Scielo RSS <![CDATA[Conjectura: Filosofia e Educação]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=2178-461220180004&lang=es vol. 23 num. 3 lang. es <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[Presentation]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2178-46122018000400001&lng=es&nrm=iso&tlng=es <![CDATA[The man as being-in-the-world: pedagogical repercuss ions of the existential analytic in being and time]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2178-46122018000400002&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo O texto trata da exposição de alguns aspectos básicos da analítica existencial realizada por Martin Heidegger na obra Ser e tempo. O ponto de partida é o curso dado no semestre de verão de 1923: Hermenêutica da facticidade, no qual o filósofo antecipa muitas das descrições fenomenológicas presentes na analítica existencial de Ser e tempo. Em seguida, explicitam-se as estruturas ontológicas do homem como ser-aí (Dasein) cuja constituição fundamental é ser-no- mundo, analisando as possíveis repercussões no campo da educação.<hr/>Abstract Exposition of some basic aspects of existential analysis performed by Martin Heidegger in Being and time work. Our starting point is the summer semester of 1923: Hermeneutics of facticity in which the philosopher anticipates many of the phenomenological descriptions provided in the existential analytic of Being and time. Then explains to the ontological structure of man as being-there (Dasein) whose ontological constitution is being in the world, analyzing the possible repercussions in the field of education. <![CDATA[The decline of experience and the educational challenges: an approach from Walter Benjamin]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2178-46122018000400003&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo Walter Benjamin fala da experiência (Erfahrung) como sendo o tipo de sabedoria que resulta do encontro de práticas individuais com o horizonte de sentido fornecido pela vida comunitária. Mas esse encontro tem se tornado mais difícil a partir do desenvolvimento da sociedade capitalista moderna. As novas dinâmicas de trabalho, somadas ao itmo acelerado da vida urbana, favorecem o isolamento dos indivíduos e deturpam sua capacidade de filtrar, significativamente, os eventos que se acumulam no cotidiano. Muitas coisas acontecem, mas muito pouco permanece desses acontecimentos. A experiência dá lugar, assim, à mera vivência (Erlebnis). Diferentemente da experiência, que se articula a partir do fundo significativo de uma comunidade e se torna significativa em relação a ela, a vivência se constitui como um momento privado. A vivência não conecta os indivíduos à vida da comunidade, à tradição, e nisso reside sua pobreza. Pobreza de experiência é, portanto, pobreza cultural, carência de perspectivas mais amplas que possam apoiar uma avaliação significativa das vivências; em suma, incapacidade de aprender. Diante desse contexto, o presente ensaio busca enfatizar o impacto negativo da pobreza de experiência à constituição da subjetividade do indivíduo contemporâneo e assinalar a possibilidade de fazer frente a esse quadro de empobrecimento a partir de uma ideia de educação voltada à formação integral, que, mesmo diante do apelo crescente do conhecimento técnico-científico especializado, não abra mão do ensino das humanidades. Nessa linha, defende-se a tese de que as disciplinas de formação humanística, como Artes, Literatura, Filosofia, cumprem um papel de destaque no desenvolvimento das condições necessárias à realização de experiências, no sentido específico descrito por Benjamin. O ensaio, de cunho bibliográfico-hermenêutico, se apresenta como uma contribuição para pensar nos atuais desafios educacionais.<hr/>Abstract Walter Benjamin speaks of experience (Erfahrung) as the kind of wisdom that results from the meeting of individual practices with the horizon of meaning provided by community life. But this meeting has become more difficult from the development of modern capitalist society. The new work dynamics and the accelerated urban life lead to isolation of individuals and distort their ability to significantly filter the events that accumulate in its everyday life. Many things happen, but very little remains of these events. Experience thus gives place to mere lived experience (Erlebnis). Unlike experience, which is articulated from the significant background of a community and becomes meaningful in relation to it, lived experience is constituted as a private moment. The lived experience does not connect the individuals to the life of community, to the tradition, and in this lies their poverty. Poverty of experience is, therefore, cultural poverty, lack of broader perspectives that can support a meaningful evaluation of the lived experiences; in short: inability to learn. In view of this context, the present essay seeks to emphasize the negative impact of the poverty of experience for the constitution of the subjectivity of the contemporary individual and signalize the possibility of making front to this picture from an educational idea focused on integral formation, that even before the increasing appeal of technical-scientific knowledge, do not give up the teach of the humanities. In this line, it defends