Scielo RSS <![CDATA[Educação UNISINOS]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=2177-621020150001&lang=en vol. 19 num. 1 lang. en <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[Apresentação]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-62102015000100001&lng=en&nrm=iso&tlng=en <![CDATA[Formação de professores: políticas e práticas]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-62102015000100003&lng=en&nrm=iso&tlng=en <![CDATA[Initial Teacher Education Policies in Portugal in the Bologna Process: An intra-institutional analysis based on training practices]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-62102015000100006&lng=en&nrm=iso&tlng=en O estado da arte realizado no princípio do séc. XXI (Estrela et al., 2002) sobre processos de Formação Inicial de Professores em Portugal evidenciou graves problemas na organização e funcionamento desses cursos e, consequentemente, a necessidade de se operarem mudanças significativas. Nesse contexto, o Processo de Bolonha e o Regime Jurídico de Habilitação Profissional para a Docência (2007) deveriam constituir uma oportunidade para introduzir as necessárias mudanças na Formação de Professores suscetíveis de se traduzirem na melhoria da sua qualidade. O artigo apresenta alguns resultados de um estudo de orientação qualitativa que recolheu dados de opinião, através de entrevistas semiestruturadas a docentes, estudantes, elementos dos órgãos de gestão e orientadores cooperantes, e que permitiu conhecer percepções desses atores sobre as recentes políticas de Ensino Superior e de Formação de Professores e compreender avanços e limitações no processo de construção da reforma educativa em curso. Os resultados obtidos permitem afirmar que, de um modo geral, é atribuída relevância a esse processo, ao nível das orientações políticas, mas existem várias reservas relativamente à sua operacionalização. <hr/>State of the art on the processes of Initial Teacher Education in Portugal (Estrela et al., 2002) revealed serious problems in the organization and functioning of these courses and, consequently, the need to produce significant changes. In this context, the Bologna Process and the Legal Framework for Teaching Professional Qualifications (2007) should be an opportunity to make the necessary changes in Teacher Education, susceptible to improve its quality. This paper presents some results of a qualitative study which data were collected by semi-structured interviews addressed to teachers, students, members of the boards of management and cooperating teachers. The analysis focused on the perceptions of these actors about the recent policies of Higher Education and Teacher Training in order to understand advances and limitations involved in the construction of the educational reform process currently underway. The results obtained allow us to state that, in general, is assigned relevance to this process at the level of the political guidelines, but there are reservations about its operation. <![CDATA[Making teaching and becoming teachers in urban peripheries of the global South. Teacher education: Stories about the possible]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-62102015000100022&lng=en&nrm=iso&tlng=en La pregunta por la formación de docentes suele dirimirse entre la mirada normativa y los estados de situación de aquellos programas que se ponen en marcha que, a la vez, procuran informar sobre esa normatividad. Asimismo, esta misma cuestión normativa se posiciona tanto respecto de aquello que acontece en el escenario de la formación en sí, como de aquello que se espera que el docente novel, recién egresado, realice cuando le llegue la hora de su inserción laboral. En este trabajo, desde los estudios de gubernamentalidad y la pregunta acerca de las particularidades que presentan las políticas sobre la vida en tempos de gerenciamiento (Foucault, 2006, 2007; Rose, 2007; Veiga Neto, 2013; Grinberg, 2008), procuramos adentrarnos en la problematización de la formación de docentes en dos claves: por un lado, los enunciados acerca de la tarea de enseñar que conforman la verdad de nuestra época y, por el otro, las formas que presenta el hacer docencia a partir de resultados de investigación que venimos desarrollando en escuelas emplazadas en contextos de extrema pobreza urbana de la Región Metropolitana de Buenos Aires. En este marco importa uma interrogación política de la formación que, asentada en la cotidianeidad escolar, ofrezca herramientas para pensar la posibilidad misma de enseñar y aprender en las periferias urbanas del sur global.