/>This paper discusses the field of tension that has arisen from the emergence of a digital culture in public schools that participate in digital inclusion projects. Based on the theoretical and epistemological assumptions of cognitive ecologies and structural coupling, we discuss the production of meanings about the virtual-digital as a necessary path for the opening of new possibilities regarding the use of digital technologies in education. We performed an exploratory workshop with teachers of a statewide network of public education, involving local cartography supported by digital technologies, locative media and mixed reality. The workshop was designed to lead participants to an informational and aesthetic experience for the production of meanings about the virtual-digital on the basis of a dual - technological and symbolical - appropriation using technologies such as QRCode markers, digital media, geolocation and publishing in a blog. The teachers showed an understanding of the virtual-digital as a technology that can expand physical experience, the experience of time and protagonism among teachers and students. We conclude by discussing the “being part of” a digital culture on the basis of the demand for a reconfi guration of pedagogical practices and their cognitive regimes, regimes of authority and the very notion of sociability in relation to the educational process. <![CDATA[Hábito sensório-motor: o preparo para a inteligência e suas implicações para a educação]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-62102012000300004&lng=en&nrm=iso&tlng=en O presente artigo tem por objetivo destacar as principais ideias piagetianas a respeito do período sensório-motor e sua importância na elaboração e adaptação das funções e estruturas preliminares para o desenvolvimento da inteligência bem como suas implicações para a educação. A metodologia adotada pautou-se em um levantamento bibliográfico com autores que tratam dos tópicos mencionados acima e na interpretação das obras de Piaget sobre a construção do conhecimento no período sensório-motor compreendido entre o nascimento da criança até os 2 anos de vida. O hábito vai se constituir em inteligência quando se coordenar em meios e fins, visto que uma coisa é repetir indefinidamente uma manobra que teve êxito, e outra coisa é tentar apanhar um objeto numa nova situação. Por isso, a vida é construtora de formas, e o hábito é uma delas. A relação fundamental que envolve o desenvolvimento e a aprendizagem não é a relação de associação e, sim é de assimilação. Isto requer três aspectos a serem conhecidos pelo educador infantil: o conhecimento do sujeito epistemológico, das matérias a serem ensinadas e o processo de interação entre as crianças e as educadoras.<hr/>The main Piagetian ideas on the sensory-motor period and its importance in the elaboration and adaptation of the function and preliminary structures for the development of intelligence and its implications for education are provided. Methodology is foregrounded on a bibliographical survey on the topics mentioned above and on the interpretation of Piaget´s works on knowledge construction during the sensory-motor period, ranging from the child´s birth up to 2 years. Habit becomes intelligence when it coordinates itself into strategies and aims. The indefi nite repetition of a successful action is different from when one tries to grab an object in a new situation. Life is a builder of forms and the habit is one of them. The basic relationship that comprises development and learning is not one of association but of assimilation. Therefore, three aspects should be known by children´s educators, namely, the knowledge of the epistemological subject, the subject-matter that should be taught, and the interaction process between children and educators. <![CDATA[Devotas e instruídas: a educação de meninas e mulheres no Brasil: fragmentos do passado histórico (1846/1930)]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-62102012000300005&lng=en&nrm=iso&tlng=en O artigo tem por objetivo analisar, por meio de pesquisa bibliográfica, alguns fragmentos do ideário da educação das mulheres inserido no projeto republicano de educação popular, de 1846 a 1930. Apresenta reflexões sobre a educação feminina no Brasil, as relações entre o poder político e a Igreja Católica e, por meio dela, a internalização do papel de mãe e esposa, num universo de submissão necessária e benéfica. Fundamenta-se, teoricamente, em Aranha, Hilsdorf e Vidigal, nas questões gerais da História da Educação do início da República, e em Duarte, Nunes e Paiva, no que toca ao universo da instrução das mulheres. A análise realizada mostrou que o projeto não contemplava a educação feminina e destinava as moças à frequência das escolas normais como uma das únicas formas de instrução, entendendo as mulheres como as mais adequadas ao magistério de crianças; aponta para a modificação dessa mentalidade a partir da disseminação dos conceitos liberais, a reorganização da família e a divisão mais equitativa das responsabilidades dos pais, a partir do que o papel da mulher é ampliado; destaca a existência e os objetivos dos colégios religiosos na educação das meninas e, já no século XX, a carreira do magistério como a passagem para as primeiras oportunidades de bem-estar econômico, manifestação da palavra não apenas figurativa, e trânsito do espaço doméstico para a visibilidade social. O estudo conclui que o ideal renovador alinhado ao projeto do Estado de educar a população não foi suficiente para resolver as desigualdades de gênero, só amenizadas a partir da década de 1930, com a conquista do voto feminino.