Scielo RSS <![CDATA[Educação UNISINOS]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=2177-621020170003&lang=es vol. 21 num. 3 lang. es <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[Apresentação]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-62102017000300275&lng=es&nrm=iso&tlng=es <![CDATA[Multicultural and argumentative teaching strategies contributions for teacher training]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-62102017000300277&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo: Este artigo defende que a formação de professores pode ser beneficiada pelo olhar multicultural e argumentativo, a partir do qual estratégias didáticas e práticas formativas são valorizadas como meios de promover o diálogo crítico. Na primeira parte, é apontado o debate sobre o multiculturalismo, suas vertentes e seus desdobramentos na educação; a segunda traça articulações entre o multiculturalismo e a Teoria da Argumentação desenvolvida por Perelman e Olbrechts-Tyteca (1999), que preconiza tomar os sujeitos do diálogo como portadores do direito de se colocarem em posições respeitáveis. A perspectiva multicultural é pensada, então, como argumentação para o diálogo das diferenças, o que pode resultar em impactos positivos na didática e nas práticas formativas docentes. O texto apresenta metodologia híbrida, constituída de ensaio teórico, intercalado com ilustrações de estudos práticos que apoiam o argumento central defendido. Desse modo, pari passu à discussão, analisamos pesquisas desenvolvidas em metodologias qualitativas, participantes, que mostram como o enfoque multicultural e argumentativo poderia ser traduzido em experiências didáticas e em práticas formativas docentes, discutindo suas possibilidades e desafios.<hr/>Abstract: This article argues that teacher training can benefit from a multicultural and argumentative view, from which teaching strategies and teaching training practices are valued as means of promoting critical dialogues. The first part points out the debate about the concept of multiculturalism, its different aspects and its development in education. The second one suggests some linkages between multiculturalism and the theory of argumentation developed by Perelman and Olbrechts-Tyteca (1999), which recommends that subjects of the dialogue are seen as bearers of the right of putting themselves in reputable positions. The multicultural perspective is perceived as a process of argumentation so as to promote the dialogue of differences, which can result in positive impacts on didactics and teaching training practices. Methodology is hybrid, being theoretical and practical, by linking the argument with illustrations of qualitative and participatory research that translate the multicultural and argumentative approach n teaching experiences and in teaching training practices, discussing their possibilities and challenges. <![CDATA[The obsolescence of the political aspect of the teaching profession and the generative theme]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-62102017000300286&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo: A pesquisa teve como objetivo identificar como o Projeto Pedagógico de uma instituição escolar do interior do Rio Grande do Sul oferece subsídios aos seus docentes para seus planejamentos, bem como o modo como é pensado o tema gerador nas suas atividades em sala de aula. Para tanto, por meio de análise documental e entrevista semiestruturada, foram analisados dois instrumentos: o Projeto Pedagógico da escola e as respostas concedidas pelas docentes. O referencial teórico ancorou-se, mormente, nos preceitos de Paulo Freire. Como conclusão, observa-se que há um esfacelamento da compreensão socioantropológica do tema gerador, que se apresenta como consequência da obsolescência do aspecto político da atividade docente.<hr/>Abstract: The research aimed to identify how the Pedagogical Project of a school institution from Rio Grande do Sul assists teachers in the successful accomplishment of their plans, as well as how the generative theme is thought in their classroom activities. Therefore, by means of document analysis and semi-structured interviews, two instruments were analyzed: the school Pedagogical Project and the teachers’ answers to the interview questions. The theoretical framework was mainly based on Paulo Freire’s precepts. In conclusion, it is observed that there is a breakdown in the socio-anthropological understanding of the generative theme, which is a result of the obsolescence of the political aspect of the teaching activity. <![CDATA[Teachers college socialization beginners: a review]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-62102017000300297&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo: Este artigo realiza uma revisão crítica da literatura acerca do tema socialização de professores universitários iniciantes. Para tal, foram selecionados, por meio do SciELO e do Google Acadêmico, artigos publicados entre 2004 e 2014, com os descritores “professores universitários”, “socialização de professores universitários”, “professores universitários iniciantes”, “docência no ensino superior”, “trabalho do professor universitário”. Na revisão, foram construídos os seguintes descritores temáticos: a localização teórica da pesquisa revisada, as metodologias utilizadas, os resultados e as conclusões em ordem cronológica de publicação. Dentre os principais achados, de acordo com a literatura revisada, destacam-se: os professores universitários possuem poucos programas de formação nas universidades, as profissões de origem podem ter maior impacto no exercício profissional do que a pedagogia universitária, a resiliência exerce influência positiva no processo de socialização e as instituições universitárias exercem um papel limitado na entrada de novos professores.