Scielo RSS <![CDATA[Educação UNISINOS]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=2177-621020180004&lang=es vol. 22 num. 4 lang. es <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[Apresentação]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-62102018000400241&lng=es&nrm=iso&tlng=es <![CDATA[Cosmopolitics and the dialogical self]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-62102018000400243&lng=es&nrm=iso&tlng=es Abstract Cosmopolitics is growing as an alternative to identity battles, a critical form of cosmopolitanism. This contribution claims that such an alternative will only be feasible with individuals as dialogical selves. Ethnographic interviews with Muslims and Christians of different generations yield insights into their notions of personhood. Different notions of person are then checked against the new predicament of cosmopolitics in urban settings. The traditional notion of ‘full person’ can be distinguished from that of ‘partial persons’, subjacent to the views of the dialogical self. Educational and social benefits of the ‘partial person’ concept are outlined. Qualitative research into the perception of the person as a ‘partial person’ opens the way to an appreciation of the dialogical self approach, especially in the context of an ever more urbanized humanity. Against that background, cosmopolitics is being re-discussed as a possible avenue for a global society.<hr/>Resumo A cosmopolítica, como uma forma crítica do cosmopolitismo, está crescendo como uma alternativa às lutas identitárias. Trata-se de uma alternativa que só será viável se os indivíduos se entenderem como selfs dialógicos. As entrevistas etnográficas realizadas com muçulmanos e cristãos, de diferentes gerações, forneceram insights sobre suas noções de personhood. Verificam-se noções inovadoras de pessoa diante da nova situação da cosmopolítica em ambientes urbanos. A noção tradicional de “pessoa plena” pode ser diferenciada da de “pessoas parciais”, subjacente às visões do self dialógico. No texto, é delineada a produtividade para os campos educacional e social do uso do conceito de “pessoa parcial”. A pesquisa qualitativa sobre a percepção da pessoa como “pessoa parcial” abre possibilidades para uma apreciação da abordagem dialógica do self, especialmente no contexto de uma humanidade cada vez mais urbanizada. Em oposição a esse cenário, a cosmopolítica volta a ser discutida como uma possível via para a sociedade global. <![CDATA[The precariousness of the teaching work in Portugal]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-62102018000400250&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo O objetivo deste artigo é analisar as reformas educacionais realizadas em Portugal, a partir da década de 1990, e sua operacionalização no sentido de ampliar a precarização do trabalho docente. Desde o final da década de 1980, época da entrada de Portugal na Comunidade Econômica Europeia, sob as diretrizes dos acordos firmados com o Fundo Monetário Internacional e, consequentemente, das privatizações, a implantação de uma série de reformas político-econômicas e trabalhistas desencadeou a ampliação do trabalho precário. Para efeito de análise, privilegiamos dois elementos que constituem o trabalho precário da categoria docente: as formas flexíveis de contratação e o arrocho salarial. Neste estudo, utilizamos a pesquisa bibliográfica, documental e entrevistas semiestruturadas. Constatamos que, nos últimos 27 anos, a aplicação de várias legislações contribuiu para a ampliação do trabalho precário dos docentes portugueses, em especial em relação aos contratos temporários e aos cortes salariais.<hr/>Abstract The aim of this article is to analyze the educational reforms carried out in Portugal since the 1990s and its operationalization in order to increase the precariousness of teaching work. Since the end of the 1980s, when Portugal joined the European Economic Community, under the guidelines of the agreements signed with the International Monetary Fund and, consequently, the privatizations, the implementation of a series of political-economic and labor reforms led to the expansion of work precarious. For the purpose of this analysis, we privilege two elements that constitute the precarious work of the teaching category: the flexible forms of contracting and the salary tightening. In this study, we used bibliographical research, documental and semi-structured interviews. We noted that in the last 27 years the application of several laws contributed to the expansion of the precarious work of Portuguese teachers, especially in relation to temporary contracts and wage cuts. <![CDATA[Jean Piaget and international education: Pedagogical practices for the construction of a method of understanding and reciprocity in children]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-62102018000400259&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo Esse artigo apresenta a proposta de educação internacional elaborada por Jean Piaget em meados de 1930. Para isso, analisamos publicações do autor visando identificar sua concepção de espírito de cooperação internacional e a maneira de desenvolvê-lo nas escolas. Identificamos como o contexto sócio-histórico, marcado pela guerra e pelos nacionalismos, influenciou a construção de conhecimentos sobre educação e sobre psicologia. Por ter assumido a direção de importantes instituições internacionais de educação preocupadas com a promoção da paz pelas escolas, o autor aborda a problemática da educação de forma objetiva e científica. A educação internacional teria como objetivo principal propiciar a emergência da compreensão e da posição de reciprocidade diante dos pares e dos estrangeiros. O método a ser empregado, nas escolas, deveria aproveitar-se das tendências à solidariedade interna e à prática das regras de cooperação e dos métodos do self-government.