Scielo RSS <![CDATA[Educação UNISINOS]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=2177-621020190002&lang=en vol. 23 num. 2 lang. en <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[Instituted and legally supported orphanhood: critical reflections on the “new” brazilian High School]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-62102019000200209&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo O presente artigo examina a Medida Provisória 746/2016, convertida na Lei 13.415, situando-a no debate sobre as finalidades e o formato do “novo” Ensino Médio brasileiro. Seu intuito é apresentar os principais desdobramentos da reforma e problematizar ao menos três de seus mais notáveis abusos: i) o de tornar a escola servil aos organismos internacionais e às demandas do mercado financeiro; ii) o de colocar em risco o princípio democrático e universal da educação republicana; iii) o de autorizar os adultos a se eximirem da formação das novas gerações, transferindo tal responsabilidade para as próprias crianças e jovens. O suposto é de que os alunos terão plenas condições emocionais e intelectuais para isso. Contudo, crianças e jovens estão sendo constrangidos a tomar decisões prematuramente. Em síntese, oficialmente desamparados, tornados órfãos por decisão estatal e com amparo legal.<hr/>Abstract The present article examines the provisional measure 746/2016, converted in the law 13.415, situating it in the debate regarding the goals and the format of the “new” Brazilian High School. It aims to present the main unfoldings of the reform and to problematize at least three of its most notable abuses: to make the school servile to the international organisms and to the demands of the financial market; to put in risk the democratic and universal principle of the republican education; and to authorize adults to exempt from the formation of the new generations, transferring such responsibility to the children and youngsters themselves. The assumption is that students will have full emotional and intellectual conditions for this. However, children and young people are being constrained to make decisions prematurely. In summary, officially forsaken, orphaned by a state decision and with legal protection. <![CDATA[Sociabilities and discrimination amobg groups of juvenile-adolescents in High School]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-62102019000200225&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo O presente artigo analisa as relações de sociabilidade e de discriminação dos adolescentes-juvenis em suas vivências em grupo na escola de Ensino Médio em diferentes dimensões. Busca, ainda, compreender como lidam com as diferenças. Nossas análises advêm das observações, questionários, entrevistas e grupos de discussão realizados com 184 adolescentes-juvenis de uma escola pública de Belém do Pará. A partir de nossa interlocução com os estudantes acionamos os conceitos de representação, hierarquia e socialização, os quais nos permitiram compreender que, a despeito da sociabilidade havida, a discriminação se presentifica. Parece haver um descompasso entre o que a escola se propõe a ensinar e o que os estudantes, efetivamente, aprendem, porque o processo de formação dos mesmos não se restringe aos limites da sala de aula, mas espraia-se para além dela.<hr/>Abstract The present article analyses the relationships of sociability and discrimination of juvenile-adolescents in their experiences of groups in different dimensions of High School. It seeks, furthermore, to comprehend how do they deal with that which is different from themselves. Our analyses come from the observations, questionnaires, interviews and discussion groups carried out with 184 juvenile-adolescents from a public school in Belém, state of Pará. From our conversation with the students, we operate the concepts of representation, hierarchy and socialization, which have allowed us to understand that, despite the occurrence of sociability, discrimination makes itself known. There seems to be a mismatch between that which the school proposes to itself and that which the students effectively learn, due to the fact that their learning process is not restricted to the boundaries of the school room, but spreads out beyond it. <![CDATA[The Moral Education in Emile Durkheim and the contemporary struggles for control surrounding the Brazilian formal schooling system]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-62102019000200242&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Este ensaio tem como objetivo discorrer sobre o papel da educação para a construção da moral a partir de Emile Durkheim e os avanços conservadores orientados ao controle sobre o sistema formal de ensino. Compreende-se que os movimentos por educação conservadora, como denominaremos, lastreados por uma ideia hiperindividualizada e opaca de sujeito, desconstroem o paradigma educacional iluminista preconizado pelo mestre francês. Tais movimentos elaboram essa desconstrução, porém não sugerem claramente uma proposição sobre que tipo de indivíduo e sociedade emergiriam ao final da passagem pelo sistema. Essa articulação anti-propositiva e anti-moderna tem o potencial, em verdade, de conduzir a sociedade muito mais a um estado anômico do que para fazer emergir estruturas sociais mais coesas.