Scielo RSS <![CDATA[Educação UNISINOS]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=2177-621020160001&lang=en vol. 20 num. 1 lang. en <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[Apresentação]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-62102016000100001&lng=en&nrm=iso&tlng=en <![CDATA[Nihil obstat. School science and the making of the Catholic citizen in Colombia]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-62102016000100003&lng=en&nrm=iso&tlng=en Los lenguajes educativos modernos transformaron las normas de razón de la religión en discursos pedagógicos para la escuela. Por tanto, la formación del ciudadano moderno no fue solo fruto de la inserción de la racionalidad científica en la escuela, sino de una hibridación de lo científico y lo religioso en los discursos educativos. A partir de una lectura interpretativa y crítica de manuales escolares de biología publicados en Colombia desde finales del siglo XIX hasta mediados del siglo XX, y con base en una visión de los manuales escolares como tecnologías de gobierno, mostramos que el enfoque adaptado en los manuales estuvo signado por la teologia natural que fue parte de una tecnología discursiva desplegada para hibridar la ciencia y la cosmovisión católica. Concluimos que las ciencias naturales en el currículo trajeron consigo más que ciencia pura, sino que fueron parte del proceso de la fabricación de un ciudadano católico.<hr/>Modern languages of education transformed the norms of reason of religion into pedagogical discourses in education. Thus, the making of the modern citizen was not only a result of the insertion of scientific rationality in schools, but also of a hybridization of science and religion in educational discourses. Based on a critical interpretation of biology textbooks published in Colombia between the second half of the 19th and the first half of the 20th centuries, and drawing on a view of textbooks as part of governing technologies, we show that the approach in the textbooks was characterized by natural theology. The latter became part of a discursive technology that hybridized science and the Catholic worldview. We conclude that science in the school curriculum inserted in children more than pure science. Rather, it was an important part of the fabrication of the Catholic citizen. <![CDATA[Private education and the offer of boarding schools in the Province of Sergipe (1840-1888)]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-62102016000100014&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este artigo é uma abordagem histórica a respeito de internatos instalados na Província de Sergipe (1840-1888) e tem como objetivo apresentar o internamento como um modelo predominante em estabelecimentos de instrução particular. A operação historiográfica consistiu em separar, reunir e transformar em documentos históricos as informações coletadas, efetuando os cruzamentos entre tais dados. Foram utilizadas as seguintes tipologias de fontes: relatórios, teses doutorais, almanaques, jornais, livros, romances e legislação. Durante o século XIX, predominaram em Sergipe internatos ou pensionatos familiares que funcionavam em casas adaptadas para o recebimento de alunos pensionistas que viviam sob os cuidados do diretor e de sua família. A parcela da sociedade que podia arcar com os custos do internato eram os grandes proprietários rurais e grandes comerciantes que matriculavam seus filhos nos internatos locais ou em colégios-internatos das capitais sedes de Faculdades. Da década de 1860 em diante, estratos médios da população, diante dos problemas da instrução pública, também recorriam aos internatos. A maior parte da população vivia na zona rural e, devido às dificuldades de transporte para as cidades onde estavam localizados os colégios, encontrava no internato um modelo adequado para garantir a instrução de seus filhos.<hr/>This article is a historical approach about boarding schools established in the province of Sergipe (1840-1888) and aims to present the boarding schools as a predominant model in particular education establishments. The historical operation consisted of separating, organizing and transforming the collected information into historical documents, and crosschecking such information with other facts found. Several sources were used, such as reports, doctors' dissertations, periodicals (almanacs, newspapers), books, novels, and legislation. During the nineteenth century, in Sergipe boarding schools or boarding houses were predominant and functioned in the owner's houses or rented houses for admitting boarder students who lived under the care of the director and his family. The part of society that could afford the costs of boarding schools was major rural landowners and rich businessmen who did enroll their children in