Scielo RSS <![CDATA[Acta Scientiarum. Education]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=2178-520120110001&lang=es vol. 33 num. 01 lang. es <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[Apontamentos sobre vieses alienantes nos versos da música popular brasileira]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2178-52012011000100001&lng=es&nrm=iso&tlng=es Por meio da análise de algumas fases e estilos da música popular brasileira surgidos entre os anos 50 e 80, o presente artigo busca identificar alguns vieses alienantes presentes nas letras de canções compostas dentre os estilos citados. Tem-se como pressuposto o conceito de alienação fundamentado em Marx, traduzido enquanto fenômeno que implique no distanciamento do homem de sua realidade, bem como a concepção de indústria cultural fundamentada em Adorno. A análise de letras de música também fez parte do Cinema Universitário no Projeto de Extensão Formação Continuada de Egressos e Licenciados do “Campus” Universitário do Vale do Teles Pires. O artigo aponta para a necessidade de maior observação por parte da sociedade e principalmente por parte dos educadores no que se refere aos traços alienantes e/ou voltados exclusivamente para o consumo em massa que a produção musical muitas vezes pode assumir, tendo-se em vista a análise crítica desse cenário com vistas à construção de uma cidadania cultural.<hr/>Through analysis of some phases and styles in Brazilian popular music that emerged between the 1950s and 80s, this article seeks to identify some alienating biases in the lyrics of songs written in the styles mentioned. The study assumes the concept of alienation found in Marx, translated as a phenomenon involving the alienation of man from his reality, as well as the development of a cultural industry as defined by Adorno. The analysis of lyrics was also part of the Cinema in the University Extension Project of Continuing Education Alumni and Graduates of Vale do Teles Pires Campus. The article points to the need for more observation on the part of society and especially by educators, with regard to alienating traits and/or those intended exclusively for mass consumption, which music production can often assume, keeping in mind a critical analysis of this scenario in order to construct a cultural citizenship. <![CDATA[A imitação representativa no brincar da criança surda]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2178-52012011000100002&lng=es&nrm=iso&tlng=es As crianças surdas, desde a mais tenra idade, necessitam de maiores estímulos para que possam desenvolver-se sem grandes problemas em nível cognitivo, psicológico, ainda que estes sejam inevitáveis, mas podem ser estabilizados. O presente estudo quer dar ênfase à importância da imitação representativa no contexto do brincar da criança surda, bem como suas implicações para o desenvolvimento. A imitação representativa leva à realização dos desejos e satisfaz a necessidade de interação da criança com o objeto e com as pessoas promovendo o seu desenvolvimento linguístico, cognitivo, social. Foi observado no estudo que ao brincar de ser alguém, por exemplo, brincar de ser professor, é estabelecida uma zona de desenvolvimento proximal em que o parceiro privilegiado promove situações de crescimento e aprendizagem. É por isso que a brincadeira tem importância fundamental no desenvolvimento das competências da criança.<hr/>Deaf Children, since an early age, require stimulation to develop cognitive and psychological functions. This study aimed to emphasize the importance of representative imitation in deaf children in the context of playing and its implications on human development. The representative imitation leads to the achievement of desires and satisfies the need of interaction with the object and with people, promoting language, cognitive, social development. In the present study, we observed that when the child pretends being someone else she is playing a role, or experiencing another identity, assuming a character in her life, such as being a teacher. Then a zone of proximal development is established, where the privileged partner promotes situations of growth and learning. That is why playing is relevant to improve the skills and the development of the deaf children. <![CDATA[Da hermenêutica filosófica à hermenêutica da educação]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2178-52012011000100003&lng=es&nrm=iso&tlng=es O presente artigo se estrutura a partir dos seguintes blocos temáticos: apresenta uma compreensão básica e introdutória da hermenêutica filosófica, bem como contextualiza seu surgimento e contraposição; também analisa, especificamente, a contribuição das especulações filosóficas de Gadamer para a hermenêutica como compreensão; e, por fim, estabelece uma aproximação reflexiva entre hermenêutica e educação desde suas possibilidades compreensivas.