Scielo RSS <![CDATA[Acta Scientiarum. Education]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=2178-520120100002&lang=pt vol. 32 num. 02 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[Valor y sentido del conocimiento en las órdenes mendicantes del siglo XIII]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2178-52012010000200001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt El siglo XIII se expresa por medio de un concepto propio de la Universidad en que todo el saber debía estar orientado a la sapientia sacrae paginae, que fue expresada por la teología. Esta cuestión representaba sin duda un ideal de la Iglesia, pero asimismo un desafío especulativo para los pensadores de entonces. Con la complejidad epistemológica heredada del siglo XII y la inserción de las órdenes mendicantes en la labor académica, principalmente dominicos y franciscanos, esta fase de la historia de las ideas asistía a un antagonismo fundamental: el naturalismo de la herencia clásica - junto con el aporte del pensamiento árabe - y el humanismo cristiano se disputan la explicación del fin último del hombre. El valor y el sentido del conocimiento dependería en gran medida de la respuesta dada a esta diversidad de orientaciones. Y si bien es un hecho clave la influencia de los grandes autores antiguos, aristotelismo y neoplatonismo no son prerrogativa de una y otra orden. En los escritos de Santo Tomás está presente el neoplatonismo y es asimismo significativa la orientación empírica de la escuela franciscana en Inglaterra. Unos y otros, sin embargo, concordarían en una unidad del saber que podríamos interpretar bajo el signo de los trascendentales del ser.<hr/>O século XIII manifesta-se por meio de uma formulação própria da Universidade, em que todo o conhecimento deve ser orientado na sapientia sacrae paginae, que foi expressa pela teologia. Esta questão foi, sem dúvida, um ideal da Igreja, mas também um desafio especulativo para pensadores da época. Com a complexidade epistemológica herdada do século XII e a inclusão das ordens mendicantes no trabalho acadêmico, principalmente Dominicanos e Franciscans, esta fase da história da idéias assiste ao antagonismo básico: o naturalismo da herança clássica - com a contribuição do pensamento árabe - e o Humanismo Cristão que concorrerem para a explicação da meta final do Homem. O valor e o sentido do conhecimento dependeram, em grande parte, da resposta dada a esta diversidade das orientações. E embora seja um aspecto fundamental, a influência dos grandes autores antigos, o Aristotelismo e Neoplatonismo não eram prerrogativas de uma determinada ordem religiosa. Há nos escritos de St. Thomas a presença do Neoplatonismo e orientação empírica da Escola Franciscana na Inglaterra é significativa. Uns e outros, no entanto, concordariam em uma unidade do saber que poderíamos interpretar sob o sinal dos trascendentais do ser. <![CDATA[A concepção de paz na civitas de Marsilio de Pádua]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2178-52012010000200002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A paz é um tema antigo e sempre atual, sem ela não vivemos bem. Marsílio de Pádua (1280-1342), médico e filósofo, publicou em 1324 a obra O Defensor da Paz. Trata-se de um dos mais importantes e polêmicos escritos do pensamento político medieval. O objetivo da teoria política do filósofo paduano é promover a paz, entendida como tranquilidade civil, e esta só existe quando a cidade está racionalmente organizada. Retomando Aristóteles, Marsílio descreve a cidade como um ser animado ou vivo. Portanto, como as partes integrantes de um ser vivo devem estar em função de sua saúde, da mesma forma as partes integrantes da cidade deverão estar organizadas com o propósito de propiciar a tranquilidade aos seus habitantes. A paz que deve existir numa cidade concebida e organizada racionalmente é a sua maior riqueza. A paz é a causa total da beleza, das artes e da ciência, por isso, devemos educar-nos para ela.<hr/>Peace is an ancient but ever recurring issue since its lack is harmful to human beings. Marsilius of Padua (1280-1342), physician and philosopher, published his Defensor Pacis in 1324. Defender of Peace is one of the most important and controversial writings on medieval political thought. The philosopher’s political theory aims at fomenting peace, synonymous to civil tranquility, which exists only in a rationally organized city. Reworking Aristotle’s reflections, Marsilius describes the city as a living being or organism. Since all integrating members of a living organism work towards the body’s health, the city’s integrating segments should be organized to produce tranquility to its inhabitants. Peace in a rationally conceived and organized city is its most important asset. Peace is the complete cause of beauty, arts and science, and people should be educated towards its achievement. <![CDATA[Fundamentos para a educação na ordem franciscana: o projeto de Societas Christiana de Ubertino de Casale]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2178-52012010000200003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A partir do desenvolvimento urbano e da consolidação das universidades, no século XIII, verifica-se a produção de uma literatura culta com vistas ao diálogo acadêmico e, sobretudo, sob a forma de um projeto educacional para a sociedade cristã. Nesse contexto, assumiram papel de destaque as Ordens Mendicantes, responsáveis pela evangelização. Entre os Franciscanos, fundamentais para o estabelecimento de um amplo conjunto de recursos pedagógicos junto às massas iletradas (mas também por sua atuação no interior da Universidade), assume destaque Boaventura de Bagnoregio, que dará origem a uma importante tradição pedagógica cristocêntrica. Essa “antropologia cristológica”, herdada da Patrística, será uma das principais fontes de inspiração do modelo social de Ubertino de Casale, no século XIV.