Scielo RSS <![CDATA[Educação UNISINOS]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=2177-621020160003&lang=es vol. 20 num. 3 lang. es <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[Apresentação]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-62102016000300274&lng=es&nrm=iso&tlng=es <![CDATA[Apresentação: Passado, presente e futuro das tecnologias na Educação]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-62102016000300276&lng=es&nrm=iso&tlng=es <![CDATA[An introduction to the commitment of emancipatory thinking through digital technologies and craft technologies]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-62102016000300278&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo: O presente artigo analisa a conjuntura da sociedade atual por meio de uma hermenêutica que parte da chave dominação-exploração. Discute e apresenta caminhos no sentido de introduzir uma base conceitual para se refletir sobre como a tecnologia pode ser pensada na interface com a vida das comunidades marginalizadas. Identifica em autores e autoras críticas frente a uma lógica de consumo desmedido, um caminho que ainda acredita na emancipação e na participação cidadã. Apresenta duas vertentes oriundas das pesquisas desenvolvidas em nossos grupos de pesquisa: as tecnologias digitais locativas e as tecnologias artesanais. Defende que a perspectiva massificante e homogeneizadora do sistema econômico global é um problema a ser enfrentado, e aponta como via alternativa a estratégia de dar visibilidade aos sistemas de saberes localizados e marginalizados. Propõe, por fim, que a potência emancipatória das tecnologias digitais locativas e das tecnologias artesanais reside, respectivamente, em provocar novas leituras de mundo e a constituição de uma rede de socialização de saberes localizados, plurais e anti-hegemônicos.<hr/>Abstract: This article analyzes the context of contemporary society through a hermeneutics that starts from the domination-exploitation key. It discusses and presents ways to introduce a conceptual basis to think about how technology can be thought of at the interface with the lives of marginalized communities. It identifies critical authors in opposition to the logic of overconsumption, a path that still believes in emancipation and citizen participation. It presents two aspects derived from research carried out in our research groups: locative digital technologies and craft technologies. It argues that the massifying and homogenizing perspective of the global economic system is a problem to be faced, and it points the strategy of giving visibility to localized and marginalized knowledges systems as an alternative path. Finally, it proposes that the emancipatory power of locative digital technologies and craft Technologies lies, respectively, in provoking new perspectives of the world and the establishment of a network of socialization of localized knowledge, plurals and anti-hegemonic. <![CDATA[Handiness in Álvaro Vieira Pinto: Situated development of techniques, knowledge and people]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-62102016000300289&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo: Neste artigo, discutimos o desenvolvimento de pessoas, conhecimentos e técnicas pela noção de amanualidade, de Álvaro Vieira Pinto. Amanualidade é um conceito da relação entre consciência e realidade, que entende o existente humano como ser que se constitui ontologicamente com os objetos que possui "à mão". As pessoas produzem a si mesmas pelo trabalho e, ao produzir para si a materialidade de seus mundos, gradualmente desenvolvem relações mais elaboradas. O amanual é construção sócio-histórica, situada, sempre, em processo dialético de (re)elaboração, a partir dos quereres de cada sociedade, perante suas realidades. O grau zero enfatiza esse ponto, não definindo indivíduos pela ausência, mas pela diversidade de saberes e fazeres que possuem. Indicamos tal conceito para a problematizaçã o de fundamentos em Tecnologia e Educação, para uma compreensão horizontal das técnicas, que contemple a não contemporaneidade de conhecimentos e habilidades entre diferentes grupos sociais.