Scielo RSS <![CDATA[Revista Práxis Educacional]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=2178-267920210002&lang=es vol. 17 num. 45 lang. es <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[PRESENTACIÓN DEL MONOGRÁFICO EDUCACIÓN Y CULTURA DIGITAL EN LA COVID-19]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2178-26792021000200001&lng=es&nrm=iso&tlng=es <![CDATA[LA CULTURA DIGITAL Y LOS RECURSOS PEDAGÓGICOS DIGITALES: UNA VISIÓN GENERAL DE LA ENSEÑANZA EN LA PANDEMIA DE COVID-19]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2178-26792021000200008&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo: A pandemia da COVID-19 impôs à Educação uma alteração radical e abrupta de seus processos pedagógicos. Este artigo investiga como a cultura digital e os recursos pedagógicos digitais foram articulados no Ensino Remoto de Emergência mediante um Survey aplicado a 502 docentes da Educação Básica e Ensino Superior público e privado do Estado da Bahia. O estudo revela que a experiência vivenciada permite vislumbrar uma nova dinâmica da cultura digital nos processos educativos pós-pandêmicos a partir das aprendizagens dos docentes em relação ao uso das tecnologias digitais de informação e comunicação em sua prática pedagógica, configurando um novo cenário para os recursos pedagógicos digitais na Educação.<hr/>Abstract: The COVID-19 pandemic has imposed radical and abrupt changes to the teaching processes in Education. This paper address how digital culture and digital teaching resources have been articulated in the Emergency Remote Teaching. It is a Survey applied to 502 public and private school and higher education teachers in Bahia State, Brazil. This research reveals that the experience during the pandemic allows a glimpse of a new dynamics of the digital culture in the post-pandemic educational processes due to the teachers’ learnings related to the use of Digital Information and Communication Technologies in their pedagogical practice, pointing to a new scenario for digital pedagogical resources in Education.<hr/>Resumen: La pandemia COVID-19 impuso a la Educación un cambio radical y brusco en sus procesos pedagógicos. Este artículo investiga cómo se articularan la cultura digital y los recursos pedagógicos digitales em la Educación Remota de Emergencia a través de un Survey aplicado a 502 profesores de Educación Básica y de la Enseñanza Superior del sector público y privado en el Estado de Bahía. El estudio revela que la experiencia permite vislumbrar una nueva dinámica de la cultura digital en los procesos educativos pospandémicos debido a las aprendizajes de los profesores en relación con el uso de tecnologías digitales de la información y la comunicación en su práctica pedagógica configurando un nuevo escenario para los recursos pedagógicos digitales en Educación. <![CDATA[EDUCACIÓN SUPERIOR EN EL CONTEXTO DE LA PANDEMIA DE COVID-19: UN INFORME ANALÍTICO]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2178-26792021000200033&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo: O presente artigo tem por objetivo refletir acerca das dificuldades apresentadas ao ensino superior e seus enfrentamentos, considerando-se o cenário da pandemia da COVID-19. No que diz respeito à abordagem metodológica, o artigo situa-se como um relato analítico das ações educacionais desenvolvidas em duas universidades sediadas no estado de São Paulo: uma pública e uma comunitária. O quadro teórico do relato analítico apoia-se em um intertexto entre o conceito de ação comunicativa em Habermas e dialogismo em Bakhtin. Com base neste marco teórico, o artigo reflete sobre a hegemônica racionalidade instrumental que ampara boa parte das ações educacionais no ensino superior brasileiro, ainda mais recrudescida no contexto da supracitada pandemia. Por meio dela, da racionalidade instrumental, o mundo da vida dos atores sociais diretamente envolvidos nos processos formativos (estudantes, professores, gestores e técnicos educacionais) é colonizado pelo sistema; no caso, o sistema educacional. À contramão desta racionalidade hegemônica, tão cara ao capital, o presente artigo relata algumas ações educacionais desenvolvidas no seio das duas universidades, com base na premissa dialógica, em respeito ao mundo da vida dos professores e estudantes participantes das aludidas ações educacionais.<hr/>Abstract: This article reflects on the difficulties presented to higher education and their confrontations, considering the scenario of the pandemic of COVID-19. Regarding to the methodological approach, the article is classified as an analytical report of the educational actions developed at two universities in São Paulo state, Brazil: a public and a communitarian one. The theoretical framework of the analytical report is based on an intertext between the concept of Communicative Action (Habermas) and Dialogism (Bakhtin). Based on this theoretical framework the article reflects on the hegemonic instrumental rationality which supports a good part of the educational actions in Brazilian higher education, even more so in the context of the pandemic. Through the instrumental rationality, the world of life of the social actors directly involved in the educational processes (students, teachers, managers and educational technicians) is colonized by the system, in this case, the educational system. In opposition to this hegemonic rationality, imbricated to capital, this article reports some educational actions developed by these two universities, based on dialogic premise, in attention to the teachers and students’ world of life that participate in the reported educational actions.<hr/>Resumen: Este artículo tiene como objetivo reflexionar sobre las dificultades que presenta la educación superior y sus enfrentamientos, considerando el escenario de la pandemia de COVID-19. En relación con el enfoque metodológico, el artículo se caracteriza como un relato analítico de las acciones educativas desarrolladas en dos universidades en São Paulo: una pública y otra comunitaria. El marco teórico del informe analítico se basa en dos conceptos: acción comunicativa en Habermas y dialogismo en Bakhtin. Con base en este marco teórico, el artículo reflexiona sobre la racionalidad instrumental hegemónica que apoya buena parte de las acciones educativas en la educación superior brasileña, más aún en el contexto de la pandemia mencionada. A través de ella, a través de la racionalidad instrumental, el mundo de la vida de los actores sociales directamente involucrados en los procesos de formación (estudiantes, docentes, directivos y técnicos educativos) es colonizado por el sistema; en este caso, el sistema educativo. Contrariamente a esta racionalidad hegemónica, tan cara al capital, este artículo relata algunas acciones educacionales desarrolladas dentro de las dos universidades, que buscan fundamentarse en la premisa dialógica, con respeto al mundo de la vida de los docentes y estudiantes participantes en las acciones educativas mencionadas. <![CDATA[NARRATIVA DE LAS RELACIONES ENTRE CURRÍCULO Y CULTURA DIGITAL EN TIEMPOS DE PANDEMIA: UNA EXPERIENCIA EN EL POSGRADO]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2178-26792021000200052&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo: Este artigo tem o objetivo de refletir acerca da integração entre o currículo e as tecnologias e a composição da categoria “web currículo”, considerado um constructo teórico e uma categoria de ação trabalhada pela autora desde 2010. Tem como base a experiência na docência de uma disciplina desenvolvida remotamente em um programa de pós-graduação no decorrer do primeiro semestre de 2020, com estudantes do curso de doutoramento. O desenho metodológico do estudo descreve o panorama bibliográfico e documental sobre a educação durante a pandemia e os conceitos que fundamentam as reflexões. Em seguida, constrói uma narrativa da experiência da autora com base em diários pessoais e documentos disponíveis no ambiente virtual que foram produzidos ao longo do desenvolvimento das atividades da disciplina. A narrativa aponta que a educação remota oportunizou outros modos de desenvolver uma educação baseada em fundamentos dialógicos, reflexivos e de coconstrução de conhecimento. Além disso, mostra a relevância da adoção de uma postura de acolhimento, solidariedade, encorajamento, criatividade e criticidade comprometida com o enfrentamento da realidade cruel da pandemia, que escancara e amplifica as disparidades sociais, culturais, digitais e educacionais.<hr/>Abstract: The purpose of this article is to reflect on the integration between the curriculum and technology and the composition of the category “web curriculum”, considered a theorical construct and a category of action that incorporates the activities undertaken by the author since 2010. This is based on the experience of teaching a subject that is carried out remotely in a post-graduate program with students doing a PhD course during the first semester of 2020. The methodological design of the study provides a bibliographical and documentary overview of education during the pandemic, as well as the concepts that underpin the reflections. Following this, there is a narrative account of the author´s experience based on the personal registers and documentation available in the virtual environment, which were produced while the lesson activities were being carried out. The narrative underlines the fact that remote education has offered opportunities for other means of conducting an education that is founded on principles involving dialogue, reflection, and the co-construction of knowledge. In addition, it shows the importance of adopting a welcoming stance, a feeling of solidarity, encouragement creativity and a critical outlook in the face of the cruel circumstances of the pandemic which have led to a widening of social, cultural, digital, and educational disparities.<hr/>Resumen: Este artículo tiene el objetivo de reflexionar sobre la integración currículo y tecnologías y sobre la composición de la categoría web currículo, constructo teórico y categoría de acción trabajada por la autora desde el 2010. Tiene como base la experiencia en la docencia de una disciplina desarrollada remotamente en un programa de posgrado en el transcurso del primer semestre del 2020, con alumnos del curso de doctorado. El diseño metodológico del estudio describe el panorama bibliográfico y documental sobre la educación durante la pandemia, así como los conceptos que fundamentan las reflexiones. En seguida, construye una narrativa de la experiencia de la autora basada en diarios personales y documentos disponibles en el ambiente virtual que fueron producidos durante el desarrollo de las actividades de la disciplina. La narrativa apunta que la educación remota permitió otros modos de desarrollar una educación basada en fundamentos dialógicos, reflexivos y de co-construcción de conocimiento. Además, muestra la relevancia de la adopción de una actitud de acogida, solidaridad, incentivo, creatividad y criticidad comprometida con el enfrentamiento de la cruel realidad de la pandemia, que deja al descubierto y amplifica las disparidades sociales, culturales, digitales y educativas. <![CDATA[PROCESOS DE COMUNICACIÓN DIGITAL EN EL SISTEMA EDUCATIVO PORTUGUÉS EN TIEMPOS DE PANDEMIA]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2178-26792021000200081&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo: A pandemia da COVID-19 está a provocar alterações a diferentes níveis e o setor da educação não ficou imune. O afastamento social que se impõe afetou a forma de vivenciar a relação pedagógica, com implicações nos processos de ensino e aprendizagem. A noção de espaço físico de sala de aula deu lugar a uma fronteira fluida onde os artefactos digitais ocupam um lugar de primazia, pois foi necessário reinventar uma cultura de face a face numa cultura mediada pelo digital. Para responderem a esta transição os professores tiveram que rapidamente alterar e alterar e adaptar estratégias diferenciadas. A Universidade Aberta, em parceria com o Ministério da Educação de Portugal, desenhou e ministrou um curso de formação para a docência digital em rede, com o objetivo de promover, nos professores do ensino não superior, competências na área da educação a distância. Este texto centra-se especificamentenas formas de comunicação entre os elementos da comunidade educativa criadas pelas escolas e cujos representantes participaram no referido curso. Os dados recolhidos provêm do referido curso de formação em que participaram cerca de 2300 professores e diretores de 756 agrupamentos e escolas não agrupadas de todo país. Seguindo uma metodologia qualitativa, com base na análise de conteúdo temática, centramo-nos na dimensão da comunicação evidenciada nos trabalhos finais que assumiram o formato de planos escolares, realizados colaborativamente. A análise permitiu identificar os mecanismos de garantia de ocorrência das comunicações, avaliar a eficácia dos meios mobilizados e relacionar os processos comunicativos com o sentimento de pertença à comunidade educativa.