the thesis that the humanistic formation subjects as Arts, Literature, Philosophy, play a prominent role in the development of necessary conditions to accomplishment of experiences at specific sense described by Benjamin. The essay of bibliographic-hermeneutical nature, presents itself as a contribution to think the current educational challenges. <![CDATA[How to teach philosophy?: a platonic proposal]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2178-46122018000400004&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo Como se ensina filosofia? Pergunta preciosa que abre precedentes para um longo e árduo caminho. Para isso não há resposta pronta, não está escrito e nem determinado, mas é preciso percorrer todo o caminho, pois a própria pergunta “Pode a filosofia ser ensinada?” já é uma pergunta filosófica e respondê-la significa entrar nos meandros da filosofia e em que consiste uma educação filosófica. A tentativa de responder à questão, deixa outra questão no ar: Existe tal arte de ensinar? Se ela existe, então também existe seu artífice e seu objeto. Como diz Platão em A República, “cada arte foi feita para procurar e fornecer a cada um o que lhe convém por natureza”. (341d). Se tomarmos o mestre como o artífice e o discípulo como objeto deste ensino, devemos ter em mente que a arte de ensinar é conveniente ao discípulo e não ao mestre. O mestre, portanto, é instrumento para que se possa ensinar tal arte ao discípulo. Se a filosofia é uma arte ensinável, então é preciso verificar a existência de tal mestre para ensiná-la. A dialética tem um papel de, através de seus cortes, encontrar a verdade a ser proferida no discurso da alma. O objetivo deste trabalho é refletir sobre o ensino, seu instrumento e seu objeto a partir do pensamento da Antiguidade grega, mais especificamente, da obra de Platão e de suas implicações sobre o ensino de filosofia.<hr/>Abstract How do you teach philosophy? Precious question that opens precedent for a long and arduous path. The answer is undetermined, it is not written ready, but it is able to go all the way, for a single question can be a philosophy being taught when it comes to a philosophical word and answering it means entering into the intricacies of philosophy and which consists a philosophical education. However, an attempt to answer a question, leaves us another question in the air: Is there such an art of teaching? If it exists, then there is also its art and its object. How does Plato in The Republic, “every art was made to look for and provide a gift to the convention by nature”. (341d). If we take the teacher as a pupil and the disciple as an object of teaching, we must keep in mind that the art of teaching is convenient for the disciple and not for the teacher. The master, therefore, is an instrument to become capable of teaching art to the disciple. If it is a philosophy is an accessible art, one must verify the existence of such a master to teach it. Dialectics has a role, through its courts, to find truth and be uttered in the discourse of the soul. The study is thinking the teaching, the instrument and its work by the Greek Antiquity, more specifically Plato’s philosophy. <![CDATA[Thinking of educational ethics formation: contributions from aristotelian and kantian perspectives]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2178-46122018000400005&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo Este artigo busca oferecer alguns subsídios conceituais para pensar o sujeito ético, uma vez que a Lei de Diretrizes e Bases da Educação estabelece, entre as finalidades da educação no Ensino Médio, “o aprimoramento do educando como pessoa humana, incluindo a formação ética e o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico”. Assim, pergunta-se: O que significa ser ético? Um ser aprimorado em sua humanidade é também um ser ético? Um ser ético é também autônomo e crítico? Visando a lançar luz a essas questões, este artigo adota como referência a ética finalista aristotélica e a ética racional kantiana, buscando apresentar as ideias centrais dessas teorias, assim como os aspectos convergentes para se pensar a figura do agente ético a ser preparado pela escola. O texto está dividido em cinco itens, precedidos por uma introdução. O primeiro discute os conceitos de moral e ética buscando defini-los a partir da origem etimológica. O segundo item aborda algumas das principais ideias da ética finalista aristotélica, visando a subsídios para pensar o sujeito ético. O terceiro item, com o mesmo propósito do anterior, expõe as teses centrais da ética racional kantiana. O quarto busca pontos convergentes entre a ética aristotélica e a kantiana, propugnando que ser ético pressupõe, também, ser autônomo e crítico. Por fim, o último item retoma as principais ideias do texto e apresenta as considerações finais.