local boarding houses or in boarding schools at the capitals, headquarters of Colleges. From the 1860's on, the middle strata of the population, facing the problems of public education, also relied on boarding schools. Most lived in rural areas, facing difficulties with transportation to the cities where the schools were located and found in boarding schools an appropriate model to ensure the education of their children. <![CDATA[Educational policies in Brazil: Law and obligation in early childhood education]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-62102016000100028&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este artigo objetivou tratar duas importantes reflexões sobre a infância e as políticas públicas de educação brasileiras: uma, diz respeito à implementação dessas políticas, principalmente, depois da promulgação da Lei nº 12.796/13, que estabelece a obrigatoriedade na escola de crianças a partir de quatro anos de idade. A outra está relacionada com a análise de diferentes concepções sobre a infância. Com o propósito de realizar um trabalho intelectual e reflexivo, consideramos alguns embates e conquistas que geraram - e ainda geram - determinadas políticas educacionais. Com esta investigação qualitativa, desenvolvida por meio de análises documentais e textos científicos, concluímos que há ausência da garantia de direito às crianças, quando entendemos que este deve ser pautado em valores de respeito ao ser humano e à sua dignidade, com vistas à formação de uma cultura escolar que priorize igualdade e diversidade e a um ensino de qualidade que seja vivenciado na escola, pois questões básicas, como falta de locais de oferta ou tipos de atendimento: integral ou parcial, público, privado ou conveniado; omissão em relação às crianças de 0 a 3 anos de idade; formação inicial para docentes; assistência financeira do governo federal aos municípios; responsabilidade dos municípios em aumentar o número de vagas; discussão sobre a função social da educação infantil (EI): importância da socialização da criança, do desenvolvimento da sua autonomia e da sua função adaptativa para apreender determinadas regras de comportamento e limites, etc., não foram discutidas e muito menos resolvidas.<hr/>This article aimed to address two important reflections on childhood and public policies of Brazilian education: one concerns the implementation of these policies, especially after the enactment of Law No. 12.796 / 13, which establishes that children from 4 years old on have to go to school. The other is related to the analysis of different concepts of childhood In order to carry out an intellectual and reflective work, we consider some struggles and achievements that have generated certain educational policies. With this qualitative study, which was conducted through desk reviews and scientific papers, we conclude that there is an absence of law to guarantee the rights of children, when we understand that this must be based on values of respect for human beings and their dignity, aiming at the creation of a school culture that prioritizes equality and diversity, and quality education that is experienced in school when basic questions, such as lack of supply sites or types of service: full or part time, public, private and contracted; omission in relation to children aged 0-3; initial training for teachers; financial assistance from the federal government to municipalities; responsibility of municipalities to increase the number of vacancies; discussion of the social function of early childhood education: the importance of the child's socialization, the development of their autonomy and their adaptive function to grasp certain rules of behavior and limits; etc., have not been discussed, let alone solved. <![CDATA[School context and quality education senses for high school]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-62102016000100039&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este artigo traz alguns resultados de uma pesquisa realizada com docentes de duas escolas públicas de ensino médio no Estado do Ceará que aderiram ao Programa Ensino Médio Inovador (Proemi), sobre os sentidos atribuídos à qualidade na educação. Na metodologia, discutimos as falas dos docentes em torno dos sentidos de qualidade em relação às atividades realizadas no Proemi. Utilizamos, como operador teórico, o ciclo de políticas de Ball e Bowe, na perspectiva de rompermos com a polarização dicotômica entre política e prática. Consideramos que os sentidos de qualidade são ressignificados a partir da cultura escolar, tendo acepções diferentes em cada realidade, visto que são resultados de embates e disputas que envolvem múltiplos interesses da escola. Assim, as ressignificações efetivadas nas escolas se diferenciam de acordo com o grau de reconhecimento e com a credibilidade da instituição, de sua história e de sua relação com a comunidade escolar e com os órgãos diretivos.