Scielo RSS <![CDATA[Conjectura: Filosofia e Educação]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=2178-461220180001&lang=pt vol. 23 num. 1 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[Apresentação]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2178-46122018000100000&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <![CDATA[Theodor W. Adorno e a dialética negativa]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2178-46122018000100002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt RESUMO O presente artigo, baseado em uma pesquisa teórica, se propõe a abordar a concepção da dialética negativa de Theodor Adorno, partindo de sua crítica aos sistemas filosóficos tradicionais de caráter idealista. A filosofia de Adorno se afigura como crítica às filosofias de caráter idealista, na medida em que entende que tais sistemas filosóficos partem de uma relação de conhecimento entre sujeito e objeto que se trata, em verdade, de uma relação de dominação, na medida em que é ditada por interesses instrumentais de desencantamento da natureza e sua submissão matemática às necessidades inerentes da sociedade burguesa que se formava animada pelo esclarecimento. Essa instrumentalidade contamina a razão, retirando-lhe o fundamental exercício racional e convertendo-se novamente em uma explicação que conserva aspectos da explicação inerentes ao mito, que pretendia superar. Esse é o elemento de dialética do esclarecimento: a razão que pretende superar o mito, mas, que pela sua forma de estruturação, o conserva em seu interior. Como forma de resposta à racionalidade instrumental, Adorno concebe a sua dialética negativa, buscando resguardar a racionalidade da razão pelo exercício da negatividade. A negatividade parte da consciência da necessidade de conservar a materialidade da realidade no interior da razão, desiderato para o qual a formação estética de Adorno foi determinante. Assim, para atingir o objetivo deste artigo, serão abordados aspectos biográficos do filósofo relacionados à formação do seu pensamento a partir de sua experiência pessoal e vinculada com a Teoria Crítica da Sociedade. Com isso, pretende-se evidenciar a origem da sua concepção de crítica da razão pela razão, a partir da concepção de uma dialética negativa.<hr/>Abstract: The present artide, based on a theoreticai research, proposes to approach the conception of the negative dialectic of Theodor Adorno, starting from its critic to the tradicional philosophicai systems of idealistic character. Adorno's philosophy is constructed as criticism of idealistic philosophies, insofar as he understands that such philosophical systems start from a relation of knowledge between subject and object that is, in fa.ct, a relation of domination, inasmuch as is dictated by instrumental interests of disenchantment of nature and its mathematicai submission to the inherent needs of bourgeois society, which was animated by enlightenment. This instrumentality contaminates reason, withdrawing the fundamental rational exercise and becoming again an explanation that retains aspects of the explanation inherent to the myth, which he intended to overcome. This is the element of the dialectic of enlightenment: reason that seeks to overcome myth, but which, by its form of structuring, preserves it in its interior. As a form of response to the instrumental rationality, Adorno conceives its negative dialectic,seeking to protect the rationality of reason by the exercise of negativity. Negativity starts from the awareness of the need to preserve the materiality of reality within the reason, desiderato for which the aesthetic formation of Adorno was determinant. Thus, to reach the objective of this artide, will be approached biographical aspects of the philosopher related to the formation of his thought from his personal experience and linked with the Criticai Theory of Society. With this, it is tried to evidence the origin of its conception of critic of reason by reason, from the conception of a negative dialectic.<hr/>Resumen: El presente artículo, basado en una investigación teórica, se propone abordar la concepción de la dialéctica negativa de Theodor Adorno, partiendo de su crítica a los sistemas filosóficos tradicionales de carácter idealista. La. filosofía de Adorno es construída como crítica a las fllosofías de carácter idealista, en la medida en que entiende que tales sistemas filosóficos parten de una relación de conocimiento entre sujeto y objeto que se trata, en verdad, de una relación de dominación, en la medida en que es dictada por intereses instrumentales de desencanto de la naturaleza y su sumisión matemática a las necesidades inherentes de la sociedad burguesa que se formaba animada por d esdarecimiento. Esta instrumentalidad contamina la razón, retirándole d fundamental ejercicio racional y convirtiéndose nuevamente en una explicación que conserva aspectos de la explicaci6n inherentes ai mito, que pretendía superar. Este es d elemento de dialéctica dei esdarecimiento: la razón que pretende superar d mito, pero que por su forma de estructuraci6n lo conserva en su interior. Como forma de respuesta a la racionalidad