<hr/>Using a bibliographic research, the article analyzes some fragments of the theories about women’s education inserted in the republican popular education project, from 1846 to 1930. It presents ideas about women’s education in Brazil, the relations between the political power and the Catholic Church and its idea of mother and wife inside a universe of submission. From the theoretical perspective, the paper is based on Aranha, Hilsdorf and Vidigal works, concerning the general questions of Education History during the beginning of the Republic and on Duarte, Nunes e Paiva regarding the women’s education universe. The analysis showed that the project did not involve feminine education and considered women only as children’s teachers and, therefore did not approve the idea of women attending regular courses; that the change of this mentality started from the spread of the liberal concepts, the reorganization of the family and a more equitative division of parent’s responsibilities and, therefore, the importance of women’s role in society increased. It points out the existence and goals of the religious schools on girls’ education and, during the twentieth century, the teaching career as a way to the first opportunities of economical wealth, the expression of the word not only figurative, and the transition of the domestic space to social visibility. The study concludes that the renewed ideal aligned with the State’s project to educate the people has not been enough to solve the inequalities of gender that had only been attenuated from the 1930s on, through the achievement of women’s right to vote. <![CDATA[Indícios de processo reflexivo em memoriais de formação]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-62102012000300006&lng=en&nrm=iso&tlng=en O presente artigo tem como propósito investigar indícios de processo reflexivo na materialidade linguística de memoriais de formação, textos autobiográficos muito solicitados por instituições de ensino superior que acreditam no registro escrito como instrumento importante na formação de professores. A análise revela que o movimento de contraposição a experiências avaliadas pelo autor como negativas e a consequente adoção de novas/ outras formas de pensar e agir são características do processo reflexivo, revelado por escolhas lexicais que indiciam um processo dinâmico de recriação da memória, marcado por relações indissociáveis entre passado e presente, e de tentativa de construção, pelo sujeito autor, de um ethos de contemporaneidade.<hr/>This article aims at investigating evidence of reflection processes in the linguistic materiality of written records of professional development, which are autobiographical texts often required by higher education institutions. These institutions regard written records as important instruments for teacher education. The analysis reveals that the establishment of a contrast to experiences considered by the teachers as negative and the consequent adoption of new/other ways of thinking and behaving are characteristic of a reflection process, which is revealed by lexical choices that indicate a dynamic process of memory recreation, marked by indissociable relations between past and present, and by the author’s attempt to construct an ethos of contemporaneity. <![CDATA[Lei Saraiva (1881): dos argumentos invocados pelos liberais para a exclusão dos analfabetos do direito de voto]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-62102012000300007&lng=en&nrm=iso&tlng=en O texto trata dos argumentos invocados pelos liberais para a exclusão dos analfabetos do direito de voto nos debates havidos no Parlamento quando da tramitação dos projetos Sinimbu e Saraiva de reforma eleitoral para a introdução do voto direto no Império do Brasil, reforma esta consubstanciada na Lei Saraiva de 9 de janeiro de 1881. Ele integra um conjunto de estudos que tiveram como fontes os Anais da Câmara dos Deputados e do Senado, disponíveis na Internet, relativos ao período de dezembro de 1878 a janeiro de 1881. Na parte que aqui interessa, a pesquisa revelou como, de repente, o analfabetismo, condição de mais de 80% da população brasileira segundo o recenseamento de 1872, passou a significar cegueira, ignorância, dependência, incapacidade e até periculosidade. Na realidade, ele se tornou um estigma, invocado para desqualificar e afastar do voto a grande massa analfabeta. E isto, pela voz e voto de uma representação maciçamente liberal e em nome dos princípios do liberalismo. É claro, do liberalismo possível numa nação dominada por uma elite predominantemente agrária, latifundiária e ainda teimosamente escravocrata.<hr/>The text discusses the arguments invoked by liberals to exclude illiterates from the right to vote in the debates that took place in parliament during the discussion of the Sinimbu and Saraiva bills on electoral reform to introduce direct voting in the Brazilian Empire. This reform was substantiated in the Saraiva Law of January 9, 1881. The article is part of a set of studies whose sources are the Proceedings of the Chamber of Deputies and the Senate, available on the Internet, concerning the period from December 1878 to January 1881. In the part that is of interest here, the survey revealed how, suddenly, illiteracy, which was the status of over 80% of the Brazilian population according to the 1872 census, began to mean blindness, ignorance, dependence, incapacity and even dangerousness. Indeed, it became a stigma, invoked to disqualify and keep the large