<hr/>Abstract The current paper displays the proposal of international education carried out by Jean Piaget in the middle of the 1930s. Having this in mind, we analyzed some of the author’s publications aiming at identifying his conception of an international cooperation spirit and the procedure to develop it in schools. We identified how the socio-historical context, marked by war and nationalism influenced the construction of knowledge about education and psychology. Because the author assumed the leadership of important international educational institutions concerned with the development of peace in schools, the author addresses the issue of education in a way both objective and scientific. International education would have as its main objective to foster the emergence of understanding and the placement of reciprocity before peers and foreigners. The method to be employed in schools should take advantage of the tendencies towards internal solidarity and the practice of rules of cooperation and methods of self-government. <![CDATA[The school knowledge in times of plurality of knowledge and new ways of learning]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-62102018000400268&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo Neste artigo, é abordado o conhecimento escolar em tempos de uma pluralidade de saberes e de novas formas de aprendizagem, mediante a abordagem de dois temas essenciais: a escola - entre o passado e o futuro - e a lógica de organização do conhecimento. Em cada um dos pontos, são introduzidas questões para responder à questão fundacional dos Estudos Curriculares - Qual é o conhecimento mais valioso?. Não havendo uma resposta definitiva, mais ainda com a afirmação das tecnologias digitais e seu impacto nas formas de aprender, a discussão está centrada no modo como a escola tem produzido a rutura na passagem de uma sociedade da tradição, ou da transmissão, para uma sociedade do conhecimento. Defende-se, assim, que a discussão sobre o conhecimento é fundamental, mesmo que para isso seja necessário rever lógicas e reconhecer o facto de que a tecnologia só por si não introduz mudanças significativas, se bem que o modo como agimos cognitivamente está em processo de mudança.<hr/>Abstract This article addresses the school knowledge in the times of a plurality of knowledge and of new approaches to learning by two essential themes: the school - in between the past and the future - and the logic of organizing knowledge. At each point, questions were introduced to answer the foundational question of Curriculum Studies - What is the most valuable knowledge?. In the absence of a definitive answer, even more so with the affirmation of digital technologies and their impact on the ways of learning, the discussion centered on how the school has produced the rupture in the transition from a society of tradition, or transmission, to a society of knowledge. It is argued, therefore, that the discussion about knowledge is fundamental, even if it is necessary to review the logic and recognize the fact that technology alone does not introduce significant changes, although the way we act cognitively is in process of change. <![CDATA[Retention and drop out in higher education distance learning programs]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-62102018000400278&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo As taxas de evasão em cursos de ensino a distância (EaD) são consideravelmente elevadas em se tratando de modalidade educacional que surgiu justamente para ampliar o acesso à educação. Buscou-se compreender esse fenômeno a partir de estudo sobre alunos persistentes e evadidos de curso de graduação. Os resultados indicam, entre outros, que estudantes de baixa renda (P=0,0137) e não brancos (P=0,0601) apresentam maiores taxas de evasão quando comparados aos demais. Isso indica a necessidade de políticas públicas que contemplem também a permanência em cursos a distância. Ademais, os alunos que já tinham experiências com EaD foram os que mais evadiram. Isso pode indicar um novo perfil de estudante, que busca aquisição de competências e habilidades, independentemente da certificação. A relevância percebida e a utilidade social do objeto em relação à atividade profissional discriminaram significativamente os grupos (P=0,0619). Os estudantes que trabalhavam na área do objeto tratado evadiram significantemente menos.