Scielo RSS <![CDATA[Educação UNISINOS]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=2177-621020130001&lang=en vol. 17 num. 01 lang. en <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <link>http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-62102013000100001&lng=en&nrm=iso&tlng=en</link> <description/> </item> <item> <title><![CDATA[A bioética na educação escolar: uma discussão importante]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-62102013000100002&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este artigo busca situar inicialmente como a Bioética vem sendo compreendida hoje em dia em termos epistemológicos e sociais, destacando que sua presença na educação básica brasileira é ainda embrionária. Em seguida, analisa algumas proposições presentes em documentos amplamente reconhecidos na esfera da discussão Bioética, procurando mostrar que, a partir deles, várias discussões podem ser conduzidas. Por fim, considerando as rápidas transformações tecnológicas e científicas no âmbito das biociências e a emergência de questões polêmicas, como a eutanásia e os direitos sexuais e reprodutivos, defende a inserção da discussão sobre Bioética na educação escolar, sobretudo no ensino médio. Tal inserção é pensada em termos interdisciplinares, de modo a envolver os professores das diferentes disciplinas e possibilitar a abordagem de temáticas atuais que não devem ser ignoradas nos processos de formação intelectual e moral dos estudantes. O referencial teórico-metodológico que dá suporte ao estudo é a abordagem da ética feita por Chaïm Perelman com base em uma perspectiva pluralista, que põe em relevo a importância dos processos argumentativos no confronto entre visões conflitantes.<hr/>This article seeks to situate initially as bioethics is understood in social and epistemological terms nowadays, showing that their presence in Brazilian basic education is still in its embryonic stages. It then looks at some propositions present in documents widely recognized in the field of bioethics debate, seeking to show that from them several discussions can be conducted. Finally, considering the rapid technological and scientific changes within the life sciences and the emergence of controversial issues, like euthanasia, and sexual and reproductive rights, supports the inclusion of bioethics debates in school education, especially in high school. This insertion is thought in interdisciplinary terms so as to involve teachers from different disciplines and enable current thematic approach that should not be ignored in the intellectual and moral formation of students. The theoretical-methodological support is the approach of ethics made by Chaïm Perelman based on a pluralistic perspective, which highlights the importance of the argumentative procedures in the confrontation between conflicting views. <![CDATA[A atenção nas malhas dos ininterruptos gozos proporcionados pela indústria cultural]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-62102013000100003&lng=en&nrm=iso&tlng=en Ao considerar que a expansão do uso das novas tecnologias no processo educativo ocorre num contexto histórico e social norteado cada vez mais pelo e para o modo de produção de mercadorias, este artigo aborda como a utilização desses aparatos no processo de ensino e aprendizagem vem atuando sobre a capacidade das pessoas de direcionarem e conservarem sua atenção para o que estudam. Ao basear-se na Teoria Crítica da Sociedade, levanta-se a hipótese de que a ligação cada vez mais intensa das pessoas a esses aparatos vem redundando, entre outras coisas, no enfraquecimento da capacidade de direcionar e governar a própria atenção durante um determinado tempo. Nesse sentido, o artigo retoma as explicações de Marx sobre o conceito de mercadoria, relacionando o que ele denominou de Fetichismo com a ideia do Soberano, discutida por La Boétie; aborda como o modo de produção de mercadorias no capitalismo subordina progressivamente a cultura e os espaços de produção autônoma do espírito à lógica da troca, configurando o que Adorno e Horkheimer chamaram de indústria cultural. Partindo da compreensão de que os produtos da indústria cultural exploram a percepção proporcionando vivências sadomasoquistas, obtidas ao custo da imobilização do exercício da representação e do pensamento, o artigo finaliza com apontamentos sobre como essas experiências vêm prejudicando a capacidade das pessoas de dedicarem e dirigirem a sua própria atenção e concentração.<hr/>Considering that the expansion of the use of new technologies in the educative process occurs in a historical and social context each time more guided by and for the mode of production of goods, this article approaches how the usage of these apparatuses in the process of education and learning have been acting on the people’s capacity to direct and keep their attention to what they study. Being based on the Critical Theory of Society, there is a hypothesis that claims that the very intense bond between people and these apparatuses has been redounding, among other things, in the weakening of the people’s capacity of directing and controlling their own attention during certain period of time. This way, the article resumes Marx’s explanations on the concept of goods, associating what he defi ned as Fetishism with