Scielo RSS <![CDATA[Educação UNISINOS]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=2177-621020180003&lang=en vol. 22 num. 3 lang. en <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[Apresentação]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-62102018000300233&lng=en&nrm=iso&tlng=en <![CDATA[Dossiê: Escola Nova Católica na Europa e no Brasil]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-62102018000300234&lng=en&nrm=iso&tlng=en <![CDATA[Maria Montessori: Education, science and Catholicism]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-62102018000300236&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Este é um texto no qual se reflete sobre a obra de Maria Montessori e, sobretudo, sobre seus fundamentos, dado que defendemos que a reflexão e o trabalho de pesquisa que a autora realizou não poderão ser entendidos, em suas potencialidades, vulnerabilidades e sequelas, sem identificar, discutir e compreender aqueles fundamentos, os quais se assentam, em larga medida, em um conjunto de sinergias ontológicas, epistemológicas e conceituais entre sua fé católica e sua fé na ciência. São essas sinergias que justificam a escrita deste texto, o que poderá ser explicado pela necessidade de superar os registos que abordam qualquer obra educativa de forma excessivamente circunscrita, no momento em que tendem a invisibilizar suas motivações ideológicas e opções epistemológicas para valorizarem, antes, os procedimentos técnicos e sua eficiência, de forma a tentarem legitimar, por esta via, a indiscutibilidade dessa obra.<hr/>Abstract This is a text that reflects on the work of Maria Montessori and, above all, the foundations of her work, given that we defend that the reflection and the research work that she carried out cannot be understood, in its potentialities, vulnerabilities and sequels, without identifying, discussing and understanding those foundations, which are based, to a large extent, on a set of ontological, epistemological and conceptual synergies between her Catholic faith and her faith in science. It is these synergies that justify the proposal of the present text, which can be explained by the need to overcome the narratives that look to any educational work in an excessively circumscribed way, at a time when they tend to invisibilize her ideological motivations and epistemological options to value the technical procedures and the efficiency, in order to try to legitimize the indisputability of her work. <![CDATA[Liberal education in Jacques Maritain]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-62102018000300245&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Examinaremos, neste artigo, a concepção de educação “liberal” de Jacques Maritain, expoente do pensamento católico europeu que não mediu esforços para defender uma educação na qual os ideais cristãos e liberais mantivessem-se vinculados. Atento aos rumos de seu tempo, projetou, em sua proposta pedagógica, aspectos da educação nova, mas também elaborou críticas a ela nos aspectos que expressariam o abandono dos ideais cristãos. A influência religiosa não o impediu de perceber as mudanças que ocorriam na sociedade, fazendo com que a Igreja Católica não fosse mais o epicentro. Identificaremos, em seu conceito de educação liberal, uma interlocução com as ideias da educação nova. A fonte central é a obra Rumos da Educação (Education at the Crossoroads), fruto de conferências proferidas entre 1943 e 1955 nos Estados Unidos, que nos permite analisar como esse intelectual problematizou questões pedagógicas tomando os preceitos católicos como referência central, sem desconsiderar as tendências da educação nova.<hr/>Abstract In this article, we will examine Jacques Maritain’s conception of “liberal” education, an exponent of European Catholic thought who did not measure efforts for advocating an education in which Christian and liberal ideals remained linked. Attentive to the directions of his time, he projected, in his pedagogical proposal, a new education, but also elaborated his opinion on the rapid abandonment of Christian ideals. His religious influence did not prevent him from perceiving the changes taking place in the society, which were making the Catholic Church no more the epicenter. We will identify an interlocution of ideas for a new education in his concept of liberal education. A central source is the work Education at the Crossoroads, the result of conferences between 1943 and 1955 in the United States, which allows us to analyze how this intellectual problematized pedagogical questions taking the Catholic precepts as a central reference, while not disregarding new proposals for education. <![CDATA[Domingos Evangelista, translator of Ferrière’s works: Reflections on a conservative translation of l’école active]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-62102018000300255&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo O presente texto tem por finalidade contribuir para uma reflexão sobre o sentido das apropriações de natureza conservadora e católica da Escola Nova realizadas durante a fase inicial do Estado Novo português e é parte de um projeto mais vasto que visa delimitar os contornos daquilo que António Nóvoa designa por “pedagogia nacionalista”. Tomaremos como exemplo a produção escrita de um educador que assume, desse ponto de vista, um papel paradigmático, Domingos Evangelista, e, em particular, a tradução que fez de uma obra de Adolphe Ferrière, A Escola Activa (1934). Uma vez que usamos a noção de “tradução” em um sentido amplo, não apenas em sua versão literal, mas, em particular, em sua ligação às ideias de apropriação e de interpretação, será aqui fundamental o recurso aos contributos da História Cultural. Usaremos como fontes as obras de Domingos Evangelista cujo conteúdo analisaremos.<hr/>Abstract With this text, we intend to contribute to a reflection on the meaning of the conservative and Catholic appropriations of the New School, which took place in the initial phase of the Portuguese Estado Novo. This is part of a larger project that aims at describing what António Nóvoa calls “nationalist pedagogy”. We will take as an example the written production of an educator who, from this point of view, takes on a paradigmatic role: Domingos Evangelista. Concretely, we will look at his translation of Adolphe Ferrière’s L’école active (1934). Since we use the notion of “translation” in a broad sense, not only in its literal meaning but, in particular, in its connection to the ideas of appropriation and interpretation, it will be central here to draw on the contributions of Cultural History. We will use the works of Domingos Evangelista, whose content we will analyze, as sources. <![CDATA[The Jesuit critique of the New School in the Brotéria Journal (1930s and 1940s)]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-62102018000300264&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Este artigo propõe-se a analisar a crítica dos pedagogos jesuítas portugueses publicada em duas dezenas de artigos na Revista Brotéria nas décadas de 1930 e 1940. O movimento da Escola Nova foi observado por pedagogos e filósofos da educação da Companhia de Jesus, nomeadamente Paulo Durão, José Gomes Braz e Costa Lima, que estudaram a teoria e os pressupostos desse movimento pedagógico valorizando os aspetos que coincidiam com os valores da pedagogia inaciana e criticando opções e práticas pedagógicas opostas aos princípios educativos da doutrina católica vigente. Mormente sua neutralidade religiosa e apropriação de “agremiações laicas”, que, alegadamente, estariam a instrumentalizar ideologicamente esse movimento educativo, para distanciar-se, ou mesmo opor-se, à chamada educação de inspiração católica. Procuramos refletir de maneira crítica sobre a evolução do pensamento jesuíta expresso na Revista Bortéria com relação à difusão da Escola Nova em Portugal no contexto do Estado Novo e salientar a tentativa de diálogo entre os articulistas pedagogos jesuítas e esse movimento que contribui para diversificar os ideários e metodologias pedagógicas implementadas no país.<hr/>Abstract This article intends to analyze the criticism of the Portuguese Jesuit pedagogues published in two dozen articles in the Brotéria Journal in the 1930s and 1940s. The New School Movement was observed by pedagogues and philosophers of the education of the Society of Jesus, namely Paulo Durão, José Gomes Braz, and Costa Lima, who studied the theory and the presuppositions of this pedagogical movement valuing the aspects that coincided with the values ​​of the Ignatian pedagogy and criticizing options and pedagogical practices opposed to the educational principles of Catholic doctrine then present. Their religious neutrality and appropriation of “secular associations” were supposed to be ideologically instrumentalizing this educational movement in order to distance themselves from, or even oppose themselves, the so-called Catholic-inspired education. We try to reflect critically on the evolution of the Jesuit thought expressed in Bortéria Journal regarding the diffusion of the New School in Portugal in the context of the New State and to emphasize the attempt of dialogue between Jesuit pedagogical article writers and this movement that contributes to diversify the ideologies and pedagogical methodologies implemented in the country. <![CDATA[The experience of the new classes in Saint-Martin de France (1945-1950)]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-62102018000300273&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumé Ce texte revient sur l’expérience dites des « classes nouvelles » de Saint-Martin de France, célèbre établissement de l’enseignement catholique français situé à Pontoise, au nord-ouest de Paris. Après en avoir indiqué l’originalité par rapport aux « classes nouvelles » de l’enseignement public, il est rappelé les principes pédagogiques et les orientations éducatives à partir desquelles quelques classes de cet établissement vont fonctionner entre 1945 et 1949. Un bilan de cette expérience revient, enfin, sur les polémiques et le scepticisme qui accompagneront cette tentative de rénovation pédagogique.