Scielo RSS <![CDATA[Acta Scientiarum. Education]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=2178-520120100001&lang=pt vol. 32 num. 01 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[Considerações sobre o estudo da antiguidade clássica no Brasil]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2178-52012010000100001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O objetivo central deste artigo é discutir a situação dos estudos acerca do mundo antigo realizados no Brasil, em especial o universo greco-romano. Argumentamos que a renovação dos estudos clássicos, em um contexto pós-moderno, é fundamental para repensarmos posturas acadêmicas diante do passado clássico e, também, reconsiderarmos o diálogo entre Universidade e escolas.<hr/>The aim of this article is to discuss some issues on studying Ancient History in Brazil, especially the Greek and Roman world. We argue that the renewal of classical studies, in the context of postmodernity, is important to rethink academic approaches to the ancient past and also to reconsider the dialogue between universities and schools. <![CDATA[A formação dos cidadãos do céu: João Crisóstomo e a Christon paideia]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2178-52012010000100002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt João Crisóstomo foi uma das personagens mais influentes do seu tempo, tanto em virtude da sua volumosa produção literária, que contabiliza cerca de 900 homilias, além de cartas e tratados, quanto da sua destacada atuação como líder religioso em Antioquia e Constantinopla, as duas mais importantes cidades da parte oriental do Império no final do Mundo Antigo. Na condição de presbítero em Antioquia, João foi autorizado pelo bispo Flaviano a pregar nas igrejas da cidade, passando então a desenvolver um intenso trabalho no sentido de incutir em sua congregação valores e comportamentos compatíveis com a doutrina cristã. Neste artigo, temos por objetivo discutir o “programa” educacional de João Crisóstomo para o homem romano por intermédio do De innani gloria, um tratado pronunciado por volta de 393 no qual o autor se dedica a orientar os pais sobre a maneira pela qual deveriam proporcionar aos filhos uma formação cristã capaz de neutralizar os efeitos do modus vivendi greco-romano, considerado por João uma fonte permanente de vício e imoralidade.<hr/>John Chrysostom was undoubtedly one of the most influent Christian intellectuals in the Later Roman Empire. Owing to the amazing bulk of his texts, including more than nine hundred homilies and several letters and theological tracts, as well as his intervention as an active religious leader in Antioch and Constantinople, the two most important Roman eastern cities in antiquity, he became an outstanding personality in the History of the Church. Ordained as presbyter in Antioch in 386, John was allowed by his bishop, Flavian, to preach in the Antiochene churches. Henceforward, he started carrying out an intense missionary activity in order to spread Christian values amidst his congregation. In this article, we intend to discuss the educational “program” conceived by John Chrysostom based on the analysis of De innani gloria, a tract delivered by 393 in which the author explains to parents how they can neutralize the effect of the Greco-Roman modus Vivendi - an everlasting source of frailties and immorality according to the author - on children. <![CDATA[A poesia épica na construção dos Discursos de Dion Crisóstomo]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2178-52012010000100003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Ao elaborar os seus Discursos, Dion Crisóstomo se vale das referências constantes de Homero para a construção de imagens. Ao usar as imagens presentes na poesia épica grega, Dion Crisóstomo evoca as representações imagéticas presentes na literatura para difundir suas ideias filosóficas e políticas durante o final do Século I d.C sob os governos de Domiciano, Nerva e Trajano. Ao se fazer a análise desse autor, pretende-se também discutir a literatura como uma das formas de representação da identidade helenística sob o Principado Romano.<hr/>The construction of images in the speeches of Dion Chrysostom was drawn from references in Homer. When the orator uses images from Greek epic poetry, Dion Chrysostom intimates the representation of images found in the literature to propagate his philosophical and political ideas during the first century A.D. under the administration of the emperors Domitian, Nerva and Trajan. Current analysis of the author’s works discusses literature as one of the representational forms of Hellenistic identity under Roman domination. <![CDATA[Um caso político-cultural na antiguidade tardia: o Imperador Juliano e seu conceito de educação]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2178-52012010000100004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Nesse artigo tenho como propósito conceituar o que é Paideiaou educação na concepção do Imperador Juliano. Para tanto trabalharei o significado