Scielo RSS <![CDATA[Educação UNISINOS]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=2177-621020140003&lang=en vol. 18 num. 3 lang. en <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[Apresentação]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-62102014000300218&lng=en&nrm=iso&tlng=en <![CDATA[The others as a learning requirement: Challenge for a social-dynamic approach to Comparative Education]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-62102014000300220&lng=en&nrm=iso&tlng=en Em Educação Comparada, os outros têm de ser fundamentais. Querendo assumir uma abordagem sociodinâmica, defendemos que ela deve submeter-se à premissa da aprendizagem compreensiva, o que significa o propósito declarado de alcançar novo conhecimento sobre realidades sociais complexas. Uma aprendizagem compreensiva não se compadece com qualquer tipo de autoritarismo, antes exige uma atitude de empenho intelectual na verificação da legitimidade do conhecimento produzido e na colocação de novas questões ou na utilização de outros métodos ou outras técnicas de investigação. A aprendizagem compreensiva é integradora e articuladora de conhecimentos, desenha-se processualmente, procurando sentido em informações variadas. Os outros aqui não são só os que se inscrevem na realidade em estudo, evidentemente incontornáveis. Eles também são os pares e outras pessoas, de diversa filiação disciplinar, cultural e ideológica que ponderam a problemática e se constituem como interlocutores mais ou menos ativos e mais ou menos influentes quer na produção, quer na regulação ou na verificação da consistência da aprendizagem.<hr/>In Comparative Education the others must play a leading role. Aspiring to a social-dynamic approach, we believe that this education must comply with the premise of comprehensive learning, which translates into the declared purpose of achieving new knowledge of complex social realities. Comprehensive learning does not tolerate any sort of authoritarianism. Rather, it requires intellectual commitment to assessing the legitimacy of the knowledge produced and raising new questions or using other research methods or techniques. Comprehensive learning integrates and articulates knowledge, it is designed with the process, while searching for meaning in all sorts of information. The others here are not only part of the reality under study, who obviously cannot be ignored. They are also the peers and other people, from different disciplinary, cultural and ideological fields, who tackle the issue, and are the rather active and influential counterparts in the production, regulation and monitoring of the soundness of learning. <![CDATA[The effects of contemporary ambivalence in the Brazilian social movement: A study from the representations of the landless in textbooks]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-62102014000300228&lng=en&nrm=iso&tlng=en O artigo apresenta uma amostra da investigação realizada durante pesquisa de mestrado, quando se procurava mapear os modos como múltiplos artefatos culturais ensinam "verdades" acerca dos sujeitos envolvidos com o Movimento Sem-Terra. Problematiza, em especial, os diferentes atributos relacionados à identidade dos sem-terra postos em circulação na escola pública por meio de um livro didático de História distribuído pelo Estado. Entre as ferramentas teórico-metodológicas utilizadas destacam-se as noções de representação, currículo e identidade, consideradas segundo o que por elas se entende na vertente pós-estruturalista dos Estudos Culturais em Educação. Os resultados obtidos apontam para o modo ambivalente como os sujeitos sem-terra foram representados na publicação escolar. O que permite discutir, ao final do artigo, a pertinência do movimento social em nossos dias e a complexidade da luta que os sem-terra ainda hoje se empenham em realizar.<hr/>This paper shows a sample of the research conducted during my Master thesis when we looked for mapping the ways in which multiple cultural artifacts teach us "truths" about the subjects involved with the Landless Worker's Movement. We problematize, in particular, the different attributes related to the identity of the landless that are in circulation in public school through a History textbook distributed by the State. Among the theoretical and methodological tools used, we emphasize the notions of representation, curriculum and identity, considered according to what is understood by the poststructuralist Cultural Studies in Education. The results point to the ambivalent way in which landless were represented in the school publication. It allows us to discuss, at the end of this article, the relevance of the social movement nowadays and the complexity of the struggle that the landless still engage to conduct. <![CDATA[Ninth grade students' social representations of school indiscipline]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-62102014000300237&lng=en&nrm=iso&tlng=en O artigo analisa as representações sociais dos alunos do 9° ano sobre a indisciplina escolar. O aporte teórico utilizado foi a abordagem dimensional (Moscovici, 2012), interpretada à luz dos estudos do desenvolvimento moral (Piaget, 1994). A metodologia é qualitativa, com análise de conteúdo. As informações foram coletadas mediante entrevista (N=64) realizada em três colégios públicos estaduais da educação básica de Ponta Grossa (PR), com script preparado a partir de triagens sucessivas das evocações levantadas em fase anterior de pesquisa sobre a abordagem estrutural da indisciplina escolar. Os dados foram interpretados com o auxílio da análise de conteúdo. Os resultados apontam para representações causais, coladas às representações de professores, com predominância da moral heterônoma e marcada por características psitacistas.