instrumental, Adorno concibe su dialéctica negativa, buscando resguardar la racionalidad de la razón por el ejercicio de la negatividad. La negatividad parte de la conciencia de la necesidad de conservar la materialidad de la realidad en d interior de la razón, desiderato para el cualla formación estética de Adorno fue determinante. Asl, para alcanzar el objetivo de este artículo, se abordarán aspectos biográficos dd filósofo relacionados a la formaci6n de su pensamiento a partir de su experiencia personal y vinculada con la Teoda Crítica de la Sociedad. Con ello, se pretende evidenciar d origen de su concepci6n de crítica de la razón por la razón, a partir de la concepción de una dialéctica negativa. <![CDATA[Pesquisas sobre leitura e escrita nos Programas de Pós-Graduação em Educação no Sul do Brasil]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2178-46122018000100019&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: As pesquisas sobre leitura e escrita são o foco deste artigo que visa a mapear e apresentar as teses e dissertações dos Programas de Pós­ Graduação em Educação de Universidades de Santa Catarina e do Paraná que investigaram leitura e escrita; analisar o contexto geral das pesquisas, destacando o foco investigativo; refletir sobre os fazeres realizados e as ausências sentidas. A ancoragem teórica aproxima os estudos dos letramentos, compreendendo-os como um conjunto de práticas que se faz com a linguagem sob a ótica enunciativa e com destaque ao campo discursivo. É uma pesquisa caracterizada como "estado do conhecimento" a qual mapeou 65 produções escritas entre 2009 e 2013. A análise quantificou as produções em cada programa, delimitou os temas investigados e os focos abordados em leitura e escrita em cada estado. Os resultados revelam que, devido à pluralidade da área da linguagem, essa abarca pesquisas que articulam conhecimentos da educação e da linguística como método fônico, avaliação em leitura, variação linguística, mas o tema que mais dialogou com a leitura e a escrita foi o da formação docente. A leitura e análise dos resumos indicam que as pesquisas se concentram nos Programas da UEL, Furb, UFPR, UEM, Unoesc, Univali, sendo que, em média, 14 pesquisas foram produzidas por ano com pequena queda em 2013, em que ocorreram nove. Isso revela o interesse e a necessidade de discussão da leitura e da escrita na educação. Outros pontos detectados, por se tratar de um "estado do conhecimento", foram a informatividade e a qualidade dos resumos, que, na sua maioria, apresentam as seguintes lacunas: ausência de palavras-chave ou falta de coerência entre elas e o resumo; falta de informação sobre a base te6rica o que impossibilita depreender a concepção de leitura e escrita.<hr/>Abstract: The research on reading and writing is the focus of this article, which aims to map and present thesis and dissertations from the post­ graduation programs in Education in Santa Catarina and Paraná that investigated reading and writing; analyze the research's general context, featuring the investigative focus; reflect on the doings and lack present. The theoretical framework approximates the studies of literacies understanding them as a set of practices that make with the language beneath the enunciative perspective featuring the discursive fidd. It is a research characterized as "state of knowledge" which rnapped sixty­ five productions written between 2009 and 2013. The analysis quantified the production in each program, ddimited the research topics and focuses approached in reading and writing in every state. The results show that due to the plurality in the language area, this includes researches that articulate knowledge in education and also in linguistics as the phonic method, assessment in reading, language variation, but the topic that most dialogued with reading and writing was the teacher's knowledge. Reading and analysis of abstracts indicate that the researches are concentrated at these programs: UEL, Furb, UFPR, UEM, Unoesc, Univali, with an average of 14 surveys were produced per year with a small drop in 2013, in which there were nine, it shows the interest and the need of discussion in reading and writing in the education. Another point, considering that it is a state ofknowledge research, was the informativeness and quality of abstracrs which mostly have the following gaps: lack of keyword or lack of coherence between them and the abstract; lack of information on the theoretical framework, what makes it impossible to infer the conception of reading and writing. <![CDATA[A construção do ponto de vista e a alteridade em textos produzidos por alunos do Ensino Médio]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2178-46122018000100045&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: Estudos desenvolvidos por pesquisadores da Linguística Textual, de viés sociocognitivo-interacionista, argumentam que a construção do ponto de vista relaciona-se intrinsecamente à produção dos referentes textuais (objetos de discurso sociocognitivamente elaborados). Noutros termos: os objetos de discurso são reveladores dos pontos de vista assumidos pelo enunciador. (Cortez; Koch, 