de Logos cristão e Logos grego me utilizando também do discurso Contra Juliano de Gregório de Nazianzo. Verificarse-a que o embate ocorrido entre Gregório Nazianzeno e Juliano foi político-religioso e, não somente religioso, pois nesse momento do século IV d. C. não havia separação dessas esferas. O texto está dividido em Considerações Preliminares, onde disserto que o conflito entre os dois autores é político-cultural; O Imperador Juliano e a Historiografia sobre seu Tempo, no qual demonstro que desde o próprio período do Imperador Juliano há uma construção mítica em torno de sua pessoa e, finalmente, sobre o propósito de Nazianzo em escrever Contra Juliano. Todos esses pontos interligados levam à compreensão deste momento político específico da Antiguidade Tardia.<hr/>In this article, I propose to appraise Emperor Julian’s conception of Paideiaor education. To this end, I will work from the meanings of the Christian Logos and the Greek Logos making use also of Gregory Nazianzen’s Against Julian, verifying whether the clash that occurred between Gregory Nazianzen and Julian was not only religious but politico-religious, taking into account that at that point of the 4th century AD no separation of these spheres had yet existed. The text is divided into Preliminary Considerations, where I argue that the conflict between the two authors is political-cultural; The Emperor Julian and the Historiography about his times, in which I demonstrate that since the Emperor Julian’s own time there was a myth built around him, and finally about Nazianzen’s purpose of writing Against Julian. All of these interlinked points lead to the comprehension of this specific political moment of Late Antiquity. <![CDATA[A educação dos leigos no reino visigodo: reflexões sobre a Vita Sancti Aemiliani]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2178-52012010000100005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo visa discutir aspectos da educação dos leigos no reino visigodo no século VII, tendo como pressuposto que, diante da reorganização eclesiástica em curso, o processo educacional teria se identificado com o trabalho de cristianização. Nesse sentido, compreendemos que teria se manifestado em espaços sociais variados. Para explicitar a questão, analisamos uma hagiografia produzida no século VII pelo Bispo Bráulio de Saragoça, Vita Sancti Aemiliani. Na abordagem deste documento, observamos seu caráter pedagógico, bem como traços da afirmação de um modelo educacional que valoriza de maneira singular o papel do mestre.<hr/>The intention of this article is to study laymen education in the 7th century Visigothic kingdom, starting from the assumption that, faced with the ecclesiastical reorganization under way, the educational process would identify with the work of Christianization. In that sense, it is understood that it would have manifested in several social spaces. To explain this question, we analyze a hagiography produced in the 7th century by the bishop Braulio of Saragossa, Vita Sancti Aemiliani. In investigating this document, we observe its pedagogical character, as well as traces of the affirmation of an educational model that especially values the role of master. <![CDATA[Tomás de Aquino, Anselmo de Canterbury e a crítica da razão teológica]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2178-52012010000100006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Em 2009 se comemorou o 9º. centenário da morte de S. Anselmo (1033-1109). O artigo examina sua proposta de Teologia como ciência em contraste com a de Tomás de Aquino (1125-1274): as “rationes necessariae” anselmianas - no caso da Teologia da Redenção no "Cur Deus Homo?" - são confrontadas com as do Aquinate, contextualizadas pelo quadro geral do pensamento de Tomás.<hr/>Nine hundred years after the death of Anselm of Canterbury, this article examines his idea of Theology as a science in contrast with Aquinas’s analysis of the same subject: the “rationes necessariae” of Anselm - in Theology of Redemption in his work “Cur Deus Homo?” - are compared with the reasons of Thomas Aquinas, who emphasizes the liberty of God <![CDATA[Modelos educativos de nobre e rei na Crónica de D. João I, de Fernão Lopes]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2178-52012010000100007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A partir do momento em que ascendeu ao poder político por meio do Movimento de Avis (1383-1385), D. João e seus filhos estimularam a produção de obras que indicavam modelos de comportamento voltados à educação da corte e conhecidos como Prosa Moralística. A Crónica de D. João I, escrita por Fernão Lopes após a morte desse monarca, com o objetivo de legitimar o seu poder e o de sua descendência, também se constitui em manual educativo, pois propõe modelos ideais de comportamento da nobreza e da monarquia. A “nova nobreza” deveria estar ligada à “causa nacional” e o “novo monarca” deveria possuir uma série de virtudes incontestáveis, que ultrapassassem a condição de bastardia de D. João I e o apresentassem como novo modelo de monarca. Portanto, os dois heróis e modelos educativos do cronista Fernão Lopes são o nobre Nuno Álvares Pereira, associado à imagem do cavaleiro arturiano Galaaz, e o rei D. João, o Messias de Lisboa, que “salvou” aquela cidade do domínio castelhano. As relações entre nobreza e monarquia propostas na Crónica indicam a centralização do poder e disciplinarização dos nobres pela monarquia.