Scielo RSS <![CDATA[Educação UNISINOS]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=2177-621020150003&lang=es vol. 19 num. 3 lang. es <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[Apresentação]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-62102015000300300&lng=es&nrm=iso&tlng=es <![CDATA[What subject? Possibilities of dialogue between Michel Foucault and Walter Benjamin and their contributions to the curriculum studies]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-62102015000300302&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este artigo tem o propósito de evidenciar aproximações e afastamentos teóricos entre dois autores de tradições teóricas distintas - Walter Benjamin e Michel Foucault - bem como as repercussões desse movimento para pesquisas em Educação. O foco do artigo está, principalmente, na concepção de sujeito desenvolvida por esses dois grandes autores e suas potencialidades de diálogos para pesquisas voltadas a estudos curriculares. Foucault e Benjamin, apesar de argumentarem a partir de perspectivas aparentemente tão díspares, guardam entre si um compromisso com a provisoriedade, com os regimes de verdade e com a assunção da opacidade da linguagem. Desse ponto de vista, investimos nessa iniciativa de articular seus conceitos para compreender o campo das políticas curriculares, privilegiando compreensões que procuram, de alguma forma, fortalecer e destacar o papel transformador das vozes docentes, sejam como enunciados, sejam como notas da experiência.<hr/>This article has purpose to show approaches and distances of two great authors with distinct theoretical traditions: Walter Benjamin and Michel Foucault - and how this affects Education researches. The focus is mainly on the conception of subject developed by these two great authors and its potentialities of dialogues for research studies focused on curriculum studies. Foucault and Benjamin, although arguing from seemingly disparate perspectives, have among themselves a commitment to temporality, with regimes of truth and with the assumption of opacity of language. From this point of view, we invested in this initiative of articulate their concepts to understand the field of curriculum policies, favoring understandings seeking, somehow, strengthen and highlight the transformative role of faculty voices, as enunciates, as notes of the experience. <![CDATA[On the pedagogization of the urban experience: the educating city project]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-62102015000300313&lng=es&nrm=iso&tlng=es A partir da constatação de uma intensificação, na atualidade, de iniciativas de cunho dito formativo em contextos não escolares, este artigo, apoiado em algumas formulações de Michel Foucault, propõe-se a problematizar a educação urbana como um dos locus da governamentalidade contemporânea. Mais especificamente, empreendemos um trabalho investigativo da literatura acadêmica sobre as relações entre cidade e educação e, em especial, de documentos concernentes ao projeto da cidade educadora. A análise permitiu-nos concluir que há, em curso, a produção de um modo intensivo de governo das populações baseado em uma experiência pedagogizada da cidadania, esta consubstanciada na disseminação de práticas educativas não formais.<hr/>The starting point of this article is the detection of an intensification of theoretical and practical initiatives considered formative in non-school contexts. Based on some formulations of Michel Foucault, we propose to discuss the urban education as a locus of contemporary governmentality. More specifi cally, we undertook an investigation of the academic literature on the relations between city and education and, particularly, of documents concerning the educating city project. The analysis allowed us to conclude that there is an ongoing production of an intensive mode of government of populations based on a pedagogized experience of citizenship involving the dissemination of non-formal educational practices. <![CDATA[The research as a collective construction: looking on tracks to think over the continued teacher training]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-62102015000300325&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este artigo se propõe a estabelecer algumas reflexões em torno das questões que dizem respeito às políticas de formação continuada de professores. A pesquisa tomou como analisador o contexto de uma escola da rede estadual de ensino. Buscando dar visibilidade às concepções que os professores têm sobre a formação em serviço, focalizou-se a análise dos dados, problematizando as experiências docentes frente às políticas cognitivas de formação nos diferentes modos de funcionamento no trabalho docente. As discussões teóricas e metodológicas estão fundamentadas nos estudos de René Lourau, Gilles Deleuze e Félix Guattari e Michel Foucault. Ao se reconhecer a importância desses autores como contribuições para o campo da educação, os dados foram tematizados e tensionados a partir dos lugares e dos saberes naturalizados, em suas condições sociais de produção, para se pensar outros modos de intervir na educação, em um cotidiano escolar sempre denso, diverso e singular.