<hr/>This paper analyzes 9th graders' social representations of school indiscipline. The theoretical background is based on the dimensional approach (Moscovici, 2012), interpreted under the light of the moral development studies (Piaget, 1994). The methodology is qualitative, with content analysis. The information was collected through interviews (N=64) conducted at three basic education state schools in Ponta Grossa (Paraná State, Brazil). Their script was prepared based on the successive screening of evocations raised in a previous phase of investigation on the structural approach to school indiscipline. The data was analyzed with the aid of content analysis. The results point to causal representations, linked to the representations of teachers, with the predominance of a heteronomous morality which is also marked by parroting characteristics. <![CDATA[Reading by "seeing" voices: Polyphony in discourse]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-62102014000300249&lng=en&nrm=iso&tlng=en Pensar a leitura implica necessariamente pensar a construção/produção do sentido via interlocução leitor/texto; pressupõe, de igual forma, pensar que o sentido não se constrói somente a partir do que está explicitamente dito no texto, mas também (e, muitas vezes, principalmente) pelo que está pressuposto, pelo que está sugerido implicitamente no texto. E pensar assim nos faz refletir não apenas sobre a leitura como objeto de aprendizagem na Educação Básica, mas também (e até prioritariamente) como habilidade a ser constantemente desenvolvida por todo e qualquer sujeito conhecedor, mais especificamente, por aquele que tem por profissão ensinar a ler: o professor. Dito isso, a proposta deste artigo é apresentar e exemplificar, por meio da análise de um fragmento do documento introdutório dos PCN, a concepção polifônica do sentido expressa pela Teoria da Argumentação na Língua, que vem sendo desenvolvida pelos semanticistas franceses Oswald Ducrot e Marion Carel. Acreditamos que a polifonia pode contribuir substancialmente para qualificar a leitura em qualquer nível de instrução ou de formação continuada.<hr/>Thinking about reading does necessarily imply thinking about the construction/production of meaning through the reader/text interlocution; it equally presupposes considering that meaning is not constructed based solely on what is explicitly stated in the text, but also (and, many times, mainly) on what is suggested, what is implied in the text. By considering so, we are led to reflect not only on reading as an object of learning in Elementary School but also (and even primarily) as a skill that should be constantly developed by all and any knowing subjects, more specifically, by those whose job is to teach reading, that is, the teachers themselves. Thus, the goal of this article is to present and exemplify, through the analysis of an excerpt from the PCN's (Brazilian National Curriculum Guidelines) introductory document, the polyphonic concept of meaning proposed by the Theory of Argumentation in Language which has been developed by the French semanticists Oswald Ducrot and Marion Carel. We believe that polyphony can significantly contribute to qualify reading in any schooling stage or continuing education program. <![CDATA[Playfulness in the 1st grade of elementary school: teachers' perceptions and practice]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-62102014000300258&lng=en&nrm=iso&tlng=en O presente estudo tem por finalidade ressaltar a importância do lúdico no 1º ano do Ensino Fundamental, bem como investigar a percepção e as práticas das professoras em relação à ludicidade na referida etapa de ensino. Estes aspectos tornam-se relevantes por tratar-se do período de transição entre Educação Infantil e Ensino Fundamental e esse contexto exerce diversas mudanças na vida escolar dos alunos, resultando em grandes desafios para todos que fazem parte desse processo. A abordagem teórica baseia-se em autores como Borba, Kishimoto, Maluf, Moyles, entre outros, os quais comprovam que as atividades lúdicas colaboram para o desenvolvimento motor, cognitivo e emocional das crianças. A pesquisa, de natureza qualitativa, foi realizada em uma escola municipal de Naviraí (MS), em uma sala de 1º ano do Ensino Fundamental, com os cinco professores que atuavam na turma e seis crianças escolhidas aleatoriamente, sendo que os instrumentos utilizados foram observações e entrevistas gravadas. Durante as observações, constatou-se que três docentes não incorporam a ludicidade em sua prática e utilizam metodologias pouco atrativas para as crianças. Quanto à percepção dos professores, três apontaram dificuldades especialmente relativas aos recursos oferecidos pela escola. Outros destacaram a agitação dos alunos, e apenas dois docentes veem a ludicidade como um fator essencial para o desenvolvimento das crianças. Ao responder sobre as disciplinas de que mais gostam e por que mais gostam, três crianças citaram Educação Física e as outras mencionaram Informática, Artes e Inglês, respectivamente, sempre com a justificativa de que brincam, jogam, recortam, desenham e fazem cartazes.