Scielo RSS <![CDATA[Educação UNISINOS]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=2177-621020180002&lang=en vol. 22 num. 2 lang. en <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[Apresentação]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-62102018000200119&lng=en&nrm=iso&tlng=en <![CDATA[Disability goes to university: Views and obstacles of inclusive process in Brazilian higher education]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-62102018000200120&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo: O texto discute o processo de inclusão de estudantes universitários com deficiência no âmbito de uma instituição de educação pública superior brasileira, bem como acena para algumas possibilidades de políticas públicas que a universidade expõe nesse processo. Para isso, procedeu-se à remontagem histórica em torno da adoção de políticas inclusivas, bem como à utilização de questionários e entrevistas semiestruturadas junto a alguns desses estudantes universitários. Os resultados apontam que, por vezes, a “inclusão” confunde-se com a garantia de vaga e/ou acesso à universidade, não avançando para além disso. Acentua-se também o relativo desconhecimento dos participantes a respeito da legislação, assim como das políticas que regem ou direcionam a inclusão de pessoas com deficiência. Como conclusões, constatam-se a incerteza quanto ao lugar reservado aos alunos portadores de deficiência no ensino superior, bem como o desafio de consolidar o processo de inclusão educacional.<hr/>Abstract: This text intends to discuss the inclusive process of academic students with a physical disability in the scope of a Brazilian public higher education institution, as well as to show the possibilities of public policies that the university exposes in this process. For such, it was resorted to a historical resetting around the adoption of inclusive public policies, but also to the use of questionnaires and semi-structured interviews with some of these academic students. The results indicate that many times the “inclusion” is confounded with the guarantee of vacancy and/or access to university, which does not go beyond this aspect. It is also emphasized the participants’ lack of knowledge about the legislation and the policies that govern or guide the inclusion of disabled people. As conclusions, we highlight the uncertainty around the place reserved to the disabled students in higher education, as well as the challenge of consolidating the process of educative inclusion. <![CDATA[Blindness and mental representation of knowledge by concepts: Comparison between congenital and acquired blind people]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-62102018000200128&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo: O artigo analisa a representação mental do conhecimento por cegos congênitos e adquiridos, a partir de conceitos geográficos, com o objetivo de compreender como os cegos processam informações e se utilizam de outros sentidos quando estimulados a conceituar objetos e fenômenos sobre os quais possuem noções. A investigação revela que a experiência de vida dos cegos adquiridos, ampliada pela visão temporária, oportunizou o estabelecimento de conexões mais avançadas em relação aos congênitos. Portanto, a condição de ambos sobre o conhecimento e sua representação é desigual, manifestando a necessidade de que as experiências interativas sejam adaptadas e qualificadas em relação às características biológicas e culturais diferenciadas dos cegos, principalmente nos espaços educacionais, como a escola.<hr/>Abstract: The article analyzes the mental representation of knowledge by congenital and acquired blind individuals, based on geographical concepts, in order to understand how the blind process information and use other senses when stimulated to conceptualize objects and phenomena on which they have notions. The investigation reveals that the life experience of the acquired blind, amplified by the temporary vision, facilitated the establishment of more advanced connections in relation to the congenital ones. Therefore, the condition of both on knowledge and its representation is unequal, manifesting the need for interactive experiences to be adapted and qualified in relation to the biological and cultural characteristics differentiated from the blind, especially in educational spaces such as schools. <![CDATA[Meeting of Special Education and Inclusive Education: The training of mediator teachers in the field of intellectual disability]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-62102018000200138&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo: A formação de professores para educação inclusiva com foco em deficiência intelectual se caracteriza como um desafio nacional. Assim, as estratégias de pesquisa para a formação ocupam um lugar importante na busca de soluções para equipar professores comuns em uma prática pedagógica que atenda às necessidades dos escolares com deficiência intelectual. Portanto, o objetivo deste estudo foi o de capacitar professores especialistas da Rede Municipal de Educação de São Paulo, por meio de uma estratégia piramidal, para atuarem como mediadores nas escolas com os seus pares. O estudo incluiu 220 profissionais, os quais foram responsáveis pela formação dos seus colegas na escola, por meio de um planejamento estratégico piramidal. A análise com base em questionários respondidos por professores-mediadores, seus comentários descritivos e registros no diário de campo mostra que a estratégia piramidal foi favorável e que a formação necessária chegou ao seu destino: o professor da classe comum.