<hr/>Abstract: The COVID-19 pandemic is causing changes at different levels and the education sector has not been immune. The social distance that was imposed affected the way of experiencing the pedagogical relationship, with implications for the teaching and learning processes. The notion of physical classroom space has given way to a fluid frontier where digital artefacts occupy a central place, as it was necessary to reinvent a face-to-face culture in a culture mediated by digital. To respond to this transition, teachers had to quickly change and adapt differentiated strategies. Universidade Aberta, in partnership with the Ministry of Education of Portugal, designed and taught a training course for digital teaching in networks, with the objective of promoting, in non-higher education teachers, competences in the area of ​​distance education. This text focuses specifically on the forms of communication between the elements of the educational community created by the schools and whose representatives participated in that course. The data collected comes from the referred training course in which approximately 2300 teachers and principals from 756 clusters and non-clustered schools from all over the country participated. Following a qualitative methodology, based on critical discourse analysis, we focus on the communication dimension evidenced in the final works that took the format of school plans, carried out collaboratively. The analysis made it possible to identify the mechanisms to guarantee the occurrence of communications, to evaluate the effectiveness of the means mobilized and to relate the communicative processes with the feeling of belonging to the educational community.<hr/>Resumen: La pandemia de COVID-19 está provocando cambios a diferentes niveles y el sector educativo no ha sido inmune. La distancia social que se impuso afectó la forma de vivir la relación pedagógica, con implicaciones para los procesos de enseñanza y aprendizaje. La noción de espacio físico del aula ha dado paso a una frontera fluida donde los artefactos digitales ocupan un lugar de primacía, ya que era necesario reinventar una cultura presencial en una cultura mediada por lo digital. Para responder a esta transición, los profesores tuvieron que cambiar, alterar y adaptar rápidamente estrategias diferenciadas. La Universidade Aberta, en colaboración con el Ministerio de Educación de Portugal, diseñó e impartió un curso de formación para la docencia digital en red, con el objetivo de promover, en los docentes no superiores, las competencias en el área de la educación a distancia. Este texto se centra especificamente en las formas de comunicación entre los elementos de la comunidad educativa creados por las escuelas y cuyos representantes participaron en ese curso. Los datos recolectados provienen del referido curso de capacitación en el que participaron aproximadamente 2300 docentes y directores de 756 clusters y escuelas no clusters de todo el país. Siguiendo una metodología cualitativa, basada en el análisis crítico del discurso, nos enfocamos en la dimensión de la comunicación evidenciada en los trabajos finales que tomaron el formato de planes escolares, realizados de manera colaborativa. El análisis permitió identificar los mecanismos para garantizar la ocurrencia de las comunicaciones, evaluar la efectividad de los medios movilizados y relacionar los procesos comunicativos con el sentimiento de pertenencia a la comunidad educativa. <![CDATA[COMPETENCIAS DIGITALES DE LOS PROFESORES UNIVERSITARIOS EN TIEMPOS DE PANDEMIA: ANÁLISIS DE AUTOEVALUACIÓN DIGCOMPEDU]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2178-26792021000200100&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo: O uso de tecnologias digitais em ambientes educativos tem vindo a ser discutido nos últimos anos, dando destaque à necessidade de formação adequada para que este uso proporcione uma efetiva melhoria dos processos educativos e potencie as aprendizagens dos estudantes. Quando a pandemia da Covid-19 obrigou as instituições de ensino a encerrar as portas físicas, o projeto que se apresenta neste trabalho encontrava-se em curso e tinha por objetivo avaliar o nível de competências digitais dos docentes da Universidade Federal Recôncavo da Bahia (UFRB), a partir do questionário de autoavaliação DigCompEdu, validado por Dias-Trindade, Moreira e Nunes (2019), para de seguida organizar formação docente adequada ao suprimento das necessidades verificadas no corpo docente daquela instituição. A pandemia, e a consequente necessidade de aposta num ensino digital de qualidade acelerou o trabalho do projeto em curso, para que a referida formação fosse preparada e adequada às necessidades decorrentes da continuidade de um ensino completamente a distância. Os resultados deste estudo mostraram as fragilidades dos 182 docentes respondentes, em particular na área da avaliação da aprendizagem, levando à preparação de formação docente que se encontra já em fase de implementação na UFRB.<hr/>Abstract: The use of digital technologies in educational environments has been largely discussed in recent years, highlighting the need for adequate training so that its use can provide an effective improvement of educational processes and enhance student learning. When the Covid-19 pandemic forced educational institutions to close their physical doors, the research presented in this work was in progress and aimed to assess the level of digital skills of teachers at the Federal University of Bahia's Recôncavo (UFRB), based on the DigCompEdu self-assessment tool, validated by Dias-Trindade, Moreira and Nunes (2019), to subsequently organize adequate teacher training to meet the needs of the teaching staff of that institution. The pandemic, and the consequent need to invest in quality digital education, accelerated the project’s work, and the referred training was duly prepared and adapted to the needs arising from the continuity of distance education. The results of this study showed the weaknesses of the 182 respondent teachers, particularly in the area of ​​learning assessment, leading to the teacher training preparation, already being implemented at UFRB.<hr/>Resumen: El uso de tecnologías digitales en entornos educativos ha sido ampliamente discutido en los últimos años, destacando la necesidad de una formación adecuada para que su uso pueda proporcionar una mejora efectiva de los procesos educativos y potenciar el aprendizaje de los estudiantes. Cuando la pandemia Covid-19 obligó a las instituciones educativas a cerrar sus puertas físicas, la investigación presentada en este trabajo estaba en progreso y tenía como objetivo evaluar el nivel de competencias digitales de los docentes de la Universidad Federal del Recôncavo da Bahia (UFRB), con base en la herramienta de autoevaluación DigCompEdu, validada por Dias-Trindade, Moreira y Nunes (2019), para posteriormente organizar una formación docente adecuada a las necesidades del profesorado de esa institución. La pandemia, y la consecuente necesidad de invertir en educación digital de calidad, aceleró el trabajo del proyecto, y la referida capacitación fue debidamente preparada y adaptada a las necesidades derivadas de la continuidad de la educación a distancia. Los resultados de este estudio evidenciaron las debilidades de los 182 docentes encuestados, particularmente en el área de evaluación de aprendizajes, que llevaron a la preparación de formación docente, que ya se está implementando en la UFRB. <![CDATA[INDAGACIÓNES EN / CON EJA EN EL CONTEXTO DE PANDEMIA: UNA EXPERIENCIA DE UN CÍRCULO DE CULTURA DIGITAL]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2178-26792021000200117&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo: Neste artigo, usamos a metodologia freireana dos Círculos de Cultura para explorar o desenvolvimento profissional contínuo dentro de uma Comunidade de Práticas em Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Brasil em tempos de pandemia. Começamos por afirmar a importância da EJA no enfrentamento da exclusão imposta há décadas a parcelas da população no que se refere aos benefícios da educação. Conceituamos quem trabalha na EJA como uma comunidade de práticas e refletimos sobre o papel central da UNEB/MPEJA na formação dessa comunidade. Em seguida, apresentamos o projeto Indagações na / com a EJA em Tempos de Pandemia, realizado com uso das tecnologias da informação e comunicação, cujo objetivo principal foi interrogar, refletir e analisar os desafios e possibilidades das políticas públicas para a EJA no contexto da pandemia, por meio de um processo dialógico e democrático, possibilitando àqueles que se comprometem com a EJA em compartilhar e refletir sobre suas práticas. Sugerimos que o fortalecimento da Comunidade de Práticas em Educação de Jovens e Adultos (EJA) pode promover a inovação, desenvolver capital social e facilitar a criação e disseminação de conhecimento sobre, na e para a EJA na Bahia.<hr/>Abstract: In this article we use the methodology of the Freirian Culture Circle to explore continuing professional development within a Community of Practice in youth and adult education (EJA) in Brazil in times of pandemic. We begin by affirming the importance of EJA in tackling the exclusion imposed for decades on portions of the population with regard to the benefits of education. We conceptualize those working in EJA as a community of practice, and reflect on the central role of the UNEB MPEJA in nurturing that community. We go on to present the project Inquiries in / with EJA in Times of Pandemic whose main purpose was to interrogate, reflect and analyze the challenges and possibilities of public policies for EJA in the context of the pandemic, through a dialogical and democratic process, enabling those who are committed to EJA to share and reflect on their practices. We suggest that strengthening the Community of Practice in youth and adult education (EJA) can promote innovation, develop social capital, and facilitate the creation and dissemination of knowledge about, in and for EJA in Bahia.<hr/>Resumen: En este artículo utilizamos la metodología del Círculo de Cultura Freiriana para explorar el desarrollo profesional continuo dentro de una Comunidad de Práctica en Educación de personas Jóvenes y Adultas (EJA) en Brasil en tiempos de pandemia. Comenzamos afirmando la importancia de la EJA para abordar la exclusión impuesta durante décadas a sectores de la población con respecto a los beneficios de la educación. Conceptualizamos a quienes trabajan en EJA como una comunidad de práctica, y reflexionamos sobre el papel central de la UNEB/MPEJA en nutrir dicha comunidad. Continuamos con la presentación del proyecto indagaciones con la EJA en Tiempos de Pandemia cuyo objetivo principal fue interrogar, reflexionar y analizar los desafíos y posibilidades de las políticas públicas para la EJA en el contexto de la pandemia, a través de un proceso dialógico y democrático, posibilitando a aquellos que están comprometidos con EJA a compartir y reflexionar sobre sus prácticas. Sugerimos que el fortalecimiento de la Comunidad de Práctica en EJA puede promover la innovación, desarrollar el capital social y facilitar la creación y difusión de conocimiento sobre, en y para EJA en Bahía. <![CDATA[HABITAR DE ENSEÑAR Y APRENDER EN TIEMPOS DE PANDEMIA Y LA VIRTUALIDAD DE LA EDUCACIÓN OnLIFE]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2178-26792021000200137&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo: O artigo apresenta uma pesquisa qualitativa, que se apropria do método cartográfico de pesquisa-intervenção para compreender rastros presentes nos contextos educacionais (educação básica, superior e pós-graduação) em tempos de pandemia. Problematiza o habitar do ensinar e do aprender na constituição de redes de conhecimento e de formação que articulam, a partir da pesquisa, a educação em diferentes níveis e a extensão. O objetivo é identificar pistas que possibilitem cocriar uma proposta de Educação OnLIFE, numa perspectiva ecossistêmica. Compreendemos o conceito de rede como o movimento conectivo que forma o social, sendo este composto por diferentes entidades biológicas, físicas e digitais (humanas e não humanas), que por atos conectivos vão tecendo essa rede. Dessa forma, nunca fica totalmente claro quem está atuando/agindo. O ato conectivo se dá no encontro operatório que pode acontecer no espaço geográfico e no espaço digital, de forma síncrona e assíncrona, por presenças plurais, nos hibridismos, onde ecologias diversas (inteligências humanas e não humanas) operam em rede. Essa compreensão traz em si, a superação de uma teoria da ação dualista (sujeito/objeto) e de centralidades (ora no conteúdo, no professor ou no estudante). A rede é então, o que emerge em atos conectivos transorgânicos, produto dos agenciamentos entre humanos e não humanos, que atuam mutuamente, conectando inteligências diversas, promovendo assim, a transubstanciação. Isso contribui para a superação de uma visão de mundo antropocêntrica, sujeitocêntrica e tecnocêntrica. Como resultado apresentamos pistas que permitem atualizar a virtualidade de uma Educação OnLIFE transubstanciada, enquanto ecossistema de inovação na educação.