<hr/>Since the 13th century, the urban development and the universities consolidation generated the production of a scholarly literature aiming the academic knowledge, especially as an educational project for Christian society. In that background, the Mendicant Orders were particularly important since they were the main responsible for preaching. Among Franciscans (essential for the establishment of a large set of pedagogical resources for illiterate populations and also important within the University), we can assure that Bonaventure of Bagnoregio is the most important friar that will create a significant christocentric pedagogic tradition. Such “christologic anthropology”, that actually is a patristic heritage, will be one of the main inspiration source for the social conception from Ubertino of Casale, in the 14th Century. <![CDATA[“De pugna virtutum adversus vitia”: os pecados capitais na obra de Isidoro de Sevilha]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2178-52012010000200004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A proposta deste artigo é analisar a concepção dos pecados capitais na produção de Isidoro de Sevilha, a partir de sua obra magna o “Livro das Sentenças”, na qual descreve sua visão de mundo, sob a ótica da Cristandade e da teleologia agostiniana. O foco central é a construção de uma sociedade cristã que almeja combater o mal encarnado no diabo e em seus aliados, pela extirpação do pecado e pela construção de uma vanguarda de fiéis que se engajariam na luta das virtudes contra os vícios. O eixo da saúde pública permeia esse projeto que visa a atingir a redenção e a segunda vinda de Cristo sob o Milênio redentor.<hr/>The purpose of this paper is to analyze the conception of the cardinal sins in the work of Isidore of Seville, from his magnum opus "The Book of Sentences," which describes his world’s vision from the perspective of Christianity and Augustinian teleology. The main focus is the building of a Christian society that aims to combat evil in the devil incarnate and its allies through the removal of sin and the construction of a vanguard of believers who would engage in the struggle of virtue against vices. The axis of this public health project aims to achieve the redemption and the second coming of Christ in the redeemer Millennium. <![CDATA[A instrução pelo riso em Santo Agostinho]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2178-52012010000200005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Santo Agostinho autor de várias obras, entre elas a que originou este artigo, intitulada A Instrução aos Catecúmenos, e referenda partindo do pressuposto de que o ser humano está em peregrinação nesse mundo rumando para a Jerusalém Celeste. No livro analisado neste artigo, Santo Agostinho mostra como o catequista deve se utilizar da alegria e do riso enquanto elementos que facilitem o ensino da religião cristã aqueles e aquelas que pretendem fazer parte dela. A partir desse processo é possível perceber como o riso possui uma lógica de fundamental importância no que tange ao funcionamento das práticas sociais e culturais de um determinado grupo humano em um determinado momento histórico, servindo como ferramenta para ações práticas em torno de vários assuntos, inclusive pedagógicas.<hr/>St. Augustine, the author of several books, including Instruction for catechumens, analyzed in current essay, bases his arguments on the presupposition that all human beings are on a pilgrimage towards the Heavenly Jerusalem. In the book reviewed in the present essay, Augustine shows how the catechist should use mirth and amusement as factors that facilitate the teaching of the Christian religion to people who desire to partake of the latter. Such process shows the manner amusement has a fundamentally important logic with regard to the functioning of social and cultural practices of a particular group within a given historical moment. Actually it is a tool for practical activities on several issues, especially pedagogical ones. <![CDATA[A escola inclusiva e estratégias para fazer frente a ela: as adaptações curriculares]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2178-52012010000200006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Embora tenhamos trabalhado durante quase três décadas sobre os modelos de resposta para atender, em nossas escolas, aos alunos com deficiência, ainda estamos