<hr/>Abstract: The teacher training aimed at the work with inclusive education with a focus on intellectual disabilities has been characterized as a major national challenge. Thus, the research strategies for training occupies an important place in this debate, in the search for solutions to equip ordinary teachers in a pedagogical practice that meets the needs of students with intellectual disabilities. Therefore, the objective of this study was to train specialist teachers of the Municipal Net of Education of São Paulo, through a pyramidal strategy, to act as mediators with their peers. The study included 220 professionals, who were responsible for training their peers in school, through a pyramidal strategic planning. The analysis based on questionnaires answered by mediator teachers, their descriptive comments, and records in field diary shows that the pyramidal strategy was favorable and that the necessary training reached its destination: the teacher of the common class. <![CDATA[Universal design for learning as a strategy for school inclusion]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-62102018000200147&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo: A filosofia de inclusão escolar pressupõe que não só o acesso, mas a permanência, participação e a aprendizagem dos alunos público-alvo da Educação Especial sejam garantidas. Uma das propostas usuais tem sido a de prover adaptações ou flexibilizações no ensino, aplicadas exclusivamente para esses alunos. Todavia, tais práticas demandam trabalho duplo, tanto no planejamento quanto na execução do ensino. E haveria uma forma melhor de ensinar em classes heterogêneas? O presente trabalho visou apresentar uma discussão teórica sobre a proposta do Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA), a fim de adequar o ensino, com vistas a ampliar a participação e a aprendizagem de todos e reduzir a necessidade de adequações personalizadas custosas que dificultam as práticas inclusivas do professor da classe comum. Espera-se que a reflexão apresentada seja apenas o despertar para uma discussão aprofundada entre profissionais da educação comum e especial sobre práticas pedagógicas mais acessíveis na perspectiva da inclusão escolar.<hr/>Abstract: The philosophy of school inclusion implies that not only the access but also the permanence, participation and learning of students from the target audience of Special Education be guaranteed - one of the usual proposals being the provision of adaptations or flexibilizations in the learning process applied exclusively to students with special needs. On the other hand, such practice demands twice as much work, both in the planning and the execution of classes. Is there a better way to teach heterogeneous groups? This paper aims at presenting a theoretic discussion about the proposition of Universal Design for Learning (UDL), adapting teaching to amplify the participation and learning of all, lowering the need of expensive personalized adaptations, which make inclusive practices difficult for the teacher and the common group of students. It is expected the presented critical reflection to be only the awakening for a deepened discussion between professionals from both common and special education regarding the pedagogical practices in the perspective of school inclusion. <![CDATA[The adaptive process and the emancipatory process in the democratic management]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-62102018000200156&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo: Este texto discute a gestão democrática no sistema de ensino brasileiro. Aponta as ocorrências e as contradições e fortalece os pressupostos que compõem a gestão democrática, visando à educação emancipatória. As ideias de Theodor Adorno sobre a educação emancipatória e a literatura brasileira sobre a gestão escolar democrática fundamentam a análise das contradições dessa forma de organizar as relações de poder no contexto escolar. Adorno (1995) enfatiza o vínculo entre o processo emancipatório e a democracia, pois ambos implicam na conscientização do indivíduo sobre sua condição heterônoma. Segundo o autor, a luta pela transformação da sociedade pressupõe a conversão da impotência em potência, ou seja, em objeto de seu pensamento e de suas ações.