Scielo RSS <![CDATA[Educação UNISINOS]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=2177-621020180001&lang=pt vol. 22 num. 1 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[Apresentação - Dossiê]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-62102018000100002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <![CDATA[Os sentidos de docência na BNCC: efeitos para o currículo da educação básica e da formação/atuação de professores]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-62102018000100007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: A partir da afirmação que se expressa nos textos das diferentes versões (Brasil, 2015b, 2016, 2017a) da Base Nacional Comum Curricular, objetiva-se discutir as significações que são produzidas para a formação/atuação de professores. Com o apoio do referencial da Teoria do Discurso de Ernesto Laclau, que defende a política como produção discursiva, argui-se a construção de uma hegemonia em torno de uma base comum que se espraia para além da definição de conteúdos: uma base que também reja e torne comum um sentido de docência, em uma universalização tanto do currículo das escolas quanto da formação e do trabalho docente, observando também os efeitos desses discursos e suas articulações na Resolução No 2 do CNE, de 1 de julho de 2015, que define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior. Diante disso, busca-se discutir a concepção de currículo que se desdobra das premissas defendidas na BNCC, observando os sentidos de currículo e docência que se pretende hegemonizar<hr/>Abstract: From the affirmation expressed in the texts of different versions (Brasil, 2015b, 2016, 2017a) of the Common National Curriculum Base (called BNCC), our objective is to discuss the meanings that are produced for teacher education/performance. With the support of Ernesto Laclau’s Theory of Discourse, which defends policy as discursive production, we argue the construction of a hegemony around a common base that extends beyond the definition of contents: a base that also conducts and makes common a teaching meaning, in a universalization of both the school curriculum and the education and teaching work, also observing the effects of these discourses and their articulations in the Resolution nº 2 of the CNE, of July 1st, 2015, which defines the National Curricular Guidelines for initial education at higher level. In view of this, we seek to discuss the curriculum conception that unfolds from the premises defended at the BNCC, observing the meanings of curriculum and teaching that it is intended to hegemonize. <![CDATA[Novas tentativas de controle moral da educação: conflitos sobre gênero e sexualidade no currículo e na formação docente]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-62102018000100016&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: A sociedade brasileira tem vivenciado um intenso embate hegemônico sobre as concepções de gênero e sexualidade articuladas nas políticas públicas de currículo e formação docente. Grupos políticos e religiosos conservadores têm desenvolvido um ataque agressivo ao que denominam “ideologia de gênero” na educação. A partir de uma análise dos processos de formação dos discursos pela igualdade de gênero e diversidade sexual nas políticas educacionais brasileiras ao longo das últimas décadas e da emergência de discursos reativos (neo)conservadores no contexto atual, o texto busca discutir as condições de (im) possibilidade desse confronto hegemônico. A análise é desenvolvida em diálogo com os debates pós-estruturalistas no campo da educação e, em especial, com a Teoria Política do Discurso de Laclau e Mouffe. O trabalho aponta que ambos os polos discursivos engajados no conflito atual são construções históricas contingentes e que o debate no campo da educação tem sido predominantemente realizado a partir do parâmetro comum das políticas de acomodação e gestão estratégicas das diferenças.<hr/>Abstract: Brazilian society has been experiencing an intense hegemonic clash over the conceptions of gender and sexuality articulated in the public policies of curriculum and teacher training. Conservative political and religious groups have settled an aggressive attack on what they call “gender ideology” in education. Analyzing the constitution of discourses promoting gender equality and sexual diversity in Brazilian educational policies over the last decades and the emergence of reactive (neo)conservative discourses in the current scenario, the text seeks to discuss the conditions of (im)possibility of this hegemonic confrontation. The analysis is developed in dialogue with post-structuralist education theories, and especially with Laclau and Mouffe’s Political Theory of Discourse. The paper points out that both the discursive poles engaged in the current conflict are contingent historical constructs, and that the debate in the field of education has been predominantly carried out from the common parameter of the policies of accommodation and strategic management of differences. <![CDATA[Sentidos de formação continuada de professores para o CEFAPRO em Mato Grosso: a performatividade como a (boa) qualidade da