<hr/>The question about teacher training, schematically, used to refer, on the one hand, to a normative perspective and, on the other, to evaluations of programs that are implemented and that, simultaneously, attempt to inform about the state of that normative. Also, these same normative issues are positioned both in respect of what happens on the level of the training itself and what is expected that the inexperienced teacher be able to do when the time to begin their work comes. In this paper, on the basis of the governmentality studies and the question about politics of life in management times Foucault, 2006, 2007; Rose, 2007; Veiga Neto, 2013; Grinberg, 2008, we seek to problematize teacher education with regard to two topics. On the one hand, statements about the task of teaching that constitute the truth of our time and, on the other, the ways of making teaching on the basis of the results of research we have been developing in schools located in contexts of extreme urban poverty in the metropolitan area of Buenos Aires. In this framework, we propose that a political question about formation training formulated from the perspective of school life could offer tools to think about the very possibility of teaching and learning in urban peripheries of the global South. <![CDATA[In-service teacher education policies and teaching induction programs in Brazil]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-62102015000100034&lng=en&nrm=iso&tlng=en O presente texto tem o foco nas políticas de formação continuada e, mais especificamente, nas iniciativas voltadas aos professores iniciantes e à inserção profissional dos docentes, tomando por base os dados coletados em quinze secretarias de educação de estados e municípios brasileiros, que constituíram os estudos de campo da pesquisa que mapeou e analisou políticas docentes no Brasil (Gatti et al., 2011). O texto situa, inicialmente, o marco teórico que orientou a análise de dados, destacando as contribuições de autores brasileiros e estrangeiros. Em seguida, descreve a metodologia do trabalho de campo: locais escolhidos, fontes de coleta de dados, instrumentos e procedimentos utilizados. Na terceira parte do texto, são apresentados dados referentes aos processos de formação continuada encontrados nas secretarias de educação visitadas: quais são os órgãos responsáveis pela formação, como são escolhidos os formadores, quais os conteúdos e as metodologias das formações, quais as demandas dos professores, como é feita a avaliação da formação. São também discutidas as iniciativas e as políticas voltadas aos professores iniciantes e à inserção à docência. Na parte final do texto, são destacados aspectos que merecem maior atenção por parte dos pesquisadores e responsáveis pela formação docente. <hr/>This paper discusses in-service teacher education policies with special attention to beginning teacher education and teaching induction programs, taking into account data collected in fifteen departments of education in Brazilian states and municipalities, which were part of a field study on teacher policies in Brazil (Gatti et al., 2011). The first part of the paper presents the theoretical framework that guided data analysis, highlighting the contributions of both Brazilian and foreign authors. Then it describes the methodology of fieldwork: sites, sources and methodological procedures of data collection. The third part of the text presents the research findings concerning in-service teacher education: management agencies, how educators are selected, which are the contents and methodologies of training, what are the main teachers' demands, and how teacher training is assessed. Some initiatives and programs designed for beginning teachers and teaching induction are also discussed. In the final part of the text we point out some issues that deserve attention from researchers and those responsible for teacher education. <![CDATA[Initial training of teachers of chemistry thought from assumptions of educating for research]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-62102015000100045&lng=en&nrm=iso&tlng=en O presente artigo discute a formação inicial de professores de Química a partir da construção de Situações de Estudo em que foram considerados alguns pressupostos do educar pela pesquisa. Como instrumento de reflexão, utilizamos as narrativas elaboradas por licenciandos participantes, há pelo menos dois anos, do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) de Química, de uma universidade pública localizada no Sul da Bahia, Brasil. Consideramos para a análise e discussão dos achados da pesquisa autores que apontam as narrativas como constituidoras dos sujeitos em formação e também a importância dos coletivos de pesquisa na apreensão da constituição docente. As narrativas, consideradas o corpus do estudo, foram analisadas à luz da Análise Textual Discursiva (ATD) e apontam o ambiente escolar como local de construção de uma atitude investigativa e a importância do trabalho coletivo na constituição do futuro professor e durante a formação inicial. Esta última é vista com algumas lacunas pelos licenciandos, até mesmo devido à fragmentação na formação ao longo do curso. No entanto, o Programa nos possibilita pensar em alternativas para a formação de professores e a oportunidade de se (re)pensar aspectos dos cursos de licenciatura descritos há anos na literatura e que contribuem para novas possibilidades de interação entre a universidade e a escola.