<hr/>Abstract This is a case study of student drop-out and retention in a higher education distance learning programs. It employed a survey among adherent and drop-out students. Results indicate that perceived relevance and social usefulness of the object of the course in association to students’ professional activity were factors that significantly discriminated answers of the groups (P=0,0619). Motivational factors such as the expectation of employing acquired knowledge (P=0,0394), as well as dedication and involvement in activities (P=0,0115) distinguished the groups, as well as previous experience with distance learning, i.e., first-timers were more adherent than others (P=0,0126). Income and ethnicity as well, being low income (P=0,0137) and non-white (P=0,0601) characteristics of drop-outs. Other factors were analyzed but did not discriminate the groups, such as Information Technology (IT) fluency, interaction with staff and colleagues, workload, and time management of study activities. The district where student drop-out rates were significantly lower (P=0,0031) was discussed. <![CDATA[Didactics and teaching in the context of the education of dance teachers]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-62102018000400288&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo O artigo2 apresenta resultados de uma pesquisa com um grupo de estudantes concluintes de um curso de licenciatura em dança que buscou investigar o que prevalece como didática nos cursos de formação de professores. O estudo orientou-se pelos objetivos de analisar conhecimentos sobre a docência construídos por meio do estudo de didática por futuros professores, assim como as contribuições da formação em didática para o processo de constituição dos saberes profissionais docentes. O quadro teórico foi construído a partir de três eixos conceituais: (i) sobre o ensino enquanto especificidade profissional docente, com base em Roldão; (ii) sobre a base de conhecimento profissional docente a partir do que propõem alguns autores, entre os quais Gauthier; (iii) sobre concepções de formação de professores segundo Cochran-Smith e Lytle. Para a obtenção dos dados, foi aplicado um questionário e foram realizados grupos de discussão. Três eixos de análise sumarizam os resultados, a saber: (i) O que se ensina em didática? (ii) Como se ensina em didática? (iii) Que nível de importância se atribui à interferência do professor formador? Os resultados apontam que o ensino de didática, embora pareça superar a tendência prescritiva, trata de temas importantes à compreensão do processo de ensino, porém, com pouco investimento no reconhecimento do ensino enquanto ação especializada e na necessidade de construção da base de conhecimento profissional docente, fazendo prevalecer uma formação para a prática, com ênfase aplicacionista.<hr/>Abstract This article presents the results of a research done within a group of newly graduated students in the education of dance teachers, aiming at investigating what prevails as didactics on teacher education courses. The study was oriented by the following objectives: to analyze knowledge about teaching, constructed through the study of didactics by future teachers finishing graduate level courses, and the contribution of the education of didactics to the process of the constitution of professional knowledge on teaching, giving more focus into what the teaching educator does in didactics to educate on teaching. The theoretical framework was built on three conceptual axes: (i) teaching as a professional specificity of teachers, based in Roldão; (ii) teaching professional knowledge basis, from what is proposed by some authors, such as Gauthier; (iii) conceptions of teacher education, according to Cochran-Smith e Lytle. Data was obtained by applying a survey and assembling discussion groups. Three analysis axes summarized the following results: (i) what is taught in didactics; (ii) how didactics is taught; (iii) what level of importance is given to the teacher educator interferences? The results point that the teaching of didactics, though it seems to overcome the prescriptive tendency, deals with important themes comprehending the teaching process, although with little investment in recognizing the teaching as specialized action, and on the need of the construction of the teaching professional knowledge base, with applicationist emphasis. What is done, and how it is done by the teacher educator to teach didactics, compose the teaching education process on teacher education, not always in a positive way. <![CDATA[Constitution of a formative project: Implications for the teacher who teaches math]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-62102018000400298&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo Este artigo tem por objetivo discutir aspectos relativos a um projeto formativo na perspectiva da teoria histórico-cultural, envolvendo professores e futuros professores da Educação Básica que ensinam matemática e estudantes de pós-graduação. Constituiu-se a partir de uma pesquisa realizada no âmbito de um projeto financiado pelo Observatório da Educação/INEP/CAPES/Brasil. As análises dos dados mostram que, ao participar de um projeto formativo, os professores da Educação Básica se tornam autores de atividades de ensino, pois adquirem autonomia didático-pedagógica, rompendo com a falsa ideia de que podem ser considerados meros executores de propostas pensadas, única e exclusivamente, por especialistas da universidade. O projeto formativo também propiciou aos professores a aquisição de um modo geral de organização do ensino, em uma perspectiva humanizadora, a elaboração, a implementação e a avaliação de atividade de ensino como movimentos que os convidam a participar engajados no projeto.