Scielo RSS <![CDATA[Educação UNISINOS]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=2177-621020170001&lang=es vol. 21 num. 1 lang. es <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[Apresentação]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-62102017000100003&lng=es&nrm=iso&tlng=es <![CDATA[Childhood, natality and education: a dialogue with Hannah Arendt]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-62102017000100012&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo: O trabalho discute os conceitos de infância, natalidade e educação em diálogo com Hannah Arendt. A apresentação da tese de que o poder da infância reside na força da linguagem, sustentada por autores da filosofia tais como Giorgio Agamben e Walter Kohan, compõe a estratégia argumentativa que propõe uma aproximação entre o conceito de natalidade formulado por Arendt e o processo de educação das novas gerações. O estudo é de cunho teórico, com base em revisão da literatura e busca articular educação e filosofia, campos epistemológicos distintos. Como resultado provisório, afirma-se, por um lado, que o nascimento e a chegada das crianças ao mundo desafia os adultos, que devem assumir a responsabilidade de educá-las, tendo como fundamento a liberdade da vontade. Por outro lado, argumenta-se que a natalidade dos adultos somente pode acontecer quando eles agirem de forma livre na esfera política da vida pública.<hr/>Abstract: This paper discusses the concepts of childhood, ‘natality’ and education based on a dialogue with Hannah Arendt. The presentation of the thesis according to which the power of childhood resides in the force of language, sustained by authors of philosophy such as Giorgio Agamben and Walter Kohan, composes the argumentative strategy that proposes an approximation between the concept of natality formulated by Arendt and the new generations’ education process. The theoretical imprint of the study is based on a review of the literature and it seeks to articulate two distinct epistemological fields: education and philosophy. As a provisional result, it may be affirmed that, on the one hand, the birth and arrival of children in the world challenges adults to undertake the responsibility for educating them, having as its basis the freedom of will. On the other hand, it is argued that the ‘natality’ of adults may only take place when they act in a free manner in the political arena of public life. <![CDATA[Vibrant power, vibrant subjectivities: A storytelling approach to the study of power in education]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-62102017000100021&lng=es&nrm=iso&tlng=es Abstract: This article constructs a framework for studying power through stories in education. Stories are presented as the practical ways in which subjectivities are made within a dispositive, which is theorized as where power becomes concrete. Stories serve two paradoxical roles. They actualize power but are also where power is resisted. The human subject is theorized as embodied living history, who lives and enacts discursive, spatial and material forces in new ways. A story is the living response to the human and non-human others with whom you are entangled in every moment. Therefore I argue that power and storytelling are closely connected and rely on each other. Used together, they provide a framework for capturing education as a vibrant, dynamic, living and plural space where multiple subjectivities are created and recreated at every moment within and across the confinements of power. <hr/>Resumo: Este artigo constrói um referencial para estudar o poder, na educação, por meio de histórias. Histórias são apresentadas como modos práticos nos quais subjetividades são produzidas dentro de um dispositivo, que é teorizado como o lugar onde o poder se torna concreto. Histórias assumem duas funções paradoxais. Elas atualizam o poder, mas são também o lugar onde se constroem resistências a ele. O sujeito humano é teorizado como corporificado em histórias vivas, que vive e produz forças discursivas, espaciais e materiais de novas maneiras. A história é a resposta viva para os “outros”, humanos e não humanos, com quem o sujeito está envolvido em cada momento. Portanto, argumenta-se que o poder e a contação de histórias - storytelling - estão intimamente ligados e dependem um do outro. Utilizados em conjunto, proporcionam um referencial para considerar a educação como um espaço vibrante, dinâmico, vivo e plural, no qual múltiplas subjetividades são criadas e recriadas a cada momento, dentro e entre as tramas do poder. <![CDATA[Time and differences: a possible dialogue between Elias, Piaget and Bergson]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-62102017000100031&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo: Este artigo objetivou criar um cenário propício para um diálogo entre Elias, Piaget e Bergson, tendo como pano de fundo a discussão sobre o tempo e as diferentes temporalidades constitutivas do ser humano. Elias apresenta uma abordagem sociológica que nos convida a pensar o tempo enquanto um instrumento do mecanismo civilizatório. Em Piaget, temos uma abordagem psicogenética, que nos ajuda a pensar não apenas nas estruturas mentais necessárias à construção da noção de tempo, mas em possíveis implicações da mesma no desenvolvimento infantil. Bergson traz uma leitura filosófica, problematizando a ideia de tempo matematizado como sendo o único tempo possível ao ser humano, apresenta a noção de duração e a possibilidade de aproximação com a experiência temporal do ser em sua integralidade. O diálogo entre esses três autores aponta para uma possibilidade de interação, a partir da variável tempo, convergindo para uma concepção de educação integral. <hr/>Abstract: The objective of this article is to create a setting that would be appropriate for a dialogue between Elias, Piaget and Bergson supported by the