<hr/>This article aims at providing some reflections on issues that concerns to the politics of continued teacher training. The research was conducted through the analysis of the context of a state school. Intending to give visibility to the conceptions that teachers have about the in-service training, this paper focused on the analysis of the data, questioning the relationship between the teaching experiences towards the cognitive policies of continued training. The theoretical and methodological discussions are based on the studies of Lourau René, Gilles Deleuze and Félix Guattari and Michel Foucault. By recognizing the importance of the work of these authors as contributions to the field of education, the data were thematised and tensioned from the naturalized places and knowledge and in their social conditions of production, in order to come up with other ways to intervene in education, in the day-by-day of a school which is dense, diverse and unique. <![CDATA[Anthropology of Science and Education: Reflections on Sociology in high school under the idiom of co-production]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-62102015000300335&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este artigo tem como objetivo discutir a contribuição teórica e metodológica da Antropologia da Ciência para a compreensão das relações entre a Escola Básica e o conhecimento científico. Para isso, discute-se o caso do retorno da obrigatoriedade do ensino de Sociologia no Ensino Médio, que ocorre desde 2006, processo que é acompanhado da emergência de uma "comunidade disciplinar" em torno desta ciência. Orientando-se pela perspectiva etnográfica, desloca-se o olhar de uma perspectiva normativa quanto ao ensino de Sociologia e busca-se situá-lo desde o espaço escolar. Nesse sentido, os dados discutidos aqui são fruto de trabalho de campo realizado em duas escolas da região metropolitana de Porto Alegre (RS), utilizando-se do método etnográfico. O deslocamento proporcionado pela ótica da Antropologia da Ciência permite conceber a escola não como um simples lugar de reprodução de um saber definido exteriormente a ela, mas como um local de criação de um conhecimento original, tendo como fundamento a prática cotidiana e o encontro de diferentes agentes que o "coproduzem".<hr/>This paper aims at discussing the theoretical and methodological contribution of the Anthropology of Science to the understanding of the relationship between Basic School and scientific knowledge. For this, the paper discusses the case of the return of the compulsory teaching of Sociology in High School, which occurs since 2006, a process that is accompanied by the emergence of a "disciplinary community" around this science. Guided by an ethnographic perspective, we move from this normative perspective on the teaching of sociology and locate it in the school. Thus, the data discussed here are the result of fi eldwork conducted in two schools in the metropolitan area of Porto Alegre (RS), using the ethnographic method. The displacement provided by the point of view of the Anthropology of Science allows us to conceive the school not as a place of simple reproduction of knowledge defined externally to it, but as a place of creation of a unique knowledge, based on the daily practice and on the encounter of different agents that "co-produce" it. <![CDATA[The recontextualization of competences in professional education: An analysis based on the sociology of education]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-62102015000300345&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este artigo relata os resultados de uma pesquisa que objetivou analisar o processo de recontextualização da inserção das competências no currículo do Curso Técnico em Eletrônica do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense Campus Pelotas, a partir da implantação do Decreto nº 2.208/1997. A pesquisa baseou-se em uma metodologia qualitativa, e como instrumentos de investigação foram utilizadas entrevistas com oito professores, além de uma análise documental envolvendo legislações que orientam a inserção das competências no currículo da educação profissional. As discussões e análise de dados foram feitas com base nas teorias de Basil Bernstein e Stephen Ball. Entre os principais resultados alcançados destaca-se o fato de os professores, de uma forma geral, apresentarem uma grande resistência em relação às competências, o que é justificado pelos professores entrevistados pela forma com que elas foram introduzidas na educação profissional, imposta pela legislação e, consequentemente, pela instituição de ensino.<hr/>This article reports the results of an investigation that aimed to analyze the recontextualization process about the competencies insertion in the curriculum of the Electronics Technician Course at the Sul-Rio-Grandense Federal Institute from Pelotas Campus since the implementation of Decree number 2.208/1997. The research was based on a qualitative methodology and used as investigation instruments a closed questionnaire, an interview with eight teachers besides a documentary analysis involving laws that guide the insertion of competencies in the curriculum of professional education. The discussions and the data analysis were done based on the Basil Bernstein and Stephen Ball theories. Among the main achievements, it was important the fact that the Electronics Technician Course teachers present a strong resistance against the competencies what is justified by them on the interview about the way it was introduced in professional education imposed by law and consequently by their own school. <![CDATA[Religious education in schools and its representations]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-62102015000300357&lng=es&nrm=iso&tlng=es O objetivo desta pesquisa é investigar