the Idea of Sovereign, discussed by La Boétie; approaches like the mode of goods production in the capitalism progressively subordinates the culture and the autonomous spaces of production of the spirit to the logical exchange, shaping what Adorno and Horkheimer called Cultural Industry. From the understanding that the products of the Cultural Industry explore the perception providing, obtained at the cost of immobilization of the exercise representation and thought, the article ends with notes about how these experiences have been impairing people’s capacity of dedicating and conducting their own attention and concentration. <![CDATA[Subjetividade e formação na perspectiva adorniana]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-62102013000100004&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este ensaio objetiva discutir os conceitos de subjetividade e formação na perspectiva adorniana, a qual, além de estabelecer uma relação de correspondência entre esses dois conceitos, entende que sua realização é comprometida pela indústria cultural que, em seus lugares, promove a heteronomia, a identificação e a conciliação entre a realidade e o conceito. Esses aspectos encontram respaldo nas novas tecnologias na medida em que elas contribuem para acentuar o formalismo e para promover experiências substitutivas. Com base nesse pressuposto, pretende-se, também, refletir sobre os impactos das novas tecnologias na subjetividade e na formação e sobre algumas formas de resistir à danificação de ambas. Trata-se de uma pesquisa teórica, fundamentada na literatura escrita por Theodor W. Adorno e pelos seguidores de suas ideias. A partir desses referenciais, as possibilidades de resistência à reificação do sujeito e da formação podem ser encontradas na arte e na experiência estética, uma vez que elas congregam razão e sensibilidade, conteúdo e forma, e permitem a experiência da não-identidade e do deslocamento.<hr/>This essay aims at discussing the concepts of subjectivity and formation under the Adornian perspective, which, besides establishing a relation of correspondence between these two concepts, understands that its realization is compromised by the cultural industry which, in other places, promotes heteronomy, the identifi cation and the conciliation between reality and concept. These aspects fi nd support in new technologies as they contribute to accentuate the formalism and to promote substitutive experiences. Based on this assumption, we intend to also refl ect on the impact of the new technologies on subjectivity and on the formation, and on some ways of resisting to the damage of both of them. This is a theoretical research, substantiated in the literature written by Theodor W. Adorno and by his followers’ ideas. From these references, the possibilities of resistance to reifi cation of the subject and the formation can be found in the arts and in the aesthetic experience, as they compile reason and sensibility, content and form, and allow the non-identity and displacement experience. <![CDATA[O ideário pedagógico platônico n’A República]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-62102013000100005&lng=en&nrm=iso&tlng=en Como decorrência de sua filosofia, cujos enfoques contemplam, principalmente, a metafísica, a epistemologia, a ética e a política, Platão (428/7-348/7 a.C.) concebe o seu ideário pedagógico com o qual almeja concretizar a educação por ele preconizada em seu projeto de Estado Ideal, delineado, por sua vez, em sua obra intitulada A República, a qual, sendo considerada uma das principais sínteses de sua filosofia em geral, pode também ser tomada como uma das principais sinopses de sua pedagogia em particular, razão pela qual dela serão extraídos excertos que permitirão a construção de um arcabouço teórico que possibilite explicitar a articulação entre a filosofia e a pedagogia no âmbito do pensamento platônico. Desse modo, a exposição do presente trabalho adotará o seguinte procedimento: em primeiro lugar, será feita uma abordagem sumária sobre aspectos ontológicos, gnosiológicos, morais e sociais da filosofia platônica; em segundo lugar, serão feitas convergências desses mesmos aspectos para os apontamentos de ordem educacional, que Platão concebe para cada uma das três classes de cidadãos que formariam a sua sociedade perfeita. Servindo-se de um procedimento metodológico analítico, cujo aporte teórico baseia-se em autores como Jaeger (2003), Paviani (2008), Scolnicov (2006) e Teixeira (2006), o presente trabalho, cujo objetivo é explicitar as intenções pedagógicas da filosofia platônica, aponta como resultado a afirmação de que o sistema filosófico construído por Platão não é apenas uma síntese especulativa e abstrata do pensamento grego em geral, mas também um projeto em particular que, servindo-se da educação, visa à intervenção prática e concreta na existência dos futuros cidadãos do Estado por ele pretendido.