<hr/>Abstract This text comes back to the so-called “new classes” experience of Saint-Martin de France, the famous institution of French Catholic education located in Pontoise, north-west of Paris. After indicating its originality in relation to the “new classes” of public education, the pedagogical principles and educational orientations from which some classes of this institution would operate between 1945 and 1949 are recalled. Finally, a review of this experience returns to the polemics and skepticism which will accompany this attempt of educational renovation. <![CDATA[Pedagogic Crusade by New School and action of the Catholic Educators in Rio de Janeiro (end of the 1920s)]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-62102018000300279&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo O artigo analisou o movimento educacional carioca denominado Cruzada Pedagógica pela Escola Nova, liderado pelo intelectual católico Everardo Backheuser, no âmbito da reforma estadual de ensino do Rio de Janeiro, sob a administração de Fernando de Azevedo, em fins dos anos de 1920.O estudo se propôs a compreender os níveis de adesão e autonomia registrados pelo movimento, especialmente relacionados com as políticas estabelecidas pela reforma de ensino supracitada. A pesquisa, fundamentada nas noções de rede de intelectuais, conexões e suportes de cultura, examinou a articulação de professores primários a partir de teses católicas expressas em documentos pontifícios, na literatura especializada e na imprensa periódica. Os resultados indicam que círculos do magistério público, sob a liderança de Backheuser, apostaram na efetivação de um ethos urbano-católico capaz de orientar as ações escolares em tempos de intenso debate educacional.<hr/>Abstract The article analyzed the Educational Carioca Movement named Pedagogical Crusade by the New School, lead by Catholic intellectual Everardo Backheuser in the context of the State Teaching Reform in Rio de Janeiro, under the managing of Fernando de Azevedo at the end of the 1920s.The study aims at comprehending the levels of adhesion and autonomy registered by the movement, especially related to the established policies by the Teaching Reform. The research, based on the notions of a net of intellectuals, connections, and cultural support, evaluated the articulation of elementary school teachers from a Catholic thesis expressed in pontifical documents, specialized literature and periodic press. Results indicated that circles of Public Teaching, under the leadership of Backheuser, took their chance on the enforcement of a Catholic urban ethos able to guide school actions in a fierce educational debate. <![CDATA[Catholic new school in pedagogical manuals by Everardo Backheuser (1934-1948)]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-62102018000300288&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo A partir das concepções de campo de Pierre Bourdieu e de apropriação e representação de Roger Chartier, caracterizamos o projeto educacional backheusiano, representado pelo escolanovismo católico expresso em Técnica da Pedagogia Moderna de 1934 e Manual de Pedagogia Moderna de 1948. Para tanto, entrecruzamos estes manuais, a Encíclica Divini Illius Magistri, de 1929, texto norteador do pensamento pedagógico de Everardo, e o Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova, de 1932, documento seminal do movimento escolanovista no Brasil. No campo de luta entre os ideais de educação católicos e escolanovistas, Backheuser emergiu como representante de uma “terceira via” ao propor uma educação integral transversalizada pelo catolicismo, que representou a sua apropriação da Escola Nova. Este projeto mostra a intervenção católica na configuração e na difusão da Escola Nova e indícios de uma versão singular do escolanovismo que foi disseminada entre os professores primários nas décadas de 1930 e 1940.