a visão de professores sobre o Ensino Religioso e acessar os saberes docentes sobre essa disciplina. Participaram da pesquisa 53 professores do ensino fundamental de seis escolas municipais de Santos-SP. O estudo apoiou-se na teoria das representações sociais de Serge Moscovici. A metodologia é composta por três instrumentos: o teste de associação livre de palavras, o desenho, com título e justificativa, e um questionário projetivo. Os dados da associação livre de palavras foram analisados por meio do software EVOC, segundo os estudos de Vergès. Os dados do desenho e do questionário foram tratados pela análise de conteúdo proposta por Bardin. Os resultados mostram que, possivelmente, as representações se ancoram na ideia de catequese e na história desse ensino no Brasil. Foi possível observar também mudanças nas representações de Ensino Religioso na escola pública. Elementos como área de conhecimento e função social foram agregados à representação provavelmente devido às políticas públicas, legislações e debates sobre o tema.<hr/>The aim of this research is to investigate teachers' views of religious education and access their knowledge about this discipline. 53 teachers from six municipal schools in the city of Santos, São Paulo, participated in the research project. The study is based on the theory of social representations developed by Serge Moscovici and its methodology is made up of three instruments: the word association test, a drawing with title and justifi cation and a projective questionnaire. The data of the word association test were analysed using the software EVOC, following the studies by Vergès. The data of the drawing and the projective questionnaire were treated through the content analysis proposed by Bardin. The results show that the representations are possibly rooted in the idea of catechesis and its history in Brazil. It was also possible to observe changes in the representations of religious education in public schools. Elements such as area of knowledge and social function have been added to the representation, probably due to public policies, legislations and debates on this issue. <![CDATA[Life stories in the training of adult educators]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-62102015000300368&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este artigo tem como finalidade a descrição de uma experiência de educação/formação no âmbito da formação de educadores de adultos no Curso de Mestrado em Educação, da Universidade do Minho. Na esteira dos objetivos de uma das unidades curriculares do curso, levamos a cabo uma experiência de investigação que nos ajudou a compreender quando, onde, com quem e como se formam/educam os adultos. Nesta experiência optámos por uma abordagem qualitativa, não descurando os dados quantificáveis. Elegemos como metodologia as histórias de vida e como técnica de recolha de dados a entrevista semi-diretiva, sendo dezenove o número de participantes. Os resultados obtidos levaram-nos a corroborar as linhas orientadoras da nova epistemologia: a educação/formação é um processo permanente/comunitário que se realiza através das relações, acontecimentos, experiências e contextos que acompanham a vida de cada um.<hr/>This paper aims to describe an experience of education/training in the training of adult educators in the Master's Course of Education at the University of Minho. Framed by the objectives of one of the curricular units of the course, we made a research experience that helped to understand when, where, with whom and how adults are educated and trained. In this study we chose a qualitative approach, without neglecting quantifiable data. We used life stories as the method and the semi-structured interview as the data collection technique. The participants were nineteen individuals. The results have effectively led us to corroborate the guidelines of this new epistemology: education/training is a permanent process, with a community nature that is realized through the relationships, events, experiences and contexts that occur in the lives of each one of us. <![CDATA[Different ways of being a girl in school: Notes on femininity and the processes of inclusion/exclusion]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-62102015000300381&lng=es&nrm=iso&tlng=es Através de uma pesquisa de cunho etnográfico no cotidiano de uma escola pública, buscamos problematizar, a partir do reconhecimento das diferenças entre os sujeitos, como os processos de inclusão/exclusão se fizeram presentes em relação às variadas formas de feminilidades expressadas por alunas de turmas do ensino fundamental. A partir da análise e discussão dos dados, com base nos estudos culturais, de gênero e sobre inclusão em educação, constatamos que as diferenças entre as alunas denotavam a existência de múltiplas feminilidades no espaço escolar, assim como a pluralidade das e nas identidades de gênero, sendo permeadas pelos processos de inclusão/exclusão de forma constante durante o desenvolvimento da pesquisa. Desta forma, apontamos que a inclusão e o respeito às diferenças são um caminho eticamente viável para um mundo de mudanças, tanto no espaço escolar como na sociedade como um todo.