Scielo RSS <![CDATA[Educação UNISINOS]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=2177-621020140002&lang=en vol. 18 num. 02 lang. en <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[Apresentação]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-62102014000200001&lng=en&nrm=iso&tlng=en <![CDATA[Políticas públicas para a educação a distância: democratização do ensino superior?]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-62102014000200002&lng=en&nrm=iso&tlng=en O presente artigo visa discutir as políticas públicas referentes à modalidade de educação a distância, no que se refere às relações do processo econômico e político. Partindo da constatação de que toda política pública é fruto de uma visão do real, do mundo, pretende-se neste estudo balizar as relações de capitalização do ensino num modelo neoliberal. Constatamos que o modelo de implementação da modalidade de EaD sustentado pelo discurso de “democratização” da educação superior na realidade revela o subjacente processo de mercantilização e privatização da educação no Brasil nos últimos governos: FHC e Lula. No presente trabalho assumiremos a teoria marxista como referencial teórico que norteará nosso estudo.<hr/>This article aims to discuss the public policies regarding distance education in Brazil, particularly in its relations to the economic and political process. Based on the observation that all public policy is the result of a view of the real world, the article aims to discuss the relations of the capitalization of education in a neoliberal model. This discussion shows that the model of implementation of the distance education modality undergirded by the discourse about the ‘democratization’ of higher education actually reveals the underlying process of commodification and privatization of education in Brazil in the Fernando Henrique Cardoso and Lula administrations. The article is guided by Marxist theory as its theoretical framework. <![CDATA[A evasão discente nos cursos de licenciatura da Universidade Federal de Minas Gerais]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-62102014000200003&lng=en&nrm=iso&tlng=en Com base na discussão sobre especificidades da evasão discente no ensino superior e fatores desse fenômeno no contexto brasileiro, este artigo centra-se na sua manifestação em cursos de licenciatura, cuja expressividade merece atenção especial e urgente. Analisa números e particularidades do fenômeno nas licenciaturas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), sobretudo entre 2010 e 2011. Resulta de investigação qualiquantitativa realizada por meio de análises de documentos, bibliográfica e aplicação de questionário a coordenadores de cursos de licenciatura. Conclui que o enfrentamento político, administrativo e pedagógico desse problema requer gestão social baseada em intervenções globais, intersetoriais e integradas, referenciada no conhecimento dos seus diversos fatores e manifestações, no debate pela comunidade acadêmica, em esforços para atrair candidatos aos cursos, mas, sobretudo, para fomentar a identidade profissional docente, manter os alunos no percurso universitário e na profissão para a qual se destinam.<hr/>Based on the discussion about specific characteristics of student dropping out from higher education and factors related to this phenomenon in the Brazilian context, this article focuses on student dropping out at teacher certification programs, which deserves special and urgent attention. It analyzes figures and particularities of this phenomenon at the teacher certification programs of the Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), particularly during 2010 and 2011. It results from a qualitative-quantitative research project conducted through analysis of documents, of literature and a questionnaire applied to teaching certification program coordinators. The article concludes that the political, administrative and pedagogical tackling of this problem requires a social management based on global, intersectoral and integrated interventions. Such interventions must be based on knowledge of the problem’s many factors and expressions, on a debate by the academic community, on efforts to attract students to these programs. Above all, they must be designed to foster the teachers’ professional identity, to retain students in the programs and in the profession chosen by them. <![CDATA[Formação universitária, expectativas e condições de inserção profissional]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-62102014000200004&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este artigo trata da relação entre educação e trabalho a partir de investigação empírica com estudantes universitários. Os dados foram obtidos mediante a aplicação de um questionário a alunos de diversos cursos de uma universidade pública do interior do Estado do Paraná. Os resultados apresentam a caracterização desse público quanto à situação de emprego durante o percurso que vai do ingresso na universidade à formatura, bem como as perspectivas de futuro quanto ao trabalho e à educação; mostram, ainda, as percepções dos estudantes quanto ao mercado de trabalho e suas relações com a educação escolar. A utilização de referencial teórico da área e o cotejamento dos dados empíricos obtidos com outros estudos similares e indicadores estatísticos oficiais permitem perceber que, apesar da pressão social para que os jovens continuem os estudos em nível universitário, isso por si só não assegura a inserção profissional e sequer garante melhores condições de trabalho e renda.