Scielo RSS <![CDATA[Revista Práxis Educacional]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=2178-267920220001&lang=pt vol. 18 num. 49 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[SISTEMA DE AVALIAÇÃO DE PERIÓDICOS NO BRASIL: IMPACTOS DA EVOLUÇÃO DOS CRITÉRIOS DO QUALIS-PERIÓDICOS DA ÁREA DE EDUCAÇÃO]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2178-26792022000100100&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO: O artigo analisa a produção do Qualis-Periódicos da área de Educação, no período de 2010 a 2018 - triênio 2010 a 2012; quadriênio 2013 a 2016 e avaliação de meio termo sobre os anos 2017 e 2018. O instrumento serve para avaliar a produção de docentes do Sistema de Pós-graduação no Brasil, embora seja frequentemente utilizado para outros fins. É possível determinar dois tipos de mudança nos critérios de avaliação: uma incremental, entre o triênio e o quadriênio; outra de ruptura, quando em 2019, na avaliação de meio termo, introduz-se um novo fator para medir impacto ou citação. As análises da pesquisa estão fixadas sobre fontes documentais: os próprios Qualis e os documentos orientadores e avaliativos da Área da Educação. Os dados demonstram um aumento considerável na estratificação dos periódicos ocasionada pela objetivação dos critérios, nos primeiros períodos, e uma ruptura no último; uma diminuição drástica do universo de avaliação com a introdução do princípio de área mãe; e uma incerteza quanto à avaliação que virá em 2021.<hr/>RESUMEN: El artículo analiza la producción del Qualis-Periódicos del área de Educación, en el período desde 2010 hasta 2018 - trienio 2010 hasta 2012; cuadrienio 2013 hasta 2016 y evaluación del medio término sobre los años 2017 hasta 2018. El instrumento sirve para evaluar la producción de docentes del Sistema de Posgrado en Brasil, aunque se utilize frecuentemente para otras finalidades. Es posible determinar dos tipos de cambios en los criterios de evaluación: una incremental, entre el trienio y el cuadrienio; otra de ruptura, cuando en 2019, en la evaluación del medio término, se introdujo un nuevo factor para mensurar impacto o citación. Los análisis de la investigación están fijados sobre fuentes documentales: el propio Qualis y los documentos orientadores y evaluativos del Área de Educación. Los datos demuestran un incremento considerable en la estratificación de las revistas científicas ocasionada por la objetivación de los criterios, en las primeras revistas científicas, y una ruptura en el último; una disminución drástica del universo de evaluación con la introducción del principio del área madre; y una incertidumbre en lo que respecta a la evaluación que se llevará a cabo en 2021.<hr/>ABSTRACT: The present article analyzes the production of the Qualis-Periódicos in Education, in the period from 2010 to 2018 - triennium 2010 to 2012; quadrennium 2013 to 2016 and mid-term evaluation on the years 2017 and 2018. The instrument serves to evaluate the production of faculty members of the Graduate System in Brazil, although it is often used for other purposes. It is possible to determine two types of change in the evaluation criteria: either incremental, between the triennium and the quadrennium; or disruptive, wherein in 2019, in the mid-term evaluation, a new factor is introduced to measure impact or citation. The research analyses are based on documental sources: the Qualis itself and the guiding and evaluative documents of the education area. The data show a considerable increase in the stratification of the journals caused by the objectification of the criteria in the first periods and a rupture in the last one; a drastic decrease of the evaluation universe with the introduction of the concept of parent area; and an uncertainty about the evaluation that will come in 2021. <![CDATA[PERFIL DOS ESTUDANTES PÚBLICO-ALVO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL NA EDUCAÇÃO SUPERIOR BRASILEIRA ANTES DA LEI DE RESERVA DE VAGAS]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2178-26792022000100101&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO O objetivo principal da presente pesquisa é mapear e analisar aspectos relativos aos estudantes público-alvo da Educação Especial (PAEE), sobretudo traçando um perfil destes no ano de 2015. Os estudantes PAEE na Educação Superior brasileira representavam, em 2015, 0,47% em comparação as matrículas no geral nos cursos de graduação (INEP, 2015). A pesquisa foi quantitativa, com método descritivo e exploratório. A lei de reserva de vagas alterada em 2016 (Lei nº 13.409) para contemplar as pessoas com deficiência passa a ter um papel fundamental na democratização do ingresso desses estudantes na Educação Superior. Por meio da análise dos dados, foi possível descrever o PAEE na Educação Superior brasileira, entender quantos e quem são, sobretudo no tocante a raça/cor e idade. Com os dados obtidos na análise realizada, foi possível identificar gargalos e propor a construção de políticas públicas mais efetivas e direcionadas a esse público, por vezes alijado da educação.<hr/>ABSTRACT The main objective of this research is to map and analyze aspects related to target students in Higher Education, by drawing their profile in 2015. In 2015, the students PAEE in Brazilian Higher Education represented 0.47% of enrollments in general undergraduate courses (INEP, 2015). The vacancy reservation law amended in 2016 (Law nº 13.409) to include people with disabilities now plays a fundamental role in democratizing the admission of these students. The research was quantitative, with a descriptive and exploratory method. Through data analysis, it was possible to describe the special education target students in Brazilian Higher Education, to understand how many and who they are, with regard to race/color and age and. With these data, it was possible to identify bottlenecks and propose the construction of more effective public policies for this public, sometimes kept from education.