Scielo RSS <![CDATA[Educação UNISINOS]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=2177-621020140001&lang=pt vol. 18 num. 01 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <link>http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-62102014000100001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt</link> <description/> </item> <item> <title><![CDATA[Deficiência intelectual e processos de tomada de decisão: estamos enfrentando o desafio de educar para a autonomia?]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-62102014000100002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O objetivo do artigo é discutir e analisar a questão da autonomia e do processo de tomada de decisão na deficiência intelectual, refletindo-se sobre possíveis caminhos para equilibrar a necessidade e o direito de autodeterminar-se das pessoas deficientes intelectuais e suas particularidades de engajamento no mundo. Metodologicamente, trata-se de uma revisão bibliográfica crítico-reflexiva, esquematizada nas seguintes categorias: (a) a compreensão do conceito de autonomia e de tomada de decisão como processos sócio-históricos, vinculados à circunstancialidade dos sujeitos, (b) as relações possíveis de serem estabelecidas entre estes conceitos, como assim concebidos, e a deficiência intelectual e (c) a proposição de ações e reflexões que possam impulsionar a autonomia decisória dos deficientes intelectuais. O referencial teórico se baseia em teorias “não racionais” de tomada de decisão, na perspectiva desenvolvimentista sistêmica de compreensão do desenvolvimento humano e numa filosofia de educação na deficiência centrada na pessoa. Como resultados se assevera que fazer escolhas e tomar decisões, autodeterminando-se, se configura num processo de aprendizagem sociocultural, no qual a pessoa com deficiência intelectual precisa ser envolvida. Propostas educacionais devem contemplar esta preocupação, nos vários âmbitos da vida. Isto se constitui como um direito fundamental da pessoa com deficiência.<hr/>The aim of this paper is to discuss and analyze the issue of autonomy and the process of decision-making in intellectual disability, reflecting on possible ways to balance the need and the right to self-determination of people with disabilities and their particular intellectual engagement in the world. Methodologically it is a critical and reflective literature review, outlined in the following categories: (a) understanding the concepts of autonomy and decision-making as socio-historical processes, linked to the subjects’ circumstantiality, (b) possible relationships to be established between these concepts, thus conceived, and intellectual disabilities and (c) the proposition of actions and reflections capable of propelling the decisional autonomy of the intellectually disabled. The theoretical framework is based on “non-rational” decision-making theories, on the systemic developmental perspective on human development and on a person centered educational philosophy for the disabled. As a result it asserts that making choices and decisions, self-determining oneself constitutes a sociocultural learning process, in which the person with intellectual disabilities should be involved. Educational proposals should address this concern, in all areas of life. This constitutes a fundamental right of people with disabilities. <![CDATA[Neurociências e os processos educativos: um saber necessário na formação de professores]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-62102014000100003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A educação ganha importância inusitada, neste momento, quando se comprova que as estratégias pedagógicas utilizadas no processo ensino-aprendizagem são eficientes na reorganização do sistema nervoso em desenvolvimento, produzindo novos comportamentos. É neste contexto que se desenvolveu esta pesquisa com o objetivo de elucidar as contribuições diretas e indiretas da neurociência para a formação de professores. É um estudo bibliográfico realizado a partir de aportes teóricos de autores do campo da neurociência e da formação de professores, tais como: Bartoszeck (2007), Rose (2006), Hardiman e Denckla (2009), Scorza et al. (2005), Rato e Caldas (2010), Goswami (2006), Noronha (2008), dentre outros. A metodologia empregada foi o diálogo hermenêutico nos moldes propostos por Gadamer (1997), como abordagem compreensiva de saberes relacionais. Num primeiro momento, foram elencados autores cujos escritos se relacionam com a neurociência. Em um segundo momento, reunira-se autores que trataram da formação docente e, em um terceiro momento, realizou-se a confluência entre tais escritos com o propósito de associar os conhecimentos neurocientíficos de modo a direcioná-los como subsídios a serem empregados na área de formação de professores. A partir deste estudo, podemos apresentar algumas conclusões: a aprendizagem é decorrência da neuroplasticidade; o cérebro humano não finaliza seu desenvolvimento, mas reestrutura-se, reorganiza-se constantemente. Ideias novas sobre a cognição e o desenvolvimento podem dar novas direções para a educação.