<hr/>Abstract: This paper discusses the development of people, knowledge and techniques by the notion of handiness of Álvaro Vieira Pinto. Handiness is a concept of relationship between consciousness and reality, which understands the existing human being as a being that produces himself ontologically with objects that are "ready-to-hand." People produce themselves by work and by producing for themselves the materiality of their worlds, they gradually develop more sophisticated relationships. Handiness is a socio-historical framing, always situated in dialectical process of (re)elaboration from the desires of each society, towards their realities. The zero degree emphasizes this point, not defining individuals by the absence, but by the diversity of knowledge and practices that they have. We indicate this concept to the problematization of fundamentals in Technology and Education, to a horizontal understanding of the techniques, which includes the non-contemporaneity of knowledge and skills among different social groups. <![CDATA[Hybrid, multimodal, pervasive and ubiquitous living space: Daily in education for citizenship]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-62102016000300299&lng=es&nrm=iso&tlng=es Résumé: Ce travail vise à savoir comment les espaces de coexistence hybrides, multimodaux, pervasifs et ubiquitaires peuvent contribuer au quotidien de l'éducation émancipatoire et citoyenne. L'hybridation sous-entend plusieurs matrices, des mélanges de nature et de culture dans les actions et les interactions entre différents acteurs humains et non-humains, par le biais de présences plurielles légitimées. La multimodalité possède un caractère de continuité et de prolongement dans le temps et dans l'espace, elle permet le processus d'enseignement et d'apprentissage dans les modalités présentielle et en ligne. Cette construction nous montre que l'hybridisme, la multimodalité, la pervasivité et l'ubiquité favorisent la configuration d'espaces de coexistence qui légitiment les enseignants, les étudiants et les espaces de l'é...<hr/>Abstract: The paper discusses how the hybrid, Multimodal, Pervasive and Ubiquitous Living Spaces can contribute to the daily education, a emancipatory and citizen perspective.The hybridity is understood in consists of multiple matrices, nature and culture mixtures, actions and interactions between different human and non-human actors through legitimated plural presences. Multimodality is continuity of character and extension in time and space, to facilitate the process of teaching and learning in the presencial and online modality. This construction helps us understand that hybridity, multimodality, the pervasiveness and ubiquity favor the setting of living spaces legitimating the teachers, students and school spaces within the processes of teaching and learning in context with the city and its socialities in emancipatory and citizen perspective. <![CDATA[Interconnections between education and smartphone: A contextual framework, from mobile to nomadic learning]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-62102016000300309&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo: Neste artigo, apresentamos a síntese de uma pesquisa bibliográfica na qual procuramos identificar uma consistência conceitual e pedagógica acerca do mobile learning. Explorado em uma investigação de tipo design and development research, no âmbito de uma tese de doutoramento em educação, esse objeto de estudo emergente foi teoricamente fundamentado a partir do pensamento pedagógico de Freire e Dewey. A síntese é desenvolvida em torno de três eixos: a consideração dos diversos ambientes do cotidiano dos aprendentes, a democratização e liberdade dadas aos aprendentes no design de suas experiências de aprendizagem e a intercomunicação e colaboração em comunidade. A partir desses resultados, sugerimos o desenvolvimento da aprendizagem nômade como linha de pesquisa e de prática específica do mobile learning, representativa da necessidade de conectar a educação com o nomadismo em rede. Tal conexão é ilustrada no final do artigo com a proposta de um framework contextualizador da aprendizagem nômade.<hr/>Abstract: In this paper we present the synthesis of a bibliographical research whose main objective was to identify a conceptual and pedagogical consistency of mobile learning. This emerging object of study, which we explore in design and development research as part of a doctoral thesis, was theoretically substantiated with pedagogical ideals defended by Freire and Dewey. The synthesis is developed around three axes: consideration of everyday life of learners' environments, democratization and freedom given to learners in the design of their learning experiences, and intercommunication and collaboration in community. From these results we suggest the development of nomadic learning as a specific line of mobile learning research and practice, representative of the need to connect education with networked nomadism. This connection is illustrated at the end of the article with the proposal of a contextual framework for nomadic learning. <![CDATA[En la radio, en el libro y en la televisión, Petrona enseña a cocinar. La transmisión del saber culinario, Argentina (1928-1960)]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-62102016000300319&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumen: El presente artículo ensaya un diálogo teórico y empírico entre el conocimiento, las formas de transmitirlo y las tecnologías involucradas en tal proceso. Para establecerlo, tomamos como disparador un tipo de conocimiento: el culinario. Puntualmente profundizaremos en el caso de Petrona C. de Gandulfo (1896-1992), una ecónoma que marcó el tono del saber culinario en la segunda mitad del siglo XX en Argentina. Dentro de estos límites, nos preguntaremos cómo las Tecnologías de la Información y del Conocimiento implementadas para la transmisión (libro, televisión, radio, etc.) modificaron las formas y el contenido del ejercicio de intercambio de saberes.<hr/>Abstract: This article attempts to establish a theoretical and empirical dialogue between knowledge, its transmission forms, and technologies involved in that process. In order to establish it, we use as a trigger a particular type of knowledge: culinary knowledge. Specifically, we will study in depth the case of Petrona C. de Gandulfo (1896-1992), a home economist who set the tone of culinary knowledge during the second half of the 20th century in Argentina. Within these limits, we will question how the Information and Knowledge Technologies used for transmission (book, television, radio, etc.) modified forms and contents of the exercise of knowledge exchange. <![CDATA[Una visión amplia y compleja de la tecnología. Trayectoria, transiciones y posiciones de un grupo de investigación]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-62102016000300328&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumen: En este artículo hacemos explícitas las evoluciones, discusiones y toma de decisiones realizadas en nuestro grupo de investigación desde su creación en 1994. Para ello, en primer lugar, situamos el contexto sociohistórico del desarrollo de la investigación educativa en España. En segundo, damos cuenta de la evolución del grupo, que conllevó un cambio de nombre, una redefinición de las líneas de investigación y una mayor precisión de nuestras posiciones ontológicas, epistemológicas y metodológicas. Lo que incluye nuestra perspectiva sobre la tecnología, las visualidades y los entornos educativos. Finalmente ejemplificamos estas concepciones en dos proyectos europeos que estamos desarrollando en estos momentos. Para nosotros la investigación no es sólo consustancial al trabajo académico, sino fundamental para poder ir más allá del sentido común y aportar evidencias sobre los complejos fenómenos que configuran la educación. Pero, sobre todo, una forma de mejorar nuestra labor como profesores y formadores.<hr/>Abstract: This paper contains the developments, discussions and decisions made in our research group since its inception in 1994. To do this, first, we situate the socio-historical context of the development of educational research in Spain. Second, we describe the evolution of the group, which led to a name change, a redefinition of the research topics and a greater accuracy in the definition of our ontological, epistemological and methodological positions. This includes our perspective on technology, visualities and educational environments. Finally we exemplify these concepts in two European projects we are developing right now. For us, research is not only inseparable from the academic task, but essential to go beyond the common sense and to be able to provide evidence on the complex phenomena that shape education. But, above all, it represents the best way to improve our work as teachers and educators. <![CDATA[Prácticas culturales de consumo: limitaciones y posibilidades en la movilización de la relación diversidad, educación matemática y subjetividades juveniles]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-62102016000300339&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumen: En este artículo se analiza cómo las prácticas culturales de consumo movilizan posibilidades en la relación entre la dimensión epistemológica del eje del conocimiento matemático y el eje de constitución de las nuevas subjetividades juveniles específicamente en el nivel secundario de la educación colombiana. Para el análisis se utilizan datos de tesis de maestría realizadas entre el 2011 y 2015 por estudiantes en el programa Docencia de la Matemática. El programa tiene sede en la universidad colombiana Pedagógica Nacional, localizada en la ciudad de Bogotá. Para el análisis como referencia teórico-metodológica se configuran relaciones entre el enfoque sociopolítico de la educación matemática, estudios foucaultianos en educación, etnomatematicos y teorías sociales latinoamericanas. El análisis del material de las tesis muestra que las prácticas culturales de consumo abren posibilidad de cuestionar el centro que define la matriz normativa de dispositivos de la escolarización matemática excluyentes y posibilidades en las construcciones de subjetividades juveniles. Al mismo tiempo muestra las limitaciones para introducir variaciones significativas en la escolarización de las matemáticas en la educación secundaria.