<hr/>As a consequence of his philosophy, whose approaches contemplate, mainly, metaphysics, epistemology, ethics and politics, Plato (428/7-348/7 B.C.) conceives his pedagogical ideary with which he intends to make real the education advocated into his project of Ideal State, outlined, by its time, into his work entitled “The Republic”, which, being considered one of the foremost synthesis of his philosophy in general, it can also be left as one of the main synopses of his pedagogy in particular, reason by which excerpts will be extracted from that work, which will permit the construction of a theoretical skeleton that may explicitate the articulation between philosophy and pedagogy into the ambit of the platonic thought. Thus, the exposition of the present work will adopt the following proceeding: first, a summary approach will be done about ontological, gnosiological, moral and social aspects of the Plato´s philosophy; second, convergences of those same aspects will be done to the appointments of educational order, which Plato conceives to each one of the tree classes of citizens who would compose his perfect society. By using an analytical methodological proceeding, whose theoretical settlement is based on authors like Jaeger (2003), Paviani (2008), Scolnicov (2006) and Teixeira (2006), the present work, whose aim is to explicitate the pedagogical intentions of the Plato´s philosophy, appoints as its result the affirmation that the philosophical system constructed by Plato is not only an abstract and speculative synthesis of the Greek thinking in general, but also a project in particular that, by serving itself from education, it aims at the practical and concrete intervention into the existence of the future citizens of the State intended by him. <![CDATA[Formação de professores e educação inclusiva: análise das matrizes curriculares dos cursos de licenciatura]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-62102013000100006&lng=en&nrm=iso&tlng=en As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica, Resolução CNE/CP nº. 1/02, estabelecem que as instituições de ensino superior devam prever, em sua organização curricular, a formação docente para o atendimento da diversidade, contemplando conhecimentos sobre as especificidades dos alunos com necessidades educacionais especiais. Concomitantemente, a expansão do acesso à escola básica não tem sido acompanhada de investimentos na implementação das mudanças necessárias nas diferentes dimensões: na formação inicial e continuada dos professores, nas políticas, nos currículos,nas condições de trabalho dos profissionais da educação (incluindo carreira e salários), na infraestrutura das escolas e na reorganização das condições de ensino. Mediante essa realidade o presente estudo objetivou analisar a matriz curricular dos cursos de licenciatura de três Universidades Públicas localizadas no interior do Estado de São Paulo, visando identificar a presença, neles, de disciplinas e/ou conteúdos que tratem sobre a Educação Especial e educação inclusiva. O método utilizado foi análise documental. Foram analisadas as ementas, do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas de três universidades públicas estaduais e do Curso de Licenciatura em Química de uma universidade pública estadual e de uma federal. De acordo com os resultados, os cursos de licenciatura investigados não mostraram nenhum indicativo de reorganização na direção das políticas de educação inclusiva. Verificou-se que nenhuma ementa apresentou conteúdos sobre Educação Especial; embora a disciplina de Didática, de apenas um dos cursos, tenha indicado como um dos seus objetivos gerais a preparação dos alunos para uma compreensão crítica e contextualizada do papel da escola e do trabalho docente. Concluiu-se que a organização curricular dos cursos de licenciatura não tem garantido os saberes pedagógicos necessários para responder às demandas da escola básica pública, principalmente em relação ao ensino de alunos com necessidades educacionais especiais.<hr/>National Curriculum Guidelines for Teacher Training Basic Education, CNE/CP no. 1/02, state that higher education institutions should provide in their curriculum teacher training to meet the diversity contemplating knowledge about the specificities of pupils with special educational needs. Concomitantly, the expansion of access to basic school has not been accompanied by investment in implementing the necessary changes in different dimensions: in an initial and continuing formation of teachers, policies, curriculum, working conditions of the education professionals (including career and salary), an infrastructure of schools and a reorganization of the teaching conditions. Facing this reality, the present study aimed at analyzing the curriculum of degree courses of three public universities located at São Paulo State, aiming at identifying the presence of disciplines and/or content that deals with special and inclusive education. The method used was document analysis. The menus from degree in Biological Sciences in three state universities and the menus from degree in Chemistry in one state university and one federal university were analyzed. According to the results, the investigated courses did not show indicative of reorganization in the direction of policies on inclusive education. It was observed that there was not content about special education, although the discipline of Didactics in only one of the courses has indicated, as one of its overall objectives, the preparation of students for a critical understanding of the paper and context of school and the teacher work. It was concluded that the organization of curriculum of degree courses do