<hr/>This article is structured on four thematic blocks: presents a basic understanding and introduction to philosophical hermeneutics; contextualize their emergence and contrast; examine specifically the contribution of speculation for Gadamer’s philosophical hermeneutics as understanding; and establishes a reflective approach between hermeneutics and education from its comprehensive scope. <![CDATA[Estudo comparado de documentos curriculares oficiais (1979 e 1999)]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2178-52012011000100004&lng=es&nrm=iso&tlng=es Pesquisa finalizada recentemente, inscrita no campo da história do currículo e das culturas escolares, teve como foco de interesse a escolarização dos deficientes no Brasil. Essa escolarização foi analisada a partir do estudo comparado de dois documentos curriculares produzidos pelo Ministério da Educação nos anos de 1979 e 1999. Para tanto, colocamos em tela os estudos produzidos para/no/pelo uso de procedimentos do estudo comparado, a fim de desvelar suas contribuições teórico-metodológicas para a investigação de uma história curricular, particular e, de traduções de cultura escolar, determinadas pela especificidade - a deficiência. Para essa comparação foram eleitas duas categorias de análise, a saber: tempo e espaços escolares. Questionamos o tempo e o espaço, nos limites deste texto, como portadores de uma lógica própria, uma lógica social que os transforma em um lugar onde se manifestam as intenções humanas. Desse desenho metodológico depreendemos a impossibilidade de analisarmos isoladamente esses documentos, assumindo que neles teriam lugar traduções de uma escolarização, que tem sido produtora e produto de uma história curricular centrada nas demandas/peculiaridades das deficiências, restringindo-se à adaptação de procedimentos pedagógicos, como se somente o saber especializado pudesse dar conta da escolarização desses sujeitos que possuem características diferentes dos “normais”.<hr/>The study, which was recently completed, was conducted in the field of curricular history and school culture. The focus was the schooling of disabled people in Brazil. The analysis was based on the comparative study of two curricular documents produced by the Ministry of Education in 1979 and 1999. Studies for/in/with the use of comparative study procedures were analyzed, aiming to detect their theoretical-methodological contributions for the investigation of a curricular, specific, history, as well as the translations of school culture, determined by a specificity - disability. Two analytical categories were selected for the comparison: school time and space. We considered time and space, within the limits of this paper, as the bearers of a logic of their own, a social logic that changes them into a place where human intentions are manifested. From this methodological profile, we inhered that it was impossible to analyze the documents in isolation, by assuming that they would contain translations of a schooling that has produced and has been a product of a curricular history centered on the demands/peculiarities of disabilities, being restricted to the adaptation of pedagogical procedures, as if only specialized knowledge would be able to account for the schooling of those individuals who have different characteristics from “normal” people. <![CDATA[As ações pedagógicas do professor de educação física do ensino superior: analogias com a trajetória formativa]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2178-52012011000100005&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este artigo é resultante de pesquisa desenvolvida que objetivou compreender como ocorre a construção da identidade do professor do ensino superior durante a sua trajetória e desenvolvimento profissional e como isso pode influenciar nas ações pedagógicas desenvolvidas para a formação de professores. Dessa forma, a esta construção emerge da confluência de reflexões a partir de um campo teórico aliadas à pesquisa de campo com três docentes do ensino superior que utilizou como instrumentos para a coleta das informações: entrevista semi-estruturada, observação participante e análise documental, analisados por meio da técnica da triangulação das informações. Os achados assinalam que o percurso formativo influencia de distintas maneiras as ações pedagógicas dos professores, dependendo da perspectiva que cada um constrói com relação a sua atuação e desenvolvimento profissional. Concluímos que a docência no ensino superior necessita de um projeto formativo e de desenvolvimento profissional coletivo. Apontamos como caminho a ser trilhado a orientação através da racionalidade comunicativa.