<hr/>RESUMEN El objetivo principal de la presente investigación es mapear y analizar aspectos relacionados con alumnado que demanda de la educación especial (PAEE en portugués), sobre todo, delinear su perfil en el año 2015. El alumnado PAEE en la educación superior brasileira representaba, en 2015, el 0,47% de la matrícula de los cursos de graduación (INEP, 2015). La Ley de reserva de vacantes, modificada en 2016 (Ley nº 13.409) para contemplar a las personas con discapacidad pasa a tener un rol fundamental en la democratización del ingreso de este alumnado. La investigación fue cuantitativa, con método descriptivo y exploratorio. Mediante el análisis de los datos fue posible describir el PAEE en la educación superior brasileira, para comprender cuántos y quiénes son, con respecto a raza/color y edad. Con estos datos, fue posible identificar cuellos de botella y elaborar propuestas para la construcción de políticas públicas más efectivas para esta población, a veces ignoradas en la educación. <![CDATA[EDUCAÇÃO REMOTA E PANDEMIA EM <em>CLOSE-UP</em>]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2178-26792022000100102&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO: Este é um artigo tecido à seis mãos, por meio do encontro e conversas entre três professoras da rede pública de ensino, duas da escola básica e uma da universidade. Esta tessitura conceitua um encontro como aquilo que ativa um campo problemático, princípio de uma formação inventiva de professores. Colocamos em análise e em intervenção uma educação remota, convocada pelos cenários pandêmicos do presente, e o seu plano close-up, que elimina o corpo em sua totalidade como enunciador. No enquadre de uma tela - de computador e/ou celular - a educação vira foco evidenciando um processo de exclusão em massa, tanto do corpo, como de um quantitativo de estudantes e de professores que não possuem acesso ao mundo remoto. Para tanto, o trabalho se divide em três cenas em close-up, a saber: Cena 1: Pandemia e pandemônio: vai passar!(?); Cena 2: espaços outros e as heterotopias: em uma ofegante epidemia, um pouco de ar para não sufocar; Cena 3/Epílogo: brechas de uma formação inventiva de professores: a evolução da liberdade. A aposta conceitual e metodológica proposta apresenta tomadas que compõem as cenas e funcionam como propagadores da dimensão crítica e de resistência para afirmar modos autogestionários e inventivos de formar que ligam conhecer e viver à um ethos - uma política para a produção de vidas livres, raridades em tempos de educação e controle remotos.<hr/>ABSTRACT: This is an article woven by six hands, through meetings and conversations held between three teachers from the public education system, two from middle to high school and one from university. This texture conceptualizes an encounter as what activates a problematic field, the principle of an Teachers inventive formation. We put into analysis and into intervention a remote education, summoned by the pandemic scenarios of the present and its close-up plan, which eliminates the body in its totality as the enunciator. In the frame of a screen - computer and/or cell phone - education becomes the focus, evidencing a process of mass exclusion, both of the body and of a number of students and teachers who do not have access to the remote world. For this purpose, the work is divided into three close-up scenes, namely: Scene 1: Pandemic and pandemonium: will it pass!(?); Scene 2: other spaces and heterotopias: in a panting epidemic, a bit of air so as not to suffocate; Scene 3/Epilogue: gaps of an inventive teacher training: the evolution of freedom. The conceptual and methodological take proposed here presents shots that make up the scenes and that work as propagators of the critical dimension and the resistance to affirm self- managed and inventive ways of forming, that link knowing and living to an ethos - a policy for the making of free lives, rarities in times of remote education and control.<hr/>RESUMEN: Este es un artículo tejido a seis manos, a través de un encuentro y conversaciones entre tres profesores del sistema escolar público, dos de la escuela primaria y uno de la universidad. Esta textura conceptualiza un encuentro como lo que activa un campo problemático, el principio de una formación docente inventiva. Ponemos en análisis e intervención una educación a distancia, convocada por los escenarios pandémicos del presente, y su plano de primer plano, que elimina al cuerpo en su totalidad como enunciador. En el marco de una pantalla -computadora y / o celular- la educación se convierte en un foco, mostrando un proceso de exclusión masiva, tanto del cuerpo como de un número de estudiantes y docentes que no tienen acceso al mundo remoto. Para ello, la obra se divide en tres primeros planos, a saber: Escena 1: Pandemia y pandemónium: ¡pasará! (?); Escena 2: otros espacios y heterotopias: en una epidemia jadeante, un poco de aire para no asfixiarme; Escena 3 / Epílogo: lagunas en una formación docente inventiva: la evolución de la libertad. La apuesta conceptual y metodológica propuesta presenta tomas que componen los escenarios y funcionan como propagadores de la dimensión crítica y la resistencia para afirmar formas autogestionadas e inventivas de formar ese vínculo saber y vivir a un ethos - una política para la producción de vidas libres, rarezas en la educación y tiempos de control remoto. <![CDATA[CONSTRUÇÃO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA EM TEMPOS DE PANDEMIA]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2178-26792022000100103&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO: Trata-se de um estudo qualitativo de caráter exploratório uma vez que busca maior familiaridade com a problemática investigada: compreender o processo de construção práticas docentes na educação infantil e nos anos iniciais - ensino fundamental para o ensino remoto emergencial, decorrente da pandemia da Covid-19, vivido por sete professoras experientes que atuam como mentoras e as características dessas práticas. A partir da perspectiva de análise de prosa buscando investigar o significado dos dados, analisaram-se prioritariamente narrativas produzidas pelas professoras-mentoras e solicitadas pelo grupo de pesquisa no âmbito da mentoria em 2020: diários reflexivos e narrativa sobre a atuação docente na pandemia. Foram levadas em conta, de modo complementar, as conversas das reuniões com a equipe de formação/pesquisa e mensagens trocadas, via WhatsApp, entre as professoras e a equipe. A análise processual dos dados possibilitou identificar/compreender: i. um novo sentido da prática docente, ii. algumas características das condições de trabalho dessas professoras e iii. as práticas de ensino construídas para o ensino remoto.