Scielo RSS <![CDATA[Educação UNISINOS]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=2177-621020190001&lang=pt vol. 23 num. 1 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[Dossiê: Mulheres na História da Educação: formação e profissionalização]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-62102019000100003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <![CDATA[O Programa de Estudos Negros na Universidade de Tennessee: as perspectivas de uma ex-diretora do programa]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-62102019000100008&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Abstract This text addresses the dilemmas of an afrodescendant administrator, head of a black curriculum at one of the major universities in the southern United States. The text betrays the benefits, alliances and challenges of experience, alongside a description of the program, mainly the barriers to its development and expansion. The text describes the administrative power structure at the University of Tennessee Knoxville; serves as a testament to my career as Director of the African and African-American Studies Program from 2011 to 2016; and offers a general discussion of the challenges of black women in academia, in the course of their careers.<hr/>Resumo Este texto trabalha os dilemas de uma administradora afrodescendente, chefe de um programa de estudos negros numa das principais universidades da região sul dos Estados Unidos. O texto apresenta os benefícios, as alianças e os desafios da experiência, ao lado de uma descrição do programa, principalmente das barreiras de seu desenvolvimento e de sua expansão. O texto descreve a estrutura de poder administrativa na Universidade de Tennessee Knoxville; serve como um testemunho da minha trajetória como Diretora do Programa de Estudos Africanos e Africano-Americanos de 2011 a 2016; e oferece uma discussão geral dos desafios da mulher negra na academia, na trajetória da sua carreira. <![CDATA[Espelhos do presente em histórias do passado e profecias do futuro: comentários contemporâneos de jovens peregrinos a Juazeiro do Norte]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-62102019000100021&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Abstract This article analyzes stories told by younger female participants in the ongoing pilgrimage that honors the priest Padre Cícero Romão Batista in the Northeastern backlands city of Juazeiro do Norte. It devotes special attention to various sorts of stories and commentaries, concluding with a look at some present-day versions of prophecies that the speakers attribute to the priest during his lifetime (1844-1934). These prophecies tend to represent Padre Cícero as a sympathetic presence in a society that still looks with suspicion upon women who seek to better their lives through the pursuit of additional formal education and/or satisfying work outside the home. The space that they afford largely poor individuals to comment on the present and an imagined future makes them particularly revealing testimony to rapid changes and continuing challenges in today’s Brazil. The narratives as a whole are of interest to educators in their capacity to involve younger along with older persons in the transmission of the past. As a result, the conclusion of my analysis offers a number of suggestions as to how these stories could and should be used in and beyond schools. These suggestions allow readers to imagine ways that the stories described in the body of the text may find new uses and meanings in an educational environment.<hr/>Resumo Este artigo analisa as histórias contadas por mulheres jovens participantes da peregrinação que homenageia o Padre Cícero Romão Batista no sertão nordestino de Juazeiro do Norte. Dedica atenção especial a vários tipos de histórias e comentários, concluindo com uma análise de algumas versões atuais das profecias que os oradores atribuem ao sacerdote durante sua vida (1844-1934). Essas profecias tendem a representar o Padre Cícero como uma presença solidária em uma sociedade que ainda olha com desconfiança para as mulheres que buscam melhorar suas vidas por meio da educação formal adicional e/ou do trabalho satisfatório fora de casa. O espaço que eles oferecem aos indivíduos, em grande parte pobres, para comentar sobre o presente e um futuro imaginado faz deles um testemunho particularmente revelador de mudanças rápidas e desafios contínuos no Brasil atual. Essas narrativas em geral são de interesse para educadores no desenvolvimento da capacidade de pessoas jovens, assim como as mais velhas, transmitirem o passado. Na conclusão desta análise ofereço sugestões de como estas histórias podem e devem ser usadas além da sala de aula. Através dessas sugestões os leitores poderão imaginar novos usos e significados que as histórias descritas no corpo do texto poderão tomar no ambiente educacional. <![CDATA[As promessas da conversa estudantil: a série de questões públicas de Harvard e as <em>stuttering pedagogies</em>]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-62102019000100036&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Abstract Amplifying student talk in schools was one of the multiple reforms of the 1960s-1970s that targeted the passivity and mindlessness of US schooling. The Harvard Public Issues Series (Oliver and Shaver) was a “new social studies” curriculum that explicitly promoted classroom discussion. Through a close analysis of this curriculum, I will examine student talk as a desired pedagogical practice. I plan to historicize educators’ focus on classroom talk and utilize feminist and postcolonial critiques of the presumed universal effects of student dialogue (e.g. Boler). Materials to be examined include the Public Issues curriculum materials and teacher manuals, secondary scholarship on the Harvard Public Issues Project (e.g. Bohan and Feinberg) and on classroom discussion, and my own recollections of teaching the new social studies as a beginning teacher.