no debate sobre qual é a melhor estratégia. Este trabalho, partindo de uma análise da situação da escola inclusiva no Brasil, tem como objetivo analisar, de um lado, quais são os modelos desenvolvidos de inclusão nas escolas brasileiras e, de outro, estudar as adaptações curriculares como estratégia compatível com modelos inclusivos. O fundo da questão a analisar não está no próprio instrumento, que sempre foi avaliado como recurso com altas potencialidades, porém, muitas vezes, mal estruturado; por isso, propomos uma forma prática de desenvolvê-las, nos diferentes níveis, e um modelo estruturado e testado. Pretendemos, nesta reflexão, trazer ante a comunidade científica a necessidade de consenso de um instrumento, com outras estratégias e recursos, que permitam ao professor programar objetivos e conteúdos, neste modelo de adaptação curricular - ACI, o mais próximo possível ao que está sendo feito na própria sala de aula, que o aluno está freqüentando, e que os seus colegas estão desenvolvendo. Esta é a única forma de incluir, realmente, este aluno, portador de necessidades especiais, numa chamada escola inclusiva.<hr/>Although we have been working and discussing for nearly two decades about models to deal with students with special education needs in our schools, we are still debating about the most suitable methodology to apply. This paper tries to analyse the fact that adapted curriculum materials may be a methodological model compatible with the inclusive approach. The key to the question is not the tool itself: adapted curriculum materials have always been considered a versatile resource (despite sometimes being poorly structured). The problem lies on the fact that adapted curriculum materials are designed ignoring the usual activities programmed for regular classes. This analysis aims to make the scientific community aware of the need for an agreement on a methodological tool that, together with other strategies and resources, allows teachers program curriculum objectives and contents. The model proposed for designing adapted curriculum materials must be as close as possible to the materials used in regular classes where students with special education needs are. This is the only possible way to truly implement inclusion of students with special education needs in the so-called inclusive school <![CDATA[Políticas públicas e educação: aspectos teórico-ideológicos e socioeconômicos]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2178-52012010000200007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Neste artigo nos preocupamos em examinar alguns aspectos teórico ideológicos e socioeconômicos das políticas públicas e educação no Brasil, particularmente no contexto da história recente. Esses aspectos envolvem diretamente as proposições estatais para as políticas sociais. A política educacional, portanto, é entendida aqui como constituinte da política social. As políticas públicas diretamente definidas e dirigidas pelo Estado são compreendidas como o resultado de mediações teórico-ideológicas e socioeconômicas e estão diretamente imbricadas no processo de produção social da riqueza e, consequentemente, de sua repartição e distribuição. A política educacional, particularmente a empreendida no Brasil a partir da década de 1990, é a articulação e a consumação de forças econômicas e políticas hegemônicas que sustentam proposições que revelam forte tendência predominante de cunho liberal ou social-liberal e definem significativamente os rumos das políticas públicas e da educação nacional.<hr/>In this article we worry at examine some theoretical-ideological and socioeconomic aspects of public policies and education in Brazil, particularly in the context of recent history. These aspects directly involve the state propositions for social policies. The educational policy, therefore, is understood here as a constituent of social policy. The public policies, directly defined and directed by the State, are understood as the result of theoretical-ideological and socioeconomic mediations and are directly intertwined with the process of social production of wealth and, consequently, its distribution and division. The educational policy, particularly undertaken in Brazil since the 1990s, is the articulation and the consummation of economic forces and hegemonic policies that support the propositions which show strong mainstream of liberal or socio-liberal nature and it defines significantly the development of public policies and national education. <![CDATA[Student perspectives about mobile learning initiatives at Open University of Brazil: the mobile phone issue]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2178-52012010000200008&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt The objectives of this study were to verify if students of Open University of Brazil approve of mobile learning (m-learning) initiatives, to identify the students’ perspectives about m-learning, to develop a model of instructional design for m-learning environments, and to quantify student satisfaction with the presented model. 