not have guaranteed the pedagogical knowledge needed to answer the demands of the public basic school, mainly in relation to the education of the students with special needs. <![CDATA[Representação de um projeto diferenciado de escola, professor e aluno no relatório de Anísio Teixeira em viagem aos Estados Unidos]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-62102013000100007&lng=en&nrm=iso&tlng=en O presente artigo tem por pretensão analisar as representações de um projeto diferenciado de educação, de modelo escolar, de professor e aluno presentes no relatório de viagem de Anísio Teixeira, que foi produto de suas observações e estudos nas escolas norte-americanas. Em 1927, quando Anísio ocupava o cargo de diretor geral do ensino público baiano, foi designado pelo governador Francisco Marques de Góes Calmon para ir aos Estados Unidos da América observar os métodos de ensino e as instituições de educação que poderiam vir a ser implantadas de um modo parecido nas escolas da Bahia. Levando em conta o objetivo proposto desse texto, primeiramente procurarei tratar do relatório de Anísio Teixeira destacando os motivos de sua produção, a sua organização, características materiais e as razões de sua circulação. Em seguida, a reflexão volta-se a sua produção escrita, procurando compreender as representações de um modelo educacional considerado ideal, de escola, de professor e aluno que estavam atrelados aos ideais de uma nova educação. Sendo resultado de uma pesquisa, de um trabalho de observação, o relatório foi produzido com uma intencionalidade e para ser publicizado. Anísio pretendia compartilhar experiências, valorizar, afirmar, projetar, difundir iniciativas de um modelo educativo. Ele apresenta transformações educacionais e uma nova cultura escolar compartilhada mundialmente. Traz à tona - mesmo que seja do seu ponto vista - características dos espaços escolares, métodos educativos, programas escolares, formas de ser dos professores e alunos valorizados naquele momento.<hr/>This paper aims at examining the representation of a differentiated education project school, a school model, teacher and student from Anísio Teixeira’s trip report, product of his observations and studies in North American’s school. In 1927, when Anísio was general director of Bahia’s public education he had been designated, by Francisco Marques de Góes Calmon to go to USA to observe American’s education method and their institution education which could be implanted in similar way in Bahia’s school. Considering the goal of the text, fi rstly I’m going to work work on Anísio Teixeira’s trip report detaching his production goal, organization, physic character, materials and reasons of its circulation. Secondly, I’ll refl ect on his written production, in the way to comprehend education model representation considered ideal, of school, of teacher and student that were related to ideals of new education. As a research result, an observation work, report was produced as an intentionality and to be publicized. Anísio intended to share experiences, to valorize, to affi rm, to project, to diffuse education model initiatives. He shows education transformations and a new scholar culture worldwide shared. Anísio brings out - in his point of view - characters of scholar space, educational methods, scholar programs, modes of being a teacher and a student in that moment. <![CDATA[Tecnologias digitais e educação: para qual desenvolvimento?]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-62102013000100008&lng=en&nrm=iso&tlng=en O artigo tem como objetivo problematizar, no atual contexto de globalização, as relações entre três temas: educação, tecnologias digitais e desenvolvimento. Desde um horizonte histórico-crítico dialoga-se com autores das tecnologias de comunicação e informação em confronto com outros que trazem a tensão entre paradigma convencional e emergente e suas concepções de desenvolvimento. A metodologia consistiu na reflexão sobre o movimento sócio-histórico para identificar contradições e possíveis tendências no atual processo de globalização sob a influência decisiva das tecnologias digitais como componente potencializador de mediações educadoras e novos modos de cognição. Como resultados, o estudo aponta desafios e caminhos para uma educação crítica que passa pela desmistificação da pseudoneutralidade das tecnologias digitais. Indica-se a necessidade de uma educação que compreenda as tecnologias digitais como parte do espaço de disputa ideológica de visões de sociedade que se quer construir. Destacam-se as possibilidades de uma emancipação digital que implica trilhar o caminho de um paradigma emergente, colocando as tecnologias a serviço de um desenvolvimento solidário com sustentabilidade socioambiental.