<hr/>Education is gaining an unusual importance at this time, when there is evidence that the teaching strategies used in the teaching-learning process are efficient in the reorganization of the developing nervous system, producing new behaviors. It is in this context that this study was conducted in order to elucidate the direct and indirect contributions of neuroscience to teacher training. It is a bibliographic study on theoretical contributions by authors of the field of neuroscience and teacher training, such as: Bartoszeck (2007), Rose (2006), Hardiman and Denckla (2009), Scorza et al. (2005), Rato and Caldas (2010), Goswami (2006) and Noronha (2008), among others. The methodology used was the hermeneutic dialogue as proposed by Gadamer (1997), as it is a comprehensive approach to relational knowledge. At first the article lists authors whose writings relate to neuroscience. In a second step, it discusses authors who have dealt with teacher training. Finally it brings these writings together with the purpose of linking the insights from neuroscientific research and treating them as contributions to the area of teacher training. On the basis of this study, some conclusions are presented: learning is a result of neuroplasticity, the human brain does not finish its development, but restructures, reorganizes itself constantly, and new ideas about cognition and development may provide new directions for education. <![CDATA[Contribuições da contação de histórias infantis e a formação de crianças leitoras]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-62102014000100004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo tem como objetivo discutir a contribuição da audição de histórias infantis e o caráter socializador da literatura para a formação de crianças leitoras, mesmo quando elas ainda não sabem ler convencionalmente. O estudo foi realizado com uma turma de educação infantil do Centro Comunitário do Paranoá (DF). Focalizamos aqui a análise de uma das Sessões Estruturadas (SE) que integraram o projeto A Hora do Conto e a Escrita Significativa de Textos. Com base na abordagem sociocultural construtivista, a análise microgenética da SE explora os conceitos de Zona do Desenvolvimento Proximal (ZDP), Zona de Movimento Livre (ZML), Zona de Promoção da Ação (ZPA), bem como os de complementaridade, especularidade e alternância de papéis. Indicadores de enlevo das crianças com a audição e coconstrução de histórias são enfatizados como elementos fundamentais para a formação de leitores.<hr/>This article aims to discuss the contribution of listening children’s stories and the socializing nature of the literature for the education of children readers even when they have not yet known how to read conventionally. This study was carried out with an early childhood education group from Paranoá Community Center (Centro Comunitário do Paranoá) in Brazil. We focused on the analysis of one of the Structured Sessions (SS) which integrated the project The Story Time and the Meaningful Text Writing. Based on the sociocultural constructivist approach, the microgenetic analysis of SS explores the concepts of Zone of Proximal. Development (ZPD), Zone of Free Movement (ZFM), Zone of Promoted Action (ZPA), as well as the concepts of complementarity, specularity, and alternation of roles. Children’s delight indicators with the story hearing and co-construction are emphasized as key elements for the education of readers. <![CDATA[Projeto Kidsmart e a prática dos profissionais da educação infantil da Rede Municipal de Ensino de Curitiba]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-62102014000100005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O artigo trata da implantação do Projeto Kidsmart nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) da Rede Municipal de Ensino de Curitiba. A pesquisa se inscreve numa abordagem qualitativa por meio de estudo exploratório, que buscou analisar a formação continuada e atuação do profissional da Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino de Curitiba em relação ao desenvolvimento do Projeto Kidsmart nas turmas de Pré e as implicações que isso tem gerado no processo de ensino-aprendizagem das crianças. Os aportes teóricos baseiam-se nos autores Purificação e Brito (2006), Daniel (2003), Kensky (2007), Lemos e Cunha (2003), Lévy (1999), Morin (2000) e Oliveira-Formosinho (2002). Os primeiros resultados apontam que os profissionais e as crianças da Educação Infantil têm tido acesso ao computador, mas que esse acesso muitas vezes apresenta falhas de propósito, método e significação. Por outro lado, o Projeto Kidsmart vem proporcionando uma mudança em termos de espaço, tempo e concepções. Cabe a cada profissional da Educação Infantil refletir sobre a importância da apropriação e integração das Tecnologias de Informação e de Comunicação e suas linguagens aos processos educativos escolares contemporâneos visando a uma aprendizagem significativa. Há necessidade de se construir sentido sobre o uso dos recursos tecnológicos e suas aplicações na Educação Infantil para se garantir a qualidade no processo de ensino-aprendizagem.