<hr/>Abstract: The article presents qualitative research that appropriates the cartographic method of intervention-research to understand the traces present in the educational contexts ( K-12, Higher and Postgraduate Education), in pandemic times. It problematizes the teaching and learning dwelling in the constitution of knowledge and development networks that articulate, from research, education at different levels. The objective is to identify clues that make it possible to cocreate an OnLIFE Education proposal, from an ecosystem perspective. We understand the concept of the network as the connective movement that forms the social, which is composed of different biological, physical and digital entities (human and non-human), which through connective acts weave this network. Thus, it is never completely clear who is acting.The connective act occurs in the operational encounter and this can take place both in geographic space, as in digital, synchronously or asynchronously, by plural presences, in hybridities, where intelligent ecologies operate (human and non-human intelligences) in network. This understanding brings the overcoming of a dualistic theory of action, sometimes content/teacher/student-centered. The network is then what emerges from the trans organic connective acts, product of the agency between human and non-human actors, who act mutually, connecting diverse intelligences, thus promoting transubstantiation. That contributes to overcoming an anthropocentric, subject-centric and technocentric worldview. As a result, we present some clues that allow updating the virtuality of a transubstantiated OnLIFE Education, as an ecosystem of innovation in education.<hr/>Resumen: El artículo presenta una investigación cualitativa, que se apropia del método cartográfico de investigación-intervención para comprender las huellas presentes en contextos educativos (educación básica, educación superior y posgrado) en tiempos de pandemia. Se vuelve problemático el hábito de enseñar y aprender en la constitución de redes de conocimiento y formación que articulan la educación en diferentes niveles y extensión. Objetivando identificar pistas que permitan co-crear una propuesta de Educación OnLIFE, en una perspectiva ecosistémica. Entendemos el concepto de red como el movimiento conectivo que forma lo social, que está compuesto por diferentes entidades biológicas, físicas y digitales, que a través de actos conectivos tejen esta red. Por lo tanto, nunca está completamente claro quién está actuando. El acto conectivo se da en el encuentro operativo que puede suceder en el espacio geográfico y digital, de manera (a)sincrónica, a través de presencias plurales, en hibridaciones, donde diversas ecologías (inteligencias, humanas y no humanas) operan en red. Esta comprensión trae consigo la superación de una teoría dualista (sujeto/objeto) y centralidades (a veces en el contenido, ahora en el profesor o ahora en el alumno). La red es, por tanto, lo que emerge en los actos conectivos transorgánicos, producto de la agencia entre humanos y no humanos, que actúan mutuamente, conectando diversas inteligencias, promoviendo así la transubstanciación. Esto contribuye a superar una cosmovisión antropocéntrica, centrada en el sujeto y tecnocéntrica. Como resultado, presentamos pisats que permiten actualizar la virtualidad de una Educación OnLIFE transubstanciada, como ecosistema de innovación en educación. <![CDATA[EVENTOS CIENTÍFICOS ONLINE: EL CASO DE LAS <em>LIVES</em> EN EL CONTEXTO DE LA PANDEMIA COVID-19]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2178-26792021000200162&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo: O objetivo deste artigo é apresentar a importância da educação científica dentro da realidade brasileira e algumas implicações pertinentes às políticas públicas em relação ao fazer ciência no Brasil. Para isso, a escolha foi explicitar o fenômeno evento científico online, um fenômeno da educação científica como ressonância da cibercultura e um desdobramento da difusão científica online. Numa perspectiva epistemológica-metodológica de formação-pesquisa na cibercultura, os temas em discussão foram mapeados nas redes educativas que utilizaram os aplicativos do Facebook, Instagram e YouTube, entre os dois primeiros meses de quarentena com distanciamento social no Brasil. Espera-se com isso ampliar a compreensão social deste fenômeno sociotécnico e, ao mesmo tempo, descrever densamente a atualização de sua nomenclatura lives acadêmico-científicas ou lives de maio, preservando os limites da essência fenomenal. E, ainda, ampliar o repertório científico sobre a percepção pública de ciência da sociedade brasileira, assim como colaborar com as reflexões instauradas atualmente na sociedade mediante o impacto causado pela pandemia da COVID-19.<hr/>Abstract: The purpose of this article is to present the importance of scientific education within the Brazilian reality and some relevant implications for public policies in relation to doing science in Brazil. For this, the choice was to explain the phenomenon of online scientific event, a phenomenon of scientific education as a resonance of cyberculture and an unfolding of online scientific dissemination. In an epistemological-methodological perspective of training-research in cyberculture, the topics under discussion were mapped in the educational networks that used the Facebook, Instagram and YouTube applications, between the first two quarantine months with social distance in Brazil. It is hoped with this to expand the social understanding of this sociotechnical phenomenon and, at the same time, to describe densely the updating of its nomenclature academic-scientific lives or may lives, preserving the limits of the phenomenal essence. And, still, expand the scientific repertoire on the public perception of science of Brazilian society, as well as collaborate with the reflections currently established in society through the impact caused by the COVID-19 pandemic.<hr/>Resumen: El objetivo de este artículo es presentar la importancia de la educación científica dentro de la realidad brasileña y algunas implicaciones relevantes para las políticas públicas en relación a hacer ciencia en Brasil. Para ello, se optó por explicar el fenómeno del evento científico online, fenómeno de la educación científica como resonancia de la cibercultura y despliegue de la divulgación científica online. En una perspectiva epistemológico-metodológica de formación-investigación en cibercultura, los temas en discusión fueron mapeados en las redes educativas que utilizaron las aplicaciones de Facebook, Instagram y YouTube, entre los dos primeros meses de cuarentena con distancia social en Brasil. Se espera con esto ampliar la comprensión social de este fenómeno sociotécnico y, al mismo tiempo, describir densamente la actualización de su nomenclatura académico-científica vidas o vidas de mayo, preservando los límites de la esencia fenoménica. Y, aún así, ampliar el repertorio científico sobre la percepción pública de la ciencia de la sociedad brasileña, así como colaborar con las reflexiones actualmente establecidas en la sociedad a través del impacto provocado por la pandemia COVID-19. <![CDATA[EL CONOCIMIENTO COMO PROBLEMA EN LA UNIVERSIDAD DEL SIGLO XXI]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2178-26792021000200178&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumen: Tradicionalmente, la misión desempeñada por la universidad tenía que ver con la cultura, la ciencia y la profesión. En la actualidad, nuevas formas de producción y gestión del conocimiento, dentro y fuera de la universidad, plantean en el marco de esas tres funciones, como mínimo, el hecho de que estamos ante la necesidad de una nueva sociedad del conocimiento. La universidad tiene la misión de descubrir, y también difundir, nuevos conocimientos. La sociedad, a su vez, precisa de soluciones permanentes a sus inacabables problemas. Cómo se relacionan ambos aspectos tensionantes en el presente y en el futuro es una gran incógnita. Acontecimientos como la pandemia por COVID-19 no han hecho más reforzar esta discusión. Este trabajo tiene el objetivo de reunir información actualizada sobre los significados de conocimiento en el ámbito universitario e identificar los aspectos relevantes y la controversia que puede haber sobre la cuestión. Para ello se llevó a cabo una revisión documental descriptiva, con un análisis a través de una serie de categorías. Se manejaron más de 300 documentos de entre los que fueron seleccionados 47. Entre los resultados destacamos el hecho de las importantes incoherencias y controversias que diversos tipos de conocimiento generan en el seno universitario, algo que afecta a los currículos formativos y la forma en que la universidad se relaciona con el conocimiento y con el mundo.<hr/>Resumo: Tradicionalmente, a missão realizada pela universidade tinha a ver com a cultura, a ciência e a profissionalidade. Hoje, novas formas de produção e gestão do conhecimento, dentro e fora da universidade, evidenciam o fato de que estamos enfrentando a necessidade de uma nova sociedade do conhecimento, no mínimo, dentro da estrutura dessas três funções. A universidade tem a missão de descobrir e também disseminar novos conhecimentos. A sociedade, por sua vez, precisa de soluções permanentes para seus problemas sem fim. Como estas duas tensões estão relacionadas no presente e no futuro é uma grande incógnita. Eventos como a pandemia da COVID-19 apenas reforçaram esta discussão. Este artigo tem como objetivo reunir informações atualizadas sobre os significados do futuro é uma grande incógnita. Eventos como a pandemia da COVID-19 apenas reforçaram esta discussão. Este artigo tem como objetivo reunir informações atualizadas sobre os significados do conhecimento no ambiente universitário e identificar os aspectos relevantes, bem como as controvérsias que possam existir sobre o assunto. Para este fim, foi realizada uma revisão documental descritiva, com uma análise através de uma série de categorias. Mais de 300 documentos foram tratados, dos quais 47 foram selecionados. Entre os resultados destacamos o fato das importantes inconsistências e controvérsias que vários tipos de conhecimento geram dentro da universidade, algo que afeta os currículos de treinamento e a forma como a universidade se relaciona com o conhecimento e com o mundo.