<hr/>This article is the result of research carried out that aimed to understand how is the construction of the identity of the teacher in higher education during his career and professional development and how it may influence the pedagogical actions developed for teacher training. This construction emerges from the confluence of ideas from a field theory combined with field research with three teachers in higher education that has used as instruments for data collection: semistructured interviews, participant observation and document analysis, analyzed using the technique of triangulation of information. The findings indicate that the training path influences in different ways the teachers' actions, depending on the perspective that each building with respect to its performance and professional development. We conclude that teaching in higher education needs of a project training and professional development group. We point out the way to go through the orientation of communicative rationality. <![CDATA[Formação docente: o uso de conteúdos midiáticos e das tic no processo de ensino e de aprendizagem no ensino superior]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2178-52012011000100006&lng=es&nrm=iso&tlng=es O presente artigo tem como objetivo discutir e analisar o uso dos conteúdos midiáticos e das Tecnologias da Informação e Comunicação - TIC no processo de ensino e aprendizagem em Instituições de Ensino Superior, refletindo sobre questões da formação docente. Para tanto, é realizada uma discussão bibliográfica que nos apresenta as dificuldades enfrentadas pelos docentes nessa nova realidade educacional, levantando questões referentes a sua formação e como devem atuar para que a aprendizagem seja realizada junto aos alunos midiáticos, com apoio das tecnologias e das mídias.<hr/>This article aims to discuss and analyze media content and use of Information and Communication Technology - ICT in teaching and learning in higher education institutions, reflecting on issues of teacher education. For that, we held a discussion in the literature that presents the difficulties faced by teachers in this new educational reality, raising questions about their training, and how they should act in a way that learning is carried with media students, with support of technologies and media. <![CDATA[Os fundamentos da identidade européia na antiguidade, na idade média e nos tempos modernos]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2178-52012011000100007&lng=es&nrm=iso&tlng=es Depois do fim da Segunda Guerra Mundial iniciou-se o processo da unificação européia, compreendendo todas as áreas do Estado e da sociedade (legislação, jurisdição, política, economia, instituições, etc.) dos 27 Estados, tão diferentes quanto às tradições e à sua história, que compõem, no momento, a União Européia. Porém, quais são os fundamentos intelectuais e os valores culturais, quais são as idéias e memórias, que dão à Europa uma identidade coerente e compartilhada, em princípio, por toda a população européia de atualmente, quase 500 milhões de pessoas? Esses alicerces intelectuais da Europa remontam à Antiguidade, à Idade Média e aos Tempos Modernos. Este trabalho pretende apresentar alguns desses fundamentos comuns da Europa, postos na Idade Média e nos Tempos Modernos (por exemplo o Cristianismo, o Humanismo e o Iluminismo), e discutir a sua importância para a identidade européia.<hr/>The process of European unification started immediately after the II World War. It comprised all the areas of State and society (legislation, jurisdiction, politics, economy, institutions and others) in the twenty-seven countries, highly different in their traditions and history and which now make up the European Community. Which are the intellectual bases and the cultural values, which are the ideas and memories that give Europe a coherent identity shared, at least theoretically, by the European population of approximately 500 million people? Europe’s intellectual bases go back to Antiquide, to the Middle Ages and to Modernity. Current essay will provide some of Europe’s common principles posited in the Middle Ages and in Modernity (for instance, Christianity, Humanism and Illuminism) and will discuss their importance within Euopean identity. <![CDATA[Paradisus corporalis est quies claustralis: usos e sentidos do claustro beneditino no ocidente medieval]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2178-52012011000100008&lng=es&nrm=iso&tlng=es O claustro de um mosteiro beneditino é um de seus lugares mais privilegiados e característicos. No entanto, a palavra que designa este território, por excelência, dos monges não teve sempre o mesmo significado, assim como aquele espaço não conheceu sempre as mesmas utilizações. É nosso objetivo estudarmos aqui o claustro no contexto do Ocidente medieval, atentando para a gênese do termo e as relações deste espaço com o lugar por ele ocupado no imaginário religioso da época e no quotidiano dos monges beneditinos.