<hr/>The present study aims to highlight the importance of playfulness in the 1st grade of Elementary School and to investigate the perception and practices of teachers in relation to the playfulness in that class. These aspects become relevant because they have to do with a transition from Infant Education to Elementary Education and this context entails several changes in the school life of students, resulting in major challenges for everyone who is part of this process. The theoretical approach is based on authors such as Borba, Kishimoto, Maluf, Moyles, among others, who show that recreational activities promote the motor, cognitive and emotional development. The research project, a qualitative one, was conducted in a public school in Naviraí (Mato Grosso do Sul State), in a 1st grade of Elementary School with five teachers who worked in class and six children chosen randomly. The instruments used were observations and recorded interviews. During the observations, it was found that three teachers did not incorporate playfulness into their practice and used unattractive methodologies for children. Regarding the perception of teachers, three of them mentioned difficulties especially concerning the resources offered by the school. Others highlighted the agitation of students and only two teachers see playfulness as an essential factor for the development of children. When answering about the classes they like the most and why they like them the most, three children mentioned Physical Education and others mentioned Computing, Arts and English Language, respectively, always with the justification that they play, cut out, draw and make posters. <![CDATA[The continuing education of teachers and the classroom practice]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-62102014000300271&lng=en&nrm=iso&tlng=en O presente artigo apresenta reflexões sobre a formação continuada de professores no atual contexto brasileiro, tendo como objetivo identificar sua influência na prática pedagógica de professores da rede pública municipal do ensino básico, na cidade de Porto Alegre, Estado do Rio Grande do Sul. Para isso, o estudo tem como base autores como Tardif e Lessard (2012), Libâneo (2004), Nóvoa (2002), Demo (2002, 1996, 1993), Freire (2001, 1991), entre outros. As informações foram obtidas através de uma pesquisa descritiva qualitativa com amostra intencional, que utilizou o questionário como instrumento de produção de dados. As questões direcionadas aos professores visaram identificar como estes analisam sua formação e de que forma essa interfere na qualificação da ação pedagógica. Os dados foram analisados à luz das leituras e diálogos realizados durante o seminário "Formação Inicial e Continuada de Professores: Currículos e Práticas", que integra o Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Este estudo preliminar aponta para o fato de que mudanças emergem nas práticas pedagógicas, assim como nos processos de construção do conhecimento, na medida em que os professores buscam desenvolver sua formação continuada.<hr/>This paper presents reflections on the continuing education of teachers in the current Brazilian context, aiming to identify its influence on the pedagogical practice of public primary school teachers in the city of Porto Alegre, Rio Grande do Sul. The study is based on authors such as Tardif and Lessard (2012), Libâneo (2004), Nóvoa (2002), Demo (2002, 1996, 1993) and Freire (2001, 1991), among others. The data were obtained through a descriptive qualitative research project with an intentional sample that used a questionnaire to produce the database. The questions directed to teachers aimed to identify how they analyze their education and how it bears on the qualification of their pedagogical action. The data were analyzed based on the readings and dialogues held during the seminar on "Initial and Continuing Teacher Training: Curricula and Practices" that is part of the Graduate Studies Program in Education at the Federal University of Rio Grande do Sul. This preliminary study indicates that changes occur in teaching practices and in processes of knowledge construction as teachers seek to develop their continuing education. <![CDATA[Continuing education of teachers: between preoccupations and propositions]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-62102014000300280&lng=en&nrm=iso&tlng=en O artigo socializa análises produzidas no contexto de um projeto de pesquisa e formação docente decorrente de um convênio firmado entre uma universidade estadual paulista e a Secretaria Municipal de Educação de uma cidade do interior paulista e discute especificamente o papel das professoras coordenadoras na mediação do trabalho coletivo. Com base no referencial teórico que discute a formação no contexto de trabalho, sobretudo nos encontros de trabalho coletivo, a pesquisa buscou compreender as preocupações das professoras coordenadoras no desenvolvimento desse trabalho. A pesquisadora reuniu-se com as professoras coordenadoras ao longo de 12 encontros a fim de oportunizar a troca de experiências sobre a condução do trabalho coletivo nas escolas e responder o objetivo da pesquisa. O percurso foi documentado em diário de campo e por meio de registros reflexivos elaborados pelas professoras coordenadoras. As conclusões apontam para a necessidade de investimento na formação continuada das professoras coordenadoras no âmbito das próprias redes de ensino, instituindo uma dinâmica de interlocução entre pares, entre práticas e teorias, entre professoras coordenadoras e professores universitários, na expectativa de que essas experiências formativas possam servir como referências para a própria formação compartilhada que acontece no trabalho coletivo na escola.