<hr/>The paper discusses the implementation of the Kidsmart Project in the Municipal Early Childhood Education Centres in Curitiba, Brazil. The research project is part of a qualitative approach using an exploratory study to analyze the continuing education and activity of early childhood education professionals in the municipal schools of Curitiba in relation to the development of the Kidsmart Project and the implications it has generated in the learning process of children. The theoretical contributions are based on authors such as Purificação and Brito (2006), Daniel (2003), Kensky (2007), Lemos and Cunha (2003), Lévy (1999), Morin (2000) and Oliveira-Formosinho (2002). Initial results indicate that teachers and children have had access to computers but that access often shows problems in terms of its purpose, method and meaning. It is up to each early childhood education professional to reflect on the importance of appropriating and integrating Information and Communication Technologies and their languages into contemporary school education processes aiming at a meaningful learning. There is need to construct meaning about the use of technological resources and their applications in early childhood education to ensure quality in the teaching-learning process. <![CDATA[Centro de Memória da Educação do Sul de Santa Catarina (CEMESSC) e os estudos sobre a cultura escolar]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-62102014000100006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O presente artigo apresenta e problematiza o processo de implantação do Centro de Memória da Educação do Sul de Santa Catarina (CEMESSC), projeto realizado pelo Grupo de Pesquisa História e Memória da Educação (GRUPEHME). Com o intuito de criar uma cultura voltada para a preservação da memória dos educandários, junto às comunidades escolares, além de instigar pesquisas acadêmicas no campo da história da educação, os membros do GRUPEHME decidiram criá-lo em meio digital. Em um primeiro momento, são apontadas as motivações para a implantação do referido centro, em seguida, são apresentadas algumas reflexões sobre a contribuição da mídia digital e as pesquisas no campo da história da educação, posteriormente, é tratado sobre o seu processo de implantação e, por último, o CEMESSC é problematizado como lócus de pesquisa.<hr/>This article discusses the process of implementation of the Center for the Memory of Education in Southern Santa Catarina (CEMESSC), a project carried out by the Research Group on Education History and Memory (GRUPEHME). Aiming to create a culture dedicated to preserving the memory of educational institutions among school communities and to stimulate academic research in the field of history of education, members of GRUPEHME decided to create it in digital media. Initially, the article describes the motivations for the implementation of the center, then it presents some reflections on the contribution of digital media and research in the field of history of education, subsequently it deals with the center’s implementation process, and finally the CEMESSC is discussed as a locus of research. <![CDATA[Encontros na formação: a fotografia como invenção de problemas]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-62102014000100007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O presente artigo tem como objetivo trazer a questão da aprendizagem numa perspectiva inventiva e, a partir disso, relatar uma experiência de produção de problemas através de fotografias, realizada num espaço de formação de professores. O desenvolvimento de um outro olhar sobre a temática da aprendizagem se deu no encontro com as leituras no campo da cognição de Virgínia Kastrup. Aprender, sob a perspectiva da arte e de uma cognição inventiva, faz a cognição diferir de si mesma, bifurcar, não submetendo a aprendizagem a seus resultados, num constante movimento de invenção de problemas. Neste contexto, através da utilização de fotos e do uso de diários pessoais, interviemos em um grupo de 10 alunos de disciplina de estágio de um curso de licenciatura, no desejo de um movimento que circulasse pela produção de problemas, de imposição de forças que permitissem rupturas recognitivas, afecção. Que imagem os afeta? O quanto se aprende frente a imagens que emitem signos? Da perplexidade diante das imagens, do não saber lidar com elas, de palavras não conseguirem ocupar o espaço em branco dos diários, das incertezas e das certezas que carregam, podemos aqui apenas inferir o efeito das imagens enquanto força que ela é e provoca.