<hr/>The cloister of a Benedictine monastery is one of its most privileged and typical places. However, the word for this place did not always have the same meaning, and that space has not always met the same uses. It is our goal here to study the cloister in the context of the medieval West, paying attention to the genesis of the term and the relations this place holds in the religious imaginary of that time and the daily lives of Benedictine monks. <![CDATA[O ratio studiorum da ordem dos pregadores no século XIII: considerações sobre a relação entre identidade e educação]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2178-52012011000100009&lng=es&nrm=iso&tlng=es Em 1259, o Capítulo Geral da Ordem dos Pregadores registra, em sua ata, o que se convencionou chamar de ratio studiorum, uma série de determinações que visavam organizar e regulamentar a prática do estudo entre os frades dominicanos. Inseridos nos grandes centros universitários desde sua fundação, em 1216, os seguidores de Domingos vinham regularmente associando-se às corporações de estudantes e mestres como uma forma de garantir o que consideravam ser sua missão: a cura animarum. A salvação dos cristãos dar-se-ia, principalmente, por meio da pregação baseada no conhecimento apropriado das Escrituras. A ação dos Pregadores suscitava críticas e resistência por parte de outras instâncias eclesiásticas, principalmente entre os clérigos que freqüentavam as universidades, que viam os frades como concorrentes em suas funções pastorais. A própria Ordem também enfrentava discordâncias internas no que se referia ao papel do estudo entre os religiosos. Este artigo pretende demonstrar que o ratio studiorum apresentou-se como um instrumento para fortalecer a identidade dominicana, atrelando-a fortemente à prática do estudo, o que serviria a um só tempo para legitimar sua posição junto à Cúria papal e aos fiéis, e dar-lhe coesão interna.<hr/>In 1259, the General Chapter of the Order of Preachers records in its minutes, what is conventionally called ratio studiorum, a series of determinations that were intended to organize and regulate the practice of the study among the Dominican friars. Inserted in major universities since its founding in 1216, followers of Dominic associated regularly with the corporations of students and teachers as a way to guarantee that they considered their mission: the cura animarum. The salvation of christians was possible especially through the preaching based on proper knowledge of the Scriptures. The action of the Preachers provoked criticism and resistance from other ecclesiastical, especially among the clergy who attended the universities, which saw the friars as competitors in their pastoral duties. The Order itself was also facing internal disagreements in what was referred to the role of study among the religious. This article will argue that the ratio studiorum presented itself as an instrument for strengthening the Dominican identity, tying it closely to the practice of study, which would at the same time legitimize their position with the papal Curia and the faithful, and give it internal cohesion. <![CDATA[Abra esta carta após minha morte: escrita como testamento na correspondência entre Jan Hus e seu discípulo]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2178-52012011000100010&lng=es&nrm=iso&tlng=es O clérigo e educador Jan Hus, morto em 1415 pela fogueira do Concílio de Constança, escreveu duas cartas para seu discípulo Martin de Volyně, nas quais deixou um conjunto de instruções de distribuição de seus bens materiais e um rol de ensinamentos espirituais. As cartas eram semelhantes, sendo que a primeira só deveria ser aberta caso Martin recebesse de fonte segura a notícia da morte de Hus. Este texto analisa o contexto e o conteúdo dessas cartas em busca de indícios (conceito baseado no historiador Carlo Ginzburg) de uma ação educativa da parte do remetente e de uma transmissão de seu lugar de mestre para seu discípulo.<hr/>The priest and educator Jan Hus, who was killed by fire in 1415 the Council of Constance, wrote two letters to his disciple Martin of Volyne, in which left a set of instructions for distribution of their material possessions and an list of spiritual teachings. The letters were similar, and the first should only be opened if Martin received from a reliable source news of the death of Hus. This paper examines the context and content of these letters for clues (concept based on historian Carlo Ginzburg) from an educational activity on the part of the sender and the transmission of his place of master to his disciple. <![CDATA[A educação como projeto estético- nacionalista]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2178-52012011000100011&lng=es&nrm=iso&tlng=es O artigo discute como o compromisso com o desenvolvimento cultural brasileiro, aliado à busca da identidade nacional por meio da “Literatura do Norte”, levou Franklin Távora a respaldar sua produção nas teorias cientificistas. A análise de “O Cabeleira” revela a dupla intenção do autor: resgatar as tradições nacionais, por meio da história do primeiro cangaceiro pernambucano, e defender a tese de que a educação evitaria o banditismo no sertão. Em suma, se por um lado o autor propõe o progresso do homem e da região conforme os ideais positivistas, por outro, volta-se para os verdadeiros valores, para as tradições e costumes do sertanejo.