<hr/>Abstract: This text discusses democratic management in the Brazilian education system. It shows the occurrences and contradictions and strengthens the assumptions that make up the democratic management, aiming at emancipatory education. The ideas of Theodor Adorno on emancipatory education and the Brazilian literature on democratic school management serve as the basis for the analysis of the contradictions of this way of organizing the power relations in the school context. Adorno (1995) highlights the connection between the emancipatory process and democracy, for both of them imply the individual’s awareness of his heteronomous condition. According to the author, the hard work for the transformation of society presupposes the conversion of impotence into power, that is, into object of his thought and his actions. <![CDATA[Partnerships between State and civil society on EJA availability in the City School System of Belo Horizonte]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-62102018000200166&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo: O presente artigo analisa a relação entre o Estado e a sociedade civil na oferta de Educação de Jovens e Adultos (EJA) na Rede Municipal de Ensino de Belo Horizonte. A escolha deste tema deve-se à ampla participação da sociedade civil na oferta de EJA no Brasil. Nossas reflexões partem de dados de pesquisa de mestrado concluída em 2016 sobre as chamadas Turmas Externas de EJA da Rede Municipal de Ensino de Belo Horizonte (MG). A retomada das experiências de EJA no Brasil evidenciou que a sociedade civil assumiu um papel importante na oferta educativa voltada para esse público, pelo menos desde o século XIX. Essa participação tem acontecido de modos muito diversos e até mesmo antagônicos, evidenciando que ainda é um desafio a consolidação de uma política de Estado na EJA.<hr/>Abstract: This article analyzes the relationship between the state and the civil society in the availability of Educação de Jovens e Adultos (Young Adults and Adult Education - EJA) on the city school system of Belo Horizonte, Brazil. The choice of this theme is due to the broad participation of the civil society in the availability of EJA. Our reflections are made with data from the master’s research concluded in 2016 on the so-called “External Groups” of EJA in the city school system of Belo Horizonte, capital of the state of Minas Gerais, Brazil. The resumption of the EJA experiences in Brazil has shown that civil society has taken an important role on the educative offer for this public at least since the 19th century. This participation has been occurring in very diverse ways and can be even antagonistic, which comes to show that the consolidation of a state policy for EJA is still a challenge. <![CDATA[Professional formation practices in the school: Challenges faced by Pedagogical Coordinator in cooperation with school professionals]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-62102018000200175&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo: A partir da narrativa de situações da experiência profissional, desenvolvida em diferentes instituições de ensino, este texto discute alguns desafios que a coordenação pedagógica enfrenta ao ter como pressuposto um trabalho em parceria com os professores no cotidiano escolar. Busca também mostrar possibilidades para o desenvolvimento desse trabalho na perspectiva do diálogo. Entende-se que a efetividade do trabalho pedagógico depende das relações profissionais que se estabelecem com e no coletivo. Para isso, toma-se o próprio trabalho como fonte de reflexão e pesquisa, em uma perspectiva narrativa e autobiográfica, assumindo-se que a produção de conhecimento sobre a escola também ocorre na/com a própria instituição, no contexto das ações profissionais. A parceria entre a coordenação pedagógica e os docentes produziu um trabalho pedagógico coletivo que articulou as diversidades dos saberes e fazeres de cada profissional a favor da aprendizagem de todos os estudantes nas escolas.<hr/>Abstract: Based on the narrative of professional experience situations, developed in different educational institutions, this text discusses some challenges that pedagogical coordination faces when assuming a work in partnership with teachers in the school routine. It also seeks to show possibilities for the development of this work in the perspective of a dialogue. It is understood that the effectiveness of pedagogical work depends on the professional relationships established with and in the collective. In order to do this, one takes his own work as a source of reflection and research, in a narrative and autobiographical perspective, assuming that the production of knowledge about the school also occurs in/with the institution itself, in the context of professional actions. The partnership between the pedagogical coordination and the teachers produced a collective pedagogical work, which articulated the diversities of the knowledge and practices of each professional in favor of the learning of all the students in the schools. <![CDATA[The principle of contextualization in secondary education reform in Brazil: In search of an ontological reading]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-62102018000200185&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo: Contextualização é um dos princípios pedagógicos centrais da reforma do ensino médio implantada no Brasil nos anos de 1990. Quais são as bases que sustentam esse fundamento, enquanto uma resposta às demandas sociais para além das exigências do mercado contemporâneo? Este artigo se propõe a tecer uma análise crítica acerca das ideias norteadoras daquela importante reforma configuradas nas diretrizes curriculares que a acompanham, com destaque especial para o princípio da contextualização. Fundamentamos nossa leitura em uma perspectiva onto-marxista, descritiva e exploratória da pedagogia do contexto. O princípio da contextualização se configura, na prática, em uma lógica puramente tecnicista e gnosiológica. Ele se reduz à análise de um conjunto de dados necessários à solução de um problema a ser verificada em uma performance, conquanto o mundo real fica apenso aos discursos pedagógicos e a ontologia é subsumida ao paradigma da dita sociedade do conhecimento.