<hr/>Abstract This essay has the objective to dissert about the role of education to the construction of moral for the sociologist Emile Durkheim relating it to the conservative advancements oriented to the control of the formal schooling system. It is understood that movements for a conservative education, as we have denominated them, founded by a hyperindividualized and blurred idea of individual, turn out deconstructing the illuminist paradigm of education preconized by the French master. These movements elaborate such deconstruction, but do not put forward clearly any proposition of what kind of individual or society emerge at the end of their alleged schooling system. In effect, this anti-purposeful and anti-modern articulation has the potential to conduct society much more to an anomic state than to bring about indeed cohesive social structures. <![CDATA[The expansion policies for higher education of the governments of the Workers' Party (2003-2016): inclusion and democratization?]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-62102019000200257&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo A expansão e a democratização do acesso à educação superior constituíram em uma política social estratégica do projeto de desenvolvimento dos governos do Partido dos Trabalhadores. Nesse cenário, esse trabalho teve como objetivo discutir em que medida o projeto desenvolvimentista dos governos Lula da Silva (2003-2010) e de Dilma Rousseff (2011-2016) articulado com as políticas de expansão para educação superior propiciaram maior inclusão social e democratização. Para tal fim, utilizou-se da análise bibliográfica e documental. O processo de expansão desse nível de ensino vem permitindo o acesso de segmentos da população tradicionalmente excluída de forma ainda restrita. O processo de inclusão e de democratização não poderá ampliar e sustentar se não forem consolidadas políticas sociais de caráter universal para garantir a redução das significativas desigualdades sociais do país.<hr/>Abstract The expansion and democratization of access to higher education constituted a strategic social policy in the context of the development project of the governments of the Workers' Party. In this scenario, the objective of this study was to discuss the extent to which the developmental project of the governments Lula da Silva (2003-2010) and Dilma Rousseff (2011-2016) articulated with the expansion policies for higher education led to greater social inclusion and democratization. For this purpose, bibliographical and documentary analysis was used. The process of expansion of this level of education has allowed the access of segments of the traditionally excluded population still restricted. The process of inclusion and democratization can not be expanded and sustained if universal social policies are not consolidated to guarantee the reduction of the country's significant social inequalities <![CDATA[The action’s pathos: notes on teacher’s responsibility and singularity]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-62102019000200273&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Investigação acerca do conceito de “responsabilidade” e suas implicações na compreensão contemporânea da “responsabilidade docente”. A tradição moderna fundamenta o agir responsável numa concepção de sujeito racional, consciente, autoconsciente. A ação responsável pressupõe, nesse registro, um saber que legitima o poder afirmativo de um agente livre para agir ou não agir. Buscaremos, a partir da referência à filosofia de Nietzsche e ao pensamento de Derrida, pensar a dimensão do pathos na ação, além de trazer à tona uma compreensão da responsabilidade enquanto “resposta” à singularidade do “outro” que nos interpela. Trata-se de uma experiência da responsabilidade que se inscreve numa dimensão “indecidível” entre saber e não saber, poder e não poder, afirmatividade e passividade.