2013). Com base nisso, analisamos o texto produzido por um estudante do Ensino Médio, durante a realização da Prova de Redação do Enem-2013. Por essa análise, objetivamos evidenciar como a construção de ponto de vista costuma se apoiar no diálogo do enunciador consigo mesmo, autodialogismo, e com outros enunciadores, heterodialogismo. Para tanto, destacamos as duas principais cadeias referenciais coesivas (Roncarati, 2010) presentes na produção textual em análise. Isso nos possibilita demonstrar que, para argumentar sobre “os efeitos da Lei Seca no Brasil”, o estudante produziu conteúdos referenciais que, além de serem responsáveis pela progressão textual, também são indiciadores dos pontos de vista construídos pelo enunciador em diálogo consigo mesmo e com outros enunciadores. Por essa razão, consideramos que, para construir opinião, o enunciador reformula o próprio dizer, ora por adaptações de sua própria voz, ora por influência de outros dizeres com os quais dialoga durante a atividade verbal. Assim sendo, o professor de Língua Portuguesa precisa estar atento aos modos de compreensão que seus alunos revelam quando produzem dizeres nas atividades realizadas em sala de aula, pois se faz imperativo assumir que os sentidos são sempre negociados, e que os sujeitos, quando focalizam um conteúdo assumindo-se como enunciadores de um dizer, manifestam, ao mesmo tempo, o dialogismo presente em toda ação de linguagem. <hr/>Abstract: Studies developed by researchers from Textual Linguistics, social-cognitive-interactionist bias, argue that the construction from the point of view intrinsically relates to the production of the related text (Social-cognitive discourse objects). In other words: the objects of discourse are developers from the point of view taken by the enunciator. (Cortez; Koch, 2013). Based on this, we analyze the text produced by a high school student during the writing of the Enem 2013. For this analysis, we aimed to show how the construction of the point of view tends to lean on the enunciator dialogue with yourself, auto dialogism, and with other enunciators, hetero-dialogism. For this, we highlight the cohesive referential chains (RONCARATI, 2010) present in the text production in analysis; what enabled us to demonstrate how the student research to argue about "the effects of prohibition in Brazil (Law 11.705, June 10, 2008)", built points of views into dialogue with yourself and with others enunciators. For this reason, we believe that, to build the enunciator recasts tell himself, sometimes with adaptations of his own voice, sometimes for the influence of other say with whom dialogue during the verbal activity. Thus, the Portuguese Language teacher needs to be aware of the modes of understanding that your students reveal when they produce says in activities carried out in the classroom, because it makes imperative assume that the senses are always traded, and that the subject, when focus being content a enunciators say, demonstrating at the same time the dialogism present in every action. <![CDATA[Reimaginação das cidades de Calvino por meio de fragmentos tradutórios]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2178-46122018000100063&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: Este ensaio tem como objetivo afirmar a leitura e a escrita como processo ativo tradutório, por meio da reimaginação do Texto de Partida As cidades invisíveis, redigido em 1972 pelo autor italiano Italo Calvino. O ensaio é tecido mediante a noção de fragmentos, tal como entendido por Tavares (2013), em que a escrita se constitui como uma experimentação do pensamento. Toma como ponto de partida as pistas deixadas pelo viajante Marco Polo, na obra de Calvino, que foi lida e reinventada pelos acadêmicos do curso de Pedagogia de uma Instituição de Ensino Superior localizada no interior do Rio Grande do Sul. Um Roteiro de Procedimentos Escrileitores - escritura e leitura - das cidades de Calvino foi disponibilizado aos estudantes, tendo como proposição mostrar nove regras, cujo objetivo consistiu em servir à operação tradutório-inventiva. A partir delas, os estudantes arriscaram uma leitura ativa e uma escritura viva, ou seja, uma escritura tradutória, que não visa à recuperação literal do texto, mas privilegia uma escrileitura inventiva e traduções-reinvenções. Como aporte teórico, o texto aproxima-se do pensamento da diferença, de Barthes e de Deleuze, além das teorizações da tradução literária propostas por Haroldo de Campos. Trata-se de experimentar a prática de leitura e o ensaio de escrita gerando novas interpretações ao Texto de Partida. Nesse sentido, ler-e-escrever configuram-se como uma prática aberta, jamais definitiva e tampouco estática. Em síntese, o texto propõe defender que os Textos de Partida são sempre fisgados pelos processos tradutórios e, por isso, novamente reinventados via leitura e escrita em Textos de Chegada.