<hr/>When he achieved political power through the Avis movement (1383-1385), John I and his sons stimulated the production of literary works, known as “Moralistic prose,” that furnished behavior patterns within the context of education at the royal court. Fernão Lopes’s John I’s Chronicles, written after the monarch’s death tried to legitimize his power and the power of his descendants. It was also an educational manual since it provided ideal models for the behavior of nobles and kings. The "new nobility" should be involved with the "national cause" and the "new king" should show incontestable virtues that would be beyond the illegitimacy status of John I. The latter would be indicated as a new royalty model. Therefore, the two heroes and educational models of the chronicler Fernão Lopes are the nobleman Nuno Alvares Pereira, associated to the representation of the Arthurian knight Sir Galahad, and King John of Portugal, the Messiah of Lisbon, who ‘saved’ the city from the Castilian domain. Relationships between the monarchy and the nobility suggested in the Chronicles indicate power centralization and the discipline meted out by the monarch on the nobles. <![CDATA[A origem da escola moderna: o legado de Condorcet]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2178-52012010000100008&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O artigo discute as contribuições de Condorcet (1743-1794) sobre a educação pública. Esse intelectual participou da Revolução Francesa e colaborou para estabelecer as bases doutrinárias do sistema educativo burguês e definir o projeto educativo liberal republicano, baseado nos postulados teóricos e ideológicos da Ilustração e dos filósofos iluministas que influenciaram o pensamento pedagógico contemporâneo. Para tanto, analisam-se várias fontes documentais escritas por Condorcet. Inicialmente, o Relatório e Projeto de Decreto sobre a Organização Geral da Instrução Pública, apresentado à Assembléia Nacional, em nome do Comitê de Instrução Pública (1792). Além desse texto, também são analisados outros documentos breves, em que o autor insiste na necessidade de se instaurar a instrução pública na República, tais como: a) Sobre as Assembléias Provinciais (1788); b) Postscriptum (1788); c) o discurso pronunciado à Assembléia Nacional em nome da Academia das Ciências (1790); d) Apresentação Geral da Biblioteca do Homem Público (1790); e) Sobre a Necessidade da Instrução Pública (1793). Nas fontes analisadas, observa-se a insistência na formação moral do homem e da mulher, percebida como uma união radical entre a razão e a moral vivenciada, alicerçada no princípio da autonomia e independência absoluta de qualquer influência, seja religiosa ou do poder político. Nos escritos, propõe-se que todos os cidadãos tenham acesso a uma instrução gratuita em todos os níveis, com o intuito de se oferecer formação física, intelectual e moral para ambos os sexos.<hr/>Condorcet, an intellectual who participated in the French Revolution, established the doctrinal basis of the bourgeois education system and the Republican liberal educational project based on the Illustration theoretical and ideological premises and on the Enlightenment philosophers who influenced contemporary pedagogical thought. Condorcet’s document “Report and Draft Decree on the General Organization of Public Instruction,” submitted to the National Assembly on behalf of the Committee on Public Education (1792), is analyzed. Other shorter documents, such as (a) On Provincial Assemblies (1788); (b) Post-scriptum (1788); (c) the speech given to the National Assembly on behalf of the National Academy of Sciences (1790); (d) Overview of the Public Man’s Library (1790); (e) On the Need of Public Education (1793), in which the author stresses the need to establish public education in the Republic, are also analyzed. The sources investigated show the insistence on people’s moral formation, perceived as a radical union between reason and morality, based on the principle of absolute autonomy and independence from any religious or political influence. The texts suggest that all citizens should have access to free education at all levels for the physical, intellectual and moral formation of both genders. <![CDATA[Ciência pela força? Dr. Abílio Cesar Borges e a propaganda contra o emprego da palmatória e outros meios aviltantes no ensino da mocidade (1856-1876)]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2178-52012010000100009&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Médico, gestor da instrução pública, dono de escola, homem de imprensa, autor de livros de destinação escolar, viajante, conselheiro