<hr/>Abstract Investigation on the concept of “responsibility” and its implications in the contemporary comprehension of the “teacher’s responsibility”. The modern tradition grounds the responsible action with the notion of a rational, conscious and self-conscious subject. Responsible action presupposes, in this record, some kind of knowledge which legitimates the affirmative power of the free agent to act or not to act. We’ll try, from the reference to the philosophy of Nietzsche and Derrida’s thinking, to bring the dimension of pathos to understand human action. We’ll also try to bring up the comprehension of responsibility as “response” to the singularity of the “other” that calls us. It’s an experience of responsibility with an “undecidable” dimension between knowing and not-knowing, power and impotence, affirmation and passivity. <![CDATA[Sulear practices: a direction from intellectual relationship between Paulo Reglus Neves Freire and Boaventura de Sousa Santos]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-62102019000200287&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo O texto integra estudos bibliográficos que vêm sendo realizados com o objetivo de aproximar o pensamento de Paulo Freire com outros autores e autoras, tendo em vista a recriação de seu pensamento diante dos desafios da contemporaneidade. Faz parte da produção oriunda de um percurso de investigação continuada, em momentos distintos e complementares, no que se refere à aproximação do pensamento do autor com outras referências no campo da Pedagogia crítica. O parentesco intelectual entre Paulo Reglus Neves Freire e Boaventura de Sousa Santos é argumentado em função de suas convergências e complementaridades, apresentando, neste trabalho, conceitos que expressam proximidades entre os autores no que se refere à direção e ao sentido contra-hegemônico do pensamento de ambos. Sulear as práticas é uma expressão que resulta do estudo realizado, sugerida como orientação para fundamentar a formação de educadores e educadoras na perspectiva da constituição de práticas educativas emancipatórias.<hr/>Abstract The text integrates the bibliographic studies that have been carried out in order to bring Paulo Freire’s thought closer to others authors having in mind the recreation of his thoughts towards the challenges faced nowadays. It is part of a production that comes from an ongoing investigation path, in different and complementary moments concerning the approach of the authors’ thoughts with other critical pedagogical references. The intellectual relationship between Paulo Reglus Neves Freire and Boaventura de Sousa Santos is argued due to their convergences and complementarities, showing in this work concepts that express proximity among other authors regarding the counter-hegemonic direction and sense of both author’s thoughts. Sulear as práticas is an expression that results from the study accomplished suggested as orientation to support the formation of teachers under emancipatory educative practices. <![CDATA[The law 10.639/03 as a decolonizing potential of the curricullum: tessitures and impasses]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-62102019000200301&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo O objetivo deste artigo é analisar o potencial decolonizador da Lei nº 10.639/03, que insere a obrigatoriedade do ensino de História e Cultura Africana e Afro-Brasileira na educação básica. Para tanto, utilizamos o referencial do Pensamento Decolonial Latino-Americano para afirmar a necessidade de construir uma pedagogia decolonial, que considere os diferentes conhecimentos e culturas em igualdade de diálogo. No entanto, para analisar o potencial decolonizador da Lei 10.639/03 é preciso ainda considerar o âmbito das políticas educacionais orientadas pelos organismos internacionais financeiros e multilaterais, cujo foco é a amenização dos conflitos e não a transformação da sociedade. Os resultados apontam que apesar dos impasses, a Lei figura como importante instrumento para a construção de uma educação decolonial, pois parte das reivindicações dos movimentos negros e afirma a legitimidade dos conhecimentos, da história e cultura de grupos sociais e culturais historicamente silenciados.<hr/>Abstract The object of this study is to analyse the potential decolonizer of the Law nº 10.639/03, which inserts the obligatory teaching of African and Afro-Brazilian History and Culture. For this purpose, we use the referential of Latin American Decolonial thinking to affirm the need to construct a decolonial pedagogy, that considers different knowledge and cultures in equal dialogue. However, to analyze the potential decolonizer of the Law 10.639/03 it is also necessary to consider the scope of educational policies guided by international financial and multilateral organizations, whose focus is the mitigation of conflicts and not the transformation of society. The results indicate that despite the impasses, the Law is an important instrument for the construction of a decolonial education, as part of the claims of the black movements and affirms the legitimacy of knowledge, the history and culture of historically silenced social and cultural groups. <![CDATA[Social invisibility and children’s literary reading - a study of Freitas & Moriconi’s “Os Invisíveis”]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-62102019000200316&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo O artigo objetiva analisar gestos de compreensão leitora de alunos dos anos iniciais de escola pública frente à obra “Os Invisíveis”, de Tino Freitas e Renato Moriconi, do acervo PNBE Anos Iniciais - 2014, a qual tematiza, com qualidade estética, a invisibilidade de atores sociais no mundo contemporâneo. O trabalho resulta do projeto de pesquisa “Percursos e representações da infância em livros para crianças - estudo de obras e leituras” (apoio CNPq). A análise das falas dos alunos, na conversa mediada, assim como de seus desenhos e textos mostrou sentidos negociados na sessão de leitura e aponta para articulações entre o tema da invisibilidade social e as vivências próprias, assim como para a relevância de narrativas desafiadoras em turmas de anos iniciais. O estudo buscou inspiração tanto em discussões sobre a presença de temas difíceis na literatura infantil (Colomer, Evans), como sobre a relevância do partilhamento da leitura literária (Chambers, Roche e outros).