<hr/>This article deals with the relation between education and work on the basis of an empirical inquiry performed among university students. The data were obtained through a questionnaire applied to undergraduate students of selected courses of a public university in Paraná State. The results present the characterization of these students in terms of employment from the moment they begin their studies until graduation, as well as the prospects in the areas of work and education. They also discuss the students’ perceptions of the labor market and its relation with school education. The use of theoretical references in the area and the comparison of the empirical data with other similar studies and official statistics show that in spite of the social pressure for young people to pursue a university degree, this in itself does not guarantee their insertion in the labor market or better work and salary conditions. <![CDATA[A relação trabalho/educação no desafio de superar o desemprego permanente]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-62102014000200005&lng=en&nrm=iso&tlng=en O presente trabalho se propõe a apresentar os resultados de uma pesquisa-ação realizada entre 2009 e 2011 junto ao Movimento dos Trabalhadores Desempregados (MTD), em cinco bairros da cidade de Pelotas, Rio Grande do Sul. Seu objetivo é contribuir para que este Movimento avance no processo educativo e na organização de soluções mais efetivas para a questão da falta de trabalho. Para tanto, busca sustentação teórica em autores que discutem a relação trabalho/educação, tais como Marx, Fernandes, Frigotto, Antunes e Saviani. O aporte teórico do estudo compreende: (a) a categoria de capitalismo dependente e de desenvolvimento desigual e combinado; e (b) a relação trabalho/educação. Ao final do processo de análise das categorias que emergiram do estudo realizado, o indicativo é o de que o Movimento deveria fortalecer um processo de educação pelo trabalho e pela organização, com incidência junto do poder público, nos três âmbitos, para mudar o espaço e condições do lugar: moradia, saneamento e saúde e, fundamentalmente, a relação trabalho/educação. Essa teria que ser uma linha de atuação forte e permanente. A organização dos trabalhadores em cooperativas, associações e grupos de produção é essencial para a resistência ao grande problema do desemprego no Brasil.<hr/>This paper presents the results of a research-action project conducted from 2009 to 2011 along with the Unemployed Workers’ Movement (MTD, acronym in Portuguese), in five districts of Pelotas city, in the state of Rio Grande do Sul, Brazil. It aims to contribute to this organization so that it continues the educational process and the organization aiming at more effective solutions to the issue of unemployment. To achieve this goal, the theoretical framework of this paper involves authors who have debated the relationship between work and education, such as Marx, Fernandes, Frigotto, Antunes and Saviani. Its theoretical contribution comprises the following: (a) the categories of dependent capitalism and unequal and combined development; (b) the relationship between work and education. At the end of the analysis of the categories that emerged throughout this study, it is concluded that the Movement should strengthen an educational process via work and organization, taking into consideration the public sphere at its three levels, in order to change the space and site conditions: housing, sanitation and health, and ultimately the relationship between work and education. This line of action should be strong and permanent. The workers’ organization in cooperatives, associations and production groups is essential for them to resist the widespread problem of unemployment in Brazil. <![CDATA[Relações periféricas na escola: incumbências e sucumbências do Programa Bolsa Família]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-62102014000200006&lng=en&nrm=iso&tlng=en O trabalho discute as relações periféricas dentro de uma escola pública gaúcha: ocorrências circunstanciais e singulares definidas pela pobreza, de fato, e de interferências efetivas para melhorias nas condições de vida da população. Trata-se de resultados preliminares de uma investigação de inspiração etnográfica realizada em uma escola situada na região metropolitana de Porto Alegre (RS), onde 75% das crianças são oriundas de famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família. A partir de anotações do diário de campo, observações e entrevistas abertas, buscou-se compreender em que medida o Programa Bolsa Família, que tem como