<hr/>The article presents the analyses produced in the context of a research and teacher training project that resulted from a partnership between a public State University of São Paulo and the Municipal Department of Education of a city in the interior of the State of São Paulo and discusses specifically the role of the coordinating teachers in the mediation of collective work. Based on the theoretical approach that discusses training in the context of work, especially at collective work meetings, the research project aimed at understanding the coordinating teachers' preoccupations in developing this work. The researcher met with coordinating teachers twelve times to allow the exchange of experiences about the execution of the collective work at schools and to answer the research purpose. The experience was documented in a field journal and through reflective records prepared by the coordinating teachers. The conclusions point to the need to invest in continued training for coordinating teachers in the school system itself by establishing a dynamics of dialogue between peers, between practices and theories, between coordinating teachers and professors, with the expectation that these training experiences can be used as parameters for the shared training that takes place in the collective work at school. <![CDATA[The attitudes of undergraduate students on "being a teacher": a dimension of social representations]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-62102014000300288&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este artigo tem como objetivo caracterizar as atitudes de estudantes de licenciatura como uma das dimensões da representação social sobre o "ser professor". Atitudes são constructos que exprimem um direcionamento geral com respeito a um objeto e o posicionamento afetivo e cognitivo dos atores sociais em relação a esse objeto. Atitudes podem ser vistas como uma das dimensões constitutivas das representações sociais, e seu estudo permite analisar a orientação para a ação dos atores sociais, neste caso os licenciandos. O estudo foi conduzido junto a uma amostra de 580 sujeitos, matriculados em cursos de licenciatura da Cidade de Santarém (PA). Para a coleta dos dados utilizou-se um questionário contendo questões fechadas e uma questão aberta. As análises foram realizadas combinando o levantamento estatístico das questões fechadas com a análise de conteúdo da questão aberta. Os resultados obtidos caracterizam a docência como uma ocupação desvalorizada e pouco reconhecida, porém socialmente útil e que exige criatividade e dedicação. Apontam para uma visão mítica do professor como herói e salvador da educação, que é profundamente enraizada na sociedade, e, ao mesmo tempo, indicam sua função social como formador político e social.<hr/>This article aims to characterize the attitudes of undergraduate students as one of the dimensions of social representations of "being a teacher". Attitudes are constructs that express a general direction with respect to an object and the affective and cognitive positioning of social actors in relation to that object. Attitudes can be seen as one of the constitutive dimensions of social representations and their study allows us to analyze the orientation for action of social actors, in this case the undergraduate students. The study was conducted with a sample of 580 subjects enrolled in undergraduate teacher training programs in the city of Santarém (Pará State). The data were gathered by using a questionnaire with closed questions and one open question. Analyses were performed by combining the statistical summary of closed questions with a content analysis of the open question. The results characterize teaching as an undervalued and under-recognized occupation, but which is socially useful and requires creativity and dedication. They also point to a mythical view of the teacher as a hero and a champion of education, which is deeply rooted in society. At the same time, results indicate the teacher's social role as a political and social educator. <![CDATA[Pedagogical training in the social representations of teacher training students]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-62102014000300301&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este artigo analisa as representações sociais de formação pedagógica de futuros professores. O estudo foi desenvolvido com estudantes de cursos de licenciatura da UFPE, em Recife (PE). Realizamos dois grupos focais, um com estudantes das áreas de ciências humanas e outro com estudantes de exatas e saúde. As discussões dos grupos foram interpretadas através da análise de conteúdo. Os resultados revelaram representações sociais de formação pedagógica centradas em questões didáticas e metodológicas. Contudo, os futuros professores têm noção do contexto das lutas políticas pela busca da valorização profissional que têm pela frente e demonstram reconhecer seus futuros alunos como sujeitos, atores do processo de ensino-aprendizagem. Sinalizamos para a necessidade de se construir canais mais efetivos de comunicação entre os cursos de maneira a articular o específico e o pedagógico, tão defendidos e, ao mesmo tempo, tão distantes no processo formativo.