illiterate mass from voting. This occurred through the voice and vote of a massively liberal representation and in the name of the principles of liberalism. Of course, this was the liberalism possible in a nation dominated by a predominantly agrarian elite made up of large landowners who were still stubborn slave owners. <![CDATA[A pobreza na formação docente: a situação de pobreza na formação das futuras professoras]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-62102012000300008&lng=en&nrm=iso&tlng=en O artigo discute o tratamento outorgado à situação de pobreza na formação das futuras professoras. Buscou-se compreender, através de um estudo de caso, os elementos de reflexão e de prática que recebem as futuras professoras da rede pública do ensino fundamental durante sua formação universitária, para posteriormente enfrentar essa marcante característica da realidade social brasileira ao interior da instituição escolar. A hipótese formulada foi que a pobreza é abordada apenas superficialmente, e que elas sentem necessidade de inclusão da temática dentro de sua formação, visando lidar com a realidade escolar dessa parcela da sociedade que não tem suas necessidades básicas atendidas. Foram utilizadas as seguintes técnicas de pesquisa: a análise documental das diretrizes curriculares e ementas atualmente vigentes para a formação das professoras dos primeiros anos do ensino fundamental, a aplicação de questionários fechados junto a 26 estudantes do último ano do curso de Pedagogia e junto a 25 estudantes da licenciatura, e a realização de entrevistas semiestruturadas junto a sete professoras em exercício em escolas de ensino fundamental. Constatou-se que: 1. a situação de pobreza não é tratada diretamente no curso de Pedagogia, e 2. as alunas do curso pensam que esse assunto deveria ser acrescentado em sua formação.<hr/>This article discusses the treatment given to the situation of poverty in the professional training of future teachers. The authors intended to understand, through a case study, the elements of refl ection and practice that the future teachers of the public elementary education network receive during their undergraduate university education, so that they can face this remarkable feature of Brazil’s social reality that is present also in the educational system. The hypothesis was that poverty is approached only superfi cially and that the future teachers require the inclusion of this topic in their training in order to deal with the reality of this part of society that does not have its basic needs met. The following research techniques were used: documental analysis of the current curricular guidelines and course descriptions for the training of teachers of the early years of elementary school, application of closed questionnaires to 26 students of the last year of the School of Education and to 25 teacher training students, as well as semi-structured interviews with seven teachers who are working in elementary schools. It was found that: 1. the situation of poverty is not directly addressed in the School of Education, 2. the Education students think that this subject should be added to teacher training. <![CDATA[Categorias multiculturais na pesquisa sobre formação docente: reflexões a partir da classe social, raça/etnia e gênero e sexualidade]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-62102012000300009&lng=en&nrm=iso&tlng=en O presente trabalho discute como o multiculturalismo tem sido compreendido nas pesquisas sobre formação docente. Efetua um recorte temporal entre os anos de 2000 e 2006 e estabelece, como fonte de dados, os artigos publicados nos periódicos melhor avaliados, nos trabalhos apresentados na ANPEd e nos ENDIPEs. Tendo em vista essas três fontes, foram encontrados 13 artigos, 17 trabalhos na ANPEd e 27 no ENDIPE. A partir da leitura e análise das características e dos resultados encontrados nos estudos selecionados, é possível afirmar que o estado do Rio de Janeiro concentra o maior número de trabalhos sobre a temática; as categorias de classe social, raça/etnia e gênero e sexualidade, quando analisadas a partir de conceitos tais como diferença e identidade, tendem a assumir um caráter binário e essencializante. Finaliza apontando que as categorias discutidas ainda se encontram sob a égide de uma lógica binária e maniqueísta e o tom encontrado nos resultados dos estudos selecionados é o da denúncia, ou seja, aquilo que a formação não faz ou faz equivocadamente; a perspectiva multicultural ainda tem uma presença frágil na formação docente, havendo categorias completamente silenciadas, como, por exemplo, a religião.<hr/>This paper discusses how multiculturalism has been studied on teacher education research. Between the years 2000 and 2006, the articles published in the journals highly evaluated, papers presented at ANPEd and ENDIPEs were used as data source. Considering these three sources, we found 13 articles, 17 papers at ANPEd and 27 in ENDIPE. Based on the reading and analysis of the characteristics and the results found in the selected studies, it is possible to affirm that the State of Rio de Janeiro concentrates the largest number of studies on the theme: the categories of social class, race/ethnicity and gender and sexuality. When these categories are analyzed based on concepts such as difference and identity, they tend to assume a binary and essential character. It finalizes highlighting that the categories discussed are still under the aegis of a binary logic and Manichean. The results indicate that those studies are marked by complains, that is, they shows what the training does not do or does mistakenly. The multicultural perspective still has a weak presence in teacher education, and there are categories completely silenced, as, for example, the religion. <![CDATA[Formação de docentes e pós-graduação: docente ou pesquisador? Há futuro para esse ofício?]