discussion of time and the different temporalities that make up human beings. Elias introduces a sociological approach that invites us to think time as an instrument of the civilizing mechanism. In Piaget we have a psychogenetic approach, which helps us think not only about the mental structures that are necessary for the construction of the notion of time, but about their potential implications in child development. Bergson, with a philosophical reading, introduces the notion of time as duration and the possibility of approaching the temporal experience of a human being in its entirety. The dialogue between these three authors points to a possibility of interaction that starts with the variable of time and converges to a conception of plain education. <![CDATA[Theoretical and conceptual foundations of the research in social practices and educatives processes]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-62102017000100040&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo: O presente artigo tem por objetivo contribuir para o aprofundamento da discussão teórico-conceitual realizada acerca da pesquisa em práticas sociais e processos educativos, situando-a no âmbito dos estudos acadêmicos da área da Educação. Por meio da realização de revisão bibliográfica, abarcando textos de Paulo Freire, Ernani Maria Fiori, Enrique Dussel, Maurice Merleau-Ponty e Boaventura de Sousa Santos, buscamos ampliar nossa compreensão acerca de aspectos conceituais que emergem como elementos constitutivos das duas categorias analíticas centrais desta perspectiva epistemológica de pesquisa em Educação, a saber: práticas sociais e processos educativos. Para tanto, discutimos tais categorias e argumentamos a favor de tomarmos as práticas sociais vivenciadas cotidianamente pelos seres humanos enquanto práxis essencialmente intersubjetiva, geradora de processos educativos que se projetam no tempo-espaço a partir de situações gnosiológicas problematizadoras da realidade social.<hr/>Abstract: This article aims to contribute to the deepening of the theoretical and conceptual discussions held about the research in the social and educational processes practices, placing it in the context of academic studies of the area of Education. By conducting a literature review covering the texts of Paulo Freire, Ernani Maria Fiori, Enrique Dussel, Maurice Merleau-Ponty and Boaventura de Sousa Santos we sought to expand our understanding of conceptual aspects that emerge as constituent elements of two main analytical categories of this epistemological research perspective in Education, namely: social and educational processes practices. To this end, we discuss the two categories and argue in favor of taking the daily social practices experienced by human beings as essentially inter-subjective praxis, generating educational processes that project in time-space from gnosiological problem-solving situations of social reality. <![CDATA[Training of kindergarten teachers in Portugal and teachers of early childhood education in Brazil: Differences and similarities]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-62102017000100050&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo: O texto buscou identificar aproximações e distanciamentos sobre a formação de professores para a atuação com crianças pequenas em creches e pré-escolas, por meio de revisão de literatura, análise documental e entrevistas sobre a formação de educadores de infância em Portugal e no Brasil. As conclusões indicam que as descontinuidades das políticas públicas para o ensino superior nas últimas décadas, naquele país, representaram rupturas com relação à formação anterior, em que havia especificidade na formação profissional, com consequências na qualidade formativa. Aproximamo-nos da situação portuguesa no que se refere às perspectivas de formação de professores para a atuação com crianças pequenas em ambientes institucionais (formação genérica e pouco especializada) e nos distanciamos no que diz respeito ao atendimento pleno do direito à educação das crianças de 0-3 anos em creches, situação que se traduz nos programas de formação inicial de educadores de infância em Portugal. <hr/>Abstract: The text aims to identify differences and similarities regarding the teacher training for teachers of young children in kindergartens and pre-schools, considering the specificity and complexity of this educational task, and the context of the training of these professionals in both countries. The study was based on literature review and document analysis on the formation of early childhood educators in Portugal and Brazil. The findings indicate that the discontinuities of public policy for higher education in Portugal in recent decades represented departures from the previous training, which was a specifically vocational training. As a consequence, we observe setbacks and reduced quality training (conceptual change ‘nursery school’ to ‘pre-school’). The situation of children education in Brazil is similar to the Portuguese situation in terms of the prospects for teacher training for teachers of young children in institutional settings (generic and not enough specialized) and different in terms of the full accomplishment of the right to education of children 0-3 years in nurseries, situation that is reflected in the programs of initial training of educators of infancy in Portugal. <![CDATA[Teachers’ professional knowledge: Authority mirroring autonomy in the contemporary school]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-62102017000100060&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo: Este artigo objetiva analisar o saber profissional docente tendo como referente a autoridade interrogada ao espelho da autonomia. Nesse meandro, em que entra em curso a liquidez (Bauman, 2001), a crise da educação (Arendt, 2011) e o processo de dessimbolização geracional (Dufour, 2005), problematiza-se: Como tem sido constituído o saber profissional dos professores? Quais são os referentes da autoridade e da autonomia que atravessam o agir docente? Esta pesquisa, de abordagem qualitativa, tem como dispositivos de coleta de dados as observações e a entrevista com três professores de uma escola pública. Os professores desejam a autoridade docente, mas acabam por experimentar a cedência à autoridade possível que se vive na escola. Conclui-se, então, que a dimensão política tem vindo a fragilizar-se nos discursos sobre autonomia e autoridade docente e, consequentemente, nas questões de desenvolvimento do saber profissional.