<hr/>ABSTRACT: This article presents a qualitative study of exploratory nature since it seeks greater familiarity with the problem investigated: to understand the teaching practices characteristics and construction processes, considering the early childhood education and elementary school years, in remote education related to Covid-19 pandemic, experienced by seven experienced teachers who act as mentors. The teachers proposed activities, the meeting's conversations maintained with the research team, and the WhatsApp messages exchanged by the other mentors and research team members are analyzed. The processual analysis of the data made it possible to identify/understand: i. a new meaning of teaching practice, ii. some characteristics of the working conditions of these teachers and iii. the teaching practices built for remote teaching.<hr/>RESUMEN: Se trata de un estudio cualitativo de carácter exploratorio, ya que busca una mayor familiaridad con el problema investigado: comprender el proceso de construcción de las prácticas pedagógicas en la educación infantil y en la escuela primaria para la enseñanza a distancia, resultante de la pandemia del Covid-19, vivido por siete maestras quee actúan como mentores y las características de estas prácticas. Se analizaron principalmente las tareas producidas por las maestras-mentores en la tutoría en 2020. Se tuvieron en cuenta, de forma complementaria, las conversaciones de las reuniones con el equipo de formación/investigación y los mensajes intercambiados vía WhatsApp entre las maestras y el equipo. El análisis procesual de los datos permitió identificar/comprender: i. un nuevo sentido de la práctica docente, ii. algunas características de las condiciones de trabajo de estas maestras y iii. las prácticas docentes construidas para la enseñanza a distancia. <![CDATA[AUMENTANDO A TOLERÂNCIA INTERÉTNICA EM MESTRES DA EDUCAÇÃO NA ESCOLA PRIMÁRIA MULTIÉTNICA DA UCRÂNIA]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2178-26792022000100104&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt ABSTRACT: Interethnic tolerance is a determining part of professional competence of Masters of Education (Primary Teaching) in Ukraine. It is seen both as a social order for the modern education system, as a personal-professional quality formed on the basis of humanistic worldview, allowing to perform professional duties effectively. The paper’s aim is to introduce education of Masters of Education into the context of interethnic tolerance formation to perform professional duties in the multiethnic educational environment of primary school. The paper examines the experience of 199 Masters of Education (Primary Teaching) who graduated with the learning strategy to improve the level of interethnic tolerance formed. We used a combination of research methods: analysis of normative documents and curricula, observation of students’ performance, questionnaire, testing, pedagogical experiment, quantitative and qualitative analysis of experimental data. To improve the level of interethnic tolerance formed we developed and introduced methodical support for the effective organisation of extra / curriculum, independent work and pedagogical practice. The developed learning procedure, implemented in the experimental group, gave positive results in the formation of interethnic tolerance by motivational-value, cognitive, activity-behavioural, and reflexive-creative components. The number of students in the experimental group with high level of interethnic tolerance formed increased by 23.48%; with sufficient level − increased by 14.54%; with average and low level − decreased by 16.07% and 21.94%, respectively. The research findings are relevant for other educational programs.<hr/>RESUMO: A tolerância interétnica é uma parte determinante da competência profissional do Mestrado em Educação (Ensino Primário) na Ucrânia. É vista tanto como uma ordem social para o sistema educacional moderno, como uma qualidade pessoal-profissional formada com base na cosmovisão humanística, permitindo o desempenho das funções profissionais de forma eficaz. O objetivo do artigo é introduzir a educação de Mestres em Educação no contexto da formação da tolerância interétnica para desempenhar funções profissionais no ambiente educacional multiétnico da escola primária. O artigo examina a experiência de 199 Mestres em Educação (Ensino Fundamental) que se formaram com a estratégia de aprendizagem para melhorar o nível de tolerância interétnica formada. Usamos uma combinação de métodos de pesquisa: análise de documentos normativos e currículos, observação do desempenho dos alunos, questionário, teste, experimento pedagógico, análise quantitativa e qualitativa de dados experimentais. Para melhorar o nível de tolerância interétnica formado, desenvolvemos e introduzimos um suporte metódico para a organização eficaz do extra / currículo, do trabalho independente e da prática pedagógica. O procedimento de aprendizagem desenvolvido, implementado no grupo experimental, deu resultados positivos na formação da tolerância interétnica pelos componentes valor motivacional, cognitivo, atividade-comportamental e reflexivo-criativo. O número de alunos do grupo experimental com alto nível de tolerância interétnica formado aumentou 23,48%; com nível suficiente − aumentou 14,54%; com nível médio e nível baixo − diminuíram 16,07% e 21,94%, respectivamente. Os resultados da pesquisa são relevantes para outros programas educacionais.<hr/>RESUMEN: La tolerancia interétnica es una parte determinante de la competencia profesional de los Maestros en Educación (Enseñanza Primaria) en Ucrania. Se ve tanto como un orden social para el sistema educativo moderno, como una cualidad personal-profesional formada sobre la base de la cosmovisión humanista, que permite desempeñar eficazmente los deberes profesionales. El objetivo del documento es introducir la educación de los Maestros en Educación en el contexto de la formación de tolerancia interétnica para desempeñar deberes profesionales en el entorno educativo multiétnico de la escuela primaria. El artículo examina la experiencia de 199 Maestros en Educación (Enseñanza Primaria) que se graduaron con la estrategia de aprendizaje para mejorar el nivel de tolerancia interétnica formado. Utilizamos una combinación de métodos de investigación: análisis de documentos normativos y planes de estudio, observación del desempeño de los estudiantes, cuestionario, pruebas, experimento pedagógico, análisis cuantitativo y cualitativo de datos experimentales. Para mejorar el nivel de tolerancia interétnico formado, desarrollamos e introdujimos un apoyo metódico para la organización efectiva de actividades extracurriculares, trabajo independiente y práctica pedagógica. El procedimiento