<hr/>Abstract This article tries to offer some conceptual subsidies to think about the ethical subject, since the Law of Directives and Bases of Education establishes among the aims of education in High School: “the improvement of the student as a human person, including ethical formation and the development of intellectual autonomy and critical thinking”. So, we asked: What does it mean to be ethical? Is being improved in your humanity is also an ethical being? Is an ethical being also autonomous and critical? Aiming to shed light on these questions, this article adopts as reference the aristotelian finalist ethic and the kantian rational ethics, seeking to present the central ideas of these theories, as well as the convergent aspects to think the figure of the ethical agent to be prepared by the school. The text is divided into five items, preceded by an introduction. The first discusses the concepts of morality and ethics seeking to define them from the etymological origin. The second item addresses some of the main ideas of the Aristotelian finalist ethic, aiming at subsidies to think about the ethical subject. The third item, with the same purpose as the previous one, exposes the central theses of Kantian rational ethics. The fourth item seeks points converging between Aristotelian and Kantian ethics, arguing that being ethical also presupposes being autonomous and critical. Finally, the last item retakes the main ideas of the text and presents the final considerations. <![CDATA[The Sophistic Movement in Greece (V and IV a. C.): the work of teaching]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2178-46122018000400006&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo Investigar a natureza do trabalho de ensinar dos sofistas na Grécia (séculos V e IV a. C.) é o objetivo deste artigo. É amplamente reconhecido o preconceito histórico-ideológico que a própria palavra sofista carrega ao longo da história da educação. Afirmamos, preliminarmente, que não vamos arrancar essa marca intrincada que, em certo sentido, assinalou o caráter dos primeiros trabalhadores do ensino na civilização ocidental. No horizonte histórico-filosófico, quando a visão cosmológica é substituída pela antropológica, são os sofistas responsáveis pelo nascimento de nova profissão: a do trabalho de ensinar. De domínio ideológico, político, econômico e vinculado ao âmbito teórico-metodológico, o problema pode ser traduzido na seguinte pergunta: Em que medida pode-se afirmar que o Movimento Sofístico, de fato, era um movimento desprezível e, portanto, aproveitara da sua obra, a educação, em favor da esfera econômica? Indagar os sofistas é perguntar qual é o sentido e os princípios da atividade do ensino em sua abrangência e complexidade histórico-teórica. Sabemos perfeitamente bem que a finalidade prática do trabalho, nessa época, era negada em todos os aspectos. Portanto, queremos responder às causas sobre o sentido, de fato, do trabalho sofístico. De caráter bibliográfico, este artigo tem (como fontes principais de pesquisa), as obras de Platão, Aristóteles, Xenofonte e Aristófanes, as secundárias, as de Werner Jaeger (2001), Henri-Marrou (1990), Mario Alighiero Manacorda (2010), Giovanni Reale (1993) e Anibal Ponce (1994). Foram consultadas também obras nacionais e internacionais.<hr/>Abstract Investigating the nature of the sophists’ work as teachers in Greece from the V to IV century BCE is the aim of this article. The historical and ideological bias that the term sophist itself carries throughout the history of education is extensively recognized. Preliminarily, we state we are not going to disproof this intricate stigma that, in a sense, shaped the early educational workers’ character in western civilization. In the historical and philosophical horizon, when the cosmological vision is replaced by the anthropological one, sophists are responsible for a new profession birth: the work of teaching. Being of an ideological, political, economic domain, and bound to the theoretical-methodological scope, the problem can be translated into the following question: To what extent can it be said that The Sophistic Movement was indeed a contemptible one and, thus, it has taken advantage of its own work, the education, in favor of the economic sphere? Asking the sophists is to ask what the principles and meaning of the teaching activity are in its coverage and its historical and theoretical complexity. We know perfectly well that the practical purpose of work was denied in all aspects at that time. Therefore, we expect to answer the causes of the real meaning of sophistic work. Due to the bibliographical character of this article, three sources of research were consulted as follow: firstly, (1) Plato, Aristotle, Xenophon and Aristophanes’ works. Secondly, (2) the works of Werner Jaeger (2001), Henri Marrou (1990), Mario Alighiero Manacorda (2010), Giovanni Reale (1993) and Anibal Ponce (1994); and, finally, (3) other national and international publications. <![CDATA[Epistemological assumptions in teaching and learning processes from an ethical perspective]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2178-46122018000400007&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo No decorrer do artigo, são analisados diferentes pressupostos epistemológicos e suas possíveis implicações nos processos de ensino e aprendizagem no contexto educacional. Para tanto o texto parte de alguns esclarecimentos preliminares sobre a ideia de pressupostos e contextualiza aspectos do debate epistemológico em relação a algumas das matrizes educacionais mais expressivas. Ao propor uma análise da possibilidade de um conhecimento seguro e verdadeiro diante dos processos de ensino e aprendizagem, o artigo alcança seu ponto mais significativo de argumentação e coloca em debate concepções objetivistas e não objetivistas sobre o conhecimento. A fim de responder a tal debate, a argumentação seguirá de modo a justificar uma concepção epistemológica não objetivista e com estruturação de racionalidade nos moldes da filosofia prática e, por isso, numa perspectiva ética. Nesse percurso, a interdisciplinaridade é discutida e apresentada como decorrência da concepção epistemológica defendida pelos autores. Ao longo de todo o texto, são apontadas pistas de reflexão e de tomada de decisão que possibilitam compreender aspectos de diferentes matrizes do currículo na Educação Básica e Superior.