educação]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-62102018000100026&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: Tencionamos explicitar como a formação está sendo significada na política de formação continuada de professores do Estado de Mato Grosso no governo de Pedro Taques. Pontuamos nossa ancoragem entre diferenças teóricas de Stephen Ball e Ernesto Laclau. A discussão empírica foca documentos que tratam da atuação do Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Professores do Estado de Mato Grosso (CEFAPRO). Com a análise, revolvemos a articulação discursiva de demandas para a formação do professor no intuito de demonstrar o modo como mudanças na formação continuada são justificadas pela invenção da ausência da “boa” qualidade da educação nas escolas. Realçamos que a interpretação de que falta conhecimento a todos dispara a produção de sentidos de regulação e controle, instituindo a performatividade como uma lógica da formação de professores.<hr/>Abstract: We intend to explain how the training is being signified in the policy of continuous training of teachers of the State of Mato Grosso under the government of Pedro Taques. We punctuate our anchorage between theoretical differences of Stephen Ball and Ernesto Laclau. The empirical discussion focuses on documents that deal with the work of the Center for Training and Improvement of Teachers of the State of Mato Grosso (CEFAPRO). With the analysis, we revolve the discursive articulation of demands for teacher training in order to demonstrate how changes in continuing education are justified by the invention of the absence of the “good” quality of education in schools. We emphasize that the interpretation of lack of knowledge to all triggers the production of meanings of regulation and control, instituting performativity as a logic of teacher training. <![CDATA[A Base Nacional Comum Curricular e o conhecimento como commodity]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-62102018000100035&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: Este artigo problematiza a dimensão epistemológica que sustenta a proposta da Base Nacional Comum Curricular. Para isso, discute as concepções de competências e de conhecimento que são apresentadas no documento do MEC, explorando o conceito de Economia do Conhecimento como matriz da proposta curricular. Isso possibilita estruturar e compreender a concepção curricular que se deseja implantar nas escolas brasileiras. A conclusão foi de que todo aparato discursivo de direito ao ensino não faz mais do que constituir a competitividade como fundamento da educação. O empobrecimento do conhecimento, reduzido a mera competência, não opera para a vida qualificada pela cultura, mas para o produtivismo econômico, pois toda uma dimensão ética e estética é alijada do processo educacional.<hr/>Abstract: This article problematizes the epistemological dimension that underpins the proposal of the National Curriculum Standard. In doing so, it discusses the conceptions of competences and knowledge that are presented in MEC’s document exploring the concept of knowledge economy as the matrix of the curricular proposal. This makes possible to structure and understand the curricular conception that one wishes to implant in Brazilian schools. The conclusion was that every discursive apparatus of the right to education does nothing more than constitute competitiveness as the foundation of education. The impoverishment of knowledge, reduced to mere competence, does not operate for qualified life by culture, but for economic productivism, since an entire ethical and aesthetic dimension is neglected in the educational process. <![CDATA[Tensions and translations in curriculum policies for teacher education in Argentina]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-62102018000100044&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumen: Las políticas curriculares concentran en su trama discursiva la traducción y la contextualización. Argentina, que posee políticas curriculares federales, reparte sus decisiones desde el Ministerio de Educación y Deportes (MEyD) hacia los Ministerios de Educación de las 24 jurisdicciones. Estos últimos elaboran medidas hacia las instituciones educativas para que éstas lleguen al profesor en el aula. El círculo vuelve a cerrarse en el MEyD a la hora de legitimar con validez nacional las producciones curriculares jurisdiccionales. Este artículo trata sobre las tensiones y la traducción de ideas concentradas entre las políticas curriculares nacionales y las producciones locales como las santafesinas en lo referido a la producción de diseños curriculares jurisdiccionales para la formación docente. Analiza los intersticios que proporcionan los poderes de decisión del curriculum en Formación Docente entre 2006-2015 desde una perspectiva posmoderna y posestructuralista.