de aprendizaje desarrollado, implementado en el grupo experimental, arrojó resultados positivos en la formación de tolerancia interétnica por componentes de valor motivacional, cognitivo, actividad-comportamiento y reflexivo-creativo. El número de alumnos del grupo experimental con alto nivel de tolerancia interétnica formado aumentó en un 23,48%; con nivel suficiente − aumentado en un 14,54%; con nivel medio y bajo − disminuyó un 16,07% y un 21,94%, respectivamente. Los resultados de la investigación son relevantes para otros programas educativos. <![CDATA[ARTE, VISIBILIDADE E INTERATIVIDADE: UM NOVO JEITO PARA A APRECIAÇÃO DA IMAGEM]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2178-26792022000100105&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO: A presente pesquisa, buscou investigar o potencial da inserção dos Museus Virtuais no processo de ensino/aprendizagem de Artes Visuais nas escolas públicas de Roraima. Procuramos a partir deste trabalho corroborar para a promoção do ensino por meio das TIC em época da cultura digital. Percebemos que é necessário compreender como a escola atual incentiva o seu uso durante o processo de ensino/aprendizagem. Utilizamos a pesquisa qualitativa e então demonstramos no decorrer da pesquisa, como as TIC se mostram fortes aliadas à educação, contribuindo para a criação de um sujeito ativo e reflexivo e que a partir dos ensinamentos, sejam encaminhados para tomar uma postura crítica. O número de Museus Virtuais disponibilizados gratuitamente na web, é um ponto positivo no que concerne a possibilitar experiências inovadoras aos alunos, permitindo a eles uma aula diferenciada, interligando saberes da arte antiga por meio de tecnologias contemporâneas. Para além disso, são espaços que permitem o desenvolvimento do ensino/aprendizagem em vários níveis, dentre eles: emocional, cognitivo e sociocultural. A interatividade que o espaço proporciona também é atrativa para os alunos, fazendo com que as experiências sejam mais um espaço lúdico e construtivo, e a partir disso, capaz de elevar o senso crítico e a expressão artística de cada um.<hr/>ABSTRACT: This research aims to investigate the potential of Virtual Museums insertion in the process of teaching / learning of Visual Arts in public schools of Roraima. We seek from work corroborates the promotion of teaching through ICT in times of digital culture. We seek to understand, the current school encourages, its use during the teaching / learning process. We use qualitative research and demonstrate throughout the research, how ICTs are strong allies with education, contributing to the creation of an active and reflective subject and that from the teachings to take a critical stance. The number of Virtual Museums freely available on the web is a positive point in terms of enabling innovative experiences for students, allowing them a different class, connecting ancient art knowledge through contemporary technologies. In addition, they are spaces that allow the development of teaching / learning at various levels, including: emotional, cognitive and sociocultural. The interactivity that the space provides is also attractive to the students, making the experiences more a playful and constructive space, and from that, capable of raising the critical sense and artistic expression of each one.<hr/>RESUMEN: Resumen: Esta investigación tuvo como objetivo investigar el potencial de la inserción de los Museos Virtuales en el proceso de enseñanza / aprendizaje de las Artes Visuales en las escuelas públicas de Roraima. A partir de este trabajo, buscamos corroborar la promoción de la docencia a través de las TIC en la era de la cultura digital. Nos dimos cuenta de que es necesario entender cómo la escuela actual fomenta su uso durante el proceso de enseñanza / aprendizaje. Utilizamos la investigación cualitativa y luego demostramos en el transcurso de la investigación cómo las TIC se muestran como fuertes aliadas a la educación, contribuyendo a la creación de un sujeto activo y reflexivo y quienes, a partir de las enseñanzas, se orientan a tomar una postura crítica. La cantidad de Museos Virtuales disponibles de forma gratuita en la web es un punto positivo en cuanto a posibilitar experiencias innovadoras para los estudiantes, permitiéndoles tener una clase diferenciada, interconectando el conocimiento del arte antiguo a través de tecnologías contemporáneas. Además, son espacios que permiten el desarrollo de la enseñanza / aprendizaje en varios niveles, entre ellos: emocional, cognitivo y sociocultural. La interactividad que brinda el espacio también es atractiva para los estudiantes, haciendo de las experiencias un espacio más lúdico y constructivo, y en base a eso, capaz de elevar el sentido crítico y la expresión artística de cada uno. <![CDATA[ATITUDES LINGÜÍSTICAS PARA COM PROFESSORES NATIVOS E NÃO NATIVOS DE INGLÊS]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2178-26792022000100106&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMEN: El interés por el factor nativo en la enseñanza del inglés es reciente, siendo el trabajo de Medgyes (1992) el punto de partida. Diversas investigaciones han tratado las preferencias de alumnos y docentes, aunque ningún estudio ha investigado esta variable en Galicia (España), y, más específicamente, en Bachillerato (16-18 años). Por ello, este artículo pretende contribuir a la literatura específica existente, analizando las actitudes y preferencias de estudiantes (n=101) y docentes (n=6) ante profesores de inglés nativos y no nativos en dos cursos de Bachillerato y en dos centros educativos distintos de Galicia. Los datos se obtuvieron mediante un cuestionario (LASAGABASTER; SIERRA, 2005) y dos grupos focales con una parte de los estudiantes (n=12) y docentes (n=6) encuestados, respectivamente, combinando métodos cuantitativos y cualitativos. Los resultados revelan una tendencia general a favor de los profesores de inglés nativos que va afianzándose según los alumnos progresan por las etapas educativas: educación primaria, secundaria y terciaria. Además, en cuanto a la preferencia de las áreas lingüísticas, se opta por el profesorado no-nativo para la enseñanza de la gramática y cuestiones de evaluación, siendo superado por el profesorado nativo en el resto de las áreas.