<hr/>This paper discusses the initial training of teachers of Chemistry from the construction of study situations where some assumptions of education through research were considered. As a refl ection instrument, we used the narratives produced by participants undergraduates, at least two years, the Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) in Chemistry, a public university located in Southern Bahia, Brazil. We considered authors point out that the narratives as forming subjects in training and also the importance of collective research in the apprehension of the teaching establishment for the analysis and discussion of our fi ndings. The narratives, considered the corpus of the study, were analyzed in the light of Discursive Textual Analysis (DTA) and point the school environment as a construction site of an investigative attitude and the importance of collective work in the constitution of the future teacher and during his initial training. The latter is seen with some gaps for undergraduates, even due to fragmentation in the training along the course. However, the program allows us to think about alternatives to teacher training and the opportunity to (re)consider aspects of the undergraduate programs described in the literature for years and to contribute to new possibilities of interaction between university and the school. <![CDATA[Curriculum reforms and initial education: Knowledge and professionalization]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-62102015000100057&lng=en&nrm=iso&tlng=en This work aims at providing an overview, from the perspective of governmentality, discourse and curriculum policies, on the issue of teachers' professionalization in the curricular reforms that have guided the field of initial teacher education in Brazil and around the world since the 1990's. For such, an analysis of professionalism, teaching professionalism and education in initial training, whose official policies have privileged bachelor's degree and undergraduate levels based on the legislation texts - Ordinance CNE / CP 009/2001 and Resolution CNE / CP 01/2002, Ordinance CNE / CP 28/2001 and Resolution CNE / CP 2/2002 - which introduced the reform earlier this century in Brazil, is made. This database is supplemented by observations resulting from investigations over the last decade which have discussed the effects of this policy on undergraduate programs, for the purpose of assessing their impact on curriculum and teachers' professional identity. It is argued that the initial training of teachers to work in Elementary Education has been guided, from an official point of view, by a practical and instrumental rationality that reduces the teacher to an expert in the management of the teaching process and his professional development, pointing, paradoxically, towards curriculum de-intellectualization and teacher de-professionalization.<hr/>Tem-se como objetivo uma leitura, na perspectiva da governamentalidade, do discurso e das políticas curriculares, sobre a questão da profissionalização docente presente nas reformas curriculares, que, desde os anos de 1990, vêm pautando o campo da formação inicial de professores no Brasil e no mundo. Mais especificamente, faz-se uma análise dos sentidos de profissionalismo e profissionalidade docente e dos saberes da formação inicial que são privilegiados pela política oficial para os currículos dos cursos de licenciatura, de graduação plena e de nível superior, tendo por base os textos da legislação aprovada no Conselho Nacional de Educação − Parecer CNE/CP 009/2001 e Resolução CNE/CP 01/2002, Parecer CNE/CP 28/2001 e Resolução CNE/CP 2/2002 −, que instituíram a reforma no Brasil no início deste século. Complementa-se essa fonte de dados com algumas observações que são o resultado de investigações que, ao longo da última década, vêm analisando os efeitos dessa política em cursos de licenciatura, com o objetivo de avaliar os seus impactos nos currículos e na identidade profissional docente. Argumenta-se que a formação inicial dos docentes para que estes atuem na Educação Básica vem-se pautando, do ponto de vista oficial, por uma racionalidade prática e instrumental, a qual reduz o professor a um especialista na gestão do processo de ensino e do seu desenvolvimento profissional, apontando, paradoxalmente, para a desintelectualização dos currículos e para a desprofissionalização desses professores. <![CDATA[High School curriculum policies in Rio Grande do Sul and the constitution of innovative teaching]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-62102015000100068&lng=en&nrm=iso&tlng=en O presente estudo inscreve-se no campo dos Estudos Curriculares e procura estabelecer um diagnóstico das concepções de docência emergentes das políticas curriculares para o Ensino Médio no Estado do Rio Grande do Sul (Brasil) implementadas ao longo da última década. A partir de uma análise documental e da realização de entrevistas com profissionais que atuam no Ensino Médio, foram estudados os principais direcionamentos curriculares produzidos no contexto examinado. Ao final, conclui-se que, ao mesmo tempo em que se delineia a fabricação de uma docência