<hr/>This article brings some results of a research realized with teachers of two secondary schools in the state of Ceará, which joined the Secondary School Program Innovator (Proemi) on the meanings attributed to quality education. In the methodology, we discussed the speeches of teachers around the senses of quality in relation to the activities performed in Proemi. We used the cycle of Ball and Bowe policies as a theoretical operator aiming at breaking the dichotomic polarization between policy and practice. We believe that the senses of quality are resignified from the school culture, having different meanings in each reality, as they are the result of conflicts and disputes involving multiple interests of the school. That way, the resignifications made in schools differ according to the degree of recognition, with the credibility of the institution, its history and its relationship with the school community and the directive bodies. <![CDATA[Public school, teacher and adult reference: Essential elements in any project of nation]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-62102016000100048&lng=en&nrm=iso&tlng=en O texto discute a natureza e as tarefas do espaço público no Brasil, tomando como exemplo a função pedagógica da escola pública. A escola é abordada em uma dupla-chave: como local de alfabetização científica e como local de sociabilidade, a sociabilidade do espaço público e dos ideais republicanos, que difere da sociabilidade familiar. O professor é discutido também em dupla-chave: aquele que tem expertise em uma área do conhecimento e o professor como adulto de referência, servidor público que opera a política pública de educação, diferente da educação que se dá em casa. A experiência escolar é uma experiência de relação direta com a autoridade pública, adequada à idade das crianças e jovens. E o professor público é uma função de estado. Essas características têm sido notavelmente esquecidas em muitos debates, o que compromete o caráter público da educação e o importante papel que ela pode ter na construção de um país com densidade democrática e expertise científica.<hr/>The paper discusses the nature and tasks of public space in Brazil, taking as an example the pedagogical function of the public school. The school is approached in a dual function: as local traditional knowledge acquisition, and as an important place of sociability. It is the place of sociability of public space and republican ideals, which is not the same sociability experienced in the family. The teacher is also analyzed in a dual role. The teacher is a person who has expertise in an area of knowledge, and the teacher acts as an adult reference. The teacher is a public server that operates the public education policy, not to be confused with family education. The school experience is directly related to the public authority. And the public teacher is a state function. These characteristics have been remarkably neglected in many discussions, which undermine the public nature of education and the important role it can play in building a country with democratic density and scientific expertise. <![CDATA[Social educationalization and implications in the contemporary school]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-62102016000100058&lng=en&nrm=iso&tlng=en O texto discute a articulação entre educação e assistência social, percebendo suas implicações na escola contemporânea. A partir de lentes foucaultianas, analisa-se um conjunto de documentos que legislam sobre as Políticas de Assistência Social, assim como entrevistas semiestruturadas realizadas com diretores de escolas públicas. Argumenta-se que vivemos, no Brasil contemporâneo, um fenômeno denominado educacionalização do social, o qual aponta a Educação como instância de solução para uma variedade de problemas sociais. Tal fenômeno produz (re)configurações na escola: (i) o papel expansionista da escola contemporânea, ou seja a ampliação de suas funções; e (ii) a redefinição contemporânea dos conhecimentos escolares, onde os conhecimentos escolares sofrem modificações importantes, passando a incorporar questões relativas à forma como os sujeitos são conduzidos e como devem conduzir a si mesmos. Assim, a aprendizagem torna-se fundamental para a efetivação do governo de si mesmo.