<hr/>Abstract This paper aims to analyse gestures of reading understanding from early-year students in public school towards Tino Freitas’s and Renato Moriconi’s work ‘Os Invisíveis’ from the collection PNBE Anos Iniciais - 2014, which portrays with aesthetical usefulness social actors’ invisibility in the contemporary world. The work comes from the research project “Pathways and representations of childhood in books for children - study of works and readings” (CNPq support). The student speech analysis, in the mediated conversation, and their drawings and texts have shown negotiated meanings in the reading session and has pointed to articulations between the subject of social invisibility and students’ own experiences, and to the significance of challenging narratives in early-year groups. The study has drawn on discussions about the existence of difficult subjects in children’s literature (Colomer &amp; Evans) and significance of sharing literary reading (Chambers, Roche and others). <![CDATA[Inclusion discourses and the blocking of differences]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-62102019000200338&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo Este artigo tem por objetivo refletir sobre sentidos atribuídos às diferenças culturais articulados aos discursos de estudantes do curso de Pedagogia de uma universidade localizada na Região Metropolitana do Estado do Rio de Janeiro. A pesquisa foi realizada a partir da apropriação de aportes pós-estruturais e pós-coloniais e utilizou entrevista de grupo focal como técnica de pesquisa. No estudo foi possível constatar que nas falas das participantes frequentemente a ideia de diferença estava associada à Educação Especial e Inclusiva, ou seja, a condição física e/ou mental de sujeitos que demandam por atendimento especial. Neste texto buscamos refletir sobre essa forma de conceber as diferenças. Nosso pressuposto é de que ela articula sentidos essencialistas de diferença com implicações nas práticas de inclusão observadas na escola, práticas que permanecem limitadas à perspectiva de integração da pessoa com necessidades educativas especiais.<hr/>Abstract The article aims to reflect on ways to cultural differences articulated in discourse by students of Pedagogy of a University located in the Metropolitan Region of Rio de Janeiro State. The aforementioned research was performed through the appropriation of post-structural and postcolonial contributions, as well as used the focal group interview as research technique. The concept of ‘difference’, in the participant’s speeches was generally associated with special and inclusive education, which means the physical or mental condition of subjects who demand special care. Thus, the aforementioned concept can be herein understood as the articulator of different essentialist meanings that have implications in the inclusion practices observed in the school environment. It is important highlighting that these inclusion practices, as a rule, remain limited to the integration perspective of people with special educational needs. <![CDATA[Playing as a social practice of childhood in the context of Early Childhood Education: learning for life]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-62102019000200352&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo O artigo discute o brincar como uma prática social intensa da pequena infância em contexto de educação infantil e seu potencial de aprendizagem para a vida. Teve como aporte teórico autores como Brougère e Freire. De abordagem qualitativa, utilizou-se da observação participante de momentos de brincadeiras livres propiciadas em práticas educativas com uma turma de 14 crianças com idade média de 3 anos, em uma instituição de educação infantil municipal. Os dados foram registrados em diário de campo e realizou-se a análise, na perspectiva qualitativa considerando a literatura. Os resultados apontaram, dentre outros aspectos, que no brincar as crianças ampliam o repertório lúdico, fazem escolhas, compartilham ideias sobre a realidade, negociam brinquedos e estabelecem amizades. Brincar é uma prática social que promove aprendizagem para a vida e, por isso, deve ser presente no cotidiano das crianças na Educação Infantil.