<hr/>Abstract: Traditionally, the mission carried out by the university had to do with culture, science and the profession. Today, new forms of knowledge production and management, both inside and outside the university, raise within the framework of these three functions, at least, the fact that we are facing the need for a new knowledge society. The university has the mission of discovering, and also disseminating, new knowledge. Society, in turn, needs permanent solutions to its endless problems. How these two tense aspects relate in the present and in the future is a great unknown. Events such as the COVID-19 pandemic have only reinforced this discussion. This paper aims to gather up-to-date information on the meanings of knowledge in the university environment and to identify relevant aspects and controversy that may exist on the issue. To this end, a descriptive documentary review was carried out, with an analysis through a series of categories. More than 300 documents were handled, from which 47 were selected. Among the results we highlight the fact that there are important inconsistencies and controversies that various types of knowledge generate within the university, something that affects the training curricula and the way in which the university relates to knowledge and the world. <![CDATA[MECÁNICA DE JUEGO EN NARRATIVA PARA APOYAR A ESTUDIANTES CON DISLEXIA: PERCEPCIONES DE ALUMNOS Y PROFESORES]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2178-26792021000200195&lng=es&nrm=iso&tlng=es Abstract: This paper presents the development and testing process of a gamified storytelling tool aimed to support students with dyslexia. Motivation, engagement and learning were the domains measured from the students and teachers’ perspectives, considering their feedback gathered with scales and opened interviews. Interviews were registered in audio after testing of the prototype, transcribed and analysed using the content analysis technique, and scales were also applied after testing. The design process of the gamified prototype is presented, highlighting its framework, design principles and game strategies. The main findings show that the game design elements applied to the prototype contributed to the motivation and engagement of the students and also provide indications of learning outcomes.<hr/>Resumo: Este artigo apresenta o processo de desenvolvimento e testagem de um protótipo de uma narrativa gamificada, que visa apoiar a aprendizagem de leitura de alunos com dislexia. Motivação, engajamento e aprendizagem foram os domínios medidos a partir das perspectivas dos participantes coletados por meio de escalas e entrevistas abertas. Os dados das entrevistas foram registrados em áudio após a testagem do recurso e, posteriormente, transcritos e analisados por meio da técnica análise de conteúdo. Quanto as escalas, estas foram aplicadas após a testagem. São apresentados o processo de design, destacando o framework e os princípios e estratégias de game utilizados. Os resultados principais mostram indicadores da contribuição dos elementos de jogo aplicados ao recurso para os domínios avaliados.<hr/>Resumen: Este artículo presenta el proceso de desarrollo y prueba de un prototipo de narrativa gamificada que tiene como objetivo apoyar el aprendizaje de la lectura de estudiantes con dislexia. La motivación, el compromiso y el aprendizaje fueron los dominios medidos desde las perspectivas de los participantes recogidas a través de escalas y entrevistas abiertas. Los datos de la entrevista fueron grabados en audio después de la prueba del recurso y, posteriormente, transcritos y analizados mediante la técnica de análisis de contenido. En cuanto a las escalas, estas se aplicaron después de la prueba. Son presentados el proceso de diseño, destacando el marco, y los principios y estrategias del juego utilizados. Los principales resultados muestran indicadores de la contribución de los elementos del juego aplicados al recurso para los dominios evaluados. <![CDATA[FORMACIÓN DOCENTE EN EL CURSO DE PEDAGOGÍA: REFLEXIONES DESDE LA PERSPECTIVA DE LOS EGRESADOS DEL UNIMONTES]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2178-26792021000200219&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo: A pesquisa situa-se no campo de estudos sobre a formação docente, constituindo-se como oportunidade reflexiva sobre os processos formativos e as contribuições do curso de Pedagogia. No âmbito da Unimontes, teve por objetivo compreender as configurações assumidas pela docência, a partir da percepção dos egressos da Pedagogia-2013/2017. Por uma abordagem interpretativista de natureza mista, esta pesquisa em andamento traz resultados parciais tendo como instrumento de coleta o Google Forms. A análise de dados foi realizada por meio da análise de conteúdo. Enquanto resultados encontramos alguns aspectos: satisfação com o curso, inserção no mercado de trabalho na área de sua formação, importância do estágio, etc. A relevância dessa investigação se assenta, sobretudo, na contribuição que pode dar ao melhor entendimento da formação docente e apontar alternativas para os problemas que historicamente desafiam as instituições que ofertam licenciaturas e se dedicam a formar professores.<hr/>Abstract: This research was carried out in the area of teacher training, constituting an opportunity to reflect on the contributions and training processes in the Education program. Within the scope of Unimontes, the goal was to understand the structures of the teaching profession, based on the perception of Education graduates - 2013/2017. Using a mixed, interpretative approach, this research in progress presents partial results from the data collection instrument Google Forms. The data analysis was carried out via a content analysis. As a result, we found the following aspects: satisfaction with the program, placement in the job market in the area of their degree, importance of the internship, etc. The relevance of this investigation is based mainly on the contribution it can provide towards a better understanding of teacher training and indicate alternatives for problems that historically challenge institutions that offer teaching degrees and are dedicated to training teachers.<hr/>Palabras clave: La investigación se ubica en el contexto de los estudios sobre la formación de profesores, constituyéndose en una oportunidad de reflexión sobre el tema y los aportes del curso de Pedagogía al mismo. En el ámbito de Unimontes, el estudio tuvo como objetivo comprender los escenarios que asume la docencia, a partir de la percepción de los egresados de Pedagogía-2013 / 2017. Desde un enfoque interpretativo de carácter mixto, la investigación en curso ofrece los resultados parciales, recolectados a partir de la utilización de un formulario de Google y estudiados a partir del análisis de contenido. Los resultados evidencian la satisfacción expresada por los egresados con el curso asociada a la posibilidad de inserción en el mercado laboral en el área de su formación, así como la importancia de las prácticas. La relevancia de esta investigación está en el aporte que hace a la comprensión y conocimiento de los elementos propios de la formación docente y en su capacidad para señalar alternativas a los problemas que históricamente desafían a las instituciones formadoras de docentes. <![CDATA[LA EPISTEMOLOGÍA DE LA EDUCACIÓN FÍSICA COMPARADA: APLICACIONES Y TENDENCIAS]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2178-26792021000200239&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumen: Los conocimientos comparativos se le toma en cuenta en Educación Física a la hora de proyectar, implementar, monitorear, y evaluar políticas, currículos, planes de estudios, clases, e investigaciones. La Epistemología de Educación Física Comparada trata de la validez de esos conocimientos. El objetivo de este artículo es discutir cómo se manifiestan las diversas perspectivas epistemológicas en la producción de conocimientos comparativos para la Educación Física. Se exponen las perspectivas epistemológicas en cuanto a los presupuestos ontológicos y gnoseológicos que sugiere, y sus aplicaciones en el trabajo comparativo. Se concluye que en Educación Física Comparada existen confluencia, complementación, y triangulación entre las perspectivas epistemológicas, así como los métodos y técnicas que promueven, no solo resultan tendencias inevitables, sino también loables. El trabajo sistematiza experiencias de trabajo docente y de investigación de los autores en cuestiones epistemológicas relativas a la Educación Física.<hr/>Abstract: The Comparative knowledge is considered in Physical Education when planning, implementing, monitoring, and evaluating policies. It also applies to curricula, classes, and research. The Epistemology of Comparative Physical Education deals with the validity of this knowledge. The objective of this article is to discuss how the various epistemological perspectives are manifested in the production of comparative knowledge for Physical Education. The epistemological perspectives regarding the ontological and gnoseological presuppositions that it suggests, and their applications in comparative work, are exposed. It is concluded that in Comparative Physical Education there is a confluence, complementation, and triangulation between the epistemological perspectives, the methods and techniques that they promote. It is not only inevitable but also laudable. The work systematizes experiences of teaching and research work of the authors in epistemological issues related to Physical Education.<hr/>Resumo: O conhecimento comparativo é levado em consideração na Educação Física ao planejar, implementar, monitorar e avaliar políticas, currículos, currículos, aulas e pesquisas. A Epistemologia da Educação Física Comparada trata da validade desses conhecimentos. O objetivo deste artigo é discutir como as diversas perspectivas epistemológicas se manifestam na produção do conhecimento comparativo para a Educação Física. São expostas as perspectivas epistemológicas a respeito dos pressupostos ontológicos e gnoseológicos que sugere e suas aplicações no trabalho comparativo. Conclui-se que na Educação Física Comparada há confluência, complementação e triangulação entre as perspectivas epistemológicas, bem como os métodos e técnicas que promovem, não apenas tendências inevitáveis, mas também louváveis. O trabalho sistematiza experiências de trabalho de ensino e pesquisa dos autores em questões epistemológicas relacionadas à educação física. <![CDATA[LA FORMACIÓN DE PROFESORES Y LAS RELACIONES DE GÉNERO Y SEXUALIDAD EN EL CURSO DE PEDAGOGÍA]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2178-26792021000200258&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo: Este artigo é um recorte de uma pesquisa de mestrado realizada em um curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), campus de Itapetinga-BA, no ano de 2019. A pesquisa teve como objetivo problematizar os discursos sobre gênero e docência a partir dos enunciados dos (as) discentes e docentes do referido curso. Como referencial teórico foram utilizados os estudos de Reis (2011), Ferreira (2013a), Hampel (2013), Castro (2014), Sales (2016), Silva (2017), Meyer (2017), Felipe e Takara (2020), dentre outros. Como técnicas de produção dos discursos foram utilizadas a entrevista semiestruturada e o grupo focal com 6 (seis) docentes (1 homem e 5 mulheres) e 10 (dez) discentes (8 mulheres e 2 homens). As perspectivas que organizam as análises amparam-se nos estudos pós-críticos das relações de gênero, sexualidade e educação. A partir das análises realizadas, constatamos que o curso de Pedagogia tem problematizado as relações de gênero e sexualidade na formação docente, no entanto, os discursos evidenciam que ainda há lacunas quando se trata dessas temáticas no currículo do curso. Além disso, os enunciados mostram que o curso não tem trabalhado de forma interdisciplinar ao tratar dos conteúdos sobre gênero e sexualidade. A investigação também revelou que discentes e docentes acenam para a necessidade de mudanças e manifestam algumas alternativas para alterar esse cenário, dentre elas, o atravessamento dessas discussões por todas as disciplinas que fazem parte da matriz curricular.<hr/>Abstract: This article is an cut from a master's research conducted in a Pedagogy course at the State University of Southwest Bahia (UESB), campus of Itapetinga-BA, in 2019. The research aimed to problematize the discourses on gender and teaching based on the statements of the students and teachers of that course. As a theoretical framework, the studies of Reis (2011), Ferreira (2013a), Hampel (2013), Castro (2014), Sales (2016), Silva (2017), Meyer (2017), Felipe and Takara (2020), were used, among others. As techniques of discourse production, semi-structured interviews and the focus group with 6 (six) teachers (1 man and 5 women) and 10 (ten) students (8 women and 2 men) were used. The perspectives that organize the analyzes are supported by post-critical studies of gender relations, sexuality and education. From the analyzes carried out, we found that the Pedagogy course has problematized gender and sexuality relations in teacher education, however, the speeches show that there are still gaps when it comes to these themes in the course curriculum. In addition, the statements show that the course has not worked in an interdisciplinary way when dealing with content on gender and sexuality. The investigation also revealed that students and professors point to the need for changes and manifest some alternatives to change this scenario, among them, the crossing of these discussions by all the disciplines that are part of the curriculum.