inovadora, com vistas à inovação, à competitividade e ao desenvolvimento econômico, se instaura uma fragilização do conhecimento em sua dimensão objetiva. <![CDATA[Constitution of an education ethos in Pibid/Unisinos: Subjectivation processes in initial teacher training]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-62102015000100077&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este artigo apresenta parte dos resultados de duas pesquisas que têm como objetivo descrever e analisar possíveis efeitos do programa de formação inicial de professores Pibid, o qual visa promover a inserção de estudantes de licenciatura no contexto das escolas públicas, contribuindo para o aperfeiçoamento de sua formação. Apoiando-se em dois campos teóricos - Estudos Foucaultianos e Estudos em Docência -, o presente artigo examina como se constitui o que nomeamos de ethos de formação: certo modo de ser e de agir resultante de processos pelos quais cada um aprende a ver a si mesmo, a refletir sobre suas próprias ações, a operar transformações sobre si mesmo. Os resultados mostram que esse programa de formação inicial está implicado na fabricação de determinadas subjetividades, na medida em que regula as relações de estudantes de licenciatura consigo mesmos, produzindo um modo de viver o processo de formação. Ao mesmo tempo, esse ethos de formação cria condições para o desenvolvimento de uma formação voltada para o cuidado de si mesmo e do outro, possibilitando novas formas de produção de si e de relações com os outros. <hr/>This paper presents part of the results of two researches that aim at describing and analyzing possible effects of Pibid, an initial teacher training program intended to promote the insertion of teaching students in the context of public schools, thus contributing to the improvement of their education. With the support of two theoretical fields - Foucauldian Studies and Teacher Studies -, the paper investigates how what we have called education ethos has been constituted: a certain way of being and acting as a result of processes by which one learns to see oneself, reflect on one's own actions and operate changes on oneself. The results have shown that this initial training program is involved in the production of certain subjectivities, as it regulates the relationships of teaching students with themselves by producing a way of experiencing the education process. At the same time, this education ethos gives conditions for the development of teacher education directed to one's and the other's care by enabling new forms of production of the self and relationships with the others. <![CDATA[Postcolonial biopolitics in the empire of capital: Lines of Foucauldian inquiry in educational studies]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-62102015000100088&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este artigo oferece uma leitura do tropo "pós Foucault" para indicar três linhas de pesquisa em estudos Foucaultianos, com particular aplicação à educação: o pós-colonial, seguindo Edward Said; a biopolítica, na sequência de Giorgio Agamben; e o império do capital, seguindo Michael Hardt e Antonio Negri. Este é um artigo sinóptico, que abrange a questão de como ler Foucault, depois de trinta anos de teorização, seguindo as recomendações do próprio filósofo. Discute-se que, em cada caso do pós-colonial, da biopolítica e do império do capital, há ganhos e perdas hermenêuticas. E, em cada caso, o campo educacional se abre para novas perspectivas, novos problemas e novas orientações e abordagens.<hr/>This paper provides a reading of the trope "after Foucault" to indicate three lines of inquiry in Foucauldian studies with particular application to education: the postcolonial, following Edward Said; the biopolitical, following Giorgio Agamben; and the empire of capital, following Michael Hardt and Antonio Negri. This is a synoptic paper that engages with the question of how to read Foucault after thirty years of theorising, following the advice of Foucault himself, and in each case of the postcolonial, the biopolitical and the empire of capital there are hermeneutical gains and losses. And in each case the field of educational opens itself to new vistas, new problems, and new orientations and approaches. <![CDATA[Philosophy, science and education in Francis Bacon's thought]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-62102015000100101&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este artigo tem como principal objetivo fazer uma abordagem concisa sobre o pensamento de Francis Bacon (1561-1626), dimensionando-o dentro da área educacional. Será feita uma explanação sumária do seu contexto histórico (Renascimento), da sua vida, de algumas de suas obras e de alguns dos principais tópicos de sua filosofia, demonstrando-se a sua aplicabilidade à pedagogia. Por desenvolver uma abordagem contextual e conceitual, este estudo adotou como referencial teórico-metodológico o materialismo histórico-dialético, na versão de Lucien Goldmann (1913-1970), apontando como principal resultado o alerta feito por Bacon em relação à utilidade do saber para a melhoria da vida do ser humano. Esse saber, identificando-se com o poder, permite à humanidade assenhorear-se do mundo natural e, igualmente, de si mesma, vencendo, portanto, suas próprias fraquezas e limitações, visto ser a sua própria ignorância a raiz dos males de que padece, assim como das dificuldades materiais e espirituais diante das quais se encontra, razão pela qual a educação, adotando tal concepção como um de seus fundamentos, há que ser pensada e praticada de modo a se conscientizar para a responsabilidade que o conhecimento traz consigo.