<hr/>The article aims at discussing, in the current context of globalization, the relationship between three themes: education, digital technologies and development. From a historicalcritical horizon there is a dialogue with authors of information and communication technologies in connection with others who present the tension between the conventional paradigm and emerging concepts of development. The methodology consisted on the refl ection on the sociohistorical movement to identify possible trends and contradictions in the current process of globalization under the decisive infl uence of digital technologies as a component that enhances educative mediations and new modes of cognition. As a result, the study indicates challenges and paths for a critical education that passes through the demystifi cation of digital technologies in their pseudo neutrality. It is argued that, in education, digital technologies need to be seen as part of the context of ideological disputes regarding the vision of society one wants to build. We highlight the possibilities of a digital emancipation which implies following the path of an emerging paradigm, putting technology at the service of a social development together with environmental sustainability. <![CDATA[New technologies require education to renew itself]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-62102013000100009&lng=en&nrm=iso&tlng=en The growing importance of information and knowledge in the business world means that computer-based electronic spaces will become the central space of the global accumulation of capital and dealings with that capital. These electronic spaces are also spaces where knowledge can be created and stored collectively and whose resources are freely accessible. They generate a new context of experience and provide us with new schemata in which we perceive the world and ourselves. These possibilities change the conditions for the constitution of subjectivity and the forming of socialness. The interlinking of technical and social developments affects the basic relationship between the subject and the world. And that is where education has a responsibility to become involved. What types of subject does education have to deal with nowadays and what task does it face in relation to this subject? To find answers to these questions, we need to take a look at what it means to grow up and live in a digital world, to use new technologies, to influence them and be influenced by them.<hr/>A crescente importância da informação e do conhecimento no mundo dos negócios significa que espaços eletrônicos baseados em computador tornar-se-ão espaços centrais na acumulação global de capital e no manejo deste capital. Esses espaços eletrônicos também são espaços onde o conhecimento pode ser criado e acumulado coletivamente, estando os recursos gratuitamente acessíveis. Eles geram um novo contexto de experiência e proveem novos esquemas para perceber o mundo e a nós mesmos. Essas possibilidades mudam as condições para a constituição da subjetividade e para a formação do nosso ser social. A interconexão do desenvolvimento técnico e social afeta a relação básica entre o sujeito e o mundo. E aqui a educação tem a responsabilidade de envolver-se. Com que tipos de sujeitos a educação precisa lidar hoje e que tarefas ela precisa enfrentar com relação a este sujeito? Para encontrar respostas a essas perguntas é preciso olhar para o que significa crescer e viver num mundo digital, usar novas tecnologias, influenciar as mesmas e ser influenciado por elas. <![CDATA[<i>El cosmopolitismo y la era de la reforma escolar</i>]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-62102013000100010&lng=en&nrm=iso&tlng=en The growing importance of information and knowledge in the business world means that computer-based electronic spaces will become the central space of the global accumulation of capital and dealings with that capital. These electronic spaces are also spaces where knowledge can be created and stored collectively and whose resources are freely accessible. They generate a new context of experience and provide us with new schemata in which we perceive the world and ourselves. These possibilities change the conditions for the constitution of subjectivity and the forming of socialness. The interlinking of technical and social developments affects the basic relationship between the subject and the world. And that is where education has a responsibility to become involved. What types of subject does education have to deal with nowadays and what task does it face in relation to this subject? To find answers to these questions, we need to take a look at what it means to grow up and live in a digital world, to use new technologies, to influence them and be influenced by them.<hr/>A crescente importância da informação e do conhecimento no mundo dos negócios significa que espaços eletrônicos baseados em computador tornar-se-ão espaços centrais na acumulação global de capital e no manejo deste capital. Esses espaços eletrônicos também são espaços onde o conhecimento pode ser criado e acumulado coletivamente, estando os recursos gratuitamente acessíveis. Eles geram um novo contexto de experiência e proveem novos esquemas para perceber o mundo e a nós mesmos. Essas possibilidades mudam as condições para a constituição da subjetividade e para a formação do nosso ser social. A interconexão do desenvolvimento técnico e social afeta a relação básica entre o sujeito e o mundo. E aqui a educação tem a responsabilidade de envolver-se. Com que tipos de sujeitos a educação precisa lidar hoje e que tarefas ela precisa enfrentar com relação a este sujeito? Para encontrar respostas a essas perguntas é preciso olhar para o que significa crescer e viver num mundo digital, usar novas tecnologias, influenciar as mesmas e ser influenciado por elas.