<hr/>This text has extracts of a research carried out within the Doctorate in Education which looked, from Foucauldian lenses, the articulation between education and social assistance, apprehending the implications that such articulation produces in the contemporary school. For this purpose, it was selected, firstly, a set of documents that legislate on Policies for Social Assistance in our country, and some assistance projects developed in Brazilian schools. Subsequently, semistructured interviews with directors of municipal schools located in the metropolitan area of Porto Alegre were conducted in order to analyze the effects that Social Assistance policies produce in the contemporary school. From the analysis undertaken, it was possible to realize that we live, in contemporary Brazil, a phenomenon we can call "social educationalization", which points to Education as an instance of solution for a variety of social problems. This phenomenon affects considerably the scholar institution, producing some (re)configurations in the school, which are: (i) the expansionary role of contemporary schooling, which refers to multidimensional functions that became to be assigned to this institution and end up producing a considerable expansion of the school responsibilities in the contemporary context; and (ii) the contemporary redefinition of school knowledge, where it was possible to see that the school knowledge has undergone significant changes, incorporating issues related to the ways how subjects are conducted and how they should conduct themselves. Thus, the broadening of the learning concept becomes critical to the effectiveness of the government of the self. <![CDATA[The agency Deleuze-Guattari: Considerations about research method and training of researchers in education]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-62102016000100068&lng=en&nrm=iso&tlng=en O artigo visa à problematização de método de pesquisa e formação de pesquisadores em educação a partir de um horizonte pós-estruturalista, com foco no pensamento de Gilles Deleuze e Félix Guattari e no legado pós-metafísico de Friedrich Nietzsche. O estudo desenvolve: (a) uma crítica em relação a uma condição metodológica da pesquisa que, a partir de uma visão representacional de linguagem, estabelece uma "palavra de ordem" na construção e legitimação dos problemas educacionais; (b) a exploração da experiência de trabalho de pensamento de Deleuze-Guattari tomada como estudo de caso para fomentar a discussão sobre criação de métodos de pesquisa. Apontamos que o encontro Deleuze-Guattari opera como um agenciamento na criação de uma espécie de método como acontecimento. Essa discussão é estratégica para a formação de pesquisadores, pois viabiliza o debate sobre modos de pensamento e construção linguística de problemas educacionais, modulando outras políticas de verdade em educação.<hr/>The article discusses the research method and training of researchers in education from a poststructuralist horizon, focusing on the thought of Gilles Deleuze and Felix Guattari and post-metaphysical legacy of Friedrich Nietzsche. The study develops: (a) a criticism of a methodological condition of research, from a representational view of language, establishing a "watchword" in the construction and legitimation of educational problems; (b) the exploitation of the work experience of thought of Deleuze-Guattari taken as a case study to encourage discussion about creating research methods. We point out that the Deleuze-Guattari meeting operates as an agency in creating a kind of method as an event. This discussion is strategic for the training of researchers because it enables the debate on modes of thought and linguistic construction of educational problems by modulating other policies of truth in education. <![CDATA[Environmental education reviewed: the discursive production of the New School journal]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-62102016000100076&lng=en&nrm=iso&tlng=en O artigo discute as possibilidades que a Revista Nova Escola (RNE), publicada pela Editora Abril, apresenta aos educadores, na sua complexa tarefa de promover a Educação Ambiental. Analisa os diferentes tipos de textos e os sentidos produzidos pela referida revista sobre a questão da Educação Ambiental no contexto escolar, intentando responder as seguintes questões: como as questões ambientais são apresentadas na Revista Nova Escola? Como a revista procura formar o professor para atuar na Educação ambiental? Inspirados em autores do campo da educação, do meio ambiente e da mídia, a pesquisa documental nos possibilitou compreender que o professor, para a revista analisada, é visto como um sujeito que necessita de modelos de práticas pedagógicas, muito mais do que da preocupação com a formação contextualizada. A revista é prescritiva com relação às sugestões metodológicas e modelos de práticas de ensino, dando ênfase ao pragmatismo, mais do que a formação do docente crítico-reflexivo.