<hr/>Through ethnographic research in the daily life of a public school, we intend to discuss, on the basis of the recognition of the differences between the subjects, how inclusion/exclusion processes were present in relation to the different forms of femininity expressed by female students of the classes of a primary school. The analysis and discussion of the data, based on cultural studies, studies on gender and on inclusion in education, we found that the differences between the students showed the existence of multiple femininities in school, as well as the plurality of and in the gender identities, and were constantly permeated by the inclusion/exclusion processes during the development of the research project. Thus, we also note that the inclusion and respect for differences are an ethically viable way for a world of changes, both in the school space and in society as a whole. <![CDATA[An intellectually impaired adult interned at a Portuguese residential home in the Coimbra region: 'Today and in the future]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-62102015000300390&lng=es&nrm=iso&tlng=es Trata-se de um estudo qualitativo que analisa a história de uma pessoa adulta (Rosita) com deficiência intelectual, do sexo feminino, institucionalizada num lar de idosos na região portuguesa de Coimbra. O estudo assenta na análise do processo de inclusão institucional dessa cidadã deficiente, com microcefalia associada, de modo a sensibilizar os técnicos para a tomada de decisões, no âmbito gerontológico e educacional, através da implementação de um plano de intervenção, que vise desenvolver competências básicas. Construímos o percurso de vida da Rosita, realizando entrevistas semiestruturadas ao pessoal técnico do lar, ao irmão e a um utente amigo, com análise de conteúdo (categorias), para além de observações (documentais, naturais e participantes), notas de campo e triangulação de dados e metodologias. Propusemos um plano de intervenção e estratégias de inclusão para Rosita, durante seis meses no ano de 2012, de modo a inseri-la ativamente na instituição, para se tornar uma cidadã autónoma, participativa e incluída.<hr/>This is a qualitative study that analyzes the history of an adult (Rosita) with intellectual disabilities, female, institutionalized in a nursing home in the Portuguese region of Coimbra. The problem is based on the analysis of the process of institutional inclusion of this poor citizen with microcephaly associated, in order to sensitize the technicians for decisionmaking within and through educational geriatric implementation of an intervention plan, which aims to develop you basic skills. Build the life of Rosita, performing technical personnel of semistructured interviews home, his brother and a friend, with user content analysis (categories), in addition to comments (natural and documentary participants), field notes and triangulation of data and methodologies. We have proposed a plan of intervention and inclusion strategies for Rosita, during six months in the year 2012 in order to insert itself actively in the institution in order to be an autonomous, participative and citizen included. <![CDATA[Children's play culture in public parks: How much space and time for playing?]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-62102015000300401&lng=es&nrm=iso&tlng=es Esta pesquisa investigou os espaços e tempos para o lúdico em parques públicos do município de São Carlos, interior do Estado de São Paulo. Os dados foram coletados em três parques públicos por meio de observação (não estruturada) pelo período de dois meses, três vezes por semana, sendo um dia de observação para cada espaço/parquinho. Percebemos, ao longo das observações, que a organização do espaço interfere na construção e vivência dos jogos e brincadeiras pelas crianças. O espaço físico disponível e o tipo dos brinquedos disponibilizados pronunciavam um modo de brincar às crianças. Ficou evidente que as crianças, apesar das determinações apresentadas pelo espaço, conseguiam ir além, ampliando as possibilidades lúdicas, subvertendo muitas vezes a determinação posta pelos brinquedos. Apropriaram-se do espaço e dos brinquedos para criarem outras brincadeiras que não aquelas predefinidas.<hr/>This research investigated the spaces and times for play in public recreational parks in the city of São Carlos, in the interior of São Paulo. Data were collected in three public parks through (unstructured) observation during a period of two months, three times a week, with one day of observation for each space/playground. During the observation it was found that the organization of space interferes with the construction and experience of games and activities for children. The physical space available and the type of toys available determined a way of playing for children. It was evident that children, despite the determinations made by the space, can go further, expanding the possibilities of play and often subverting the determination imposed by the toys. They appropriate the space and toys to create games that are different from the predetermined ones. <![CDATA[Narratives about old age and childhood: An analysis of the film Up]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-62102015000300409&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este artigo analisa um artefato cultural que tem produzido narrativas acerca da infância e da velhice: o filme de animação Up: Altas Aventuras, produzido pelos Estúdios Disney/Pixar e lançado em 2009. Com base na perspectiva pós-estruturalista dos estudos culturais e nos estudos foucaultianos, o objetivo do trabalho é analisar que subjetividades infantis e idosas estão sendo produzidas por meio desse filme. Conclui-se que ali são acionadas diversas estratégias para produzir subjetividades infantis e idosas que conduzam suas condutas dentro de certos padrões. Para a velhice, esses padrões incluem a necessidade de atividades, o não apego ao passado e o cuidado com o corpo. Para a infância, a padronização incide sobre a necessidade de controlar os impulsos e obedecer às regras colocadas pelos/as mais velhos/as. Assim, o argumento desenvolvido no trabalho é o de que esse filme estabelece princípios segundo os quais a população infantil e idosa devem se governar.