<hr/>RESUMO: O interesse pelo fator falante nativo no ensino da língua inglesa é recente, sendo o trabalho de Medgyes (1992) o ponto de partida. Vários estudos trataram das preferências de estudantes e professores, embora nenhum estudo tenha investigado esta variável na Galiza (Espanha) e, mais especificamente, no Bacharelado (16-18 anos de idade). Portanto, este artigo visa contribuir para a literatura específica existente, analisando as atitudes e preferências dos estudantes (n=101) e professores (n=6) em relação aos professores de inglês nativos e não nativos em dois anos de Bachillerato e em duas escolas diferentes na Galiza. Os dados foram obtidos por meio de um questionário (LASAGABASTER; SIERRA, 2005) e dois grupos focais com parte dos alunos (n=12) e professores (n=6) pesquisados, respectivamente, combinando métodos quantitativos e qualitativos. Os resultados revelam uma tendência geral em favor dos professores nativos de inglês que se torna mais forte à medida que os alunos avançam nas etapas educacionais: educação primária, secundária e terciária. Além disso, em termos de preferência por áreas linguísticas, os professores não nativos são preferidos para ensinar gramática e questões de avaliação, sendo superados pelos professores nativos em todas as outras áreas.<hr/>ABSTRACT: Interest in the field of the native-speaker factor in English teaching is recent, the starting point being the work by Medgyes (1992). Several studies have explored learner and teacher preferences, although no study has investigated this variable in Galicia (Spain) and, more specifically, at the Bachillerato educational stage (16-18 years). Therefore, this research paper aims to contribute to the existing specific literature by analyzing the attitudes and preferences of students (n=101) and teachers (n=6) towards native and non-native teachers of English in the two Years of Bachillerato and two different secondary schools in Galicia. Data were obtained using a questionnaire (LASAGABASTER; SIERRA, 2005) and two focus groups along with a representative sample of students (n=12) and teachers (n=6), including quantitative and qualitative research methods. The results show a general trend in favor of native teachers of English which becomes more significant as students progress through the educational stages: primary, secondary, and tertiary education. In terms of preference for language category, non-native teachers are preferred for teaching grammar and dealing with assessment issues, while native teachers are preferred for all other categories. <![CDATA[O TRABALHO DE PROJETO NA PRÁTICA DE ENSINO DE FUTUROS PROFESSORES DO ENSINO BÁSICO EM PORTUGAL]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2178-26792022000100107&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO: A prática de ensino supervisionada do futuro professor é um período determinante para o desenvolvimento das suas práticas educativas e competências profissionais. Apesar de valorizarem a sua natureza ativa e interdisciplinar, muitos professores têm demonstrado dificuldades em implementar o Trabalho de Projeto nas suas práticas. Este estudo visa conhecer a forma como os futuros professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico, em Portugal, integram o Trabalho de Projeto nos seus estágios de prática pedagógica. Os dados foram recolhidos através de entrevistas em grupo focal a dois grupos de estudantes de instituições diferentes, mas com modelos de formação semelhantes. Os resultados demonstram que os futuros professores valorizam e procuram contemplar o Trabalho de Projeto nas suas práticas educativas, atravessando algumas dificuldades na implementação desta metodologia, que poderiam ser atenuadas através de uma maior concertação entre a instituição formadora e as escolas de estágio, de modo a minimizar o hiato existente entre os modelos pedagógicos abordados na formação e as realidades educativas encontradas.<hr/>ABSTRACT: The supervised teaching practice of a future teacher is a determining period for the development of their educational practices and professional skills. Despite valuing its active and interdisciplinary nature, many teachers have shown difficulties in implementing the Project-based Learning method in their practices. This study aims to understand how future teachers of the 1st Cycle of Basic Education, in Portugal, integrate Project-based Learning in their practicum. Data were collected through focus group interviews with two groups of students from different institutions, but with similar training models. The results demonstrate that future teachers value and seek to include Project-based Learning in their educational practices, going through some difficulties in the implementation of this method, which could be alleviated through greater consultation between training institutions and internship schools, in order to minimize the gap between the addressed pedagogical models and the educational realities found.<hr/>RESUMEN: prácticas educativas y competencias profesionales. A pesar de valorar su carácter activo e interdisciplinario, muchos profesores han mostrado dificultades para implementar Trabajo de Proyecto en sus prácticas. Este estudio tiene como objetivo comprender cómo los futuros docentes del 1er Ciclo de Educación Básica, en Portugal, integran el Trabajo de Proyecto en sus prácticas pedagógicas. Los datos fueron recolectados a través de entrevistas de grupos focales con dos grupos de estudiantes de diferentes instituciones, pero con modelos de formación similares. Los resultados demuestran que los futuros profesores valoran y buscan incluir el Trabajo de Proyectos en sus prácticas educativas, pasando por algunas dificultades en la implementación de esta metodología, las cuales podrían ser paliadas a través de una mayor consulta entre la institución formadora y las escuelas de práctica, con el fin de minimizar la brecha entre los modelos pedagógicos abordados en la formación y las realidades educativas encontradas. <![CDATA[CIRCULARIDADE DOS CONSELHEIROS DA CEB/CNE (1996-2002)]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2178-26792022000100108&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO: O artigo analisa as tensões, negociações e disputas produzidas pelos conselheiros da Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação focalizando as instituições pelas quais circularam. Como fundamentação teórico-metodológica, assume a análise crítico-documental e utiliza como ferramenta o software Gephi. Adota como fontes os Currículos Lattes dos sujeitos e busca geral no Google. Os resultados apontam a existência de dois diferentes grupos: um destinado a fortalecer o projeto educacional do Executivo Federal; e outro destinado a tensionar esse projeto. Além disso, a circulação dos conselheiros por relevantes espaços a partir do fim de seus mandatos indicia que a cultura político-educacional constituída entre 1996 a 2002 continuou a influenciar as políticas educacionais.