<hr/>The article discusses how the commitment to Brazilian cultural development, combined with a search for national identity through the Northern Literature movement, led Franklin Távora to base his work on scientific theory. The analysis of O Cabeleira unmasks the author’s double intention: to rescue national traditions through the history of the first Pernambuco outlaw, and defend the thesis that education could prevent banditry in the sertão. In short, if on one hand the author proposes human and regional development according to positivist ideals, on the other hand he turns back to true values, to sertanejo (inlander) habits and traditions. <![CDATA[A presença de Francisco Ferrer nas publicações de Maurício Tragtenberg pela Revista Educação e Sociedade (1978- 2008)]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2178-52012011000100012&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este trabalho tem por objetivo compreender as relações entre o pensamento de Maurício Tragtenberg e o ideário da “Escola Moderna” de Francisco Ferrer y Guardia, no início do século XX, baseando-se nas publicações de Tragtenberg pela Revista “Educação e Sociedade” (1978-2008). Nessas publicações, intenta-se ressaltar as aproximações do pensamento entre os dois autores na defesa de uma educação voltada aos interesses do operariado, tornando-o uma classe consciente dos processos de dominação da sociedade capitalista e das possibilidades de superação. Na denúncia da monopolização do conhecimento sob interesses particulares, preconceituosos e excludentes, sejam religiosos ou na forma laica do Estado burguês, a educação defendida pelos autores visa conduzir o povo pela via da conscientização, autonomia e autogestão, necessárias a uma verdadeira democracia. Contra o treinamento, a obediência e a manipulação ideológica, os autores convergem na defesa de uma educação no sentido da liberdade, da crítica e da solidariedade.<hr/>This paper seeks to understand the relationship between the thinking of Maurício Tragtenberg and the ideals of the Modern School of Francisco Ferrer y Guardia in the early 20th century, based on the analysis of Tragtenberg’s publications in the journal “Educação and Sociedade” (1978- 2008). In these publications, emphasis is given to the approximations between the thoughts of the two authors in defense of an education focused on the interests of the working class, making it a class conscious of the domination processes of capitalist society as well as the possibilities of overcoming them. By denouncing the monopolization of knowledge by private, prejudiced and exclusionary interests - whether religious or in the secular form of the bourgeois state - the education advocated by the authors seeks to lead people through awareness, autonomy and self-management, all of which are necessary for a true democracy. Against training, obedience and ideological manipulation, the authors converge in the defense of an education aimed at freedom, criticism and solidarity. <![CDATA[Gestão educacional: inovações, limites e possibilidades]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2178-52012011000100013&lng=es&nrm=iso&tlng=es O trabalho tem por objetivo promover uma análise sobre a questão da gestão educacional brasileira e sua articulação com os instrumentos legais e políticas governamentais dos últimos 15 anos. Para compreender os limites e possibilidades da gestão democrática no interior das políticas públicas neoliberais, situa-se a gestão educacional no contexto das transformações ocorridas a partir, principalmente, dos anos de 1990.<hr/>Management in education in Brazil and its commitment with legislation and government policies in the last fifteen years is analyzed. Education management is placed within the context of transformations in the 1990s so that the limits and possibilities of democratic management may be understood from the point of view of neo-liberal public policies. <![CDATA[Mercantilização do ensino superior: os desafios da universidade diante do atual cenário educacional]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2178-52012011000100014&lng=es&nrm=iso&tlng=es O presente trabalho tem por propósito refletir sobre o atual contexto da Educação Superior no Brasil, propiciando o conhecimento de diferentes aspectos que comprovam a importância da ética na formação universitária e a necessidade de contrapô-la à tecnificação do Ensino Superior. Para isso, no primeiro momento, são analisadas as transformações socioculturais ocorridas nas últimas décadas. A apresentação