<hr/> Abstract The article analyzes different epistemological assumptions and their possible implications for the teaching and learning processes in the educational context. For this, the text starts from some preliminary clarifications about the idea of assumptions and contextualizes aspects of the epistemological debate in relation to some of the most expressive educational matrices. By proposing an analysis of the possibility of a secure and true knowledge in the processes of teaching and learning, the article reaches its most significant point of argument and puts into debate the objectivist and non-objectivist conceptions about knowledge. In order to respond to such a debate, the argumentation will justify a non-objectivist epistemological conception and with structuring of rationality in the molds of practical philosophy and, therefore, in an ethical perspective. In this course, the interdisciplinarity is discussed and presented as a result of the epistemological conception defended by the authors. Throughout the text are pointed out clues for reflection and decision making that allow the understanding of aspects from different curricular matrices in Basic and College Education. <![CDATA[From illusion to seduction: the crisis of the dominant paradigm and the emergence of the (auto)biographical research]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2178-46122018000400008&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo A pesquisa (auto)biográfica tem conquistado estudiosos das mais diversas áreas, que advogam a potencialidade epistemológica desse método, embora ele ainda continue marginal ou ilusório para muitos acadêmicos. Nosso objetivo, neste artigo, é discutir como esse tipo de investigação se insere no que Boaventura de Sousa Santos denominou de “paradigma emergente” (1995). Buscamos, também, compreender como as histórias de vida e as narrativas de si têm transitado, nas últimas décadas, entre a desconfiança e a sedução. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica que tem como ponto de partida os escritos de Santos (1995) acerca da crise do paradigma dominante e a emergência de novo paradigma, esste mais fluido, que aceita a subjetividade, critica a neutralidade da ciência e compreende que todo o conhecimento é também autoconhecimento. A aceitação, embora com algumas reservas, das pesquisas com histórias de vida na academia não é, senão, fruto dessa nova postura epistemológica.<hr/> Abstract The (auto)biographical research has drawn the attention from many researchers in several areas. They support the epistemological potential of this method, but it is still delusional or marginal for many academicians. This article aims at discussing how this type of investigation is inserted in Boaventura de Sousa Santos’s “emerging paradigm” denomination (1995). Also, we seek to comprehend how life history and narrative inquiry have struggled, in the last decades, between mistrust and seduction. It is a bibliographical research starting from the works of Santos (1995) on the crisis of the dominant paradigm and the emergence of a new paradigm – a more fluid one accepting subjectivity. It criticizes the science neutrality and states that every knowledge is also self-knowledge. The acceptance, although having some setbacks, of researches using life history in the academy is not, but, a product of this new epistemological stance. <![CDATA[Education between walls and the transmission of interdisciplinary knowledge]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2178-46122018000400009&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo O objetivo deste artigo é analisar o processo formativo em interface à perspectiva interdisciplinar no campo educacional. Para tanto, parte-se da análise do “paradigma do muro”, como um problema que se evidencia enquanto representação emblemática do projeto da sociedade, pautada na interdição ou na exclusão do outro. No campo da ciência, existem outros muros que se erguem como barreiras que nos impedem de pensar o conhecimento para além da ciência disciplinar. Para analisar a educação entre muros e a transmissão do saber interdisciplinar, a metodologia utilizada encontra-se no âmbito da filosofia da educação, no sentido de compreender a apropriação crítica do conceito do muro como um projeto arquitetônico de interdição ou exclusão do sujeito na vida em coletividade, ou na recusa do pensamento em interface com as diversas áreas do conhecimento. Em nossa percepção, a proposição da crítica radical seria o questionamento da própria construção do muro como um lugar que prende o sujeito no campo da realização da liberdade. Seria esse