<hr/>Abstract From Pierre Bourdieu’s field conceptions and Roger Chartier’s conceptions of appropriation and representation, we characterize Backheuser’s educational project, represented by the Catholic New School expressed in Técnica da Pedagogia Moderna (1934) and Manual de Pedagogia Moderna (1948). In that respect, we interweaved these manuals, the Encyclical Divini Illius Magistri, of 1929, guiding text of Everardo’s pedagogical thought, and Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova, of 1932, the seminal document of the New School movement in Brazil. In the field of struggle between Catholic and New School ideals of education, Backheuser emerged as a representative of a “third way” by proposing a comprehensive education crossed by Catholicism that represented his appropriation of the New School. This project shows the Catholic intervention in the configuration and diffusion of the New School and indications of a singular version of the New School thought that was disseminated among the primary teachers in the 1930s and 1940s. <![CDATA[Circulation and appropriation of personalized and communitarian pedagogy in Brazil (1959-1969)]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-62102018000300297&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Este artigo se propõe a compreender a circulação e a apropriação da pedagogia personalizada e comunitária no Brasil de 1959 ao final dos anos de 1960. Inicialmente, faz uma síntese dessa proposta educacional concebida por Pierre Faure, padre jesuíta francês que amalgamou o movimento da Escola Nova e a tradição pedagógica católica. O foco é colocado sobre as operações de circulação e de apropriação da pedagogia personalizada e comunitária, procurando verificar seu circuito católico e franco-brasileiro por meio de diferentes estratégias e constatar seu uso em colégios católicos por meio de recursos didáticos que personalizavam e incitavam à socialização o trabalho dos alunos. Tendo como fontes artigos científicos, livros e relatórios técnicos em português e em francês, busca-se estudar a pedagogia fauriana em movimento na educação brasileira.<hr/>Abstract This article aims at understanding the circulation and appropriation of the personalized and communitarian pedagogy in Brazil from 1959 to the end of the 1960s. Initially, it summarizes this educational proposal conceived by Pierre Faure, a French Jesuit priest who amalgamated the New School movement and the Catholic pedagogical tradition. The focus is placed on the circulation and appropriation of personalized and community pedagogy, seeking to verify its Catholic and Franco-Brazilian circuit through different strategies and to check its use in Catholic schools through didactic resources that personalized the work of the students and encouraged its socialization. We seek to study Faurian pedagogy in movement in Brazilian education using scientific articles, books and technical reports in Portuguese and in French as sources. <![CDATA[Social dimensions of knowledge: Implications for teaching and educational practices]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-62102018000300305&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo O reconhecimento de um conjunto de outros saberes e práticas sociais diversas que se orientam a partir de outros critérios de rigor, para além da ciência moderna, ainda é questão de pauta hoje. Trata-se, fundamentalmente, de uma reflexão teórica sobre o reconhecimento de que o conhecimento é indelevelmente marcado pelas condições do humano. Tal entendimento permite questionar a perspectiva monolítica de ciência ou a possibilidade de um conhecimento científico desvinculado dos diferentes quadros históricos e sociais. Nesse sentido, é imperativo que tanto a escola quanto a formação de professores interrogue a ciência, o sentido e a intencionalidade do saber científico. A escola e a universidade, enquanto espaços e tempos de transmissão de uma tradição, devem se constituir em possibilidades de abertura de mundo.<hr/>Abstract The recognition of a set of other knowledge and diverse social practices that are oriented to other rigorous criteria, in addition to modern science, is still an issue today. It is, fundamentally, a reflection on the recognition that knowledge is indelibly marked by the human condition. This understanding allows us to question the monolithic view of science or the possibility of scientific knowledge detached from the different historical and social contexts. Therefore, it is imperative that both the school and teacher training debrief science, the meaning, and the intentionality of scientific knowledge. Both school and university, while spaces and time of transmission of a tradition, should hold possibilities for an openness of the world. <![CDATA[Regime of Collaboration: The experience of the Thematic Chamber of Education of the Metropolitan Region of Campinas]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-62102018000300313&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo O artigo tem por objetivo analisar a dinâmica organizacional da Câmara Temática de Educação da Região Metropolitana de Campinas, de forma a compreender os condicionantes que dificultam e aqueles que concorrem para a produção de ações colaborativas. Elaborado a partir de pesquisa bibliográfica, análise documental e acompanhamento das reuniões da Câmara Temática de Educação, o texto apresenta as ações governamentais na direção do regime de colaboração, assim como analisa a dinâmica do colegiado para a produção de atividades integradas entre os entes federados participantes. Foi verificado um processo nascente de institucionalização do regime de colaboração e de valorização do espaço regional para a efetivação do direito à educação.