<hr/>ABSTRACT: The article analyzes the tensions, negotiations and disputes produced by the councilors of the Basic Education Chamber of the National Council of Education, focusing on the institutions through which they circulated. As a theoretical-methodological foundation, it assumes the critical-documentary analysis and uses the Gephi software as a tool. It adopts as sources the Lattes Curriculum of the subjects and general search in Google. The results point to the existence of two different groups: one destined to strengthen the educational project of the Federal Executive; and another destined to tension this project. In addition, the circulation of councilors in relevant spaces from the end of their terms onwards indicates that the political-educational culture constituted between 1996 and 2002 continued to influence educational policies.<hr/>RESUMEN: El artículo analiza las tensiones, negociaciones y disputas producidas por los consejeros de la Cámara de Educación Básica del Consejo Nacional de Educación, centrándose en las instituciones por las que circularon. Como fundamento teórico-metodológico, asume el análisis crítico-documental y utiliza como herramienta el software Gephi. Adopta como fuentes el Currículo Lattes de las asignaturas y búsqueda general en Google. Los resultados apuntan a la existencia de dos grupos diferenciados: uno destinado a fortalecer el proyecto educativo del Ejecutivo Federal; y otro destinado a tensar este proyecto. Además, la circulación de concejales en espacios relevantes desde el final de sus mandatos indica que la cultura político-educativa constituida entre 1996 y 2002 siguió influyendo en las políticas educativas. <![CDATA[SISTEMA DE AVALIAÇÃO EDUCACIONAL DE ALAGOAS - SAVEAL: PARA OU CONTRA A DEMOCRATIZAÇÃO DA/NA EDUCAÇÃO BÁSICA?]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2178-26792022000100109&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO: A partir de pesquisa sobre o Sistema de Avaliação Educacional de Alagoas - Saveal, de 2001 até o ano de 2021, neste artigo focamos sua implementação no governo de José Renan Calheiros Filho (2015-2021). Tomamos como pressuposto que a avaliação externa e em larga escala é relevante quando fornece informações à gestão dos sistemas e instituições escolares, auxiliando dirigentes políticos e profissionais do magistério na tomada de decisões para o desenvolvimento educacional e a mitigação dos problemas identificados. A descrição e análise do Saveal, neste estudo, considera-o como movimento de política pública integrado à gestão educacional (BROOKE e CUNHA, 2011; SOUSA e OLIVEIRA, 2010) e suas implicações para a democratização da educação básica alagoana (MEDEIROS e LUCE, 2006; DIAS SOBRINHO, 2010). A análise do Saveal está situada na conjuntura histórica e sociopolítica e na sua materialização/implementação pela aplicação de testes de rendimento aos alunos. Contudo, neste estudo observamos, mormente, o modelo de gestão político-educacional utilizado no estado de Alagoas, mais particularmente no âmbito da Secretaria de Estado da Educação. Em metodologia qualitativa, de análise bibliográfica e documental, investigamos processos e resultados das avaliações externas em larga escala no estado de Alagoas. Notamos crescente meritocracia e privatização na gestão político-educacional, em detrimento da democratização da/na educação pública.<hr/>ABSTRACT: Based on research about the Educational Assessment System of Alagoas - Saveal, from 2001 to 2021, in this article we focus on its implementation in the government of José Renan Calheiros Filho (2015-2021). We assume that large-scale external evaluation is relevant when it provides information to the management of school systems and institutions, helping political leaders and teachers in decision-making for educational development and the mitigation of identified problems. The description and analysis of Saveal, in this study, considers it as a public policy movement integrated with educational management (BROOKE and CUNHA, 2011; SOUSA and OLIVEIRA, 2010) and its implications for the democratization of basic education in Alagoas (MEDEIROS and LUCE, 2006; DIAS SOBRINHO, 2010). The analysis of Saveal is situated in the historical and sociopolitical context and in its materialization/implementation through the application of performance tests to students. However, in this study we observed, mainly, the model of political-educational management used in the state of Alagoas, more particularly by the State Secretary of Education. Using qualitative methodology, in bibliographic and documentary analysis, we investigated processes and results of large-scale external evaluations in the state of Alagoas. Overall, we point out growing meritocracy and privatization in political-educational management, to the detriment of the democratization of/in public education.<hr/>RESUMEN: Con base en investigación sobre el Sistema de Evaluación Educativa de Alagoas - Saveal, de 2001 a 2021, en este artículo nos enfocamos en su implementación en el gobierno de José Renan Calheiros Filho (2015-2021). Asumimos que la evaluación externa a gran escala es relevante cuando brinda información a la gestión de los sistemas e instituciones escolares, ayudando a los líderes políticos y docentes en la toma de decisiones para el desarrollo educativo y la mitigación de los problemas identificados. La descripción y análisis de Saveal, en este estudio, lo considera como un movimiento de política pública integrado a la gestión educativa (BROOKE y CUNHA, 2011; SOUSA y OLIVEIRA, 2010) y sus implicaciones para la democratización de la educación básica en Alagoas (MEDEIROS y LUCE , 2006; DÍAS SOBRINHO, 2010). El análisis de Saveal se sitúa en el contexto histórico y sociopolítico y en su materialización/implementación a través de la aplicación de pruebas de desempeño a los estudiantes. Sin embargo, en este estudio observamos, principalmente, el modelo de gestión político-educativa utilizado en el estado de Alagoas, más particularmente en el ámbito de la Secretaría de Estado de Educación. Utilizando metodología cualitativa, análisis bibliográfico y documental, investigamos procesos y resultados de evaluaciones externas a gran escala en el estado de Alagoas. Se señala