questionamento como proposição de crítica da crítica enquanto condição de proporcionar todo o movimento do pensamento que se apresenta nas interfaces entre a educação e os processos formativos numa apropriação crítica do fazer, o trabalho como expressão de si e a saúde do irreversível processo de degeneração de si, pois, se for somente para buscar a luz no final do túnel, a modernidade já faz isso e apresenta todo seu excesso em diversas respostas competentes de manter “a gente feliz”. Temos a esperança de que a impertinência da crítica da crítica, no campo da interdisciplinaridade, torna possível a heurística do processo formativo para consolidação de projeto de sociedade da educação sem muros na transmissão do conhecimento. A partir dos estudos abordados, concluiu-se que existem outros muros difusos, que também impedem a passagem física e social do sujeito para diversos espaços na vida em sociedade. No caso específico no campo do conhecimento, o muro que impede a passagem para o meio intelectual se apresenta em toda uma semiótica que nos conduz ao pensamento reificado do senso comum e, principalmente, à manutenção da hegemonia da apropriação de determinada representação de mundo, que se pauta numa hierarquia entres aqueles que mandam e os outros que obedecem.<hr/>Abstract The purpose of this article is to analyze the formative process in interface to the interdisciplinary perspective in the educational field. In order to do so, it is based on the analysis of the “paradigm of the wall” as a problem that is evidenced as emblematic representation of the project of society, based on the interdiction or exclusion of the other. In the field of science, there are other walls that stand as barriers that prevent us from thinking about knowledge beyond disciplinary science. In order to analyze education between walls and the transmission of interdisciplinary knowledge, the methodology used is within the Philosophy of Education, in the sense of understanding the critical appropriation of the concept of the wall as an architectural project of interdiction or exclusion of the subject in collective life, or in the refusal of thought in interface with the different areas of knowledge. In our perception, the proposition of radical criticism would be the questioning of the very construction of the wall as a place that holds the subject in the field of the realization of freedom. It would be this questioning as a critique of criticism as a condition of providing the whole movement of thought that presents itself at the interfaces between education and the formative processes in a critical appropriation of doing, work as an expression of self and the health of the irreversible process of degeneration so if it is only to seek the light at the end of the tunnel, modernity already does this and presents all its excess in several competent answers to keep “people happy.” We hope that the impertinence of critique of criticism in the field of interdisciplinarity makes possible the heuristic of the formative process for the consolidation of the project of a society of education without walls in the transmission of knowledge. From the studies studied, it was concluded that there are other diffuse walls, which also prevent the physical and social passage of the subject to various spaces in life in society. In the specific case in the field of knowledge, the wall that impedes the passage to the intellectual environment presents itself in a whole semiotics that leads us to the reified thought of common sense and, mainly, to the maintenance of the hegemony of the appropriation of a certain representation of world, that is set in a hierarchy between those who rule and others who obey. <![CDATA[Challenges for the inclusion of students with physical disability: a literature review]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2178-46122018000400010&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo Observa-se, no Brasil, um movimento significativo para consolidação de escolas inclusivas em que estudantes com deficiência possam encontrar efetivas possibilidades de aprendizagem. Este artigo apresenta uma revisão de literatura realizada com o objetivo de identificar, em artigos nacionais, os principais desafios à inclusão de estudantes com deficiência física em escolas comuns. Para situar a análise, uma discussão introdutória a respeito do conceito de deficiência física permite compreendê-lo como uma construção influenciada pelo paradigma ou modelo de deficiência (religioso, médico e social). A revisão de literatura foi realizada utilizando o banco de dados do Portal de Periódico da Capes, por meio do cruzamento dos descritores deficiência física, inclusão escolar, educação inclusiva e paralisia cerebral. Os 29 artigos selecionados foram analisados utilizando a análise de conteúdo qualitativa. O presente artigo apresenta uma discussão de quatro categorias (formação de professores, tecnologia assistiva, rede de apoio especializado e adaptações curriculares). A análise permitiu identificar aspectos específicos relativos à inclusão de estudantes com deficiência física. Em relação à formação de professores, os estudos destacam as demandas ocasionadas pela perspectiva da inclusão e as críticas à formação inicial e continuada. Outros aspectos evidenciados são o desconhecimento acerca da tecnologia assistiva ou de seu uso, a falta de recursos e as barreiras que os estudantes continuam enfrentando. Os estudos apontam, ainda, à necessidade de dar maior apoio às equipes multidisciplinares nas escolas e à importância das adaptações curriculares à aprendizagem e ao desenvolvimento dos estudantes com deficiência. As pesquisas revelam que estamos longe ainda de ter as condições ideais para aprendizagem e desenvolvimento integral de estudantes com deficiência física em nossas escolas.