<hr/>Abstract: This article presents a critical review of the literature on the topic socialization of beginner professors. To this end, articles published between 2004 and 2014 were selected by SciELO and Google Scholar with the descriptors “university professors”, “socialization of university professors”, “novice professors”, “teaching in higher education,” and “teacher’s work university”. In the review, the following thematic descriptors were built: the theoretical location of the revised research, the methodologies used, the results and conclusions in chronological order of publication. Among the main findings, according to the literature reviewed, are: academics have few training programs in universities, the source professions may have greater impact on the professional practice than the university pedagogy, resilience exerts a positive influence on the process of socialization and academic institutions play a limited role in the entry of new professors. <![CDATA[Collective and collaborative work at schools: Work conditions and principles]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-62102017000300306&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo: O artigo discute o trabalho coletivo de professores nas escolas de educação básica e problematiza a importância das condições de trabalho e a definição de princípios para que o trabalho coletivo seja assumido como trabalho colaborativo. Os dados de análise foram produzidos em uma pesquisa que envolveu uma escola da rede estadual paulista e uma Diretoria Regional de Ensino. Os pesquisadores acompanharam a rotina das aulas de trabalho pedagógico coletivo e os encontros entre supervisores e professores coordenadores. Os resultados apontam que as condições nas quais se efetiva o trabalho docente comprometem a realização do trabalho coletivo e que esse se torna colaborativo quando os professores trabalham apoiados em princípios acordados coletivamente, destacando-se: o compromisso com a aprendizagem dos alunos; o diálogo orientado pela reflexão e compreensão da realidade dos alunos; e o esforço na articulação e integração das ações dos professores.<hr/>Abstract: This article discusses the collective work of teachers in regular public schools and analyzes the importance of the working conditions and the definition of principles that contribute for collective work to become a collaborative work. The data for this analysis came from a research involving one school in the state of São Paulo and the Regional Board of Education. Researchers followed the routine of the activities related to collective pedagogical work and observed meetings between teachers and supervisors. The research demonstrates that collective work becomes collaborative when teachers work based on principles agreed upon collectively, highlighting the following principles: a commitment to students learning; a debate focused on critical thinking and understanding of students’ reality; and an effort for the integration and cooperation among teachers. <![CDATA[Not another typical story, yet not a new critique. A journey to utopia across standardized assessment]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-62102017000300315&lng=es&nrm=iso&tlng=es Abstract: This is an approach to standardized assessment built on Foucault’s work. Assessment is taken as a dispositif that allows the exertion of power, in terms of governmentality. Diverse discourses about assessment circulate among national and international agencies, which promote its “goodness” for progress and development of nations. This paper, by historicizing the present, aims at mapping the continuities and discontinuities of discourses about standardized assessment in Chile and at portraying how assessment systems govern subjects. The structure of this paper is not the typical academic structure. Instead, it uses the plot of two movies to articulate and to depict assessment systems as a dispositif of power.<hr/>Resumo: Este trabalho é uma abordagem da avaliação padronizada construída sobre o trabalho de Foucault. A avaliação é considerada como um dispositif que permite o exercício do poder, em termos de governamentalidade. Diversos discursos sobre avaliação circulam entre agências nacionais e internacionais, que promovem sua “bondade” para o progresso e o desenvolvimento das nações. Este artigo, ao historicizar o presente, visa traçar as continuidades e descontinuidades dos discursos sobre a avaliação padronizada no Chile e retratar como os sistemas de avaliação governam os sujeitos. A estrutura deste artigo não é a estrutura acadêmica típica. Em vez disso, usa o enredo de dois filmes para articular e descrever os sistemas de avaliação como um dispositif de poder. <![CDATA[Descentralization, municipalization and federalism in special education: A case study on Fenapaes]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-62102017000300324&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo: O artigo tem por objetivo analisar a configuração da Educação Especial no processo do regime federativo brasileiro após a CF/1988, em articulação com os aspectos administrativos e políticos da Federação Nacional das Apaes (Fenapaes). Trata-se de um estudo documental das legislações brasileiras, bem como dos projetos e programas da Federação. Os resultados indicaram que a municipalização do ensino no Brasil teve diferentes repercussões para a Federação - com sua expansão pelo país e com a captação de verbas para a execução de serviços sociais, entre eles, a educação, por exemplo. O Federalismo e a Reforma do Estado impulsionaram, então, a consolidação do ramo paralelo de ensino nessa modalidade, por meio de repasse de recursos para as instituições filantrópicas.