<hr/>Resumen: Este artículo es un extracto de una investigación de maestría realizada en un curso de Pedagogía en la Universidad Estatal del Sudoeste de Bahía (UESB), campus de Itapetinga-BA, en 2019. La investigación tuvo como objetivo problematizar los discursos sobre género y docencia a partir de las declaraciones de los alumnos y profesores de ese curso. Como referencial teórico foram utilizados los estudios de Reis (2011), Ferreira (2013a), Hampel (2013), Castro (2014), Sales (2016), Silva (2017), Meyer (2017), Felipe e Takara (2020), entre otros. Como técnicas de producción de discurso se utilizaron entrevistas semiestructuradas y el grupo focal con 6 (seis) profesores (1 hombre y 5 mujeres) y 10 (diez) estudiantes (8 mujeres y 2 hombres). Las perspectivas que organizan los análisis se apoyan en estudios poscríticos sobre relaciones de género, sexualidad y educación. A partir de los análisis realizados, encontramos que el curso de Pedagogía ha problematizado las relaciones de género y sexualidad en la formación del profesorado, sin embargo, los discursos muestran que aún existen vacíos en estos temas en el currículo del curso. Además, los enunciados evidencian que el curso no ha funcionado de manera interdisciplinar cuando se trata de contenidos sobre género y sexualidad. La investigación también reveló que estudiantes y profesores señalan la necesidad de cambios y manifiestan algunas alternativas para cambiar este escenario, entre ellas, el cruce de estas discusiones por todas las disciplinas que forman parte del currículo. <![CDATA[SENTIDOS DE LA ESCUELA SECUNDARIA INTEGRADA: UN ESTUDIO DE CASO EN INSTITUTO FEDERAL DEL NORTE DE MINAS GERAIS - IFNMG - <em>CAMPUS</em> ALMENARA]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2178-26792021000200277&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo: Esta pesquisa é um recorte da dissertação do programa de mestrado profissional em educação tecnológica do IFTM - Campus Uberaba-MG e, tem como objetivo analisar, por meio dos discursos dos sujeitos-professores atuantes nos cursos técnicos integrados ao ensino médio no IFNMG - Campus Almenara, os sentidos de “integração” e de “curso técnico integrado ao ensino médio”. No que tange ao delineamento teórico-metodológico, a pesquisa possui abordagem qualitativa, utiliza-se como instrumento de coleta de dados entrevistas semiestruturadas com o quantitativo de seis sujeitos-professores participantes da pesquisa que atuam em um dos cursos técnicos integrados ao ensino médio na referida instituição. Fundamentamo-nos nos pressupostos da Análise do Discurso (doravante AD) de linha francesa, à luz da episteme do pensador Michel Pêcheux. Como espinha dorsal, utilizamos autores, tais como, as obras de Ramos (2008), Frigotto (2012; 2015), Ciavatta (2005) e Machado (2006) para embasamento da discussão teórica da relação entre o trabalho, educação e ensino médio integrado. De um modo geral, pode-se intuir que as discussões teóricas efetuadas e as análises demonstram que os sentidos dos termos “integração” e “cursos técnicos ao ensino médio integrado” são expressões polissêmicas e retratam diversas práticas político-pedagógicas para além das questões atinentes ao currículo das disciplinas propedêuticas e técnicas.<hr/>Abstract: This research is an excerpt from the dissertation of the professional master's program in technological education at the IFTM - Campus Uberaba-MG and, aims to analyze, through the speeches of the subject-professors active in the technical courses integrated to the high school of the IFNMG - Campus Almenara, the meanings of “integration” and “technical course integrated to high school”. With regard to the theoretical-methodological design, the research has a qualitative approach, semi-structured interviews are used as a data collection instrument having six subject-teachers participating in the research who work in one of the technical courses integrated to high school in the referred institution. We are based on the assumptions of Discourse Analysis (henceforth AD) of French line, in the light of the episteme of the thinker Michel Pêcheux. As a backbone, we use authors, such as the works of Ramos (2008), Frigotto (2012,2015), Ciavatta (2005) and Machado (1991; 2006) to support the theoretical discussion of the relationship between work, education and integrated high school. In general, it can be intuitive that the theoretical discussions carried out and the analyzes demonstrate that the meanings of the terms “integration” and “technical courses for integrated high school” are polysemic expressions and portray several political-pedagogical practices in addition to the issues involved curriculum of propaedeutic and technical disciplines.<hr/>Resumen: Esta investigación es un extracto de la disertación del programa de maestría profesional en educación tecnológica en el IFTM - Campus Uberaba-MG, y tiene como objetivo analizar a través de los discursos de los sujetos profesores actuantes en los cursos técnicos integrados en la escuela secundaria del IFNMG - Campus Almenara, los sentidos de "integración" y "curso técnico integrado al bachillerato". La investigación tiene un enfoque cualitativo. Se utiliza como instrumento de recopilación de datos entrevistas semiestructuradas con el cuantitativo de seis sujetos profesores que actúan en uno de los cursos técnicos integrados en la escuela secundaria en la citada institución. Nos basamos en los supuestos del Análisis del Discurso (en adelante AD) de la línea francesa, a la luz del episteme del pensador Michel Pécheux. Como espina dorsal, utilizamos autores, como las obras de Ramos (2008), Frigotto (2012; 2015), Ciavatta (2005) y Machado (1991, 2006) Para apoyar la discusión teórica de la relación entre el trabajo, la educación y la escuela secundaria integrada. En general, se puede intuir que las discusiones teóricas realizadas y los análisis demuestran que los significados de los Los términos “integración” y “cursos técnicos para la escuela secundaria integrada” son expresiones polisémicas y representan diversas prácticas políticas y retratan varias prácticas político-pedagógicas más allá de las cuestiones relacionadas con el currículo de las disciplinas propedéuticas y técnicas. <![CDATA[RESPONSABILIZACIÓN Y MODERNIZACIÓN: “SIGNOS TOMADOS POR PRODIGIOS”]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2178-26792021000200296&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo: Este artigo interroga a política de responsabilização no estado de Pernambuco, discutindo as diferentes demandas e enunciações que emergem da proposta de modernização da gestão pública. A pesquisa foi desenvolvida numa perspectiva discursiva. A partir da análise de um corpus ampliado de documentos da política educacional, foram problematizados os deslocamentos de sentidos que são hegemonizados na produção da política curricular atrelada ao discurso de accountability. Ao investigar quais sentidos possibilitam a hegemonia e significação da política de responsabilização educacional, os dados da pesquisa revelam a associação dos significantes modernização e responsabilização, ambos enunciados como um novo valor naturalizado e qualitativo a ser perseguido na gestão pública. Portanto, a política de responsabilização atua como uma superfície de inscrição de significados, composta de narrativas que vão da modernização à narrativa de salvacionismo, garantia de qualidade, equidade e padrões de desempenho, tendo como corte antagônico a ideia de “crise” do sistema educacional.<hr/>Abstract: This study aims to investigate the movements of responsibilization educational politics in Pernambuco, arguing through different needs and statements that appear in modernization project. The post structuralist discursive theoretical framework used during the research. After reading and analysing the data using educational politics documents, we problematized the displacements of meanings that are hegemony in the production of curriculum policy linked to an accountability speech. By investigating the meanings that enable hegemony and meaning of accountability educational politics, the research data reveal that association of modernization and accountability concepts are exposed in politics as a new value, naturalized, qualified to be pursued in public management. So the accountability politics act as a surface for writing concepts composed by narratives that goes from modernization to safety narrative, quality assurance, equity and performance patterns, observing different meanings for the idea of crises in educational system.<hr/>Resumen: Este estudio busca investigar los movimientos de la política de responsabilización educacional en el estado de Pernambuco, discutiendo las diferentes demandas y enunciaciones que emergen de esa propuesta de modernización. La investigación fue desarrollada en una perspectiva discursiva, a partir del corpus ampliado de documentos de la política educacional, problematizamos los desplazamientos de sentido que son hegemonizados en la producción de la política curricular relacionada con un discurso de accountability. Al investigar cuales sentidos posibilitan la hegemonía y significación de la política de responsabilización educacional, los datos de la investigación revelan la asociación de los significantes modernización y responsabilización, ambos enunciados en la política como un nuevo valor naturalizado y cualitativo a ser perseguido en la gestión pública. Por lo tanto, la política de responsabilización actúa como una superficie de inscripción de significados, compuesta de narrativas que van desde la modernización a la narrativa de salvacionismo, garantía de calidad, equidad y patrones de desempeño, teniendo como corte antagónico la idea de “crisis” del sistema educacional. <![CDATA[ANÁLISIS DE MODELOS COMO MÉTODO DE ENSEÑANZA DE LAS MATEMÁTICAS EN LA EDUCACIÓN BÁSICA]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2178-26792021000200316&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo: O presente artigo tem como principal objetivo apresentar uma concepção da abordagem pedagógica denominada Análise de Modelos, como um método de ensino de Matemática na Educação Básica. A construção dessa proposta se desenvolveu basicamente dentro do contexto da Modelagem Matemática, vista em geral como uma estratégia de ensino inovadora, mas que apresenta algumas dificuldades na sua implementação como atividade regular em sala de aula. A Análise de Modelos na perspectiva aqui proposta, se coloca como uma alternativa no trabalho com modelos matemáticos já existentes, advindos de variados contextos de interesse dos estudantes, que pode ser implementada com mais facilidade que a Modelagem, ao mesmo tempo que pode incentivar aqueles professores que se sentem inseguros na implementação desta, sem a preocupação de se distanciar da estrutura escolar vigente, principalmente em relação ao cumprimento do conteúdo curricular programático.<hr/>Abstract: This article has as main objective to present a conception of the pedagogical approach called Model Analysis, as a method of teaching Mathematics in Basic Education. The construction of this proposal was developed basically within the context of Mathematical Modeling, seen in general as an innovative teaching strategy, but which presents some difficulties in its implementation as a regular activity in the classroom. Model Analysis in the perspective proposed here, stands as an alternative in the work with existing mathematical models, arising from different contexts of interest to students, which can be more easily implemented than Modeling, at the same time that it can encourage those teachers who feel insecure in the implementation of this, without the concern of distancing themselves from the current school structure, mainly in relation to the fulfillment of the curriculum content.