<hr/>Abstract: In this article, an analysis of how cultural consumer practices mobilize possibilities in the relation between the epistemological dimensions of the mathematics knowledge axis and the constitution of new juvenile subjectivities axis is presented, specifically in the middle and high school level of Colombian education. The data analyzed was extracted from Master degree thesis, developed between 2011 and 2015, by students of the Docencia de la Matemática program of the Universidad Pedagógica Nacional, in Bogotá, Colombia. For the analysis, as a theoretic-methodological reference, relations between the sociopolitical approach of mathematics education, Foucauldian studies in education, ethno mathematics and Latin-American social theories, are configured. The analysis shows that cultural consumer practices open the possibility of questioning the focus that defines the normative matrix of exclusive mathematics schooling mechanisms and possibilities in the constructions of juvenile subjectivities. At the same time, it shows the limitations for introducing significant variations in mathematics schooling in secondary education. <![CDATA[The orality in the Curricular Proposal of Camaragibe: What do teachers think?]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-62102016000300348&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo: Este estudo teve como objetivo analisar a Proposta Curricular da Rede Municipal de Camaragibe - PE, a fim de investigar quais orientações sobre o ensino da oralidade são disponibilizadas no documento e investigar o entendimento e as opiniões de professoras dessa rede sobre o que é proposto no texto. Com base na abordagem sociointeracionista de ensino da língua, a pesquisa foi realizada por meio de análise documental da Proposta Curricular da Rede Municipal de Camaragibe - PE e de entrevistas semiestruturadas com oito professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Os resultados mostraram que o documento disponibiliza orientações para o ensino da oralidade, contemplando diferentes dimensões do trabalho nesse eixo de ensino; as professoras concordavam com as orientações dadas, porém, tinham dificuldades para realizar atividades específicas para o ensino da oralidade e pouco domínio teórico sobre o tema.<hr/>Abstract: The aim of this study was to analyze the Curricular Proposal in the public school in Camaragibe, in the state of Pernambuco, in order to look into those teaching orientations on orality dealt with in the document as well as to investigate the teachers' understanding and opinions about what is proposed in the text. Based on the sociointerationist approach of language teaching, the research was carried out through documental analyzis and semistructured interviews with eight teachers from this municipal public sector. Each teacher was interviewed five times, so that in every new meeting the given answers were deepened by the teachers. In the last meeting with each teacher a sharing reading of the curricular document was carried out between the researcher and the interviewed teacher and in some passages that dealt with the orality axis we did some pauses so that the teacher could explain how she understood the read passage and whether she agreed with it. The results have showed that the document made orientations for the teaching of orality available, the teachers agree with the given orientations, but they have difficulty in carrying out specific activities on orality and have little knowledge on the theme. <![CDATA[Assistant teachers' professional careers at Instituto de Educação do Rio de Janeiro in the 1960s]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-62102016000300359&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo: Este artigo analisa a trajetória de professoras assistentes do Instituto de Educação do Rio de Janeiro na década de 1960, cuja única formação, geralmente, ocorria em escolas normais, de nível médio. O ingresso dessas docentes justificava-se pela carência de profissionais mais qualificados e pelo aumento do fluxo de normalistas em razão da expansão da rede pública escolar. A abordagem teórica incorpora estudos sobre trajetórias de acordo com Giovani Levi e Claude Dubar, considerações a respeito da socialização realizada pelo programa institucional segundo a visão de François Dubet, além do conceito de experiência, na acepção de Edward P. Thompson, enquanto a metodologia baseia-se na análise documental e produção de entrevistas à luz da história oral. Conclui-se que o trabalho docente, apesar de possuir forte carga de subjetividade, pressupõe uma ação que depende da adesão dos sujeitos ao projeto escolar.