<hr/>Abstract: This study aims to analyze how the modality of special education is organized in the Brazilian federative system after the CF/1988 in articulation with the managing and political aspects of Apaes National Federation (Fenapaes). This is a documental study about the Brazilian legislation as well as about the Apaes Federation’s projects and programs. The results indicates that school municipalization in Brazil had different outcomes for Fenapaes with its expansion and financial resources for social services, among them, education. Apaes Federation and the reform of the state propelled the consolidation of a parallel branch of schools for special education by transferring resources to philanthropic institutions. <![CDATA[Experiences of empowerment and self-advocacy in people with disabilities: A study in Brazil and Canada]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-62102017000300336&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo: Este artigo tem como objetivo analisar, pela ótica dos Direitos Humanos, experiências individuais, sistemas (leis, políticas, diretrizes) e atitudes sociais que colaboram (ou não) para o processo de empoderamento e autoadvocacia na vida de pessoas com deficiência no Brasil e no Canadá. Para isso, foi desenvolvido um estudo que parte da seguinte problemática: qual a realidade político-legal e sociocultural do Brasil e do Canadá que contribui para a garantia dos Direitos Humanos relacionados com as experiências de empoderamento e autoadvocacia de pessoas com deficiência? Por meio de uma abordagem qualitativa, adotei os Estudos Culturais como campo de análise e foram realizadas entrevistas com pessoas com deficiência de diferentes regiões brasileiras e do Canadá. As experiências relatadas no Canadá e no Brasil evidenciam que a aquisição do empoderamento e da autoadvocacia é inerente ao sujeito e a sua história de vida, seja em relações mais positivas ou em relações opressoras e de exclusão.<hr/>Abstract: This article aims to analyze, from the perspective of human rights, individual experiences, systems (laws, policies, guidelines) and social attitudes that contribute (or not) to the process of empowerment and self-advocacy in the lives of people with disabilities in Brazil and Canada. For this, we developed a study that starts off from the following question: what is the political-legal and socio-cultural reality of Brazil and Canada that contributes to the guarantee of human rights related to experiences of empowerment and self-advocacy of people with disabilities? Through a qualitative approach, we adopted cultural studies as a field of analysis, and interviews were conducted with people with disabilities in different regions of Brazil and Canada. Both experiences showed that the acquisition of empowerment and selfadvocacy is inherent to the subject and his life story, both in more positive relationships and oppressive and excluding ones. <![CDATA[Education entrepreneurship in times of flexible capitalism: analysis of school-company partnerships in Rio Grande do Sul]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-62102017000300345&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo: • O artigo discute o fenômeno do empresariamento da educação a partir do final do século XX e apresenta um mapeamento inicial das parcerias escola/empresa no Rio Grande do Sul. A partir de uma análise documental, foram estudados programas desenvolvidos em escolas públicas por uma Associação Educativa sem fins lucrativos mantida pela iniciativa privada, cuja finalidade é formar sujeitos empreendedores no Ensino Fundamental e no Ensino Médio. As discussões e a análise dos documentos foram realizadas com base nas teorias de Ball, Dardot e Laval, Sennett e López-Ruiz. O estudo permitiu-nos compreender como algumas das discussões realizadas pela área de Gestão e Negócios sobre a reengenharia, o capital humano e o empreendedorismo adentram as instituições de ensino e demandam a formação de um sujeito flexível.