objetivo inibir o trabalho infantil e manter as crianças por mais tempo na escola, está contribuindo para a melhoria do processo de ensino e aprendizagem naquele lugar. A base teórica que sustentou as análises foi extraída da obra de Zygmunt Bauman sobre as mais diversas condições líquidas contemporâneas. Como será demonstrado, naquele contexto, o Programa Bolsa Família tem sido alvo, ora de críticas por parte da equipe pedagógica da escola, em vista do caráter assistencialista que opera, ora utilizado como motivo para abonar faltas das crianças, sob o argumento de que a escola não pode se indispor com as famílias. Em ambos os casos, as gentes do lugar estão sendo prejudicadas, primeiramente, porque a redistribuição de renda tem sido mais um modo de desqualificar as suas existências discursivamente. Segundo, porque, quando as crianças têm suas faltas ignoradas, o comprometimento da família com o processo de ensino está, automaticamente, sendo dispensado. Além disso, distorcem-se os resultados das avaliações de larga escala, como a “Prova Brasil”, que cruza informações socioeconômicas e pedagógicas, pois as notas baixas passam a refletir a ineficácia de um programa que nem foi introduzido de fato no contexto escolar.<hr/>The paper discusses the peripheral relationships within a state’s public school: circumstantial and singular occurrences defined by poverty and actual interference for improvements in the living conditions of the population. These are preliminary results of an investigation of ethnographic inspiration conducted in a school located in the metropolitan region of Porto Alegre (Rio Grande do Sul State), where 75% of the children are from families receiving regular payments from the government (Bolsa Família Program - Family Grant). Based on daily field notes, observations and open interviews, we tried to understand to what extent the Bolsa Família Program, which aims to inhibit child labor and keep children in school, is contributing to the improvement of process of teaching and learning in that place. The theoretical base of this paper is based on the work of Zygmunt Bauman. The study shows that, in that context, the Bolsa Família program is sometimes criticized by the teaching staff of the school, due to its welfare characteristic and it is sometimes used as an excuse to ignore students’ absences, under the argument that the school cannot cause conflicts with the families. In both cases, the people of the place are being harmed: first, because the income redistribution has been a way of discursively disqualifying their existence and second, because when children have their absences ignored, the commitment of the family with the teaching process is automatically being dismissed. Furthermore, the results of evaluations, such as “Prova Brasil”, that analyzes socioeconomic and educational information, are misinterpreted because the low scores tend to indicate the ineffectiveness of a program that was not actually introduced in the school context. <![CDATA[Ações socioeducativas: da cultura do trabalho ao trabalho da cultura]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-62102014000200007&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este ensaio resgata as origens, os fundamentos e os percursos de projetos socioeducativos em uma cidade do Vale do Sinos/RS; para tanto, revisita práticas sociais de atenção a crianças e jovens das classes populares, tendo a questão do trabalho e da cultura como fios condutores da análise. Pela revisão histórica, busca-se demonstrar como o discurso da “prevenção à marginalidade” marcou projetos de assistência social, ao mesmo tempo em que, na tentativa de superar este paradigma, veem-se perpetuar experiências que mantêm o propósito de governar crianças e jovens, na perspectiva foucaultiana. Observou-se que a formação para/pelo trabalho ganhou, nos dias de hoje, um novo aliado: a ocupação do tempo livre através da cultura, vista aqui como vivências de práticas que nos conduzem ao novo exercício de governamentalidade. Esta emerge como um recurso importante para pensarmos processos de inclusão em tempos de altos indicadores de desemprego entre jovens.<hr/>The present article analyzes the origins, groundings, and trajectory of social and educational projects implemented in a town located in the region of Vale do Sinos, Rio Grande do Sul State, Brazil. The authors based their analysis on the topics work and culture to investigate the social practices of care provided to children and youths from disadvantaged backgrounds. An historical review was performed to demonstrate how the discourse of “prevention of delinquency” has been a characteristic of social work projects. However, the attempt to change this paradigm resulted in experiences that preserve the objective of, according to Foucault’s perspective, commanding children and youths. It was observed that education for/by means of work gained a new ally: filling the free time with culture, which is considered to be the experiences of practices leading to the new exercise of governmentality. This emerges as an