Scielo RSS <![CDATA[Educação UNISINOS]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=2177-621020150002&lang=en vol. 19 num. 2 lang. en <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[Apresentação]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-62102015000200166&lng=en&nrm=iso&tlng=en <![CDATA[The key is the individual: Practices of the self and lifelong learning]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-62102015000200168&lng=en&nrm=iso&tlng=en El artículo analiza el auge de los discursos autoayuda y su relación con los discursos pedagógicos, esto con el propósito de mostrar la centralidad del individuo en las prácticas de gobernamiento contemporáneas. Dos acciones son importantes en este análisis de perspectiva arqueo-genealógica: por un lado, comprender el impacto que la autoayuda tiene en la vida de sus lectores y practicantes, al permitir la consolidación y amplia difusión de herramientas para orientar la propia vida y definir modos de estar en el mundo; por otro lado, pensar que las técnicas promovidas por la autoayuda proceden de una milenaria tradición de prácticas dirigidas al gobierno del sí mismo. El estudio de la serie autoayuda-educación-gobierno permite identificar algunos elementos centrales de estos discursos y muestra la centralidad de la noción aprendizaje en ellos.<hr/>The article analyzes the boom of self-help discourses and their relationship to pedagogical discourses to show the centrality of the individual in contemporary practices government. Two actions are important in this analysis from an archaeo-genealogical perspective: first, understanding the impact that self-help has on the lives of its readers and practitioners through the consolidation and wide dissemination of tools to guide one's own life and define modes of being in the world; second, considering that the techniques promoted by self-help come from an ancient tradition of practices aimed at the government of the self. The study of the self-help - education - government series identifies some key elements of these discourses and shows the centrality of the notion of learning in them. <![CDATA[Hannah Arendt's invitation: new meanings of the educational crisis]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-62102015000200175&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este artigo tem como objetivo identificar, nas principais obras de Hannah Arendt, através de uma revisão bibliográfica, conceitos que tematizem como a autora compreende a educação, a crise na educação e a relação entre aprendizagem e a condição humana, relacionando, assim, os conceitos da autora com a discussão acerca dos processos de constituição dos sujeitos, sejam eles professores em processo de formação ou alunos em processos de aprendizagem escolar. Arendt (1906-1975) nunca foi uma pensadora especialista em educação; dedicou grande parte de sua carreira ao pensamento político, porém, sua inquietude sobre o sistema escolar americano no século XX a motivou a observar as questões que permeavam essa crise, principalmente pelo fato de oportunizar uma investigação da essência da mesma.<hr/>This article has the purpose of identifying in Hannah Arendt's literature, through a literature review of her main publications, concepts that explains how the author understands education, the educational crisis and the relationship between learning and the human condition, relating the author's concepts with the discussion regarding the subjects constitution processes - whether they are begginer teachers or students in learning processes. Arendt (1906-1975) was never a thinker specialized in education, she devoted most part of her career to political thinking - however, her concern about the American educational system, in the 20th century, motivated her to observe the matters that surrounded that crisis, mainly because it propitiates an investigation of its essence. <![CDATA[President Castro Pinto and Popular University: the ideals of education in Parahyba do Norte published in A União newspaper (1912-1915)]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-62102015000200184&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este artigo analisa o conteúdo de duas conferências, publicadas em 1913 no jornal A União, órgão da imprensa oficial do Estado, inseridas no ideário do movimento "Universidade Popular", criado pelo Presidente da Parahyba do Norte, João Pereira de Castro Pinto, entre os anos de 1912-1915. Toma-se a imprensa como fonte para a história da educação, vislumbrando seu vínculo com a sociedade e a possibilidade de apreender o lugar destinado à educação naquele contexto. A análise dos textos permite afirmar que a discussão em torno da implantação de uma Universidade Popular na Parahyba do Norte - embora esta não tenha de fato se concretizado - pôs em pauta assuntos fundamentais, como ensino primário, direitos da mulher, instrução pública, entre outros, para se pensar uma renovação educacional. Dessa forma, a Parahyba do Norte buscava demarcar seu espaço no campo desse debate no país.