<hr/>Abstract: • This paper discusses the phenomenon of education entrepreneurship from the end of the 20th century on and presents an initial mapping of the Programs developed in public schools by a non-profit Educational Association maintained by the private sector whose goal is to educate entrepreneur subjects in Elementary and High School. The discussions and the documental analysis were based on the theories of Ball, Dardot and Laval, Sennett and López- Ruiz. The study has enabled us to understand the way in which some of the discussions held in the Management and Business area about re-engineering, human capital and entrepreneurship have entered educational institutions and required the education of a flexible subject. <![CDATA[Cultural industry and pedagogy advertising (des)crystallization of concepts teachers on the family “condominium”]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-62102017000300356&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo: O presente estudo foi desenvolvido com 20 alunas do curso de Pedagogia de uma Universidade Estadual do Paraná, em quatro encontros, nos quais ocorrem as seguintes atividades: debate do conceito prévio de família, leitura de um texto científico, aprofundamento de referenciais na rede mundial de computadores, projeção de três propagandas comerciais, que nortearam a elaboração de um texto coletivo utilizando o Google Drive, e criação de um blog pessoal no qual foi transposto o conceito de família adquirido após a intervenção. A proposta teve como objetivo compreender como a indústria cultural contribui para a formação do conceito de família. Os resultados obtidos foram tratados a partir da análise de conteúdos e na visão de exemplares, sob quatro vieses: clássica, prototípica, dos exemplares e teórica. Concluímos que o conceito de família das futuras professoras aponta para uma visão clássica, baseada em características definidoras. É necessário problematizar o conceito de famílias na contemporaneidade, para tanto, ela deve ser compreendida historicamente e analisada em suas especificidades nos processos de formação docente.<hr/>Abstract: This study was developed with 20 students of the Faculty of Education of the State University of Paraná in four meetings, in which the following were carried out: a discussion of the previous concept of the family, the reading of a scientific text, the deepening of reference on the World Wide Web, the projection of three commercial advertisements, which guided the development of a collective text using Google Drive, and the creation of a personal blog, in which the concept of family acquired after the intervention was made explicit. The proposal aimed at understanding how the cultural industry contributes to the formation of the family concept. Results were treated from the content analysis and vision of references under four biases: classic, prototypical, of copies and theoretical. We conclude that the concept of the family of future teachers points to a classical view, based on defining characteristics. It is necessary to discuss the concept of families in contemporary times, therefore, it must be understood historically and analyzed in its specificity in teacher training processes. <![CDATA[Intercultural ethics: From knowing to re-knowing the Other]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-62102017000300366&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo: Este estudo busca, inicialmente, refletir a violência na constituição do Outro presente no pensamento denominado de Orientalismo, teoria analisada por Edward W. Said, na obra Orientalismo: o Oriente como invenção do Ocidente (2007). Posteriormente, apresenta algumas reflexões que emergem do campo da Ética Intercultural, formulada pelo pensador chileno Ricardo Salas, de forma a evidenciar e, ao mesmo tempo, mostrar as contradições de dois aspectos do Orientalismo: a ausência de diálogo intercultural e de pressupostos éticos; e a evidência de uma moral que disfarçava a intenção consciente de tornar o nativo um objeto de lucro, reificando, assim, sua condição. A proposta de uma ética intercultural carrega elementos fundamentais para pensarmos uma proposta de educação intercultural, tecida pela compreensão de re-conhecimento.<hr/>Abstract: This study initially seeks to think about the violence of the constitution of the other that is present in the concept called Orientalism, a theory analyzed by Edward W. Said in his book Orientalism: western conceptions of the Orient. After that, it brings some thoughts that come from the field of Intercultural Ethics, created by the Chilean writer Ricardo Salas, as a way to confirm and, at the same time, show the contradictions of two aspects of Orientalism: the absence of intercultural dialogue and ethical conjectures; and the evidence of a morale that masked the conscious intention of turning natives into commodities and reifying their condition. The idea of intercultural ethics carries fundamental elements for the thinking of a proposal for intercultural education, which should be weaved by the comprehension of recognition. <![CDATA[Developing electronic games for education: exploring the backstage]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-62102017000300374&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo: Este artigo propõe uma análise dos bastidores de produção de Jogos Eletrônicos Educacionais. Para isso, acompanha o dia a dia da equipe envolvida em sua construção, suas negociações, suas falas, seus atos, na busca de observar a que eles reportam, que materiais utilizam, que noções sobre educação eles têm para “etiquetar” um jogo como educacional. Esses artefatos digitais são produzidos e chegam ao consumidor final como uma caixa-preta, na qual não está registrado o que aconteceu durante seu desenvolvimento. A proposta é abrir essa caixa-preta e investigar que noções educacionais circulam nos bastidores de produção. Têm-se como referencial teórico-metodológico os conceitos de ator, fachada e bastidores de Goffman para o estudo das equipes de produção; a Teoria Ator-Rede (TAR) de Bruno Latour para o mapeamento das redes que formam os produtos-caixas-pretas; e a descrição densa dos ambientes observados a partir das orientações advindas da experiência antropológica de Geertz. Verificamos, na instituição pesquisada, que as concepções circulantes sobre a natureza educacional dos jogos limitam-se à nomeação de poucos autores acadêmicos e à presença eventual de um pedagogo. Indicamos a relevância de um aprofundamento sobre os bastidores de produção de jogos eletrônicos rotulados como educacionais, apresentando e propondo um roteiro de questões para novos estudos.