<hr/>Abstract: The contextualization is one of the central pedagogical principles of the high school reform, implanted in Brazil in the 1990s. What are the foundations that support such basic principle, in view of the social demands, beyond those presently associated to market requirements? The study aims at developing a critical analysis of that important secondary school reform leading ideas, which are, likewise, set in the curriculum guidelines, with particular emphasis on the principle of contextualization. Our analysis is based upon an onto-Marxist perspective and characterized by a descriptive and exploratory study about context pedagogy. The principle of contextualization is configured, in practice, in a purely gnoseological and technical logic, reduced to a set of data for the solution of a problem to be tested in a mere performance, and, according to which, the real world remains subordinated to the pedagogical rhetoric and ontology succumbs under the paradigm of the so-called knowledge society. <![CDATA[The “new paradigm of polytechnics” in the experience of Polytechnic High School in Rio Grande do Sul, Brazil]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-62102018000200194&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo: Este artigo aborda a experiência do Ensino Médio Politécnico no Rio Grande do Sul, tendo como objetivo debater o “novo paradigma da politecnia” como fundamento e princípio orientador da política educacional do Governo Tarso Genro (2011-2014). Metodologicamente, apoia-se em pesquisa bibliográfica, revisão de literatura e entrevista em profundidade submetida a análise de conteúdo. Como resultados, afirmamos que as propostas da “escola nova” influenciaram os intelectuais socialistas e suas ideias pedagógicas chegaram à Rússia, onde foram muito difundidas, antes mesmo da revolução soviética. Ali, tais ideias sofreram algumas restrições, sendo tomadas pelas forças progressistas como parâmetro do debate sobre a renovação da escola em uma sociedade que lutava para construir o socialismo e desenvolver a indústria. Na implementação da política educacional no RS e na atuação das escolas, reproduzem- se dissonâncias e incompreensões sobre a dimensão conceitual da educação politécnica.<hr/>Abstract: This text addresses the experience of the Polytechnic Secondary School in the state of Rio Grande do Sul (RS), Brazil, aiming at discussing the “new paradigm” that has the Polytechnic as the foundation and guiding principle of the educational policy of the Governor Tarso Genro (2011-2014). Methodologically, this study is supported by bibliographical research, literature review and in-depth interview submitted to content analysis. As results, we affirm that the proposals of the “new school” influenced the socialist intellectuals. His pedagogical ideas came to Russia, where they were widespread, even before the Soviet revolution. There, although such ideas suffered some restrictions, the progressive forces took them as a parameter for the debate about the renewal of the school in a society that struggled to be socialist and industrially developed. In the implementation of the educational policy in RS and in the performance of schools, dissonances and misunderstandings about the conceptual dimension of polytechnic education are reproduced. <![CDATA[Collaborative practices: the role of the other in teacher education]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-62102018000200204&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo: Este texto é um recorte de uma pesquisa desenvolvida no âmbito do Programa Observatório da Educação, com foco nas práticas de letramento matemático escolar e na formação docente. A equipe do projeto é constituída de seis professoras do ciclo de alfabetização de escolas públicas, quatro pós-graduandas e quatro docentes da universidade. O movimento do grupo consiste em: estudos, seleção de tarefas para a sala de aula, registro de práticas e produção de narrativas que são compartilhadas em encontros do grupo. Com base na perspectiva histórico-cultural, tomaram-se a narrativa de uma professora e seu compartilhamento no grupo para se analisar os modos de produção de conhecimento sobre práticas de ensinar e aprender matemática. Os resultados apontam indícios de aprendizagem docente nesse movimento entre coletivo e singular; a professora vai se apropriando de conceitos matemáticos e (re)significando-os, construindo novos modos de ensinar e de registrar suas experiências em sala de aula.