<hr/>This article analyzes the contents of two conferences, published in 1913 in A União newspaper, the offi cial press agency of the state, inserted in the ideals of the movement Popular University, created by President of Parahyba do Norte João Pereira de Castro Pinto, throughout the years of 1912 to 1915. The press becomes a source for the history of education, seeing their ties with society and the possibility of seizing the place for education in that context. The analysis of texts to claim that the discussion around the implementation of a Popular University in Parahyba do Norte - although this has not actually come true - put on the agenda key issues, such as primary education, women's rights, public education, among others, to think of an educational renewal. Thus, Parahyba do Norte marks its space in this debate in the country. <![CDATA[The constitution of the elementary mathematical knowledge: an analysis of educational programs (São Paulo, 1890-1950)]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-62102015000200196&lng=en&nrm=iso&tlng=en O texto analisa os processos e as dinâmicas de constituição do "elementar matemático", entendido como os primeiros passos, a base inicial de conhecimentos em matemática organizada para ser ensinada aos alunos dos primeiros anos escolares. A investigação utiliza como fontes de pesquisa os programas de ensino de aritmética, elaborados no estado de São Paulo, entre os anos 1890 e 1950. Como referência teórico-metodológica, o trabalho configura-se de natureza histórica, construindo o objeto de pesquisa a partir de elementos vindos da história da educação. Os resultados encontrados apontam para as mudanças dos saberes elementares matemáticos, em consonância com as vagas pedagógicas a que fica submetido o sistema escolar.<hr/>The text examines the processes and dynamics of formation of the "elementary math", understood as the first step, the initial knowledge base in mathematics organized to be taught to students of the early school years. The research uses as sources of research programs of teaching Arithmetic, produced in the state of São Paulo, between the years 1890 and 1950 as a theoretical-methodological reference work sets its historical in nature, building the research object from elements from the history of education. The results indicate changes of elementary mathematical knowledge, in line with the different pedagogies that the school system is subjected to. <![CDATA[Lessons of Physical Education at Colégio Nossa Senhora Aparecida, in Nova Prata, Rio Grande do Sul State (1937-1949)]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-62102015000200206&lng=en&nrm=iso&tlng=en O Colégio Nossa Senhora Aparecida, situado na cidade de Nova Prata (RS) é uma instituição de ensino fundada em 24 de fevereiro de 1937, vinculado à Congregação do Imaculado Coração de Maria. Em razão dos valores propagados pelas instituições educacionais católicas, havia o anseio de um grupo de pessoas da comunidade pela instalação de uma escola dirigida por religiosas. Partindo-se de uma perspectiva histórico-cultural de análise - fomentada pela interface com a categoria sociológica "campo", adotada e inspirada na obra de Pierre Bourdieu -, o estudo é conduzido no sentido de identificar as condições de emergência, de inserção e de funcionamento do referido colégio em sua função formadora. A investigação está assentada na análise de documentos escritos, iconográficos e orais, os quais foram concebidos enquanto materiais e textos históricos, portadores de mensagens, sentidos e finalidades particulares ao seu contexto. Assim interpretadas, as fontes revelaram que o Colégio Nossa Senhora Aparecida se estabeleceu como instituição que refletia os interesses e os modelos nacionais preestabelecidos e, ao mesmo tempo, trazia à cidade de Nova Prata um conceito de Educação e, particularmente, de Educação Física, jamais visto antes na cidade.<hr/>Colégio Nossa Senhora Aparecida, in the town of Nova Prata, in the state of Rio Grande do Sul, Brazil, is an educational institution founded in February 24, 1937, linked to the Congregation of Imaculado Coração de Maria. Because of the values propagated by Catholic educational institutions, a group of people wished to have in the community a school run by nuns. Beginning with a historical-cultural analysis perspective - fostered by the interface with the sociological category "field", adopted and inspired by the work of Pierre Bourdieu -, the study is conducted to identify emergency conditions, integration and operation of that school in its developmental function. The research is grounded in the analysis of written, oral and iconographic documents, which were designed as material and historical texts, carriers of messages, meanings and context to its particular purposes. Interpreted this way, the sources revealed that Colégio