<hr/>Abstract: This article presents an analysis of the backstage of Electronic Educational Games production. To this end, the first author accompanied the day to day of ateam involved in game construction, noting negotiations, talk and actions of team members, seeking to observe what they report, which resources they utilize and which educational conceptions they use as basis to attach the label ‘educational’ to a game. These digital artifacts are produced and reach the final consumer as a black box, devoid of registers on what happened during its development. The idea is to open this black box and investigate the educational notions that circulate in the backstage during production. We used as theoretical and methodological framework Goffman’s concepts of actor, facade and backstage for the study of production teams; the Actor-Network Theory (ANT) of Latour for mapping the networks that form the black-box products; and the idea of thick description of environments, following guidelines from Geertz’s the anthropological experience. We verified in the studied institution that current conceptions on the educational nature of games are limited to citations of a few academic authors and the occasional presence of a pedagogue. We indicate the relevance of a further study on the production backstage of electronic games labeled as educational, presenting and proposing a list of questions for future studies. <![CDATA[Cartographic intervention research in Art Education]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-62102017000300387&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo: Este artigo tem como foco a pesquisa de intervenção cartográfica como um método para pesquisas em Arte Educação. O objetivo é discutir sobre essa metodologia, que coloca em evidência os processos e as questões educacionais que respeitam as subjetividades e a experiência. A metodologia de pesquisa é qualitativa, e a abordagem é bibliográfica, com aporte teórico principal em Deleuze e Guattari (1995), Kastrup (2008) e Uriarte (2017). Como resultado, sinaliza-se que essa metodologia exige mudança nas práticas de narrar; apresenta a pesquisa e a intervenção como dois planos de um mesmo processo; não dissocia os campos da análise e da intervenção; constitui-se um método aberto às relações e às conexões com outras áreas do conhecimento; exige a imersão do pesquisador no território da pesquisa; é sempre um coletivo de forças e, mostrou-se muito adequado para a pesquisa em Arte Educação, especificamente na área da Música.<hr/>Abstract: This paper focuses on the cartographic intervention research as a method for research in Art Education. The objective is to discuss this methodology, which highlights the educational processes and issues that respect subjectivities and experience. The research methodology is qualitative and the approach is bibliographical, with the main theoretical framework based on Deleuze and Guattari (1995), Kastrup (2008) and Uriarte (2017). As a result, we point out that this methodology requires a change in the narrative practices; presents research and intervention as two plans of the same process; does not dissociate the fields of analysis and intervention; is an open method to relations and connections with other areas of knowledge; requires the immersion of the cartography researcher in the research territory; is always a collective of forces alongside stable outlines called shapes, and proved to be very suitable for the research in Art Education, specifically in Music. <![CDATA[Gender relations, education and the press: Reflections on the newspaper O Albor in Laguna (Brazil, 1901-1930)]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-62102017000300395&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo: O artigo discute relações de gênero e educação, enfatizando a educação de meninas e o magistério em diálogo com a produção historiográfica e matérias de O Albor, no período de 1901 a 1930, disponíveis no Arquivo Público Municipal de Laguna (SC). Sob os referenciais de E.P. Thompson, a imprensa é analisada na intencionalidade dos grupos que representa, com suas contradições e fissuras, que, em seu dizer, ensina, propõe reflexões e difunde informações, e o faz também no que deixa de dizer, no que é silenciado. Nos onze excertos selecionados, os resultados apontaram para discrepâncias salariais entre os sexos, para a implantação da escola mista como um processo gradual, resultante de fatores financeiros estatais, potencializados pela luta das mulheres e pela formação sociocultural de professoras e eventuais professores, vinculada à ideia de vocação e dedicação amorosa. A normatização para uma feminilidade dócil e religiosa estava presente, principalmente dirigida à mulher branca, de setores médios e elites, ainda que abrisse espaço para a discussão da emancipação das mulheres sob a perspectiva do feminismo liberal.