<hr/>Abstract: This essay aims to affirm reading and writing as an active translating process by means of re-imagination of the Source Text Invisible City, written in 1972 by the Italian writer Italo Calvino. The essay has used the notion of fragments as understood by Tavares (2013), according to whom writing is constituted as thought experimentation. Its starting point are the clues provided by the traveler Marco Polo in Calvino’s work, which was read and reinvented by students attending a Pedagogy course at a Higher Education Institution in the countryside of Rio Grande do Sul. A Guide of Reading-Writing Procedures - reading and writing - of Calvino’s Cities was provided to students aiming at showing nine rules whose objective was to serve to the inventive-translating operation. From those rules, the students tried to perform both an active reading and a living writing, i.e. a translating writing, which is not aimed to literally recover the text; rather, it privileges an inventive reading-writing and reinvention-translations. In terms of theoretical support, the text is approximated to the thought of difference, Barthes and Deleuze, and theories of literary translation proposed by Haroldo de Campos. It addresses the experience of the practice of reading and the attempt of writing, thus generating new interpretations of the Source Text. In this sense, reading-and-writing becomes an open practice that is never definitive, let alone static. In summary, the text aims to advocate that Source Texts are always caught by translating processes and, hence, they are reinvented through reading and writing in Target Texts. <![CDATA[Profissão docente no século XXI: concepções do professor sobre seu papel na sociedade contemporânea]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2178-46122018000100077&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: O presente artigo apresenta uma investigação sobre as concepções que professores têm acerca do papel de sua profissão na sociedade contemporânea. Foram coletados dados através de questionários respondidos por professores em serviço em escolas públicas estaduais da cidade de Ponta Grossa - PR. As respostas aos questionários foram submetidas a uma análise qualitativa através de técnicas de Análise de Conteúdo, onde, a partir dos significantes presentes, emergiram três categorias tipificadas como: A) “professor como um sujeito transformador: educação de forma ampla” (31,4% das respostas); B) “professor como profissional do conhecimento” (49% das respostas); e C: “professor enquanto sujeito que desempenha vários papéis sociais” (19,6% das respostas). Desses resultados pode-se concluir que as concepções que o grupo de professores estudados possui acerca do papel de sua profissão vão além da perspectiva tradicionalista que encara o ensino como mera ferramenta de transmissão de conhecimentos; as duas principais categorias mais evidenciadas (A e B) reconhecem um papel mais abrangente à profissão docente, o que inclui formação técnica e para a cidadania. Por outro lado, a categoria C também ocorre de maneira significativa e evidencia que muitas vezes o professor é requerido a desempenhar um papel que não é próprio de sua profissão, para preencher lacunas que a sociedade e as famílias ainda deixam abertas em relação aos jovens, o que remete à reflexão acerca da necessidade de ressignificar o papel do professor e investir em políticas públicas de valorização da profissão docente perante a sociedade.<hr/>Abstract: The present article presents an investigation about the conceptions teachers have regarding the role of their profession in the contemporary society. Data were collected through open-ended questionnaires responded by in service teachers from State schools in the city of Ponta Grossa, PR. The answers were qualitatively analysed by using techniques of Discourse Analysis, from which emerged three categories, namely: A) “the teacher as a changer: education in a wide sense” (31.4% among the answers); B) “the teacher as a professional of the knowledge” (49% among the answers) and C) “the teacher as a subject in charge of several social roles” (19.6% among the answers). From these results it is possible to conclude that the conceptions the group of studied teachers has about the role of their profession go beyond the traditionalist perspective that views education as a mere tool to transmit knowledge; the two more evidenced categories (A and B) recognize a wider role for the teacher profession, including the technical education and education for the citizenship. On the other hand, category C also appear in a significant proportion and call our attention for the fact that teachers are often required to play a role that is not inherent of their profession, in order to provide to young people the support for several needs not yet fulfilled by the society or even their families. This invite us to rethink the role of teachers and to invest in public policies that recognize the importance of the teacher profession in the contemporary society. <![CDATA[Por uma crítica contemporânea da educação ambiental: Justiça Ambiental e o caso das comunidades quilombolas de Oriximiná - PA]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2178-46122018000100097&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: O presente artigo pretende elucidar questões relacionadas ao pensamento ecológico contemporâneo, antropológico