<hr/>Abstract This article aims at discussing aspects of a formative project from the cultural-historical theory perspective. The project involves Elementary Education teachers who teach, future teachers of mathematics and graduate students. It is constituted from a survey conducted under a project supported by the Education Observatory/INEP/CAPES/Brazil). The data analysis shows that, by participating in a formative project, Elementary Education teachers become authors of teaching activities by acquiring didactic and pedagogic autonomy, contrary to the false idea that they are mere executors of proposals thought by, only and exclusively, university experts. Furthermore, the formative project provides teachers with the acquisition of a general mode of teaching organization, in a humanizing perspective, the development, implementation, and evaluation of educational activity as movements that invite them to participate in an engaged way in the project. <![CDATA[The time in public education: Essay starting from the movement “occupy everything”]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-62102018000400307&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo Compreendendo que a indagação da escolarização como uma questão pública faz parte da responsabilidade docente, ensaiamos uma aproximação com o veiculado sobre o movimento ‘Ocupa Tudo’, objetivando identificar os desafios que esses estudantes colocam quando exercitamos gestos pedagógicos em consonância com a educação como direito, o conhecimento como bem público e a escola pública como bem comum. A estrutura do texto, consequência de uma metodologia marcada pela experiência, traz o que consideramos público, a escola como espaço de proteção e o que se constitui autoridade no trabalho docente. Na interlocução com Arendt, Larrosa, Masschelein e Simons, abordamos os impactos que o ‘Ocupa Tudo’ causou, no momento de nossa formação continuada, fora do Brasil. Nas conclusões, identificamos o protagonismo juvenil desse movimento e destacamos pistas para a contínua formação de gestos pedagógicos em concordância com uma educação pública que resista à mercantilização e à colonização do estudar.<hr/>Abstract Understanding that the questioning of schooling as a public issue is part of the teacher’s responsibility, we rehearsed an approximation with the “Occupy Everything” movement, aiming at identifying the challenges that these students pose when we exercise pedagogical gestures understanding education as a right, knowledge as a public good and public schools as a common good. The structure of the text, marked by methodology as experience, brings what we consider public, the school as a space of protection and what constitutes authority in the teaching work. In the dialogue with Arendt, Larrosa, Masschelein, and Simons, we approach the impacts that the “Occupy Everything” movement caused, at the moment of our continued formation, outside of Brazil. In the conclusions, we identified the youth leadership of this movement and we highlighted clues for the continuous formation of pedagogical gestures in agreement with a public education that resists the mercantilization and colonization of the study. <![CDATA[Feminist pedagogy: Autobiographical narratives, knowledge and practices of peasant women]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-62102018000400316&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo O texto aborda uma experiência acadêmica que tem a intencionalidade de colaborar com a construção de uma pedagogia feminista que incorpore as questões de gênero, sem abandonar a proposta pedagógica advinda da educação popular, mas, ao contrário, dialogando com essa produção focando na intencionalidade do feminismo. A proposta é interdisciplinar e se ancora, especialmente, na área de educação, na sociologia do trabalho e nos estudos de gênero, a partir do resgate de histórias de vida em oficinas de artesanato com grupos de mulheres camponesas assentadas, participantes do Movimento de Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) no interior do município de Pinheiro Machado, estado do Rio Grande do Sul. Como objetivo, temos o propósito de contribuir para um processo de emancipação e empoderamento dessas mulheres camponesas mediante a implantação de cursos de artesanato para as mulheres envolvidas.<hr/>Abstract The text discusses an academic experience that has the intention to collaborate for the construction of a feminist pedagogy that incorporates gender issues, without abandoning the pedagogical proposal from the popular education, but, on the opposite, dialogues with this production focusing on the intentionality of feminism. The proposal is interdisciplinary and is especially anchored in the area of education, sociology of work, and gender studies, from the rescue of life stories in workshops with groups of settled peasant women, participants of the Movimento de Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) within the city of Pinheiro Machado, State of Rio Grande do Sul. As a goal, we aim at contributing to a process of emancipation and empowerment of these peasant women through the introduction of handicraft courses for the women involved. <![CDATA[Freire’s legacy, feminisms and prostitution: Unveiling of the politician-pedagogic in research in education]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-62102018000400324&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo Neste artigo, discorro sobre as dimensões política e pedagógica do fazer pesquisa em educação, lançando mão de aportes do legado freireano, dos estudos feministas e de reflexões gestadas em experiências de pesquisa desenvolvidas em diálogo com mulheres prostitutas. Ciente das tensões entre esses campos do conhecimento, teço conexões entre eles argumentando que essa aproximação revela-se fecunda no sentido de favorecer a superação da antinomia: conhecimentos populares x conhecimento científico, (inter)subjetividade x objetividade, e de questionar sistemas universalizantes que caracterizam a ciência moderna, bem como algumas perspectivas feministas. Defendo, ainda, que o diálogo entre as contribuições do legado freireano e dos estudos feministas corrobora a construção de uma ciência crítica e popular pautada no desenvolvimento de pesquisas problematizadoras capazes de visibilizar a multiplicidade de experiências, saberes e demandas de mulheres prostitutas.