important resource for thinking about inclusion processes when there are high unemployment rates among young people. <![CDATA[Comunidades de aprendizagem e a participação educativa de familiares e da comunidade: elemento chave para uma educação de êxito para todos]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-62102014000200008&lng=en&nrm=iso&tlng=en O tema geral do presente artigo é a questão da participação educativa de familiares e da comunidade como elemento-chave em prol do êxito educativo para todas as pessoas na atual sociedade do conhecimento e da informação, por meio da proposta de Comunidades de Aprendizagem (CA). Trata-se de contribuições advindas de pesquisa realizada em escolas que se transformaram em Comunidades de Aprendizagem em diferentes contextos de atuação: Brasil e Espanha. Pautada no conceito de aprendizagem dialógica, que tem por base central as teorias de Habermas e Freire, bem como na metodologia comunicativo-crítica, a pesquisa teve nas entrevistas e grupos de discussões seus principais instrumentos de coleta. A análise dos dados contou com o envolvimento de grupos assessores de professoras, crianças, voluntários/ as, gestoras e familiares. Os resultados alcançados revelaram a existência de relações mais respeitosas e dialógicas e melhorias nas aprendizagens de todos. As dificuldades se resumem na busca por manter vivo o diálogo igualitário conquistado entre os diferentes agentes.<hr/>The main subject of the article is the involvement of families and communities as the key element in promoting successful education for everyone in today’s knowledge and information society through the Learning Community (LC) proposal. It contains contributions from a research project conducted at schools that have become Learning Communities in two different contexts of action, viz. Brazil and Spain. This research is focused on the concept of dialogic learning, which is based on the central theories of Habermas and Freire, as well as on the communicative-critical methodology, and its main collection instruments were interviews and discussion groups. Advisory committees made up of teachers, children, volunteers, managers and family members were involved in the analysis of its data. The results achieved included more respectful and dialogic relations and an improvement of everyone’s learning. The difficulties relate to the need for keeping the egalitarian dialog alive among the various agents involved. <![CDATA[Produção coletiva de textos na educação infantil: uma leitura dos saberes docentes]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-62102014000200009&lng=en&nrm=iso&tlng=en Com base nas proposições de Tardif, o presente artigo analisa os saberes revelados por duas professoras em relação ao trabalho de escrita coletiva de textos com crianças de 5 a 6 anos. As professoras foram chamadas a assistir três atividades de escrita coletiva conduzidas por elas mesmas e que haviam sido registradas em vídeo. Tais momentos de “autoconfrontação” contaram com a participação das pesquisadoras, que estimulavam a reflexão e a discussão sobre as práticas observadas. Os encontros foram videogravados e a análise dos dados mostrou que as docentes explicitaram saberes relativos às estratégias de interação com o grupo, à coautoria dos textos, ao processo de textualização, à revisão textual, à ativação dos conhecimentos prévios das crianças sobre o conteúdo e gênero textual, entre outros. As trocas discursivas entre as professoras e a reflexão sobre a prática mostraram-se importantes ferramentas no processo de (re)construção e validação dos saberes docentes.<hr/>On the basis of Tardif’s propositions, the article analyzes the knowledge of two teachers about the work of group writing by 5 to 6 year-old pupils. The teachers were invited to watch the videotapes of three sessions of group writing activities they themselves had conducted. The researchers took part in these moments of “self-confrontation” and stimulated the reflection and discussion about the practices observed. These meetings were recorded and the analysis of the data showed the teachers’ knowledge about strategies of interaction with the group, text co-authoring, the process of textualizing, text revision, activating the children’s previous knowledge about the text content and genre, among others. The discursive exchanges between teachers and the reflections about practices proved to be important tools in the process of (re)building and validating teacher knowledge. <![CDATA[Brigar: um dos sentidos do recreio?]