<hr/>Abstract: This article aims to analyze the teachers’ professional knowledge using as reference the authority questioned to the autonomy’s mirror. In this sense, considering liquidity (Bauman, 2001), the educational crisis (Arendt, 2011) and the de-symbolization process of a generation (Dufour, 2005), we question: How has the professional development of the teachers been constituted? What are the authority and autonomy references for the teaching act? This is a qualitative investigation and the data was collected using observations and semi-structured interviews with three teachers of a public school. Teachers want the teaching authority, but end up trying to transfer the possible authority that lies in school. It follows then that the political dimension has been weakening in discourses on autonomy and teaching authority and, consequently, in the development issues of professional knowledge. <![CDATA[Curricular integration of teaching education courses: students perceptions]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-62102017000100070&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo: Este artigo visa discutir os resultados obtidos em uma pesquisa cujo objetivo era investigar a percepção dos acadêmicos no que se refere à proposta de integração pedagógica implantada nos cursos de licenciatura de uma universidade comunitária de Santa Catarina a partir de 2009. O principal objetivo da proposta de integração é formar professores com uma visão para além da disciplina específica, com um perfil profissiográfico comum a todos os cursos oferecidos pela Universidade. Para contribuir com o desenvolvimento desse perfil, foi criado o Núcleo Pedagógico Integrador - NPI, que trabalha com a produção social do conhecimento, com a construção do pensamento científico e com a incorporação da pesquisa como princípio formativo desde o início do curso. O referencial teórico da pesquisa tem como base autores que discutem a formação de professores, como Tardif (2011), Gatti (2009) e Fazenda (2006, 2009). Para coletar os dados da pesquisa, utilizou-se um questionário com questões fechadas e abertas. Os participantes da pesquisa foram alunos dos últimos anos dos cursos de licenciatura. Os resultados indicam que a maioria dos acadêmicos percebeu a importância dessa experiência, sinalizando um novo perfil de professor, aberto às novas propostas e ao diálogo com seus colegas de trabalho com vistas a responder aos desafios impostos à escola.<hr/>Abstract: This paper discusses the results obtained in a research whose aim was to investigate the perception of students in relation to the pedagogical integration proposal employed in the undergraduate teaching education courses of a community college in Santa Catarina since 2009. The main objective of the proposal of integration is to train teachers with a vision beyond the specific discipline with a professional profile common to all courses offered by the University. To contribute to the development of this profile, a Pedagogic Integrator Core - PIC - was created, which deals with the social production of knowledge, the construction of scientific thought and the incorporation of research as a formative principle since the beginning of the course. The theoretical reference of the research is based on authors who discuss the teaching education, such as Tardif (2011), Gatti (2009) and Fazenda (2006, 2009). To collect the research data a questionnaire with closed and open questions was used. The respondents were students of the last years of the teaching education courses. The results indicate that most students realized the importance of this experience, indicating a new teacher profile, open to new proposals and dialogue with their colleagues in order to answer the challenges inflicted to the school. <![CDATA[The role of basic school in the initial formation of teachers: professors’ representations]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-62102017000100081&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo: Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa de mestrado cujo objetivo foi conhecer as representações de professores de um curso de Pedagogia acerca da relação entre a teoria trabalhada na formação inicial de professores e a prática profissional. O estudo de natureza qualitativa contou com a participação de cinco sujeitos, docentes de um curso de Pedagogia de uma universidade pública. Os dados foram obtidos mediante a técnica da entrevista semiestruturada e foram tratados de acordo com a análise de conteúdo do tipo temática (Bardin, 1977). Dentre os principais achados, destacam-se a concepção de escola como espaço de mera experimentação da docência, portanto, de aplicação das teorias ensinadas na universidade, e a percepção de que a articulação entre o ensino e o contexto da prática profissional é responsabilidade específica do componente Pesquisa e Estágio.