<hr/> Abstract We can obser ve in Brazil a significant movement for consolidation of inclusive schools where students with disabilities can find effective learning opportunities. This article presents a literature review aimed at identifying, in national publications, the main challenges for the inclusion of students with physical disability in regular schools. In order to situate the analysis, an introductory discussion about the concept of physical disability allows us to understand it as a construction influenced by the paradigm or model of disability (religious, medical and social). We carried out a literature review using the CAPES Portal of Periodicals database, using the intersection of the descriptors physical disability, school inclusion, inclusive education and cerebral palsy. The 29 articles selected were analyzed using qualitative content analysis. This article presents a discussion of four categories (teacher education, assistive technology, specialized support network and curricular adaptations). The analysis allowed the identification of specific aspects related to the inclusion of students with physical disability. Regarding teacher training, the studies highlight the demands caused by the inclusion perspective and the criticisms regarding initial and continuing teacher education. Other aspects highlighted are the lack of knowledge about assistive technology or its use, the lack of resources and the barriers that students continue to face. The studies also point to the need for greater support of multidisciplinary teams in schools and the importance of curricular adaptations for the learning and development of students with disability. Research shows that we are still far from having the ideal conditions for learning and the integral development of students with physical disability in our schools. <![CDATA[Permanent training and in the context of early childhood education professional: contributions from a universitary extension project]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2178-46122018000400011&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo Este texto origina-se de uma pesquisa concluída. O estudo foi desenvolvido em um projeto de extensão universitária de formação permanente e em contexto de profissionais de Educação Infantil que atuam em creches e pré-escolas municipais de uma cidade do interior de São Paulo. A pesquisa teve como objetivo levantar e descrever aspectos referentes à participação (estar em formação) dessas profissionais, nesse projeto. Com apoio teórico de autores como Candau e Lelis, Imbernón, Nóvoa, Gatti e Barreto, Libâneo e Pimenta, entre outros, buscamos maior aprofundamento no âmbito da formação de professores. A pesquisa, de abordagem qualitativa, teve como instrumento para coleta de dados o grupo focal, com registro de filmagens e transcrição das imagens e áudio. Foram sujeitos da investigação 16 profissionais participantes (13 professoras, 1 diretora, 1 educadora física, 1 merendeira) do referido projeto de extensão. A análise dos dados foi realizada por meio da análise de conteúdo. Para o presente texto, apresentamos um recorte dos resultados, ressaltando aqueles referentes ao “Estar em Coletivo no Projeto” e “Estar Pautado na Prática”. Os resultados revelaram a necessidade de repensar a formação de professores, pautando-se pela formação colaborativa e que considere suas práticas reais e os contextos de trabalho, por meio da relação entre teoria e prática. A pesquisa evidenciou que esses elementos são fundamentais para uma formação significativa e de qualidade, possibilitando incidências sobre a ação. A aproximação da universidade de creches e pré-escolas, por meio desse projeto, possibilitou a formação em contexto desse grupo de profissionais de Educação Infantil, uma vez que os resultados evidenciaram que essa atividade de extensão se constituiu em espaço de colaboração, diálogo, reflexão, aprendizagem, troca de conhecimentos e experiências e, também, em espaço para afirmação profissional e reconhecimento de saberes.