<hr/>Abstract: Curriculum policies concentrate translation and contextualization in their discursive framework. Argentina, which has federal curricular policies, distributes its decisions from the Ministry of Education and Sports (MEyD) to the Ministries of Education of the 24 jurisdictions. The latter develop measures towards educational institutions so that they reach the teacher in the classroom. The circle closes again in the MEyD in order to legitimize with national validity the jurisdictional curricular productions. This article deals with the tensions and the translation of ideas concentrated between national curricula policies and local productions such as Santa Fe in relation to the production of jurisdictional curricular designs for teacher training. It analyzes the interstices that provide the decision-making powers of the curriculum in Teacher Training between 2006-2015 from a postmodern and poststructuralist perspective. <![CDATA[Proposals on School Knowledge around Curriculum Orientations for the Nature Sciences Teaching in Bogotá]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-62102018000100053&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumen: Los estudios de caso en torno al conocimiento profesional del profesor de ciencias respecto al conocimiento escolar, realizado con profesores innovadores (Martínez y Valbuena, 2013; Martínez, 2016), señalan una diversidad de fuentes de contenidos escolares, de referentes epistemológicos y de criterios de validez del conocimiento escolar que podrían estar relacionados con una normativa educativa (lineamientos y estándares educativos) que pretende la autonomía de los profesores, sin embargo, también es posible identificar investigaciones que señalan visiones reduccionistas de las normativas (Niño y Gama, 2013; Castellanos, 2013), o que indican el desconocimiento de la diversidad cultural (Molina et al., 2014). Estas tensiones que vivimos en Colombia, país identificado como un contexto de diversidad biológica y cultural, nos permiten dar cuenta de un problema de investigación, que presentamos en este escrito.<hr/>Abstract: Case studies around Science teacher’s professional knowledge on school knowledge, carried out by teacher-researchers (Martínez y Valbuena, 2013; Martínez, 2016), point at various sources of scholar contents, epistemological standpoints and validity criteria for the school knowledge, which may be related to an educational regulation (guidelines and standards) that seeks teachers’ autonomy. Yet, we also identified reductionist viewpoints on the regulations (Niño y Gama, 2013; Castellanos, 2013), and others revealing unawareness of cultural diversity (Molina et al., 2014). These tensions we live in Colombia, a country identified by a biological and cultural diversity, allow us to give an account of the research problem we present throughout this text. <![CDATA[Docência no ensino superior: currículo e práticas 10 anos após a implementação do processo de Bolonha nas universidades portuguesas]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-62102018000100063&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: A restruturação do ensino superior em Portugal, resultante dos compromissos do Processo de Bolonha, teve início em 2006 e impôs desafios pedagógico-didáticos. Apelouse aos professores para adotarem modos de trabalho pedagógico que rompessem com o modelo transmissivo e apontou-se a necessidade de uma organização curricular fundada no desenvolvimento de competências pessoais e sociais. Para compreender o efeito dessas medidas na prática docente, o artigo apresenta um estudo que investigou estratégias de ensinoaprendizagem privilegiadas por professores de uma licenciatura em Ciências da Educação. Os dados foram recolhidos por meio de um questionário submetido a professores e estudantes em 2010 e 2016. A análise estatística simples dos dados aponta para a utilização de uma diversidade ampla de estratégias de ensino-aprendizagem, embora prevaleçam as mais tradicionais, ou seja, existe uma contradição entre o discurso político-acadêmico e as estratégias seguidas na sua concretização.<hr/>Abstract: The restructuring of the higher education in Portugal, resulting from the Bologna Process commitments, began in 2006 and imposed pedagogical-didactic challenges. Teachers were asked to adopt pedagogical methods that broke with the transmissive model and pointed out the need for a curricular organization based on the development of personal and social skills. To understand the effect of these measures on teaching practice, the article presents a study that analyses teaching-learning strategies privileged by teachers of a Sciences Education course. The data were collected through a questionnaire submitted to inditeachers and students in 2010 and 2016. The simple statistical analysis of the data points to the use of a wide diversity of teaching-learning strategies, although the most traditional ones prevail, i.e., there is a contradiction between the political-academic discourse and the strategies followed in its implementation. <![CDATA[The identity reference of the Mexican basic education curriculum: Causes and consequences of curricular injustice]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-62102018000100074&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumen: El artículo aborda la compleja trama de interrelaciones históricas y de política educativa, que conforman el referente identitario del curriculum de la educación básica mexicana, considerada aquí, como principal causa de lo que la lógica neoliberal llama grandes problemas de la educación: rezago, deserción, entre otros, los cuales se asume en este escrito, son síntomas de la injusticia curricular. El desarrollo de esta tesis señala la necesidad de revisar la categoría de lo ‘nacional’ como significante vacío y su vigencia como referente identitario, las tensiones que lo cruzan actualmente y el debilitamiento del discurso nacionalista en el México de hoy. Para lograr lo anterior, se usan algunas herramientas teóricas del análisis político del discurso, en tanto analítica que acude a la comprensión crítica -que no lineal o positiva- sobre el curriculum de la educación básica Mexicana.