<hr/>The text aims to analyze a cultural artifact designed to promote information and training of basic education teachers. We want to understand the possibilities that the New School journal, published by Editora Abril, presents educators in their complex task of promoting environmental education. Particularly, we analyze the different types of texts and meanings produced by the journal on the issue of environmental education in the school context, attempting to answer the following questions: How are environmental issues presented in the New School journal? How does the journal tend to form the teacher to work in environmental education? The documentary research conducted on the publications of 2012 enabled us to understand that, for the journal, much more than a critical intellectual formation the teacher is in need of different teaching practices. The journal is prescriptive regarding methodological suggestions and models of teaching practices, with an emphasis on pragmatism rather than the training of a critical-reflective teacher. <![CDATA[Training, research and extension in entering the field of Early Childhood Education]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-62102016000100087&lng=en&nrm=iso&tlng=en Em articulação com as discussões sobre a formação inicial de professores para o campo da Educação Infantil (EI), focalizamos aprendizagens advindas de atividades de pesquisa, articuladas à extensão, decorrentes da parceria com um centro municipal de EI, estabelecida no bojo das ações de um grupo vinculado ao Programa de Educação Tutorial. Com princípios teórico-metodológicos bakhtinianos, pautados na ideia de encontros formativos, abordamos as vivências carreadas com os encontros entre profissionais atuantes na EI e graduandos em formação. Com abordagem qualitativa exploratória, analisamos dados provenientes de documentos elaborados no período de 2010 a 2013 pelo grupo. Os dados sinalizam a constituição de um processo formativo ampliado, mobilizado em articulação com a formação de professores no campo da EI, que se insere nas problematizações sobre as possibilidades relacionais entre a universidade e as instituições de EI, com implicações na constituição dos grupos envolvidos.<hr/>In conjunction with the discussions on the initial training of teachers in the field of Early Childhood Education (EI), we focused on learning resulting from the development of research activities, articulated extension, arising from the partnership with a childhood institution. The partnership with a center of EI was established under the umbrella of the actions of one of the groups of the area of education, linked to the Program of Education Tutorial. Affirming Bakhtin's theoretical-methodological principles, guided by the idea of formational meetings, we discussed the experiences with the institution of EI carried out with the meetings between professionals and undergraduate training. In a perspective of qualitative exploratory study, we analyzed data from the documents drawn up for the period from 2010 to 2013 by the group. The results indicate that the constitution of a formative process expanded, mobilized in conjunction with the training of teachers in the field of EI, which is one of the problematization of the multiple relational possibilities between the university and the institutions, with implications to the formation of groups involved. <![CDATA[Precocious children with indicators of high ability/giftedness: The characteristics that oppose the image of "ideal" student]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-62102016000100096&lng=en&nrm=iso&tlng=en Alunos precoces diferem de seus pares etários em virtude de habilidades antecipadamente desenvolvidas, as quais podem indicar a existência de superdotação. Porém, é necessário aguardar o fim da infância para verificar se a diferença apresentada resulta de uma configuração cognitiva superior ou de uma prematuridade no desenvolvimento. Enquanto isso, ações devem ser desenvolvidas em favor do pleno desenvolvimento dos potenciais, o que requer que essas crianças sejam reconhecidas, mas tal reconhecimento pode ser prejudicado por mitos e estereótipos. Assim, objetivamos investigar se alunos precoces apresentam outras características além das que a literatura aponta, a fim de contribuir com a ampliação dos conhecimentos dos educadores a respeito desse alunado, bem como com a desmistificação a respeito de quem são esses indivíduos. Os resultados mostram que eles estão sujeitos a problemas e dificuldades que podem parecer incompatíveis com suas potencialidades e que demandam atenção para aspectos que ultrapassam suas habilidades. Evidencia-se que as associações entre crianças precoces ou superdotadas e alunos exemplares são equivocadas.