creciente meritocracia y privatización en la gestión político-educativa, en perjuicio de la democratización de/en la educación pública. <![CDATA[PRESCRIÇÕES COLONIZADORAS E SOBREVOOS POSSÍVEIS SOBRE O CURRÍCULO DE HISTÓRIA]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2178-26792022000100110&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO: O presente artigo objetiva apresentar reflexões no âmbito do Ensino de História em diálogo com cenários vivenciados no exercício da docência, na disciplina de História, em uma escola pública do estado de São Paulo, no contexto da pandemia provocada pelo SARS-CoV-2, na modalidade do ensino remoto. Para tanto, nos ancoramos em relatos coletados durante as aulas ministradas e estudos bibliográficos, no campo dos estudos de currículo e do ensino de História. Esta prática docente possibilitou problematizações entre o conteúdo ofertado em consonância com as diretrizes oficiais e seus desdobramentos entre os estudantes. Diante da relação entre o currículo oficial e os estudantes surgiu a questão central deste trabalho: discutir o lugar do Outro e da Diferença no currículo paulista durante a pandemia. Ao final, tais implicações nos direcionam a pensar que uma educação problematizadora produz alterações tanto na práxis docente, quanto no perfil dos estudantes, refletindo em uma sociedade democrática.<hr/>ABSTRACT: This article’s objective is to present reflections in the context of History Teaching in dialogue with scenarios experienced in the exercise of teaching, in the discipline of History, in a public school in the state of São Paulo, in the context of the pandemic caused by SARS-CoV-2, in remote teaching modality. To do so, we anchored urselves in reports collected during classes and bibliographic studies, in the field of curriculum studies and History teaching. This teaching practice made possible problematizations between the content offered in line with the official guidelines and its unfolding amongst the students. Faced with the relationship between the official curriculum and students, the central question of this work emerged: to discuss the place of the Other and the Difference in the São Paulo curriculum during the pandemic. In the end, these implications direct us to reflect on how a problematized education alters not only the teaching practices, but also the student's profiles, reflecting in a democratic society.<hr/>RESUMEN: Este artículo tiene como objetivo presentar reflexiones en el contexto de la Enseñanza de Historia en diálogo con escenarios vividos en el ejercicio de la enseñanza, en la disciplina de Historia, en una escuela pública del estado de São Paulo, en el contexto de la pandemia provocada por el SARS- CoV-2, en modalidad de enseñanza a distancia. Para ello, nos anclamos en informes recogidos durante las clases y estudios bibliográficos, en el campo de los estudios curriculares y la enseñanza de la Historia. Esta práctica docente posibilitó problematizaciones entre los contenidos ofrecidos de acuerdo con las directrices oficiales y su desenvolvimiento entre los estudiantes. Frente a la relación entre el currículo oficial y los estudiantes, surgió la cuestión central de este trabajo: discutir el lugar del Otro y la Diferencia en el currículo paulista durante la pandemia. Al final, tales implicaciones nos llevan a pensar que una educación problematizadora produce cambios tanto en la práctica docente como en el perfil de los estudiantes, reflejándose en una sociedad democrática. <![CDATA[AS CONCEPÇÕES DE JUSTIÇA DO PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO A PARTIR DA TEORIA TRIDIMENSIONAL DE NANCY FRASER]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2178-26792022000100111&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO: O Programa Mais Educação, criado pelo governo Lula em 2007 com o objetivo de fomentar a educação integral dos estudantes por meio do apoio às atividades socioeducativas e ampliação da jornada educativa diária, carregava consigo diferentes concepções de justiça social e escolar. Ao observar alguns de seus pressupostos, foi possível identificar concepções alinhadas com os princípios de justiça demandados pelas políticas de reconhecimento cultural, redistribuição econômica e representação política. Dessa forma, o intuito deste artigo foi analisar as concepções de justiça que envolveram direta ou indiretamente o Programa Mais Educação a partir da perspectiva da teoria tridimensional de Nancy Fraser por meio de um levantamento documental e revisão bibliográfica.<hr/>ABSTRACT: The Mais Educação Program created by the Lula government in 2007 with the objective of promoting the integral education of students by supporting socio-educational activities and expanding the daily educational journey, carried with it different conceptions of social and school justice. By observing some of its assumptions, it was possible to identify conceptions aligned with the principles of justice demanded by the policies of cultural recognition, economic redistribution and political representation. Thus, the purpose of this article was to analyze the conceptions of justice that directly or indirectly involved the Mais Educação Program from the perspective of Nancy Fraser's three-dimensional theory through a documentary survey and bibliographic review.<hr/>RESUMEN: El Programa Mais Educação creado por el gobierno Lula en 2007 con el objetivo de promover la formación integral de los alumnos apoyando actividades socioeducativas y ampliando el cotidiano educativo, traía consigo diferentes concepciones de justicia social y escolar. Al observar algunos de sus presupuestos, fue posible identificar concepciones alineadas con los principios de justicia exigidos por las políticas de reconocimiento cultural, redistribución económica y representación política. Así, el propósito de este artículo fue analizar las concepciones de justicia que involucran directa o indirectamente el Programa Mais Educação desde la perspectiva de la teoría tridimensional de Nancy Fraser a través de un levantamiento documental y una revisión bibliográfica. <![CDATA[OS SABERES PROFISSIONAIS DOS PEDAGOGOS E AS TECNOLOGIAS DIGITAIS NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2178-26792022000100112&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO: Este artigo tem por objetivo problematizar a construção dos saberes profissionais sobre as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) no curso de Pedagogia da Universidade Federal de Sergipe. A partir de Tardif (2019) e compreendendo que o digital está inserido em todos os espaços da sociedade e, consequentemente na educação, investigar o itinerário formativo sobre TDIC dos docentes, discentes e dos egressos do curso torna-se essencial. Com isso, por meio de uma pesquisa qualitativa com viés exploratório, chega-se à consideração de que a apropriação das TDIC, intrínsecas à formação profissional do Pedagogo (universitária), não podem desprezar os saberes vivenciais ou experienciais, tendo em vista que a construção e mobilização dos saberes ocorrem no diálogo entre o Conhecimento Universitário, os Saberes Profissionais e os Saberes Docentes. Também foi possível perceber a emergente necessidade de políticas públicas para a integração das TDIC nos espaços formativos, para que os docentes e discentes possam diversificar as estratégias de ensino e aprendizagem.