<hr/>This paper aims to discuss learning in an inventive perspective and, based on that, relate an experience of production of problems through photographs, held in a teacher training space. The development of a different view on learning occurred at the meeting of Virgínia Kastrup’s readings on cognition. The act of learning, considering art and inventive cognition perspectives, makes cognition differ from itself, it does not submit learning to its results in a constant movement of problems invention. In this context, by using photos and personal diaries, we worked with a group of 10 students of an internship class of a college course. In this process, we created an environment that passed around problem productions, imposing strength that allowed recognitional break up and affection. What image affects us? How much is learned with images that send signs? The perplexity of being faced with those images, the not knowing how to deal with them, words that cannot fill the blank spaces in diaries and the uncertainties and certainties that we all carry with ourselves, we can only infer the effect of the images as a force of what they are. <![CDATA[Impacto do Programa de Formação Contínua em Matemática para professores de 1º ciclo do ensino básico no seu conhecimento didático]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-62102014000100008&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Em Portugal, o Programa de Formação Contínua de Matemática para professores do 1º ciclo (do 1º ao 4º ano de escolaridade) tem por meta principal promover o conhecimento didático dos professores, tendo em vista o sucesso escolar dos alunos em matemática. No presente estudo, inquiriram-se 197 professores generalistas do 1º ciclo do ensino básico, que participaram no programa durante o ano letivo de 2007/2008, sobre as suas percepções acerca de várias dimensões do ensino e da aprendizagem da matemática e da sua participação no programa. Em termos de resultados, salientam-se, do antes para o depois da formação, algumas mudanças que vão no sentido das recomendações atuais para o ensino da matemática, que parecem requerer um maior tempo de formação tendo em vista o aprofundamento do conhecimento didático.<hr/>In Portugal, the Lifelong Training Program in Mathematics for elementary school teachers (from the 1st to the 4th grade) is primarily designed to promote the teachers’ didactic knowledge in order to improve the pupils’ performances in mathematics. In the present study, 197 generalist elementary school teachers who had participated in the program during the 2007/2008 school year were inquired about their perceptions concerning various dimensions of the teaching and learning of mathematics and about their participation in the program. Concerning results, we highlight, comparing the period before and after training, some changes that point to the current recommendations for the teaching of mathematics that seem to require a longer training period in order to improve the teachers’ didactic knowledge. <![CDATA[A experimentação no ensino de biologia: o que fazem/dizem os professores em uma escola pública de Ourilândia do Norte (PA)]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-62102014000100009&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Esta pesquisa objetiva analisar as razões que levaram os professores de biologia de uma escola pública de Ourilândia do Norte (PA) a utilizar (ou não) a experimentação durante suas aulas. As experimentações realizadas estão restritas aos manuais didáticos (Lopes, 1994) e têm como finalidade a validação de teorias, demonstrando a forma como os problemas são avaliados e não dando importância aos mesmos enquanto possibilidade de contribuir para a aprendizagem dos alunos (Campanário e Moya, 1999). Utilizamos para análise o método descritivo, interpretativo e analítico dos conhecimentos pesquisados no campo da constituição das informações. Objetivando validar os resultados, utilizamos também abordagem qualitativa, consubstanciada por entrevistas com professores de biologia. Apesar dos docentes afirmarem que as aulas experimentais contribuem significativamente nos processos de ensino e aprendizagem, pouco tem sido feito para efetivar esta prática. Podemos inferir que os professores devem buscar maneiras concretas e inovadoras que venham a proporcionar um ensino e uma aprendizagem de ciências mais condizentes com as reais necessidades sócio, cultural e científica dos alunos; e, a partir dos discursos aqui analisados, acreditamos que um dos caminhos que podem engendrar essa mudança é a prática experimental problematizadora, seja em um laboratório ou em sala de aula.<hr/>This research aims to analyze the reasons why biology teachers in a public school of Ourilândia do Norte (PA) have used (or not) the experimentation during their classes. The held experimentations are restricted to study course books (Lopes, 1994) and are intended to validate theories, demonstrating the way how problems are evaluated and not giving credits to them as a possibility to contribute to the students learning (Campanário and Moya, 1999). We applied to analysis the descriptive, interpretative and analytical method of the researched knowledge in the field of the constitution of information. Aiming to validate the results, we also applied a qualitative approach, substantiated by interviews with teachers of biology. Although teachers claim that the