e social relacionado à Ecologia Política e à Justiça Ambiental, assim como, o caso das comunidades de Oriximiná - PA que trazem para o bojo das discussões uma profunda crítica aos paradigmas dominantes do conhecimento ambiental-contemporâneo e da própria educação ambiental. O estudo confere importância à investigação sobre o tema, já que a Ecologia Política se estabelece no espaço que é de conflito, de disputa pela reapropriação da natureza e de cultura, sendo que a natureza e a cultura resistem ante a imposição de valores e processos - simbólicos, ecológicos, epistemológicos, políticos - ao se transformarem em termos de valor de mercado. Entender a importância desses grupos étnicos que habitam as margens do rio Trombetas - PA, distribuídos no interior de lagos e igarapés, ligados a “furos” e “Paranans” - característica local desse sistema hidrográfico, remete, sem dúvida, a uma abordagem sobre os antecedentes e a tradição de ocupação por eles desenvolvida sobre suas formas de integração e manejo, além de intervenções em campo - em se encontram estruturados em um complexo sistema de organização social em torno de práticas econômicas e culturais que lhes são particulares. Desde os mocambos, termo utilizado no século XIX até os dias atuais, com a caracterização dos termos comunidades tradicionais, o caminho percorrido pelos povos negros dessa região esteve relacionado à conquista de justiça e igualdade de direitos: O direito sobre a terra historicamente conquistada. O direito sobre sua especificidade negra, raiz profunda de sua cultura. O direito de reproduzir seu modo de vida agrícola e extrativo sobre as bases de territorialidade concedida com manejo ecológico, traduzido pela preservação, atestado nos 200 anos de existência no lugar.<hr/>Abstract: This article aims to elucidate issues related to contemporary ecological, anthropological and social thinking related to Political Ecology and Environmental Justice, as well as the case of the communities of Oriximiná - PA that bring to the heart of the discussions a deep critique of the dominant paradigms of knowledge And environmental education itself. The study confers the importance of research on the subject since political ecology is established in the space that is the conflict, the dispute for the reappropriation of nature and culture, where nature and culture resist the imposition of values ​​and processes - symbolic, ecological , Epistemological, political - as they become in terms of market values.Understanding the importance of these ethnic groups that inhabit the banks of the Trombetas - PA, distributed in lakes and streams, linked to “holes” and “Paranans” - a local characteristic of this hydrographic system, undoubtedly refers us to a The antecedents and the tradition of occupation developed by them on their forms of integration and management, besides interventions in the field - in which they are structured in a complex system of social organization around economic and cultural practices that are particular to them. From the mocambos, a term used in the nineteenth century to the present day, with the characterization of the term traditional communities, the path taken by the black peoples of this region was related to the conquest of justice and equality of rights: The law on the land historically conquered. The right over its black specificity, the deep root of its culture. The right to reproduce their agricultural and extractive way of life on the bases of territoriality granted with ecological management, translated by the preservation, attested in the two hundred years of existence in the Place. <![CDATA[Manifesto dos Educadores Mais Uma Vez Convocados: a concepção de público]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2178-46122018000100114&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: O presente artigo trata do Manifesto dos Educadores Mais Uma Vez Convocados: a concepção de público. O problema da pesquisa busca responder a uma questão central: Como os signatários do Manifesto de 1959 compreenderam o conceito de público e como, a partir dele, faziam uma crítica à educação vigente e aos defensores da escola privada? O objetivo geral é analisar a compreensão dos problemas educacionais, nas décadas de 1930 e 1960, assim como as soluções propostas pelo manifesto. A pesquisa é de natureza bibliográfico-documental. Utilizam-se como fontes de pesquisa: livros, capítulos de livros, dissertações, artigos em periódicos e dois importantes documentos: o Manifesto de 1932 e o Manifesto de 1959.