Nossa Senhora Aparecida established itself as an institution that reflected the interests and pre-established national models and, at the same time, brought a never seen concept of education, and particularly physical education, to the city of Nova Prata. <![CDATA[Collaborative work on curricular policies in Portugal in the transition of centuries]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-62102015000200217&lng=en&nrm=iso&tlng=en O artigo, focado na temática do trabalho colaborativo, tem como objetivo comparar princípios veiculados por políticas públicas em dois momentos do sistema educativo português. Seguindo uma orientação qualitativa, foram feitas entrevistas semiestruturadas a quatro professoras e à diretora de uma escola de ensino básico da cidade do Porto e a dois professores de uma universidade pública. Os discursos, interpretados por análise de conteúdo, permitem concluir que, embora sejam valorizadas práticas de trabalho colaborativo, as políticas atuais e a intensificação do trabalho docente, bem como a forte pressão gerada por exames nacionais e internacionais, têm tido como consequência que grande parte dos professores se afaste de práticas colaborativas estimuladas por políticas do final do século XX e se voltem para o treinamento dos estudantes, na expectativa de resultados imediatos.<hr/>This paper is focused on teacher's collaborative work. Its main objective is to compare public policies principles in two different phases of the Portuguese educational system. The study, which follows a qualitative orientation, collected data from interviews performed on four teachers and a Porto school principle, as well from two public Portuguese university professors. Their discourses were analysed through content analyses. The study allowed the conclusion that, even though collaborative work is valued, the current policies are preventing it. Teacher's intensive workload and the pressure resulting from the national and international evaluation are generating a decrease in collaborative work that was stimulated by policies at the end of the 20th century. Nowadays, teachers are working with the students in order to achieve fast academic results. <![CDATA[The Institutionalization of Distance Education in Brazilian Public Higher Education: an analysis of the Brazilian Open University]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-62102015000200228&lng=en&nrm=iso&tlng=en O artigo, focado na temática do trabalho colaborativo, tem como objetivo comparar princípios veiculados por políticas públicas em dois momentos do sistema educativo português. Seguindo uma orientação qualitativa, foram feitas entrevistas semiestruturadas a quatro professoras e à diretora de uma escola de ensino básico da cidade do Porto e a dois professores de uma universidade pública. Os discursos, interpretados por análise de conteúdo, permitem concluir que, embora sejam valorizadas práticas de trabalho colaborativo, as políticas atuais e a intensificação do trabalho docente, bem como a forte pressão gerada por exames nacionais e internacionais, têm tido como consequência que grande parte dos professores se afaste de práticas colaborativas estimuladas por políticas do final do século XX e se voltem para o treinamento dos estudantes, na expectativa de resultados imediatos.<hr/>This paper is focused on teacher's collaborative work. Its main objective is to compare public policies principles in two different phases of the Portuguese educational system. The study, which follows a qualitative orientation, collected data from interviews performed on four teachers and a Porto school principle, as well from two public Portuguese university professors. Their discourses were analysed through content analyses. The study allowed the conclusion that, even though collaborative work is valued, the current policies are preventing it. Teacher's intensive workload and the pressure resulting from the national and international evaluation are generating a decrease in collaborative work that was stimulated by policies at the end of the 20th century. Nowadays, teachers are working with the students in order to achieve fast academic results. <![CDATA[In/exclusive operations and concepts of regular Alfenas and Araras teachers]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-62102015000200243&lng=en&nrm=iso&tlng=en O objetivo deste estudo é analisar a preparação, a atuação e as concepções de professores do ensino regular acerca do processo de inclusão escolar de alunos com necessidades educacionais especiais (NEE) nos municípios de Alfenas (MG) e de Araras (SP). Para tanto, foram participantes do estudo 50 professores de escolas públicas de ambas as cidades. O corpus de dados foi constituído a partir da resposta a questionários com questões fechadas e abertas, que foram analisadas tanto de forma quantitativa como qualitativamente. Os resultados indicam que, de modo geral, os professores apontam não possuir formação, preparação ou auxilio profissional para atuar com esses alunos. No entanto, os resultados são mais alarmantes quando evidenciamos que uma parcela representativa da amostra indica que não considera ser de sua responsabilidade e competência desenvolver práticas educacionais com os alunos com NEE nas escolas regulares. Conclui-se que os clamados processos formativos, de oferecimento de recursos e parcerias, só poderão ser dimensionados quando avançarmos para uma nova definição profissional, que aloque os professores de ensino regular como protagonistas e responsáveis pela educação inclusiva de alunos com NEE nas escolas.