<hr/>Resumen: Este artículo tiene como objetivo principal presentar una concepción del enfoque pedagógico llamado Análisis del Modelo, como método de enseñanza de las matemáticas en la Educación Básica. La construcción de esta propuesta se desarrolló básicamente dentro del contexto del Modelo Matemático, visto en general como una estrategia de enseñanza innovadora, pero que presenta algunas dificultades en su implementación como una actividad regular en el aula. El análisis de modelos en la perspectiva propuesta aquí, se presenta como una alternativa en el trabajo con modelos matemáticos existentes, que surgen de diferentes contextos de interés para los estudiantes, que pueden implementarse más fácilmente que el modelado, al mismo tiempo que puede alentar a esos maestros quienes se sienten inseguros en la implementación de esto, sin la preocupación de distanciarse de la estructura escolar actual, principalmente en relación con el cumplimiento del contenido curricular. <![CDATA[CLAVES EN LA CONSTRUCCIÓN DEL CONOCIMIENTO DE LA EDUCACIÓN INCLUSIVA]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2178-26792021000200338&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumen: la teoría de la educación inclusiva al explicitar una naturaleza abierta exige pensar acerca de lo que esta hace en el mudo y cómo resuelve determinados problemas, intentando visualizar sobre qué otras cosas articula su trabajo. La educación inclusiva al no pertenecer con exactitud a la regionalización significada como educación especial, reafirma que sus contornos definitorios han sido establecidos mediante un conjunto de equívocos de aproximación al propio término. El objetivo de este trabajo es analizar algunas de sus premisas heurísticas para comprender sus mecanismos de producción del conocimiento. El método empleado es el de revisión documental crítica. Entre sus principales conclusiones el trabajo identifica que la estructura de conocimiento de lo que denominamos educación inclusiva queda integrada por una diversidad de voces que contribuyen a la comprensión de variados tópicos y vínculos con las diversas estructuras del mundo y sus sistemas, exigiendo la adopción de nuevos métodos para problemas que no logran ser comprendidos bajo el purismo conservador del trabajo metodológico. Los territorios de lo inclusivo construyen una epistemología neo-materialista.<hr/>Abstract: the theory of inclusive education by making explicit an open nature requires thinking about what it does in the world and how it solves certain problems, trying to visualize on what other things its work articulates. Inclusive education, not belonging exactly to the regionalization signified as special education, reaffirms that its defining contours have been established through a set of misunderstandings of approximation to the term itself. The objective of this work is to analyze some of its heuristic premises to understand its mechanisms of knowledge production. The method used is the critical documentary review. Among its main conclusions, the work identifies that the knowledge structure of what we call inclusive education is made up of a diversity of voices that contribute to the understanding of various topics and links with the various structures of the world and their systems, demanding the adoption of new methods for problems that cannot be understood under the conservative purism of methodological work. The territories of the inclusive construct a neo-materialist epistemology.<hr/>Resumo: a teoria da educação inclusiva, ao tornar explícito um caráter aberto, exige pensar sobre o que faz no mundo e como resolve certos problemas, tentando visualizar em que outras coisas seu trabalho articula. A educação inclusiva, não pertencendo exatamente à regionalização significada como educação especial, reafirma que seus contornos definidores foram estabelecidos por meio de um conjunto de mal-entendidos de aproximação do próprio termo. O objetivo deste trabalho é analisar algumas de suas premissas heurísticas para compreender seus mecanismos de produção de conhecimento. O método utilizado é a revisão documental crítica. Entre suas principais conclusões, o trabalho identifica que a estrutura de conhecimento do que chamamos de educação inclusiva é constituída por uma diversidade de vozes que contribuem para a compreensão de diversos temas e articulações com as diversas estruturas do mundo e seus sistemas, exigindo a adoção. de novos métodos para problemas que não podem ser compreendidos sob o purismo conservador do trabalho metodológico. Os territórios do inclusivo constroem uma epistemologia neo-materialista. <![CDATA[EL DESARROLLO DE LA INSTITUCIÓN DEL NOMBRAMIENTO PARA LOS RANGOS CIENTÍFICOS DE LA FACULTAD DE ENSEÑANZA CIENTÍFICA EN LA FEDERACIÓN DE RUSIA]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2178-26792021000200357&lng=es&nrm=iso&tlng=es Abstract: Taking into account, that science and education in Russia are related to certain priority areas designated by the State and the social development policy, this article is focused on the issues related to the modernization of the academic degrees’ system in Russia. This system is characterized by multiple imperfections that particularly influence the motivation of high-education teaching personnel. In this paper, the authors study several recent problems encountered in the current legal regulation governing the attribution of academic degrees in Russia while observing its inconsistencies and legal contradictions. The paper also contains an analysis of suggested proposals that could be added to the current legal texts, regulating the institution responsible for academic degree attribution. In general, the authors suggest a conceptual approach to modernize the mechanisms of normative legal regulation which organizes the attribution of academic ranks. It is suggested to improve the evaluation system of scientific publications used to evaluate applicants for an academic degree, and to establish a transition towards a point-based evaluation system based on the quality of scientific and educational work. The thesis formulated expresses the need to develop a system of social and material guarantees for the benefit of scientific and educational staff and the implementation of effective means to motivate their educational and research activity.<hr/>Resumen: Teniendo en cuenta que la educación y la ciencia en Rusia se relacionan con el número de direcciones prioritarias de la política estatal y el desarrollo comunitario, este artículo se centra en la discusión sobre el tema de la modernización del sistema de filas científicas en Rusia. Este sistema se caracteriza por la imperfección, lo que influye particularmente en la motivación del personal docente de educación superior en la actividad educativa. Los autores consideran los problemas más actuales de la condición actual de la reglamentación legal del nombramiento a filas científicas en Rusia y realizan el monitoreo sobre la inconsistencia y las contradicciones legales. El artículo contiene el análisis de la serie de sugerencias para las enmiendas a los actos jurídicos vigentes, que regulan la institución de la designación a filas científicas. Los autores generalmente cubren el tema de la formación del enfoque conceptual para la modernización del mecanismo de reglamentación legal de la designación de rangos científicos y sugieren la mejora del sistema de evaluación de las actividades de publicación de los candidatos a la designación de rangos científicos, y su transformación. a través de la contabilidad de la calidad de los logros científicos y docentes utilizando el sistema de puntos El artículo lleva a la tesis de la necesidad del desarrollo del sistema de garantías sociales y materiales para la facultad científica-docente y científica y la implementación de instrumentos eficientes para estimular su actividad docente e investigadora.<hr/>Resumo: Considerando que a educação e a ciência na Rússia se relacionam com o número de direções prioritárias da política estatal e do desenvolvimento da comunidade, este artigo se concentra na discussão da questão da modernização do sistema de fileiras científicas na Rússia. Esse sistema é caracterizado pela imperfeição, o que influencia particularmente a motivação do corpo docente do ensino superior na atividade educacional. Os autores consideram os problemas mais reais da condição atual de reglamentação legal da nomeação para postos científicos na Rússia e fazem o monitoramento referente à inconsistência e contradições legais. O artigo contém a análise da série de sugestões de alterações aos atos jurídicos vigentes, regulamentando a instituição da nomeação para as fileiras científicas. Os autores geralmente abordam a questão da formação da abordagem conceitual para a modernização do mecanismo de regulamentação legal da nomeação de postos científicos e sugerem a melhoria do sistema de avaliação das atividades de publicação de candidatos à nomeação para postos científicos e sua transformação através da contabilidade da qualidade das realizações científicas e de ensino usando o sistema de pontos. O artigo traz à tese a necessidade de desenvolvimento do sistema de garantias sociais e materiais para o ensino científico-docente e científico e a implementação de instrumentos eficientes de estímulo à atividade de ensino e pesquisa. <![CDATA[DESIGUALDADES SOCIALES E INCLUSIÓN EN EDUCACIÓN: EXPERIENCIAS DE LA RESISTENCIA VENEZOLANA]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2178-26792021000200376&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumen: El presente trabajo explica a grandes rasgos el modelo político - social que encarna la Constitución de la República Bolivariana de Venezuela de 1999 y el marco jurídico derivado de ésta, en el que destaca su carácter garantista de derechos fundamentales, entre otros, a la educación. Se destaca el perfil inclusivo de éste como instrumento para revertir los efectos devastadores de las desigualdades sociales históricamente creadas y reproducidas, producto de la lógica metabólica del capitalismo periférico. En este esfuerzo teórico - documental se hace una breve revisión teórica en torno al concepto de desigualdad social, para hurgar y contrastar en los fundamentos doctrinarios del modelo bolivariano, enfatizando en las orientaciones y políticas dirigidas a construir una sociedad democrática de justicia y de derecho basada en el protagonismo organizado del pueblo como instrumento de resistencia y construcción colectivas.<hr/>Abstrac: This work outlines the political-social model embodied in the 1999 Constitution of the Bolivarian Republic of Venezuela and the legal framework derived from it, which highlights its guarantee of fundamental rights, among others, to education. Its inclusive profile is highlighted as an instrument to reverse the devastating effects of social inequalities historically created and reproduced, a product of the metabolic logic of peripheral capitalism. In this theoretical-documentary effort, a brief theoretical review is made around the concept of social inequality, to delve and contrast the doctrinal foundations of the Bolivarian model, emphasizing the guidelines and policies aimed at building a democratic society of justice and law based in the organized protagonism of the people as an instrument of collective resistance and construction.<hr/>Resumo: Este trabalho descreve o modelo político-social consagrado na Constituição da República Bolivariana da Venezuela de 1999 e a estrutura legal dela derivada, que destaca sua garantia de direitos fundamentais, entre outros, à educação. Seu perfil inclusivo é destacado como um instrumento para reverter os efeitos devastadores das desigualdades sociais historicamente criadas e reproduzidas, um produto da lógica metabólica do capitalismo periférico. Nesse esforço teórico-documental, é feita uma breve revisão teórica em torno do conceito de desigualdade social, para aprofundar e contrastar os fundamentos doutrinários do modelo bolivariano, enfatizando as diretrizes e políticas destinadas à construção de uma sociedade democrática da justiça e do direito no protagonismo organizado do povo como instrumento de resistência e construção coletiva. <![CDATA[EDUCACIÓN Y LUCHA DE LOS TRABAJADORES SIN TIERRA COMO EXPRESIÓN DE LO CONTRADICTORIO]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2178-26792021000200391&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo: Neste artigo, propomos compreensões acerca das intencionalidades inerentes à participação pregressa de agricultores/as assentados/as em processos de luta pela reforma agrária no Brasil. Partimos de um posicionamento epistemológico que considera as práticas sociais vivenciadas pelos seres humanos enquanto práxis intersubjetiva, geradora de processos educativos que se projetam no tempo-espaço a partir de situações gnosiológicas problematizadoras da realidade social. Por meio da análise fenomenológica de dados obtidos pelas entrevistas realizadas com agricultores/as assentados/as, argumentamos que a prática da luta pela terra por eles empenhada se configurou enquanto expressão dos processos educativos forjados a partir do contraste de suas experiências de roça e êxodo rural.