experimental classes significantly contribute to the processes of teaching and learning, a few things have been done to implement this practice. We can infer that teachers must seek for concrete and innovative ways that will provide a teaching and a learning of sciences more consistent with the student’s social, cultural and scientific real needs; and, about the speeches analyzed here, we believe that the problematical experimental practice is one of the ways that can engender this change, whether in a laboratory or a classroom. <![CDATA[A ideologia como categoria analítica da história da educação: uma reflexão sobre a obra Ideologia e educação brasileira]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-62102014000100010&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo tem por objetivo apresentar uma reflexão sobre a obra Ideologia e educação brasileira. Procura-se identificar as contribuições de Carlos Roberto Jamil Cury, autor da referida obra, para o campo da História da Educação. A trajetória intelectual do autor e sua formação também são tratadas neste estudo. Busca-se realizar uma análise da obra, que será compreendida como uma representação do período em que foi escrita, bem como de sua filiação com a pesquisa em História da Educação produzida na PUC-SP no final da década de 1970. Por meio de pesquisa bibliográfica e de revisão de literatura sobre o tema, a noção de ideologia é compreendida como categoria analítica para a História da Educação. A obra em questão inaugurou um modo de interpretação da História da Educação com base nas ideologias que permeiam a educação brasileira. Tornou-se uma referência para os pesquisadores e estudiosos do campo e representa uma interpretação “consagrada” sobre a História da Educação. A noção de ideologia utilizada pelo autor é questionada. Argumenta-se que o embate entre “católicos” e “liberais”, defendido na obra, escondeu outros agentes envolvidos com a educação e que a interpretação defendida pelo autor mostra-se insuficiente para a atual pesquisa em História da Educação.<hr/>This article presents a reflection on the work Ideologia e educação brasileira aiming to identify the contributions of is author, Carlos Roberto Jamil Cury, to the field of history of education. The author’s intellectual trajectory and his education are also covered in the article. It analyzes that work, which is understood as a representation of the period in which it was written, as well as its affiliation to the kind of history of education research produced at PUC-SP in the late 1970s. Through bibliographical research and a review of literature on the subject, the notion of ideology is understood as an analytical category in the history of education. Cury’s work opened a way of interpreting the history of education based on ideologies that permeate Brazilian education. It became a reference for researchers and students in the field and constitutes a renowned interpretation of the history of education. The notion of ideology used by the author is challenged in the article. It is argued that the clash between “Catholics” and “liberals” described by Cury hid other agents concerned with education and that the interpretation put forward by him proves to be insufficient for current research on the history of education. <![CDATA[Formação para a docência no âmbito da pós-graduação na visão dos seus formadores]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-62102014000100011&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A emergência da preparação para a docência em Curso de Pós-Graduação stricto sensu se apresenta com muita força no contexto da massificação e interiorização da educação superior no Brasil. Esses Cursos têm a formação para a pesquisa como mote principal, distanciando-se da compreensão da indissociabilidade dessa função com o ensino e a extensão. Numa iniciativa pontual, a Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ/USP) instituiu a disciplina intitulada “Preparação Pedagógica”, oferecida aos alunos de pós-graduação. Esse estudo, de abordagem qualitativa, envolveu seis professores responsáveis em ministrar essa disciplina em três Programas de Pós-Graduação do referido Campus e, através de entrevistas, observação de suas aulas e análise documental dos planos de ensino, procurou compreender suas concepções e práticas acerca da docência universitária. Os dados foram interpretados mediante análise de conteúdo. Os resultados indicaram que os professores, ao organizarem e desenvolverem suas atividades com os estudantes, também necessitaram revisar suas práticas profissionais, assumindo a complexidade de atuarem como docentes e ensinarem sobre a docência para a formação aos seus próprios pares. Reconhecem a importância dos saberes pedagógicos como elemento fundamental para o exercício profissional e expressam a crença de que a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão deve ser vivenciada por seus alunos. As conclusões do estudo apontam para a importância da explicitação de lugares formativos para a docência universitária, priorizando aqueles que têm força institucional reconhecida e legitimada. Apontam, ainda, para a emergência de proposição de políticas públicas que assegurem a responsabilidade institucional pela qualificação dos professores que atuam na educação superior.