<hr/>Abstract: This article deals with the Manifest of Educators Once Again Summoned: the conception of public. The problem of the article seeks to answer a central question: how do the signatories of the Manifesto of 1959 understand the concept of the public and from it criticize the education in force and the defenders of the private school? The general objective is to analyze the understanding of educational problems in the 1930s and 1960s, as well as the solutions proposed by the Manifesto of 1959. The research is of bibliographic-documentary nature. We used as sources of research, books, book chapters, dissertations, articles in periodicals and two important documents: the Manifesto of 1932 and the Manifesto of 1959. <![CDATA[Currículo e planejamento na Educação Infantil: datas comemorativas em debate#]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2178-46122018000100137&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: O objetivo deste texto é problematizar o trabalho com datas comemorativas instituído e praticado nas instituições educativas, geralmente por meio de festividades que incluem apresentações, lembrancinhas e danças, além de semanas temáticas. Considerando a Educação Infantil como uma fase importante para o desenvolvimento das crianças, reflete sobre o currículo para essa etapa de ensino e questiona os encaminhamentos adotados nas práticas que privilegiam um planejamento assentado em datas comemorativas no calendário escolar, pois tratam as situações de forma superficial e muitas vezes estereotipada. Essa cultura do espetáculo segue o que já é proclamado pela mídia e publicidade, que usam as datas para vender produtos por meio de apelo afetivo. As instituições, por sua vez, furtam-se ao enfrentamento dessas questões e ao debate, na medida em que legitimam e reforçam, de forma acrítica, esse discurso. Trata-se de estudo teórico, assentado em autores como Ostetto (2017; 2012; 2011), Barbosa (2006), dentre outros, que ajudam a pensar acerca do trabalho pedagógico com crianças pequenas. A despeito da pouca literatura que trata da temática em debate, a reflexão orienta no sentido de pensar sobre o que tem sido privilegiado no trabalho com crianças, sobre a ausência de reflexão que mormente acompanha as comemorações nas instituições educativas e a necessidade de enfrentamento dessa questão por parte de professores e escolas. A execução de atividades repetitivas, destituídas de significado e participação efetiva das crianças, vai na contramão de uma educação humanizadora, desloca a energia dos professores para esses momentos, deixando de lado questões curriculares imprescindíveis à formação dos pequenos.<hr/>Abstract: The purpose of this text is to problematize the work with commemorative days as instituted and practiced in educational institutions, usually through festivities that include presentations, souvenirs and dances, as well as theme weeks. Considering early childhood education as an important phase for children development, it reflects on the curriculum for this stage of education and questions the guidelines adopted in practices that favor planning based on commemorative dates in the school calendar, since they treat situations superficially and often in a stereotyped manner. This spectacle culture follows what is already proclaimed by advertising and the media, which uses the dates to sell products through affective appeal. Institutions, on the other hand, avoid addressing these issues and any debate, to the extent to which they uncritically legitimize and reinforce this discourse. It is theoretical study, based on authors such as Ostetto (2017; 2012; 2011), Barbosa (2006), among others, who help us to think about pedagogical work with young children. In spite of the little literature that deals with the subject under debate, this reflection guides us to think about what has been privileged in the work with the children, about the lack of reflection that accompanies commemorative day celebrations in the educational institutions and the necessity of teachers and schools confronting these matters. The implementation of repetitive activities, devoid of meaning and effective participation of children, goes against a humanizing education, displaces the energy of teachers for these moments, leaving aside the essential curricular issues for the education of children. <![CDATA[Diversidade na Educação Escolar: limites e possibilidades]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2178-46122018000100154&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: O presente estudo tem por objetivo investigar como as diversidades afro-brasileira e indígena estão contempladas na educação escolar, compreendendo que a escola é um lugar estratégico de articulação, um espaço para propostas de mudança em relação a uma educação que respeite as diferenças e singularidades. A problematização se pautou pela reflexão sobre o livro didático, pelos desafios e práticas dos professores, com o objetivo de analisar e compreender as mudanças e permanências, as inclusões e exclusões, os estereótipos e preconceitos, a visão etnocêntrica, as imagens e os conteúdos que são trabalhados na educação escolar. Quais representações e significados são tratados nos livros didáticos e nas práticas dos professores, no sentido de perceber se tais questões levantadas contribuem para a ressignificação de uma educação escolar que estimule a formação de uma consciência histórica e cidadã. Utilizamos uma metodologia centrada em uma proposta investigativo-crítica, com embasamento científico centrado em trabalhos de teóricos sobre a temática e na compreensão de que o problema não se resolve com a criação de políticas de reparação das desigualdades, mas com ações incisivas para tratamento e valorização da diversidade