da instrução, Dr. Abílio César Borges protagonizou algumas iniciativas na esfera pública e privada, como forma de demonstrar princípios educativos que abraçara no que se refere aos métodos de ensino, aprendizagem da leitura e escrita, aritmética e geometria, educação infantil e castigos corporais, por exemplo. Ao ocupar distintas posições de saber e poder, o médico baiano procurou zelar por suas iniciativas, o que pode ser atestado na documentação expressiva produzida em vida. Neste trabalho, examinamos a propaganda que desenvolveu contra o emprego da palmatória e outros meios aviltantes no ensino da mocidade. Campanha tornada pública por meio de diversas manifestações entre 1856 e 1875, que foram reunidas em um opúsculo publicado em 1876. Nesta coleção de nove fragmentos do autor sobre o flagelo da infância, o médico forja a representação humana da escola, cujo bom exemplo poderia ser encontrado nos colégios de sua propriedade. Em 1876, para amplificar suas posições, aproxima-se do Jornal “O Globo”, reconhecendo este como aliado e veículo adequado para dar mais visibilidade a seu projeto de uma educação moral contra a violência física nas escolas.<hr/>As a doctor, manager of public instruction, school owner, man of the press, schoolbook author, traveler, guidance counselor, Dr. Abilio César Borges undertook a few initiatives in the public and private sphere, as a means to demonstrate educational principles he supported with regard to methods of teaching, learning of reading, writing, arithmetic and geometry, childhood education and corporal punishments, for example. By occupying separate knowledge and power positions, the Bahia doctor sought to manage his initiatives, which can be endorsed in the expressive documentation produced in life. In this work, we examine the propaganda he developed against the use of paddling and other demeaning practices in youth instruction. This campaign was made public through manifestations between 1856 and 1875, which were grouped in a pamphlet published in 1876. In this collection of 9 fragments from the author about the scourge of childhood, the doctor shaped human representation of schools, whose good example could be found in the schools of his property. In 1876, in order to heighten his positions, approaching the newspaper “O Globo”, recognizing it as an ally and an appropriate vehicle to give more visibility to his moral education project against physical violence in schools. <![CDATA[Estado, igreja e educação no Brasil nas primeiras décadas da república: intelectuais, religiosos e missionários na reconquista da fé católica]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2178-52012010000100010&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Abordamos, aqui, a relação Igreja, Estado e Educação no Brasil, focalizando a Igreja Católica que aqui se instalou desde o período colonial com escolas de primeiras letras, colégios e missões. Com a política pombalina e a expulsão dos jesuítas, essa Igreja foi perdendo, paulatinamente, o poder. Quase foi silenciada durante o período imperial, para afinal, ressurgir, a partir da proclamação da República, e se revigorar nas três primeiras décadas do século XX. Nessa peleja, a Igreja foi defendida por alguns intelectuais católicos, que participaram ativamente da renovação dela. Além desses intelectuais, a Igreja contou, de modo paralelo, com o trabalho educacional e missionário de diocesanos e religiosos regulares que educaram, evangelizaram e acudiram o povo nas suas dificuldades espirituais e materiais. Ao mesmo tempo, apaziguaram conflitos entre a população espezinhada e o Estado, prevalentemente nas regiões brasileiras mais depauperadas. Cabe discutir o papel desses intelectuais e religiosos e questionar até que ponto suas interferências apontaram para uma mudança social ou se confirmaram uma atitude de submissão à ordem, à autoridade e à estabilidade social.<hr/>In previous works, we addressed the relationship between Church, State and Education in Brazil, focusing on the Catholic Church, who settled here since the colonial period with primary schools, colleges and missions. With the Marquis of Pombal and the expulsion of the Jesuits, this Church gradually lost power. It was almost silenced during the Imperial period, finally to re-emerge starting with the proclamation of the Republic, and to revive during the first three decades of the twentieth century. In this battle, the Church was supported by some Catholic intellectuals, who participated actively in the renewal. In addition to these intellectuals, the Church also counted on the missionary and educational work of bishops and regular religious figures, who educated, evangelized and assisted people in their spiritual and material difficulties. At the same time, they were silent on conflicts between the oppressed population and the State, especially in Brazil’s most impoverished regions. It is worth discussing the role of intellectuals and religious figures, and question to what extent their influence pointed to social change or confirmed an