<hr/>This article examines a cultural artifact that has produced narratives about childhood and old age: the animated movie Up produced by Disney/Pixar Studios and released in 2009. The media artifact produces, thus, subjectivities of children and elderly of a certain type. Based on a post-structuralist perspective of cultural studies and on Foucault's studies, the objective of this work is to analyze which subjectivities of children and elderly are being produced through this fi lm. It is concluded that several strategies are actuated to produce subjectivities of children and elderly who will behave according to certain standards. For old age, these standards include the need for activity, not clinging to the past and care of the body. For children, the standardization focuses on the need to control their impulses and obey the rules set by the elders. Thus, the argument developed in this work is that this fi lm establishes principles according to which children and elderly should govern themselves. <![CDATA[Absent bodies in Distance Learning]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-62102015000300417&lng=es&nrm=iso&tlng=es O artigo visa verificar como a corporeidade vem sendo significada no campo da Educação a Distância (EaD), a partir da análise de artigos acadêmicos, complementados com dados de pesquisa realizada com alunos. A fundamentação teórica constitui-se pelas representações de corpo contidas tanto na literatura cyberpunk quanto em alguns campos científicos dedicados a pesquisas avançadas em inteligência artificial. Em ambos os casos, existe um entendimento de que os seres humanos seriam compostos por um corpo descartável e por uma mente onde a verdadeira vida se desenrola. A partir desse quadro, o artigo problematiza a ideia expressa por alguns autores de que a ausência do corpo nas relações que se estabelecem na EaD não seria um limitante, mas, pelo contrário, um elemento de potencialização para a comunicação e interação. Mostra-se, também, que, apesar de haver uma tendência laudatória à elisão da corporeidade, as relações presenciais ainda são desejadas e valorizadas.<hr/>This article aims to examine how corporeity has been signifi ed in the fi eld of Distance Learning (DL), based on the analysis of academic papers, supplemented with data from research conducted with students. The theoretical framework is constituted by the representations of body contained both in cyberpunk literature and in some scientifi c fi elds dedicated to advanced research on artifi cial intelligence. In both cases, there is an understanding that human beings are composed of a disposable body and a mind where real life unfolds. Within this framework, the article discusses the idea expressed by some authors that the absence of the body in the relations established in DL would not be a limiting factor, but rather an element of empowerment for communication and interaction. It shows also that although there is a tendency to praise the avoidance of corporeity, face relations are still desirable and valued. <![CDATA[Más allá del saber qué y el saber cómo]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-62102015000300426&lng=es&nrm=iso&tlng=es O artigo visa verificar como a corporeidade vem sendo significada no campo da Educação a Distância (EaD), a partir da análise de artigos acadêmicos, complementados com dados de pesquisa realizada com alunos. A fundamentação teórica constitui-se pelas representações de corpo contidas tanto na literatura cyberpunk quanto em alguns campos científicos dedicados a pesquisas avançadas em inteligência artificial. Em ambos os casos, existe um entendimento de que os seres humanos seriam compostos por um corpo descartável e por uma mente onde a verdadeira vida se desenrola. A partir desse quadro, o artigo problematiza a ideia expressa por alguns autores de que a ausência do corpo nas relações que se estabelecem na EaD não seria um limitante, mas, pelo contrário, um elemento de potencialização para a comunicação e interação. Mostra-se, também, que, apesar de haver uma tendência laudatória à elisão da corporeidade, as relações presenciais ainda são desejadas e valorizadas.<hr/>This article aims to examine how corporeity has been signifi ed in the fi eld of Distance Learning (DL), based on the analysis of academic papers, supplemented with data from research conducted with students. The theoretical framework is constituted by the representations of body contained both in cyberpunk literature and in some scientifi c fi elds dedicated to advanced research on artifi cial intelligence. In both cases, there is an understanding that human beings are composed of a disposable body and a mind where real life unfolds. Within this framework, the article discusses the idea expressed by some authors that the absence of the body in the relations established in DL would not be a limiting factor, but rather an element of empowerment for communication and interaction. It shows also that although there is a tendency to praise the avoidance of corporeity, face relations are still desirable and valued.