<hr/>Summary: The article addresses the complex plots of historical interrelations and educational policy, which make up the identity reference of the curriculum of Mexican basic education, considered here as the main cause of what neoliberal logic calls great problems of education: lag and desertion, among others, which are assumed in this writing as symptoms of curricular injustice. The development of this thesis points to the need for revising the category of the ‘national’ as an empty signifier and its validity as an identity reference, the tensions that currently cross it and the weakening of the nationalist discourse in today’s Mexico. In order to achieve this, some theoretical tools of the political analysis of the discourse are used as an analytical one that goes to the critical understanding - that nonlinear or positive - about the curriculum of the basic Mexican education. <![CDATA[Educational standardization in Chile: Tensions and consequences for teachers’ work]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-62102018000100083&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumen: El artículo propone un marco de análisis general de la política curricular y de evaluación en Chile, crecientemente estandarizada en los últimos veinticinco años y problematiza la relación contradictoria entre currículum, evaluación y docencia, mostrando cómo los diseños curriculares, y las políticas prescriptivas del trabajo docente y de la evaluación de los aprendizajes, constituyen un obstáculo para el ejercicio de una docencia autónoma, flexible, contextualizada y activa. Para ello, se realiza una breve descripción de los principales ejes de mercantilización y privatización del sistema educativo chileno, y se profundiza respecto a las características de la gestión pedagógica, del curriculum y de la noción de aprendizaje en las políticas de estandarización, las tensiones subyacentes a las mismas, así como sus implicancias en el trabajo docente.<hr/>Abstract: This paper proposes a general framework for analyzing curricular and evaluation policy in Chile, increasingly standardized in the last quarter century, and shows the contradictory nature between curriculum, evaluation and teaching. It exhibits how curricular design, and prescriptive teachers’ work policies and learning evaluation, constitute an obstacle for an active, flexible, contextualized and autonomous teaching practice. For that purpose, there is a brief description of the key ways the Chilean educational system has been commoditized and privatized, and a focus on the characteristics of pedagogical management, curriculum, and notions of learning as they appear in standardization policies, the underlying tensions within them, as well as their implications in teachers’ work. <![CDATA[Compreensões sobre musicalidade nos cursos de Pedagogia e Música: pistas para diversidade cultural no currículo]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-62102018000100091&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: Este trabalho almeja discutir a presença da diversidade cultural no currículo por meio da investigação de concepções de musicalidade entre professores em formação. Apresenta reflexões sobre material empírico coletado ao longo de seis anos de trabalho docente desenvolvido pelas autoras nos cursos de Graduação em Música e Pedagogia, modalidade presencial e a distância, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Aborda as concepções de musicalidade e sua implicação na atuação docente, discutindo caminhos para a valorização da pluralidade cultural no currículo acadêmico. A fundamentação teórica abarca principalmente pesquisadores das áreas de educação e educação musical, com abertura a outras áreas que a elas se associam, na perspectiva de atender aos da Política Nacional de Formação dos Profissionais da Educação Básica (2016). As reflexões e análises do material coletado seguem os parâmetros da pesquisa qualitativa no modo de explorar e interpretar seu conteúdo. Os resultados mostram sintonia entre os depoimentos dos estudantes e as concepções de musicalidade defendidas por teóricos da área; as discussões e a convivência propiciadas pela prática musical coletiva promoveram a ampliação do sentimento de pertencimento, reconhecimento e aceitação mútua, elementos positivos que também ressaltam a importância da valorização da pluralidade cultural no contexto educacional.