dessas transformações possibilita conhecer as atuais tendências da Educação Superior a partir do processo de globalização, da urbanização, do predomínio do conhecimento e da internacionalização da educação. Com a passagem da “sociedade do trabalho” para a “sociedade do conhecimento”, influenciada pelo desenvolvimento das tecnologias da informação, iniciado em meados do século XX, o conhecimento tornou-se uma mercadoria altamente comercializável. A partir de então, os cursos superiores passaram a ser criados sob a ótica do mercado. A abertura do mercado educacional obteve respaldo na década de 1990, após a implementação de políticas educacionais de cunho neoliberal. Tais iniciativas proporcionaram expressivo aumento do número de IES particulares ou privado/mercantis. Ao compreender essa nova dinâmica que configura o mundo contemporâneo e a influência das políticas públicas no âmbito educacional, são apresentadas as consequências do processo de mercantilização do Ensino Superior e os desafios a serem enfrentados pela Universidade.<hr/>The purpose of this work is to reflect on the current context of higher education in Brazil, providing knowledge of different aspects that prove the importance of ethics in university education and the need to contrast it to the technological development of higher education. For this, at first, we analyze the socio-cultural transformations that occurred in recent decades. The presentation of these transformations makes it possible to know the current trends in higher education from the process of globalization, urbanization, the prevalence of knowledge and internationalization of education. With the passage from the “society of work” to the “knowledge society”, influenced by the development of information technology, started in the mid-twentieth century, knowledge has become a highly marketable commodity. Since then, higher education majors began to be created from the perspective of the market. The opening of the educational market got support in the 1990s, after the implementation of neoliberal educational policies. These initiatives have provided a significant increase in the number of private or private/ commercial HEIs. By understanding this new dynamic that shapes the contemporary world and the influence of public policies in education, this work presents the consequences of the process of commodification of higher education and the challenges faced by universities. <![CDATA[Apropriação e resistência: ressignificações das políticas educacionais na prática docente]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2178-52012011000100015&lng=es&nrm=iso&tlng=es Recentemente, discutimos a reforma do Ensino Médio no interior cearense, no Nordeste brasileiro. Vimos que as políticas educacionais desde os anos de 1990 têm como marca principal a tentativa de transformar as ações governamentais em grandes consensos da sociedade. No processo de coleta de dados, especificamente na fase de entrevistas com os professores sobre a reforma, detectamos desencontro entre o que trazia a reforma e o que professores apresentavam como suas características principais. Os professores, por meio de seus relatos, apontam a imposição dos órgãos oficiais condicionando o currículo escolar. Os depoentes revelam o descompasso entre os acontecimentos em sala de aula e o discurso hegemônico apresentado pelo poder público. Assim, nosso artigo discute, por um lado, que o discurso do consenso, de clamor da sociedade pelas reformas, não encontra defesa quando partimos para dentro dos muros da escola e para dentro da sala de aula e, por outro lado, que as reformas apresentadas vêm sem os elementos necessários para a sua implementação. O professor estabelece um caminho entre a norma e a realidade, um atalho para a crítica ao discurso oficial.<hr/>Recently, we discussed the reform of secondary education within Ceara State, northeastern Brazil. We saw that, starting in the 1990s, education policies have been characterized by the attempt to transform government actions into broad societal consensuses. In the process of data collection, specifically during the interviews with teachers regarding the reform, we detected a mismatch between what the reform consisted of and what teachers described as its main features. Teachers, through their reports, suggest the imposition of official agencies conditioning the school curriculum. The interviewees reveal the gap between the events in the classroom and the hegemonic discourse of the public sector. Thus, our paper discusses, on one hand, that the discourse of consensus, the clamor for reforms in society, has no support when taken within the walls of the school and into the classroom; on the other hand, that reforms are presented without the necessary elements for their implementation. Teachers establish a path between the norm and reality, a shortcut to the critique of public discourse.