1,328 students agreed to participate in this study, all students of Open University of Brazil. They were questioned about their perspectives on m-learning at this university and if they agree with this educational model. The students agreed with the possible implementation of mlearning at this university, especially through mobiles phones. Collectively, the main ideas that the students offered to improve the efficiency of knowledge construction were classified into three groups: theory, practice, and interactivity. They also agreed with an instructional design model that was developed and shown to the three groups.<hr/>Os objetivos deste estudo foram verificar se estudantes da Universidade Aberta do Brasil aprovam iniciativas de aprendizagem móvel (m-learning), identificar as perspectivas dos estudantes sobre m-learning, desenvolver um modelo de design instrucional para ambientes de m-learning, e quantificar a satisfação dos estudantes com o modelo apresentado. 1.328 estudantes concordaram em participar deste estudo, todos estudantes da Universidade Aberta do Brasil. Eles foram questionados sobre suas perspectivas sobre m-learning nesta Universidade e se concordavam com este modelo educacional. Os estudantes responderam que concordam com a possível implementação do m-learning nesta universidade, especialmente através de telefones móveis. Coletivamente, as principais idéias que os estudantes ofereceram para melhorar a eficiência da construção do conhecimento foram classificadas em três grupos: teoria, prática e interatividade. Eles também concordaram com o modelo de design instrucional que foi desenvolvido e apresentado para os três grupos. <![CDATA[As vozes de uma política de ensino de língua estrangeira moderna na educação básica no Estado do Paraná]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2178-52012010000200009&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Os objetivos maiores deste estudo são estudar e examinar o modo como se configuram os aspectos políticos da política de ensino de línguas estrangeiras (LE) no ensino fundamental dos anos finais da rede pública de ensino do Estado do Paraná, a partir dos princípios propostos por um documento oficial que norteia a prática dos professores e a apropriação do conhecimento pelos alunos - Diretrizes Curriculares da Educação Básica - Língua Estrangeira Moderna (DCE-LEM). Como fundamentação teórica para a construção deste trabalho, apoiamo-nos nas teorias de Mikhail Bakhtin para fundamentar nossas reflexões sobre os conceitos bakhtinianos de enunciado, dialogismo e polifonia. Quanto à metodologia utilizada no trabalho recorremos ao estudo de caso por se tratar de um trabalho que enfoca determinado evento pedagógico. Concluímos, assim, por meio da literatura utilizada na confecção deste trabalho e das vozes dos professores que articularam todo o processo de elaboração das DCE-LEM, que este documento é uma proposta educacional que revela aparentemente uma participação coletiva dos professores de LE durante a sua construção. Isso é perceptível na forma como a Secretaria de Estado de Educação conduziu as ações políticas no processo de construção do documento supracitado.<hr/>Analysis examines the manner political aspects in foreign language teaching policies in the final years in government primary teaching in the State of Paraná were planned as from the principles suggested by the official document, namely, Primary School Curriculum Guidelines - Modern Foreign Language, that monitors teachers’ practice and students’ knowledge appropriation. Bakhtin’s theories were employed to foreground current analysis. Reflections on Bakhtinian concepts on enunciation, dialogism and polyphony ensued. Methodology consists of case study since analysis deals with a specific pedagogical event. The literature employed in current investigation and the teacher’s voices that articulate the elaboration process of Curriculum Guidelines - Modern Foreign Language favors the conclusion that the document is an educational proposal that apparently reveals the collective participation of Foreign Language teachers during its construction. This fact may be surmised by the manner the State Education Secretariat administered the policy activities in the construction process of the above mentioned document. <![CDATA[Aprendizagem baseada em problemas como estratégia para promover a inserção transformadora na sociedade]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2178-52012010000200010&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este texto tem por objetivo apresentar a contribuição da metodologia da Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL - Problem Based Learning) como estratégia didática para a formação de alunos capazes de pensamento crítico, de ação social coletiva e de engajamento social. Após uma análise do papel da Educação para o surgimento da perspectiva de mudança social, a pesquisa destaca que no PBL os alunos vivenciam a política, desenvolvem senso crítico e percebem o mundo. Mediante a resolução de problemas, que são microcosmos da vida real, o aluno adquire uma postura de recusa a qualquer ideologia fatalista de uma realidade que ele sabe ser indeterminada e passível de ser transformada mediante sua própria inserção no mundo.