<hr/>The objective of this study is to analyze the preparation, action and concepts of regular teachers about school inclusion of students with special educational needs in Alfenas (Minas Gerais State) and Araras (São Paulo State). The study had 50 teachers from public schools in both cities as participants. To collect the data we applied a questionnaire with closed and open questions, which were analyzed on both quantitative and qualitative terms. The results indicate that, in general, teachers point out not having training, preparation or professional assistance to work with these students, however, the results are more alarming when we note that a representative number of the sample indicates that he/she does not consider to be his/her responsibility and competence to develop educational practices with students with special educational needs in mainstream schools. We conclude that the training processes, of resource offering and partnerships, can only be sized when moving into a new professional setting, which allocates regular education teachers as protagonists and holds them responsible for the inclusive education of students with special educational needs in schools. <![CDATA[The teaching practice in the initial teacher education and the collaborating teacher of teacher training]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-62102015000200252&lng=en&nrm=iso&tlng=en Inserido na temática formação de professores, Estágio Curricular Supervisionado (ECS) e Prática de Ensino, o presente estudo objetivou analisar a trajetória da Prática de Ensino e ECS, as concepções que as professoras-colaboradoras (PCs) se utilizam para orientar e formar os estagiários, bem como identificar os desafios enfrentados pelas as alunas-mestras (AMs). A pesquisa é de natureza qualitativa e utilizamos como técnicas: pesquisa bibliográfica, entrevista semiestruturada e análise de conteúdo. Constatamos que a Prática de Ensino e o ECS foram concebidos como disciplina e atividade. As PCs viram as estagiárias como auxiliares, e não como futuras profissionais, porém apresentaram o que é necessário para se tornar um professor; as maiores dificuldades das AMs foram insegurança, gestão da sala de aula, agir perante os alunos e questionamento do processo de acompanhamento do estágio. Nas considerações, pontuamos que a escola deve ser valorizada enquanto espaço formativo, bem como a necessidade de se pensar em estratégias formativas para o PC receber e orientar o estagiário, principalmente por parte dos normativos legais.<hr/>Dealing with teachers' education, supervised curricular training and teaching practice, this paper aimed at analyzing the path of teaching practice and supervised curricular training, the concepts that the collaborating-teachers (PCs) use to guide trainees and to identify the challenges faced by the student-teachers (AMs). The research is qualitative and its techniques were: literature review, semi-structured interviews and content analysis. It was possible to see that teaching practice and supervised curricular training were created as discipline and activity. The greatest difficulties of the AM were insecurity, classroom management, how to act towards students and questions about the supervisory process. The PCs considered the trainees as assistants and not as future professionals, presenting challenges related to posture and procedures used in supervision. Regarding considerations, we point that the school must be valued as a place for teacher education and it is necessary to think about formative strategies for PCs to receive and guide the AMs. <![CDATA[School routines and their relationship with learning difficulties]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-62102015000200261&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este artigo apresenta uma pesquisa de mestrado que buscou refletir, no campo da didática, sobre as rotinas pedagógicas presentes no cotidiano escolar. Diferenciam-se os conceitos de atividade docente e rotina, entendendo-se como rotina aquelas atividades repetitivas e cotidianas. Com base em dados coletados em pesquisa de campo por meio de 96 horas/aula de observação, utilizando-se a Técnica do Registro Contínuo, dialoga-se no sentido de que, ao visar ao aspecto formativo na Educação, as rotinas podem constituir-se tanto em uma prática que contribua para que o aluno aproprie-se dos conhecimentos científicos por cujo processo a escola é responsável quanto ao contrário - podem caracterizar uma prática pedagógica enfadonha, caso não sejam planejadas e diversificadas, acarretando, neste sentido, possíveis dificuldades de aprendizagem.