<hr/>Abstract: In this paper, we propose understandings about the intentions inherent to the past participation of farmers settled in processes of struggle for agrarian reform in Brazil. We start from an epistemological position that considers the social practices experienced by human beings as intersubjective praxis, generating educational processes that are projected in time-space from gnosiological situations that problematize social reality. Through phenomenological analysis of data obtained through interviews with settled farmers, we argue that the practice of the struggle for land committed by them was configured as an expression of the educational processes forged from the contrast of their agriculture experiences and rural exodus.<hr/>Resumen: En este artículo, proponemos un entendimiento sobre las intenciones inherentes a la participación pasada de los agricultores asentados en los procesos de lucha para la reforma agraria en Brasil. Partimos de una posición epistemológica que considera las prácticas sociales experimentadas por los seres humanos como praxis intersubjetiva, generando procesos educativos que se proyectan en el espacio-tiempo a partir de situaciones gnoseológicas que problematizan la realidad social. A través del análisis fenomenológico de los datos obtenidos por entrevistas realizadas con agricultores asentados, sostenemos que la práctica de lucha para la tierra cometida por ellos se configuró como una expresión de los procesos educativos forjados a partir del contraste de sus experiencias agrícolas y éxodo rural. <![CDATA[CONCEPCIONES DE EDUCACIÓN AMBIENTAL CRÍTICA DE PROFESORES Y DE LA ARTICULADORA PEDAGÓGICA DE UNA ESCUELA MUNICIPAL DEL INTERIOR DE BAHIA]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2178-26792021000200411&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo: O presente trabalho foi realizado com o objetivo de analisar as concepções de professores e articuladora pedagógica acerca da forma como a Educação Ambiental Crítica (EA Crítica) é articulada na escola. A coleta de dados foi realizada em uma escola municipal localizada no município de Ipiaú, no estado da Bahia, que atende alunos dos anos finais do ensino fundamental. Constitui-se de uma pesquisa de cunho qualitativo, que utilizou entrevista semiestruturada com professores e articuladora pedagógica. A partir da obtenção desses dados foi utilizada a análise de conteúdo, da qual emergiram significados que foram categorizados. A categoria que se deu como ponto de partida do processo analítico da entrevista foi: Educação Ambiental no contexto escolar, tendo desdobramento em subcategorias: macrotendências político-pedagógicas da Educação Ambiental, EA Crítica e o ensino: relevância e articulação, inovações na prática docente, projetos pedagógicos abordando a EA Crítica, recursos e ferramentas no ensino da EA Crítica e inserção da EA Crítica no planejamento de ensino da unidade escolar. A EA Crítica foi citada concomitantemente com a EA conservadora e pragmática se diferenciando por meio, das características específicas. Os resultados apontam para o desconhecimento dos entrevistados sobre a temática e sobre o planejamento de curso da escola. A responsabilização da abordagem do tema é dada às áreas afins, apontadas pela falta de capacitação dos profissionais fazendo com que essa inserção contribua pouco com uma educação que pretenda ser transformadora e reflexiva.<hr/>Abstract: This work was carried out aiming to analyze the conceptions of teachers and a pedagogical articulator on how Critical Environmental Education (Critical EE) is articulated at school. Data collection was carried out at a municipal school located in the municipality of Ipiaú, in the state of Bahia, which serves students in the final years of elementary school. It consists of a qualitative research, using semi-structured interviews with teachers and the pedagogical coordinator. From the collection of these data, content analysis was used, from which some meanings emerged that were then categorized. The category that originated as starting point of the analytical process of the interview was: Environmental Education in the school context, unfolding into subcategories: political-pedagogical macro trends in Environmental Education, Critical EE and teaching: relevance and articulation, innovations in teaching practice, pedagogical projects addressing Critical EE, resources and tools in teaching Critical EE and insertion of Critical EE in the teaching planning of the school unit. Critical EE was cited concurrently with conservative and pragmatic EE, differentiating itself through specific characteristics. The results point to the interviewees' lack of knowledge about the theme and about the school's course planning. Responsibility for approaching the theme is given to related areas, pointed out by the lack of the professionals’ training, causing this insertion to contribute little to an education that aims to be transformative and reflective.<hr/>Resumen: Este trabajo fue realizado con el objetivo de analizar las concepciones de profesores y de una articuladora pedagógica sobre la forma como la Educación Ambiental Crítica (EA Crítica) es articulada en la escuela. La colecta de datos fue realizada en una escuela municipal localizada en el municipio de Ipiaú, en el estado de Bahia, que atiende a alumnos de los años finales de la enseñanza fundamental. Es una investigación de cuño cualitativo, que utilizó entrevistas semiestructuradas con profesores y una articuladora pedagógica. A partir de la obtención de esos datos se utilizó el análisis de contenido, del cual emergieron significados que fueron categorizados. La categoría que se dio como punto de partida del proceso analítico de la entrevista fue: Educación Ambiental en el contexto escolar, teniendo desdoblamientos en subcategorías: macrotendencias político-pedagógicas de la Educación Ambiental, EA Crítica y enseñanza: relevancia y articulación, innovaciones en la práctica docente, proyectos pedagógicos abordando la EA Crítica, recursos y herramientas en la enseñanza de la EA Crítica e inserción de la EA Crítica en la planificación de la enseñanza de la unidad escolar. La EA Crítica fue citada concomitantemente con la EA conservadora y pragmática, diferenciándose por medio de sus características específicas. Los resultados apuntan para el desconocimiento de los entrevistados sobre la temática y sobre la planificación de curso de la escuela. La responsabilización del abordaje de este tema es dada a las áreas afines, apuntadas por la falta de capacitación de los profesionales, haciendo con que esa inserción contribuya poco con una educación que pretenda ser transformadora y reflexiva. <![CDATA[RESOLUCIÓN DE PROBLEMAS EN EL CURRÍCULO MATEMÁTICO DE SÃO PAULO Y EN EL <em>CADERNO DO ALUNO</em>]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2178-26792021000200428&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo: Neste artigo é realizada uma análise sobre o tratamento dado à resolução de problemas no Currículo de Matemática do Estado de São Paulo e no material Caderno do Aluno, para o Ensino Médio. Para isso, numa abordagem qualitativa de pesquisa, foi utilizada a metodologia de Análise Documental. Para a análise do Caderno do Aluno também consideramos o documento Matriz de Avaliação Processual que especifica os conteúdos, as competências e habilidades que devem ser desenvolvidas ao longo dos bimestres, dando destaque para as que deverão orientar a elaboração das provas de Avaliação de Aprendizagem. Os resultados obtidos mostram que embora o Currículo enfatize a importância do desenvolvimento da capacidade de resolver problemas e dê destaque a problematização como uma boa estratégia de ensino para o desenvolvimento de determinadas competências pessoais, o material Caderno do Aluno apresenta poucos problemas e, consequentemente, oferece poucas oportunidades que de fato possibilitem o desenvolvimento da capacidade de inquirir e de perguntar.<hr/>Abstract: In this paper we stablished an analysis about the treatment given to Problem Solving in the Mathematics Curriculum of the State of São Paulo and the material Caderno do Aluno, in High School. For the analysis of the Curriculum we used the methodology of Documentary Analysis and for the analysis of the Caderno do Aluno we performed a survey of the problems that compose the material and then we used the Matrix of Process Assessment to establish a qualitative analysis on the given approach to solving problems in this material. The data obtained show that, although the São Paulo State Curriculum emphasizes the importance of the development of problem solving skills and emphasizes problematization as a good teaching strategy for the development of certain personal competences, the Caderno do Aluno material presents few problems and, consequently, offers few opportunities that in fact allow the development of the capacity to inquire and ask.<hr/>Resumen: El objetivo de este trabajo es analizar y discutir cuál es el tratamiento dado a la resolución de problemas en el Currículo de Matemáticas del Estado de São Paulo y en el material Caderno do Aluno, para la Enseñanza Media. Para el análisis del Currículo se utilizó la Análisis Documental y para el análisis del Caderno do Aluno se realizó un levantamiento de los problemas que componen el material y luego utilizamos la Matriz de Evaluación Procesal para establecer un análisis cualitativo sobre el abordaje dado a la resolución de problemas en este material. Los datos obtenidos muestran que aunque el Currículo enfatiza el desarrollo de la capacidad de resolver problemas y destaque la problematización como una buena estrategia de enseñanza para el desarrollo de determinadas competencias personales, el material Caderno do Aluno presenta pocos problemas y, por consiguiente, ofrece pocas oportunidades que de hecho posibiliten el desarrollo de la capacidad de preguntar y de preguntar. <![CDATA[LA EDUCACIÓN DEMOCRÁTICA EN TIEMPOS DE “ESCUELA SIN PARTIDO”]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2178-26792021000200451&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo: Este texto aborda autores que tratam das relações entre educação, sociedade e democracia, além de normas constitucionais e infraconstitucionais da legislação brasileira, com o objetivo de desenvolver a ideia de uma educação democrática e, assim, problematizá-la frente à organização Escola sem Partido (EsP). Busca-se demonstrar que a educação democrática é um princípio inegociável em uma democracia. No entanto, com o golpe de Estado de 2016 e a intensificação das ações da organização EsP, princípios basilares como os relacionados à educação democrática foram colocados em dúvida e, por isso, necessitam ser constantemente defendidos e reafirmados.<hr/>Abstract: This text addresses authors who deal with the relationship between education, society and democracy, as well as constitutional and infraconstitutional norms of the Brazilian legislation, with the objective of developing the idea of a democratic education and, thus, problematizing it before the non-partisan school organization. It seeks to demonstrate that democratic education is a non-negotiable principle in a democracy. However, with the 2016 State coup and the intensification of the actions of the non-partisan school organization, basic principles such as those related to democratic education were put in doubt and, therefore, they need to be constantly advocated and reaffirmed.