<hr/>Abstract In this article, I discuss the political-pedagogical dimension of research in education, using contributions from the Freire’s legacy, feminist studies and the reflections on researches developed in dialogue with prostitutes. Aware of the tensions between these fields of knowledge, I make connections between them, arguing that this approximation proves fecund in favor of overcoming the antinomy: popular knowledge vs. scientific knowledge, (inter) subjectivity vs. objectivity, and questioning universalizing systems that characterize modern science, as well as some feminist perspectives. I also argue that the dialogue between the contributions of the Freire’s legacy and feminist studies corroborates the construction of a critical and popular science based on the development of problematizing researches capable to make visible the multiplicity of experiences, knowledges and demands of women prostitutes. <![CDATA[The development of critical thinking in education: A feasible goal?]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-62102018000400334&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo O pensamento crítico, isto é, a capacidade e a disposição de avaliar proposições e de ser movido por boas razões, tem sido tradicionalmente considerado uma meta educacional. Estudos contemporâneos na área da psicologia, porém, questionam a ideia de que as pessoas sejam capazes de pensar criticamente ao sugerir que, em vez de se guiarem por razões, os sujeitos as usam primordialmente para poder justificar suas pré-concepções já estabelecidas. O presente artigo tem por objetivo apresentar e discutir as implicações dessas objeções ao pensamento crítico. Apesar de existirem boas razões para rejeitarmos a visão ingênua de que o pensamento crítico é um componente puramente racional da cognição humana, assumimos que ainda é possível, e necessário, defender a ideia de pensamento crítico e investir em seu desenvolvimento em escolas e universidades.<hr/>Abstract Critical thinking, that is, the capacity and disposition to evaluate propositions and be moved by good reasons, has been traditionally regarded as an aim of education. Contemporary studies in psychology, however, have raised doubt about the idea that people are able to think critically by suggesting that, instead of being guided by reasons, individuals use reasons mainly to justify their preexisting beliefs. The present paper aims at presenting and discussing the implications of these objections to critical thinking. In spite of the fact that there are good reasons to reject the naïve account that regards critical thinking as a purely rational component of human cognition, we assume that it is still possible, and necessary, to defend the idea of critical thinking and invest in its development at schools and universities. <![CDATA[Historical aspects of school education in the Brazilian prison institutions from the imperial period to the 21<sup>st</sup> century]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-62102018000400344&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo O presente estudo tem por objetivo resgatar o processo histórico de inserção da educação nas instituições prisionais brasileiras desde a fundação da primeira Casa de Correção da Corte, no Rio de Janeiro, até a publicação das últimas diretrizes legais que normatizam o ensino escolar em espaços de privação e restrição de liberdade. Para tanto, utilizou-se do método de revisão teórica e da consulta de leis históricas brasileiras para contemplar os objetivos propostos. Os resultados apontam cinco períodos significativos na história da educação escolar em instituições prisionais: o período imperial, o governo de Juscelino Kubitschek, a Ditadura Militar, a Constituição de 1988 e o período contemporâneo, que marca o início do presente século. Ao longo da história, a educação passou de religiosa à técnica, de técnica à obrigatória e de obrigatória a um direito constituído.<hr/>Abstract This study aims at recovering the historical process of insertion of education in Brazilian prisons since the foundation of the first “Casa de Correção da Corte” in Rio de Janeiro until the publication of the latest legal guidelines that regulate school education in deprivation spaces and restriction of freedom. For this, we used the method of theoretical revision and the consultation of historical Brazilian laws to contemplate the proposed objectives. The results point to five significant periods in the history of school education in prison institutions: the imperial period, the Juscelino Kubitschek government, the Military Dictatorship, the 1988 Constitution, and the contemporary period, which marks the beginning of this century. Throughout history, education has gone from religious to technical, from technical to compulsory and from compulsory to a constituted right.