<hr/>This article presents a Master Degree research which proposes a reflection over the teaching field, about pedagogical routines present in everyday life at school. We differentiate the concepts of teaching activity and routine, understanding routine as repetitive and daily activities. Based on data collected in a field research of 96 hours of observation in a classroom, using Continuous Register Technique, it is dialogued in the sense that, by targeting the formative aspect of education, the routines can dismember both an educational practice that contributes for the student to learn scientific concepts for which the school is responsible, or the contrary, it can characterize a boring pedagogic practice, when it is not planned and diversified, resulting in a dull teaching practice and carrying out learning difficulties. <![CDATA[The use of models in the teaching-learning process by undergraduates in Geography]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-62102015000200273&lng=en&nrm=iso&tlng=en A investigação analisou a concepção dos graduandos do curso de Licenciatura em Geografia da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), integrantes do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), acerca da utilização de maquetes como recurso no processo de ensino-aprendizagem. A pesquisa empírica consistiu em três etapas: a primeira buscou evidenciar a concepção prévia do grupo; a segunda implantou a oficina de maquetes; e a terceira utilizou a maquete em sala de aula. A metodologia está embasada nos conceitos de Rodas de Formação em Rede (Warschauer) e Comunidade Aprendente (Brandão). Os registros escritos pelos sujeitos de pesquisa foram analisados através da Análise Textual Discursiva (Moraes e Galiazzi). Os resultados evidenciaram uma série de potencialidades, limites e possibilidades segundo a concepção dos sujeitos de pesquisa, os quais foram cotejados com o referencial teórico de autores como Filetti, Nacke e Martins, Oliveira e Wankler, Quintela, Silva e Muniz, Simielli et al. e Torres. Considerou-se que a principal potencialidade da maquete é contribuir com o processo de ensino-aprendizagem, diferenciando-se de outros recursos por proporcionar a visualização de forma tridimensional. Como limitações, destacam-se os tempos da escola e dos professores para a confecção do recurso didático. As possibilidades consistem na sua elaboração a partir do relevo, permitindo que os professores a utilizem para abordar outros conteúdos, como clima, vegetação, uso e ocupação do solo, hidrografia, transporte e logística e agricultura.<hr/>The research analysed the design of the graduate students of the BSc in Geography of the Federal University of Rio Grande (FURG), members of the Institutional Scholarship Program for Initiation to Teaching (PIBID) on the use of scale models as a resource in the teachinglearning process. The empirical research was evaluated in three stages during development: the first one sought to highlight the preconception group; the second workshop implemented the models; and the third used the scale model in the classroom. The methodology is grounded in the concepts of Network Education Circles (Warschauer) and Learner Community (Brandão). The records written by the research subjects were analysed through Discourse Textual Analysis (Galiazzi and Moraes). The results showed a number of potentialities, limits and possibilities depending on the design of the study subjects, which were compared to the theoretical background of authors like Filetti, Nacke and Martins, Oliveira and Wankler, Quintela, Silva and Muniz, Simielli et al., and Torres. It was considered that the main potential of the scale model is to contribute to the process of teaching and learning, differentiating itself from other resources by providing the visualization of three-dimensional shape. As limitations, we highlight the school time and teacher time spent making the teaching resource. The chances are to build models from the relief, allowing teachers to use it to address other contents, like climate, vegetation, occupation and use of land, hydrography, transportation and logistics and agriculture. <![CDATA[Ecological footprint as a teaching resource in online environmental education activities]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-62102015000200283&lng=en&nrm=iso&tlng=en A pegada ecológica (PE) é um cálculo da quantidade de área de terra e água (por exemplo, floresta, solos agrícolas e rios) que um indivíduo, população humana, divisão política (cidade ou país) ou uma instituição requer para produzir os recursos que usa e para assimilar os seus resíduos, utilizando a tecnologia disponível. A PE é uma forma de traduzir a percepção de sustentabilidade em ação pública. Neste texto, avaliamos o uso da PE como ferramenta pedagógica em ações de educação ambiental em dois cursos on-line. A maioria dos alunos ficou assustada com a PE obtida através de calculadoras disponibilizadas em sites. Por outro lado, os alunos deixaram comentários positivos sobre a eficiência da PE para a avaliação do impacto ambiental. Acreditamos que a PE é uma ferramenta eficiente para ser usada em ações de educação ambiental em cursos on-line.