<hr/>This article has as main objective to make a concise approach about Francis Bacon's (1561-1626) thought, dimensioning it inside the educational area. A summary explanation of his historical context (Renaissence), of his life, of some of his works and of some of the main topics of his philosophy will be done, demonstrating its applicability to pedagogy. By developing a conceptual and contextual approach, this study has adopted as its theoretical-methodological reference the historical-dialectical materialism, according to Lucien Goldmann (1913-1970), pointing as main result the alert done by Bacon in relation to knowledge usefulness in order to improve human beings' lifetime. This knowledge, identified to power, allows mankind to dominate the natural world and, equally, mankind itself, therefore defeating its own weakness and limitations, because its own ignorance is the root of the evil of its suffering, as well as the material and spiritual difficulties in the presence of which it founds itself, reason for which education, by adopting that conception as one of its foundations, should be thought and practiced in a way to raise awareness to the responsibility that knowledge brings with itself. <![CDATA[Ethical learning at the school: Between certainties and uncertainties]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-62102015000100114&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este artigo discute, inicialmente, a busca filosófica e científica por conhecimentos verdadeiros sobre a natureza do mundo e do homem, capazes de proporcionar ao sujeito cognoscente a aquisição de certezas absolutas. A partir das críticas ao determinismo e à noção de neutralidade científica feitas no século XX, tal busca foi cedendo lugar à aquisição de conhecimentos confiáveis, porém provisórios e sujeitos a revisões. Com base na abordagem feita por Chaïm Perelman, o texto mostra que os conhecimentos confiáveis que se apóiam na opinião e na verossimilhança contribuem para questionar tanto as chamadas verdades absolutas quanto a suspensão dos juízos no campo ético, constituindo-se em referências importantes para a formação ética que se dá na escola. São examinadas, então, quatro ações pedagógicas (aprendizado do respeito mútuo, da justiça, da solidariedade e do diálogo) que desde o advento dos Parâmetros Curriculares Nacionais (1998) vêm sendo consideradas confiáveis. Algumas problematizações são conduzidas com o objetivo de fomentar a reflexão sobre as certezas e as incertezas que cercam os saberes pedagógicos relacionados à formação ética dos alunos do ensino fundamental e do ensino médio.<hr/>This paper discusses, initially, the philosophical and scientific search for true knowledge about the nature of the world and of man, able to provide the subject of knowledge the acquisition of absolute certainties. From criticism to determinism and the notion of scientific neutrality made in the twentieth century, such search has yielded place to the acquisition of reliable knowledge, however provisional and subject to revisions. Based on Chaïm Perelman's approach, the text shows that reliable knowledge that rely on opinion and verisimilitude contribute to question the so-called absolute truths as the suspension of judgments in ethics, constituting important references for ethical learning at school. We examine, then, the four pedagogical actions (learning of mutual respect, justice, solidarity and dialogue) that since the advent of National Curriculum Guidelines (1998) have been deemed reliable. Some problematizations are conducted with the aim of promoting reflection on the certainties and uncertainties surrounding the pedagogical knowledge related to ethical learning of elementary and High School students. <![CDATA[Higher Education reformation: new regulations and University reconfiguration]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-62102015000100122&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este estudo tem como objetivo discutir a reconfiguração da educação superior, principalmente da universidade, a partir de 1980, em consonância com as transformações da globalização econômica, por compreender que a regulação das políticas educacionais articulasse com o atual estágio da acumulação flexível de capital em âmbito mundial. Nesse contexto, foram analisadas as reformas na educação superior implantadas pelos governos Lula da Silva (2003-2010) e Dilma Rousseff (2011-2014), bem como sua aproximação com as orientações dos organismos transnacionais e com o Processo de Bolonha, na União Europeia. Na realização do trabalho, utilizou-se da pesquisa bibliográfica e da análise documental sobre o tema. Verificou-se que as mudanças em curso presentes no Estado e no mercado vêm promovendo alterações substantivas na forma de conceber a universidade e o exercício das suas finalidades nessa relação tanto em âmbito global como no local.