<hr/>Resumo A ampliação das conversas estudantis nas escolas foi uma das múltiplas reformas dos anos 1960-1970 que se contrapunham à passividade e a falta de atenção nas escolas dos Estados Unidos. A série de questões públicas de Harvard (Oliver e Shaver) contribuiu para um currículo de “novos estudos sociais” que promoveu explicitamente a discussão em sala de aula. Por meio de uma análise detalhada desse currículo, examinarei a conversa estudantil como uma prática pedagógica desejada. Pretendo historicizar o foco dos educadores na conversa em sala de aula e utilizar críticas feministas e pós-coloniais dos supostos efeitos universais do diálogo entre os estudantes (por exemplo, Boler). Os materiais a serem examinados incluem os materiais curriculares de Questões Públicas e manuais de professores, bolsistas secundárias do Harvard Public Issues Project (por exemplo, Bohan e Feinberg), discussões em sala de aula e minhas próprias lembranças de ensinar os “novos estudos sociais” como professora iniciante. <![CDATA[Biografia de Aída Balaio: prestígio social de uma educadora negra]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-62102019000100048&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Uma biografia proporciona reconstituir o contexto social de um dado período desde a relação indissociável entre a história individual e a coletiva. Objetiva-se compreender a história de vida de Aída Balaio (1897-1970), com ênfase na sua atuação educativa, na interface com o contexto político, cultural e social da região do Mucuripe, Fortaleza, Ceará. Fundamentada teoricamente na Nova História Cultural, a pesquisa micro-histórica ampara-se na metodologia da História Oral Híbrida complementada com fontes documentais – revista, relatórios de instrução pública, livro de memória, etc. Os resultados demonstraram que Aída Balaio era uma mulher negra e de origem simples, que concluiu o magistério graças ao ingresso filantrópico no Colégio Imaculada Conceição. Ela alfabetizou e assistiu a inúmeras pessoas de uma comunidade pauperizada, rompeu paradigmas relativos à raça e situação econômica desfavorecida, ganhou relativa notoriedade e colaborou com o desenvolvimento do Mucuripe.<hr/>Abstract A biography provides a reconstitution of the social context of a given period from the inseparable relationship between individual and collective history. The objective of this study is to understand the life history of Aída Balaio (1897-1970), with emphasis on his educational work, in the interface with the political, cultural and social context of the Mucuripe region, Fortaleza, Ceará. Grounded theoretically in the New Cultural History, the micro-historical research is based on the methodology of Oral Hybrid History complemented with documentary sources – magazine, reports of public instruction, memory book, etc. The results showed that Aída Balaio was a black woman of simple origin, who concluded the teaching thanks to the philanthropic entrance in the College Immaculate Conception. She literacy and assisted countless people from a pauperized community, broke paradigms relative to race and disadvantaged economic situation, gained relative notoriety and collaborated with the development of Mucuripe. <![CDATA[Onde estavam as mulheres? O ensino superior nos Estados Unidos entre os séculos XIX e XX]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-62102019000100068&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Enquanto a escolarização básica norte-americana tornava-se objeto de interesse internacional por suas práticas inovadoras, o ensino superior universitário excluía as mulheres de maneira sistemática. Somente em fins do século XIX, foi quebrada parte da resistência à presença das mulheres nas mais altas carreiras. Este artigo analisa esse processo de inserção, explorando as estratégias femininas de ocupação daqueles espaços. O trabalho contrapõe a narrativa de Slosson (1910) sobre o campo universitário norte-americano ao caso específico da Universidade de Columbia, sinalizando os conflitos que perpassaram essa integração. A partir dos relatórios anuais do Teachers College e dos trabalhos de Thomas (1986) e Weneck (1991; 1996) examinamos a posição ocupada pelas professoras deste college e as áreas nas quais sua presença foi mais significativa. Assim, este artigo procurou mapear as perspectivas femininas no interior deste campo, um fator relevante para dimensionar a experiência dos brasileiros que viajaram para cursos de especialização naquele país.