<hr/>Abstract: The article discusses gender relations and education, emphasizing the education of girls and the teaching in dialogue with the historiographic production and articles of O Albor, from 1901 to 1930, available in the Municipal Public Archive of Laguna (Brazil). Under E.P. Thompson’s references, the press is analyzed in the intentionality of the groups it represents, with its contradictions and fissures, which, in its words, teaches, proposes reflections and diffuses information, and does so in what it fails to say, in what is muted. In the eleven selected excerpts, the results pointed to wage discrepancies between the sexes, to the implantation of the mixed school as a gradual process, resulting from state financial factors, potentiated by women’s struggle and the socio-cultural formation of teachers and eventual teachers as vocation and affectivity. The regulation for a docile and religious femininity was present, mainly directed to the white woman, of middle sectors and elites, although it opened space for the discussion of the emancipation of women from the perspective of liberal feminism. <![CDATA[Schools of medieval monasteries: social dynamics, didactic and pedagogy]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-62102017000300405&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo: Os mosteiros foram grandes centros civilizacionais na Idade Média. Sua influência e poder extrapolaram os aspectos puramente religiosos e espirituais. No seu interior, o monge dedicava-se basicamente à oração e ao trabalho (ora et labora), mas também havia espaço para o estudo e a leitura. Na Europa Medieval, o estudo era um privilégio de poucos, um luxo do clero e da nobreza. As escolas existiam basicamente em instituições eclesiais, paróquias, catedrais e mosteiros. No entanto, foi nos mosteiros que a escola teve mais efetividade e organização. Quase todos possuíam escolas que preparavam seus noviços para a vida monástica. A leitura e a escrita permitiam o acesso à bíblia e a integração do monge no complexo arranjo litúrgico da vida monástica. O fim último da educação não era o conhecimento em si, mas a salvação. Este artigo analisa a dinâmica social, a didática e a pedagógica no interior de uma escola monástica.<hr/>Abstract: Monasteries were great centers of civilization in the Middle Age. Their influence and power extrapolated purely religious and spiritual aspects. In its interior, the monk basically dedicated himself to prayers and work (ora et labora), but there was also room for studying and reading. In Medieval Europe, studying was a privilege of the few, and luxury of the clergy and nobility. Basically, there were schools in church institutions, parishes, cathedrals and monasteries. However, it was in the monasteries that the school had more effectiveness and organization. Almost all of them had schools that prepared their novices to the monastic life. Reading and writing allowed the integration of the monk in the liturgical complex arrangement of monastic life. The ultimate goal of education was not knowledge itself, but salvation. This article analyzes the social dynamics, the didactic and pedagogy inside a monastic school. <![CDATA[Teachers memories: (re)thinking teacher training and work in the nursery]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-62102017000300415&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo: O artigo aborda historicamente a formação profissional para o trabalho com a educação infantil, tomando por objeto uma creche universitária paulista e as experiências de formação que ocorreram com seu grupo de professoras. Nele, veiculamos as memórias dessas profissionais, em uma dinâmica de produção de pesquisas que utiliza entrevistas, em articulação a demais documentos impressos, encontrados nos arquivos da instituição. Insere-se na história da formação docente, refletindo sobre políticas e culturas da formação de educadores. Como resultado, verifica-se como as depoentes vinculam suas experiências de trabalho e a experiência acadêmica, revisitando suas práticas e promovendo a emergência de novos significados para suas carreiras e o trabalho pedagógico. Por fim, refletimos sobre a busca por uma identidade profissional docente da educação infantil, em especial em relação aos que trabalham com crianças de 0 a 3 anos de idade.<hr/>Abstract: The article discusses, historically, professional qualification of teachers who work in nursery, taking as object a day care located into a university in São Paulo, focusing experiences that occurred with this group during academic formation. We bring these professionals’ memories, in a dynamic of research production that uses interviews, and, in a complementary way, documents from the institutional archive. The research falls within the history of teacher education reflecting on policies and cultures of teacher training. As a result, it is verified how the deponents link their work experiences and academic experience, revisiting their practices and promoting the emergence of new meanings for their careers and the pedagogical work. At the end, we reflect on the search for a professional identity in early childhood education, especially in relation to the care of children from 0 to 3 years old.