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-62102014000200010&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este artigo é parte de uma pesquisa etnográfica que analisou a cultura lúdica no contexto do recreio nos anos iniciais do ensino fundamental. A investigação foi desenvolvida com 19 crianças (dez meninos e nove meninas), numa escola pública municipal localizada na cidade de Pelotas (RS). As principais ferramentas utilizadas na pesquisa foram a observação participante, as fotografias e as entrevistas conversadas. O texto focaliza os sentidos do brigar, aprofundando como as meninas e os meninos brigavam no recreio, analisando as diferentes formas de contar as suas experiências com as brigas. O recreio revela as percepções das crianças sobre o que acontece quando estão brincando e brigando, sobre os sentimentos e fantasias, sobre as relações que estabelecem com seus parceiros e sobre os seus desejos de mudanças neste contexto. É possível pensar que os sentidos de brincar e brigar no recreio poderiam ajudar-nos a construir referências para refletir sobre relações de gênero, configuração espacial e temporal da escola, currículo escolar, brincadeiras, brigas, parcerias, imaginário e aprendizagens das crianças.<hr/>This article is part of an ethnographic research project that analyzed the playing culture in the context of break time in the early years of elementary school. The investigation was developed with nineteen children (ten boys and nine girls) in a municipal public school located in the city of Pelotas city, state of Rio Grande do Sul, Brazil. The main instruments used in the research were participant observation, photographs and interviews. The text focuses on the meanings of fighting, elaborates on how the girls and boys fought during break time and analyzes the different ways in which they tell about their experiences with fighting. The break time reveals children’s perceptions of what happens when they are playing or fighting, their feelings and fantasies, the relationships that they establish with their fellow pupils and their desire of changes in this context. It is possible to think that the meanings of fighting and playing during break time could help us to construct references to reflect on gender relations, the school’s spatial and temporal setting, school curriculum, plays, fights, partnerships, imaginary and children’s learning. <![CDATA[Educação e ditaduras: a memória traumática nos filmes Machuca e La lengua de las mariposas]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-62102014000200011&lng=en&nrm=iso&tlng=en Neste trabalho, visamos contribuir na reflexão sobre o período antecedente à Guerra Civil Espanhola e ao golpe no Chile, buscando verificar através da cinematografia como os debates no interior das sociedades tomadas por golpes anteviam a construção da cisão social, na medida em que os debates políticos, ideológicos e econômicos se acirravam entre a população. É recorrente que momentos históricos violentos para a memória coletiva, como as ditaduras, venham a cair no esquecimento logo após sua ocorrência. A cinematografia é um dos mais eficazes meios de transmissão de informações que auxilia na retomada da reflexão do discurso cultural, teórico e histórico sobre o período traumático. Para tanto, realizamos uma análise comparativa dos filmes La lengua de las mariposas, de José Luis Cuerda, e Machuca, de Andrés Wood, atentando para questões relativas à educação e ao autoritarismo. Ao trabalhar com o cinema, estamos buscando enriquecer a consciência histórica, pois os filmes aqui analisados, apesar de ficcionais, colaboram na reflexão sobre a história política que antecede as ditaduras do Chile e da Espanha, deixando vestígios da memória coletiva que se edifica a partir dos destroços produzidos pelos respectivos golpes civil-militares, aqui, no caso em particular, no cenário escolar.<hr/>In this paper we seek to contribute to the reflection about the period preceding the Spanish Civil War and the coup in Chile. Our purpose is to find out, through cinematography, how the debates in those societies experiencing coups anticipated the construction of social scission as the political, ideological and economic debates became fiercer among the population. It is common that historical moments that are traumatic for collective memory, such as dictatorships, fall into oblivion soon after their occurrence. The cinematography is one of the most effective means of transmitting information which gradually favors the resumption of reflection by the cultural, theoretical and historical discourse on the traumatic period. To this end, we make a comparative analysis of the films La Lengua de las Mariposas by José Luis Cuerda and Machuca by Andrés Wood, focusing on the issues relating to education and authoritarianism. By working with cinema, we seek to enrich historical consciousness, since the films analyzed here, although fictional, contribute to the reflection on the political history that precedes the dictatorships in Chile and in Spain, leaving traces of the collective memory that is built from the wreckage left by the civil-military coups, here, in this particular case, in the school context. <![CDATA[O desenvolvimento da educação em Angola]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-62102014000200012&lng=en&nrm=iso&tlng=en Neste trabalho, visamos contribuir na reflexão sobre o período antecedente à Guerra Civil Espanhola e ao golpe no Chile, buscando verificar através da cinematografia como os debates no interior das sociedades tomadas por golpes anteviam a construção da cisão social, na medida em que os