<hr/>Abstract By the time elementary school in the United States became the object of international interest for its innovating practices, women were systematically excluded from college education. It was not until the late 19th century that part of the resistance to the presence of women in the highest careers was broken. This article analyzes this process of inclusion, exploring the feminine strategies to occupy these places. Slosson’s (1910) narrative about the American universities will be compared to the specific case of Columbia University, highlighting the conflicts involved in this integration. Investigating the annual reports of the Teachers College and the works of Thomas (1986) and Weneck (1991, 1996), discussion will focus on the position occupied by the women who worked in the institution and the areas in which their presence was most significant. Thus, this article seeks to apprehend the female perspectives within this field, a relevant factor to understand the experience of Brazilian educators that visited the U.S. with the purpose of taking specialization courses in Education. <![CDATA[A formação da “mãe de família” para o trabalho: ações de iniciação profissional feminina no Lar Infantil Icléa (Federação Espírita do Paraná), Curitiba nos anos 1950]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-62102019000100087&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Este artigo discute duas ações relacionadas à educação da mulher para o trabalho que aconteceram em Curitiba no Lar Infantil Icléa, da Federação Espírita do Paraná, entre 1954 e 1958: as aulas avulsas de artesanato e prendas domésticas e os cursos do Centro de Iniciação Profissional Lar Icléa. O Centro, que ofertou aulas de corte e costura, bordado, crochê, tricô, manicure-pedicure e artes culinárias e caseiras, não foi uma iniciativa autônoma da Federação, entretanto seus cursos revelavam sintonia com as ideias dos espíritas da FEP ao reforçar competências consideradas femininas, formando mulheres para que, mesmo atuando fora do lar, se ocupassem de funções idealizadas à “mãe de família”. Este artigo foi escrito a partir da análise de relatos memorialísticos da Federação Espírita do Paraná e dos jornais Mundo Espírita, Diário da Tarde e O Dia. Estudos de Michelle Perrot embasam a abordagem do artigo e também as reflexões motivadas por textos sobre o espiritismo e sobre a mulher nos séculos XIX e XX.<hr/>Abstract This article discusses two actions related to women’s education for work in Curitiba at the Icléa Children’s Home of the Paraná Spiritist Federation, between 1954 and 1958: the artisanship classes and domestic skills and the courses of the Center of Professional Initiation Lar Icléa. The Center, which offered classes in cutting and sewing, embroidery, crocheting, knitting, manicure-pedicure and culinary and home-made arts, was not an autonomous initiative of the Federation. However, its courses were in harmony with the ideas of the Federation spiritists, by reinforcing women’s skills, forming women so that, even if they worked outside the home, they would take on idealized functions for the housewives. This article was written from the analysis of memorialistic reports of the Spiritist Federation of Paraná and of the newspapers Mundo Espírita, Diário da Tarde and O Dia. Studies by Michelle Perrot served as a basis for the article’s approach, together with reflections on texts on spiritism and women in the nineteenth and twentieth centuries. <![CDATA[A escola transformando vidas de mulheres negras, ribeirinhas, na região fronteiriça Brasil-Bolívia em meados do século XX]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-62102019000100105&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O artigo aborda aspectos históricos da formação e profissionalização de professoras no Vale do Guaporé-Mamoré, na fronteira Brasil-Bolívia, discorrendo sobre questões singulares naquele contexto: mulheres negras que foram pioneiras na ação pastoral educativa de Dom Rey, bispo católico oriundo da França que se preocupou com o atendimento educacional das populações que se encontravam à margem da ação do Estado. Resulta de pesquisa bibliográfica e de campo apoiando-se em memórias das protagonistas, abrangendo as décadas de 30 a 60 do século XX. A escolarização possibilitou para aquelas mulheres acesso a outros direitos que requerem a compreensão dos códigos da escrita, produzindo significativas transformações em suas vidas e nas de outras pessoas. Sem qualquer apologia, pode-se afirmar que a escola viabilizou a profissionalização de inúmeras pessoas que viviam sem perspectivas de inserção social, como aquelas mulheres negras e ribeirinhas da região do Vale do Guaporé-Mamoré, em Rondônia.<hr/>Abstract The article deals with historical aspects of the formation and professionalization of teachers in the Guaporé-Mamoré Valley, on the Brazil-Bolivia border, discussing singular issues in that context: black women who pioneered the educational pastoral activity of Dom Rey, a Catholic bishop from France was concerned with the educational assistance of the populations that were on the margins of state action. It results from bibliographical and field research based on memories of the protagonists, covering the decades from 30 to 60 of the twentieth century. Schooling made it possible for those women to have access to other rights that require the understanding of the codes of writing, producing significant transformations in their lives and that of other people. Without any apology, it can be said that the school made it possible to professionalize numerous people who lived without prospects of social inclusion, such as those black and riverside women from the Guaporé-Mamoré