<hr/>Abstract: This article presents the results of a Masters research whose goal was to understand the representations of teachers in an undergraduate class of pedagogy about the relationship between the theory in action, in the initial formation of teachers and their professional practice. The study of qualitative nature involved five subjects, all teachers in an undergraduate class of pedagogy in a public university. The data were obtained using a technique of semi-structured interviews and were treated following the themed content analysis (Bardin, 1977). Among the main findings, the highlights are the conception of the school as a space of mere teacher’s experimentation, therefore, a space for applied theories learned in the university, and the perception that the articulation between teaching and the professional context is a specific responsibility of the component Research and Internship. <![CDATA[Actions of the municipal public schools in the west mesoregion of Santa Catarina for the quality of basic education]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-62102017000100090&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo: O presente trabalho refere-se a uma dimensão do Projeto “Indicadores de qualidade do ensino fundamental na mesorregião Oeste de Santa Catarina: estratégias e ações na rede pública municipal de ensino (2010-2014)”. Apresentam-se as ações em prol da melhoria dos processos do ensino e da aprendizagem relacionadas com sete dos dezoito municípios pesquisados. Com base na abordagem qualitativa, foram analisadas as respostas das entrevistas, que tiveram como sujeitos os gestores escolares e os professores de Língua Portuguesa e Matemática cujos alunos foram participantes da Prova Brasil 2009. Constatou-se que, salvaguardando as especificidades de cada município, o resultado do IDEB gera ações na direção da melhoria da qualidade educativa.<hr/>Abstract: This paper refers to a dimension of the project “Indicators of quality of primary education in West meso-region of Santa Catarina: strategies and actions in municipal public schools (2010-2014)”. It presents the actions for the improvement of the processes of teaching and learning related to seven of the eighteen municipalities surveyed. Based on the qualitative approach, we analyzed the responses of interviews that had as participants the school managers and Portuguese and Math educators/teachers whose students were participants of Prova Brasil in 2009. It was noticed that, safeguarding the characteristics of each municipality, the result of IDEB generates actions toward improving educational quality. <![CDATA[History textbook, between contents and epistemology]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-62102017000100102&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo: Este artigo propõe uma análise sobre a estrutura epistemológica dos conteúdos de livros didáticos de história (movimentos sociais) aprovados pelo Plano Nacional do Livro Didático (PNLD) de 2010 a partir da perspectiva teórico-metodológica desenhada pelo historiador e filosofo alemão Jörn Rüsen, quando discute a possibilidade da produção de um livro didático de história ideal. A pesquisa vincula-se aos estudos realizados no Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Estadual do Centro-Oeste, cujas investigações preocupam-se com as relações entre epistemologia da História e o ensino de História na educação básica. Os resultados apontam para a potencialidade das narrativas históricas de livros didáticos para o campo de pesquisa em ensino de História, bem como indicam a relevância desses materiais didáticos no processo de ensino-aprendizagem de História.<hr/>Abstract: This article proposes an analysis on the epistemological structure of the contents of history textbooks (social movements) approved by the National Plan of the Textbook of 2010 starting from the theoretical-methodological perspective drawn by the German historian and philosopher Jörn Rüsen, when he discusses the possibility of the production of a textbook of ideal history. The research is linked to the studies accomplished in the Program of Master Degree in Education of the State University of the Center-West, whose investigations worry about the relationships between epistemology of history and teaching of history in elementary school. The results show the potentiality of the historical narratives of textbooks for the research field in the teaching of history, as well as indicate the relevance of those didactic materials in the process of teaching-learning of history. <![CDATA[Questioning “every form of love”: the visibility of minority groups in the advertisement of O Boticário]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-62102017000100111&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo: A publicidade que convida ao consumo é a mesma que funciona como pedagogia cultural e reforça valores e saberes específicos, dentre eles, a ideia de amor romântico e a suposta supremacia da heterossexualidade. Neste artigo, examinamos a campanha do Dia dos/as Namorados/as, de 2015 da marca O Boticário sob a ótica dos Estudos Culturais, da Cultura Visual e dos Estudos de Gênero e nos perguntamos: quais as representações que O Boticário emite acerca de relacionamentos homossexuais? Verificamos que a publicidade associa romance e homossexualidade, bem como propicia o final feliz como algo democrático, em que pessoas de diferentes sexualidades desfrutam de seus produtos e não são vinculadas à ideia de desvio ou doença.<hr/>Abstract: Advertisement that invites to consumption has the same function as a cultural pedagogy and reinforces specific values and knowledge, among them, the idea of romantic love and the supposed supremacy of heterosexuality. In this article, we examined the Valentines’s Day Campaign, of 2015, of the brand O Boticário, from the perspective of Cultural Studies, Visual Culture, and Gender Studies and we wonder: what representations does O Boticário emit regarding homosexuality relationships? We verified that the advertisement associates romance and homosexuality, as well as provides a happy ending as something democratic, in which people of different sexualities enjoy their products and are not linked to the idea of deflection or disease.