debates políticos, ideológicos e econômicos se acirravam entre a população. É recorrente que momentos históricos violentos para a memória coletiva, como as ditaduras, venham a cair no esquecimento logo após sua ocorrência. A cinematografia é um dos mais eficazes meios de transmissão de informações que auxilia na retomada da reflexão do discurso cultural, teórico e histórico sobre o período traumático. Para tanto, realizamos uma análise comparativa dos filmes La lengua de las mariposas, de José Luis Cuerda, e Machuca, de Andrés Wood, atentando para questões relativas à educação e ao autoritarismo. Ao trabalhar com o cinema, estamos buscando enriquecer a consciência histórica, pois os filmes aqui analisados, apesar de ficcionais, colaboram na reflexão sobre a história política que antecede as ditaduras do Chile e da Espanha, deixando vestígios da memória coletiva que se edifica a partir dos destroços produzidos pelos respectivos golpes civil-militares, aqui, no caso em particular, no cenário escolar.<hr/>In this paper we seek to contribute to the reflection about the period preceding the Spanish Civil War and the coup in Chile. Our purpose is to find out, through cinematography, how the debates in those societies experiencing coups anticipated the construction of social scission as the political, ideological and economic debates became fiercer among the population. It is common that historical moments that are traumatic for collective memory, such as dictatorships, fall into oblivion soon after their occurrence. The cinematography is one of the most effective means of transmitting information which gradually favors the resumption of reflection by the cultural, theoretical and historical discourse on the traumatic period. To this end, we make a comparative analysis of the films La Lengua de las Mariposas by José Luis Cuerda and Machuca by Andrés Wood, focusing on the issues relating to education and authoritarianism. By working with cinema, we seek to enrich historical consciousness, since the films analyzed here, although fictional, contribute to the reflection on the political history that precedes the dictatorships in Chile and in Spain, leaving traces of the collective memory that is built from the wreckage left by the civil-military coups, here, in this particular case, in the school context. <![CDATA[Julia Varela: uma trajetória intelectual]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-62102014000200013&lng=en&nrm=iso&tlng=en Neste trabalho, visamos contribuir na reflexão sobre o período antecedente à Guerra Civil Espanhola e ao golpe no Chile, buscando verificar através da cinematografia como os debates no interior das sociedades tomadas por golpes anteviam a construção da cisão social, na medida em que os debates políticos, ideológicos e econômicos se acirravam entre a população. É recorrente que momentos históricos violentos para a memória coletiva, como as ditaduras, venham a cair no esquecimento logo após sua ocorrência. A cinematografia é um dos mais eficazes meios de transmissão de informações que auxilia na retomada da reflexão do discurso cultural, teórico e histórico sobre o período traumático. Para tanto, realizamos uma análise comparativa dos filmes La lengua de las mariposas, de José Luis Cuerda, e Machuca, de Andrés Wood, atentando para questões relativas à educação e ao autoritarismo. Ao trabalhar com o cinema, estamos buscando enriquecer a consciência histórica, pois os filmes aqui analisados, apesar de ficcionais, colaboram na reflexão sobre a história política que antecede as ditaduras do Chile e da Espanha, deixando vestígios da memória coletiva que se edifica a partir dos destroços produzidos pelos respectivos golpes civil-militares, aqui, no caso em particular, no cenário escolar.<hr/>In this paper we seek to contribute to the reflection about the period preceding the Spanish Civil War and the coup in Chile. Our purpose is to find out, through cinematography, how the debates in those societies experiencing coups anticipated the construction of social scission as the political, ideological and economic debates became fiercer among the population. It is common that historical moments that are traumatic for collective memory, such as dictatorships, fall into oblivion soon after their occurrence. The cinematography is one of the most effective means of transmitting information which gradually favors the resumption of reflection by the cultural, theoretical and historical discourse on the traumatic period. To this end, we make a comparative analysis of the films La Lengua de las Mariposas by José Luis Cuerda and Machuca by Andrés Wood, focusing on the issues relating to education and authoritarianism. By working with cinema, we seek to enrich historical consciousness, since the films analyzed here, although fictional, contribute to the reflection on the political history that precedes the dictatorships in Chile and in Spain, leaving traces of the collective memory that is built from the wreckage left by the civil-military coups, here, in this particular case, in the school context.