na escola. Das conclusões vimos que é relevante alterar valores, promover subsídios para que os profissionais da educação se insiram em um contexto de lutas mais amplo, em sintonia com o desejo por saberes diversificados, que vão além da disciplina escolar e do currículo, sabendo que não basta apenas denunciar e levantar dados; é fundamental a mobilização, o movimento, as ações coletivas, em um campo de luta em que a bandeira de combate ao preconceito e ao racismo seja permanente em todos os espaços: na escola, na sociedade e em toda a vida cotidiana. <hr/>Resumen: El presente estudio tiene como objetivo investigar cómo la diversidad afrobrasileña e indígena está contemplada en la educación escolar, comprendiendo que la escuela es un lugar estratégico de articulación, un espacio para propuestas de cambio en relación con una educación que respeta las diferencias y singularidades. La problematización se planteó en la reflexión del libro de texto, en los desafíos y en la práctica de los profesores, con el objetivo de analizar y comprender los cambios y permanencias, las inclusiones y exclusiones, los estereotipos, los prejuicios, la visión etnocéntrica, las imágenes y los contenidos que son vehiculados en la educación escolar. Qué representaciones y significados son vehiculados en los libros de texto y en la práctica de los profesores, en el sentido de advertir si estas cuestiones planteadas contribuyen a la resignificación de una educación escolar que estimule la formación de una conciencia histórica y ciudadana. Utilizamos una metodología centrada en una propuesta investigativa crítica, con base científica centrada en trabajos de teóricos sobre la temática y, en el entendimiento de que el problema no se resuelve con la creación de políticas de reparación de las desigualdades sino con acciones incisivas para el tratamiento y la valorización de la diversidad en la escuela. De las conclusiones vimos que es relevante alterar valores, promover subvenciones para que los profesionales de la educación se insieran en un contexto de luchas más amplio, en sintonía con el deseo de saberes diversificados, que van más allá de la disciplina escolar y del currículo, sabiendo que no basta con apenas denunciar y explanar datos. Es fundamental la movilización, el movimiento, las acciones colectivas, en un campo de lucha en el que la bandera de combate al prejuicio y al racismo sea permanente en todos los espacios, en la escuela, en la sociedad y en toda la vida cotidiana. <![CDATA[La escuela como cultura y sus prácticas educativas: entrevista con Augustín Escolano Benito]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2178-46122018000100199&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: O presente estudo tem por objetivo investigar como as diversidades afro-brasileira e indígena estão contempladas na educação escolar, compreendendo que a escola é um lugar estratégico de articulação, um espaço para propostas de mudança em relação a uma educação que respeite as diferenças e singularidades. A problematização se pautou pela reflexão sobre o livro didático, pelos desafios e práticas dos professores, com o objetivo de analisar e compreender as mudanças e permanências, as inclusões e exclusões, os estereótipos e preconceitos, a visão etnocêntrica, as imagens e os conteúdos que são trabalhados na educação escolar. Quais representações e significados são tratados nos livros didáticos e nas práticas dos professores, no sentido de perceber se tais questões levantadas contribuem para a ressignificação de uma educação escolar que estimule a formação de uma consciência histórica e cidadã. Utilizamos uma metodologia centrada em uma proposta investigativo-crítica, com embasamento científico centrado em trabalhos de teóricos sobre a temática e na compreensão de que o problema não se resolve com a criação de políticas de reparação das desigualdades, mas com ações incisivas para tratamento e valorização da diversidade na escola. Das conclusões vimos que é relevante alterar valores, promover subsídios para que os profissionais da educação se insiram em um contexto de lutas mais amplo, em sintonia com o desejo por saberes diversificados, que vão além da disciplina escolar e do currículo, sabendo que não basta apenas denunciar e levantar dados; é fundamental a mobilização, o movimento, as ações coletivas, em um campo de luta em que a bandeira de combate ao preconceito e ao racismo seja permanente em todos os espaços: na escola, na sociedade e em toda a vida cotidiana. <hr/>Resumen: El presente estudio tiene como objetivo investigar cómo la diversidad afrobrasileña e indígena está contemplada en la educación escolar, comprendiendo que la escuela es un lugar estratégico de articulación, un espacio para propuestas de cambio en relación con una educación que respeta las diferencias y singularidades. La problematización se planteó en la reflexión del libro de texto, en los desafíos y en la práctica de los profesores, con el objetivo de analizar y comprender los cambios y permanencias, las inclusiones y exclusiones, los estereotipos, los prejuicios, la visión etnocéntrica, las imágenes y los contenidos que son vehiculados