<hr/>Abstract: This work aims to discuss the presence of cultural diversity in curricula by looking into the views of musicality among teachers in training. It presents reflections on empirical material collected during six years of teaching work developed by the authors at the undergraduate Schools of Music and Education of the Federal University of Rio Grande do Sul, in both in-person and distance learning systems. It approaches views about musicality and their implication for teachers’ work, discussing ways to value cultural plurality in the academic curriculum. The theoretical framework includes mainly researchers in the areas of education and musical education, while being open to other areas associated with them, with a view to meet the aims of the National Curricular Guidelines for Initial and Continuing Education of Professionals of Basic Education (2016). Reflections and analyzes of the material collected follow the parameters of qualitative research when exploring and interpreting content. The results show alignment between students’ testimonies and the views of musicality advocated by scholars of the area. The debates and the interaction promoted by collective music practice enhanced the sense of belonging, recognition and mutual acceptance - positive elements that also stress the importance of valuing cultural plurality in the educational context. <![CDATA[Autoridade docente e autonomia estudantil: problematizações sobre suas relações, práticas e saberes]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-62102018000100101&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: A autoridade docente é, muitas vezes, confundida com a ideia de autoritarismo e de rigidez no espaço escolar. Porém, o rigor nas práticas pedagógicas disciplinares é uma escolha pedagógica do educador comprometido com a pedagogia libertadora. A partir da perspectiva freireana, este texto é resultante de uma pesquisa que, de caráter qualitativo, a partir de um estudo de caso, teve como objetivo conhecer e compreender as práticas e saberes de uma professora acerca dos processos de construção de sua autoridade e da autonomia dos estudantes. A partir de entrevistas semiestruturadas, observações participantes e análise de documentos oficiais/escolares, apresentou como resultados a necessária articulação dos conceitos de autoridade e autonomia, a importância das práticas de autoridade docente para a construção da autonomia dos estudantes e as dificuldades da instituição escolar para o trabalho com essa problemática, tendo em vista os conceitos de autoridade e autonomia.<hr/>Abstract: The teaching authority is often confused with the idea of authoritarianism and rigidity in the school space. However, rigor in disciplinary pedagogical practices is a pedagogical choice of the educator committed to liberating pedagogy. From the Freirean perspective, this text is the result of a research, a qualitative study, from a case study, which had as objective to know and understand the practices and knowledge of a teacher about the construction processes of her authority and the autonomy of her students. Based on semi-structured interviews, participant observations and analysis of official/school documents, the results showed the need for the articulation of the concepts of authority and autonomy, the importance of teaching authority practices for the construction of student autonomy and the difficulties of the school institution to work with this problematic, due to the concepts of authority and autonomy. <![CDATA[A concepção de educação na Confissão de Fé de Westminster, de 1647]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-62102018000100110&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: Este artigo analisa a concepção de educação na Confissão de Fé de Westminster, documento redigido na Abadia de Westminster, na Inglaterra, em 1647. O texto foi elaborado por teólogos calvinistas e serviu como manual doutrinal e confessional da Igreja Reformada. As confissões de fé são típicas da Modernidade na Europa Ocidental e surgiram no contexto do nascimento dos Estados modernos e das novas denominações cristãs, que, por sua vez, estiveram diretamente relacionados com os processos de confessionalização vividos pela religião cristã na Europa Ocidental nos séculos XVI e XVII. Trata-se de um documento amplamente utilizado pelas igrejas de orientação calvinista, e suas propostas educacionais, estratégias pedagógicas e concepção de educação tiveram larga influência nas regiões onde foi utilizado.<hr/>Abstract: This article analyzes the conception of Education in the Westminster Confession of Faith, document written in Westminster Abbey, in England, in 1647. The text was prepared by Calvinist theologians and served as doctrinal and confessional manual of the Reformed Church. The confessions of faith are typical of Modernity in Western Europe and appeared in a context of the rising of the modern states and the new Christian churches, which were directly related to the processes of confessionalization lived by the Christian religion in Western Europe in the 16th and 17th centuries. It’s a document widely used by the churches of Calvinist orientation, and their educational proposals, pedagogical strategies and conception of education had wide influence in the regions where it was used.