<hr/>Abstract The article discusses playing as an intense social practice of early childhood in the context of early childhood education and its learning potential for life. It had as theoretical contribution authors like Brougère and Freire. From a qualitative approach, we used the participant observation of free play moments provided in educational practices with a group of 14 children with an average age of 3 years in a municipal infant education institution. The data were recorded in field diary and the analysis was performed, considering the qualitative perspective considering the literature. The results pointed out, among other aspects, that in playing children, they expand the play repertoire, make choices, share ideas about reality, negotiate toys and establish friendships. Playing is a social practice that promotes learning for life and, therefore, must be present in the daily life of children in Early Childhood Education. <![CDATA[Bio/Ecopolitical Strategies in Environmental Education: the media and the global warming]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-62102019000200367&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo O artigo busca analisar as estratégias bio/ecopolíticas no discurso midiático do aquecimento global educando-nos para agir no meio ambiente. Utiliza-se os estudos de Michel Foucault sobre biopolítica e os desdobramentos dele no conceito de ecopolítica. Seu corpus discursivo refere-se a reportagens de dois jornais, Folha de São Paulo e El País, a respeito do aquecimento global em 2016 e 2017. O estudo analisa a ativação das estratégias bio/ecopolíticas em defesa do planeta que encontra conforto no saber da ciência e da estatística. Pensando nos potenciais efeitos das reportagens midiáticas, tensiona-se tais discursos e seus modos de intervenção e subjetivação em tempos atuais. Junto às normalizações bio/ecopolíticas, que nos ensinam como cuidar do meio ambiente, podem se encontrar também as resistências criando novos olhares para a Educação Ambiental, apostando em fissuras nas grandes verdades que insistem em nos fazer rebanho.<hr/>Abstract The article aims to analyze the bio/ecopolitical strategies in the media global warming discourse. It is presented Michel Foucault's biopolitical studies and the developments of his concepts of ecopolitics. The discursive corpus refers to articles from two newspapers, Folha de São Paulo and El País, on global warming in 2016 and 2017. The study analyzes the activation of bio/ecopolitical strategies that finds comfort in the knowledge of science and statistics. Having in mind the potential effects of media reports, these discourses and their modes of intervention and subjectivation are stressed. Along with the bio/ecopolitical normalizations that teach us how to take care of the environment, it is also possible to find resistances bringing up new views for the Environmental Education, betting on cracks in the great truths that insist on making us a herd. <![CDATA[Paulo Freire at Rio Grande do Sul: legacy and reinvention]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-62102019000200383&lng=en&nrm=iso&tlng=en Resumo O artigo busca analisar as estratégias bio/ecopolíticas no discurso midiático do aquecimento global educando-nos para agir no meio ambiente. Utiliza-se os estudos de Michel Foucault sobre biopolítica e os desdobramentos dele no conceito de ecopolítica. Seu corpus discursivo refere-se a reportagens de dois jornais, Folha de São Paulo e El País, a respeito do aquecimento global em 2016 e 2017. O estudo analisa a ativação das estratégias bio/ecopolíticas em defesa do planeta que encontra conforto no saber da ciência e da estatística. Pensando nos potenciais efeitos das reportagens midiáticas, tensiona-se tais discursos e seus modos de intervenção e subjetivação em tempos atuais. Junto às normalizações bio/ecopolíticas, que nos ensinam como cuidar do meio ambiente, podem se encontrar também as resistências criando novos olhares para a Educação Ambiental, apostando em fissuras nas grandes verdades que insistem em nos fazer rebanho.<hr/>Abstract The article aims to analyze the bio/ecopolitical strategies in the media global warming discourse. It is presented Michel Foucault's biopolitical studies and the developments of his concepts of ecopolitics. The discursive corpus refers to articles from two newspapers, Folha de São Paulo and El País, on global warming in 2016 and 2017. The study analyzes the activation of bio/ecopolitical strategies that finds comfort in the knowledge of science and statistics. Having in mind the potential effects of media reports, these discourses and their modes of intervention and subjectivation are stressed. Along with the bio/ecopolitical normalizations that teach us how to take care of the environment, it is also possible to find resistances bringing up new views for the Environmental Education, betting on cracks in the great truths that insist on making us a herd.