Valley, region of Rondônia. <![CDATA[Hegemony and pedagogical alternatives. The blind knots of the theory]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-62102019000100124&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumen Este artículo aborda aspectos teórico-epistemológicos, metodológicos y ético-políticos a partir de investigaciones realizadas sobre alternativas pedagógicas y sus mediaciones en el contexto de la problemática social y sus desafíos educativos en la tensión provocada por el neoliberalismo pedagógico en América Latina. La investigación de este artículo fue realizada por grupos de México, Argentina, Brasil, Chile y Colombia. Se analiza el potencial generado por la práctica de sistematización de experiencias, en virtud de que reflejan la problemática, las dimensiones y tendencias alternativas de una región e indican los posibles desafíos y límites de la acción pedagógica. Entre los resultados está la formulación del camino metodológico de la investigación. Además de los desafíos indicados frente al modelo educativo hegemónico, se concluye que la investigación da cuenta de los saberes históricos presentes en los intersticios de las tramas sociales mediadas por las prácticas educativas.<hr/>Abstract This article deals with theoretical-epistemological, methodological and ethical-political aspects, based on research carried out on pedagogical alternatives and their mediations in the social problematic context and its educational challenges in the tension caused by pedagogical neoliberalism in Latin America. The research of this article was made by groups from Mexico, Argentina, Brazil, Chile and Colombia. The potential generated by the practice of systematizing experiences is analyzed, since they reflect the problematic, the dimensions and alternative tendencies of a region and indicate the possible challenges and limits of the pedagogical action. Among the results is the formulation of the methodological path of research. In addition to the challenges indicated in relation to the hegemonic educational model, it is concluded that the research accounts for the historical knowledge present in the interstices of social networks mediated by educational practices. <![CDATA[O professor profissional de matemática: fabricando e governando o devir do professor]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-62102019000100141&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Abstract This paper aims at unpacking the becoming of the mathematics teacher as a professional immerse in the Chilean society, by mapping the changes that have taken within his/her fabrication and governing. A Foucault–inspired history of the present is deployed, as analytical strategy, to problematize how the discursive assemblage of social development and school mathematics produces a particular teacher—an autonomous professional that has to engage in continuous training and has to be a good decision-maker, framed within political and economic agenda. Ways of conceiving and understand the mathematics teacher are (re)producing a discursive network that operates as a technology of government for the fabrication of the desired mathematics teacher.<hr/>Resumo Este artigo tem como objetivo discutir o devir do professor de matemática como um profissional imerso na sociedade chilena, mapeando os câmbios que ocorreram dentro de sua fabricação e governança. Realiza-se uma historização do presente, inspirada no trabalho de Foucault, utilizando-se essa estratégia analítica para problematizar como a montagem discursiva do desenvolvimento social e da matemática escolar produz um professor particular – um profissional autônomo que deve se empenhar em treinamento contínuo e que deve ser um bom tomador de decisões, dentro da agenda política e econômica. Propõe-se que as formas de conceber e compreender o professor de matemática estão (re)produzindo uma rede discursiva que funciona como uma tecnologia de governo para a fabricação do professor de matemática desejado. <![CDATA[Raiva, Agressão e Educação: um diálogo necessário]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-62102019000100155&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O artigo apresenta uma discussão dos resultados obtidos em uma pesquisa sobre o universo emocional dos adolescentes e tem como objetivo investigar os eventos desencadeantes da emoção da raiva e seus impactos para as relações escolares. O estudo é de natureza qualitativa e contou com a participação de 526 estudantes do Ensino Fundamental da rede pública. Os dados foram obtidos mediante a aplicação de um questionário aberto e analisados considerando os pressupostos da teoria fundamentada de Charmaz (2009), dialogando com as contribuições teóricas de Navas e Bozal (2012), Bisquerra (2014), Mira y Lopez (2012) e Arándiga e Tortosa (2003). Os resultados indicam que a ausência de regulação emocional da raiva dos adolescentes, modifica a natureza protetora daquela emoção, alimentando comportamentos agressivos. Além disso, identificou-se a criação de scripts mentais que favorecem a construção de um habitus escolar que produz e reproduz respostas agressivas no âmbito escolar.