<hr/>This article analyzes the social representations of pedagogical training of future teachers. The study was conducted with students of undergraduate programs at the Federal University of Pernambuco, Recife (Pernambuco State). We conducted two focus groups, one with students of human sciences and the other one with students of hard and health sciences. The group discussions were interpreted using content analysis. The results revealed social representations of pedagogical training focused on teaching and methodological issues. However, future teachers are aware of the context of political struggles for the search for professional development that lie ahead of them and show that they recognize their future students as subjects, as actors in the teaching-learning process. We stress the need to build more effective channels of communication between programs in order to articulate the specific and the pedagogical elements, which are so much advocated and yet so distant in the training process. <![CDATA[Tesouro de meninas and Tesouro de meninos: Reading of civility in Portuguese America]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-62102014000300312&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este trabalho tem como objetivo dar visibilidade aos livros Tesouro de meninas e Tesouro de meninos, que circularam na América Portuguesa a partir do período joanino. Tesouro de meninas é versão portuguesa do original, de autoria de Pauline de Montmorin, conhecida como Madame Leprince Beaumont, que escreveu e publicou esta obra de caráter pedagógico, em 1757. Esta foi traduzida pelo padre português Joaquim Ignácio de Frias, em 1774. O Tesouro de meninos, por sua vez, foi escrito pelo francês Pierre Blanchard e traduzido pelo português Matheus José da Costa. Embora não haja o registro da sua primeira edição, supõe-se que seja do século XVIII. Essas narrativas ficcionais chegaram ao Brasil graças às listas de pedidos de envio de livros ao Rio de Janeiro dirigidas à Real Mesa Censória, em Portugal. Os títulos de Tesouro de meninas e Tesouro de meninos fornecem indícios de um gênero até agora pouco estudado: livros de civilidade. Tais obras introduziram as pessoas letradas na América Portuguesa aos códigos de sociabilidade, conforme foram se expandindo as redes de sociabilidade no período joanino. <![CDATA[Rui Barbosa and education: the Lessons of Things and the teaching of moral and civic culture]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-62102014000300320&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este artigo discute as ideias educacionais de Rui Barbosa (1849-1923), com ênfase no debate realizado pelo autor sobre as Lições de Coisas e o ensino da cultura moral e cívica no Parecer-Projeto Reforma do Ensino Primário e Várias Instituições Complementares da Instrução Pública, publicado em 1883, escrito como uma análise do Decreto nº 7.247, de 19 de abril de 1878, de autoria do Ministro Carlos Leôncio de Carvalho. Nesta discussão, busca-se a compreensão da posição de Rui Barbosa com relação ao uso, nas escolas primárias da capital do Império, das Lições de Coisas como método a ser utilizado pelos professores, bem como ao ensino de cultura moral e cívica, visto como disciplina importante à formação das crianças para a vida em sociedade. Para o autor, o ensino da moral era importante no programa escolar, pois proporcionaria a formação humana e social dos indivíduos, e as Lições de Coisas deveriam ser o método a ser adotado no ensino de todas as disciplinas escolares.<hr/>This article discusses the educational ideas of Rui Barbosa (1849-1923) by focusing on his discussion of the Lessons of Things and the teaching of moral and civic culture in a draft opinion titled Reform of Primary Teaching and Several Complementary Institutions of Public Instruction, published in 1883. It was written as an analysis of the Decree 7247 from April 19, 1878, by Minister Carlos Leoncio de Carvalho. The article is an attempt at understanding the position of Rui Barbosa about the use, in the primary schools of the Empire's capital, of the Lessons of Things as a method to be employed by educators as well as about the teaching of moral and civic culture, which was seen as an important subject to educate children for life in society. In his view, the teaching of morals was important in the scholar curriculum, since it would give individuals a human and social education and the Lessons of Things should be the method to be adopted in the teaching of all school subjects. <![CDATA[World Bank and public policies to higher education in Brazil]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-62102014000300331&lng=en&nrm=iso&tlng=en O estudo das alterações no sistema de ensino superior a partir da influência dos organismos internacionais foca a análise no Estado brasileiro no período de 1995 a 2010. O objetivo é verificar as mudanças ocorridas neste sistema de ensino nas variáveis docentes, concluintes e na remuneração dos docentes e dos trabalhadores com escolaridade superior. A pesquisa situa-se no campo da Economia da Educação e pretende analisar o movimento de articulação do ensino superior diante da ordem econômica neoliberal, na perspectiva do debate crítico. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo e quantitativo e de base documental. Observou-se que os docentes, ainda que mais preparados e com uma carga maior de alunos, ganham 24% menos, no período estudado; também se verificou que uma maior quantidade de concluintes resulta em mais trabalhadores com ensino superior empregados no mercado formal de trabalho, e esta maior qualificação disponível para o mercado não resulta em maiores salários; ao contrário, este é reduzido em 27% no período estudado. Percebeu-se, através dos indicadores utilizados, que as orientações formuladas pelo Banco Mundial foram aplicadas no campo da educação superior, o que teve como consequência uma expansão do setor que foi adequada às formulações dessa agência multinacional.<hr/>The study of modifications in the higher education framework from the influence of international organizations focuses on the analysis in the Brazilian state from 1995 to 2010. The objective is to verify the changes that have happened in this teaching system in many professors, graduates and professors and workers' compensation involved in higher education. The research is in the Economic Education area and aims to analyze the movement of higher education in the face of neoliberal economics, in a critical debate's view. It is a quantitative, qualitative and documental research. It was observed that professors, even the ones who were more prepared and with more students earn 24% less, during the studied period; moreover, it was noticed that a bigger amount of graduates results in more workers with higher education in the labor market. However, this higher qualification does not result in higher salaries, on the opposite, it is reduced in 27% during the studied period. It was observed, through the indicators used, that the orientations given by the World Bank were applied in the area of higher education, causing an expansion of the area that was adapted to the formulations of this multinational organization. <![CDATA[Pedagogical possibilities for Early Childhood Education: the studio]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-62102014000300342&lng=en&nrm=iso&tlng=en O estudo das alterações no sistema de ensino superior a partir da influência dos organismos internacionais foca a análise no Estado brasileiro no período de 1995 a 2010. O objetivo é verificar as mudanças ocorridas neste sistema de ensino nas variáveis docentes, concluintes e na remuneração dos docentes e dos trabalhadores com escolaridade superior. A pesquisa situa-se no campo da Economia da Educação e pretende analisar o movimento de articulação do ensino superior diante da ordem econômica neoliberal, na perspectiva do debate crítico. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo e quantitativo e de base documental. Observou-se que os docentes, ainda que mais preparados e com uma carga maior de alunos, ganham 24% menos, no período estudado; também se verificou que uma maior quantidade de concluintes resulta em mais trabalhadores com ensino superior empregados no mercado formal de trabalho, e esta maior qualificação disponível para o mercado não resulta em maiores salários; ao contrário, este é reduzido em 27% no período estudado. Percebeu-se, através dos indicadores utilizados, que as orientações formuladas pelo Banco Mundial foram aplicadas no campo da educação superior, o que teve como consequência uma expansão do setor que foi adequada às formulações dessa agência multinacional.<hr/>The study of modifications in the higher education framework from the influence of international organizations focuses on the analysis in the Brazilian state from 1995 to 2010. The objective is to verify the changes that have happened in this teaching system in many professors, graduates and professors and workers' compensation involved in higher education. The research is in the Economic Education area and aims to analyze the movement of higher education in the face of neoliberal economics, in a critical debate's view. It is a quantitative, qualitative and documental research. It was observed that professors, even the ones who were more prepared and with more students earn 24% less, during the studied period; moreover, it was noticed that a bigger amount of graduates results in more workers with higher education in the labor market. However, this higher qualification does not result in higher salaries, on the opposite, it is reduced in 27% during the studied period. It was observed, through the indicators used, that the orientations given by the World Bank were applied in the area of higher education, causing an expansion of the area that was adapted to the formulations of this multinational organization.