<hr/>Abstract: This article aims to assess the professional career developed by assistant teachers at Instituto de Educação do Rio de Janeiro in the 1960s, a teacher qualification middle school. This type of program was the only type of qualification available then. These assistant teachers were hired due to the lack of more qualified teaching staff to cater for the increasing numbers of student teachers enrolment as a consequence of state school expansion. Theoretical approaches comprise career studies according to Giovani Levi and Claude Dubar, considerations about socialization promoted by the institutional program in the view of François Dubet, in addition to the concept of experience as conceived by Edward P. Thompson. The study methodology used document analysis and interviews in the light of oral history. It may be concluded that despite the typical subjectivity that features the teaching profession, every teaching action is directly dependent on the teaching staff's adhesion to the school curriculum and syllabus. <![CDATA[To educate the childhood for the nation's future: An analysis of Puiggari-Barreto Reading Series]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-62102016000300367&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo: Os professores Romão Puiggari e Arnaldo de Oliveira Barreto publicaram, a partir de 1903, a Série de Leitura Puiggari-Barreto, obra destinada à escola primária, importante material que fora utilizado para a efetivação da função estabelecida para a instituição escolar: formar o cidadão republicano de modo que este fosse ordeiro, disciplinado, saudável, higiênico e patriota. Por meio de análise do conteúdo e de imagens, este texto apresenta os resultados de uma pesquisa que investiga as representações acerca de um ideal de infância brasileira presentes na obra, bem como a centralidade conferida à escola como instituição responsável pela socialização das crianças, tendo como base o conceito de representação desenvolvido por Chartier (1990).<hr/>Abstract: Teachers Romão Puiggari and Arnaldo de Oliveira Barreto published in 1903 the Puiggari-Barreto Reading Series, an important material destined to primary school that was used for the execution of the function established for the educational institution: to form the Republican citizen so that he would be orderly, disciplined, healthy, hygienic and patriot. By analyzing the content and images, this text presents the results of a survey that investigated the representations about an ideal of Brazilian children present in the work and the centrality given to the school as an institution responsible for the socialization of children, based on the concept of representation developed by Chartier (1990). <![CDATA[The lines or basting thread of time: Language games and the senses of time on History Curriculum Policies]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-62102016000300377&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo: Neste artigo, recortamos algumas análises desenvolvidas a partir de interrogações da pesquisa intitulada "Políticas Curriculares do Ensino de História: os jogos de tempo e jogos de linguagem". Essa pesquisa possui um recorte de análise que busca investigar os sentidos de sujeito e tempo na política curricular de história da rede municipal de uma cidade catarinense, construída pelos professores, no contexto das orientações dos Parâmetros Curriculares Nacionais de História. Nesse recorte específico do artigo, analisamos os sentidos de tempo dessa política curricular e tomamos como empiria o currículo em vigência, elaborado em 2011, que é analisado a partir de sugestões das "cadeias de equivalências", "significantes vazio" e disputas por "hegemonias" trabalhadas por Ernesto Laclau (2011). No campo da Educação e do Currículo, nos aproximamos dos trabalhos de Alice Casemiro Lopes (2012), Alice Casemiro Lopes e Danielle dos Santos Matheus (2011), como também das produções de Elizabeth Macedo (2006, 2009) e, ainda, dos escritos de Carmen Teresa Gabriel (2011, 2013). Na primeira seção, fazemos uma breve cartografia das discussões sobre tempo no que importa para um breve panorama das discussões convencionadas sobre o tema em múltiplas áreas do conhecimento e, na sequência, destacamos as discussões do conceito de tempo consolidadas no campo da História, assim como as discussões relacionadas ao tempo e ao ensino da História. A partir desses argumentos, socializamos as análises acerca dos sentidos de tempo que são mobilizados nessa política curricular.