<hr/>Abstract The article presents a discussion of the results obtained in a research on the emotional universe of adolescents and aims to investigate the events triggering the emotion of anger and its impact on school relations. The study is qualitative and counted on the participation of 526 students from the public school. The collected materials were obtained through the application of an open questionnaire and analyzed considering the assumptions of the grounded theory (Charmaz, 2009), dialoguing with the theoretical contributions of Navas and Bozal (2012), Bisquerra (2014), Mira y Lopez (2012) and Arándiga and Tortosa (2003). The results indicate that the absence of emotional regulation of teenage anger modifies the protective nature of that emotion, fueled aggressive behaviors. In addition, we have identified the creation of mental scripts that favor the construction of a school habitus that produces and reproduces aggressive responses in the school environment. <![CDATA[Diálogo e negociação: sobre a construção de sentidos na experiência com cinema em sala de aula]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-62102019000100170&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo Considerando possíveis efeitos da experiência de interação entre cinema e os conteúdos de história, quando o filme é exibido e debatido em aula, o trabalho pretende problematizar essa relação de maneira a criar um espaço para que os estudantes possam pensar e discutir sobre os filmes, os temas de aula e as visões de mundo que ali circulam. A partir do acompanhamento de estudantes de uma escola privada, buscamos analisar como essa experiência deslocou seu olhar em relação à história, a si mesmos, ao outro e ao mundo, para além da sala de aula. A análise se valeu de três marcadores, repertório, sensibilização e a desnaturalização do olhar, com relação aos filmes exibidos, e os três articulados e não dissociados. O propósito foi criar um espaço de escuta e diálogo que permitisse identificar mudanças nos modos de ver o mundo e construir sentido, relacionados aos temas apresentados pelo filme nas aulas de história.<hr/>Abstract Considering possible effects of the experience of interaction between cinema and the contents of History, when the film is screened and debated in classes, the work aims to problematize this relationship in order to create a space so that the students can think and discuss about the films, the themes in class and the world views that circulate there. From the follow-up of students from a private school, we sought to analyze this experience shifted its view of history, itself, the other and the world, beyond the classroom. The analysis was based on three markers, namely ‘repertoire’, ‘sensitization’ and ‘denaturation of the eyes’, in relation to the films shown, and the three articulated and non-dissociated. The purpose was to create a space for listening and dialogue that would allow us to identify changes in ways of seeing the world and building meaning related to the themes by the film in the history classes. <![CDATA[Produzindo e Educando Mulheres no Jornal <em>O Exemplo:</em> entre o espaço do lar e o direito à instrução e à emancipação (Porto Alegre, RS)]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-62102019000100189&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo O artigo investiga as representações e as pedagogias culturais sobre mulheres negras veiculadas pelos articulistas do periódico de imprensa negra O Exemplo, na perspectiva teórica dos Estudos Culturais em Educação. Trata-se de uma análise cultural, a partir de pesquisa documental no acervo digital do referido jornal. Analisa-se, particularmente, editoriais e colunas que versavam sobre mulheres entre a última década do século XIX e a primeira década do século XX, no período imediato ao pós-abolição. Dentre os resultados destacamos duas possíveis direções de ensinamentos da imprensa negra sobre mulheres, no referido periódico: uma mais tradicional, que buscava restringir a mulher ao lar, às tarefas domésticas e à educação dos filhos(as) e outra, mais progressista, em favor do direito e do acesso das mulheres à instrução e à emancipação. As pedagogias culturais foram disseminadas por meio de diferentes estratégias narrativas: de um lado, a linguagem do humor, em poemas que criticavam costumes considerados indesejáveis e, de outro, a linguagem de elogios e exaltação de qualidades entendidas como ideais às mulheres no contexto do pós-abolição.<hr/>Abstract The article investigates the cultural representations and cultural pedagogies about women carried by the writers of the Black Press Periodical O Exemplo, in the theoretical perspective of the Cultural Studies in Education. This is a cultural analysis, based on documentary research in the digital collection of the aforementioned newspaper. It analyzes, particularly, editorials and columns that deal with women between the last decade of the nineteenth century and the first decade of the twentieth century, in the immediate post-abolition period. Among the results, we highlight two possible directions of women´s teachings in this periodical: a more traditional one, which sought to restrict women to home, housework and children´s education, and a more progressive one, in favor of women´s right and their access to education and emancipation. These cultural pedagogies were disseminated through different narrative strategies: from one side, the humorous language, in poems that criticized customs considered undesirable and, on the other, the language of praise and exaltation of qualities understood as ideals in the context of post-abolition.