<hr/>Precocious students differ from their age peers because early developed abilities, which may indicate the existence of giftedness. However, it is necessary to await the end of childhood to check if the presented difference is the result of a higher cognitive configuration or prematurity in the development. Meanwhile, actions must be developed in favor of the full development of potentials, which requires that these children are recognized, but such recognition may be harmed by myths and stereotypes. Thus, we aimed to investigate whether precocious students have other features in addition to the ones related in literature in order to contribute to the expansion of knowledge of the teachers about this student body, as well as the demystification about these individuals. The results show that they are subject to problems and difficulties that may seem incompatible with their potential and that require attention to matters beyond their abilities. It is evident that the associations between early or gifted children and exemplary students are mistaken. <![CDATA[The process of teaching and learning in question: Methodological and motivational implications]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-62102016000100106&lng=en&nrm=iso&tlng=en A presente pesquisa objetivou investigar as estratégias de ensino utilizadas pelos professores, bem como as bases teóricas utilizadas no processo. E, como desdobramento, buscou-se conhecer as estratégias de aprendizagem e os aspectos motivacionais apresentados pelos alunos do ensino Fundamental 1. O método para a análise dos dados foi o descritivo, com delineamentos de levantamento e correlacional. Participaram da pesquisa 348 crianças entre 6 e 13 anos de duas escolas municipais do norte do Paraná e seus respectivos professores. Os dados foram coletados por meio da Escala de Estratégias de Aprendizagem, Escala de Motivação de Estudantes do Ensino Fundamental e questionário sobre as Estratégias de Ensino do Professor. Os resultados demonstraram que alunos mais novos recorrem ao uso de Estratégias e mantêm comportamento semelhante aos demais quanto ao continuum motivacional. Professores que incentivam o uso sistemático das estratégias contribuem com a manutenção de uma boa qualidade motivacional dos estudantes.<hr/>This study had the objective of investigating the teaching strategies used by teachers, as well as the theoretical basis used in the process. As its development, it aimed at knowing the learning strategies and the motivational aspects presented by the students of the first grade elementary school. The method for data analysis was the descriptive with survey and correlational outlines. A number of 348 children between 6 and 13 years old and their teachers from two public schools in the north of Paraná participated in this study. Data had been collected through the Learning Strategies Scale, Elementary School Students' Motivation Scale and a questionnaire on Teachers' Teaching Strategies. Results showed that younger students appeal to use Strategies and maintain behavior similar to others about the motivational continuum. Teachers who encourage the systematic use of strategies contribute to maintain a good motivational quality of students. <![CDATA[Use of a hybrid technological pedagogical tool in the initial training of teachers in France]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-62102016000100117&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este artigo apresenta parte dos resultados de uma pesquisa que teve como objetivo analisar o impacto de um dispositivo pedagógico tecnológico híbrido (DPTH) desenvolvido para formação inicial de professores primários na França. Procurou-se analisar os efeitos da retextualização de gêneros escritos no desenvolvimento de competências profissionais, tomando por base os autores Acioly-Régnier (2007, 1997), Dell'Isola (2007) Pastré (2011), Pastré et al. (2006), Tardif (2000) e Vergnaud (2013, 1994, 1990), entre outros. O DPTH foi utilizado experimentalmente em uma disciplina na Universidade de Lyon 2 com 14 estudantes do Master 1. As atividades desses estudantes, durante um semestre letivo, foram registradas em um blog. Foram selecionados como elementos de análise os gêneros textuais escritos dos futuros docentes que simulavam conflitos e soluções de situações vivenciadas na sala de aula. Os resultados mostram a utilização simultânea de conceitos e instruções oficiais no tratamento dos conflitos pedagógicos evocados.