<hr/>Current essay contributes towards the evaluation of the Problem-Based Learning (PBL) methodology as a didactic strategy in the formation of students capable of critical thought, collective social activities and social commitment. After analyzing the role of education within the context of social change, research highlights that PBL students experience politics, develop the critical sense and are aware of their reality. Through the solution of problems, a microcosm of real life, the students take a stance by refusing any fatalistic ideology of a reality that they know to be indeterminate and is capable of transformation through their own insertion in the world. <![CDATA[Proposta de atividade de campo para o ensino de biodiversidade usando formigas como modelo]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2178-52012010000200011&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt As atividades de campo continuam sendo um caminho árduo para o professor, entretanto, elas representam um dos principais passos para o estudo da biodiversidade. Nosso país é considerado megadiverso, mas ensinar sobre esse tema é complexo. Assim, o objetivo desse trabalho foi delinear um protocolo de atividades de campo para que o professor possa aplicar durante suas aulas sobre diversidade biológica. As formigas foram escolhidas como modelo de estudo, pois são ricas e abundantes na grande maioria dos ecossistemas tropicais. Foram usadas iscas de sardinha em óleo comestível para a coleta desses insetos; e para a obtenção de um volume de material biológico suficiente para embasar as discussões pertinentes sobre o assunto proposto serão necessárias três expedições de coleta, com 15 iscas cada uma.<hr/>The field works is still a hard way for the teacher; however, they represent a major step for the study of biodiversity. Our country is considered mega-diverse but teaching this subject is complex. The objective of this study was to outline a protocol for field works so that the teachers can implement it during their lectures about biodiversity. The ants were chosen as study model since they are rich and abundant in most tropical ecosystems. Sardine baits were used in edible oil to collect these insects; and in order to obtain enough volume of biological material to base the discussions concerning the proposed issue three collection expeditions will be required, using 15 baits each. <![CDATA[Geografia e prática social: configurações no espaço da escola]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2178-52012010000200012&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo analisa as concepções sobre o ensino e a ciência geográfica nas séries iniciais, seus desdobramentos práticos e a forma como o desenvolvimento dos conceitos e das metodologias pedagógicas acerca do saber geográfico têm-se convertido em uma disciplina esvaziada de significado. Esta análise crítica visa contribuir para a reflexão em torno da necessidade de converter a Geografia em um instrumento de reflexão, organização e transformação socioespacial. Nesse sentido, os cursos destinados à formação de professores devem orientar-se pelos princípios da reflexão crítica e da construção da cidadania.<hr/>This article analyzes the concepts of teaching and the geographical science in early grades, its practical sprawls and how the development of concepts and pedagogical methodologies on geographic knowledge has generated into a meaningless subject. The purpose of this critical analysis aims at contributing to a reflection around the need to convert Geography into an instrument of reflection, organization and social spacial transformation. Hence, teachers training courses must be guided by the principles of reflection, critics and citizenship upbringing. <![CDATA[Learning with Arkhanes’ model]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2178-52012010000200013&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt The present study analyzed the role of architectural representations - drawings and three-dimensional models -, on the process of knowledge building of architecture history. The article focuses on Arkhanes’ model and its relationships with the reconstitution of architecture, work of the architects of the time, and the representations’ role on education.<hr/>Este artigo analisa o papel das representações da arquitetura - desenhos e modelos tridimensionais -, no processo de construção do conhecimento da história da arquitetura. O artigo concentra-se no modelo de Arkhanes e nas suas relações com a reconstituição da arquitetura, com o trabalho dos arquitetos da época, e com o papel das representações na educação. <![CDATA[Exposições de arte infantil: bandeiras modernas pela construção do novo homem]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2178-52012010000200014&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo analisa, no contexto das décadas de 1940 a 1960, as exposições de arte infantil como estratégias de afirmação da importância da arte na educação e no desenvolvimento da personalidade da criança, utilizando como fontes artigos de jornais, fotografias, desenhos