<hr/>Resumen: Este texto abarca autores que se tratan de las relaciones entre educación, sociedad y democracia, además de las normas constitucionales e infraconstitucionales de la legislación brasileña, con el objetivo de desarrollar la idea de una educación democrática y, por lo tanto, problematizarla frente a la organización Escuela sin Partido (EsP). Se busca demostrar que la educación democrática es un principio no negociable en una democracia. Sin embargo, con el golpe de estado de 2016 y la intensificación de las acciones de la organización EsP, principios básicos como los relacionados con la educación democrática se pusieron en duda y, por ello, necesitan ser constantemente defendidos y reafirmados. <![CDATA[SUBTEST ARITMÉTICO: RENDIMIENTO ESTUDIANTIL CON INDICACIONES DE DISCALCULIA DE DESARROLLO]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2178-26792021000200472&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo: Este artigo apresenta parte dos resultados advindos de uma pesquisa de Mestrado em Educação em Ciências e Matemática sobre Discalculia do Desenvolvimento, em específico, acerca do desempenho de estudantes com indícios desse transtorno no Subteste de Aritmética (STEIN, 1994), o qual foi utilizado como um dos instrumentos de avaliação psicopedagógica. O objetivo é analisar a evolução do desenvolvimento das habilidades matemáticas desses estudantes, após a realização de intervenções psicopedagógicas. A pesquisa aconteceu em três momentos: no primeiro, 11 estudantes com idades entre 9 e 12 anos, participaram da avaliação psicopedagógica, entre eles, o Subteste de Aritmética; em seguida receberam dez sessões de intervenção; por fim, foram reavaliados. A análise dos resultados obtidos baseou-se no escore de correções do teste. No intuito de verificar os avanços no desempenho dos estudantes, apresenta-se uma análise quali-quantitativa. Em relação à análise dos dados, o desempenho dos estudantes, optou-se pela Análise de Conteúdo - AC, considerando as cinco etapas definidas por Moraes (1999): preparação; unitarização; categorização; descrição; e interpretação. A partir da análise das unidades de significado, emergiram 12 categorias iniciais, as quais foram reagrupadas em uma categoria final: Discalculia do Desenvolvimento - DD. Após o período de intervenções psicopedagógicas, baseadas na utilização de jogos específicos de acordo com as habilidades que estavam em defasagem, verifica-se que os estudantes apresentaram avanços na reavaliação, em relação às operações de adição, subtração, multiplicação e divisão.<hr/>Abstract: This article presents part of the results from a Master’s research in Science and Mathematics Education on Developmental Dyscalculia, in particular, about the performance of students with signs of this disorder in the Arithmetic Subtest (STEIN, 1994), which was used as one of the instruments of psychopedagogical assessment. The objective is to analyze the evolution of the development of the mathematical skills of these students, after carrying out psychopedagogical interventions. The research took place in three moments: in the first, 11 students aged between 9 and 12 years old participated in the psychopedagogical assessment, among them, the Arithmetic Subtest; then they received ten intervention sessions; finally, they were reassessed. The analysis of the results obtained was based on the test correction score. In order to verify advances in student performance, a qualitative and quantitative analysis is presented. In relation to data analysis, student performance, Content Analysis - AC was chosen, considering the five steps defined by Moraes (1999): preparation; unitarization; categorization; description; and interpretation. From the analysis of the units of meaning, 12 initial categories emerged, which were grouped into a final category: Developmental Dyscalculia - DD. After the period of psychopedagogical interventions, based on the use of specific games according to the skills that were out of step, it appears that the students showed advances in reassessment, in relation to the operations of addition, subtraction, multiplication and division.<hr/>Resumen: Este artículo presenta parte de los resultados de una investigación de maestría en Ciencias y Educación Matemática sobre Discalculia del Desarrollo, en particular, sobre el desempeño de los estudiantes con signos de este trastorno en la Subprueba Aritmética (STEIN, 1994), que se utilizó como Uno de los instrumentos de evaluación psicopedagógica. El objetivo es analizar la evolución del desarrollo de las habilidades matemáticas de estos estudiantes, luego de realizar intervenciones psicopedagógicas. La investigación se llevó a cabo en tres momentos: en el primero, 11 estudiantes de entre 9 y 12 años participaron en la evaluación psicopedagógica, entre ellos, el Subtest de Aritmética; luego recibieron diez sesiones de intervención; finalmente, fueron reevaluados. El análisis de los resultados obtenidos se basó en la puntuación de corrección de la prueba. Para verificar los avances en el desempeño de los estudiantes, se presenta un análisis cualitativo y cuantitativo. En relación con el análisis de datos, el rendimiento de los estudiantes, se eligió el Análisis de Contenido - AC, considerando los cinco pasos definidos por Moraes (1999): preparación; unitarización categorización descripción; e interpretación. Del análisis de las unidades de significado, surgieron 12 categorías iniciales, que se agruparon en una categoría final: Discalculia del Desarrollo - DD. Después del período de intervenciones psicopedagógicas, basadas en el uso de juegos específicos de acuerdo con las habilidades que estaban fuera de lugar, parece que los estudiantes mostraron avances en la reevaluación, en relación con las operaciones de suma, resta, multiplicación y división. <![CDATA[LOS VIDEOS DE CIENCIA IMPORTAN? UNA INVESTIGACIÓN CON ESTUDIANTES DE LA EDUCACIÓN BÁSICA]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2178-26792021000200491&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo: O cenário atual das tecnologias digitais imprime um ritmo cada vez mais acelerado no fluxo da informação e comunicação. Considerando o meio digital como um dos principais para a divulgação da ciência, especialmente por meio de vídeos, esta pesquisa teve por objetivo investigar aspectos ligados aos hábitos, interesses e percepções de estudantes da Educação Básica quanto a vídeos de temáticas científicas. Trata-se de uma pesquisa exploratória realizada com 160 estudantes da região do semiárido alagoano. A coleta de dados foi realizada por meio de um questionário contendo questões abertas e fechadas. Os resultados apontam que os estudantes buscam principalmente vídeos para a diversão, mas vídeos que apresentam temas científicos se mostraram bastante representativos. Os estudantes também alegaram gostar de vídeos com temáticas científicas, a despeito da frequência relativamente baixa com a qual assistem tais materiais. Consideraram ainda aprender com os vídeos e os reconhecem como uma possibilidade pedagógica para uso pelos professores. Os vídeos nesse contexto configuram-se em uma nova dimensão cultural em que emergem diferentes cenários e perspectivas de busca e difusão da ciência, cujos processos precisam ser problematizados.<hr/>Abstract: Nowadays, digital technologies have multiplied the flow of communication and information around the world. Considering the digital medium as one of the most important for the Science popularization, mainly through online videos, this research aimed at investigating habit aspects, interestings and perceptions from Basic Education students about videos related to Science issues. This is an exploratory research that was performed with 160 students from semiarid region in Alagoas. For the data gathering was used a questionnaire containing open and multiple-choice questions. The findings pointed out that students mainly watch videos for fun, but videos that present scientific themes were very representative. The students also highlighted the importance of videos with scientific themes, in spite of watching such materials rarely. They also considered learning from videos and recognized them as a pedagogical possibility for teachers. The videos are configured in a new cultural dimension in which different scenarios and perspectives for science education and popularization, whose processes need to be questioned.<hr/>Resumen: El escenario actual de las tecnologías digitales ha creado un ritmo cada vez más intenso en el flujo de información y comunicación. Considerando el medio digital como uno de los principales para la difusión de la ciencia, especialmente con los videos, esta investigación tuvo como objetivo investigar aspectos relacionados con los hábitos, intereses y percepciones de los estudiantes de Educación Básica con respecto a videos de temas científicos. Esta es una investigación exploratoria realizada con 160 estudiantes de Educación Básica en la región semiárida de Alagoas. La recolección de datos se realizó mediante un cuestionario con preguntas abiertas y de multiplas opciones. Los resultados muestran que los estudiantes buscan videos principalmente por diversión, pero son muy representativos los videos que presentan temas científicos. Los estudiantes también afirmaron que les gustan videos con temas científicos, a pesar de la frecuencia relativamente baja con la que buscan dichos materiales. También consideraran aprender a partir de los videos y los reconocen como una posibilidad pedagógica para el uso de docentes. Los videos en este contexto están configurados en una nueva dimensión cultural en la que surgen diferentes escenarios y perspectivas para la búsqueda y difusión de la ciencia, cuyos procesos deben ser cuestionados. <![CDATA[PERSPECTIVAS PARA LA FORMACIÓN DE PROFESORES POSPANDÉMICOS: UN DIÁLOGO]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2178-26792021000200511&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo: Diante do cenário de isolamento social em decorrência de pandemia do COVID-19 buscou-se propiciar diálogos com pesquisadores e professores brasileiros, da área de educação, buscando direcionamentos para educação formal no período. Assim, foi realizada entrevista com a professora Bernardete Angelina, Gatti, pesquisadora de referência no campo de formação de professores. Objetivou-se, nessa atividade, discutir a formação de professores no Brasil, diante do cenário da pandemia, apontando para as possíveis estratégias a serem adotadas por Instituições de Ensino Superior, no âmbito de cursos de formação docente, durante e após a pandemia. A entrevista ocorreu por meio de live, transmitida no site do Youtube, mediada por duas professoras universitárias e transcrita. Gatti discutiu sobre a atuação de estados e municípios frente aos desafios da educação durante o isolamento social, sobre possibilidades de ação das universidades, nesse cenário, avaliou a educação à distância e apontou esse momento como um caminho para repensar a formação de professores no país.<hr/>Abstract: Given the scenario of social isolation due to the COVID-19 pandemic, we sought to provide dialogues with Brazilian researchers and teachers in the area of education, seeking directions for formal education in the period. Thus, an interview was conducted with Professor Bernardete Angelina, Gatti, a reference researcher in the field of teacher education. The objective of this activity was to discuss teacher training in Brazil, in view of the pandemic scenario, pointing to the possible strategies to be adopted by Higher Education Institutions, within the scope of teacher training courses, during and after the pandemic. The interview took place via live, broadcast on the Youtube website, mediated by two university teachers and transcribed. Gatti discussed the role of states and municipalities in the face of education challenges during social isolation, about the possibilities of action by universities, in this scenario, he evaluated distance education and pointed out this moment as a way to rethink the training of teachers in the country.<hr/>Resumen: Ante el escenario de aislamiento social derivado de la pandemia COVID-19, se intentó dialogar con investigadores y docentes brasileños en el área de educación, buscando orientaciones para la educación formal en el período. Así, se realizó una entrevista con el profesor Bernardete Angelina, Gatti, investigador que es un referente en el área de formación docente. El objetivo de esta actividad fue discutir la formación docente en Brasil, ante el escenario pandémico, señalando las posibles estrategias a ser adoptadas por las Instituciones de Educación Superior, en el ámbito de los cursos de formación docente, durante y después de la pandemia. La entrevista se realizó a través de transmisión en vivo en el sitio web de YouTube, mediada por dos profesores universitarios y transcrita. Gatti discutió el rol de los estados y municipios ante los desafíos de la educación durante el aislamiento social, sobre las posibilidades de acción de las universidades, en este escenario, evaluó la educación a distancia y señaló este momento como una forma de repensar la formación de docentes en el país.