<hr/>This article presents some results of a study that sought to analyze the impact of a hybrid technological pedagogical device (HTPD) developed for the initial training of elementary school teachers in France. An effort was made to analyze the effects of retextualizing written genres when developing professional competencies, based on studies by Acioly Régnier (2007, 1997), Dell'Isola (2007), Pastré (2011), Pastré et al. (2006), Tardif (2000), and Vergnaud (2013, 1994, 1990), among others. The HTPD was used experimentally in a course module at the University of Lyon 2 with 14 students of Master 1. The activities of these students were recorded, throughout one semester, on a blog. What were selected as elements of analysis were the written textual genres of the future teachers, who simulated conflicts and solutions of situations experienced in the classroom. The results show the simultaneous use of concepts and official instructions when dealing with the pedagogical conflicts evoked. <![CDATA[Fernando Alvarez Uría - an intellectual of our time]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-62102016000100129&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este artigo apresenta parte dos resultados de uma pesquisa que teve como objetivo analisar o impacto de um dispositivo pedagógico tecnológico híbrido (DPTH) desenvolvido para formação inicial de professores primários na França. Procurou-se analisar os efeitos da retextualização de gêneros escritos no desenvolvimento de competências profissionais, tomando por base os autores Acioly-Régnier (2007, 1997), Dell'Isola (2007) Pastré (2011), Pastré et al. (2006), Tardif (2000) e Vergnaud (2013, 1994, 1990), entre outros. O DPTH foi utilizado experimentalmente em uma disciplina na Universidade de Lyon 2 com 14 estudantes do Master 1. As atividades desses estudantes, durante um semestre letivo, foram registradas em um blog. Foram selecionados como elementos de análise os gêneros textuais escritos dos futuros docentes que simulavam conflitos e soluções de situações vivenciadas na sala de aula. Os resultados mostram a utilização simultânea de conceitos e instruções oficiais no tratamento dos conflitos pedagógicos evocados.<hr/>This article presents some results of a study that sought to analyze the impact of a hybrid technological pedagogical device (HTPD) developed for the initial training of elementary school teachers in France. An effort was made to analyze the effects of retextualizing written genres when developing professional competencies, based on studies by Acioly Régnier (2007, 1997), Dell'Isola (2007), Pastré (2011), Pastré et al. (2006), Tardif (2000), and Vergnaud (2013, 1994, 1990), among others. The HTPD was used experimentally in a course module at the University of Lyon 2 with 14 students of Master 1. The activities of these students were recorded, throughout one semester, on a blog. What were selected as elements of analysis were the written textual genres of the future teachers, who simulated conflicts and solutions of situations experienced in the classroom. The results show the simultaneous use of concepts and official instructions when dealing with the pedagogical conflicts evoked. <![CDATA[Decolonial thinking: A reinterpretation0020of critical theory from our America]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-62102016000100140&lng=en&nrm=iso&tlng=en Este artigo apresenta parte dos resultados de uma pesquisa que teve como objetivo analisar o impacto de um dispositivo pedagógico tecnológico híbrido (DPTH) desenvolvido para formação inicial de professores primários na França. Procurou-se analisar os efeitos da retextualização de gêneros escritos no desenvolvimento de competências profissionais, tomando por base os autores Acioly-Régnier (2007, 1997), Dell'Isola (2007) Pastré (2011), Pastré et al. (2006), Tardif (2000) e Vergnaud (2013, 1994, 1990), entre outros. O DPTH foi utilizado experimentalmente em uma disciplina na Universidade de Lyon 2 com 14 estudantes do Master 1. As atividades desses estudantes, durante um semestre letivo, foram registradas em um blog. Foram selecionados como elementos de análise os gêneros textuais escritos dos futuros docentes que simulavam conflitos e soluções de situações vivenciadas na sala de aula. Os resultados mostram a utilização simultânea de conceitos e instruções oficiais no tratamento dos conflitos pedagógicos evocados.<hr/>This article presents some results of a study that sought to analyze the impact of a hybrid technological pedagogical device (HTPD) developed for the initial training of elementary school teachers in France. An effort was made to analyze the effects of retextualizing written genres when developing professional competencies, based on studies by Acioly Régnier (2007, 1997), Dell'Isola (2007), Pastré (2011), Pastré et al. (2006), Tardif (2000), and Vergnaud (2013, 1994, 1990), among others. The HTPD was used experimentally in a course module at the University of Lyon 2 with 14 students of Master 1. The activities of these students were recorded, throughout one semester, on a blog. What were selected as elements of analysis were the written textual genres of the future teachers, who simulated conflicts and solutions of situations experienced in the classroom. The results show the simultaneous use of concepts and official instructions when dealing with the pedagogical conflicts evoked.