attitude of submission to order, authority and social stability. <![CDATA[A obra educacional de Cecília Meireles: um compromisso com a infância]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2178-52012010000100011&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O presente texto é resultado das análises decorrentes de uma pesquisa sustentada na interpretação da obra jornalística da educadora Cecília Meireles produzida no período de 1930 a 1933, para o jornal Diário de Notícias. O exercício hermenêutico deste trabalho investigativo, que se operou em 827 crônicas e 148 reportagens veiculadas em a Página, possibilitou perceber que o combate ceciliano se sustentou em dois eixos: Educação e Infância, tendo como cerne de ação a preocupação em informar e formar os adultos da família, da escola e do governo a respeito das especificidades que envolviam o processo de educar a criança no ideário da Escola Nova. A concepção de infância por ela defendida sustenta-se na possibilidade de respeitar a infância a partir das condições vivenciadas pelas crianças, vendo-as como seres concretos, situados histórica e geograficamente num espaço de diversidades.<hr/>The present text is the result of analyses of a research study supported in the interpretation of the journalistic work of educator Cecília Meirelles, produced from 1930 to 1933 and published in the Diário de Notícias newspaper. The hermeneutic exercise in this investigative work, from 827 chronicles and 148 news stories published in A Página, made it possible to remark that the Cecilian contest supported itself in two axes: Education and Childhood, focusing on her concern about instructing and forming adults in the family, school and government on the specificities that involved the child education process in the Escola Nova ideas. The concept of childhood defended by her sustains itself in the possibilities of respecting this notion based on the living conditions experienced by the children, seeing them as concrete beings placed historically and geographically in a diverse space. <![CDATA[Visión de la II Conferencia Mundial de Educación Superior (CMES, 2009)]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2178-52012010000100012&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt El objetivo de este artículo es ofrecer algunas reflexiones sobre La Segunda Conferencia Mundial sobre Educación Superior (UNESCO, 2009), cuyo tema central fue: “Las nuevas dinámicas de la Educación Superior y la Investigación para el Cambio Social y el Desarrollo”. En la Conferencia se expresó la preocupación por la recesión mundial y su impacto negativo en la educación superior y se formularon previsiones y recomendaciones para que dicha recesión no afecte el desarrollo de la educación superior y la investigación. El principal debate en el seno de la Conferencia giró en torno a la visión de la educación superior como “un bien público”, o como “un servicio público” o mera mercancía. En el Comunicado Final prevaleció el primer criterio.<hr/>The aim of this article is to offer some reflections on The Second World Conference on Higher Education (UNESCO, 2009), whose central topic was: “The new dynamics of Higher Education and Research for the Social Change and the Development”. The Conference expressed its concern for the World recession and its negative impact on higher education. Forecasts and recommendations were formulated in order that the above mentioned recession does not affect the development of higher education and research. The main debate in the Conference was about a key alternative: higher education as “a public good”, or as “a public service”. In the Final Communiqué the first criterion prevailed. <![CDATA[O lugar da prática pedagógica e dos saberes docentes na formação de professores]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2178-52012010000100013&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O presente texto propõe refletir acerca da formação de professores, tendo como foco de análise os saberes docentes construídos ao longo da prática pedagógica. As reflexões apresentadas têm origem em uma pesquisa desenvolvida em nível de doutoramento, mais especificamente no tocante aos professores de educação superior, embora, para este texto, tenham sido trazidas questões relacionadas à formação de professores em seus aspectos mais conceituais e epistemológicos por meio de um estudo bibliográfico. Os fundamentos teóricos que permitem a interlocução partem, dentre outros, de Cunha (2003), Tardif (2001; 2002), Pimenta (2000) e Pimenta e Anastasiou (2002).