<hr/>ABSTRACT: This article aims to problematize the construction of professional knowledge about Digital Information and Communication Technologies (DICT) in the Pedagogy course of the Universidade Federal de Sergipe (Federal University of Sergipe). From Tardif (2019), and understanding that the digital is inserted in all spaces of society and, consequently in education, investigating the training itinerary on DICT of professors, students and course graduates becomes essential. Therefore, through a qualitative research with an exploratory bias, it is considered that the appropriation of DICT, intrinsic to the professional training of the Educator (university), cannot disregard the experiential knowledge, considering that the construction and mobilization of knowledge occurs in the dialogue between University Knowledge, Professional Knowledge and Teaching Knowledge. It was also possible to perceive the emerging need for public policies for the integration of DICT in training spaces, so that teachers and students can diversify teaching and learning strategies.<hr/>RESUMEN: Este artículo tiene por objetivo problematizar la construcción de los conocimientos profesionales sobre las Tecnologías Digitales de la Información y Comunicación (TDIC) en el curso de Pedagogia de la Universidad Federal de Sergipe. Según Tardif (2019) y entendiendo que lo digital esta insertado en todo los espacios de la sociedad y, en consecuencia, en la educación, investigar el itinerario formativo sobre TDIC de los docentes, alumnos y egresados del curso se convierte esencial. Con eso, a través de una investigación cualitativa con sesgo explorativo, se trata de considerar que la apropiación de las TDIC intrínseco a la formación profesional del pedagogo (Universitario), no puede desconocer el conocimiento vivencial, dado que la construcción y mobilización del conocimiento ocurren en el dialogo entre el conocimiento profesional y el conocimiento del docente. También fue posible percibir la necesidad emergente de políticas públicas para la integración de la TDIC en los espacios de formación, de modo que los docentes y estudiantes puedan diversificar las estrategias de enseñanza y aprendizaje. <![CDATA[ENTRE ENCRUZILHADAS E TRINCHEIRAS: UMA ANÁLISE DA ESCREVIVÊNCIA TRANSMASCUILINA A PARTIR DO POEMA “TRANS-PARTO”]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2178-26792022000100113&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO: A produção literária tem sido, hegemonicamente, território de reiteração de normas e legitimação de determinadas formas de ser e existir, reservado ao “outro” o papel de coadjuvante com desfechos demarcados pela tragédia. Em contrapartida, este campo também tem sido disputado por produções que buscam construir narrativas outras, reposicionando corpos considerados subalternos nas (e para além das) páginas literárias. Compreendido não só como arte, mas também como linguagem permeada de cunho ideológico, a literatura cria ficção e produz memória. Partindo deste princípio, o trabalho tem por objetivo analisar a construção de narrativas transmasculinas negras a partir do poema “Trans-parto”. Escrito por Bruno Santana, a obra lança olhares sobre processos de transição do autor enquanto corpo transmasculino negro. Com referência nos estudos produzidos por Santana (2021a), Peçanha (2021), Evaristo (2017), discutiremos o potencial discursivo presente neste (des)fazer literário ao apresentar outras formas de masculinidades, confrontando assim um dos pilares dos cânones literários: a cisnormatividade.<hr/>ABSTRACT: Literary production has been, hegemonically, a territory of reiteration of norms and legitimation of certain ways of being and existing, reserved for the “other” the supporting role with outcomes demarcated by tragedy. On the other hand, this field has also been disputed by productions that seek to build other narratives, repositioning bodies considered subaltern in (and beyond) literary pages. Understood not only as art, but also as a language permeated with an ideological nature, literature creates fiction and produces memory. Based on this principle, the work aims to analyze the construction of transmasculine narratives from the poem “Trans-parto”. Written by Bruno Santana, the work looks at the author's transition processes as a black transmasculine body. With reference to the studies produced by Santana (2021a), Peçanha (2021) Evaristo (2017), we will discuss the discursive potential present in this literary (un)making by presenting other forms of masculinities, thus confronting one of the pillars of literary canons: cisnormativity.<hr/>RESUMEN: La producción literaria ha sido, hegemónicamente, un territorio de reiteración de normas y de legitimación de ciertos modos de ser y de existir, reservando al “otro” el papel secundario con desenlaces demarcados por la tragedia. Por otro lado, este campo también ha sido disputado por producciones que buscan construir otras narrativas, reposicionando cuerpos considerados subalternos en (y más allá) de las páginas literarias. Entendida no sólo como arte, sino también como un lenguaje impregnado de un carácter ideológico, la literatura crea ficción y produce memoria. Partiendo de este principio, el trabajo tiene como objetivo analizar la construcción de narrativas transmasculinas a partir del poema “Trans-parto”. Con referencia a los estudios producidos por Santana(2021a), Peçanha (2021) Evaristo (2017), discutiremos el potencial discursivo presente en este (des)hacer literario presentando otras formas posibles de masculinidades, confrontando así uno de los pilares de los cánones literarios: la cisnormatividad.