<hr/>Abstract: This text is part of a research project developed through the Observatory Education Program, which focuses on practices for the teaching of mathematics and teacher education. The project’s team is composed of six public-school literacy teachers, four post-graduate students, and four professors. The group activities consist of studies, selection of tasks for the classroom, recording of practices, and production of narratives shared in monthly group meetings. Relying on the historical-cultural perspective, we had considered the narrative of a teacher and what she shared in the group, analyzing ways of producing knowledge in practices of the teaching of mathematics and learning. The results point to evidence of teacher learning in this movement between collective and singular; the teacher appropriates mathematical concepts and (re)signifies them, constructing new ways of teaching and recording her experiences in the classroom. <![CDATA[Cognitive skills and the use of digital games in school: The perception of children]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-62102018000200214&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo: Este trabalho tem o objetivo de discutir as contribuições do uso de jogos digitais no contexto escolar para o aprimoramento das habilidades cognitivas, partindo da percepção das crianças e do referencial teórico sobre os jogos digitais e a cognição. Para tanto, realizou-se um estudo exploratório e descritivo, orientado por uma abordagem qualitativa, sobre uma experiência desenvolvida com duas turmas do ensino fundamental, envolvendo aproximadamente 50 crianças com idades entre 7 e 9 anos e utilizando os jogos da Escola do Cérebro, a qual integra jogos digitais para o exercício das habilidades cognitivas. Os resultados indicaram que as crianças conseguem identificar as principais habilidades exercitadas na interação com os jogos digitais, destacando-se a resolução de problemas, o controle inibitório, a atenção e a memória, bem como reconhecem contribuições à aprendizagem.<hr/>Abstract: This work aims at discussing the contributions of the use of digital games in the school context for the improvement of cognitive skills, considering the perception of children and the theoretical framework about digital games and cognition. For that, an exploratory and descriptive study was conducted, guided by a qualitative approach about an experience developed with two classes of Elementary School, involving approximately 50 children between the ages of 7 and 9 and using the Games of the Brain School, which integrate digital games for the exercise of cognitive abilities. The results indicated that children can identify the main abilities exercised in the interaction with digital games, highlighting problem-solving, inhibitory control, attention, and memory, as well as recognize contributions for learning. <![CDATA[Knowledge and practices in rural sustainability construction experience in the northeast of Brazil: Extension or communication?]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-62102018000200224&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo: Este artigo tem como objetivo analisar as relações de saberes que se articulam em projetos de construção do desenvolvimento rural sustentável para o Semiárido do Nordeste brasileiro, analisando as práticas cotidianas dos agricultores e sua relação com as práticas tecnológicas difundidas por Organizações Não Governamentais (ONGs). A partir do constante questionamento mútuo entre teoria e dados de campo, a análise centrou-se em compreender como os agricultores se apropriam de novos conhecimentos e como com estes interagem. Em termos metodológicos, considerou-se factível situar a interação de saberes entre os agricultores e técnicos das ONGs, posicionando a análise conforme questionamento de Paulo Freire (2006): extensão ou comunicação? O estudo revelou que a interação de saberes se estruturou em uma relação dialógica e comunicativa sob a perspectiva não só da implementação de tecnologias mais adaptadas à realidade do Semiárido, mas também nos princípios de participação e organização dos agricultores para o fortalecimento da agricultura familiar tanto no vínculo local como na relação local-regional.<hr/>Abstract: The purpose of this article is to analyze the knowledge relationships that are articulated in projects of maintainable rural development construction for the semiarid region in the Northeast of Brazil, analyzing the farmers’ daily practices and their relationship with the technological practices spread by non-governmental organizations (NGOs). From the constant mutual questioning between theory and field data, the analysis focused on understanding how farmers appropriate new knowledge and how to interact with them. In methodological terms, it was considered feasible to place the knowledge interaction between the farmers and technicians from NGOs by placing the analysis according to Paulo Freire’s questioning (2006): extension or communication? The study revealed that the interaction of knowledge was structured in a dialogical and communicative relationship, with the perspective not only of the implementation of technologies more adapted to the semi-arid reality but also of the principles of participation and organization of the farmers to strengthen family farming in both the local bond as well as in the local-regional relationship.