<hr/>The ecological footprint (EF) is a calculation of the amount of land and water area (e.g., forest, farmland and rivers) that an individual, human population, political division (city or country) or an institution requires to produce the resources it uses and to absorb its wastes, using available technology. The EF is a way to translate the perception of sustainability in public action. In this paper, we evaluate the use of EF as a pedagogical tool in environmental education on two online courses. Most students got frightened by the EF obtained on calculators available on websites. Moreover, students have provided positive feedback on the effectiveness of EF for the environmental impact assessment. We believe that EF is an efficient tool to be used on online courses of environmental education. <![CDATA[Eli Bartra: Learning journeys in feminism and popular art]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-62102015000200290&lng=en&nrm=iso&tlng=en A pegada ecológica (PE) é um cálculo da quantidade de área de terra e água (por exemplo, floresta, solos agrícolas e rios) que um indivíduo, população humana, divisão política (cidade ou país) ou uma instituição requer para produzir os recursos que usa e para assimilar os seus resíduos, utilizando a tecnologia disponível. A PE é uma forma de traduzir a percepção de sustentabilidade em ação pública. Neste texto, avaliamos o uso da PE como ferramenta pedagógica em ações de educação ambiental em dois cursos on-line. A maioria dos alunos ficou assustada com a PE obtida através de calculadoras disponibilizadas em sites. Por outro lado, os alunos deixaram comentários positivos sobre a eficiência da PE para a avaliação do impacto ambiental. Acreditamos que a PE é uma ferramenta eficiente para ser usada em ações de educação ambiental em cursos on-line.<hr/>The ecological footprint (EF) is a calculation of the amount of land and water area (e.g., forest, farmland and rivers) that an individual, human population, political division (city or country) or an institution requires to produce the resources it uses and to absorb its wastes, using available technology. The EF is a way to translate the perception of sustainability in public action. In this paper, we evaluate the use of EF as a pedagogical tool in environmental education on two online courses. Most students got frightened by the EF obtained on calculators available on websites. Moreover, students have provided positive feedback on the effectiveness of EF for the environmental impact assessment. We believe that EF is an efficient tool to be used on online courses of environmental education. <![CDATA[A tool box]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-62102015000200297&lng=en&nrm=iso&tlng=en A pegada ecológica (PE) é um cálculo da quantidade de área de terra e água (por exemplo, floresta, solos agrícolas e rios) que um indivíduo, população humana, divisão política (cidade ou país) ou uma instituição requer para produzir os recursos que usa e para assimilar os seus resíduos, utilizando a tecnologia disponível. A PE é uma forma de traduzir a percepção de sustentabilidade em ação pública. Neste texto, avaliamos o uso da PE como ferramenta pedagógica em ações de educação ambiental em dois cursos on-line. A maioria dos alunos ficou assustada com a PE obtida através de calculadoras disponibilizadas em sites. Por outro lado, os alunos deixaram comentários positivos sobre a eficiência da PE para a avaliação do impacto ambiental. Acreditamos que a PE é uma ferramenta eficiente para ser usada em ações de educação ambiental em cursos on-line.<hr/>The ecological footprint (EF) is a calculation of the amount of land and water area (e.g., forest, farmland and rivers) that an individual, human population, political division (city or country) or an institution requires to produce the resources it uses and to absorb its wastes, using available technology. The EF is a way to translate the perception of sustainability in public action. In this paper, we evaluate the use of EF as a pedagogical tool in environmental education on two online courses. Most students got frightened by the EF obtained on calculators available on websites. Moreover, students have provided positive feedback on the effectiveness of EF for the environmental impact assessment. We believe that EF is an efficient tool to be used on online courses of environmental education.