infantis, relatórios e outros documentos institucionais. As vanguardas artísticas do início do século XX, defensoras da expressão individual do artista, e o reconhecimento das especificidades da condição infantil pela psicologia e pela pedagogia, resultaram na defesa da liberdade de expressão artística da criança e na renovação nos conceitos de arte e de educação do período. A partir de meados dos anos 1940, a arte infantil passou a despertar o interesse da Unesco por representar a possibilidade de integração e fraternidade entre os povos e o desejo da construção de um novo homem. Estas exposições atuaram como vitrines para os diversos discursos que justificaram a importância da arte infantil, envolvendo, no contexto brasileiro, desde órgãos governamentais até jornais de circulação nacional e empresas privadas. Ao mesmo tempo em que pretendiam a inculcação de uma conduta educacional baseada na liberdade irrestrita do espírito criador infantil, estes discursos censuravam temas considerados impróprios, como a violência e as guerras, assim como qualquer orientação que seguisse um padrão estético pré-definido.<hr/>Children’s art exhibitions between the 1940s and 1960s as a strategy for asserting the importance of Art in educating and developing a child’s personality are analyzed. Sources comprised newspaper articles, pictures, children’s drawings, reports and other institutional documents. Early 20th century artistic vanguards which advocated the artist’s self-expression and the acknowledgement of child specificities by Psychology and Pedagogy enhanced the defense of the child’s freedom of artistic expression and the renewal of the concept of Art and Education during that period. From the mid-1940s children’s art was focused upon by UNESCO since it represented an integration and fraternity potential among peoples and the desire to construct a renewed human being. Exhibitions were the vehicles for several discourses on the importance of children’s art. Within the Brazilian context, Governmental agencies, national newspapers and private companies started to become involved in this factor. Whereas the above mentioned discourses involved the consolidation of an educational behavior based on the unrestricted freedom of children’s creative spirit, contrastingly they supported a censorship of themes which were considered unsuitable, such as violence and war, and the need to follow a pre-defined esthetic standard. <![CDATA[Artes em profissionalizar: programações do centro de educação rural de Aquidauana, Estado do Mato Grosso do Sul]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2178-52012010000200015&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo resulta de pesquisa realizada sobre profissionalização média, dirigida a formar técnicos em agropecuária. A pesquisa objetivou conhecer o modelo e os programas de profissionalização, efetivados no Estado de Mato Grosso do Sul, no período 1974-2001, tendo como referência o Centro de Educação Rural de Aquidauana (CERA). Como referencial de análise utilizam-se os estudos foucaultianos e como metodologia, a descrição das programações de normas e de condutas prescritas e ensaiadas na Instituição, inscritas em projetos específicos de educação nacional. Conclui-se que essas programações não foram idênticas no período estudado ou, dito de outro modo, ocorreram transformações no dispositivo de formação/profissionalização que no interior da Instituição funcionou, tendo como justificativa e apelo às transformações ocorridas no mundo do trabalho, em especial, nos anos de 1990. Esse tipo de modalidade educacional e os discursos que vêm sustentando suas práticas, como as programações inscritas na educação oferecida no CERA, têm contribuído para a continuidade de um sistema educacional excludente, a fixação de estereótipos acerca das capacidades individuais e coletivas e a naturalização da profissionalização média no Estado e no País.<hr/>This article is result from a research on professional-technical high school, focusing to prepare agricultural and cattle technicians. The study aimed to know the model and the professionalization programs, accomplished in the State of Mato Grosso do Sul, during the period of 1974-2001, having as reference the Center of Agricultural Education of Aquidauana (CERA). As reference of analysis, the Foucauldian studies are used and as method, the description of programming standards and behaviors developed in the Institution, enrolled in specific projects of national education. We concluded that these programs were not identical in the studied period, i.e., there were changes in the formation/professionalization that occurred inside the Institution, with justification and appeal to the transformations that occurred in the work market, especially in the 1990s. This type of educational modality and the speeches that have sustained their practices, such as the listed programs in the education offered by CERA, have contributed for the continuity of an exclusionary educational system, the setting of stereotypes about the individual and collective capacities and the naturalization of the professional high school in the State and the Country