<hr/>The education of graduate students for teaching is insufficiently taken into account in Brazilian Graduate Studies Programs as a result of an exaggerated focus on research activities. This approach does not do justice to the foundation of University praxis, that is, the cohesion of research, teaching and extension. In an attempt to fill this gap, Luiz de Queiroz School of Agriculture, of the University of São Paulo (ESALQ/USP), offers the course “Pedagogical Preparation” to graduate students. The article describes a qualitative investigation that observed six professors involved in that course in three graduate programs. Interviews, class observation and document analysis were used to identify their working conceptions about university teaching. Each Graduate Program has its own course, focused on particular aspects of its field. The professor report that, to plan their activities with the students, they had to review their own teaching and that they also teach through their interaction with the students during classes. They recognize the importance of pedagogical knowledge and the integration of research, teaching and extension in the teaching experience made by their students. The outcome of this study highlights the role of these educational loci and the importance for institutions to take on the responsibility for the professional education of graduate students for teaching. <![CDATA[Educação na Sombra: discutindo um novo problema educacional do mundo atual]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-62102014000100012&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A emergência da preparação para a docência em Curso de Pós-Graduação stricto sensu se apresenta com muita força no contexto da massificação e interiorização da educação superior no Brasil. Esses Cursos têm a formação para a pesquisa como mote principal, distanciando-se da compreensão da indissociabilidade dessa função com o ensino e a extensão. Numa iniciativa pontual, a Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ/USP) instituiu a disciplina intitulada “Preparação Pedagógica”, oferecida aos alunos de pós-graduação. Esse estudo, de abordagem qualitativa, envolveu seis professores responsáveis em ministrar essa disciplina em três Programas de Pós-Graduação do referido Campus e, através de entrevistas, observação de suas aulas e análise documental dos planos de ensino, procurou compreender suas concepções e práticas acerca da docência universitária. Os dados foram interpretados mediante análise de conteúdo. Os resultados indicaram que os professores, ao organizarem e desenvolverem suas atividades com os estudantes, também necessitaram revisar suas práticas profissionais, assumindo a complexidade de atuarem como docentes e ensinarem sobre a docência para a formação aos seus próprios pares. Reconhecem a importância dos saberes pedagógicos como elemento fundamental para o exercício profissional e expressam a crença de que a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão deve ser vivenciada por seus alunos. As conclusões do estudo apontam para a importância da explicitação de lugares formativos para a docência universitária, priorizando aqueles que têm força institucional reconhecida e legitimada. Apontam, ainda, para a emergência de proposição de políticas públicas que assegurem a responsabilidade institucional pela qualificação dos professores que atuam na educação superior.<hr/>The education of graduate students for teaching is insufficiently taken into account in Brazilian Graduate Studies Programs as a result of an exaggerated focus on research activities. This approach does not do justice to the foundation of University praxis, that is, the cohesion of research, teaching and extension. In an attempt to fill this gap, Luiz de Queiroz School of Agriculture, of the University of São Paulo (ESALQ/USP), offers the course “Pedagogical Preparation” to graduate students. The article describes a qualitative investigation that observed six professors involved in that course in three graduate programs. Interviews, class observation and document analysis were used to identify their working conceptions about university teaching. Each Graduate Program has its own course, focused on particular aspects of its field. The professor report that, to plan their activities with the students, they had to review their own teaching and that they also teach through their interaction with the students during classes. They recognize the importance of pedagogical knowledge and the integration of research, teaching and extension in the teaching experience made by their students. The outcome of this study highlights the role of these educational loci and the importance for institutions to take on the responsibility for the professional education of graduate students for teaching.