<hr/>This study aims at discussing the reconfiguration of Higher Education and, mainly since 1980, of University, in consonance to the transformations brought by economic globalization, because one understands that regulation of educational policies links to nowadays capital stage of flexible accumulation all over the world. In this context, we analyzed the reformations of Higher Education carried out in Lula da Silva (2003-2010) and Dilma Rousseff (2011-2014) governments as well as its approximation to international organisms' guidances and to the Bologna Process, in European Union. In the accomplishment of this work, one used bibliographical research and documental analysis. One verified that carrying out changes in State and Market are promoting significant alterations in the way of conceiving University and in the exercise of its purposes. <![CDATA["A mais bela normalista": Youth rituals from the Curso Normal at Instituto Estadual de Educação (Florianópolis, 1961-1971)]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-62102015000100132&lng=en&nrm=iso&tlng=en O Curso Normal do Instituto Estadual de Educação, entre os anos de 1961 e 1971, acompanhou o processo de modernização da cidade de Florianópolis (SC). O presente estudo busca compreender os rituais juvenis envolvendo o preparo da formatura e a organização do concurso de beleza "A mais bela normalista", como elementos integrantes da cultura escolar daquele período. A circulação e a ressonância de modelos culturais e pedagógicos são tomadas como categoria de análise para conferir inteligibilidade histórica às práticas escolares. O corpus documental é constituído por documentos escritos, iconográficos e objetos materiais escolares. O trabalho possibilitou compreender as solenidades de formatura e o concurso de beleza "A mais bela normalista" como eventos associados ao processo de modernização almejado pela Escola. <hr/>From 1961 to 1971, the undergraduate course Curso Normal, at Instituto Estadual de Educação, followed the process of modernization of the city of Florianópolis (Santa Catarina State). The present study seeks to understand the beauty rituals that involved the prom preparation and the organization of the beauty contest "A mais bela normalista", as elements which integrated the school culture at that time. The circulation and repercussion of cultural and pedagogical models are conceived as analytical categories in which it is observed the historical intelligibility towards school practices. Written documents, iconic documents, and school materials constitute the documental corpus. The research made possible the understanding of solemnities at the prom and at the beauty contest "A mais bela normalista" as events associated to the process of modernization sought at the school. <![CDATA[Resumos de dissertações e teses PPGEDU/Unisinos]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-62102015000100144&lng=en&nrm=iso&tlng=en O Curso Normal do Instituto Estadual de Educação, entre os anos de 1961 e 1971, acompanhou o processo de modernização da cidade de Florianópolis (SC). O presente estudo busca compreender os rituais juvenis envolvendo o preparo da formatura e a organização do concurso de beleza "A mais bela normalista", como elementos integrantes da cultura escolar daquele período. A circulação e a ressonância de modelos culturais e pedagógicos são tomadas como categoria de análise para conferir inteligibilidade histórica às práticas escolares. O corpus documental é constituído por documentos escritos, iconográficos e objetos materiais escolares. O trabalho possibilitou compreender as solenidades de formatura e o concurso de beleza "A mais bela normalista" como eventos associados ao processo de modernização almejado pela Escola. <hr/>From 1961 to 1971, the undergraduate course Curso Normal, at Instituto Estadual de Educação, followed the process of modernization of the city of Florianópolis (Santa Catarina State). The present study seeks to understand the beauty rituals that involved the prom preparation and the organization of the beauty contest "A mais bela normalista", as elements which integrated the school culture at that time. The circulation and repercussion of cultural and pedagogical models are conceived as analytical categories in which it is observed the historical intelligibility towards school practices. Written documents, iconic documents, and school materials constitute the documental corpus. The research made possible the understanding of solemnities at the prom and at the beauty contest "A mais bela normalista" as events associated to the process of modernization sought at the school.