<hr/>This paper proposes to reflect about teacher training, focusing on an analysis of the teacher's knowledge built up over the pedagogical practice. The reflections presented here come from a study conducted in the doctoral level, specifically with regard to teacher education, although for this text, issues have been brought related to teacher education in their most conceptual and epistemological aspects, through a bibliographical study. The theoretical support is based, among others, on Cunha (2003), Tardif (2001; 2002), Pimenta (2000) and Pimenta and Anastasiou (2002). <![CDATA[Pedagogia universitária: a aprendizagem docente como um desafio à professoralidade]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2178-52012010000100014&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo é resultado de pesquisas desenvolvidas no GPFOPE e tem por temática a formação do professor, considerando os processos engendrados para sua constituição. Assim sendo, a sua tessitura emerge da confluência de reflexões a partir de um campo teórico, dentro da Pedagogia Universitária, aliada à pesquisa de campo dessas investigações. Os principais autores, dentro dessa linha, que subsidiam este estudo são: Bolzan (2001; 2002-2005; 2006; 2007-2009) e Isaia e Bolzan (2004; 2006; 2007). Os achados assinalam que o professor vai constituindo-se, no decorrer da sua trajetória formativa, evidenciando, dessa forma, a ideia de inacabamento, o que pressupõe enfocar a formação de professores na perspectiva de um processo de aprendizagem para a docência de caráter permanente. Ademais, como os estudos indicam, é necessário igualmente considerar que as trajetórias de vida possuem marcas específicas, o que se faz pensar na direção de uma formação personalizada. Por conseguinte, compreende-se que se torna inerente pensar que a aprendizagem da docência e, por conseguinte, o desenvolvimento profissional, é impulsionado quando forem incorporadas práticas reflexivas conjuntamente com atividades colaborativas entre os sujeitos de formação.<hr/>The present article arises from studies developed at the GPFOPE, and its theme is teacher education, considering the processes engendered to their constitution. Thus, its fabric emerges from the confluence of ideas from a theoretical field within the field of University Pedagogy, combined with field research of these investigations. The main authors, within this line, who subsidize this study are: Bolzan (2001; 2002-2005; 2006; 2007-2009) and Isaia and Bolzan (2004; 2006; 2007). The findings indicate that the professor is formed in the course of his career training, thereby evidencing, the idea of incompleteness, which presupposes focusing professor formation in the perspective of a permanent learning process for teaching. Furthermore, as the studies indicate, it is equally necessary to consider that life trajectories have specific marks, which gives pause to the concept of personalized training. Therefore, it is understood that it is inherent to think that the learning of teaching and, therefore, professional development, Consequently, it is understood that it becomes inherent to think that learning how to teach, and therefore professional development, is stimulated when reflective practice are incorporated in conjunction with collaborative activities among the subjects of training <![CDATA[Novos sujeitos no ensino médio? Reflexões acerca da subjetivação juvenil no cenário escolar contemporâneo]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2178-52012010000100015&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt No presente artigo, os autores se indagam sobre as novas formas de subjetivação juvenil engendradas no cenário contemporâneo e que têm repercutido sobre a relação dos sujeitos jovens e adolescentes com a escola de ensino médio. Privilegiou-se, como elemento de análise, a presença de novas mídias no mundo contemporâneo, as quais têm incidido significativamente na forma como alunos e alunas elaboram suas identidades e se relacionam com informações e saberes. Para tanto, perspectivas teóricas sociológicas, psicossociais e educacionais foram utilizadas, tecendo-se um cenário que apresenta dilemas e perspectivas na relação de jovens e adolescentes contemporâneos com as práticas de escolarização que ainda se presentificam nas escolas de ensino médio. Os autores concluem que a escolarização, nesta etapa do ensino, para ser efetivada, não poderá ignorar as novas configurações subjetivas desses sujeitos e as novas mídias utilizadas por eles, o que vem a gerar nova demanda educacional para atuais e futuros professores.<hr/>In this paper, the authors inquire about the new forms of subjectivity engendered in the contemporary scene and which has had repercussions on the relationship of adolescents and young subjects with high school. As part of the analysis, we focused on the presence of new media in the contemporary world, which have focused significantly on how boys and girls develop their identity and relate to information and knowledge. To that end, sociological theoretical perspectives, psychosocial and educational needs were used, weaving a scenario that presents dilemmas and prospects for young people and teenagers with contemporary practices of schooling that are still present in high school. The authors conclude that for schooling, at this stage of education, to be effected, it cannot ignore the new subjective configurations of these subjects and the new media used by them, which generates new demands for education for current and future teachers.