<hr/>Abstract The article aims at analyzing the organizational dynamics of the Thematic Chamber of Education of the Metropolitan Region of Campinas, in order to understand the constraints that make the production of collaborative actions difficult and those that compete for them. Prepared from bibliographic research, documentary analysis, and follow-up of the meetings of the Thematic Chamber of Education, the text presents the governmental actions towards the collaboration regime, as well as analyzes the dynamics of the collegiate for the production of integrated activities among the participating federal entities. An incipient process of institutionalization of the system of collaboration and valorization of the regional space for the realization of the right to education was verified. <![CDATA[From learning: The lessons of teacher-Deleuze]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-62102018000300322&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Este artigo procurará retomar uma discussão surgida recentemente na França, interessada em demonstrar a íntima relação entre a atividade docente de Gilles Deleuze e a sua filosofia, e pensar suas implicações para o conceito deleuziano de aprendizado. Pouco trabalhado pelo filósofo francês, que dedicou apenas duas de suas obras para discutir tal noção, o conceito de aprendizado, a partir dessa produção francesa contemporânea, adquire um local de destaque no interior do pensamento de Deleuze e pode vir a contribuir com o estudo de muitos pesquisadores brasileiros interessados em articular a filosofia deleuziana com temáticas educacionais. Atestando a íntima relação entre o professor-Deleuze e o pensador-Deleuze, uma nova e interessante vereda de sua filosofia vem à tona e nos auxilia a pensar uma educação balizada por um conceito outro de aprendizado.<hr/>Abstract This article aims at retaking a recent discussion in France, interested in the demonstrating the intimate relationship between Gilles Deleuze’s teaching activity and his philosophy, and at considering its implications for the Deleuzian concept of learning. Little worked out by the French philosopher, who devoted only two of his books to discuss such a notion, the concept of learning, from this contemporary French production, acquires a place of prominence within the thought of Deleuze and can come to contribute with the study of many Brazilian researchers interested in articulating the Deleuzian philosophy with educational themes. Attested to the intimate relationship between the teacher-Deleuze and the thinker-Deleuze, a new and interesting path of his philosophy arises and helps us think of an education marked out by another concept of learning. <![CDATA[Partnership and governmentality: Tools to problematize contemporary social-economic relations]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-62102018000300332&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Este artigo descreve e analisa as relações socioeducacionais contemporâneas, utilizando como ferramentas o conceito de governamentalidade, de Michel Foucault, e o conceito de parceria, tal como proposto por Dal’Igna (2011) e Sierra (2013). Para sustentar a análise, apresentamos parte dos resultados de duas pesquisas desenvolvidas no campo da Educação sobre as relações de parceria: a primeira, entre família e escola; a segunda, entre Estado e movimentos sociais. Os resultados mostram que essas relações de parceria se tornam fundamentais para maximizar o governamento dos sujeitos a um custo político e econômico mínimo. O que importa é investir na parceria, fazendo com que cada um - mulheres-mães de crianças com baixo desempenho escolar ou os sujeitos da diversidade sexual, por exemplo - assuma responsabilidades e conduza suas ações para promover mudanças sociais.<hr/>Abstract This paper both describes and analyzes contemporary social-economic relations by using as its tools the concept of governmentality, as proposed by Michel Foucault, and the concept of partnership, as conceived by Dal’Igna (2011) and Sierra (2013). In order to support this analysis, we present part of the results of two pieces of research carried out in the field of Education considering partnership relations: one between family and school, and the other between State and social movements. The results have shown that such partnerships have become fundamental to maximize the government of subjects at a minimum cost in political and economic terms. What matters is to invest in partnerships, making everyone - mothers of children with low school performance, or people of sexual diversity, for instance - take on responsibilities and conduct their actions to advance social changes.