<hr/>Abstract: In this article, we selected some analyses developed from questions of the entitled research Curriculum policies of the History teaching: the time games and language games. This project has a profile that investigates the senses of subject and time in the curriculum policy of History of the municipal schools of a Santa Catarina city, built by teachers, in the context of National Curriculum Parameters of History orientations. In this specific part of the article, we analyzed the senses of time of that curriculum policy and took as empiricism the current curriculum, created in 2011, that is analyzed from the suggestions of "chains of equivalence", "significant void" and disputes by "hegemonies" studied by Ernesto Laclau (2011). In the field of education and curriculum, we approached the research by Alice Casimiro Lopes (2012), Alice Casemiro Lopes and Danielle dos Santos Matheus (2011), as also the investigations by Elizabeth Macedo (2006, 2009) and the theories by Carmen Teresa Gabriel (2011, 2013). In the first section, we did a brief cartography of the discussions about time considering what matters to a short panorama of the established debates over the theme in multiple areas of knowledge. In sequence, we highlighted the discussions in the consolidated concept of time in the field of History, as well as the ones related to time and teaching of History. Based on those arguments, we socialized the analyses about the senses of time that are mobilized in this curriculum policy. <![CDATA[Professor's intellectual production in postgraduate education in the north of Brazil: Achievements and challenges]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-62102016000300387&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo: A institucionalização dos cursos de pós-graduação no Brasil completou, em 2015, cinquenta anos. Este artigo objetiva o mapeamento reflexivo acerca da produção intelectual docente em educação na pós-graduação no Norte do país no período de 2010-2014. O levantamento de dados realizado em fevereiro de 2015 satisfez cinco etapas: (i) conformação do quadro docente a partir do acesso às páginas Web dos programas examinados na UEPA, UNIR, UFPA e UFAM; (ii) arrolamento de artigos, livros e capítulos na plataforma Lattes CNPq; (iii) aprofundamento quantitativo e qualitativo da produção no tocante às palavras-chave; (iv) agrupamento, integração e correlação entre as linhas de pesquisa dos programas considerando para tal inflexão a ênfase por meio das palavras-chave; (v) consubstanciamento dos dados levantados na plataforma Lattes e nas páginas Web com os relatórios CAPES. Pautados pela análise de conteúdo (Bardin, 2000) e na pesquisa quantitativa (Gatti, 2004), realizamos a sistematização e análise dos dados. A produção intelectual revela certa regularidade no volume e na diversidade dos temas na maioria dos programas. A despeito dos avanços e desafios, o período examinado revelou que o corpo docente atuante na região tem empreendido esforços para o crescimento social, científico, tecnológico e educacional com vistas ao desenvolvimento e à diminuição das desigualdades regionais.<hr/>Abstract: In 2015 the institutionalization of postgraduate courses in Brazil reaches its fifty years of existence. This article aims at tracing a reflective mapping on professor's intellectual production in postgraduate education in the north of Brazil throughout the years of 2010-2014. The data survey conducted in February 2015 met five steps: (i) listing of the staff from accessing the websites of the programs examined by UEPA, UNIR, UFPA and UFAM; (ii) listing of articles, books and chapters in the CNPq Lattes Platform; (iii) quantitative and qualitative deepening of production regarding keywords; (iv) assembly, integration and correlation between programs' research lines by considering such inflection emphasis through the keywords; (v) correlation between the data collected in the Lattes platform and the web pages with CAPES reports. Guided by content analysis (Bardin, 2000) and quantitative research (Gatti, 2004), we held data systematization and analysis. The intellectual production reveals a certain regularity in the volume and diversity of themes in most programs. Despite the limits, achievements and challenges, the period examined revealed that the faculty in the region have made efforts to increase the social, scientific, technological and educational with a view to development and reducing regional inequalities.