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-62102012000300010&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este texto resulta de parte de outro que serviu de base à nossa intervenção na mesa redonda indicada. A hipótese é a de que professar o ofício da docênca e da pesquisa é trabalhar sob o signo da insegurança. Se o sistema vigente parece cada vez mais firme na rota da manutenção, o “território” onde se movem docentes e alunos parece cada vez mais movediço. Objetivando discutir esses aspectos, partimos da tese de que ensinamos/orientamos com base em uma formação que não recebemos e a formação que protagonizamos não está mostrando-se contemporânea aos desafios postos aos nossos alunos. Da tese desdobram-se quatro subteses que tratam de aspectos que explicam e justificam dificuldades de metodologia e conteúdo. O texto está baseado em dados de pesquisa desenvolvida sob os auspícios do CNPq, abordando questões da pós-graduação e conexas, e em revisão de literatura da área. Em termos de resultados, além de reflexões de contexto, concluímos que, em vez de trabalhar com disjuntivas (“e”) ou polarizações (“ou”) na formação, docência e pesquisa, seria mais adequado apreender esses processos na perspectiva das fertilizações mútuas, a partir das quais cada uma das funções da universidade poderia potencializar respostas afirmativas às interrogantes do título.<hr/>This text is based on another one that was used for our intervention in the roundtable mentioned. Its hypothesis is that to exercise the trade of teacher and researcher is to work under a cloak of insecurity. While the current system appears increasingly solid, the ground on which teachers and students tread is increasingly shaky. We begin with the thesis that we teach and supervise based on an education that we did not receive and the education that we offer is not in keeping with the challenges our students face. Four sub-theses arise from this thesis and concern factors that explain and justify difficulties of methodology and content. The text is based on research data prepared under the auspices of CNPq and addresses issues concerning graduate work and a review of literature in the field. In addition to a reflection on the context, we conclude that instead of working with disjunctives such as “and” or polarizations such as “or” in relation to education, teaching and research, we should understand these processes as mutual fertilizations through which each one of the functions of the university can yield affi rmative answers, particularly to the final question in the title. <![CDATA[Relações de gênero, educação matemática e discurso: e enunciados sobre mulheres, homens e matemática]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-62102012000300011&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este texto resulta de parte de outro que serviu de base à nossa intervenção na mesa redonda indicada. A hipótese é a de que professar o ofício da docênca e da pesquisa é trabalhar sob o signo da insegurança. Se o sistema vigente parece cada vez mais firme na rota da manutenção, o “território” onde se movem docentes e alunos parece cada vez mais movediço. Objetivando discutir esses aspectos, partimos da tese de que ensinamos/orientamos com base em uma formação que não recebemos e a formação que protagonizamos não está mostrando-se contemporânea aos desafios postos aos nossos alunos. Da tese desdobram-se quatro subteses que tratam de aspectos que explicam e justificam dificuldades de metodologia e conteúdo. O texto está baseado em dados de pesquisa desenvolvida sob os auspícios do CNPq, abordando questões da pós-graduação e conexas, e em revisão de literatura da área. Em termos de resultados, além de reflexões de contexto, concluímos que, em vez de trabalhar com disjuntivas (“e”) ou polarizações (“ou”) na formação, docência e pesquisa, seria mais adequado apreender esses processos na perspectiva das fertilizações mútuas, a partir das quais cada uma das funções da universidade poderia potencializar respostas afirmativas às interrogantes do título.<hr/>This text is based on another one that was used for our intervention in the roundtable mentioned. Its hypothesis is that to exercise the trade of teacher and researcher is to work under a cloak of insecurity. While the current system appears increasingly solid, the ground on which teachers and students tread is increasingly shaky. We begin with the thesis that we teach and supervise based on an education that we did not receive and the education that we offer is not in keeping with the challenges our students face. Four sub-theses arise from this thesis and concern factors that explain and justify difficulties of methodology and content. The text is based on research data prepared under the auspices of CNPq and addresses issues concerning graduate work and a review of literature in the field. In addition to a reflection on the context, we conclude that instead of working with disjunctives such as “and” or polarizations such as “or” in relation to education, teaching and research, we should understand these processes as mutual fertilizations through which each one of the functions of the university can yield affi rmative answers, particularly to the final question in the title.