en la educación escolar. Qué representaciones y significados son vehiculados en los libros de texto y en la práctica de los profesores, en el sentido de advertir si estas cuestiones planteadas contribuyen a la resignificación de una educación escolar que estimule la formación de una conciencia histórica y ciudadana. Utilizamos una metodología centrada en una propuesta investigativa crítica, con base científica centrada en trabajos de teóricos sobre la temática y, en el entendimiento de que el problema no se resuelve con la creación de políticas de reparación de las desigualdades sino con acciones incisivas para el tratamiento y la valorización de la diversidad en la escuela. De las conclusiones vimos que es relevante alterar valores, promover subvenciones para que los profesionales de la educación se insieran en un contexto de luchas más amplio, en sintonía con el deseo de saberes diversificados, que van más allá de la disciplina escolar y del currículo, sabiendo que no basta con apenas denunciar y explanar datos. Es fundamental la movilización, el movimiento, las acciones colectivas, en un campo de lucha en el que la bandera de combate al prejuicio y al racismo sea permanente en todos los espacios, en la escuela, en la sociedad y en toda la vida cotidiana. <![CDATA[Banalidade de Heidegger]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2178-46122018000100209&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Resumo: O presente estudo tem por objetivo investigar como as diversidades afro-brasileira e indígena estão contempladas na educação escolar, compreendendo que a escola é um lugar estratégico de articulação, um espaço para propostas de mudança em relação a uma educação que respeite as diferenças e singularidades. A problematização se pautou pela reflexão sobre o livro didático, pelos desafios e práticas dos professores, com o objetivo de analisar e compreender as mudanças e permanências, as inclusões e exclusões, os estereótipos e preconceitos, a visão etnocêntrica, as imagens e os conteúdos que são trabalhados na educação escolar. Quais representações e significados são tratados nos livros didáticos e nas práticas dos professores, no sentido de perceber se tais questões levantadas contribuem para a ressignificação de uma educação escolar que estimule a formação de uma consciência histórica e cidadã. Utilizamos uma metodologia centrada em uma proposta investigativo-crítica, com embasamento científico centrado em trabalhos de teóricos sobre a temática e na compreensão de que o problema não se resolve com a criação de políticas de reparação das desigualdades, mas com ações incisivas para tratamento e valorização da diversidade na escola. Das conclusões vimos que é relevante alterar valores, promover subsídios para que os profissionais da educação se insiram em um contexto de lutas mais amplo, em sintonia com o desejo por saberes diversificados, que vão além da disciplina escolar e do currículo, sabendo que não basta apenas denunciar e levantar dados; é fundamental a mobilização, o movimento, as ações coletivas, em um campo de luta em que a bandeira de combate ao preconceito e ao racismo seja permanente em todos os espaços: na escola, na sociedade e em toda a vida cotidiana. <hr/>Resumen: El presente estudio tiene como objetivo investigar cómo la diversidad afrobrasileña e indígena está contemplada en la educación escolar, comprendiendo que la escuela es un lugar estratégico de articulación, un espacio para propuestas de cambio en relación con una educación que respeta las diferencias y singularidades. La problematización se planteó en la reflexión del libro de texto, en los desafíos y en la práctica de los profesores, con el objetivo de analizar y comprender los cambios y permanencias, las inclusiones y exclusiones, los estereotipos, los prejuicios, la visión etnocéntrica, las imágenes y los contenidos que son vehiculados en la educación escolar. Qué representaciones y significados son vehiculados en los libros de texto y en la práctica de los profesores, en el sentido de advertir si estas cuestiones planteadas contribuyen a la resignificación de una educación escolar que estimule la formación de una conciencia histórica y ciudadana. Utilizamos una metodología centrada en una propuesta investigativa crítica, con base científica centrada en trabajos de teóricos sobre la temática y, en el entendimiento de que el problema no se resuelve con la creación de políticas de reparación de las desigualdades sino con acciones incisivas para el tratamiento y la valorización de la diversidad en la escuela. De las conclusiones vimos que es relevante alterar valores, promover subvenciones para que los profesionales de la educación se insieran en un contexto de luchas más amplio, en sintonía con el deseo de saberes diversificados, que van más allá de la disciplina escolar y del currículo, sabiendo que no basta con apenas denunciar y explanar datos. Es fundamental la movilización, el movimiento, las acciones colectivas, en un campo de lucha en el que la bandera de combate al prejuicio y al racismo sea permanente en todos los espacios, en la escuela, en la sociedad y en toda la vida cotidiana.