<hr/>Abstract This text originates from a research concluded. The study was developed within an universitary extension project with permanent training and in the context of Early Childhood Education professionals which act in daycare centers municipal and preschools in a countryside city of São Paulo state. Aiming to raise and describe aspects regarding participation (being in training) of these professionals, in this project underpinned on authors like Candau and Lelis, Imbernón, Nóvoa, Gatti and Barreiro, Libâneo and Pimenta, among others, it is sought further deepening in the training of teachers scope. This qualitative approach research used focus group as a tool for data collecting, with recording of footage and transcription of images and audio. Sixteen professionals participants (13 teachers, 1 head mistress, 1 physical education teacher, 1 lunch lady) of the referred extension project, were the investigated individuals. Data analysis was performed through content analysis. For the present text, it is presented a clipping of the results, highlighting those referred as “Being in Collective in the Project” and “Being Guided on the Practice”. Results show the need of rethinking the training of teachers, based on a collaborative development which considers real practices and the contexts of work, through linkage between theory and practice, once the research revealed that these elements are crucial for a substantial and high-class qualification, hence allowing impacts over the action. The approach between universities, day-care centers and pre-schools, through this project, enabled the formation in context of this group of professionals in Early Childhood Education, since the results showed that this extension activity was constituted as a space for collaboration, dialogue, reflection, learning, exchange of knowledge and experiences, as well as a space for professional affirmation and recognition of knowledge. <![CDATA[LEON, Denis (Org.). Educação Vegana: perspectivas no ensino de direitos animais São Paulo: FiloCzar, 2017.]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2178-46122018000400012&lng=es&nrm=iso&tlng=es Resumo Este texto origina-se de uma pesquisa concluída. O estudo foi desenvolvido em um projeto de extensão universitária de formação permanente e em contexto de profissionais de Educação Infantil que atuam em creches e pré-escolas municipais de uma cidade do interior de São Paulo. A pesquisa teve como objetivo levantar e descrever aspectos referentes à participação (estar em formação) dessas profissionais, nesse projeto. Com apoio teórico de autores como Candau e Lelis, Imbernón, Nóvoa, Gatti e Barreto, Libâneo e Pimenta, entre outros, buscamos maior aprofundamento no âmbito da formação de professores. A pesquisa, de abordagem qualitativa, teve como instrumento para coleta de dados o grupo focal, com registro de filmagens e transcrição das imagens e áudio. Foram sujeitos da investigação 16 profissionais participantes (13 professoras, 1 diretora, 1 educadora física, 1 merendeira) do referido projeto de extensão. A análise dos dados foi realizada por meio da análise de conteúdo. Para o presente texto, apresentamos um recorte dos resultados, ressaltando aqueles referentes ao “Estar em Coletivo no Projeto” e “Estar Pautado na Prática”. Os resultados revelaram a necessidade de repensar a formação de professores, pautando-se pela formação colaborativa e que considere suas práticas reais e os contextos de trabalho, por meio da relação entre teoria e prática. A pesquisa evidenciou que esses elementos são fundamentais para uma formação significativa e de qualidade, possibilitando incidências sobre a ação. A aproximação da universidade de creches e pré-escolas, por meio desse projeto, possibilitou a formação em contexto desse grupo de profissionais de Educação Infantil, uma vez que os resultados evidenciaram que essa atividade de extensão se constituiu em espaço de colaboração, diálogo, reflexão, aprendizagem, troca de conhecimentos e experiências e, também, em espaço para afirmação profissional e reconhecimento de saberes.<hr/>Abstract This text originates from a research concluded. The study was developed within an universitary extension project with permanent training and in the context of Early Childhood Education professionals which act in daycare centers municipal and preschools in a countryside city of São Paulo state. Aiming to raise and describe aspects regarding participation (being in training) of these professionals, in this project underpinned on authors like Candau and Lelis, Imbernón, Nóvoa, Gatti and Barreiro, Libâneo and Pimenta, among others, it is sought further deepening in the training of teachers scope. This qualitative approach research used focus group as a tool for data collecting, with recording of footage and transcription of images and audio. Sixteen professionals participants (13 teachers, 1 head mistress, 1 physical education teacher, 1 lunch lady) of the referred extension project, were the investigated individuals. Data analysis was performed through content analysis. For the present text, it is presented a clipping of the results, highlighting those referred as “Being in Collective in the Project” and “Being Guided on the Practice”. Results show the need of rethinking the training of teachers, based on a collaborative development which considers real practices and the contexts of work, through linkage between theory and practice, once the research revealed that these elements are crucial for a substantial and high-class qualification, hence allowing impacts over the action. The approach between universities, day-care centers and pre-schools, through this project, enabled the formation in context of this group of professionals in Early Childhood Education, since the results showed that this extension activity was constituted as a space for collaboration, dialogue, reflection, learning, exchange of knowledge and experiences, as well as a space for professional affirmation and recognition of knowledge.